Sie sind auf Seite 1von 153

XADREZ - TREINO TCNICO PARA COMPETIO Apostila 1 - Prof.

Francisco Teodorico

_____________________________________________________________________________________

Onde os Reis se encontram Av. Itatiaia, 686 Jardim Sumar Ribeiro Preto SP 14025-240(16) 623 1215 academiadexadrez@bol.com.br www.geocities.com/academiadexadrez

TREINO TCNICO PARA COMPETIO Introduo Anlise Prof. Francisco Teodorico Pires de Souza
CLASSIFICAO DOS LANCES
Lance Descrio Resposta Ataque Aquele que cria uma situao de perigo ao adversrio. Defesa ou Contra-ataque Defesa Estabelece uma proteo, uma defesa para o lado que a Ataque ou preparao de realiza. ataque Neutra Por excluso, no nem de ataque nem de defesa. Ataque ou preparao de Exemplo: lances de desenvolvimento de peas. ataque Errnea Aquele que propicia ao adversrio uma vantagem imediata Aproveitamento do erro ou a mdio prazo.

CONDUO DA PARTIDA
1. Razes dos lances Tenha sempre ao menos um objetivo para o prprio lance. Lances sem objetivo so inteis e podem ocasionar perdas de tempo ou derrota.
_____________________________________________________________________________________________________ Pgina 1

O lance do adversrio deve ser analisado cuidadosamente, procurando descobrir-lhe as intenes. No procedendo desta maneira, h o risco de perda de material ou derrota. Procure debilitar a posio inimiga e aproveite-se dela com um ataque direto de mate 2. Desenvolvimento lgico Desenvolva suas peas para casas, onde aumentam sua potencialidade agressiva, sem entorpecer a sada das demais. 3. Lances iniciais Na fase da abertura, os lances devem visar o desenvolvimento lgico das peas e a fiscalizao das casas centrais. Tire as peas de suas desfavorveis posies iniciais, ampliando seu raio de ao, e por conseqncia, a capacidade de luta, ou seja, desenvolva suas peas. Tenha em vista as casas centrais do tabuleiro: e4, e5, d4, d5. Antes de executar seu lance, deve o enxadrista procurar responder afirmativamente s perguntas O lance atende ao desenvolvimento? e O lance tem ao no centro do tabuleiro?. Estes so os objetivos dos lances inicias. 4. Nomes das aberturas De acordo com a posio estabelecida aps alguns lances iniciais, so denominadas as aberturas. O importante no decorar os nomes, nem os lances, mas ter em mente seu plano e deduzir logicamente a seqncia. 5. Lances de Pees Durante a abertura, procure jogar os Pees d e e, para permitir entre outros objetivos, a sada dos Bispos. Alm destes, nas aberturas jogue apenas c3 quando sua idia for apoiar um futuro d4. Afora esses, os outros Pees constituem, via de regra, perda de tempo, e, somente devem ser feitos, aps o completo desenvolvimento das peas. Se d4 fcil para as Brancas, para as Negras, ... d5 no o . Quase sempre o Peo d negro vai a d6, aps a sada do Bispo do Rei. Porm, sempre que possvel, ... d5 um bom lance, pois elimina, pela troca, o Peo e branco. 6. Casas para os Cavalos Para as Brancas, c3 e f3; para as Negras, c6 e f6. Normalmente em h3, o Cavalo permanece inativo. 7. Casas para os Bispos a) Bispo do Rei: em sua diagonal, o Bispo encontra sua melhor casa em c4 ou b5, neste ltimo caso, quando existe um Cavalo em c6. Nas posies restringidas, quando o avano d3 antecede a sada do Bispo Rei, ele limita-se a ocupar a casa e2. b) Bispo da Dama: de acordo com a posio, as melhores casas para o Bispo branco so g5, cravando o Cavalo de f6, em b2, a3. J o Bispo negro, geralmente se posiciona em e6 ou d7, ou quando possvel em g4, cravando o Cavalo de f3.

8. Casas para a Dama Freqentemente atua em sua coluna e nas diagonais d1-h5 e d1-a4. Quando se lana diretamente ao ataque, suas casas boas so g4 e h5. Na casa e2 geralmente tira proveito da coluna e aberta. Pode ser eficaz tambm em d4 ou em b3. Nas partidas do Peo do Rei, as Negras tem dificuldade de jogar com sua Dama. Suas casas de escolha so as casas da primeira e segunda horizontais pretas, como d8, d7, e7, c7, etc. No saia prematuramente com a Dama para no se expor a um ataque de pea de menor valor, que a obrigaria a mover-se novamente, perdendo tempo. 9. Casas para o Rei O roque pequeno permite colocar o Rei na casa segura g1, onde se pe a salvo de ataques inimigos. sua casa ideal, onde goza de ampla segurana. Caso no se efetue o roque, facilitar o ataque inimigo. Se o roque no tiver a proteo de suas peas, pode sofrer um ataque fatal. 10. Casas para as Torres As casas iniciais das colunas abertas. 11. Reforo de um ataque com as Torres Aps o desenvolvimento dos Cavalos, dos Bispos e mesmo da Dama, o jogador necessita do reforo das Torres, para prosseguir num ataque, uma vez que essas peas so as ltimas a entrar em combate. Um dos meios avanar o Peo f e abrir esta coluna. A ocupao de colunas abertas so caminhos para a 7 horizontal, onde se realizam os golpes tticos. 12. Como tirar proveito das Torres? a) Abrindo colunas para elas; b) Fazendo-as agir nas colunas j abertas; c) Instalando-as na 7 horizontal e d) Conduzindo-as a importantes colunas de ataque, utilizando como via de acesso, uma coluna aberta. 13. A importncia do avano d4 (ou d5 para o Negro) a) Para as Brancas, alm de facilitar o desenvolvimento, visa, pela troca, eliminar o Peo e inimigo, resultando uma posio em que apenas as Brancas dispem de um Peo central, deixando o adversrio com inferioridade no centro. b) Para as Negras, igualmente eficiente por quebrar o centro branco. Sempre que o Negro consegue jogar impunemente ... d5, nas partidas do Peo do Rei, conseguem, ao menos, igualdade. 14. Roque Rocar o mais cedo possvel e de preferncia, o roque pequeno. O roque coloca o Rei em segurana e permite jogo torre companheira. Mas o roque no deve ser enfraquecido, pois seria acessvel a ataque. Se mantiver o roque ntegro, no ter preocupaes com a segurana de seu Rei. Caso contrrio, se permitir a destruio do escudo real, sucumbir por deixar o monarca desprotegido. Impea que seu adversrio faa o roque.

15. Desenvolvimento e Centro O lado que tem maior mobilidade de peas (conseqncia do melhor desenvolvimento e domnio central) domina o tabuleiro. 16. Desenvolvimento acelerado de peas A vantagem real em xadrez decorre do nmero de peas ativas. As peas valem pelo que fazem. Desenvolva todas as peas rapidamente, mesmo que custa de sacrifcio de Pees. O tempo gasto pelo adversrio, ao capturar com uma pea j desenvolvida, um nosso Peo, ser por ns aproveitado no desenvolvimento de mais uma pea. 17. Geral Tenha sempre em mente durante a partida os seguintes tens: os ataques diretos e indiretos defesas diretas e indiretas (contra-ataques) eficincia dos lances com mais de um objetivo debilidade da casa f7 a fora de um Cavalo em e6 a fora de dois Bispos no ataque lances enrgicos, de iniciativa explorao de peas cravadas o clima de tenso central das aberturas etc.

EVOLUO HISTRICA
ESCOLA ANTIGA O ponto dbil que a configurao inicial das peas oferece, a casa f7, o setor de cada lado, que mais generosamente se oferece aos planos agressivos do adversrio. E o Peo que se instala nessa casa, fraco, pois conta apenas com o magro apoio de seu Rei. A primitiva idia que ocorreu aos primeiros estudiosos do xadrez (sc. XVI em diante), foi o ataque direto a essa casa, conhecidamente fraca. Todas as combinaes, planos, ciladas dos enxadristas antigos, estavam orientados em direo a este ponto, onde procuravam acumular o maior nmero de peas atacantes. A) MATE PASTOR a) 1 e4 e5 2 Dh5 Ameaando o Peo e5

2 ... Cc6 3 Bc4 d6 4 Df7++ (1-0). Refutao: 3 ... g6! 4 Df3 (novamente ameaando mate com Df7++) Cf6, seguido de ... Bg7 e ... 0-0 e as Negras tem melhor jogo. b) 1 e4 e5 2 Bc4 Cc6 3 Df3 d6 4 Df7++ (1-0). Refutao: 3 ... Cf6!, e as Negras esto bem. O melhor , aps 1 e4 e5 2 Bc4 jogar logo 2 ... Cf6, evitando as ameaas de mate. B) MATE LEGAL 1 e4 e5 2 Bc4 d6? 3 Cf3 g6 4 Cc3 Bg4 5 Ce5! Entregando a Dama. 5 ... Bd1 6 Bf7+ Be7 7 Cd5++ (1-0) Refutao: consiste em jogar de acordo com os princpios gerais de desenvolvimento e domnio do centro, ou seja 2 ... Cf6. Na variante principal, ao invs de 5 ... Bd1?, o Negro pode jogar 5 ... de5, e no existe mais o Mate Legal. C) ATAQUE GRECO 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Bc5 4 c3 Cf6 5 d4 ed4 6 cd4 Bb4+ 7 Cc3 Ce4 8 0-0 Cc3 9 bc3 Bc3 10 Db3 Ba1 11 Bf7+ Rf8 12 Bg5 Ce7 13 Ce5! d5 14 Df3 Bf5 15 Be6! g6 16 Bh6+ Re8 17 Bf7++ (1-0) Refutao: 9 ... d5! e desaparece o Ataque Greco. D) ATAQUE FEGATELLO 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Cf6 Defesa dos 2 Cavalos 4 Cg5 esta uma abertura tpica da escola antiga de xadrez, em que o ataque direto contra o Rei era o objetivo nico de todas as idias estratgicas. As Negras desenvolveram normalmente suas peas e, aparentemente, nenhuma razo assiste s Brancas para pretenderem tirar proveito da abertura. Com 4 Cg5, como que aspiram as Brancas a realizar uma expedio punitiva ao adversrio, visando a casa fraca f7, onde j atua o Bispo branco. O lance 4 Cg5 transgride um princpio de desenvolvimento que probe jogar a mesma pea duas vezes na abertura, e outro princpio de ordem estratgica, que veda, igualmente, os ataques prematuros, sem o desenvolvimento de peas. Mas, paradoxalmente, 4 Cg5 no pode ser considerada errnea, ao contrrio, exige grande ateno. Como as Negras defendero seu Peo de f7 atacado duplamente? No existe uma proteo direta de outra pea (exemplo: 4 ... De7 5 Cf7, e as Negras no podem retomar com a Dama, por causa da defesa que o Cavalo tem de seu Bispo de c4). O nico lance que procura obstruir a ao do Bispo branco sobre a casa f7 4 ... d5!, permitindo tambm o desenvolvimento do Bispo da Dama negro. Aps 5 ed4, o lance lgico negro, para que no percam um Peo 5 ... Cd5. As Brancas continuam com 6 Cf7!, entregando o Cavalo e especulando a debilidade da posio negra e na fora que ir ter, agora, o Bispo f4 branco, cravando o Cd5 negro. 4 ... d5 5 ed5 Cd5 6 Cf7! Inicia-se o famoso Ataque Fegatello. O Cavalo ataca a Dama e a Torre do Rei. A resposta negra forada: 6 ... Rf7 7 Df3+ Atacando tambm o Cavalo d5 inimigo. 7 ... Re6

Novamente forada e resulta numa posio muito comprometida para o Rei negro. 8 Cc3 Atacando mais uma vez o Cavalo d5. Um exemplo do que pode acontecer : 8 ... Ce7 9 d4 c6 10 Bg5 Rd7 11 de5 Re8 12 0-0-0 Be6 13 Cd5 Bd5 14 Td5! cd5 15 Bb5+ (+ -) Refutao: a) O Ataque Fegatello tem dado margem a muita controvrsia. Aparece, como sua refutao, em vez de 8 ... Ce7, erro que deu grande prestgio ao Ataque, o lance 8 ... Ccb4! e aps 9 De4 c6 10 a3 Ca6 11 d4 Cc7 12 Bf4 Rf7 13 Be5, as Brancas possuem um ataque poderoso, mas as Pretas tm excelentes possibilidades. Teoricamente o Fegatello pode ser contestado, mas, praticamente jogvel, pelas possibilidades de ataque que proporciona, beneficiando, via de regra, as Brancas. b) O melhor evita-lo, o que se consegue com o lance 5 ... Ca5! em vez de jogar 5 ... Cd5. Com este lance, as Negras jogam uma espcie de gambito, entregando um Peo para conseguir rpido desenvolvimento de peas e ataque ao Rei inimigo. Um exemplo , aps 5 ... Ca5, 6 d3 h6 7 Cf3 e4! 8 De2 Cc4 9 dc4 Bc5, etc. Ao estudar a Defesa dos 2 Cavalos, voc pode encontrar outros exemplos de ataque. O Ataque Fegatello um produto da influncia que os mestres italianos de xadrez exerceram na poca do Renascimento. O nome Fegatello vem do italiano fgato, que quer dizer fgado. O ataque visaria o ponto mais vital do inimigo (f7), como era o fgado, na poca, para o organismo humano. Este ataque e todas as demais continuaes, que tm em mira o ataque direto ao Rei inimigo, atacando o Peo f7, so muito interessantes, exigindo do jogador das Negras respostas precisas e arte na defesa. Os jogadores da chamada escola antiga de xadrez confiavam no xito dos ataques diretos ao Rei. O objetivo da partida seria o ataque frontal ao monarca inimigo, estando, assim, justificados todos os sacrifcios de peas, que tivessem, por finalidade, eliminar o Rei contrrio. ESCOLA MODERNA Com a evoluo do xadrez, com a experincia e o aperfeioamento da tcnica defensiva, ficou provado que os meios diretos no so suficientes para ganhar uma partida e que deve-se antes debilitar a posio inimiga, por meio de manobras estratgicas de grande alcance, as quais, minam, solapam todos os setores da luta. Essas idias foram alardeadas pela escola moderna de xadrez, cujo pioneiro foi o grande mestre Steinitz. Atualmente o ataque frontal considerado como o complemento lgico de uma estratgia bem definida, que objetiva enfraquecer, num primeiro tempo, a posio adversria. As combinaes, os sacrifcios brilhantes de peas, os ataques fulminantes ao Rei inimigo, devem surgir como uma conseqncia lgica de uma conduta inteligente, que conseguiu tornar dbil o inimigo. O xito do ataque final, nessas condies, assim, absoluto. Antigamente, atirava-se luta, de frente, sem pensar no resultado, confiando apenas na habilidade do esprito ofensivo e na surpresa do ataque prematuro. As partidas eram orientadas por uma tendncia brbara de luta, primitiva. Na atualidade, os desejos regicidas no so to fundamentais. H um trabalho prvio de solapamento. O principiante , por instinto, um adepto da escola antiga de xadrez.

A explicao fcil, visto que o ataque ao Rei , em essncia, o motivo mesmo da partida. Seus objetivos e suas intenes so quase evidentes, da os principiantes aprenderem, facilmente, essa parte do jogo. Quem se inicia em xadrez embarca freqentemente, em combinaes de ataque direto ao adversrio, sem preparativos necessrios, isto , o desenvolvimento de peas e o real controle do centro. Tais procedimentos, armas de dois gumes, so errneos e, invariavelmente, conduzem derrota, quando so empregados contra jogadores experientes. O principiante deve ter em mente esses fatos em suas partidas. Lembrar sempre que, como foi demonstrado por Steinitz, antes de dirigir uma ao direta ao Rei adversrio, deve ter obtido alguma vantagem que a justifique. Dita vantagem pode manifestar-se por duas formas fundamentais: a) Superioridade material, isto , mobilizao de maior quantidade de foras, ou b) Superioridade dinmica, ou seja, melhor colocao das peas. Outra coisa que o principiante deve levar em considerao: quando iniciar um ataque direto contra o Rei adversrio, lembrar que no necessrio ganhar a partida por esse meio. No h, como diz Max Euwe, necessidade de queimar as naves para este fim. Essas tticas so filhas do desespero. Um ataque bem planejado no um desespero, mas uma conseqncia lgica na cadeia de idias estratgicas e, geralmente, produz como saldo uma vantagem duradoura, que se explora com um tranqilo e paciente jogo de posio.

Apostila 1
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
APARECE UM TTULO A criao do ttulo de Campeo Mundial foi uma obra pessoal, e muito anterior ao surgimento de um organismo que controlasse as competies. At surgir Steinitz, ningum havia tido a idia de se empregar to atraente ttulo, apesar de que a superioridade de Stauton, Anderssen e Morphy sobre todos os seus contemporneos era patenteada em determinados anos. Quando Steinitz surge no palco do xadrez internacional, o norte-americano Morphy j havia deixado as competies srias, onde ento a figura mxima era o prussiano Anderssen, que havia sido derrotado por Morphy convincentemente no ano de 1858, em Paris por +2 -7 =2. Assim, quando em 1866, Steinitz venceu em um disputado match a Anderssen por +8 -6 =0, em Londres, se autoentitulou como Campeo Mundial, diante do sorriso de todos os aficionados, que no levaram a serio aquele pequeno enxadrista centroeuropeu. Objetivamente falando, a superioridade de Steinitz, naquela poca estava longe da clareza, pois no ano seguinte, 1867, Kolisch e Winawer o superaram no Torneio de Paris, e em 1870, Anderssen na revanche, no Torneio de Baden-Baden, derrota-lhe nas duas partidas que jogaram. Mas Steinitz volta com toda a fora e vence o grande Torneio de Viena, 1873, com a satisfao de obrigar a Anderssen a render

seu Rei nas duas partidas disputadas. Depois desta vitria, esteve bastante tempo sem participar de Torneios, mas em encontros pessoais derrotou, entre outros, Bird, Londres, 1866, +7 -5 =5; Blackburne, Londres, 1870, +5 -0 =1; Zukertort, Londres, 1872, +7 -1 =4 e outra vez Blackburne, Londres, 1876, +7 -0 =0. No ano de 1882 reaparece no grande Torneio de Viena e obtm o primeiro posto, mas empatado em pontos com o polons Simn Winawer, o que indubitavelmente, empalideceu um pouco seu triunfo. Durante o tempo em que Steinitz permaneceu afastado dos torneios, novas figuras comearam a brilhar com luz prpria e ameaavam o trono que o mesmo havia criado. Assim est a situao, quando no ano de 1883, em Londres, organizaram um torneio de dupla volta com os melhores enxadristas da poca e que foi ganho brilhantemente por Zukertort, aquele jogador que Steinitz havia derrotado contundentemente em um match, onze anos antes. Aqui comearam as dificuldades de Steinitz, pois se at ento, se bem que nada lhe dava o direito de ostentar o Ttulo Mundial, ningum havia reclamado para si tal galardo, ocorreu neste momento a Zukertort o desejo de o tomar para si, e depois de seu triunfo (impecvel diga-se de passagem), definiu-se como Campeo Mundial... Steinitz no consentiu isto, e imediatamente desafiou-o a jogar um match decisivo em que se esclarecesse quem teria o direito de utilizar o ttulo de Campeo Mundial. As conversas foram longas e divergentes, e at 1886 estes dois esplndidos enxadristas no se encontraram por meio do tabuleiro para disputar a supremacia. Antes de Steinitz criar o Ttulo Mundial, alguns matches (e torneio) podem ser considerados como indicadores de enxadristas que mereceriam ostentar o Ttulo: Mac Donell De La Bourdonnais, Londres, 1834, 21V 13E 44D Saint-Avant Stauton, Paris, 1943, 6V 4E 11D Anderssen, vencedor do Torneio de Londres, 1851 Anderssen Morphy, Paris, 1857, 2V 2E 7D Anderssen Steinitz, Londres, 1866, 6V 0E 8D Steinitz Blackburne, Londres, 1876, 7V 0E 0D
A SEGUIR: I Campeonato Mundial de Xadrez Steinitz x Zukertort, 1886

FINAIS I
1. A IMPORTNCIA DOS FINAIS A partida de xadrez possui trs fases: Abertura, Meio Jogo e Final, cujos limites no podem ser traados com exatido. Podemos porm declarar que a partida se encaminha para o Final, quando o material existente no tabuleiro esteja diminudo, escasso, ou seja, com peas apenas suficientes para o mate. Uma das principais caractersticas do Final a funo ativa desempenhada pelo Rei, em contraste com o papel inerte que assume na abertura. Na primeira fase, em virtude do maior nmero de peas inimigas e dos perigos delas decorrentes, este exerce um papel passivo, procurando a proteo de outras peas e, pelo roque, localizar-se em lugar seguro, de defesa, afastando-se assim do campo de luta. J nos Finais, esta pea faz jus ao ttulo que ostenta, ora escoltando Pees candidatos promoo, ora colaborando com seu poder no cerco e morte do Rei inimigo.

Outra pea de grande importncia o Peo. A disposio destes no tabuleiro (estrutura de Pees), define a estratgia a ser seguida nos Finais. O recurso de sua promoo, aumenta consideravelmente o poderio material de seu lado, o que lhe confere mrito considervel. O Final considerado a fase mais difcil, pois exige do enxadrista talento, imaginao, e grande conhecimento terico, ateno contnua e bom clculo. Uma manobra precipitada ou mal calculada, pode anular um grande esforo desenvolvido na Abertura ou Meio Jogo. Seu bom conhecimento permite ganhar em muitas posies aparentemente empatadas, assim como salvar-se de posies aparentemente perdidas e mesmo desesperadas. Todo enxadrista de destaque , antes de tudo, um timo finalista. 2. MATES ELEMENTARES Estudaremos os casos em que um dos lados possui apenas o Rei sobre o tabuleiro. Fora das casas marginais, o Rei pode ocupar oito casas, em casa marginal, cinco, e, nas angulares, somente trs casas. Esta ltima sem dvida a mais desfavorvel possvel. Ocupando uma casa angular, o Rei levar mate se o adversrio dominar as trs casas que lhe restam e a prpria casa angular em que se encontra. Dessas quatro casas, duas podem ser dominadas pelo Rei. Diagrama: Rb6 x Ra8 O Rei negro est em sua casa desfavorvel, e das trs casas que lhe restam, duas esto dominadas pelo Rei branco. O mate no poder ser dado com um Bispo ou um Cavalo apenas; essas peas dando xeque, dominaro apenas mais uma das duas casas que deveriam ser dominadas para existir o mate, tendo o Rei negro a casa de fuga b8. Logo no h mate. Diagrama: Rf7, Bf6, Bg6 x Rh8 Com dois Bispos, o mate possvel, um deles d xeque e o outro impede a fuga do Rei. Diagrama: Rb3, Cc2, Cd2 x Ra1 Com dois Cavalos possvel dar mate. Diagrama: Rg3, Bf3, Ch3 x Rh1 Com Bispo e Cavalo tambm possvel dar mate de igual maneira. No final com dois Bispos, ou Bispo e Cavalo, o mate forado contra os melhores lances adversrios, com dois Cavalos possvel chegar a uma posio de mate apenas com a colaborao do adversrio. No diagrama correspondente (Rei e 2 Cavalos x Rei), o ltimo lance branco foi Cc2++. Se o Rei negro antes de ir a1, estava em b1, obviamente, onde recebeu o xeque do Cavalo colocado em d2, tivesse se dirigido c1, o mate no seria possvel. Logo no um mate forado. Diagrama: Rb6, Tc8 x Ra8 Diagrama: Rf3, Tb1 x Rf1 Nestes diagrama, as Torres controlam as duas casas que no so dominadas pelo seu Rei. Diagrama: Rg6, De8 x Rg8 A Dama aqui faz o mesmo papel de uma Torre. Observe que as duas casas que devem ser dominadas localizam-se sobre a mesma horizontal, via de mobilidade da Dama (ou Torre).

Para se praticar o mate ao Rei situado em casa marginal, devemos dominar as cinco casas que dispe, alm da que ocupa. O Rei atacante domina trs e as restantes podem ser dominadas por uma Torre ou Dama, desde que as casas se encontrem sobre a mesma horizontal (ou coluna). Com o Rei inferior no meio do tabuleiro, nove casas devem ser dominadas: oito de movimentos deste e mais uma ocupada por ele. O Rei branco pode dominar trs, as seis restantes encontram-se em duas horizontais vizinhas. Por a se v que o mate com o Rei colocado no meio do tabuleiro requer mais peas (duas Torres, ou Torre e Dama). O material mnimo para o mate : a) b) c) d) e) Uma Dama: mate em qualquer casa marginal. Uma Torre: mate em qualquer casa marginal. Dois Bispos: mate somente nas casas angulares. Bispo e Cavalo: mate somente nas casas angulares. Dois Cavalos: mate somente nas casas angulares, somente ajudado. 2.1. Rei e Dama x Rei O mate com a Dama realiza-se com o Rei negro em qualquer casa marginal do tabuleiro. As posies de mate so Rc6, Dc7 x Rc8; Rg6, De8 x Rg8 e anlogas. O mate forado num mximo de 10 lances. muito fcil dar mate com a Dama, mas deve-se tomar cuidado com posies de empate como por exemplo Rb5, Dc7 x Ra8; Rf5, Df7 x Rh6; ou posies anlogas jogando o Negro. Diagrama: Ra1, Db1 x Re6 1 ? mate em 9 PLANO ***** Forar o Rei negro a colocar-se em qualquer uma das casas marginais, ficando com o Rei branco diante dele, separado por uma casa, quando ento domina trs das seis casas que deve dominar. Ento infiltrar a Dama numa das casas desta margem efetuando o mate. PROCEDIMENTO ***** 1 Rb2 Rd5 2 Rc3 Re5 3 Dg6 Rf4 4 Rd4 Rf3 5 Dg5 O Rei negro vai sendo encaminhado para a margem do tabuleiro. 5 ... Rf2 6 Dg4 Re1 7 Re3 Rf1 8 Dg6 Por que no jogar 8 Dg3 ? ***** Porque seria empate por afogamento. 8 ... Re1 9 Dg1++ (1-0)
A SEGUIR: 2.2. Rei e Torre x Rei

TTICA I

1. GANHO DE PEAS Capturando-se as peas inimigas, paulatinamente se reduz o potencial adversrio. A supremacia material origina, na maioria das vezes, superioridade de posio e ambos fatores, obrigaro o adversrio, duplamente inferiorizado a render-se sem apelao. Se um dos enxadristas possui mais peas que o outro, salvo as excees, deve ganhar a partida. Podemos reduzir a seis, os princpios fundamentais de ganho de peas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Princpio do Rei em Perigo Princpio da pea imvel Princpio da pea sobrecarregada Princpio do ataque simultneo Princpio da pea sem defesa Princpio da promoo do Peo 1.1. Princpio do Rei em perigo O Rei em perigo sob mltiplas ameaas, escapa, muitas vezes ao mate entregando material, quer seja para abrir caminho para sua fuga, quer seja para distrair peas atacantes, ou destrui-las, embora sacrificando peas de maior valor. Diagrama: Ba8, Tg5, Rh5 x Cf8, g7, Rg8, h7, Th8 1 ? Brancas ganham material PLANO ***** Atrair o Cavalo negro para a diagonal onde encontra-se seu Rei, para que o Bispo possa agir sobre ela. PROCEDIMENTO ***** 1 Bd5+ E as Brancas ganham o Cavalo. Para escapar do xeque, o negro deve entregar uma pea. 1 ... Ce6 2 Be6+ Rf8 O Rei negro consegue a casa de fuga custa de material. Diagrama: Ra6, Tb7, Ce5 x f6, g7, h7, De8, Tg8, Rh8 1 ? Brancas ganham material PLANO ***** Atacar o Rei negro sufocado atraindo a Dama para f7, onde ser capturada pela Torre. PROCEDIMENTO ***** 1 Cf7+ Df7 2Tf7 As Negras evitam o mate trocando a Dama pelo Cavalo inimigo.
A SEGUIR: 1.2. Princpio da pea imvel

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


1. ADOLF ANDERSSEN Antes de se praticar o jogo de posio deve-se aprender a combinar. Esta regra, confirmou-se na histria do xadrez, e recomendada aos iniciantes. No inicie seu jogo com aberturas do Peo da Dama e Abertura Francesa, mas com partidas de jogo aberto, gambitos. Certamente que com o jogo fechado, o principiante perder menos partidas, mas em troca, com o jogo aberto, aprender a jogar xadrez. Antigamente, haviam tambm os jogadores de posio. O maior deles foi Andr Danican Philidor, talvez at o maior pensador de todos os tempos. Mas o que, com seu exemplo, auxiliou em maior grau a fora da combinao do mundo enxadrstico, amadurecendo-a para a prtica do jogo de posio foi Adolf Anderssen. Anderssen nasceu em Breslau no dia 6 de julho de 1818. Sua carreira foi muito simples. Estudou Filosofia e Matemtica, e at o dia 13 de Maro de 1879, poca em que faleceu, ocupou o cargo de professor no Instituto de sua cidade natal. Comeou a estudar xadrez no incio de sua vida estudantil, mas a fora de seu jogo desenvolveu-se lentamente. Para seus compatriotas alemes, e at para os internacionais, foi considerado uma revelao quando, no primeiro torneio de mestres celebrado em Londres, 1851, com o qual comeou a poca moderna do xadrez, obteve o primeiro prmio. A esta vitria seguiram outras, especialmente no Torneio de Londres, 1862 e no de Baden-Baden, 1870. Aquele que quer aprender a jogar o bom xadrez, deve observar as partidas de Anderssen no somente para divertir-se com elas, mas para fortalecer seu jogo de combinao. No acredite que o jogo de combinao seja somente fruto do talento que no se pode aprender. Os elementos so sempre os mesmos que se apresentam em relaes mais ou menos complicadas, tais como ataques duplos, sobrecarga, trocas, etc. Quanto mais combinaes voc apreciar, mais fceis sero de executa-las. Nas partidas que estudaremos, analisaremos tambm as aberturas. Entre elas, a primeira que veremos o Gambito do Rei. Entende-se por gambito uma abertura na qual se sacrifica um Peo com o objetivo de conseguir vantagem no desenvolvimento, ou outras vantagens. O gambito conhecido como o mais antigo na literatura do xadrez o do Rei: 1 e4 e5 2 f4. A idia deste gambito dupla: abertura da coluna f, atravs da qual, uma vez efetuado o roque, a Torre do Rei poder entrar rapidamente em ao e a possibilidade de formar um forte centro de Pees, depois do avano ou da troca do Peo e inimigo, mediante d4. A fora deste centro de Pees, analisaremos mais adiante. As Brancas, aps 2 ... ef4, no podem jogar a seguir 3 d4, mas devem antes fazer algo para evitar a ameaa negra ... Dh4+. Tanto o enxadrista experiente quanto o iniciante melhoraro sensivelmente seu jogo se esforarem em tratar cada abertura conforme sua idia base, seguindo o plano preconcebido. Por exemplo, se jogar o Gambito do Rei, deve ter em mente que os dois objetivos principais desta abertura so o domnio da coluna f e a formao de um forte centro de Pees. Se, ao contrrio, deixa-se levar por desvios e rodeios, o mesmo tira o sentido de seus primeiros lances, e ento as conseqncias sero fatais.

Como devem ento contestar as Negras ao Gambito do Rei? Antigamente era comum aceitar cada sacrifcio que o adversrio oferecia, e neste caso defender o Peo com ... g5. Esta defesa tem dois objetivos: um material e outro posicional. Ao defender o Peo f, obstrui esta coluna, e ento as Brancas, para seguir com a idia da abertura, devem atacar sobre a coluna f, quase sempre sacrificando uma pea para eliminar o Peo f negro. Outra rplica contra o Gambito do Rei, o contra-ataque no centro: 2 ... d5 3 ed5 segue quase sempre 3 ... e4 (seria um grave erro 3 fe5 por causa de 3 ... Dh5+). Agora so as Negras que jogam gambito, chamado este de Falkbeer, cujo criador foi o mestre austraco Ernesto Carlos Falkbeer (Brnn, 1819 - Viena, 1885). O que conseguiram as Negras com este sacrifcio de Peo? Antes de mais nada, o fracasso completo do objetivo branco de jogar o gambito. A abertura da coluna f, ou mesmo a inteno de formar um centro de Pees, so impedidas radicalmente. Agora, no se sabe que objetivo tem o Peo de f4 nesta posio. Alm disso, o Peo e5 causa certo incmodo posio branca, e estas encontram-se com dificuldades para o desenvolvimento. Em troca, as Negras, tem certa preponderncia no centro. Por esta razo, nos ltimos anos, tem se considerado o Gambito Falkbeer quase como que uma refutao ao Gambito do Rei. Outra rplica: as Negras podem ignorar a idia do gambito branco, continuando seu desenvolvimento, e neste caso, no necessrio jogar imediatamente 2 ... d6, para defender o Peo, pois restringiriam a ao do Bispo do Rei. O ataque ao Peo e5 somente aparente, pois 3 fe5 fracassaria por 3 ... Dh5+. As Negras podem, portanto jogar tranqilamente 2 ... Bc5 e defender mais tarde o Peo de e5 com d6 sem enclausurar seu Bispo. Quem compreende o esprito da abertura, pode ter confiana de que mesmo sem o conhecimento de suas variantes, no produzir uma partida ruim.
A SEGUIR: 1.1. Partida n. 1 Breslau, 1862 Gambito Falkbeer Rosanes x Anderssen

EXERCCIOS
Diagrama 1.1 a2, b2, c3, e4, f2, g2, h2, Ta1, Te1, De2, Cf5, Rg1 x a7, b7, c7, e5, f7, g7, h7, Ta8, Cc6, Dd7, Tf8, Rg8 Composio 1 ? (1-0) Encontre o plano vitorioso branco. PLANO ***** O ponto g7 est atacado pelo Cavalo branco. Se a Dama branca pudesse colocar-se sobre esta coluna, haveria ameaa de mate. A Dama negra encontra-se completamente indefesa. Logo, deve-se procurar um meio de executar estas duas ameaas concomitantemente. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg4 (1-0) As Negras evitam o mate trocando a Dama pelo Cavalo inimigo. Diagrama 1.2 b4, c4, f3, g2, h2, Td1, Ce1, De3, Bf1, Tf2, Rg1 x b6, d6, e5, g7, h7, Bb7, Cd4, Tf4, Tf8, Dg5, Rg8

Stahlberg x Alekhine Olimpada 1931 1 ... ? Aqui Alekhine efetuou um fino lance: 1 ... h6 Tente descobrir seu objetivo ***** Alekhine imaginou que se no houvessem na coluna f o Peo e a Torre, poderia jogar ... Tf1++. O Peo de g est cravado, o Bispo localizado em b7 converge sobre g2 indiretamente, as Torres agem na coluna f semi-aberta, o nico empecilho da posio a Dama negra indefesa, problema este que resolvido por Alekhine de maneira elegantemente terrvel, pois ameaa 2 ... Tc3! 3 Db5 Tf2, e graas ameaa de mate com ... Tf1, as Brancas no tem tempo de salvar sua Dama. O objetivo do lance de Alekhine portanto foi defender sua Dama, e o lance to forte que Stahlberg no tem recursos suficientes para escapar da derrota. Por exemplo, se 2 Dd2, segue 2 ... Bf3! 3 Cf3 Cf3+ 4 Tf3 Tf3 5 Dg5 Tf1 6 Tf1 Tf1+ 7 Rf1 hg5, e com um Peo de vantagem, as Negras ganhariam facilmente o final. A partida seguiu com: 2 Rh1 Tf3 (0-1) As Brancas abandonaram.

Apostila 2
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
I CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Steinitz x Zukertort, 1886 Em 11 de janeiro de 1886, em um local especialmente escolhido pelo Manhattan Chess Club de New York, encontram-se frente a frente Steinitz e Zukertort para dirimir de uma vez por todas a supremacia mundial. Zukertort inicia o match com as Brancas, e sem vacilar, efetua seu primeiro lance 1. d4. A luta que toda a afico mundial havia esperado durante trs longos anos havia comeado! Porm, deixemos Steinitz refletindo sua resposta e vejamos quem eram os protagonistas deste apaixonante encontro que acabava de comear. Wilhelm Steinitz havia nascido em 17 de maio de 1836, em Praga, no seio de uma famlia judia que sonhava em converte-lo em um rabino. Aos 12 anos j mostrava na escola uma boa disposio para a matemtica, e aos 22, foi enviado a Viena para seguir um dos estudos que jamais completou, pois, desde os primeiros dias comeou a freqentar os crculos de xadrez, onde comeou jogando ao estilo que agradava naquela poca, ou seja, a base de brilhantes ataques com sacrifcios. Logo o chamaram de Morphy austraco, pela veemncia e a beleza de suas combinaes. Seu estilo de jogo estava muito longe do que ia ser mais adiante, e nada o pressagiava a enorme transformao que aquele homenzinho ia imprimir no mundo do tabuleiro. O carter independente de Steinitz j se manifestou nesta poca, pois se conta que um dia, jogando com um famoso banqueiro chamado Epstein lhe disse: Jovem, tenha cuidado! No sabe voc com quem est falando? e Steinitz rapidamente respondeu: O sei perfeitamente, voc Epstein, porm, na bolsa, aqui Epstein sou eu!.

Alguns psiclogos, e com eles o Grande Mestre Ruben Fine, qualificam esta resposta de Steinitz como um delrio de grandeza, mas no h outro remdio que reconhecer que o futuro Campeo Mundial tinha razo, pois estavam jogando xadrez e no discutindo sobre aes. Durante sua estada em Viena j havia se convertido em um jogador profissional, pois as partidas que disputava, eram em geral por meio de uma pequena aposta. Em 1862, partiu para Londres para jogar um torneio internacional, que foi ganho por Anderssen, no qual finalizou em 6 lugar, empatando com Barnes e Dubois em pontuao, mas destacando-se pelas brilhantes combinaes. Londres era naquela poca, a Meca do xadrez, e no devemos estranhar pois, que ali fixasse Steinitz sua residncia, impondo-se pouco a pouco a todos os adversrios que lhe opuseram. Em 1874 comeou a colaborar com a famosa revista inglesa The Field, analisando conscientemente as partidas de sua poca e comeando a mostrar sua nova concepo de jogo. Como se entendia xadrez at o advento de Steinitz? Muito simples, se o objetivo nosso era dar mate, o lgico era que todos os esforos se concentrassem sobre o monarca inimigo para abate-lo, mas Steinitz pensava de outra forma: o importante ganhar a partida, e para isto, temos que adquirir uma srie de vantagens, com as quais o mate ser uma conseqncia por si s. Em outras palavras, Steinitz descobriu o que atualmente conhecem todos os jogadores do mundo, o jogo de posio. Em que consiste ele? Como todos sabemos hoje, consiste em dominar as colunas abertas, em aproveitar os Pees e as casas dbeis e outros mil detalhes que at ento permaneciam ignorados. Assim, no de se estranhar que o enxadrista Adolfo Schwarz tenha se dirigido a Steinitz e lhe dito: Este pequeno homem nos est ensinando, a todos, como jogar xadrez!. Ali estavam os mais famosos da poca e no protestaram, pois j haviam adotado, pelo menos em parte, sua doutrina, que anos antes parecia rebuscada e barroca a todos os crticos. Depois do Torneio de Londres de 1883, Steinitz se transfere para os Estados Unidos, onde adquire a nacionalidade norte-americana. O que o levou ao citado pas? Talvez a disputa com o editor de The Field, ou talvez o desejo de jogar com Morphy, que permanecia inativo em New Orleans e com quem conseguiu uma entrevista, mas com a condio de no falar sobre xadrez. Seguramente, para um lutador da categoria de Steinitz, no poder enfrentar Morphy foi uma das maiores decepes de sua vida. Retornamos ento a 11 de janeiro de 1886. A 1 d4 de Zukertort, o pequeno Steinitz, o grande Steinitz, respondeu com 1 ... d5. Os dois colossos da poca estavam frente a frente ... Johannes Hermann Zukertort agora o que medita. Havia nascido a 7 de setembro de 1842 na cidade de Lublin (Polnia), de pai alemo e me polonesa. Aos 13 anos sua famlia mudou-se para Breslau e estudou qumica em Heidelberg e psicologia em Berlim, doutorando-se em medicina na Universidade de Breslau em 1865. Exerceu a medicina no exrcito prussiano durante as guerras contra a Dinamarca, ustria e Frana, sendo condecorado por sua valentia. Tinha uma memria prodigiosa, e era capaz de recordar todas as partidas que havia jogado em sua vida, falava onze idiomas e era um excelente atirador de pistola e esgrimista. Aprendeu a jogar xadrez em Breslau, aos 18 anos, tendo como professor o grande Adolf Anderssen, quem lhe iniciou no jogo de combinao, e com quem jogou dois matches, perdendo em 1868 por +3 -8 =1 e ganhando em 1871 por +5 -2 =0. Durante os anos 1867/71 foi editor com Anderssen da revista Neue Berliner Schachzeitung. Em 1878, ganhou o grande Torneio de Paris, e este mesmo ano se fez cidado ingls. Foi um extraordinrio jogador s cegas, realizando mltiplas e brilhantes sesses de

simultneas, e em 16 de dezembro de 1876 bateu, em Londres, o recorde mundial, ao jogar 16 partidas de uma vez com o magnfico resultado de +11 -1 =4. Seu estilo de jogo era brilhante ao extremo, as combinaes eram sua especialidade e quanto sua imaginao, ningum lhe superava em seus melhores tempos, que eram, sem dvida, o momento que enfrentava Steinitz com o Ttulo Mundial em jogo. Mas tinha vrios pontos dbeis em sua personalidade: nervoso e impressionvel. As negociaes para este encontro que agora estavam disputando haviam durado anos, e destaco, ironicamente, que nenhum dos concorrentes aceitava a designao de aspirante. O vencedor seria o primeiro que ganhasse 10 partidas, sem contar os empates. Steinitz se imps conduzindo as peas negras na 1 partida, mas Zukertort ganhou as quatro seguintes de forma impressionante, com o que ningum duvidava que seria Campeo Mundial, sem demasiados problemas. Mas tinha que contar com o formidvel poder de recuperao de Steinitz, que na seguinte srie de jogos, disputados em So Luis, reagiu com mpeto, ganhando 3 das 4 partidas ali disputadas, e um empate, com o que o match ficou em 4,5 x 4,5. As partidas seguintes foram disputadas em New Orleans, com um Steinitz cada vez mais moral e um Zukertort j sem confiana em si mesmo. Steinitz se imps agora contundentemente, ganhando o encontro por +10 -5 =5, com o qual chegou a convencer por fim, toda a afico mundial de que era o jogador n. 1. Zukertort, de carter muito impressionvel, jamais se reps desta derrota, pois, no ano seguinte, perdeu um encontro com Blackburne, a quem havia vencido facilmente em 1881 (+7 -2 =5) pelo discrepante placar de +1 -5 =8. Tambm jogou outros torneios, mas j sem xito, e o 20 de junho de 1888 foi marcado por seu derrame cerebral, que o levou tumba enquanto se encontrava jogando uma partida. Steinitz x Zukertort New York, So Lus e New Orleans 11Jan - 29Mar1886 Steinitz Zukertort 11 Steinitz Zukertort 1 0 12 1 0 1 1 0 2 0 1 13 0 1 3 0 1 14 4 0 1 15 5 0 1 6 1 0 16 1 0 7 1 0 17 8 18 1 0 9 1 0 1 9 1 0 10 20 1 0 Tot 12,5 7,5

Zukertort comeou o match de Brancas. ABERTURAS Defesa Tarrasch Escocesa Eslava Gambito da Dama Quatro Cavalos Ruy Lopez Vienense N. DAS PARTIDAS 7, 13, 15 2 1, 3, 5 9, 17, 19 11 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 20
A SEGUIR: II Campeonato Mundial de Xadrez Steinitz x Tchigorin, 1889

TOTAL 3 1 3 3 1 8 1

% 15 5 15 15 5 40 5

FINAIS I
2.2. Rei e Torre X Rei Como no caso Rei e Dama x Rei, o mate praticado com o Rei inferior em qualquer casa marginal. Exemplos: Tb1, Rf3 x Rf1; Te8, Rg6 x Rh8; e anlogas. O mate ocorre em mdia com 17 lances.
Diagrama:

Ra1, Td4 x Re5

1 ? (1-0) PLANO ***** Cercar o Rei na margem do tabuleiro e chegar posio tpica de mate. Obs.: cuidado com o pat. PROCEDIMENTO ***** 1 Ta4 Mantendo o Rei inimigo preso do outro lado do tabuleiro, o mais longe possvel dele. 1 ... Rd5 2 Rb2 Ao contrrio da Dama, que no pode ser atacada pelo Rei inimigo, a Torre necessita da defesa do Rei. 2 ... Rc5 3 Rb3 Rd5 Se 3 ... Rb5 ento Tc4, facilitando o trabalho branco, pois o Rei estaria preso no retngulo a8-c8-c4-a4. 4 Rc3 Re5 Se 4 ... Rc5 ento 5 Ta5+, tirando do Rei inimigo mais uma horizontal. Se 4 ... Rc6, 4 ... Rd6 ou 4 ... Re6 ento 5 Ta5, tirando do Rei inimigo a 5 horizontal. 5 Rd3 Rd5 6 Ta5+ Quando o Rei negro coloca-se diante (ou lateralmente) do Rei branco, separado por uma casa, deve-se dar xeque. 6 ... Rc6 7 Rc4 A Torre cerca o Rei inimigo no quadrado a5-a8-d8-d5. 7 ... Rb6 8 Tc5 Diminuindo o espao do Rei negro. 8 ... Rb7 9 Rd5 Rb6 10 Rd6 Continuando a viglia sob a 5 horizontal. 10 ... Rb7 11 Tc1 Preparando 12 Tb1+, cercando o Rei inimigo na margem se o adversrio responder com 11 ... Rb6. 11 ... Rb6 12 Tb1+ O Rei negro colocou-se ao lado do Rei inimigo, separado por uma casa, ento a Torre deu xeque, cercando agora o Rei na margem. A Torre s sair desta coluna para dar mate. 12 ... Ra5 13 Rc6 Deve-se esperar que o Rei negro coloque-se na mesma horizontal. 13 ... Ra4 Se 13 ... Ra6 14 Ta1++ 14 Rc5 Ra3 15 Rc4 Ra2 16 Tb8 Continuando a vigiar a coluna b e distanciando-se ao mximo do Rei inimigo. 16 ... Ra3 17 Tb7 Perdendo um tempo para que o Rei negro entre na horizontal de seu Rei. 17 ... Ra2

obvio que se 17 ... Ra4 18 Ta7++ 18 Rc3 Ra1 19 Rc2 Cuidado: 19 Tb2, pat. 19 ... Ra2 20 Ta7++ (1-0) Posies que se deve evitar: Tb7, Rc6 x Ra8 1 ... ? (=) Te7, Rf8 x Rh8 1 ... ? (=) e posies anlogas
A SEGUIR: 2.3. Rei e dois Bispos x Rei

TTICA I
1.2. Princpio da pea imvel Atuando sobre uma pea inimiga imobilizada (por bloqueio ou pregadura), um nmero de peas atacantes maior que o nmero de peas que a defendem, essa pea imobilizada poder ser capturada. Exemplo:
Diagrama:

Bb2, Re1, e4, Cf3, Th5 x Cc6, e5, Rf8, Bg7 1 ? Brancas ganham o Peo inimigo PLANO ***** O Peo preto est imobilizado (bloqueado pelo Peo branco). Convergem sobre eles 3 ataques: Cavalo, Bispo e Torre, enquanto suas defesas so apenas duas: Cavalo e Bispo. PROCEDIMENTO ***** 1 Ce5 Ce5 2 Be5 Be5 3 Te5 E as Brancas ganham o Peo. Se o Peo e5 estivesse defendido por outro Peo, as Brancas no iriam captura-lo. Estes ganhos de pea so possveis quando as peas trocadas so do mesmo valor. Nas capturas de peas defendidas h uma regra fcil. a) Para se ganhar uma pea defendida, deve-se ter, no mnimo, uma pea de ataque a mais do que as peas de defesa. b) Para se defender, uma pea atacada, basta ter um nmero de peas defensivas igual ao nmero de peas atacantes. No exemplo anterior, se existisse mais uma pea preta de defesa, por exemplo, uma Torre em e7, teramos 3 peas atacantes x 3 peas defensivas. Insistindo as Brancas nas capturas: 1 Ce5 Ce5 2 Be5 Be5 3 Te5 Te5 e as Pretas ganhariam uma Torre em troca de um Peo. Estas regras dizem respeito apenas

aos casos em que as peas trocadas so do mesmo valor. Um Peo defendido somente por um Peo anula diversos ataques de peas contrrias. Exemplo:
Diagrama:

Bb2, Re1, e4, Cf3, Th5 x Cb7, d6, Td8, e5, Rf8, Bg8

1? Analise esta posio. As Brancas devem capturar o Peo e5? PLANO ***** Trs peas brancas (Cavalo, Bispo e Torre) convergem sobre o Peo preto, que est defendido por outro Peo. As Brancas no podem captura-lo, pois 1 Ce5 de5 2 Be5, as Brancas ganhariam um Peo, mas perderiam o Cavalo.
Diagrama:

a2, b2, c2, Ba4, Rd1 x a6, b7, c5, Rd8 1 ... ?, ganham material PLANO ***** O Bispo a4 est cercado por seus prprios Pees. PROCEDIMENTO ***** 1 ... b5 2 Bb3 c4 Ganhando o Bispo. O Bispo encontra-se defendido por 2 Pees (a2 e c2) e atacado por apenas um Peo inimigo; um caso interessante de ganho de pea imobilizada.
Diagrama:

c4, d3, Ra3, Ch5 x c5, d4, Rc6, Bg7

1 ... ? (0-1) PLANO ***** O Cavalo encontra-se longe da defesa de seu Rei, e de h5 locomove-se somente para as casas negras, onde corre o Bispo inimigo, que pode imobiliza-lo, dominando suas casas de salto. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Be5 (0-1) Imobilizando o Cavalo. Agora o Rei negro chega primeiro que o branco e captura o cavalo. Se 2 Rb3 Rd7 3 Rc2 Re6 4 Rd2 Rf5 5 Re2 Rg4, ganhando o Cavalo e a partida.
Diagrama:

Bb1, Rg6 x Rc8, Dd7 1 ? ganham material PLANO ***** A Dama e o Rei esto na mesma diagonal por onde corre o Bispo branco. Surge a idia de pregadura. PROCEDIMENTO ***** 1 Bf5 Ganhando a Dama que no pode mover-se por estar pregada.
A SEGUIR:

