Sie sind auf Seite 1von 3

CAMES LRICO compilao dos trabalhos de grupo

Um texto lrico aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoes, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos ntimos que nascem ou se apresentam ao esprito, ou seja, ao mundo interior do "Eu". Existncia de um sujeito que revela e explora uma vivncia interior. Um mundo filtrado pela experincia de um sujeito ( "eu potico ou sujeito potico). Um texto lrico pode ser organizado de vrias maneiras, mas no geral dividido em estrofes, que so conjuntos de versos ("linhas"). Normalmente possui rima e todos os versos possuem o mesmo nmero de slabas mtricas. Biografia Cames nasceu no ano de 1524 ou 1525 (a data e o local do seu nascimento no so certos). Filho de Simo Vaz de Cames e Ana de S Macedo, famlia nobre estabelecida em Portugal na poca de D. Fernando. Cames apaixonou-se por D. Catarina de Atade. Alistou-se como soldado e partiu para Ceuta onde perdeu um olho quando lutava a favor de D. Joo III. Trs anos mais tarde voltou a Portugal e teve vrios duelos, num dos quais feriu Gonalo Borges, moo de arreios de D. Joo III, o que lhe custou um ano de priso no Tronco. Diz-se que foi nesse ano de priso que Cames comps o primeiro canto da sua obra Os Lusadas. Mais tarde, naufragou junto foz do rio Mekong e diz-se que ele tenha ido at costa a nado s com um dos braos, visto no outro levar consigo a sua to prspera obra. Regressou a Lisboa em 1569 e, em 1572, publicou Os Lusadas. Faleceu no dia 10 de Junho de 1580 em Lisboa, na misria, vivendo de esmolas. Hoje podemos encontrar os ossos de Cames no mosteiro dos Jernimos. Formas e os temas da medida velha

Cames recebeu influncias das literaturas clssicas gregas e romana, de autores como Horcio e Ovdeo. Na lrica camoniana coexistem a potica tradicional, herdada da poesia trovadoresca e do Cancioneiro Geral; Da poesia tradicional, Cames recuperou formas poticas anteriores s da literatura renascentista; Seguindo motes seus ou alheios o poeta glosou com grande elegncia o vilancete (um mote de 2 ou 3 versos e uma glosa de 7 versos), a cantiga (mote de 4 ou 5 versos e uma glosa de 8 a 10 versos) e a esparsa (uma s estrofe que varia entre 8 a 10 versos). Nestas composies o potico utilizou a redondilha tanto a maior (7 slabas mtricas) como a menor (5 slabas mtricas);

Temas

Encontram-se temas tradicionais e populares: o verde dos campos e dos olhos; o amor simples e natural, a saudade e o sofrimento; a dor e a mgoa; a exaltao da beleza de uma mulher de condio servil, de olhos pretos e tez morena; o amor platnico. A sua poesia identifica-se com a sua profunda cultura e com a sua vida agitada e o seu temperamento apaixonado.

O Renascimento
(termo proveniente de renascer) caracteriza-se essencialmente por dois aspectos fundamentais: o interesse pelo saber e o interesse pela cultura. Estes ideais, provenientes dos antigos Gregos e Romanos. Deixa de existir a viso teocntrica do Homem da Idade Mdia, isto , Deus deixa de ser razo para todas as explicaes acerca do Universo. Um dos principais vectores do Renascimento, e da o seu nome, a valorizao e mesmo a imitao da antiguidade clssica greco-romana. Deste modo, os autores e as obras greco-romanas passaram a funcionar como modelos a seguir, porque correspondiam quilo que o pensamento renascentista mais apreciava: o equilbrio, a harmonia, o respeito pela proporo, o realismo naturalista. O lema passou a ser imitar os clssicos, imitar a Natureza. assim que as qualidades mais valorizadas no ser humano deixam de ser a religiosidade, o herosmo e a honra cavaleiresca, para passarem a ser a inteligncia, o saber, e o mrito, veculos para a realizao de obras para a posteridade.

A influncia petrarquista

Na poesia camoniana, o conceito de mulher idealizado sobretudo na pintura e na literatura. A aparncia fsica esboada de forma imprecisa: os olhos so sempre claros, os cabelos so invariavelmente louros, a tez muito alva e as faces so rosadas. A mulher para alm de ser perfeita fisicamente tambm ela perfeita interiormente, tal se caracteriza pela sua serenidade, pela doura do riso e pela brandura dum gesto (rosto) sossegado. sobretudo ntida a influncia do modelo petrarquista no ideal de beleza feminina ( a graa, o recato, a doura, a brandura, etc.). As qualidades fsicas e morais atribudas mulher, expressas por meio de uma adjetivao abundante e sugestiva (brando, piedoso, honesto, humilde, quieto e vergonhoso, modesto, etc.) ainda expressa por meio de substantivos abstractos (bondade, brandura, medo sem ter culpa).

Os temas e as formas da medida nova

Medida Nova, de origem italiana, foi introduzida por S de Miranda e uma novidade do Renascimento. Esta inovao trouxe o decasslabo e abriu as portas ao Soneto, Cano Ode, etc. No conjunto da sua lrica Cames privilegia variados temas: o amor petrarquista; o amor carnal; o destino; a saudade; os erros e o amor o desconcerto do mundo; a mudana; temas religiosos; o absurdo e outras composies que so o resultado da vida do poeta, do sentimento ardente e apaixonado e tambm da sua cultura. O soneto possui uma estrutura lgica com introduo, um desenvolvimento e uma concluso, constituda pelo ltimo terceto, esta ltima tomou nome chave dOuro, porque se constituiu como descodificadora do significado global do poema. A estrutura formal: 2 quadras e 2 tercetos, com o seguinte esquema rimtico: ABBA/ABBA/CDE/CDE.

Maro de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen