Sie sind auf Seite 1von 5

JACKSON EMANUEL DE LUNA CAMBOIM

BIOTICA, BIOSSEGURANA E BIODIREITO

Joo Pessoa

2005

1. INTRODUO

Desde a Grcia antiga observa-se o interesse em se discutir temas relacionados tica e moral. Nos tempos modernos, tem-se observado a ampliao da discurso acerca dos temas ligados a Biotica, que pode ser entendida, de forma simplificada, como a tica da vida, ou seja, um conjunto de normas propostas em conseqncia dos grandes avanos nas cincias biolgicas objetivando garantir a sobrevivncia humana e a qualidade de vida. Muito se tem discutido tambm acerca da Biossegurana que o conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, visando sade do homem, dos animais, a preservao do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira e Valle, 1996). Principalmente aps a II Guerra Mundial, devido s experincias monstruosas feitas pelos nazistas em seres humanos, e com os atuais avanos das cincias biolgicas essas discusses ganham fora e importncia, passando a ser rea de interesse, no apenas das cincias biomdicas, mas tambm da Filosofia, Religio, Sociologia, Direito, etc. Assim, a Biotica foi suscitada quando se percebeu que as pesquisas em seres vivos, envolvendo inclusive manipulao gentica, poderiam levar a graves conseqncias. Dessa forma, a Biotica se prope a reafirmar certos valores que vinham conduzindo a maioria das pessoas nos seus posicionamentos morais bsicos, e combater a viso relativista em torno da vida que se expande no sc. XXI, segundo a qual os valores e as normas ticas so considerados apenas uma questo de preferncia de cada um, sem qualquer validade objetiva. E a biossegurana se prope a estabelecer mtodos de proteo vida e sade humana, animal e vegetal, e a observncia do princpio da precauo para a proteo do meio ambiente. Nesse contexto de avanos tecnolgicos e surgimento de novos problemas, observase a necessidade de mudanas jurdicas e exige-se dos operadores do direito um esforo para

se elaborar novos modelos que atendam as necessidades da sociedade contempornea. Da observa-se a relao entre Biotica, Biossegurana e Biodireito, na medida em que as primeiras fornecem para os juristas os instrumentos necessrios para se propor solues para os problemas criados pelos avanos da biotecnologia e biomedicina.

2. JUSTIFICATIVA

So inmeras as razes pelas quais o tema proposto se mostra pertinente. Primeiramente, a Biotica, a Biossegurana e o Biodireito abordam assuntos que influenciam diretamente a vida dos seres humanos, bem como, todo o ecossistema, e, infelizmente, a sociedade brasileira e internacional muitas vezes ainda no dispe de uma poltica de biossegurana consistente, o que de fundamental importncia para o crescimento sustentvel da moderna biotecnologia. Assim sendo, imprescindvel a sua urgente discurso para que se possa estabelecer os melhores caminhos a serem trilhados pelas cincias biolgicas, evitando-se, portanto, que elas venham a, irremediavelmente, ferir a dignidade da pessoa humana ou transformar de forma irresponsvel o mundo como o conhecemos, e tambm evitar que o Direito sirva para, injustificadamente, atrasar o desenvolvimento dessas cincias tornando-se responsvel pela morte ou sobrevida de milhes de pessoas. Dito isto, reconhece-se a necessidade da imediata regulamentao dessas questes pelo Direito, j que, como se sabe, o homem no pode viver sem regras, pois o vazio jurdico torna tudo possvel. Assim sendo, a omisso ou a demora do Direito em se manifestar pode trazer humanidade um preo alto demais a ser pago. Dessa forma, observa-se a importncia desse trabalho que tem o objetivo de debater um dos temas mais importantes e urgentes do Direito mundial na atualidade, objetivando por auxili-lo na sua incessante busca pela justia e o bem estar da humanidade.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral Contribuir para demonstrar a importncia do tema e a necessidade do seu urgente estudo nos meios acadmicos, observando quais as opinies vigentes em diferentes segmentos da sociedade.

3.2. Objetivos Especficos Analisar qual deve ser a posio do Direito com relao aos experimentos com embries humanos de forma a garantir a dignidade da pessoa humana; Tentar identificar a linha que separa os experimentos eticamente aceitos dos abusos, em pesquisas que envolvem seres humanos, plantas e animais;

Analisar a melhor forma de se regulamentar as pesquisas envolvendo Organismos Geneticamente Modificados, de forma a se preservar o meio ambiente e a sade dos consumidores;

Discutir, de forma secundria, questes acerca do trfico de rgos humanos.

9. REFERNCIAS

BARBOSA, Heloisa Helena. Princpios da Biotica e do Bioireito. Disponvel em: http://www.cfm.org.br. Acesso em: 09/05/2005. BARRETO, Vicente de Paulo. Biotica, Biodireito e Direitos Humanos. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/direitos/DireitosGlobais/Paradigmas_textos/v_barreto.html. Acesso em: 09/05/2005. CHIARINI JR, Enas Castilho. Biotica, a bola da vez. Disponvel em: http://www.jusvi.com/site/p_detalhe_artigo.asp?codigo=1914. Acesso em: 09/05/2005. _________. Noes Introdutrias sobre Biodireito. Disponvel em: http://www.jusvi.com/site/p_detalhe_artigo.asp?codigo=2000. Acesso em: 09/05/2005. COSTA, Judith Martins. A Universidade e a Construo do Biodireito. Disponvel em: http://www.cfm.org.br. Acesso em: 09/05/2005. CREMASCO, Joo Aender Campos. Biodireito. Disponvel http://www.direito.ufes.br/bio%C3%A9tica/. Acesso em: 10/05/2005. em:

FERREIRA, Jussara Suzi Assis Borges Nasser. Biotica e Biodireito. Disponvel em: http://www.uel.br/cesa/dir/pos/publicacoes/pubjussaraf.html. Acesso em: 10/05/2005. HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Biotica e Biodireito: revoluo biotecnolgica, perplexidade humana e prospectiva jurdica inquietante. Disponvel em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4193. Acesso em: 10/05/2005. OMMATI, Jos Emlio Medauar. Paradigmas bioticos: Relaes com os Grandes Paradigmas de Direito Constitucional?. Disponvel em: http://www.jusvi.com/site/p_detalhe_artigo.asp?codigo=44. Acesso em: 10/05/2005. ____________. Biotica e Direito. Disponvel em: http://www.jusvi.com/site/p_detalhe_artigo.asp?codigo=43. Acesso em: 10/05/2005. ____________. Biotica: Origens, Fundamentos. Disponvel em: http://www.jusvi.com/site/p_detalhe_artigo.asp?codigo=42. Acesso em 10/05/2005.
TEIXEIRA, P. & VALLE, S. Biossegurana. Disponvel em: http://www.biosseguranca.com. Acesso em: 10/05/2005

Das könnte Ihnen auch gefallen