1.3. Princpio da pea sobrecarregada

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


1.1. Partida n. 1 Breslau, 1862 Gambito Falkbeer Rosanes x Anderssen 1 e4 e5 2 f4 d5 3 ed5 e4 4 Bb5+ Este lance caracterstico dos jogadores antigos. No lance posicional, tem como objetivo apenas perseguir uma imediata vantagem material ou mate. Hoje em dia, sabe-se que durante a abertura, o domnio do centro o ponto essencial. Um jogador moderno se esforar antes de tudo em lutar contra o pressionador Peo negro de e4 e, por conseqncia, jogar 4 d3. O condutor das brancas na presente partida quer, ao contrrio, tal como era usual nesta poca, assegurar a preponderncia numrica de seus Pees, ainda que a custa de seu prprio desenvolvimento, jogando para isto 4 Bb5+ para seguir, aps ...c6, com a troca de seu Peo d5 que poderia chegar a ser dbil mais tarde. 4 ... c6 5 dc6 Cc6 Na maioria das vezes, costuma-se jogar aqui ...bc6. 6 Cc3 Cf6 De2 Aqui era melhor para as Brancas jogar o Peo d com o objetivo de recuperar-se no desenvolvimento atrasado. Ao invs disto, as Brancas perseguem mais vantagem material, ou seja, ganhar outro Peo, o do Rei. As Negras, e com razo, no se esforam em defender este Peo, mas continuam seu desenvolvimento. Quanto mais Pees desaparecem do tabuleiro e quanto mais colunas se abrem, maior ser a vantagem do desenvolvimento. 7 ... Bc5 8 Ce4 0-0 9 Bc6 bc6 10 d3 Te8 11 Bd2 As Brancas querem colocar seu Rei em segurana por meio do roque grande, mas o Negro conseguiu colunas abertas tambm no flanco da Dama. 11 ... Ce4 12 de4 Bf5 13 e5 Db6 Se 13 ... Bc2 14 Dc4 e as Negras deveriam trocar um de seus Bispos bons, mas ainda assim seria favorvel ao segundo jogador, graas ao atraso branco. 14 0-0-0 Bd4 Isto causa uma debilidade no flanco do roque branco. 15 c3 Tab8 16 b3 Ted8! Uma tpica jogada preparatria de Anderssen, princpio de uma brilhante combinao da qual seu adversrio ignora completamente. 17 Cf3 claro que se jogam 17 cd4 Dd4 e no teriam mais salvao. Se houvesse percebido o propsito de seu adversrio, teriam jogado 17 Rb2, mas o Negro com ... Be6 ameaando ... Bb3 teria ganho rapidamente. 17 ... Db3! 18 ab3 Tb3 19 Be1 Be3+! (0-1) Com mate no prximo lance.
A SEGUIR: 1.2. Partida n. 2 Breslau, 1862 Gambito Kieseritzky Rosanes x Anderssen

EXERCCIOS
Diagrama 2.1 a2, b2, c3, f2, g2, h2, Ta1, Te1, Rg1, Cg5, Dh5 x a7, b7, e5, f7, g7, h7, Ta8, Dc7, Bd7, Te8, Rg8 Composio 1 ... ? O que ameaam as Brancas? PLANO ***** O ataque simultneo a h7 e f7. Mas o Negro pode proteger simultaneamente ambos os Pees, como? PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bf5 Observe que isto s possvel graas ao posicionamento das peas negras. Se a Dama negra estivesse em c8 (ao invs de c7), a perda do Peo seria inevitvel. Diagrama 2.2 a3, f2, g2, h3, Ta7, Dc5, Tc7, Rh2 x d5, f4, g7, h6, Td3, Td4, Dg6, Rh7 Tartakower x Cohn Varsovia, 1927 1? Se neste diagrama jogasse o Negro, o que deveria fazer? PLANO ***** Explorar a posio desprotegida do Rei Branco. Se o Negro conseguir dominar a casa g3 (ou obstrui-la), h2, g1 e h1, teria uma posio de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Dg3+ 2 fg3 fg3+ 3 Rg1 Td1++ (1-0) Mas compete ao Branco o lance, e Tartakower encontra um lance que impede o plano negro e cria uma forte ameaa contra Cohn. Descubra voc. PLANO ***** Contra-atacar o ponto dbil g7. PROCEDIMENTO ***** 1 Df8! No somente impede o mate ( 1... Dg3+ 2 fg3 fg3+ 3 Rg1 Td1+ 4 Df1, etc), mas ao mesmo tempo cria uma forte ameaa contra a casa f7, ganhando rapidamente. 1 ... Tg3 2 Tg7+ Dg7 3 Df5+ (1-0) O Negro abandona, pois se 3 ... Tg6, segue 4 Tg7+ Rg7 5 De5+ (1-0)

Apostila 3

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
II CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Steinitz X Tchigorin, 1889 Aps sua vitria sobre Zukertort, nenhum jogador no mundo ameaava seriamente o trono de Steinitz. O Campeo Mundial passou quase 3 anos sem participar de nenhuma luta sria, mas quando visitou Havana (Cuba), onde existia uma enorme simpatia pelo xadrez, foi organizado o match com Tchigorin com o ttulo em jogo ao melhor resultado em vinte partidas. Miguel Ivanovich Tchigorin (Gatschina, 12Nov1850 - Lublin, 25Jan1908), fundador da atual escola sovitica (russa), foi um dos jogadores mais geniais e irregulares de todos os tempos. Ao longo de sua carreira encontramos produes de grande beleza juntamente com erros grosseiros, indignos de um enxadrista de to extraordinrio talento. At os 16 anos no havia aprendido a jogar xadrez, mas em 1879 venceu o Torneio de San Petesburgo. Sua 1 participao internacional foi no Torneio de Berlim, 1881, onde terminou empatado em 3 lugar com Winawer e superado por Blackburne e Zukertort, mas deixando para trs jogadores de reconhecida classe. No ano seguinte participou discretamente do Torneio de Viena, e em 1883 classificou-se em 4 lugar no Torneio de Londres. Estas atuaes, assim como seus triunfos em matches contra Alapin, Schiffers e A. de Riviere, lhe deram uma grande reputao, pois seu jogo demonstrava uma grande riqueza de idias. Tchigorin foi um dos poucos enxadristas que no admitiram os princpios de Steinitz totalmente, afirmando que as melhores normas de jogo esto longe de conheceremse. No de estranhar que para Tchigorin, a superioridade dos Bispos sobre os Cavalos, como pregava Steinitz, e outras normas, no tiveram valor algum. Para ele a atividade das peas no era o mais importante, e o domnio do centro com Pees, uma utopia, com o que se antecipavam os hipermodernistas, que como Nimzowitch, Reti e Breyer, principalmente, iriam revolucionar o xadrez nos primeiros 25 anos do sculo XX. Tchigorin gostava do jogo aberto e no admitia nenhum dogma. Assim, contra a Defesa Francesa, empregava o aparente absurdo lance 2 De2, depois de 1 e4 e6; ou defendia-se do Gambito da Dama da seguinte forma: 1 d4 d5 2 c4 Cc6, etc. De qualquer forma, seu aprofundamento na teoria das aberturas foi muito grande, e muitas so hoje linhas surgidas de seu engenho. Sua principal virtude era o constante af de luta, seu desejo de complicar posies e seu grande poder de combinao. Seus defeitos: as enormes distraes, que tambm o fizeram famoso, e seu escasso domnio do Gambito da Dama com Negras, assim como seu grande nervosismo e afico bebida. Steinitz aceitou rapidamente o desafio por dois motivos: 1 porque considerava Tchigorin como o mais forte adversrio, o que indubitavelmente lhe honrava desportivamente, e o 2 pelo desejo de mostrar ao mundo sua superioridade, pois Tchigorin havia ganho 3 das 4 partidas que haviam jogado (uma em Viena, 1882 e duas em Londres, 1883), e alm disso, no match por correspondncia entre Londres e San Petesburgo, 1886-1887, Tchigorin, o capito da equipe russa, se imps a Londres, dirigida por Steinitz, com uma vitria e um empate. O encontro de Havana, ao melhor resultado em 20 partidas, comeou em meio a uma grande expectativa, e comeou 48 horas aps a chegada de Tchigorin, depois de uma viagem de 32 dias, dos quais 26, havia passado no mar. At a 13 partida, apesar de interessante, o match permanecia indeciso, mas Steinitz se imps nas 3 partidas seguintes com o que decidiu praticamente a luta, pois, somente um empate nas 4 seguintes era suficiente para conservar o ttulo. Tchigorin lutou como um leo na 17 partida, mas

teve de conformar-se em repartir o ponto e deixar o ttulo nas mos do rival, que venceu por +10 -6 =1, o que demonstra como foi disputada a luta. Steinitz teve a satisfao de vencer de Negras em 3 Gambito Evans Aceito, onde empregou sua barroca defesa de 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Bc5 4 b4 Bb4 5 c3 Ba5 6 0-0 Df6?!, mas foi derrotado 4 vezes e empatou a 17 que lhe serviu para revalidar o ttulo. Possivelmente Steinitz no teria sido derrotado 6 vezes se escolhesse outras aberturas, pois Tchigorin foi o maior jogador de Gambito Evans, mas aquele grande lutador sempre estava disposto a provar sobre o tabuleiro o que afirmava com a pluma em seus artigos peridicos. Steinitz x Tchigorin Havana 20Jan - 24Fev1889 Steinitz Tchigorin Steinitz Tchigorin 1 0 1 11 0 1 2 1 0 12 1 0 3 0 1 13 0 1 4 1 0 5 1 0 14 1 0 6 0 1 15 1 0 7 0 1 16 1 0 8 1 0 9 1 0 17 10 1 0 Tot 10,5 6,5

Tchigorin comeou o match de Brancas. ABERTURAS Eslava Gambito Evans Holandesa Ruy Lopez Tchigorin N. DAS PARTIDAS 8 1, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17 16 3 2, 4, 6, 10, 12, 14 TOTAL 1 8 1 1 6 % 6 47 6 6 35

A SEGUIR: III Campeonato Mundial de Xadrez Steinitz x Gunsberg, 1890-91

FINAIS I
2.3. Rei e dois Bispos x Rei O mate s possvel quando o Rei inimigo se localiza em casa angular ou vizinha da angular. Exemplos: Rc7, Bb6, Bd5 x Ra8; Rf7, Bf5, Bg7 x Rh7; etc. O mate ocorre em mdia de 18 lances.
Diagrama:

Ra1, Bg4, Bh4 x Rf4

1 ? (1-0) PLANO *****

Em 1 lugar claro, afastar o Bispo g4. Ento manobrar com os Bispos cercando o Rei atravs de tringulos, at prender o Rei num dos tringulos de 6 casas das 4 casas angulares, colocando o Rei na casa 3C (ou 2B) para ento dar mate com o outro Bispo. Os Bispos lado a lado defendem-se mutuamente, evitando que o Rei capture um deles. Cuidado com o pat. PROCEDIMENTO ***** 1 Bd1 Re3 Ameaando 2 ... Rd2 2 Bg5+ Rd4 Se 2 ... Rf2, o Rei se autocerca no tringulo da casa angular h1, facilitando o servio branco! 3 Bc2 Fechando mais uma linha do tringulo da casa angular a8. 3 ... Rc3 4 Rb1 Rd4 5 Rb2 Re5 6 Rc3 Rd5 7 Bf6 Fechando outra linha do tringulo citado. 7 ... Re6 8 Bd4 Rd5 Permanecendo o mximo tempo possvel no centro. 9 Bf5 Rd6 10 Rc4 Re7 11 Be5 Agora o Rei foi trancado no tringulo da casa angular h8. Os Bispos se autodefendem! 11 ... Rf7 12 Rd5 Re7 13 Be6 Re8 14 Bf6 Fechando mais uma linha do tringulo da casa angular h8. Colocando os Bispos emparelhados. 14 ... Rf8 15 Re5 Dirigindo-se a g6. 15 ... Re8 16 Rf5 Rf8 17 Rg6 Re8 18 Bg5 Forando o Rei a dirigir-se para h8. 18 ... Rf8 19 Bd7 Evitando que o Rei se dirija a f8 e preparando-se para cerca-lo no tringulo f8-h6-h8. 19 ... Rg8 20 Be7 Rh8 21 Bf8 Manobra instrutiva. 21 ... Rg8 22 Bh6 Rh8 23 Bg7+ Rg8 24 Be6++ (1-0) Posies de pat: Bb7, Rc7, Bd6 x Ra7 Rf7, Bg5, Bg6 x Rh8 etc Obs.: 2 Bispos da mesma cor no podem dar mate. At 9 Bispos que se movimentem por casas de cor igual, no podem dar mate. fcil compreender que resta ao Rei inferior uma casa de fuga de cor oposta a 2 Bispos.
A SEGUIR: 2.4. Rei, Bispo e Cavalo x Rei

1 ... ? (=) 1 ... ? (=)

TTICA I
1.3. Princpio da pea sobrecarregada Pea sobrecarregada aquela que desempenha mais de uma ao. Por exemplo: uma pea que defende, ao mesmo tempo, duas ou mais peas. Obrigando-se essa pea sobrecarregada a mover-se, desfaz-se a harmonia defensiva; da poder resultar a perda de material.

Diagrama:

c3, Be2, g3, Rg7 x Rb8, c4, Be6, g4

1 ? (1-0) PLANO ***** O Bispo e6 uma pea sobrecarregada, pois defende os Pees c4 e g4. Se atacado, dever deixar uma das defesas. PROCEDIMENTO ***** 1 Rf6 (1-0)
Diagrama:

a2, b2, f2, g3, h2, Cc3, Dd3, Te1, Rg1 x a7, b7, f7, g7, h7, Da5, Cd4, Td8, Rh8

1 ? (1-0) PLANO ***** A Torre d8 est sobrecarregada, pois defende o Cavalo d4 e o mate Te8. PROCEDIMENTO ***** 1 Dd4 (1-0) Obvio que se 1 ... Td4 2 Te8++.
Diagrama:

c4, d5, e4, g2, h2, Tb1, Tc1, Bf5, Rg1 x a7, c5, c7, g7, h6, Tb7, Cd8, Df7, Rg8

1 ? (1-0) PLANO ***** Explorar o Cavalo d8, sobrecarregado, pois defende a Torre b7 e a entrada do Bispo em e6, cravando a Dama. PROCEDIMENTO ***** 1 Tb7! (1-0) Se 1 ... Cb7 2 Be6. Diagrama: d5, Cb3, Td2, Rf4 x d6, Cc5, Te5, Rf8 1 ? (1-0) PLANO ***** Explorar o Peo d6, sobrecarregado, pois defende o Cavalo c5 e a Torre e5. PROCEDIMENTO ***** 1 Cc5 (1-0) Se 1 ... dc5 2 Re5
A SEGUIR: 1.4. Princpio do ataque simultneo

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


1.2. Partida n. 2 Breslau, 1862

Gambito Kieseritzky Rosanes x Anderssen 1 e4 e5 2 f4 ef4 3 Cf3 Com este lance formou-se o gambito conhecido sobre o nome de Cavalo do Rei. Existem outras variantes, por exemplo: 3 Bc4 e 3 Be2, e tambm 3 Df3 (Gambito Breyer), ainda que no muito utilizado. 3 ... g5 Como se conhece h trs sculos, o Peo do gambito somente pode ser defendido imediatamente. De acordo com o que observamos na primeira partida, esse objetivo de sustentar a vantagem material obtida, era, nos tempos de Anderssen, a forma predominante de jogar. Agora, as Brancas tem duas variantes diferentes. Uma delas consiste em continuar seu desenvolvimento mediante 4 Bc4 e 5 0-0. Esta uma maneira inocente de jogar, prpria de enxadristas de ataques superficiais, mas no corresponde ao esprito do Gambito do Rei. A idia deste gambito, como j sabemos, o ataque coluna f, na qual os pontos f6 e f5 foram debilitados pelo lance g5, pois se forem dominados, no podem ser defendidos pelo Peo, que est em g5, no podendo este atacar a pea branca que possivelmente se coloque nestes pontos. Se Rosanes quiser jogar posicionalmente no esprito do Gambito do Rei, antes de tudo deve abrir a coluna f e tirar o Peo de f4. A continuao posicional 4 h4, minando a defesa do Peo f4, ou seja, o Peo de g5. Rosanes tem que decidir neste momento a linha a seguir. Se joga 4 Bc4, Anderssen pode contestar com 4 ... Bg7, e o lance 5 h4 j no pode conseguir seu objetivo, pois Anderssen tem a possibilidade de jogar h6 e com isso manter intacta sua cadeia de Pees. 4 h4 g4 5 Ce5 Esta abertura recebe o nome de Gambito Kieseritzky. Outra continuao o Gambito de Allgaier, onde as Brancas jogam 5 Cg5, vendo-se obrigadas, aps 5 ... h6, a sacrificar seu Cavalo com 6 Cf7, mas em troca, obtm um ataque muito perigoso. 5 ... Cf6 Eis uma boa ocasio para demonstrar o valor de ter compreendido o esprito de uma abertura e no memorizar as diversas variantes, o que no to proveitoso. O jogador de caf, que busca o lance mais prximo para atacar, provavelmente jogaria aqui, 6 Bc4. Mas tambm o jogador novato, que tenha sido contaminado pela infrutuosa molstia de estudar o clebre mtodo de Bilguer, seguindo aquelas indicaes, far o mesmo lance, e por um contra-ataque negro, chegara a ter desvantagem. No deve-se estranhar o fato de que na anlise do Gambito do Rei, a obra de Bilguer contenha numerosos defeitos. Uma anlise de variantes, no decorrer dos anos, chega a manifestarse quase sempre como equivocada. A cincia de conhecer variantes somente uma cincia aparente. Alm disso, o Gambito do Rei no nenhuma abertura moderna, e a maior parte das variantes procedem do tempo antigo, quando era insignificante o que se pensava sobre o jogo de posio. Se mantm-se a idia da abertura, se chega concluso de que preciso fazer desaparecer o Peo f4 para a liberao da coluna f. Portanto, o lance indicado 6 d4, o qual um dos melhores jogadores de posio, Philidor e o grande posicionalista, Rubinstein, qualificaram como vantajosa para as Brancas. Aps 6 d4 d6 7 Cd3 Ce4 8 Bf4, as Negras tem efetivamente um Peo a mais, mas se encontra em uma situao nada agradvel, graas debilidade irreparvel da coluna aberta. No devemos estranhar que Rosanes tenha feito o lance mais dbil, mas aparentemente mais lgico. 6 Bc4 d5 7 ed5 Bd6 8 d4 Ch5 Rosanes no consegue abrir to facilmente a coluna f. Deveriam ter jogado na hora certa 0-0, apesar da possvel contestao ... Dh4. Rosanes, como na partida anterior, no joga posicionalmente, mas pela vantagem material. 9 Bb5+ c6 10 dc6 bc6 11 Cc6 Cc6 12 Bc6+ Rf8 13 Ba8 Rosanes tem uma Torre a mais, mas em troca, uma posio perigosa no flanco do Rei, e uma posio mal desenvolvida. 13 ... Cg3 14 Th2 Rosanes, ao invs de colocar a Torre em h2, onde atua o adversrio, deveria devolver o sacrifcio, cedendo a qualidade, colocando o Rei em f2 no lance 14. 14 ... Bf5 15 Bd5 Melhor defesa seria 15 Bc6 para no permitir que a Torre negra se dirigisse a e8. 15 ... Rg7! 16 Cc3 Te8+ 17 Rf2 Db6

Anderssen ameaa o ataque decisivo atravs de ... Be5. 18 Ca4 Da6 Anderssen ameaa mate em 4. Ser que voc descobre? PLANO ***** Mate de Cavalo e Torre PROCEDIMENTO ***** 19 De2+ 20 De2 Te2+ 21 Rg1 Te1+ 22 Rf2 Tf1++ Esta ameaa de Anderssen no se pode parar atravs de 19 c4. Descubra o porque. PLANO ***** O mesmo, mate de Cavalo e Torre. PROCEDIMENTO ***** 19 ... Da4! 20 Da4 Te2+ (0-1) 19 Cc3 Be5! 20 a4 Anderssen anuncia mate em 4. Encontre voc. PLANO ***** Mate com Bispo, Torre e Cavalo. PROCEDIMENTO ***** 20 ... Df1+! 21 Df1 Bd4+ 22 Be3 Te3! 23 Rg1 A qualquer outro lance segue ... Te2++. 23 ... Te1++ (0-1)
A SEGUIR: 1.3. Diagramas Diversos

EXERCCIOS
Diagrama 3.1 a2, c2, f2, g2, h2, Bc5 Tf1, Rg1, Th3, Dh5 x a7, c6, e6, f6, g7, Ba5, Ta8, Bc8, Dd8, Te8, Rg8 Zuckertort x Anderssen 1? Neste diagrama, aps 1 Dh7+ Rf7 2 Dh5+ Rg8 e Zuckertort no conseguiria nada mais do que um empate por repetio de lances. Mas Zuckertort encontrou uma linha ganhadora. PLANO ***** Reagrupamento das peas na coluna h. Colocando a Torre diante da Dama. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg6! Ba6 2 Th7 Dc7 3 Dh5 (0-1) Analise 1 ... Te7 ***** Se 1 ... Te7, haveria grande perda de material: 2 Dh7+ Rf7 3 Tg3, etc. Diagrama 3.2 c5, d4, e6, g2, h3, Tb1, Tf1, Dg3, Rh1 x a5, b7, f6, h5, Bb4, Dc6, Ce7, Re8, Tf8 Morphy x Thompson Match 1859

1? Morphy forou a vitria em poucos lances, de maneira irrefutvel PLANO ***** Explorar a posio incmoda do Rei negro, cuja mobilidade resume-se a d8. PROCEDIMENTO ***** 1 Db8+ Dc8 2 Dd6 Dc6 3 Tb4 ab4 4 Ta1 (1-0) Thompson abandonou, pois no encontrou defesa contra a entrada da Torre branca em a8. Analise 1 ... Cc8. ***** 2 d5! Dc5 nica que mantm a defesa do Cavalo. 3 Tfc1 Bc3 4 Db7 (1-0) Observe como Morphy reagrupou suas peas. Diagrama 3.3 a4, b3, d4, e3, f3, g4, h4, Ta1, Cc3, Dd1, Bd2, Te1, Rg1, Bg2, Cg3 x a5, b7, c7, d5, f7, g7, h6, Ta8, Bb4, Cd7, Dd8, Te8, Cf6, Rg8, Bh7 Spasski x Petrosian Torneio de Candidatos 1956 1 ... ? Encontre a ameaa branca. **** Spasski ameaa ganhar o Cavalo de Petrosian mediante 2 g5. Encontre um plano defensivo para as Negras. PLANO **** Criar um refgio para o Cavalo f6 sem esquecer do Peo d5 que est defendido apenas por ele. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bd6! 2 f4 Se 2 Cge2, Petrosian contestaria com 2 ... Bd3. 2 ... Bg4 Aps a troca Bc3, a casa e4 poder ser ocupada por uma pea de Petrosian. 3 g5 Bc3 4 Bc3 Ce4 5 Be4 Be4 E a partida seguiu com igualdade. BIBLIOGRAFIA

LOS CAMPEONATOS DEL MUNDO - DE STEINITZ A ALEKHINE Pablo Moran, Ediciones Martinez Roca, S.A., Barcelona - Espanha Pgs. 16-17 e 63-71 XADREZ BSICO Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini, Edies Ouro, So Paulo - Brasil Pgs. 110-111 e 200-202 LOS GRANDES MAESTROS DEL TABLERO Ricardo Reti, Club de Ajedrez Pgs. 14-16 TCTICA MODERNA EN AJEDREZ - Tomo I

Ludeck Pachman, Colecion Escaques, Martinez Roca, Barcelona Espanha

Apostila 4

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
III CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Steinitz X Gunsberg, 1890-91 Isidoro Gunsberg (Budapeste, 02Nov1854-Londres, 02Mai1930), de origem judia, foi o terceiro aspirante ao Ttulo de Steinitz. Ainda que hngaro de nascimento, pode ser considerado um enxadrista ingls, j que aos 13 anos mudou-se para a Inglaterra com sua famlia e ali obteve a cidadania. Aprendeu a jogar logo e no clebre Caf de La Regence, de Paris, foi apresentado como um menino prodgio. em 1876 jogou dentro do famoso rob Mephisto em Londres, com o que pretendia emular as faanhas do idealizado pelo Baro Wolfgang von Kempelen, que chegou a jogar contra Napoleo. Quando enfrentou Steinitz, era considerado como um dos mais fiis seguidores das teorias do Campeo, e contava com um brilhante curriculum, pois havia ganho os Torneios de Hamburgo, 1885; Bradford e Londres, 1888. Em matches havia vencido a Bird (Londres, 1866, por +5 -1 =3), Blackburne (Bradford, 1887, por +5 -2 =6) e empatado com Tchigorin num dramtico encontro em Havana, 1890, com o resultado de +9 -9 =5. Frente a Steinitz defendeu-se com grande dignidade, pois somente foi derrotado por +4 -6 =9, em um encontro ao melhor resultado em 20 partidas. O Campeo Mundial voltou a aplicar em quatro ocasies sua barroca defesa do Gambito Evans, que havia empregado diante de Tchigorin, e perde em duas ocasies, ainda que tenha conseguido a satisfao de vencer em uma e empatar outra. Gunsberg dirigiu durante cerca de 30 anos a seo de xadrez do Daily Telegraph e do Morning Post, de Londres e escreveu diversos livros sobre o tema. Sua carreira enxadrstica se desenvolveu at 1914, ano em que participou do famoso Torneio de San Petesburgo, vencido por Lasker, mas a idade j no lhe permitia enfrentar com xito a jovens como Capablanca e Alekhine. Steinitz x Gunsberg New York 09Dez1890-22Jan1891 Steinitz Gunsberg Steinitz Gunsberg 11 1 12 0 1 2 1 0 13 1 0 3 14 4 0 1 5 0 1 15 6 1 0 16 0 1 7 1 0 17 8 9 18 1 0 10 1 0 19 Tot 10,5 8,5

Steinitz comeou o match de Brancas.

