Sie sind auf Seite 1von 9

INSTRUES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TCC (TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO) ARTIGO CIENTFICO

Prezado(a) aluno(a), Seu TCC deve ser um artigo, conforme as informaes contidas nos mdulos 09 e 10 (recebidos atravs do material didtico, aps o pagamento das mensalidades referentes aos mesmos) e, para APROVAO, necessita que esteja de acordo com os PADRES EXIGIDOS PELA UCAMPROMINAS. Para tanto, siga as orientaes abaixo (resumidas), bem como, aquelas contidas nos mdulos apresentados:

1. O tema do seu trabalho deve ser pertinente ao seu curso de ps-graduao. necessrio que o seu objeto de pesquisa seja coerente com a rea para a qual voc est se especializando. 2. De acordo com a sua apostila de TCC (mdulos 9 e 10), o artigo cientfico deve ser escrito entre 5 e 10 pginas, COMPLETAS, entre o resumo e a concluso E COM AS PGINAS NUMERADAS a partir da pgina do resumo. 3. O resumo deve ser apresentado em fonte tamanho 10, espaamento simples e em um bloco nico; 4. No Existem Espaos Entre o Resumo, a Introduo, o Desenvolvimento e a Concluso. O Texto corrido, portanto, no mude de pgina; 5. O artigo deve ter o texto dividido em: introduo, desenvolvimento e concluso, com estas palavras citadas literalmente, SEM NUMERAO; 6. O desenvolvimento necessita de maior aprofundamento terico, relatando todo o processo de construo do artigo, sem, no entanto, citar separadamente, os passos desse processo, por exemplo: a metodologia ou os resultados, no devem ser citados como itens separados do texto, em subttulos; 7. As citaes longas e a nota de rodap devem vir em fonte tamanho 10 e espaamento simples; 8. A concluso atender a sua especificidade: responder problemtica inicial; 9. Nas referncias, somente devem ser relacionados os autores que voc, efetivamente, utilizou na escrita do texto, bem como, devem ser citados e/ou relacionados todos, sem exceo; 10. A formatao deve seguir as orientaes feitas nas disciplinas relacionadas ao TCC (mdulos 9 e 10). OBSERVE: Os pargrafos devem ser em modelo brasileiro, recuados direita a 1,5 cm; Os espaamentos entrelinhas devem ser de 1,5cm, exceto no resumo, nota de rodap, nota do artigo e citaes longas, onde o mesmo simples; Entre os ttulos, subttulos e os respectivos textos, somente colocado um espao; Entre os pargrafos no h espaos; A capa toda em tamanho 12, fonte arial ou times, em caixa alta e negrito, centralizando todos os itens; Na folha de rosto segue o padro da capa, acrescentando a nota do artigo em fonte 10, sem negrito, recuado direita, a partir do meio da folha, mais ou menos 8cm;

As pginas devem ser configuradas em: 3,0cm acima, 3,0 esquerda, 2,0 direita e abaixo.

11. O texto necessita de correo gramatical e ortogrfica. importante lembrar que trechos retirados de outros artigos devem ser devidamente citados, atribuindo os crditos ao autor do texto original. Faz-se necessria uma reviso do seu texto buscando verificar se h algum trecho que se enquadra na situao acima. importante, tambm, levar em considerao, na escrita do seu texto, as regras ortogrficas e gramaticais, evitando uma escrita mais coloquial (que no condiz com um curso de nvel superior) e evitando problemas de coeso e coerncia textuais. 12. importante que o seu texto se apresente de forma madura, que nele voc consiga mostrar pensamento cientfico independente e acima de tudo, que o seu texto seja capaz de evidenciar a sua capacidade de dialogar com outros autores. necessrio, para tanto, que voc delimite o tema, faa uma abordagem que consiga transparecer um raciocnio cientfico (condizente com um curso de psgraduao) e que se atenha escrita acadmica, evitando os achismos e opinies pessoais sem fundamentao terica. Voc precisa dialogar com pelo menos 3 autores. 13. necessrio que voc, ao usar as palavras de um outro autor, faa a devida citao (consulte as apostilas de TCC) para evitar maiores transtornos. Voc pode, tambm, fazer uma parfrase do texto do autor, mas sempre se lembrando de fazer a devida citao. necessria fazer sempre uma reviso de todo o texto buscando verificar os trechos que se enquadram na situao acima. 14. Voc dever ater-se s normas de formatao do TCC (tal como constam em sua apostila). Verifique sempre todo o texto a fim de sanar tais problemas e evitar que o artigo retorne para reformulao.

Para melhor lhe ajudar, veja as orientaes contidas no apndice abaixo: APNDICE A Contedo das sees do artigo CAPA: Nome da instituio (FINOM) no alto da pgina; Seu nome logo aps o nome da instituio, sem espao; Ttulo do TCC no meio da folha; Local e data no rodap. Negrito; Fonte 12; Centralizados; Maisculas. FOLHA DE ROSTO: Nome da instituio (FINOM) no alto da pgina; Seu nome logo aps o nome da instituio, sem espao; Ttulo do TCC no meio da folha; Nota do artigo logo abaixo do ttulo (Orientaes a seguir); Local e data no rodap. Negrito; Fonte 12; Centralizados, menos a nota do artigo; Maisculas.