ABERTURAS Eslava Gambito da Dama Gambito da Dama Aceito Gambito Evans Italiana Peo da Dama Irregular Ruy Lopez Zukertort

N DAS PARTIDAS 3 1, 5, 17 7 12, 14, 16, 18 4, 8, 10 6, 19 2 9, 11, 13, 15

TOTAL 1 3 1 4 3 2 1 4

% 5 16 5 21 16 11 5 21

A SEGUIR: IV Campeonato Mundial de Xadrez Steinitz x Tchigorin, 1892

FINAIS I
2.4. Rei, Bispo e Cavalo x Rei
Mtodo dos Tringulos Dltang e Cognet

o mais difcil e apaixonante dos finais elementares. Existem diversos mtodos, utilizaremos o de mais fcil memorizao. o Mtodo dos Tringulos do amador argentino Daniel Dltang (La Stratgia, 1923; El Ajedrez Argentino, 1925), aperfeioado por E. Cognet (LEchiquier, janeiro de 1931). rarssimo ocorrer este tipo de final, mas todo enxadrista deve conhece-lo. O mate de Bispo e Cavalo s pode ser forado num canto do tabuleiro onde a casa angular seja da mesma cor que as dominadas pelo Bispo. Exemplos:
Diagrama:

Ca6, Rb6, Bc6 x Ra8 O Bispo d mate desde uma casa afastada do Rei adversrio. Neste diagrama, o Bispo pode ocupar uma casa mais afastada ainda, mas para dar mate deve mover-se desde uma diagonal paralela grande diagonal.
Diagrama:

Rb6, Bb7, Cc6 x Ra8 O Bispo d mate colocando-se na casa contgua ao Rei inimigo. Na posio deste diagrama, o Cavalo pode estar colocado tambm em d7, mas no em a6, pois dela que vem o Bispo.
Diagrama:

Ca6, Rb6, Bb7 x Rb8 O mate realizado pelo Cavalo, que pode estar colocado no s em a6, mas tambm em c6 ou em d7. Para realizar qualquer um destes mates, o Rei ofensivo deve estar a salto de Cavalo da casa angular.
Diagrama:

Bb3, Cd3, Rg7 x Re7

Examinando este diagrama, observamos que o Bispo est colocado na 2 casa de uma diagonal, que por sua vez a segunda casa de uma fila, cuja 4 casa est ocupada por um Cavalo.

Consideremos agora o tabuleiro em relao s diagonais. A grande diagonal preta (a1-h8) divide o tabuleiro em 2 partes iguais. O Rei preto encontra-se na metade esquerda. Nesta metade, as 3 diagonais brancas formam com as bordas do tabuleiro, 3 tringulos retngulos que se superpem num ngulo reto comum, situado em a8. As hipotenusas desses 3 tringulos esto representadas: para o tringulo maior pela diagonal a2-g8; para o tringulo mdio pela diagonal a4-e8; para o tringulo menor pela diagonal a6-c8. Examinando o tringulo maior, verificamos que o Rei preto no pode atravessar a hipotenusa. Com efeito, o Bispo impede o acesso s casas brancas, o Rei branco protege as casas pretas f6 e f8, e o Cavalo domina as casas pretas b4, c6 e e5. Pode-se afirmar que o tringulo maior est fechado. O mesmo resultado se obtm em posio anloga: Rb2, Cf5, Bf7 x Rb4. Aps cercar o Rei no tringulo maior, deve-se empurra-lo para o tringulo mdio e, deste, obriga-lo a penetrar no tringulo menor. Veremos previamente que a aplicao do mtodo dos tringulos permite obter o que denominaremos uma posio final da qual derivar uma das 3 formas de mate que j foram apontadas. Examinaremos estas posies finais, nas quais as Brancas acabam de fechar o tringulo menor e, portanto, a vez de jogarem as Pretas:
Posio

Final do Tipo A - Diagrama: Rb6, Bd7, Cd5 x Rb8

1 ... Ra8 2 Cb4 Ou Cc7+ 2 ... Rb8 3 Ca6+ Ra8 4 Bc6++ Mate tipo I. Se o Rei preto estiver em a8 (no em b8), o mate se processa assim: 1 ... Rb8 2 Cb4 Ra8 3 Be6 Lance de espera com o objetivo de permitir que o Cavalo v a a6, para dar xeque, pois evidente que se as Brancas jogarem 3 Ca6? empate por afogamento. 3 ... Rb8 4 Ca6+ Ra8 5 Bd5++ Mate tipo I
Posio

Final do Tipo B - Diagrama: Ba6, Rb6, Cd5 x Rb8

1 ... Ra8 2 Cb4 Rb8 3 Cc6+ Ra8 4 Bb7++ Mate tipo II. Se o Rei preto estiver em a8, d-se o mate da seguinte forma: 1 ... Rb8 2 Cb4 Ra8 3 Bb7+ Rb8 4 Cc6++ Mate tipo II. Posio Final do Tipo C - Diagrama: Ba6, Rb5, Cd5 x Rb8

1 ... Ra7 Se 1 ... Ra8 2 Rb6 e entramos numa posio final do tipo B. 2 Cb4 Rb8 Se 2 ... Ra8 3 Rb6 4 Cc6+ Ra8 5 Bb7++, mate tipo II. 3 Rb6 Ra8 4 Bb7+ Rb8 5 Cc6++ Mate tipo II. Existem outros tipos desta posio com o Rei preto em a8 ou em a7, nas quais o mate se efetua da mesma forma que na posio examinada, e com as mesmas manobras, porm invertendo a ordem dos lances, segundo convenha. Tambm o Rei branco pode estar em a5 (e no em b5). Por analogia, estas posies finais podem apresentar-se com outra disposio. Exemplo: a posio final A com o Rei branco em c7 e o Rei preto em a7, estando o Bispo em b5 e o Cavalo em d5. O mesmo acontece com as demais posies finais que, alis, podem reproduzir-se em outro ngulo do tabuleiro. Vejamos o procedimento que deve ser aplicado no mtodo dos tringulos. O retrocesso do Rei preto, para faze-lo passar de um tringulo a outro, obtm-se unicamente mediante s manobras de Rei e Bispo ofensivos. No que toca passagem do tringulo maior para o menor, observar-se- que o Bispo deve cuidar da diagonal (hipotenusa) a2-g8 devendo proteger ao mesmo tempo, a casa a4 para impedir a fuga do Rei preto por este ponto, mas o Bispo pode mover-se pela diagonal vigiada, pois poder voltar a b3 antes que o Rei adversrio alcance a mencionada casa a4. Partindo do diagrama inicial, observamos que o Rei branco no pode mover-se porque tem a seu cargo as 2 casas pretas f6 e f8; ento, logicamente, ser preciso mover o Bispo pela diagonalhipotenusa a fim de escolher a colocao que tire mais casas do Rei adversrio; tendo em conta esta circunstncia, o primeiro lance ser: 1 Bf7 Rd6 Dirigindo-se para a casa a4. 2 Rf8 Ocupando diretamente o extremo da hipotenusa. Se 2 Rf6? Rd7 3 Bb3 Re8 4 Rg7 Re7 e volta-se a posio inicial. 2 ... Rd7 3 Bb3 Rd6 Se 3 ... Rc6 4 Re7. Se 3 ... Rd8 4 Ba4, fechando o tringulo mdio. O Rei negro deve evitar estes lances, que apressam a derrota. 4 Re8 Rc7 Se 4 ... Rc6 5 Re7 Rc7 6 Ba4. 5 Re7 Rc7 A qualquer outro lance, seguiria 6 Ba4. 6 Re6 Rb5 Tambm aqui, a qualquer outro lance, seguiria 7 Ba4. 7 Rd6 Ra5 8 Rc5 Ra6 9 Ba4 Agora o Bispo ocupa a hipotenusa do tringulo mdio, o qual comea a fechar-se com esta manobra. Observe-se que se o Rei negro - durante esta manobra de retrocesso - abandona as diagonais a3-f8 e a4c8, o Bispo se instala imediatamente nesta ltima. Se o Rei se mantm sobre estas duas diagonais, ser encurralado contra a beirada do tabuleiro, como se ter observado, at que se veja forado a abandonar uma posio que lhe favorvel. Agora necessrio terminar de fechar o tringulo mdio, colocando oportunamente o Cavalo em d5. 9 ... Rb7 Se 9 ... Ra5 10 Bd7 Ra6 e continua como depois do lance 12 desta anlise. 10 Rd6 Rb6 11 Bd7 Ra5 12 Rc5 Ra6 13 Cb4+

Ou 13 Cc4. O Cavalo se dirige a seu novo posto em d5, ou seja, 4 casa da coluna (antes era uma horizontal), onde se encontra o Bispo. 13 ... Rb7 14 Cd5 O tringulo mdio est fechado. 14 ... Ra6 Se 14 ... Ra8 (ou Rb8) 15 Rb6 e o tringulo menor est fechado, tendo-se chegado a uma posio final do tipo A. Se 14 ... Ra6 15 Bc8 Rb8 (Se 15 ... Ra8 16 Rb6 e 17 Ba6, chegando-se a uma posio final do tipo B) 16 Ba6 Ra7 (Se 16 ... Ra8 17 Rb6 e se chega a uma posio final do tipo C). 15 Rb4 Rb7 16 Rb5 Ra6 Se 16 ... Rb8 17 Rb6 e chega-se a uma posio final tipo A. 17 Bc8 Ra8 Se 17 ... Rb8 18 Ba6 e estamos numa posio final tipo C. 18 Rb6 Rb8 19 Ba6 E o tringulo menor fecha-se numa posio final tipo B. Resumindo: 1. O mate s pode ser forado num canto do tabuleiro onde a casa angular seja da mesma cor que as que o Bispo percorre. 2. Formar-se-o imaginariamente, 3 tringulos retngulos sobrepostos, cujo ngulo reto comum est situado no canto do tabuleiro onde se forar o mate. Estes tringulos sero: um maior, um mdio e um menor, e suas hipotenusas so, respectivamente, trs diagonais da cor da casa angular, uma diagonal de 7 casas de comprimento, outra de 5, e a terceira de 3 casas. 3. O fechamento dos 2 primeiros tringulos (maior e mdio) efetua-se: a) Colocando-se o Bispo e o Cavalo na mesma horizontal ou coluna; b) Colocando-se o Bispo na 2 casa da diagonal-hipotenusa de cada um dos tringulos; c) Colocando-se o Cavalo na 4 casa da fila (horizontal) ou coluna em que se acha o Bispo, ficando ento, ambas as peas, em casas da mesma cor e separadas por uma s casa; d) A outra extremidade da hipotenusa estar vigiada pelo Rei. 4. O fechamento do 3 tringulo efetua-se facilmente, sem necessidade de mover o Cavalo e, em alguns casos, sem que o Bispo tenha de ocupar a diagonal que constitui a hipotenusa menor. 5. O Bispo age nas casas da cor que percorre; o Cavalo ser utilizado para vigiar as casas da cor contrria. 6. Uma vez encerrado o Rei adversrio no tringulo maior - e para fora-lo a passar dum tringulo a outro - manobrar-se- unicamente com o Rei e o Bispo, pois o Cavalo s precisar efetuar 4 movimentos: 2 para passar do tringulo maior ao mdio, e outros dois para colaborar no mate. Antes de ser encerrado nos tringulos, o Rei adversrio tratar de refugiar-se na diagonal de cor oposta das casas que percorre o Bispo - dirigindo-se a um dos cantos onde o mate no possvel. Neste caso ser fcil obriga-lo a entrar num dos dois grandes tringulos que margeiam a mencionada diagonal. Exemplo: Ra1, Bh8, Ch1 x Ra8. Nas variantes que examinaremos, observe que o Rei preto trata de fugir, quer dirigindo-se direita (Rb7-c6-b6-b5-b4, etc, na variante a), quer indo para a esquerda (Rb7-c6-d6-c5, etc, na variante c) ou - o que prefervel - tratar de manter-se em seu refgio em a8 (variantes b e d) prolongando, desta forma, o mate inevitvel. (a) 1 Rb2 Rb7 2 Rc3 Rc6 3 Rc4 Rb6 4 Rd5

Para poder conduzir o Bispo e o Cavalo a seus respectivos lugares boa ttica situar o Rei branco numa das casas centrais do tabuleiro, de preferncia numa casa da grande diagonal, que serve de refgio ao Rei adversrio, e colocar o Bispo a seu lado. 4 ... Rb5 5 Bd4 Rb4 6 Cg3 Rb3 7 Ch5 Ou Ce2 7 ... Rc2 8 Cf4 Rb3 Se 8 ... Rd2 9 Bf2 Rc3 10 Be1+, comeando a fechar o tringulo mdio. 9 Rc5 Ra4 10 Rb6 Rb4 11 Bf2 E o tringulo maior est fechado. (b) 1 Rb2 Rb7 2 Rc3 Rc6 3 Rc4 Rd6 4 Rd4 Rc6 Se 4 ... Re6, vide variante c. O Rei negro tenta permanecer em a8, resistindo o mximo, no entrando no tringulo maior. 5 Cf2 A funo do Cavalo expulsar o Rei adversrio do seu refgio colocando-o em b6 ou c7. 5 ... Rb5 6 Rd5 Rb6 Ameaava-se 7 Bd4 seguido de Ch3 e Cf4, o que fecharia o tringulo maior. 7 Be5 Rb7 Se 7 ... Rb5 8 Bd5 seguido de Ch3, ou Rc6, etc. 8 Ce4 Ra8 Se 8 ... Rc8 9 Rc6 Rd8 10 Bd6 (barrando a passagem do Rei preto, de modo a dar tempo ao Cavalo para colocar-se em seu posto em e6) Re8 11 Cc3 seguido de 12 Cd1, 13 Ce3 e 14 Bg3 - e fechando assim, o tringulo maior. 9 Rc6 Ra7 10 Cc3 O Cavalo se aproxima do ponto b6, situando-se antes em d5 de onde poder dirigir-se, eventualmente, a seu posto em f4. 10 ... Ra8 11 Cd5 Ca7 12 Cb6 Ra6 13 Bb8 Posio clssica: o Rei adversrio foi expulso definitivamente da grande diagonal que lhe servia de refgio. 13 ... Ra5 14 Cd5 Agora, cumprida sua misso, o Cavalo se dirige ao seu lugar em f4. 14 ... Ra4 Se 14 ... Ra6 15 Cf4 Ra5 16 Ba7 seguido de Bf2 e fica fechado o tringulo maior. 15 Ba7 Rb3 Se 15 ... Ra5 16 Bb6+ Ra4 17 Rc5 Rb3 18 Ba5 e comea o fechamento do tringulo mdio. 16 Rb5 Rc2 17 Cf4 Rd2 18 Bf2 E o tringulo maior est fechado. (c) At o quarto lance das Brancas (4 Rd4), como na variante b. E depois: 4 ... Re6 5 Be5 Rf5 6 Cf2 Re6 Se 6 ... Rg5 7 Bg3 Rf5 8 Rd5 Rf6 (se 8 ... Rg5 9 Re6) 9 Cg4+ Rf5 (se 9 ... Re7 10 Rc6) 10 Ce3+ e fechase o tringulo maior. 7 Bg3 Rd7 8 Rd5 Rc8 9 Rc6 Rd8 10 Cd1 Seguido de 11 Ce3 e o tringulo maior est fechado. (d) 1 Rb2 Rb7 2 Rc3 Rc6 3 Rc4 Rb7 4 Rc5 Ra8 5 Rc6 Rb8 6 Cg3 Ra8 7 Ce4 Rb8 8 Cc3 Ra8 9 Cd5 Rb8 Se 9 ... Ra7 10 Be5 Ra8 11 Cb6+ Ra7 12 Bd6 Ra6 13 Bb8 e se chega posio clssica. 10 Bd4 Ra8 11 Cc7+ Rb8 12 Bc5 Rc8 13 Ba7 E se atinge a posio clssica, com colocao invertida das peas.

A SEGUIR: 3. Finais de Reis e Pees 3.1 Rei e Peo x Rei

TTICA I
1.4. Princpio do ataque simultneo Como em xadrez joga-se uma pea de cada vez, atacando-se simultaneamente duas ou mais peas, pode determinar a captura de uma delas. Esse meio de ganhar peas tem ainda mais fora desde que uma das peas atacadas seja o prprio Rei.
Diagrama: Te8,

Rg1 x Ra1, Bb3, Bg3 1 ? Ganham material PLANO ***** Os Bispos encontram-se sem apoio e na mesma horizontal. Se existir uma Torre (pea que move-se pela horizontal) ou Dama que possam colocar-se nesta horizontal, ganha-se um deles. PROCEDIMENTO ***** 1 Te3 Ganhando material, pois um dos Bispos ser salvo, enquanto o outro ser capturado pela Torre.
Diagrama:

Da8, Rd5 x Be8, Tf8, Rh8

1 ... ? (0-1) PLANO ***** Se o Bispo desloca-se da horizontal 8, a Torre passa a atacar a Dama. Caso o lance de Bispo force as Brancas a um lance que no permita a retirada da Dama branca, esta estar perdida, assim como a partida. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bf7+(0-1)
Diagrama:

Bc3, Te5, Rh4 x f7, h6, Dd7, Rh8

1 ? (1-0) PLANO ***** O Rei negro encontra-se sobre a diagonal onde encontra-se o Bispo branco. Movendo-se a Torre efetuase um xeque descoberto, atacando uma pea de maior valor, ir ganha-la pela obrigao de sair do xeque. PROCEDIMENTO ***** 1 Td5+ (1-0) O xeque descoberto freqentemente utilizado para o ganho de peas.

Diagrama:

a2, b4, d4, f2, g2, h2, Te1, Ce3, Rg1, Tg3, Bg5, Dh5 x a7, d6, e6, f7, g7, h6, Ta8, Db5, Bb7, Te8, Cf8, Rg8 C. Torre x E. Lasker Moscou, 1925 1 ? (1-0) PLANO ***** Chegar posio de mate com a Torre em g7 e Dama em h6. Para isto dever desobstruir a coluna g, e a melhor casa para coloca-lo f6, pois explora o Peo g cravado, ameaando Tg7 e uma srie de xeques descobertos, ganhando material. PROCEDIMENTO ***** 1 Bf6! Ameaando mate com Tg7+ e Dh6 1 ... Dh5 2 Tg7+ Rh8 3 Tf7+ Ataque simultneo ao Rei e s demais peas. 3 ... Rg8 4 Tg7+ Rh8 5 Tb7+ Rg8 6 Tg7+ Rh8 7 Tg5 Rh7 8 Th5 Rg6 9 Th3 Rf6 10 Th6 (1-0)
Diagrama:

b2, c2, Bf6, Tg3, Rb1 x a7, d7, f7, g7, Bb7, Cc7, Cf8, Bg1, Rg8, Dh8

1 ? (1-0) PLANO ***** Idem ao anterior PROCEDIMENTO ***** 1 Tg7+ Rh8 2 Tf7+ Rg8 3 Tg7+ Rh8 4 Td7+ Rg8 5 Tg7+ Rh8 6 Tc7+ Rg8 7 Tg7+ Rh8 8 Tb7+ Rg8 9 Tg7+ Rh8 10 Ta7+ Rg8 11 Tg7+ Rh8 12 Tg1+ Rh7 13 Th1+ (1-0) Observe a fora do Bispo e Torre nessas posies, atacando simultaneamente vrias peas.
A SEGUIR: 1.5. Princpio da pea sem defesa

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


1.3. Diagramas Diversos
Diagrama:

c3, f2, f6, g2, h2, Ta1, Ba3, Da4, Bd3, Te1, Cf3, Rg1 x a7, c7, d7, f7, h7, Bb6, Bb7, Tb8, Cc6, Ce7, Re8, Tg8, Dh5 Anderssen x Dufresne Esta posio foi atingida aps o lance 18 de Dufresne. Ambos atacam diretamente o Rei adversrio, mas as melhores perspectivas so brancas, pois elas dominam o centro. Em troca, Dufresne, ataca o roque inimigo com a Dama, a Torre no flanco do Rei e com os Bispos, pelo flanco da Dama. O moderno jogador de posio que continuamente esfora-se para conhecer os indcios da posio e trata a combinao como um meio auxiliar para demonstrar depois sua vantagem posicional, nesta situao levar o ataque ao centro de tal forma, que impedir o ataque do flanco da Dama negro (Bispos) contra o Rei branco. Assim, fcil adivinhar o lance que ganha em seguida, indicado por Lasker: 19 Be4. Mas Anderssen optou por jogar:

19 Tad1 Este lance prova da incomparvel combinao de Anderssen, mas no leva em considerao as exigncias posicionais. mais dbil que 19 Be4, tanto que, se Dufresne contesta com ... Tg4, consegue empate, segundo as anlises feitas mais tarde. Mas Dufresne continuou assim: 19 ... Df3 E aps este lance, a combinao de Anderssen triunfa. Tente descobrir como Anderssen encontrou a linha de vitria. PLANO ***** Explorar a posio desprotegida do Rei, atacando com as peas pelo centro dominado por Anderssen. PROCEDIMENTO ***** 20 Te7+ Ce7 Analise 20 ... Rd8. ***** 21 Td7+, se Dufresne toma esta Torre, ento, Anderssen ganha a Dama ao contestar 22 Be2+. Analise contra 21 Td7+, 21 ... Rc8. ***** 22 Td8+ a) 22 ... Td8 23 gf3 b) 22 ... Rd8 23 Be2+ c) 22 ... Cd8 23 Dd7+ Rd7 24 Bf5+ Re8 25 Bd7++ Mas Anderssen d mate em 4. Como? ***** 21 Dd7+ Rd7 22 Bf5+ Re8 E se 22 ... Rc6 ? ***** 23 Bd7++ 23 Bd7 qualquer lance negro 24 Be7++ (1-0) Diagrama: a2, b2, c3, d4, f2, g2, Ta1, Cb1, Bc1, Ce5, Tf1, Rg1, Dg4 x a7, b7, c7, c6, f7, g3, g7, Ta8, Bc5, Dd8, Ce4, Re8, Th8 Mayet x Anderssen Chegou-se a esta posio aps o lance 11 de Mayet. Anderssen havia sacrificado uma pea, mas conseguiu um ataque decisivo. Em busca de combinaes, Anderssen jogou: 11 ... Bd4 Mayet, contestou com o equivocado: 12 De4 E Anderssen venceu. Como? PLANO ***** Mayet desviou a ao da Dama da casa f2, onde comea o ataque de Anderssen. Dominando-se a 1 horizontal, aps desviar a Torre dela, consegue-se uma posio de mate. PROCEDIMENTO ***** 12 ... Bf2+ (0-1) Se 13 Tf2 Dd1+ 14 Tf1 Th1+ 15 Rh1 Df1++. O livro de Gottschall sobre Anderssen, diz: As Brancas no se defenderam bem; o correto era 12 cd4 Dd4 13 Dd7+ Dd7 14 Cd7, etc. Mas estranho, que tanto Anderssen quanto o crtico (Gottschall) deixaram passar a variante 11 ... gf2+ 12 Tf2 Th1+ (0-1).
Diagrama:

a2, b2, f3, g2, h2, Bb5, Dc2, Td1, Te1, Be3, Rh1 x a7, b7, c7, f7, g7, h7, Bb6, Rc8, Td8, De5, Cg8, Th8

Anderssen x Hillel A partida seguiu com: 16 Bg5 A respeito deste lance, o livro de Gottschall sobre Anderssen acrescenta um ponto de exclamao e diz: Agora, as Negras esto perdidas!. 16 ... Dg5 17 Df5+ Df5 18 Td8+ Rd8 19 Te8++ (1-0) Esta brilhante combinao deu a volta ao mundo inteiro e ningum se perguntou porque este sacrifcio de uma Dama, quando se consegue o mesmo resultado de uma maneira mais rpida. Descubra como. PLANO ***** Mate de Bispo e Torre PROCEDIMENTO ***** 16 Td8+ Rd8 17 Bg5+ (1-0) Com o decorrer dos anos, e conforme a evoluo, Anderssen tambm chegou a ser jogador de posio. Ainda veremos outra partida sua, que comea com jogo de posio, mas no final volta a vencer pela fora do talento combinativo de Anderssen, o que d uma caracterstica particular partida.
A SEGUIR: 1.4. Partida n 3 Defesa Philidor Anderssen x L. Paulsen

EXERCCIOS
Diagrama 4.1 a4, b2, c2, d4, g2, h4, Ta1, Bc1, Cc3, Dd1, Bd5, Rf2, Th2 x a7, f4, f7, g4, h7, Da6, Be5, Te8, Bf5, Cg3, Rg7 Rosanes x Anderssen 1 ... ? Mate em 4 PLANO ***** Reagrupamento das peas na coluna h. Colocando a Torre diante da Dama. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg6! Ba6 2 Th7 Dc7 3 Dh5 (0-1) Analise 1 ... Te7 ***** Se 1 ... Te7, haveria grande perda de material: 2 Dh7+ Rf7 3 Tg3, etc. Diagrama 4.2 a2, b2, d5, e4, g6, Rc1, Cc3, Df2, Tg1, Th1, Bh3 x a6, c4, c5, d6, e5, Tb7, Dc7, Bd7, Bf6, Tf8, Rg8 Pachman x Pilnik Mar del Plata, 1959 1 ? (1-0) PLANO ***** Explorao da posio frgil do Rei inimigo por meio do Peo avanado e Torres nas colunas abertas. PROCEDIMENTO ***** 1 g7! Um lance de sacrifcio. Analise as duas alternativas de Pilnik: 1 ... Bg7 e 1 ... Bg5+.

a) 1 ... Bg7 PLANO ***** Contra 1 ... Bh7, Pachman d um mate rpido, mediante novo sacrifcio. PROCEDIMENTO ***** 2 Tg7+ Rg7 3 Tg1+ (1-0) O lance com o qual Pilnik continuou na partida foi: b) 1 ... Bg5 PLANO ***** O mesmo anterior, com ameaa da promoo do Peo. PROCEDIMENTO ***** 2 Tg5 Tf2 3 Be6+ (1-0) Pilnik abandonou a partida. Por que? No poderia jogar Be6 ? ***** No, pois contra 3 ... Be6 segue 4 Th8+ Rf7 5 g8=D+, etc.

Apostila 5
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
IV CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Steinitz X Tchigorin, 1892 Tchigorin no desanimou ao ser derrotado por Steinitz, e em poucos meses se impe, empatando com Max Weiss, no importante Torneio de New York. Precisamente durante sua visita nesta cidade, o grande enxadrista russo criticou as aberturas recomendadas por Steinitz em seu livro Modern Chess Instructor, referentes ao Gambito Evans (1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Bc5 4 b4 Bb4 5 c3 Ba5 6 0-0 Df6) e a Defesa dos 2 Cavalos (1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Cf6 4 Cg5 d5 5 ed5 Ca5 6 Bb5+ c6 7 dc6 bc6 8 Be2 h6 9 Ch3). Um guerreiro como Steinitz enfurece e aceita um match por telgrafo com essas duas variantes, mas derrotado fulminantemente em ambas as partidas, e ento a afico mundial deseja um novo combate entre eles. O encontro volta a celebrar-se em Havana e o vencedor seria o primeiro que ganhasse 10 partidas. Se o primeiro encontro entre estes dois colossos foi apaixonante, o segundo superou a imaginao no que diz respeito combatividade e emoo. Antes de iniciar a 23 partida, o resultado era favorvel a Steinitz por +9 -8 =5, Tchigorin, portanto, necessitava ganhar para igualar o encontro, e depois de executar um Gambito do Rei com singular maestria superou nitidamente seu rival, de quem chegou a ganhar uma pea. Mas eis que o mestre russo comete um terrvel erro e recebe um simples mate em dois lances, o que lhe impediu de prosseguir na luta, pois, segundo as condies do match, em caso de empate a nove vitrias o match continuaria at que um deles obtivesse duas vitrias. Este terrvel lapso de Tchigorin influenciou o resto de sua vida, apesar de no ter terminado com sua carreira, j que precisamente aps seu combate com Steinitz obteve suas melhores vitrias, como

o 2 lugar no torneio de Hastings, 1895 (torneio que esteve a um ponto da vitria, e que se no ganhou foi devido sua famosa irregularidade, pois perdeu a penltima rodada frente a Janowski, enxadrista muito inferior a ele, naquela poca), e as vitrias em Budapest, 1896; Moscou, 1899 e 1901; Kiev e Viena, 1903 e San Petesburgo, 1905. Em matches, derrotou Schiffers em vrias ocasies, a Chaurosek por +3 -1 =0, para desempatar o 1 lugar no Torneio de Budapest, 1896, e a Lasker, em 1903, por +2 -1 =3, com abertura forada, e empatou um dramtico encontro com Tarrasch, 1893, em San Petesburgo com o resultado de +9 -9 =4. As atuaes de seu ltimos anos no condiziam com sua extraordinria classe, j que o lcool havia minado seu organismo, mas at seus dias finais, foi admirado por seu talento criador e combatividade. Steinitz x Tchigorin Havana 01Jan - 28Fev1892 Steinitz Tchigorin Steinitz Tchigorin 13 1 0 14 1 0 1 0 1 2 15 0 1 3 16 1 0 4 1 0 5 17 0 1 6 1 0 18 1 0 7 0 1 19 0 1 8 0 1 9 20 1 0 10 0 1 21 11 1 0 22 1 0 12 0 1 23 1 0 Tot 12,5 10,5

Tchigorin comeou o match de Brancas. ABERTURAS Defesa dos 2 Cavalos Escocesa Gambito do Rei Gambito Evans Holandesa Ruy Lpez Vienense Zuckertort N DAS PARTIDAS 6, 8, 10, 12 19 23 1, 3, 5, 7, 9, 13, 15, 17 18 2, 4, 11, 14, 16 21 20, 22 TOTAL 4 1 1 8 1 5 1 2 % 17 4 4 35 4 22 4 9

A SEGUIR: V Campeonato Mundial de Xadrez Steinitz x Lasker, 1894

FINAIS I
3. FINAIS DE REIS E PEES Finais de partida sem Pees so raros; presentes, assumem grande importncia, no s pelo recurso da promoo, mas tambm pela sua disposio no tabuleiro, ditando a estratgia a seguir nos finais. preciso manobra-los corretamente e saber quando devem ser avanados, trocados ou sacrificados. O Peo a alma do xadrez(Philidor)

O Peo nos finais, corresponde a 9/10 do corpo(Ruben Fine) 3. 1. Rei e Peo x Rei O ganho s possvel com a promoo do Peo Dama ou Torre. Este o objetivo do lado que possui o Peo; o adversrio, consequentemente, dever captura-lo ou impedir a promoo. H dois casos a considerar: a) O Peo est afastado do Rei; b) O Peo est acompanhado do Rei Regra do Quadrado
Diagrama:

Rb1, e5 x Ra4

Constroi-se um quadrado imaginrio sobre o tabuleiro, tendo como lado a distncia que vai do Peo at a 8 horizontal, isto , at o fim de sua coluna. No caso do exemplo, so os quadrados b5-b8-e8e5 e h5-h8-e8-e5. Surgem ento 3 hipteses: a) O Rei negro est dentro do quadrado; o lance pertence ao Peo. O Rei negro alcana-o, contudo, e captura-o em seguida; b) O Rei negro est fora do quadrado; o lance ainda do Peo. O Rei negro aqui, no alcana o Peo. Temos consequentemente sua promoo; c) O Rei negro est fora do quadrado, mas seu o lance. Penetrando no quadrado, em b5, ganhar o Peo. Quando as Brancas jogam, estando o Rei negro situado fora do quadrado, o avano do Peo determinar um quadrado, cujo lado estaria formado de 3 casas. Nestas condies, o Rei negro no alcanar o Peo, sendo portanto promovido. Estando o Peo acompanhado de seu Rei e o Rei inimigo colocando-se na mesma coluna do Peo, ou em condies de atingi-la, o ganho depender da possibilidade de expulsar-se o Rei desta coluna. Nestes casos, levar vantagem o lado que tiver a oposio. Estudaremos a seguir 2 posies bsicas: a) Rei branco atrs do Peo; b) Rei branco diante do Peo. a) Rei atrs do Peo Haver empate sempre que o Rei negro, dominando a casa de promoo, puder conservar a oposio, na primeira horizontal, ao atingir o Peo a 6 horizontal.
Diagrama:

Rd3, d4 x Rd6

Tablas PLANO ***** Independente de quem jogue, haver empate, desde que o Negro mantenha a oposio. O objetivo chegar posio de pat com Rd6, d7 x Rd8. PROCEDIMENTO

***** 1 Re4 Re6 2 d5+ Rd7 3 Rd4 Rd8! Ganhar a oposio contra qualquer lance branco. 4 Re5 Re7 5 d6+ Rd7 6 Rd5 Rd8 E se 6 ... Re8 ? ***** 7 Re6!, ganhando a oposio e a partida: 7 ... R joga 8 d7 Rc7 9 Re7 (1-0). b) Rei diante do Peo Quando o Rei branco est 2 ou mais casas diante do Peo, ganha sempre. Se o Rei est apenas uma casa na frente de seu Peo, ganha somente tendo a oposio.
Diagrama:

e2, Re4 x Re6

1 ? (1-0) 1 e3 Ganhando a oposio e o final. 1 ... Rd6 2 Rf5 Rd7 3 Rf6 Rd8 4 e4 Rd7 5 e5 Re8 6 Re6 Novamente ganhando a oposio. 6 ... Rd8 7 Rf7 (1-0)
Diagrama:

1 ? (=)

e3, Re4 x Re6 1 ... ? (1-0)

PLANO - Caso A ***** Jogando as Brancas, as Negras devem conservar a oposio e chegar posio de pat. PROCEDIMENTO - Caso A ***** 1 Rf4 Rf6! 2 e4 Re6 3 e5 Re7 (=) Chegamos posio bsica de Rei atrs do Peo. PLANO - Caso B ***** Jogando as Negras, as Brancas devem progredir com o Rei e Peo, no permitindo s Negras recuperar definitivamente a oposio. PROCEDIMENTO - Caso B ***** 1 ... Rd6 2 Rf5 Re7 3 Re5 Rf7 4 Rd6 Re8 5 Re6 Rd8 6 e4 Re8 7 e5 Rf8 8 Rd7 (1-0) Rei na 6 horizontal, ganha sempre
Diagrama:

e5, Re6 x Re8 (1-0) com ou sem lance PLANO ***** Quando o Rei branco encontra-se na 6 horizontal, o ganho se dar com ou sem o lance. Basta desobstruir o caminho do Peo e avana-lo. PROCEDIMENTO ***** 1 Rf6 Rf8 2 e6 Re8 3 e7 Rd7 4 Rf7 (1-0) Peo da Torre exceo

D-se empate sempre que o Rei negro conseguir alcanar a casa 1B. H vitria, no entanto, sempre que o Rei branco conseguir chegar a 7C. Exemplos de empate: a4, Ra6 x Ra8 h5, Rh7 x Rf8 No primeiro exemplo, o Rei negro no pode ser expulso de seu canto, o resultado da partida sempre empate. No segundo, como o Rei negro j atingiu f8, a partida est empatada: 1 h6 Rf7 2 Rh8 Rf8 3 h7 Rf7 (=) Ou: 1 Rg6 Rg8 2 h6 Rh8 3 h7 (=)
A SEGUIR: 3.2. Rei e Peo x Rei e Peo

TTICA I
1. 5. Princpio da pea sem defesa Obviamente que uma pea sem defesa e atacada poder ser capturada com facilidade. O que estudaremos so as manobras para deixar uma pea sem defesa. O princpio da pea sem defesa se alia ao princpio do ataque simultneo, no ganho de peas.
Diagrama: Te1,

Be4, Rf1 x De6, Rg8, g7, h7

1 ? (1-0) PLANO ***** A Dama preta encontra-se sem defesa sobre a coluna d domnio da Torre. Movendo-se o Bispo, ataca-se com a Torre a Dama negra, e se o lance negro for forado, a pea citada ser capturada. PROCEDIMENTO ***** 1 Bh7+ Rh7 E se 1 ... Rf7 ? ***** 2 Bg8+ (1-0).
Diagrama:

a3, b2, c3, g3, h2, Tb5, Be5, Rg1 x a7, b6, f7, g7, h7, Tf8, Bg4, Rh8 1 ? Ganham um Peo PLANO ***** O Bispo preto est indefeso. Se for possvel atrair o Rei para a coluna g com a horizontal 5 desobstruda, a Torre branca pode dirigir-se a g5 com xeque, ganhando o Bispo. PROCEDIMENTO ***** 1 Bg7+! Rg7 2 Tg5+ Rh8 3 Tg4 Ganhando o Peo.
Diagrama:

a5, g3, h4, Rb4, De4 x g7, h6, Tc5, Rd8, De7

1 ? (1-0) PLANO ***** A Torre preta est atacada pelo Rei branco, porm defendida pela Dama negra. Neutralizada a defesa, a Torre poder ser capturada. PROCEDIMENTO ***** 1 Dd7+ Rd7 2 Rc5 (1-0) Diagrama: g4, Dd5, Tf5, Rh4 x g7, h7, Dd7, Td8, Rh8 1 ? Ganhando material PLANO ***** A Dama preta est defendida pela Torre, mas essa defesa pode ser desviada. PROCEDIMENTO ***** 1 Tf8+! Tf8 2 Dd7 Ganhando material. E se 1 Dd7, tentando 1 ... Td7 2 Tf8++ no seria melhor? ***** No, pois daria-se mal aps 1 ... g4+, igualando.
A SEGUIR: 1.6. Princpio da promoo do Peo

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


1.4. Partida n 3 Defesa Philidor Anderssen x L. Paulsen 1 e4 e5 2 Cf3 d6 A defesa de Philidor. Indica-se como melhor, 2 ... Cc6, pois assim as Negras preparam o lance d5, e podem atacar mais energicamente na abertura para dominar o centro. O lance ... d6 , de certa maneira, uma resignao das Negras, cedendo ao adversrio, que jogar d4, sem lutar para ter maior liberdade de movimento. Os tericos antigos criticavam este lance dizendo que encerravam o Bispo do Rei negro, mas isto no to importante. 3 d4 ed4 4 Dd4 Cc6 5 Bb5 Bd7 6 Bc6 Bc6 7 Bg5 Cf6 8 Cc3 Be7 9 0-0-0 0-0 10 The1 Te8 Anderssen terminou seu desenvolvimento, enquanto que Paulsen somente o conseguiram custade sua restringida situao. A posio do Peo brancos no centro, e4 e o negro, d6, significa uma vantagem perceptvel de terreno para Anderssen. Pde-se estabelecer uma favorvel continuao para Anderssen, situando suas Torres em e1 e d1, respectivamente, enquanto Paulsen no tem nenhuma coluna aberta para sua Torre da Dama. 11 Rb1 Satisfeito na luta estabelecida pelo domnio do centro, com resultado favorvel, Anderssen faz um tranquilo lance de espera, e contribui assim para a segurana de sua posio. Em casos como estes, em que se tem uma permanente vantagem de posio, estes lances de segurana so aplicados na maioria das vezes. 11 ... Bd7

Paulsen quer jogar seu Bispo em e6; mas com isto, oferece a Anderssen a oportunidade de fortalecer ainda mais sua vantagem. 12 Bf6! Bf6 13 e5! Be7 14 Cd5 Bf8 Os lances de Paulsen so todos forados. Ameaava-se a captura do Peo d6, e Paulsen no podia jogar 14 ... de5 por 15 Ce7+ Te7 16 Ce5. 15 ed6 cd6 A ponte, consequncia do lance 12, introduo da combinao de Anderssen. Se Paulsen joga 15 ... Bd6, Anderssen jogaria 16 Cc7! e ganha um Peo. Paulsen forado a deixar isolado o Peo d6, sendo ele a maior vantagem da posio de Anderssen, obtida no incio da abertura, pela luta de seu Peo e4 contra o do adversrio em d6. Um Peo isolado uma desvantagem, mas deve-se saber aproveita-la. A maioria dos leigos pensa que ele pode ser tomado facilmente. Mas quando a posio igual, raras vezes fcil tomalo, pois o defensor pode apoiar o Peo isolado com tantas peas quantas o atacante usar para tentar tomalo. A essencial vantagem do Peo isolado no est no Peo, mas na casa diante dele, neste exemplo, a casa d5. Esta casa pertence a Anderssen, que poder estabelecer uma pea que ter uma grande eficcia, pois no existem Pees nas colunas laterais para expulsa-lo. Por outro lado, o Peo uma pea de obstruo e neste caso, impedem que as Torres de Paulsen ataquem o Cavalo. A pea mais eficaz desta partida o Cavalo d5. As outras peas, as maiores, operam de longe, mas o Cavalo teve seu valor engrandecido por ter obtido uma slida posio diante do adversrio. Diante do que foi visto, fica claro que Paulsen tentar trocar seu Bispo da Dama pelo Cavalo inimigo. Aparentemente parece que Anderssen perde alguns tempos, mas sua ttica consiste em sustentar seu Cavalo na casa d5 e nos d uma aula, pois no incio da partida, pratica o jogo de posio. 16 Te8 Be8 17 Cd2! Bc6 18 Ce4 Paulsen no pode jogar agora 18 ... Bd5, pois perderia seu Peo de d6. 18 ... f5 19 Cec3 Anderssen assegura o domnio de seu Cavalo. 19 ... Dd7 20 a3 Assim como no lance 11, voltamos a ver como Anderssen assegura sua vantagem de posio, ao fazer um tranquilo lance de espera, que melhora a colocao de seu Rei. 20 ... Df7 21 h3 Agora comea uma nova fase da partida: o ataque de Pees no flanco do Rei. Nas partidas de caf, se v com muita frequncia, mas raramente justificvel, este ataque no jogo de posio. A preciosa condio de um ataque de Pees no flanco o centro solidamente dominado, como neste caso. Caso fosse possvel uma ruptura no centro, possivelmente flaharia a agresso pelo flanco. 21 ... a6 O que h de pior na posio negra a impossibilidade de jogar ... g6, para colocar o Bispo em g7, pois, se ... g6, seguiria Cf6+. Agora se percebe a potncia do Cavalo em d5. Paulsen prepara o lance ... g6 manobrando com ... Te8 e ... Te6, mas primeiro deve cuidar de seu Peo a, que est atacado pela Dama inimiga. 22 g4 O ataque de Pees ao mesmo tempo, um contra-ataque ao objetivo negro. 22 ... Te8 23 f4 Te6 24 g5 Frustrando o objetivo de Paulsen. Mas em compensao conseguem as Negras dificultar a abertura da coluna g, que desejava Anderssen, o que teria conseguido por meio de gf5. 24 ... b5 Paulsen, que nada pode fazer, tenta espernear no flanco da Dama. 25 h4 Te8 26 Dd3! Anderssen conduz fina e inexoravelmente o ataque contra o roque. O lance de Dama prepara h5. 26 ... Tb8 27 h5 a5 28 b4! No momento oportuno, Anderssen cerra a ao de Paulsen. O Peo negro de b5 agora um obstculo para o Bispo c6. 28 ... ab4 29 ab4 Dh5

Se Paulsen no toma esta providncia, os Pees brancos tornariam-se demasiadamente fortes. Anderssen ameaava, por exemplo: Tg1, talvez, antes Df3, alm disso g6; h6 outra ameaa e, caso ... g6, ento Cf6+ e Dd4. 30 Df5 Df7 31 Dd3 Bd7 Este lance libera o Cavalo de c3, mas Paulsen no tem outra defesa contra a ameaa 32 Th1. 32 Ce4 Df5 Anderssen ameaava Cg3, dominando a casa f5, alm disto, Th1. A 32 ... Bf5 naturalmente seguiria 33 Cf6+. 33 Th1 Anderssen que conduz o ataque com preciso admirvel, ameaa 34 Dg3 e 35 f5. Para impedir o plano, Paulsen quase no tem mais lances, e Anderssen novamente nos mostra sua fora de combinao. 33 ... Te8 34 Cef6+ gf6 35 Cf6+ Rf7 36 Th7+ Bg7 A 36 ... Rg6, seguiria 37 Df3. 37 Tg7+ Rg7 38 Ce8+ Rf8 39 Df5+ Bf5 40 Cd6 (1-0)
A SEGUIR: 2. Paul Morphy

EXERCCIOS
Diagrama 5.1 b4, c3, d5, f4, g2, h2, Ta3, Bc1, Bc2, Dd3, Tf1, Rg1 x c7, d6, f5, g7, h7, Tb8, Bc8, Ce4, Te8, Df6, Rg8 Riga, 1910 Behting x Nimzowich 1 ... ? Um bom plano para Behting colocar o Bispo da Dama em d4, dominando a grande diagonal negra. Com esta manobra, sua posio estaria consideravelmente reforada. Mas Nimzowich, impediu este reagrupamento, especulando com a debilidade do Peo da Dama de Behting. PLANO ***** Remanejamento das peas, debilitando o Peo b, impedindo assim o plano inimigo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Df7! 2 Be3 Cf6 3 Bb3 Bb7! Behting obrigado a defender seu Peo com: 4 f4 4 Td1 seria ineficaz, pois o Bispo de e3 no est apoiado. 4 ... Bc8! 5 Bd2 Ce4 6 Be1 Df6 Seis lances depois, Nimzowitch retorna posio em que iniciou a manobra, mas graas a debilidade do Peo b, Behting no pode realizar seu plano primitivo de dominar com o Bispo a grande diagonal negra. Observe como o giro posicional foi surpreendente como manobra de combinao das Negras. Que um lado possa efetuar seis lances consecutivos sem que se varie a posio de suas peas e com a posio melhorada, algo pouco comum e evidentemente uma contradio dos fundamentos estratgicos do jogo. Portanto, devemos destacar que se trata de um caso raro de combinao, sem o tpico sacrifcio de material. Diagrama 5.2 a2, e3, g2, h2, Td1, Be2, Tf1, Rg1, Cg4, Dh6 x a7, b7, e6, f5, h7, Dc5, Tc7, Be7, Be8, Rf7, Th8 Cambridge Springs 1904 Pillsbury x Lasker 1?

Pillsbury sacrificou um Peo e, a consequncia disto que o Rei negro encontra-se situado perigosamente no centro; alm disso, a Torre em h8 est desligada do jogo, e o Bispo de e8 numa posio completamente passiva. Um ligeiro exame prvio da posio permite deduzir claramente que para Pillsbury prosseguir o ataque, deve pressionar os Pees negros e e f, que so a nica e no muito slida proteo do Rei de Lasker. Para este objetivo, apropriado utilizar o Bispo de casas brancas que se encontra em e2, na reserva. Um jogador experiente percebe rapidamente que o lance indicado aqui : 1 Bc4! Este Bispo no pode ser capturado por que? ***** TEMA: Duplo de Cavalo. Por 2 Ce5+, ganhando a Dama. Mas afinal de contas, o que Pillsbury ameaou? ***** TEMA: Ataque ao Rei centralizado. 2 De6+. Mas Lasker no pode defender-se com 1 ... Bd7? ***** TEMA: Ataque ao Rei centralizado e desvio de peas defensivas. No, por causa de 2 td7! Td7 3 Be6+. Observe que a retirada 1 ... Db6 deixaria sem proteo o Peo f negro, e seguiria 2 Tf5+. Por isto, Lasker seguiu com: 1 ... Tc6 Praticamente forado. Observe que o Peo e negro est cravado, logo, est debilitada a proteo do Peo f, o que permite a continuao: 2 Tf5+ Df5 3 Tf1 Df1+ 4 Rf1 Ganhando Pillsbury a Dama e um Peo em troca das duas Torres, alm da possibilidade do forte Ce5+. Na verdade, o material pode considerar-se nivelado, mas Lasker no conseguir evitar o lance citado, que decisivo. Observe que esta combinao originou-se com o lance 1 Bc4! A partida prosseguiu: 4 ... Bd7 5 Dh5+ Melhor que 5 Ce5+ Re8. 5 ... Rg8 6 Ce5 (1-0) Lasker abandonou, pois as possibilidades de defesa so muito limitadas devido deficiente posio de suas peas

Apostila 6

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
V CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Steinitz X Lasker, 1894 Depois de sua vitria sobre Tchigorin, a Steinitz s restava um rival que oferecia perigo a seu ttulo, o alemo Tarrasch, mas este no aceitou o desafio de enfrentar o Campeo Mundial que lhe fizeram desde Havana, por receio de que uma longa ausncia de sua cidade lhe prejudicasse as atividades de mdico.