NOTA DO ARTIGO: A nota do artigo deve ser redigida em fonte 10, com espaos simples entrelinhas e com recuo de 8,0 cm direita. Deve seguir o exemplo: Artigo Cientfico encaminhado Faculdade de Educao da FINOM, como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em.....(Seu curso).

TTULO: O ttulo deve ser recortado e adequado ao texto. Sugere-se que sua confeco ocorra somente aps a releitura do texto pronto. Alm do que, o ttulo deve dizer claramente o que se pretende no texto. Veja as orientaes contidas em seu manual, bem como aquelas em ANEXO na orientao para confeco da matriz do projeto e refaa seu ttulo. Subttulos: Devem ser redigidos em caixa baixa; Recuados a esquerda; Fonte 12; Negrito; Sem numerao. CITAES: Com menos de 4 linhas, as citaes devem vir dentro do texto; Em fonte 12; Contendo o sobrenome do autor (dentro de parnteses coloque em maisculas e fora em minsculas), a data e a pgina; Entre aspas. Com 4 linhas ou mais, devem vir destacadas do texto; Em fonte 10; Espaos simples entrelinhas; Contendo o sobrenome do autor (dentro de parnteses coloque em maisculas e fora em minsculas), a data e a pgina; Sem aspas; Separada do texto por dois espaos. NOTA DE RODAP: Somente utilize nota de rodap para colocar seu minicurrculo; Fonte 10; Espaos simples entrelinhas; Veja orientaes de como fazer em seu Guia de Orientaes do TCC; Caso no tenha o Guia, solicite por e-mail ou baixe do site.

RESUMO: - Deve conter entre 100 e 250 palavras; - Em bloco nico, sem pargrafos; - Utilize fonte 10 e espaamentos simples entrelinhas; - Inicie com uma breve exposio do problema, dos objetivos e as justificativas do trabalho; - Em seguida, relate de forma breve a metodologia (incluindo tipo de estudo pesquisa de campo ou pesquisa bibliogrfica) e locais de busca (internet, bibliotecas, empresas, etc.); - Na sequncia, faa uma breve exposio dos principais resultados (se for um trabalho bibliogrfico estes resultados sero informaes da prpria pesquisa bibliogrfica); - Finalize com uma tambm, breeve exposio das principais concluses. Palavras-chave: O termo acima em negrito; Logo aps o resumo; As demais palavras sem negrito e separadas por ponto final; De 03 a 06 palavras ou expresses que identifiquem o seu tema. Introduo: A questo-problema deve vir no primeiro pargrafo (1 pargrafo); Em seguida, relacione e comente os objetivos do trabalho (1 pargrafo); Na sequncia, relate de forma objetiva as justificativas para a realizao do trabalho sobre aquele assunto e sua motivao pessoal (1 pargrafo); Nos pargrafos seguintes, coloque as definies e informaes acerca do assunto, em linhas gerais, sem muito aprofundamento (2 a 3 pargrafos); Continue o texto relacionando e dialogando com os autores que te do sustentao terica, citando-os e conversando com eles, bem como, comentando rapidamente a metodologia utilizada na pesquisa (2 a 3 pargrafos); Utilizar de uma citao no mnimo e no mximo trs; No ltimo pargrafo relate e analise as hipteses aventadas e que sero comprovadas ou refutadas na pesquisa (1 pargrafo); No deixe espaos entre os pargrafos, nem espaos em branco entre as sees do Artigo; Antes de enviar, faa correo gramatical e ortogrfica de todo o texto.

Desenvolvimento: Este deve ser o item maior e mais importante do Artigo, pois, onde voc far todas as consideraes e debates sobre o tema da pesquisa. Nele voc far as novas definies e aprofundamento terico no assunto abordado utilizando os autores e suas obras, sempre que fizer alguma afirmativa. nesse momento que se faz um detalhamento minucioso da metodologia (inclusive dizer se foram consultados, preferencialmente, livros e artigos de sites cientficos). Este ponto ser considerado, de acordo com o tipo de estudo desenvolvido. Trabalhos de campo sero analisados sob os critrios exigidos para este tipo de estudo (metodologia criteriosamente delineada e detalhada em todos os seus aspectos). Sugere-se, como METODOLOGIA, a REVISO DE LITERATURA. Os resultados do estudo devem ser relacionados (se for uma pesquisa bibliogrfica, sero as prprias informaes obtidas nos estudos consultados). Este ponto ser considerado, de acordo com o tipo de estudo desenvolvido. Em seguida faz-se a discusso destes resultados (neste ponto, voc pode fazer suas prprias intervenes, mas apenas comentando as informaes que foram dadas, em forma de citaes, na frase ou pargrafo anterior). Por exemplo: Em um texto informativo como este A linguagem seria ento o motor do pensamento, contrariando assim a concepo desenvolvimentista que considera o desenvolvimento a base para a aquisio da linguagem. (Vygotsky, 1991). Voc faz seu comentrio pessoal a respeito dele, dessa forma: O dislxico apresenta dificuldades com a linguagem isso dificulta o desenvolvimento de sua aprendizagem e em funo disso necessrio que o docente trabalhe de forma direcionada s dificuldades de cada aluno. (Cometrio de aluno). No deixe espaos entre os pargrafos, nem espaos em branco entre as sees do Artigo; importante que voc mantenha um dilogo cientfico e formal com os autores, citando-os sempre que fizer afirmaes ou alegaes que exijam essas afirmativas, pois, jamais podemos afirmar sem que autoridades no assunto nos deem suporte terico. Concluso: Deve ser o fechamento do assunto com as suas prprias palavras, isto , sem fazer citaes, mas, sem dar opinies;