Entretanto, outro alemo, de origem judia, Emanuel Lasker (Berlinchen, prximo a Berlim, 24Dez1868 - New York, 11Jan1941), filho de um ministro da sinagoga local, comeou a obter triunfos na Alemanha e Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos em busca de Steinitz. Quando o encontro foi acertado para que o ttulo fosse disputado, a carreira de Lasker no era muito brilhante, j que se resumia a uma vitria no Torneio de Londres, 1892, outro no de New York, 1893, e algumas atuaes de menor importncia, em que ganhou o primeiro prmio. Em matches, havia derrotado todos os seus adversrios, com exceo de Blackburne (Londres, 1892, +6 -0 =4), os demais, Bardeleben (Berlim, 1889, +2 -1 =1), Bird (Liverpool, 1890, +7 -2 =3), English (Viena, 1890, +2 -0 =3), Mieses (Leipzig, 1890, +5 -0 =3), Miniati (Manchester, 1890, +3 -0 =2), Lee (Londres, 1891, +1 -0 =1), Bird (Londres, 1892, +5 -0 =0), C. Golmayo (Havana, 1893, +2 -0 =1), Vzquez (Havana, 1893, +3 -0 =0), Showalter (Kokomo, 1893, +6 -2 =1) e Ettlinger (New York, 1893, +5 -0 =0, no se encontravam entre as primeiras figuras da poca. Steinitz no voltou a duvidar se colocava seu ttulo em jogo, entre outras razes porque tinha um alto conceito de seu jovem rival, e assim, com seus 58 anos, se dispe a demonstrar diante de um jovem de 26 anos que seguia sendo o Nmero Um do mundo. O encontro comeou em 15 de maro de 1894, em New York, para continuar na Filadlfia e Montreal. Seria vencedor o primeiro que chegasse a dez vitrias, e receberia como prmio US$ 2500, enquanto que o derrotado, apenas U$ 750. As primeiras partidas mostraram uma absoluta igualdade, pois Steinitz ganhou a 2 e a 4, perdendo a 1 e a 3, enquanto que as outras duas finalizaram em empate. Mas a partir deste instante, o velho campeo comeou a ter falhas em seu jogo e perdeu sucessivamente 5 partidas. No se abateu aquele maravilhoso guerreiro que era Steinitz e depois de empatar a 12, venceu as duas seguintes, ainda que estas vitrias j eram o canto do cisne, pois Lasker se imps na 15 e a 16, com o que obteve 9 vitrias. O ttulo j estava praticamente perdido, pois somente uma vitria separava o desafiante do ttulo, e ainda que Steinitz, em seu ltimo esforo chegasse a se impor na 17 partida, e conseguisse empate na seguinte, teria que declinar o Rei adversrio na 19, e o fez com uma esportividade que lhe honrou, pois, se colocou em p e gritou: Trs urras para o novo Campeo. A partir desta derrota, o indomvel esprito de Steinitz se coloca a prova outra vez e comea a participar dos mais importantes torneios do mundo com o brilho e a iluso de um jovem iniciante. Poucos meses depois, vence um torneio em New York, no que supera, entre outros a Albin, Showalter e Pillsbury. Em seguida, participa do grande Torneio de Hastings, 1895, onde finaliza em 5, atrs de Pillsbury, Tchigorin, Lasker e Tarrasch, mas superando a todos os jovens que logo seriam figuras de renome mundial, como Schlechter, Janowski, Mieses, Teichmann, etc. A carreira de Steinitz brilhou altamente, pois obteve vitrias como a conseguida diante de Bardeleben, que lhe valeu o Primeiro Prmio de Brilhantismo, e que considerada como uma das partidas mais belas de todos os tempos. Pouco depois deste torneio, em So Petesburgo, convidaram os cinco primeiros classificados em Hastings a jogar outro, a seis rodadas, com objetivo de que o vencedor, caso no fosse Lasker, disputasse o Ttulo Mundial. Devemos destacar que quando Lasker proclamou-se Campeo Mundial, recebeu muitas crticas por parte dos mais fortes apreciadores do xadrez de ento, principalmente do dr. Tarrasch, quem no lhe considerava com classe suficiente para ostentar tal ttulo. Sem dvida, devemos destacar tambm, que a partir de sua vitria sobre Steinitz, que verdadeiramente comea a brilhante carreira do novo Campeo Mundial. O dr. Tarrasch, por motivos profissionais, recusou jogar, sendo assim, participaram deste torneio apenas os 5 dos 6 enxadristas convidados, e constitui um sensacional triunfo de Lasker que se imps claramente, mas tambm uma prova de que Steinitz no estava acabado, pois finalizou em 2, como se pode ver no quadro de classificao que segue:

TORNEIO DE SO PETESBURGO, 1895-96 13Dez1895 - 27Jan1896 Lasker Steinitz Pillsbury Tchigorin 1 xxxxxx 0010 110 0000 2 1101 xxxxxx 0000 10011 3 001 1111 xxxxxx 00011 4 1111 01100 11100 xxxxxx Tot 11,5 9,5 8,0 7,0

Lasker x Steinitz New York, Filadlfia e Montreal 15Mar - 26Mai1894 Steinitz Lasker Steinitz Lasker 11 0 1 1 0 1 12 2 1 0 13 1 0 3 0 1 14 1 0 4 1 0 5 15 0 1 6 16 0 1 7 0 1 17 1 0 8 0 1 9 0 1 18 10 0 1 19 0 1 Tot 7,0 12,0

Lasker comeou o match de Brancas. ABERTURAS Eslava Francesa Gambito da Dama Italiana Ruy Lopez N DAS PARTIDAS 14 8 10, 11, 12, 15, 16, 18, 19 4, 6, 17 1, 2, 3, 5, 7, 9, 13
A SEGUIR: VI Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Steinitz, 1896-97

TOTAL 1 1 7 3 7

% 5 5 37 16 37

FINAIS I
3.2. Rei e Peo x Rei e Peo Diagrama: Rg4, f6 x Rg2 h3 1 ? (1-0) PLANO ***** Promover o Peo. Os dois so passados, mas as Brancas ganham porque promovem primeiro. As Brancas tentam chegar ao diagrama com os Reis em oposio Rg3 x Rg1, para seguir com mate de Dama em f3 ou g2. PROCEDIMENTO ***** 1 f7 h2 2 f8=D h1=D 3 Df3+ Rg1 E se 3 ... Rh2 ? *****

Seguiria 4 Dg3++. Continuando a linha principal: 4 De3+ Rf1 E se 4 ... Rg2 ? ***** Seguiria 5 De2+ Rg1 6 Rg3!! (1-0) Continuando a linha principal: 5 Dc1+ Rg2 6 Dd2+ Rg1 7 De1+ Rg2 8 De2+ Rg1 9 Rg3 !! (1-0) Diagrama: Rh2, a3 x Ra2, f3 Autor: H. Rinck, 1922 1? (1-0) PLANO ***** O Branco deve procurar manobrar o Rei ocupando a casa de promoo do Peo negro enquanto disparam seu Peo na coluna a. PROCEDIMENTO ***** 1 a4 Rb3 2 a5 Rc3 Analise 2 ... Rc4 ***** 3 a6 Rd3 4 a7 f2 5 a8=D f1=D Observe como o Rei e a Dama esto na mesma diagonal! 6 Da6+ (1-0) Continuando a linha principal: 3 Rg1!! Analise 3 h6 e 3 Rg3. ***** a) 3 a6 3 a6? Rd2! Note como o Rei e a futura Dama no ficaro na mesma diagonal! 4 a7 c2 5 Rg2 Re2 (=) b) 3 Rg3 3 Rg3? Rd4! 4 a6 Re3 5 a7 f2 (=) Continuando a linha principal: 3 ... Rd4 4 a6 Re3 5 Rf1! (1-0) Diagrama: f2, Rg4 x e4, Rh2 Autor: Duclos, 1904 1 ... ? (=) PLANO ***** Sacrificar o Peo para conseguir a oposio e consequentemente o empate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... e3!! 2 fe3 Agora no h horizontal entre o Rei e o Peo para o ganho de tempo. 2 ... Rg6 Ganhando a oposio. 3 Rf4 Rf6 Re4 Re6 (=) Analise 1 ... Rg6. *****

1 ... Rg6 2 Rf4 Rf6 3 Re4 Re6 4 Rf4 Rf6 5 f3 (1-0) As Brancas recuperam a oposio com uma perda de tempo.
A SEGUIR: 3.3. Rei e dois Pees x Rei

TTICA I
1.6. Princpio da promoo do Peo O lado que promove o Peo ganha extraordinariamente em poder; da o adversrio precisar impedir a promoo, quer capturando o Peo, quer bloqueando seu avano. O Peo estando defendido na casa de promoo, sua captura determinar o ganho da pea que a tomou. Quando bloqueado, um ataque pea bloqueadora determinar sua retirada ou sua captura. Em ambos os casos, ganha-se material.
Diagrama:

d7, Cc6 x Tg8 1 ? Ganham material PLANO ***** Promover o Peo para ganhar a Torre adversria. PROCEDIMENTO ***** 1 d8=D Td8 2 Cd8
Diagrama:

d7, Ca7, Bf5 x Td8 1 ? Ganham material PLANO ***** Idem ao anterior. PROCEDIMENTO ***** 1 Cc6 Ta8 2 d8=D Td8 3 Cd8
A SEGUIR: 2. Pregaduras

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2. PAUL MORPHY A biografia deste eminentssimo jogador, o maior de todos os mestres do xadrez explicada em poucas palavras. Paul Morphy nasceu em New Orleans, 1837. No ano de 1857, participando no I Torneio Americano, ganhou o primeiro prmio, diante do mestre alemo L. Paulsen.

Durante os anos que se seguiram, visitou a Europa a fim de provar suas foras com os mestres do continente. Tantos quantos lhe foram apresentados, foram vencidos. Os encontros mais significativos que teve foram contra Lwenthal, Harrwitz e Anderssen, sendo o primeiro em Londres e os dois ltimos em Paris. Pouco tempo depois, j satisfeito de torneios e matches, regressou a sua cidade natal, onde morreu a 10 de julho de 1884. Era censurado porque para ganhar um miservel Peo, trocava as Damas. Hoje em dia, muitos aficcionados admiram o jogo aberto de Morphy. Hoje em dia um enxadrista iniciante, compreende facilmente o jogo aberto, mas na poca de Morphy no. A ele devemos nossa compreenso de hoje. A superioridade de Morphy sobre seus contemporneos baseia-se em que foi o primeiro a compreender a essncia das posies abertas. Diz-se que uma posio aberta quando, sendo trocados vrios Pees do centro, fornecem s peas linhas livres. As aberturas que comeam com 1 e4 e5, so as mais predestinadas a conduzir a posies abertas, porque a idia seguir com d4 e a troca de Pees do centro. Nas aberturas 1 d4 d5, ocorre o contrrio. O lance 2 e4, muito mais difcil, pois as Brancas no podem defender sua casa e4. As partidas com abertura do Peo da Dama, conduzem quase sempre a posies fechadas. Nas posies abertas, as peas desenvolvem-se rapidamente, e esta era a especialidade de Morphy. Antes de tudo, desenvolvia rapidamente as peas, chegava a um jogo ativo e no perdia tempos. Em contrapartida ao principio do desenvolvimento de Morphy, encontramos entre seus contemporneos, ataques prematuros por causa do desenvolvimento insuficiente ou lances suprfluos em momentos desesperados de defesa.
A SEGUIR: 2.1. Partida n 1 Mobile, 1885 Gambito Escocs Meek x Morphy

EXERCCIOS
Diagrama 6.1 a3, b3, d4, d5, e3, e5, f2, Ba6, Bb2, Tc1, Dc2, Te1, Rf1 x a5, b6, c7, e6, f4, h7, Cc6, Tf8, Dg5, Rg8, Th2 Santiago do Chile, 1959 Pachman x Fischer Pachman tem uma pea de vantagem e ameaa capturar outra. em troca, Fischer organizou um perigoso contra-ataque no flanco do Rei e aps ... fe3, abririam uma nova linha de ataque contra f2. Se Pachman pudesse transferir seu Rei ao flanco da Dama, refutando a ao das peas adversrias, haveriam dado um decisivo passo em direo ao triunfo. O problema consiste em saber se a fuga possvel, comeando com o lance 1 Re2. Mas Pachman abandona esta idia. Por que? PLANO ***** TEMA: Ataque contra o Rei centralizado, Torres na 7 horizontal. O Rei est na mesma horizontal que sua Dama, onde j age uma Torre. PROCEDIMENTO ***** Se 1 Re2, ento 1 ... fe3 2 Rd3 Tff2 3 Tg1 Td2+, etc. O que aconteceria se 3 Dc6?

***** 3 ... Df5+ 4 Rc3 Tf2+. Existe uma outra variante contra 1 Re2 que tambm deve ser levada em considerao, 1 ... Tf2+. Analisea. ***** 2 Rf2 fe3+ 3 Re2 Tf2+ 4 Rd3 Dg6+ 5 Rc3 Tc2+ 6 Tc2 Cb4! Por estes motivos Pachman jogou: 1 e4 O que Pachman pretendeu com este lance? ***** Evitar a abertura da coluna f. 1 ... f3 2 Re1 Forado. Por que? ***** Pela ameaa de mate: ... Th1++. E se agora Fischer joga 2 ... Dg1, as Brancas podem responder com 3 Bf1? ***** No, se 3 Bf1??, segue 3 ... Df1+. Ento qual foi a idia de Pachman ao fazer este lance? PLANO ***** Colocar o Rei em local seguro: d3 ou c3. PROCEDIMENTO ***** Se 2 ... Dg1+ 3 Rd2 E temos duas variantes: a) 3 ... Df2+ Rc3. b) 3 ... Tf2+ Re3. E o risco passou. E se 2 ... Th1? ***** 3 Bf1 Tf1+ 4 Rf1 Dg2+ 5 Re1 Dg1+ 6 Rd2. E se 2 ... Dg2? ***** Simplesmente 3 Rd2. Observe como Fischer no poderia utilizar sua Torre de f8 nestas subvariantes. 2 ... Tf5! O que ameaa Fischer? ***** 3 ... Tg4 seguido de 4 ... Tg1+ 3 Bf1 Qual a inteno de Pachman? ***** Transpor peas. Se 3 ... Tg4, segue 4 Dd3 e eventualmente 5 De3, facilitando ao Rei a fuga via d2. 3 ... Dg1? Este lance tem duplo objetivo, quais? ***** 4 ... Df1+ ou 4 ... Te4+. 4 dc6!! As Brancas ignoram as terrveis ameaas inimigas. Analise 4 ... Df1+ e Te4. a) 4 ... Df1 ***** 5 Rd2 Tf2+ 6 Re3!

A Torre negra de f4 est atacada, e as Brancas tem vantagem material suficiente. b) 4 ... Te4+ ***** 5 Rd2 Tf2+ 6 Rc3 Tc2+ 7 Rc2 Com posio ganha para as Brancas. Possuem Torre e 2 Bispos contra Dama e Peo de vantagem, e depois de Bc4, a ruptura d5 muito forte. O Peo f negro no perigoso porque sua casa de promoo est superdefendida. Com os exerccios feitos, podemos tirar algumas concluses: 1. indispensvel fixar o objetivo que se quer alcanar mediante o desenrolar de lances sucessivos. existe uma grande diferena entre um plano ttico e outro estratgico. A meta estratgica em uma partida chegar a uma determinada posio, ainda que devam efetuar-se durante a marcha, imprevistas retificaes. O plano ttico mais concreto e imediato. 2.Compreenda com clareza que os meios de que dispe, bastam para o fim proposto e valorize as possibilidades do adversrio para impedi-lo. 3.Calcule com antecedncia lance por lance (tanto a manobra quanto a combinao), assim como as possibilidades de resposta do adversrio. Analise sistematicamente e por ordem de subvariante. 4.Se a posio final de uma das variantes no est clara (se voc no conseguir ver o mate, tablas, vantagem material, posio de fcil empate), reveja a anlise desde o incio e comprove se corresponde ao plano ttico proposto. No pr-clculo de muitas posies encontraremos com freqncia algumas variantes jogadas que a princpio no tnhamos levado em considerao, mas que podem ser teis em outras variantes da mesma posio. Atravs da anlise descobrimos novas e surpreendentes lances que a priori nos passaram desapercebidas. Diagrama 6.2 b3, e4, f5, h3, Td6, Bf3, Tg2, Rh1, Ch2 x b5, f6, h5, Tc3, Bf4, Tf8, Rh8 Nikitin x N. N. Ajedrez en Rssia As Negras acabaram de sacrificar uma pea, com a suposio que podero continuar com ... Bh2, seguido de Tf3, recuperando o material. Mas as Brancas ganharam rapidamente contestando: 1 e5! O vencedor conta, na revista Ajedrez en Rssia como encontrou esta continuao decisiva: A primeira vista parece que a Torre de d6 deve deslocar-se, mas falta uma casa onde possa ter jogo ativo. Seria um grande erro 1 Tb6?? (com a inteno de, se 1 ... Bh2?, contestar com 2 Rh2 Tf3 3 Tb5, ganhando um Peo por causa de... Tente descobrir antes de prosseguir o Tema e o Procedimento. ***** Tema: Duplo de Bispo ao Rei e Torre. 1 ... Tc1+ 2 Tg1 Tg1+ 3 Rg1 Be3+ (0-1) ... Outra possibilidade a ocupao da stima horizontal, 1 Td7. Depois da natural resposta 1 ... Bh2, as brancas podem continuar com ... Descubra voc o Tema e o Procedimento. ***** Tema: Torre na 7 horizontal. 2 T2g7 com ameaa de mate em 2. ... Mas Nikitin percebeu que as Negras poderiam continuar aqui com 2 ... Td8! e com a forada liquidao, resultaria um final de Torres dificlimo de ganhar. Entretanto, esta linha lhe proporcionou a idia de que, se no existisse o Peo e, as Brancas disporiam de sua casa d5 para o Bispo, e o mate seria um fato. Surgiu ento a idia de jogar 1 e5, mas era necessrio examinar as diversas variantes. Se as Negras contestam 1 ... Bh2, seguiria ...

Descubra voc o Tema e o Procedimento. ***** Tema: Princpio da Promoo do Peo. 2 Rh2 Tf3 3 e6 (1-0), se 3 ... Tb3 4 e7 Te8 5 Td8 (1-0), ... e a captura do Peo, (seja por 1 ... fe5 ou 1 ... Be5) permite as brancas a continuao da linha principal A partida transcorreu assim: 1 ... Be5 2 Td7 Bh2 Por que? ***** Porque caso contrrio, as Brancas manteriam a vantagem material. 3 T2g7 Td8 Ou 3 ... Tb8 Descubra voc a linha de mate. ***** Tema: Combinao de Mate. 4 Th7+ Rg8 5 Bd5+ Rf8 6 Th8++ (1-0) O surpreendente 1 e5! foi consequncia da anlise das possveis retiradas da Torre branca em d6. BIBLIOGRAFIA

LOS CAMPEONATOS DEL MUNDO - DE STEINITZ A ALEKHINE Pablo Moran, Ediciones Martinez Roca, S.A., Barcelona - Espanha Pgs. 19-21 e 92-101 XADREZ BSICO Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini, Edies Ouro, So Paulo - Brasil Pgs. 120-121 e 205-206 LOS GRANDES MAESTROS DEL TABLERO Ricardo Reti, Club de Ajedrez Pgs. 23 TCTICA MODERNA EN AJEDREZ - Tomo I Ludeck Pachman, Colecion Escaques, Martinez Roca, Barcelona - Espanha Pgs. 20-22

Apostila 7

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
VI CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Steinitz, 1896-97 Ao classificar-se em segundo lugar no Torneio de San Petesburgo, Steinitz se encontrou de novo s portas do Ttulo Mundial, e como jamais foi homem que dormisse sobre suas glrias, aceita em seguida um match com Schiffers, o enxadrista russo de maior talento depois de Tchigorin. O match

celebrou-se em Rostow e Steinitz venceu por +6 -4 =1, aps dura batalha, onde demonstrou que, se bem que conservasse suas grandes qualidades enxadrsticas, sua sade comeava a debilitar. Apesar de tudo, decide participar do Torneio de Nuremberg, 1896, onde o Campeo Mundial obtm outro ressonante xito ao vence-lo, enquanto que Steinitz consegue apenas o sexto lugar. Estaria Steinitz acabado? No acredite nisto. Bem verdade que j tinha idade avanada e que se encontrava doente, mas tinha f em si mesmo e partiu para Moscou cheio de iluses, no sem antes preparar-se conscientemente, quer seja com estudos tericos, ou com curas em balnerios. O segundo match Lasker x Steinitz, comeou em 06 de novembro de 1896, em Moscou, com as mesmas condies do anterior, ou seja, venceria o primeiro que ganhasse 10 partidas. O resultado no poderia ser mais desastroso para Steinitz, j que perdeu as quatro primeiras partidas, empatou a quinta, voltou a perder a sexta, chegou a empatar a stima, oitava e nona, para ser derrotado na dcima e dcima primeira. Mas nem assim se rende, e todavia tem brio para conseguir sua primeira vitria na partida nmero doze. Poderia reverter o adverso placar? Ele tentou e voltou a vencer a dcima terceira, mas estas duas batalhas acabaram com suas foras e Lasker se imps sem maiores dificuldades, ganhando por +10 -2 =5. Esta segunda derrota diante de Lasker foi um duro golpe para Steinitz, mas sempre desportivo, pouco depois escrevia em um jornal de New York: Por que fui derrotado de forma to lamentvel? Em primeiro lugar, porque Lasker o maior enxadrista que j encontrei; possivelmente o maior que j existiu. Ao afirmar expressamente isto, parecer que quero desculpar-me, rebaixando, ao mesmo tempo a outros rivais, mas sou incapaz de fazer tal coisa referindo-me mestres de primeira categoria. Certa vez disse estas, ou parecidas, palavras, que um mestre no tem direito de sentir-se doente em uma prova, assim como um general em um campo de batalha. E permaneo fiel a este pensamento. E Steinitz, ainda que se negasse a reconhecer, estava doente e envelhecido. Envelhecido pelos anos e pela dura luta pela sobrevivncia, pois sempre foi pobre e cheio de problemas. Depois do match com Lasker foi internado em um sanatrio na Rssia e submetido observao, mas curou-se e voltou a lutar em torneios, ainda que o xito j no lhe voltasse a sorrir. Em seu retorno aos Estados Unidos, foi objeto de uma carinhosa recepo, e quando, no ano seguinte se disps a partir para participar no Torneio de Viena, 1898, quando se comemorava o jubileu do imperador Francisco Jos, um jornalista lhe perguntou: Mestre, j no ganhou o senhor suficientes glrias para deixar o lugar para os jovens? Posso ceder-lhes a glria, mas os prmios, no - foi a resposta de Steinitz. Tampouco foram importantes os prmios que obteve, pois em Viena, classificou-se em quarto lugar, o que deixaria a qualquer um satisfeito, menos ao grande Steinitz; em Colnia, no mesmo ano, em quinto, e sua ltima atuao foi no Torneio de Londres, 1899, onde finalizou na dcima primeira posio, empatado com W. Cohn. Seus ltimos dias foram muito tristes, vivendo praticamente de caridade e com claros sintomas de loucura. Contam que afirmava ter inventado um meio para comunicar-se por meio da eletricidade com Deus, a quem podia dar a vantagem de um Peo e da sada. Com sua morte, em 1900, o mundo perdeu o homem que havia revolucionado o xadrez, terminando sua vida em total misria.

Durante toda sua vida desenvolveu um grande trabalho jornalstico pelo xadrez, primeiro na Inglaterra e mais tarde, na Amrica do Norte. Editou a revista mensal The Internacional Chess Magazine em New York, de 1885 a 1891 e publicou os livros The Modern Chess Instructor, dois volumes, 1889 e 1895, e The sixth American Chess Congress, 1889. Lasker x Steinitz Moscou 06Nov1896 - 14Jan1897 Lasker Steinitz Lasker Steinitz 1 1 0 11 1 0 2 1 0 12 0 1 3 1 0 13 0 1 4 1 0 5 14 1 0 6 1 0 15 7 16 1 0 8 9 17 1 0 10 1 0 Tot 12,5 4,5

Steinitz comeou o match de Brancas. ABERTURAS Italiana Ruy Lopez Gambito da Dama N DAS PARTIDAS 1, 3, 6 2, 4, 8, 10, 12, 14, 16 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17
A SEGUIR: VII Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Marshall, 1907

TOTAL 3 7 7

% 18 41 41

FINAIS I
3.3. Rei e dois Pees x Rei Diagrama: Ra4, a7, b6 x Rb7 1 ? (1-0) PLANO ***** Chegar posio bsica com o Rei na 6 horizontal. PROCEDIMENTO ***** 1 Rb5 Ra8 2 Rc5 Rb7 3 a8D+ Ra8 4 Rc6 Rb8 5 b7 Ra7 6 Rc7 (1-0) Diagrama: Rg1, f4, h4 x Rg6 1 ... ? (1-0) PLANO ***** Quando dois Pees esto na mesma horizontal, separados por uma casa, impede-se a captura de um, avanando-se o outro. A posio de defesa dos Pees, corresponde a um salto de Cavalo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rh5 2 f5!

E o Peo h no pode ser capturado. Se 1 ... Rf5 2 h6! Se 1 ... Rg7, as Brancas devem aproximar o Rei e no jogar: a) 2 h5? por 2 ... Rh6. b) 2 f5? por 2 ... Rf6. Em ambas as variantes as Negras ganham um Peo. 2 ... Rh6 3 Rg2 Rg7 4 h5 Rf6 5 h6 Rf7 6 Rg3 Rg8 7 f6 Rh7 8 f7 (1-0)
A SEGUIR: 3.4. Rei e dois Pees x Rei e Peo

TTICA I
2. PREGADURAS Pea pregada aquela que ameaada por outra inimiga no pode, contudo, mover-se, sem determinar dificuldades maiores. Diagrama: a3, b2, c3, e4, f2, g2, h2, Dd1, Re1, Th1 x a7, b6, c5, f7, g7, h7, Re8, De7, Th8 1? 1 0-0 De4? Agora as Brancas jogam e ganham, graas ao erro negro. Na ambio de ganhar o Peo, as Negras no percebem que colocam sua Dama numa coluna onde encontra-se seu Rei. PLANO ***** A Dama negra encontra-se numa coluna aberta onde encontra-se seu Rei. Uma Torre posicionada nesta coluna, capturaria a Dama, pois esta no poderia fugir por causa de seu Rei. PROCEDIMENTO ***** 2 Te1 (1-0) Diagrama: Rf2, Tg2, Tg8 x De5, Rh4 1 ? (1-0) PLANO ***** Atrair a Dama para a coluna h (onde encontra-se o Rei), para ento dar xeque e enquanto o Rei foge, a Dama capturada. PROCEDIMENTO ***** 1 Th8+ Dh8 2 Th2+ (1-0) Diagrama: Ba7, a6, Rc3, Te3 x Ce5, Df4, Rh8 1 Te5 De5? Agora as Brancas jogam e ganham, graas ao erro negro. PLANO ***** A Dama e o Rei encontram-se na mesma diagonal e as Brancas possuem um Bispo que pode domina-la, pregando a Dama. PROCEDIMENTO

***** 1 Bd4 (1-0) Observe que ainda que 1 ... Dd4, segue 2 Rd4 e as Brancas ganham porque promovem o Peo. Diagrama: c4, Be2, e3, Tf2 Rh3 x c5, Re6, Tf7, Bg6 1? 1 Bg4+ Bf5? Como voc se aproveitaria do erro negro? PLANO ***** Atrair a Torre negra para a diagonal h3-c8, onde j age o Bispo branco, deixando-a cravada. PROCEDIMENTO ***** 2 Tf5! Tf5 3 e4 Rf6 4 ef5 (1-0) Diagrama: d4, Ce2, De3, e5, Rf2, Tf6, Tg7, h3 x Da2, Ba6, Tc7, Rc8, d5, e6, f7, Tf8, h4 Brancas: Chatard Analise a posio sob o ponto de vista negro. Encontre um possvel plano para o segundo jogador. ***** O Cavalo branco est pregado pela Dama negra. H ainda a ameaa de Tc2, reforando o ataque sob o Cavalo branco. Mas as Brancas tomam providncias e seu primeiro lance parece muito inocente. 1 Tg1! Be2 Brancas jogam e ganham, como? PLANO ***** Explorar a possibilidade de pregadura da Torre negra na coluna c. PROCEDIMENTO ***** 2 De2 Tc2 O Branco parece perdido! 3 Tc1! Agora a Torre negra que ficou pregada. Sobre esta pea convergem duas brancas, a Dama e a Torre, ameaando captura-la. Ainda a Torre negra no pode deslocar-se pela ameaa das Brancas Da2. Verdadeiro duelo de pregadura contra pregadura, ou melhor ainda, de caador caado A SEGUIR: 3. Promoes

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO Paul Morphy


2.1. Partida n 1 New York, 1855 Gambito Escocs Meek x Morphy 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 d4 ed4 O lance 3 ... ed4, na verdade no um lance de desenvolvimento, mas sem dvida, no uma perda de tempo, pois se as Brancas quiserem ganhar um Peo a seguir ou mais tarde, tero de jogar Cd4, que

tampouco um lance de desenvolvimento, pois move uma pea que j havia jogado, o Cavalo de f3. Se as Negras contestassem com 4 ... Cd4, esta troca seria uma perda de tempo, pois as Brancas com 5 Dd4, desenvolveriam uma pea que at agora no tinha ao. Se refletirmos sobre a posio antes desta troca errada, vemos que ambos os lados desenvolveram uma pea, as Brancas o Cd4, as Negras Cc6. Depois da troca, as Brancas teriam uma pea desenvolvida, a Dama em d4, em troca, as Negras nenhuma em jogo. Portanto, deve-se reconhecer pelo resultado desta troca, que foi uma maneira drstica de perda de tempo. Outra coisa se as Brancas, por exemplo, na Abertura Escandinava, depois de 1 e4 d5, continuam com 2 ed5, pois as Negras perdem um tempo por 2 ... Dd5, pois est exposta em d5, onde as Brancas ganham um tempo com 3 Cc3. Esta abertura (linha principal) tem o nome de Abertura Escocesa. J que o Peo d4 est atacado e no pode ser bem defendido, as Negras no tem melhor contestao que a escolhida. A resposta mais usada 4 Cd4, pois aparentemente, e graas ao Peo e4, as Brancas tm maior domnio central e tambm um jogo mais livre. Sem dvida, esta vantagem passageira, pois as Negras podem atacar ou trocar o Peo de e4, que aps manobra pode alcanar a troca por meio de ... d5. Observe como mais importante compreender o plano das Aberturas do que decorar variantes! Os melhores lances para o Negro sero os de desenvolvimento, que dominam as casas d5 e e5, pois somente desta forma se desvia o Peo pressionador e4, para poder jogar ... d5. J o Branco, somente podero aproveitar-se da aparente vantagem se chegar a dominar os pontos e4 e d5, para atrasar o desenvolvimento do jogo negro com d5. Ambos se empenharo em encontrar tais lances de desenvolvimento que ataquem as casas citadas. Assim resultam as seguintes combinaes: 4 Cd4 Cf6 (atacando d5 e e4) 5 Cc3 (defendendo e4 e d5) Bb4 (continuando o ataque) 6 Cc6 (as Brancas no tem melhor continuao para abrir e4 do que esta preparao para o lance Bd3) bc6 7 Bd3 d5. As Negras conseguiram seu objetivo, trocaram o Peo de e4, com equilbrio. 4 Bc4 Este lance no desvantajoso, ainda que se sacrifique um Peo, obtm um rpido desenvolvimento. Caracterstica do Gambito Escocs. Mas as Brancas cometem o erro, que veremos, no para jogar o Gambito com rpido desenvolvimento, mas com o interesse de um ataque prematuro contra a casa f7, idias prprias daquele tempo e cuja deficincia foi provada por Morphy. 4 ... Bc5 5 Cg5 Isto um erro por dois fundamentos: 1 As Brancas nesta posio aberta jogam a mesma pea duas vezes, que havia sido desenvolvida, portanto, perdem um tempo, enquanto que as Negras conseguem uma vantagem no desenvolvimento. 2 As Brancas esquecem que a Abertura uma luta no centro e, com o lance do texto, cede imediatamente ao adversrio o domnio do mesmo. A continuao melhor aqui seria 5 c3 para continuar depois de 5 ... dc3 com 6 Bf7+ Rf7 7 Dd5+. 5 ... Ch6 As Negras defendem-se com um lance de desenvolvimento. Se tivessem jogado 5 ... Ce5, que tambm defende f7 e ataca c4, teria cometido o mesmo erro branco de jogar duas vezes a mesma pea na abertura. Graas a esta seqncia, no decorrer da partida, as Brancas chegaram vantagem. 6 Cf7 Cf7 7 Bf7+ Rf7 8 Dh5+ Os principiantes apreciam este tipo de combinao, mas um jogador experiente, teme diante dela, pois as peas brancas desenvolvidas desaparecem do tabuleiro, e as que permanecem esto ainda na posio inicial. Logo, no resulta um ataque vencedor! 8 ... g6 9 Dc5 Somente uma pea branca est desenvolvida, a Dama, e, logo estar exposta ao ataque adversrio. Desta forma, o Negro chega a uma vantagem decisiva rapidamente. Se o Negro, tivesse jogado 5 ... Ce5, teramos o mesmo diagrama, mas com a diferena de que o Cavalo do Rei estaria restringido em g8, devido a seguinte continuao: 6 Cf7 Cf7 7 Bf7+ Rf7 8 Dh5+ g6 Dc5, etc. 9 ... d6 10 Db5 Te8 11 Db3+ As Brancas, por jogarem errado com a Dama, perdem tempo. Agora inicia-se a vitria de Morphy, de forma gratificante. Deveria ter jogado 11 0-0. 11 ... d5 12 f3 Ca5 13 Dd3 de4 14 fe4 Dh4+ 15 g3 Te4+ 16 Rf2 De7 17 Cd2 Agora segue uma bonita combinao baseada na situao em que a Dama branca no pode, nem deve abandonar o apoio da casa e2.

17 ... Te3 18 Db5 c6 19 Df1 Bh3 20 Dd1 Tf8 Os principiantes que no calor da luta somente jogam com as peas que tm desenvolvidas, esquecem de trazer as reservas, podem aprender muito com este lance! 21 Cf3 Re8 (0-1)
A SEGUIR: 2.2. Partida n 2 New York, 1857 Gambito Escocs Th. Lichtenhein x Morphy

EXERCCIOS
Diagrama 7.1 b4, c3, f2, h4, Ta5, Bc2 Bd4, De3 Rg1 x b5, c4 e4, g6, h7, Bb7, Td7, Cf4, Df5, Rg8 Lee x Lasker Londres, 1899 1 ... ? Anloga, mas mais difcil de resolver a posio deste diagrama. O ento Campeo Mundial ganhou brilhantemente comeando com: 1 ... Td4! Como pde descobrir tal lance? Previamente Lasker considerou a lgica continuao 1 ... Dg4+ 2 Rf1. Analise 2 Dg3. ***** Tema: Duplo de Cavalo ao Rei e Dama. 2 ... Ce2+ (0-1). Prosseguindo a anlise, 2 ... Dg2+ 3 Re1 Dg1+ 4 Rd2, com posio vantajosa para as Negras, que tem um Peo a mais, com o Rei adversrio no centro do tabuleiro. Mas no se deve buscar uma forma de ganhar rapidamente. Sem dvida, Lasker considerou aqui, que depois de 4 ... Td4+ 5 cd4 c3+ 6 Dc3 Df2+ 7 Rd1 e3, mas isto falha, pois as Brancas poderiam contestar a 4 ... Td4+? com 5 Dd4. Reconsiderando a posio, se deu conta de que jogando em seguida 1 ... Td4, as Brancas no poderiam tomar com a Dama por causa de ... Ser que voc descobre? ***** Tema: Duplo de Cavalo. Se 2 Dd4 Ce2+ (0-1). Em consequncia, toda a combinao pode desenrolar-se da forma prevista: 2 cd4 Dg4+ 3 Rf1 Dg2+ 4 Re1 Dg1+ 5 Rd2 c3+ 6 Dc3 Por que no se deve jogar 6 Rc3? ? ***** Tema: Duplo de Cavalo. Por 6 ... Cd5+ (0-1). Prosseguindo a linha principal: 6 ... Df2+ 7 Rd1 Por que no se deve jogar 7 Rc1? ? ***** Tema: Duplo de Cavalo. Por 7 ... Ce2+ (0-1). 7 ... e3 8 Bb3+ Rg7 9 d5+ Rh6 10 De1 Bc8! (0-1) As Brancas abandonaram. Por que? ***** Tema: Desvio de Pea Defensiva e Promoo de Peo. As Negras ameaam o inevitvel ... Bg4+, e depois de 11 Df2 ef2 com promoo inevitvel.

Quando Lasker efetuou seu primeiro lance, provavelmente no calculou totalmente o desenlace desta combinao, mas considerou que aps 6 ... Df2+ a posio resultante era suficiente para ganhar. Os elementos onde podia apoiar tal idia eram o Peo livre de e3, a desfavorvel posio do Rei branco e o exlio da Torre branca de a5. Tarrasch encontrou, mais tarde um segundo caminho vencedor: 1 ... Dg4+ 2 Rf1 Dg2+ 3 Re1 Dg1+ 4 Rd2 Cg2 5 De2 e3+! 6 fe3 Bf3!, etc. Esta linha mais curta que a seguida por Lasker. Para a tcnica do prclculo, este fato no tem muita importncia. Quando se est jogando uma partida de torneio e encontra-se uma variante que conduz com segurana vitria, raramente perde-se tempo em buscar outra. Isto justifica o fato de Lasker no ter feito a continuao recomendada por Tarrasch. No clculo prvio de posies complicadas, cometem-se erros tpicos. Um dos mais freqentes a omisso dos lances chamados intermedirios. Se em nosso plano esquecemos o direito do adversrio de procurar lances ocultos ou imprevistos que possam virar a posio, provvel que surja um contratempo. O lance intermedirio baseia-se em motivos muito simples. Por exemplo, no retirar uma pea atacada para ameaar antes a do adversrio. Depois dos lances 1 d4 Cf6 2 f4 e6 3 Cc3 Bb4 4 e3 Cc6 5 Bd3 e5 6 d5, as Negras podem retirar o Cavalo at as casas e7 ou b8 (tambm aps a troca prvia 6 ... Bc3+, para debilitar a formao de Pees inimiga). Mas existe a possibilidade de intercalar o lance 6 ... e4!, e se 7 Be2 (ou 7 Bf1), pode seguir ento o ativo lance 7 ... Ce5. Diagrama 7.2 a2, b3, d5, e4, f2, g4, h3, Ta1, Bb2, Bc2, Dd1, Cd2, Tf1, Rg1, Ch4 x a6, b5, c5, d6, f7, g7, h7, Ta8, Cb8, Dd8, Be7, Cf6, Rf8, Bg6, Th8 Bochum, 1958 Christoph x Rautenberg 1 ... ? 1 ... Be4? O melhor era 1 ... Cfd7. 2 Ce4 Ce4 O Negro acreditou que a pea havia sido recuperada, pois o Cavalo branco de h4 est indefeso, ganhando o Peo. Mas as Brancas deram uma resposta desagradvel: PLANO ***** TEMA: Xeque intermedirio PROCEDIMENTO ***** 3 Bg7+ E os lances negros so agora todos forados! Rg7 4 Cf5+ Rf8 5 Be4 E o material est equilibrado, mas as Brancas tem superioridade posicional, pois seu Cavalo est numa posio privilegiada enquanto o Rei negro est deficiente.

Apostila 8

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
VII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Marshall, 1907 A personalidade de Lasker se estendeu a outros campos alheios ao xadrez, pois o objetivo de converter-se em Campeo Mundial voltou a seus estudos de matemtica e filosofia, doutorando-se brilhantemente na Universidade de Eriangen, em 1900. Tambm adquiriu renome, escrevendo obras filosficas como Der Kampt (A luta), em 1907, e Das Begreifen der Welt (A compreenso do mundo). Como escritor de xadrez, fora as colaboraes em jornais e revistas, publicou O sentido comum no xadrez; Manual de xadrez, nos quais expressa seu modo de entender o jogo, O Torneio de San Petesburgo, 1909; Lasker x Tarrasch, 1916; Lasker x Capablanca, 1921; Alekhine x Bogoljubow, 1934 e na Amrica do Norte editou a revista Lasker's Chess Magazine, de 1904 a 1908. Para Lasker o xadrez era antes de tudo uma luta e tudo subordinou a este fim. Veja o que disse Reti a respeito dele em sua obra Os grandes mestres do tabuleiro: Seu segredo consiste no seguinte: o essencial para ele a luta de nervos. Busca por meio da partida atacar em primeiro lugar o equilbrio psicolgico do adversrio. Sabe produzir nesta queda nervosa que corrente aps um erro cometido, e faz que esta queda seja precisamente a origem e a causa de um prximo erro. Como consegue? Estuda as partidas, a forma de jogar, a fora e a fraqueza dos mestres com os quais vai jogar. No busca os melhores lances, mas os mais desagradveis ao adversrio, guiando a partida a uma direo que no seja a que agrade seu rival. Sobre este caminho desconhecido por seu oponente, e com lances fracos, propositais, Lasker se encaminha at o abismo, mas criando sempre problemas ao rival. E chega o momento em que o tempo premia, e tem de jogar com rapidez em posies difceis, ento que Lasker usa toda sua verdadeira fora, vem a queda nervosa do adversrio, a catstrofe psicolgica e com ela a catstrofe sobre o tabuleiro. Este era o mtodo de Lasker, o qual, por outro lado, de nada serviria se no possusse extraordinria condio combinativa e exata conscincia da posio, assim como a habilidade fora do comum para jogar finais. Para compreender bem o carter de Lasker, nada melhor do que narrar o que o mestre ingls Winter conta em seu livro Kings of Chess: Na partida que jogamos no torneio de Nottinghan, 1936, situei um Cavalo em uma casa em que podia ser capturado por um Peo. Lasker replicou rapidamente com um lance defensivo e acabou vencendo. Quando terminou a partida, um espectador lhe perguntou por que no havia capturado o Cavalo, e Lasker respondeu: "Eu estava jogando com um forte mestre, e quando um forte mestre pensa hora e meia para um lance, creio que no conveniente fazer o que ele deseja." Desde seu triunfo no Torneio de Londres, 1899, at seu encontro com Marshall, em 1907, a atividade de Lasker no foi muito extensa, reduzindo-se ao Torneio de Paris, 1900, que ganhou em brilhante estilo; um match com abertura selecionada com Tchigorin, que perdeu por +1-2=3, em Brighton (Inglaterra), 1903; o torneio de Cambridge Springs, 1094, vencido por Marshall, onde empatou em segundo lugar com Janowski, e sua vitria no pequeno Torneio de Trenton Falls, 1906. Frank James Marshall (New York, 1877 - 1944), foi um dos enxadristas mais simpticos e de jogo mais alegre e agressivo que jamais haviam existido. Sua carreira enxadrstica foi muito longa e deteve o ttulo de Campeo dos Estados Unidos por 27 anos, at 1936, quando deixou o ttulo vago por deciso prpria. Seus xitos mais importantes foram o primeiro lugar no citado Torneio de Cambridge Springs, 1904, e suas vitrias em Scheweningen, 1905; Nuremberg, 1906; New York, 1910; La Habana, 1913 e New York, 1913. Quanto a matches foram numerosssimos os que jogou, ganhando entre outros de Janowski, Paris, 1905 (+8-5=4); Mieses, Berlim, 1908 (+5-4=1); Showalter, Lexington, 1909 (+7-2=3); Janowski, Biarritz, 1912 (+6-2=2) e Janowski, New York, 1916 (+4-1=3). Sem dvida tambm sofreu

srios tropeos, pois foi derrotado por Tarrasch, Nuremberg, 1905 (+1-8=8); Janowski, Suresnes, 1908 (+2-5=3) e Capablanca, New York, 1909 (+1-8=14). Seu estilo de jogo, audaz em demasia, se fez famoso por seus veementes ataques ao monarca adversrio, e por suas combinaes, algumas falsas, que se fizeram populares pelo nome de estelionato, mas que sem dvida, lhe proporcionaram numerosas vitrias. O encontro Lasker x Marshall, teria como vencedor o que primeiro vencesse oito partidas, e se desenvolveu nas cidades norte-americanas de New York, Filadlfia, Memphis, Chicago e Baltimore, de 26Jan a 06Abr, e constituiu um redondo triunfo do campeo, que no permitiu a seu adversrio vitria alguma, finalizando por +8-0=7 a favor de Lasker. O encontro teve pouca histria, j que Lasker venceu as trs partidas iniciais, e depois, serenamente, foi impondo-se pouco a pouco as tentativas audazes de seu rival. Como dado curioso temos que Marshall somente pode ganhar de Lasker em duas ocasies, a primeira quando se enfrentaram no Torneio de Paris, 1900 e a ltima, uma partida de exibio em New York, 1940, enquanto se disputava o Campeonato Norte-americano. Marshall dedicou toda sua vida ao xadrez, e nos legou um delicioso livro titulado Meus 50 anos de xadrez, no qual junto a suas mais belas partidas se encontram numerosas anedotas da poca dourada do xadrez. Lasker x Marshall New York, Philadelphia, Washington, Baltimore, Chicago, Memphis e New York 26Jan - 08Abr1907 Lasker Marshall 1 1 0 2 1 0 3 1 0 4 5 6 7 8 1 0 9 10 11 12 1 0 13 1 0 14 1 0 15 1 0 Tot 11,5 3,5

Marshall comeou o match de Brancas. ABERTURAS Francesa Gambito da Dama Holandesa Ruy Lopez N DAS PARTIDAS 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 3, 5, 7, 9, 13, 15 11 1
A SEGUIR: VIII Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Tarrasch, 1908

TOTAL 7 6 1 1

% 46 40 7 7

FINAIS I
3.4. Rei e dois Pees x Rei e Peo Geralmente as Brancas ganham, mas h excees interessantes. Diagrama: d5, h4, Rd3 x f3, Rf5 1 ... ? (=) PLANO

***** Valorizar o Peo passado, atingindo a casa g2 para auxilia-lo na promoo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rg4! 2 d6 Rg3 3 d7 f2 4 Re2 Rg2 5 d8D f1D+(=) Diagrama A: e7, f6, Re5 x f7, Re8 Diagrama B: d2, e3, Rb1 x d3, Rb3 1? (1-0) PLANO ***** "Os Pees (brancos no caso), estando unidos e um deles sendo passado o ganho fcil.Em ambos os casos, "dar a volta" e tomar o Peo inimigo, para poder promover o seu tranqilamente. PROCEDIMENTO ***** A) 1 Rf5 Rd7 2 Rg5 Re8 3 Rh6 Rd7 4 Rg7 Re8 5 Rg8 Rd7 6 Rf7 (1-0) B) 1 Rc1 Rc4 2 Rd1 Rd5 3 Re1 Re5 4 Rf2 Re4 5 Rg3 Re5 6 Rf3 Rf5 7 e4+ Re5 8 Re3 (1-0) Diagrama: a2, c4, Rc3 x a7, Rc6 Bayer, 1911 1? (1-0) PLANO ***** Chegar a uma posio bsica de Rei e Peo x Rei favorvel ao primeiro jogador, usando para isto o tempo de Peo. PROCEDIMENTO ***** 1 Rd4 Rd5 2 c5+ Rc6 3 Rc4 Rc7 4 Rd5 Rd7 5 c6+ Rc7 6 Rc5 Rc8 7 Rd6 Rd8 8 c7+ Rc8 9 Rc6 a5 10 Rb6 a4 11 a3 Zugzwang. 11 ... Rd7 12 Rb7 (1-0) Diagrama: a4, c3, Rc2 x a5, Rc4 1 ? (1-0) PLANO ***** Observe que se jogassem as Negras, o ganho seria fcil, pois perderiam a oposio. As Brancas devem utilizar uma manobra chamada "triangulao" para chegar a mesma posio, mas tendo o adversrio o lance. PROCEDIMENTO ***** 1 Rb2 Rc5 2 Rc1! Rd5 E se 2 ... Rc4? ***** 3 Rc2, e o objetivo conseguido imediatamente. 3 Rd2 Re4 4 Re2 Rd5 5 Rd3 Rc5 6 c4! Qual o objetivo branco? ***** Entregar o Peo a para progredir com o Peo c. 6 ... Rb4 7 Rd4 Ra4 8 Rc3!! Engenhoso lance de Rei. 8 ... Ra3 9 c5 a4 10 c6 Ra2 11 c7 a3 12 c8D Rb1 13 Rb3 a2 14 Dc2+ Ra1 15 Db2++ (1-0) E se as Negras jogassem 3 ... Rc5 ?

***** Seguiria 4 Rd3 Rd5 5 c4+ Rc5 6 Rc3, e as Brancas ganham como no diagrama anterior. Diagrama: f4, g4, Re3 x f6, Re6 1? Analise a posio. Que resultado ter este diagrama? Qual o plano e o procedimento? ***** Empate. PLANO ***** Chegar a um final de Rei e Peo x Rei empatado, sacrificando seu Peo. PROCEDIMENTO ***** 1 Re4 f5+!! 2 gf5 Rf6 (=) Segue-se ... Rf5 com final empatado.
A SEGUIR: 3.5. Rei e dois Pees x Rei e dois Pees

TTICA I
3. PROMOES Normalmente quando se promove um Peo que atingiu a 8 horizontal, este substitudo por uma Dama, mas h excees em que uma pea de valor inferior mais vantajosa ou decisiva. Diagrama: Rf5, f7, h6 x Rh8 1? (1-0) PLANO ***** O Peo h6 domina a casa de fuga g7. Se existisse uma pea que dominasse h6, h7, h8 e g8 simultaneamente teramos uma posio de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 f8D+ Rh7 2 Dg7++ (1-0) E se o lance fosse negro? PLANO ***** Se o lance fosse negro, seria forado jogar Rh7. Nesta posio, no se pode promover o Peo imediatamente Dama, pois haveria pat. necessrio fazer um lance de espera para promover o Peo com xeque, seguido de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rh7 2 Rf6 Rh8 3 f8D+ (1-0) Diagrama: Rc2, g7 x Ra1 1 ? (1-0) PLANO *****

O Rei branco domina as casas de fuga b1 e b2 (e a possvel b3). necessrio ter uma pea que domine a1, a2 e a3 simultaneamente. Se o Peo g for promovido Dama temos o pat! PROCEDIMENTO ***** 1 g8T Ra2 2 Ta8++ (1-0) Diagrama: d7, Rh7 x Dc6, Rf7 1 ? (=) PLANO ***** As Negras ameaam mate em 2, sendo o primeiro lance das Brancas (tente descobrir), a promoo do Peo Dama no o evita. Observe que o Rei e a Dama encontram-se em casa conjugada ao salto de Cavalo. PROCEDIMENTO ***** 1 d8C+! (=) Diagrama: a5, e3, g7, Ca8, Bd7, Re2, x a6, g2, Rg1, Bh1, Dh8 Orfeu Gilberto D'Agostinni 1 ? (1-0) PLANO ***** O 1 lance fcil: 1 gh8, mas que promoo realizar? Dama ou Torre ocorre o pat; Cavalo d vitria ao 2 jogador, pois consegue promover o Peo g com a manobra ...Rh2/...g1D. Obviamente resta apenas o Bispo, mas que plano seguir? Se o Cavalo estivesse em h3 (ou f3) teramos uma posio de mate, mas as Negras esto sem movimentos. Deve-se ento sacrificar uma pea para dar movimentos s Negras. Surge a idia de sacrificar o Bispo em b5, quando ento surgiria o Peo passado negro da coluna b, a 4 passos da promoo. O Cavalo tambm necessita de apenas 4 passos para chegar ao objetivo, ou seja, vence quem jogar primeiro! Deve-se calcular os lances cuidadosamente. PROCEDIMENTO ***** 1 gh8B! Rh2 2 Be5+ Rg1 As Negras esto sem movimentos. 3 Bb5! ab5 4 Cc7 b4 5 Ce6 b3 6 Cg5 b2 7 Ch3++ (1-0)
A SEGUIR: 4. Ataque duplo de Cavalo ao Rei e Dama

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2.2. Partida n 2 New York, 1857 Gambito Escocs Th. Lichtenhein x Morphy 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 d4 ed4 4 Bc4 Cf6 Colocando as peas em jogo rapidamente. As Brancas tm duas peas desenvolvidas (Cavalo e Bispo) alm de terem jogado os dois Pees centrais (que colaboram para o desenvolvimento das peas). As Negras tm duas peas desenvolvidas, mas apenas um Peo central. No se pode afirmar que as Brancas

esto melhores porque tem um Peo a menos. Para recuperar este Peo, devem jogar Cd4, que no um lance de desenvolvimento, pois move duas vezes a mesma pea na abertura. Para recuperar o Peo, as Brancas devem devolver o tempo ganho, atingindo a igualdade. 5 e5 A perda de tempo por um lance de ataque. O lance do texto ataca o Cavalo, mas no continua o desenvolvimento. Se as Negras fossem obrigadas a contestar com um lance defensivo, que no desempenhasse nada em favor do desenvolvimento, se igualariam os tempos perdidos e o ataque branco se justificaria. Mas Morphy contestar com um lance de desenvolvimento, ganhando um tempo. O correto teria sido 5 0-0, e se 5 ... Ce4, ento 6 Te1 d5, recuperando as Brancas ambos os Pees sacrificados. 5 ... d5 6 Bb5 Ce4 Ambos tiveram de jogar uma pea desenvolvida. 7 Cd4 Bd7 At agora as Brancas no conseguiram vantagem alguma. Conseguiram duas peas desenvolvidas e jogaram os Pees centrais, ou seja, tm quatro tempos desenvolvidos. Em troca, o Negro tem trs peas desenvolvidas (dois Cavalos e Bispo) e os dois Pees centrais totalizando cinco tempos de desenvolvimento. A vantagem do tempo originou-se no lance 5 branco. 8 Cc6 Novamente uma perda de tempo, pois as Negras, ao retornar com o Peo, obrigam o Bispo b5 (j desenvolvido) a mover-se novamente. 8 ... bc6 As Brancas perderam dois tempos. Lichtenhein tem uma pea desenvolvida e jogou os dois Pees centrais, logo, tem trs lances de desenvolvimento. Morphy tem duas peas desenvolvidas e igualmente dois Pees centrais jogados. Logo, as Brancas tem um tempo perdido. 9 Bd3 Bc5 10 Be4 Dh4 11 De2 de4 12 Be3 Em posies abertas, deve-se (especialmente quando o desenvolvimento est atrasado), colocar o Rei a salvo dos ataques, o indicado aqui seria 12 0-0. 12 ... Bg4 13 Dc4 As Brancas buscam a salvao com o contra-ataque, pois 13 Dd2 perdem em seguida por 13 ... Td8. Assim nasce um furioso jogo de combinao, oferecendo as melhores possibilidades de combinar ao lado que tenha mais peas em jogo. 13 ... Be3! 14 g3 Seria bonito: 14 Dc6+ Bd7 15 Da8+ Re7 16 g3! Bf2+ 17 Rf2 e3+ 18 Re1 (Se 18 Rg1, segue 18 ... e7) Db4+ 19 c3 Db2 20 Dh8 Bg4, com mate inevitvel. 14 ... Dd8 15 fe3 Dd1+ 16 Rf2 Df3+ 17 Rg1 Bh3 O mate inevitvel. 18 Dc6+ Rf8 19 Da8+ Re7 (0-1)
A SEGUIR: 2.3. Partida n 3 New York, 1857 Gambito Falkbeer Schulten x Morphy

EXERCCIOS
Diagrama 8.1 a2, b2, c3, d4, g3, h2, Ta1, Be2, Tf1, Df3, Rg1 x a7, b7, c7, d5, g7, h7, Te8, Tf8, Df6, Rg8 Mattisson x Vukovik, Debreczen, 1925 As Brancas calcularam 1 ... De7 2 Dh5 De2??, uma pausa, por que interroga duas? ***** Por 3 Tf8+ Rf8 4 Tf1+ ganhando a Dama. Mas e se 4 ... Rg8?