A Concluso deve referir-se apenas ao que foi efetivamente discutido no trabalho, tendo em vista os objetivos do estudo e os resultados encontrados, respondendo questo proposta inicialmente na introduo; Em trabalhos com assuntos que geram muita polmica, voc deve apresentar, ao longo do texto (Desenvolvimento), os pontos a favor e os pontos contra sobre o problema em questo e, na Concluso, se posicionar, de maneira discreta, com relao a um ou outro ponto. Dessa maneira, voc informar ao leitor interessado sobre todos os aspectos do problema, dar a sua opinio na Concluso e deixar que o prprio leitor opte por um dos lados; No deixe espaos entre os pargrafos, nem espaos em branco entre as sees do Artigo; Portanto: NO UTILIZE CITAES NA CONCLUSO. REFERNCIAS: item obrigatrio. Nas REFERNCIAS, somente devem ser relacionados aqueles autores utilizados, efetivamente, no interior do texto e, dentro das normas e regras da ABNT, contidas no GUIA DE ORIENTAES DO TCC. Os ttulos das obras devem vir em itlico e no negrito. Os espaos devem ser simples entrelinhas e as referncias recuadas a esquerda.

Veja alguns exemplos de como redigir as referncias: ABBAD, G.S.; BORGES-ANDRADE, J.E. Aprendizagem Humana em Organizaes de Trabalho. In: ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.E.; BASTOS, A.V.B. (Org.). Psicologia, organizaes e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. ABRAHO, J. I. Ergonomia, modelos, mtodos e tcnicas. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO E VI SEMINRIO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 2, 1993, Florianpolis. Resumos, Florianpolis: 1993. ABRAHO, J. I; PINHO, D. L. M. Teoria e prtica ergonmica: seus limites e possibilidades. In: PAZ, Maria das Graas Torres; TAMAYO, lvaro (Org.). Escola, sade e trabalho: estudos psicolgicos. Braslia: UnB, 1999. ALMEIDA, M. E; NEDER, M. L. C; PRETI, O. A licenciatura plena em educao bsica 1a e 4a sries, atravs de modalidades de EAD. Cuiab: UFMT, 1996. ______; ______. O projeto de educao a distncia da Universidade Federal de Mato Grosso: aspectos definidores de sua identidade. Em Aberto, Braslia: ano 16, n. 70, 1996.

ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Educao a distncia: uma nova concepo de aprendizagem e interatividade. So Paulo: Futura, 2003. ALVES, N. A formao da professora e o uso de multimeios como direito. In: FIL, Valter. (Org.) Batuques, fragmentaes e fluxos: zapeando pela linguagem audiovisual no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. NUNES, I. B. Noes de educao a distncia. Disponvel em: <http://www.intelecto.net/ead_textos/ivonio1.html>. Acesso em: 8 mar 2010. Rede de Tecnologia na Educao EDUTECNET Disponvel em: <http://www.edutecnet.com.br/ >. Acesso em: 28 mar. 2010. SANFELICE, Jose Lus. Histria, instituies escolares e gesto educacional. In: BITTENCOURT, A. B.; OLIVEIRA Jr., W. M.. Estudo, pensamento e criao. Campinas, SP: Graf. FE, 2005. Disponvel em: <http://www.institutouniversal.g12.br>. Acesso em: 28 mar. 2010. SANTOS, Edma Oliveira dos et al. Competncias para docncia on-line: implicaes para formao inicial e continuada de professores tutores do FGV on-line. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAO A DISTNCIA, Abed, Florianpolis: dez., 2005. Disponvel em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/149tcb4.pdf>. Acesso em: 6 fev. de 2010.

Apndices e Anexos: Como descrito nas apostilas de TCC (mdulos 09 e 10), o contedo dos Apndices deve ser informaes produzidas pelo prprio autor do estudo e o contedo dos Anexos, informaes inseridas no estudo, mas produzidas em outro (mapas, grficos, tabelas, etc.)

O TEXTO DEVE SER DIVIDIDO EM: Introduo Desenvolvimento e Concluso, com essas palavras. A numerao das pginas tem incio no resumo com o nmero 01. Bom trabalho! Um abrao!

Equipe de Professores UCAMPROMINAS

Das könnte Ihnen auch gefallen