***** 5 Df7+, com mate em 2. A partida transcorreu assim: 1 ... De7 2 Dh5 Mas as Negras encontraram um lance que obrigam as Brancas a resignarem-se. Descubra-o. ***** o xeque intermedirio: 2 ... De3+! (0-1) Se 3 Rh1 segue 3 ... De2 4 Tf8+ Rf8 e o lance Tf1+ no possvel. Diagrama 8.2 b2, b3, c2, e4, g3, h2, Ca4, Rb1, Td1, Dd2, Be2, Tf1 x a6, b7, d6, e6, f6, h5, Da7, Rb8, Bd7, Td8, Be7, Th8 Keres x Botwinnik, Moscou, 1956 Keres encontrou uma combinao na qual teve de calcular 2 lances intermedirios do adversrio, alm de alguns prprios. 1 Tf6!! Botwinnik no pode capturar agora esta Torre. Por que? ***** Se 1 ... Bf6 2 Dd6+ Ra8 (ou Rc8) 3 Cb6+, ganhando a Dama. Mas existem 2 possibilidades intermedirias: a) 1 ... Ba4 O objetivo continuar, se 2 ba4, com 2 ... Bf6. Mas Keres tem um excelente lance intermedirio. Qual? ***** 2 Tf7! Atacando o Bispo negro indefeso de e7, conservando o Peo de vantagem. b) 1 ... b5 2 Tf7! Be8 3 Tg7 ba4 4 Db4+ Rc8 5 Td3 Td7 6 Tc3+ Rd8 7 Da5+ Outra alternativa seria 4 ... Ra8 5 e5! com dupla ameaa. Descubra-as. ***** 6 Bf3+ e 6 ed6. Por que 5 ... d5 no funciona? ***** Por 6 Te7. Observe como no clculo prvio indispensvel lembrar que no prudente no curso de uma combinao, cair em uma dupla ameaa se no existir a possibilidade de liberar uma delas contra ataques efetivos.

Apostila 9
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
VIII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Tarrasch, 1908 Em 17Ago1908 comeou em Dsseldorf o match que durante tantos anos, toda a afico mundial estava esperando. As negociaes foram longas e trabalhosas, j que entre eles existia uma

evidente animosidade, principalmente por parte de Tarrasch, que jamais havia perdoado Lasker pela conquista do ttulo mundial antes dele. Siegbert Tarrasch (Breslau, 1862 - Munich, 1934) foi o principal propulsor das doutrinas de Steinitz e suas principais obras, Trezentas partidas de xadrez e A moderna partida de xadrez, influenciaram poderosamente no desenvolvimento de vrias geraes de enxadristas, pelo qual foi chamado de praeceptor germaniae, devido ao seu extremo dogmatismo e af de fixar ctedra em todos os aspectos do xadrez, at o ponto em que o notvel psiclogo e grande enxadrista norte-americano, Ruben Fine, referindo-se a seus artigos, afirma que deveriam chamar-se Assim fala Tarraschustra. Tarrasch possua um orgulho excessivo sem comparaes, que lhe transformava em uma pessoa antiptica, pois tinha um conceito muito elevado sobre si, subestimando todos os adversrios, o que notavelmente o prejudicou. Conta-se que, antes do incio do Torneio de Hamburgo, 1910, protestou com os organizadores pela incluso do jovem ingls Yates, alegando que no tinha suficiente histria para participar do torneio. Objetivamente falando, ele tinha razo, mas seguramente se arrependeu mais tarde de suas palavras, pois Yates no somente ganhou-lhe uma partida, mas uma bela partida. Este aspeto negativo de seu carter tem como contrapartida seu grande amor pelo xadrez durante toda sua vida e as belssimas partidas que deixou para a posteridade, verdadeiras jias do jogo de posio. A ele pertence a frase o xadrez, como a msica, como o amor, tem a virtude de fazer feliz o homem, o que demonstra que Tarrasch, apesar de sua egolatria, no foi apenas um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas tambm um dos mais fieis adoradores de Caissa. Quando Lasker proclamou-se Campeo Mundial, teve que reconhecer que Tarrasch contava com um histrico muito superior, pois havia vencido os importantssimos torneios de Nuremberg, 1888; Breslau, 1889; Manchester, 1890; Dresden, 1892 e Leipzig, 1894, alm disso, recusou o match com Steinitz para no prejudicar sua carreira de mdico, que exerceu primeiro em Nuremberg e depois em Munich. Verdade que no venceu o match contra Tchigorin em 1893, mas devemos reconhecer que seu rival tinha autntica categoria de Campeo Mundial, ainda que jamais houvesse sustentado o ttulo. Depois do surgimento de Lasker no cenrio internacional, havia sido superado pelo Campeo Mundial em Hastings, 1895, e Nuremberg, 1896, mas nos encontros particulares estavam empatados, pois havia ganhado na primeira ocasio, perdendo a segunda. Mais tarde obteve um triunfo impressionante no grande Torneio de Viena, 1898, onde participaram em 2 turnos, os melhores enxadristas, com exceo do Campeo Mundial, e outro no menos notrio, o Torneio de Monte Carlo, 1903. Em 1905, enfrentou Marshall em Nuremberg, que havia vencido no ano anterior, superando Lasker e todos os grandes da poca, em Cambridge-Springs, derrotando-o pelo avassalador resultado de +8-1=8, com o que voltou a sentir-se o mais forte enxadrista do mundo, segundo o que manifestou: Aps minha ltima e maior atuao, no vejo motivos para reconhecer algum superior a mim no mundo enxadrstico. Seguramente foi mais difcil vencer o jovem Marshall, novo gnio americano em ascenso, que ao velho Steinitz. Estou disposto a jogar com Lasker sob condies iguais, mas no vou desafia-lo, isto o faz somente quem no famoso e conquistou poucos ttulos. A estas palavras Lasker enfrentou Marshall, vencendo por um placar superior ao obtido por Tarrasch, com o qual a rivalidade aumentou ainda mais. A comisso organizadora do Campeonato Mundial fez com que ambos fizessem as pazes, concordando Lasker em celebrar um encontro prvio, afirmando no sentir rancor de seu rival. Quando Tarrasch aproximou-se de Lasker, disse-lhe com rosto carrancudo: A voc, doutor Lasker, s tenho que dizer-lhe duas palavras: xeque mate! O vencedor do match seria aquele que primeiro conseguisse oito vitrias e realizou-se em Dsseldorf (onde foram jogadas as quatro primeiras partidas) e Munich (as restantes), e resultou numa amarga derrota para Tarrasch, pois poucas vezes no cumpriu o que prometeu, j que venceu somente trs partidas, enquanto foi derrotado em oito, com cinco empates.

Aps esta derrota, Tarrasch participou de torneios at 1928, e ainda que produzindo notveis partidas, no venceu torneios importantes. Em 1911 enfrentou Schlechter em um emocionante encontro, em Colnia, com o qual empatou em +3-3=10; em 1916, derrotou Mieses, em Berlim, por +7-2=4, e neste mesmo ano, voltou a enfrentar Lasker em um match amistoso, em benefcio s vtimas da Guerra, e o resultado foi mais adverso que o anterior, perdendo por +0-5=1. Deve-se reconhecer que Tarrasch, apesar de ter sido um dos mais notveis enxadristas de todos os tempos, teve o triplo azar de no enfrentar Steinitz, no enfrentar Lasker em sua melhor fase (que foi no final do sculo), e haver coincidido sua carreira com a de um dos maiores gnios de toda a histria do xadrez. Lasker x Tarrasch Dsseldorf e Munich, 17Ago - 30Set1908 Lasker Tarrasch Lasker Tarrasch 9 1 1 0 10 0 1 2 1 0 11 1 0 3 0 1 12 0 1 4 1 0 13 1 0 5 1 0 14 6 15 7 1 0 16 1 0 8 Tot 10,5 5,5

Lasker iniciou o match com as Brancas. ABERTURAS Francesa Ruy Lopez Tarrasch N DAS PARTIDAS 6, 7, 9, 11 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10, 12, 14, 16 13, 15
A SEGUIR: IX Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Janowski, 1909

TOTAL 4 10 2

% 25,0 62,5 12,5

FINAIS I
3.5. Rei e dois Pees x Rei e dois Pees grande o nmero de empates, mas h posies de ganho instrutivas. Diagrama: d5, e5, Rf5 x a7, b7, Re7 1 ? (1-0) PLANO ***** Infiltrar o Rei na 6 e promover o Peo. PROCEDIMENTO ***** a) 1 d6+ Rd8 2 e6 a5 3 Rf6 a4 4 Rf7 a3 5 e7+ Rd7 6 e8D+ (1-0) b) 1 d6+ Rd8 2 Re6 a5 3 d7 a4 4 Rd6 a3 5 e6 a2 6 e7++ (1-0) Diagrama: a4, b5, Rd3 x a5, Re5, g5 1 ? (1-0)

PLANO ***** Peo passado defendido ganha com facilidade. O Rei negro no pode sair do quadrado do Peo branco de b. As Brancas ganham o Peo passado preto e a posio resultante semelhante ao final Rei e dois Pees x Rei e Peo, com vitria branca. PROCEDIMENTO ***** 1 Re3 Re6 2 Re4 Rd6 3 Rf5 (1-0) Diagrama: a4, f4, Rc4 x c5, f5, Rd6 1 ? (1-0) PLANO ***** Sacrificar o Peo passado branco, para capturar os outros do inimigo, chegando a um final vencedor de Rei e Peo x Rei. PROCEDIMENTO ***** 1 a5 Rc6 2 a6 Rb6 3 a7 Ra7 4 Rc5 Rb7 5 Rd6 Rc8 6 Re6 Rd8 7 Rf5 Re7 8 Rg6 (1-0) Diagrama: b4, d4, Rh4 x c6, d6, Rh6 1 ? (1-0) PLANO ***** Forar um Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 d5! cd5 2 b5 (1-0) Diagrama: b4, d4, Rh4 x c6, d6, Rh6 1 ... ? (1-0) PLANO ***** Impedir a formao do Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 ... d5! (=) Diagrama: b3, c4, Re3 x b4, c5, Re6 1 ? (1-0) PLANO ***** Manter a oposio e tomar o Peo bloqueador. PROCEDIMENTO ***** 1 Re4 Oposio vertical. 1 ... Rd6 2 Rf5 Rd7 3 Re5 Rc6 4 Re6 Oposio horizontal. 4 ... Rc7 5 Rd5 Rb6 6 Rd6 (1-0)

Obtendo oposio horizontal, ganhando o Peo e o final. Diagrama: b3, c4, Re3 x b4, c5, Re6 1 ... ? (=) PLANO ***** O Peo c4 est defendido, logo, as Negras conseguem apenas o empate. Observe que no caso anterior, o Peo negro de c no tinha a proteo de outro Peo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Re5 2 Rd3 Rf4 3 Rd2!! Contra qualquer lance negro as Brancas ganham a oposio e empatam. a) 3 ... Re4 4 Re2! Rd4 5 Rd2 (=) b) 3 ... Rf3 4 Rd3 (=) Diagrama: b4, h4, Rd2 x b5, h5, Re8 1 ? (1-0) PLANO ***** Ganhar a oposio e capturar o Peo b. PROCEDIMENTO ***** 1 Re2! Oposio distante (Rei na mesma coluna do Rei inimigo e separado por um nmero mpar de casas). 1 ... Rd7 2 Rd3! Oposio distante. 2 ... Re7 3 Re3 Repete-se a manobra. 3 ... Re6 4 Re4 Agora o ganho fcil. 4 ... Rd6 5 Rd4 Rc6 6 Re5 Rc7 7 Rd5 Rb6 8 Rd6 Rb7 9 Rc5 Ra6 10 Rc6 (1-0) E se 1 ... Rd8? ***** 2 Rf3 Re7 Evitando Rf4 e Rg5. 3 Re3! (1-0) E repete-se a variante principal.
A SEGUIR: 3.6. Rei e trs Pees x Rei e dois Pees

TTICA I
4. ATAQUE DUPLO DE CAVALO NO REI E A DAMA O salto do Cavalo torna-se perigoso quando permite atacar 2 peas ao mesmo tempo, como o Rei e a Dama. Uma delas se livra (no caso o Rei), mas a outra... Diagrama: a3, b2, c3, e3, f2, g3, h2, Bc4, Td2, Te1, Cf3, Rg1, Dh4 x a7, b6, c5, f7, g7, h6, Tb8, Dc6, Bd8, Re8, Cf6, Th8

1 Bf7+ Rf7? Por que interroga? O que voc jogaria de Brancas? ***** Porque coloca o Rei e a Dama na casa conjugada do Cavalo em e5. 2 Ce5+ (1-0) Diagrama: Dd1, Td3, Ce4, f3, g4, Rh3, h4 x Db7, Bd6, Td8, e5, e7, Rf7 1? Que plano voc seguiria nesta posio? ***** Dama e Rei esto na casa conjugada do Cavalo em d6. Aps uma srie de trocas deve-se chegar a um final com pea a mais. PROCEDIMENTO ***** 1 Td6 ed6 2 Dd6 Td6 3 Cd6+ (1-0) Diagrama: Bd3, Ce5, Rf6, g4 x Db8, c7, Re8 1 ? (1-0) PLANO ***** Atrair o monarca negro para f8 ou d8, ambas casas conjugadas ao ataque de Cavalo ao Rei e Dama vencendo pelo Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 Bg6+ Rd8 2 Cc6+ (1-0) Se 1 ... Rf8 2 Cd7+ (1-0) Diagrama: a3, b4, c5, e4, f4, g7, Re3, Df3, Cf5 x a7, b6, c7, Ce6, Re8, Dg6, Th5 1 ? (1-0) PLANO ***** Atrair a Dama e Rei para h5 e e6 respectivamente para executar o duplo. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh5! Dh5 E se 1 ... Df7 ? ***** 2 g8D+ (1-0) 2 g8D+ Rd7 3 De6+! Re6 4 Cg7+ R joga 5 Cg7 (1-0)
A SEGUIR: 5. Ataque duplo de Peo (Garfo)

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2.3. Partida n 3 New York, 1857 Gambito Falkbeer Schulten x Morphy

1 e4 e5 2 f4 d5 3 ed5 e4 4 Cc3 Cf6 5 d3 Bb4 6 Bd2 e3! O sacrifcio de Peo com objetivo posicional. Morphy, aps reconhecer que em situaes abertas, antes de tudo deve-se apressar o desenvolvimento, ainda teve que ir mais longe, ou seja, convencer-se da necessidade de criar uma posio mais aberta possvel quando se tem vantagem em desenvolvimento, trocando Pees, quebrando a cadeia de Pees inimigos e, como ltima conseqncia, se conveniente, sacrifcios, afim de obter mais colunas abertas para suas peas. Neste caso, Morphy sacrificou seu Peo e para obter mais rpido a coluna e do que seu rival. 7 Be3 0-0 8 Bd2 Bc3 9 bc3 Te8+ 10 Be2 Bg4 11 c4 Neste e no prximo lance, as Brancas no deveriam segurar, to temerosas, a maioria de Pees. 11 ... c6 Abrindo o jogo, pois est mais bem desenvolvido. 12 dc6 Cc6 13 Rf1 Te2! 14 Ce2 Cd4 15 Db1 Be2+ 16 Rf2 Cg4+ 17 Rg1 Mate em 7. ***** 17 ... Cf6+ 18 gf3 Dd4+ 19 Rg2 Df2+ 20 Rh3 Df3+ 21 Rh4 Ch6 22 Dg1 Cf5+ 23 Rg5 Dh5++ (0-1)
A SEGUIR: 2.4. Partida n 4 New York, 1857 Partida Francesa Morphy x Meek

EXERCCIOS
Diagrama 9.1 a3, b4, e3, f2, h2, Ba5, Td3, Be2, Rg1 x a7, d6, e5, f6, f7, Ba6, Ta8, Cb8, Re7 V. Vukovic 1? Aps 1 Td2 Be2 2 Td2 Cc6 as Brancas ficam em leve inferioridade. Por isso e com o desejo de conservar o par de Bispos, jogaram: 1 Bf3? Calculando que uma vez eliminadas as Torres, a posio estaria mais ou menos equilibrada. Mas as Negras encontraram um belo lance intermedirio: 1 ... e4!! Cujo objetivo difcil descobrir. Seguiu: 2 Be4 Cc6! E agora mais fcil compreender este segundo lance intermedirio. O que contestariam as Negras se 3 Bc6 ? ***** 3 Tg8+ (xeque intermedirio) seguido de 4 ... Bd3. Continuando: 3 Tc3 Ou 3 Td5 Tg8+ 4 Rh1 Bc4 (ou 4 Bg2 Bc4 5 Th5 Be2 6 Tf5 Bd3 e 7 ... Be4) 5 Th5 d5! 6 Bd5 Ca5. 3 ... Tg8+ 4 Rh1 Ca5 5 Tc7+ Re6 6 Ta7 Com esta manobra, as Brancas atacam 2 peas e chegariam a salvar-se as Negras se no tivessem efetuado oportunamente 1 ... e4!! O que voc jogaria de Negras? ***** 6 ... Cb3 7 Ta6 Cc5 Ficando as Negras com uma pea de vantagem.

Diagrama 9.2 a2, e3, f2, g2, h2, Cb5, Tc1, Tc2, De2, Rg1 x a7, c3, f7, g7, h7, Db6, Tc5, Cd5, Td8, Rg8 Moscou, 1914 Bernstein x Capablanca 1? As Brancas acreditaram que o Peo e poderia ser capturado impunemente: 1 Cc3 Observe que so incuas as Torres negras dobradas em c: 1 ... Tdc8 2 Cd1 Seguiu: 1 ... Cc3 2 Tc3 Tc3 3 Tc3 E se 3 ... Db1+ ? ***** 4 Df1, evitando 4 ... Td1 por 5 Tc8+ Mas a anlise citada superficial, pois as Negras ganham. Como? ***** 3 ... Db2! 4 Tc2 Db1+ 5 Df1 Dc2 (0-1) Ludeck Pachman, Colecion Escaques, Martinez Roca, Barcelona - Espanha Pg. 24-25

Apostila 10
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
IX CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Janowski, 1909 No ano seguinte ao que derrotou Tarrasch, Lasker participou do Torneio de San Petesburgo, empatando em 1 lugar com Rubinstein, de quem perdeu neste torneio. Se alguma crtica pode ser feita a Lasker como Campeo Mundial, de no ter dado oportunidade a Rubinstein nesta poca ou em 1912, j que ganhou de forma impressionante os torneios de Vilna, San Sebastian, Breslau (com Duras) e Pistyan. Em fins de 1909, David Janowski (Walkowisk - Polnia, 1868 * Hyeres - Frana, 1927), um jogador de origem judia que havia migrado em sua juventude para a Frana, teve sua oportunidade graas a seu protetor Nardus, grande amante do xadrez e do jogo brilhante, ao estilo de Morphy, que era o que praticava Janowski. Janowski foi muito temperamental, que amava o risco e odiava o empate. Sempre buscava a vitria o que muitas vezes lhe custou a partida. Seu estilo era veemente e suas combinaes harmoniosas; desprezava o final, pois afirmava que uma partida bem jogada terminava no Meio Jogo. Tinha obsesso pelo ataque direto e pela conservao do Bispo do Rei, que era para ele "a alma de seu jogo. Chegou a derrotar em belas partidas os melhores de seu tempo, como Steinitz, Tarrasch, Pillsbury, Rubinstein, Schlechter, Marshall, Capablanca, Alekhine. Sua carreira enxadrstica foi longa e obteve importantes triunfos como suas vitrias nos torneios: Montecarlo, 1901; Hannover, 1902 e Barmen, 1905 (com Maroczy). Em matches venceu: Winawer, Viena, 1896, por +5-2=0; Walbrodt, Berlim, 1897, por +4-2=2; Showalter, New York, 1899, por +7-2=4; Marshall, Paris, 1905, por +5-8=4,etc.

Aps a derrota diante de Marshall, em 07Mar1905 escreveu uma carta a este que foi publicada em La Strategie que dizia: "Senhor Marshall. Estimo que o resultado de nosso match est longe de ter demonstrado nossas foras, pois na maioria das partidas deixei escapar algumas vezes a vitria e outras, o empate, pelo que estou convencido que poderia ter vencido facilmente. Tenho, pois a honra de desafiar-lhe a um novo match de revanche com as seguintes condies: vencer quem ganhe, primeiro, dez partidas, os empates no contam. Eu ofereo a vantagem de quatro partidas, ou seja, minhas quatro primeiras vitrias no contam.... Pouco antes de disputar o ttulo mundial, havia enfrentado Lasker em um amistoso de quatro partidas, finalizado com duas vitrias para cada lado, o que incentivou o patrocnio de Nardus. Aps o confronto-mor, Janowski decepcionou-se, pois o estilo metdico de Lasker se imps facilmente no encontro de dez partidas. Apesar do ttulo ter se confirmado na stima partida, eles jogaram as trs restantes. Lasker x Janowski Paris, 19Out - 09Nov1909 1 2 3 4 5 6 Lasker 1 1 1 1 0 Janowski 0 0 0 0 1 Lasker iniciou o match com as Brancas. ABERTURAS Quatro Cavalos Ruy Lopez Siciliana N DAS PARTIDAS 2,4,6,8 1,3,5,7,9 10
A SEGUIR: X Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Schlechter, 1910

7 1 0

9 1 0

10 1 0 % 40 50 10

TOT 8,0 2,0

TOTAL 4 5 1

FINAIS I
3.6. Rei e trs Pees x Rei e dois Pees mais fcil ganhar com trs Pees contra dois Pees do que com dois Pees contra Peo. Geralmente reduz-se aos casos anteriores. Diagrama: f5, g5, h5, Re5 x g7, h7, Re7 (1-0) As Brancas ganham com ou sem o lance! a) Jogando o Negro PLANO ***** Formar um Peo passado, apoiando seu avano com o Rei. PROCEDIMENTO *****

a.1) 1 ... Rf7 2 g6+ Rg8 3 Re6 Rh8 4 Rf7 hg6 5 h6! gh6 6 fg6 (1-0) a.2) 1 ... g6 2 hg6 hg6 3 f6+ Re8 4 Re6 (1-0) b) Jogando o Branco PLANO ***** Manobrar atravs da triangulao para infiltrar o Rei em f7 apoiando o avano do Peo. PROCEDIMENTO ***** 1 g6 h6 2 Re4 Rf6 3 Rf4 Re7 4 Re5 Re8 5 Re6 Rf8 6 Rd7 Rg8 7 Re7 Rh8 8 f6 gf6 9 Rf7 (10) As Brancas do mate em dois. Diagrama: a3, b4, c5, Rd5 x a6, b5, Rd7 1? (1-0) PLANO ***** Valorizar o Peo passado, infiltrar o Rei em b6 e tomar os Pees inimigos. PROCEDIMENTO ***** 1 c6+ Rc7 2 Rc5 Rc8 3 Rb6 Rb8 4 Ra6 Rc7 5 Rb5 (1-0) Diagrama: a2, b2, c2, Rg2 x Rb7, g7, h7 1? (1-0) PLANO ***** Avanar os Pees em linha e segurar os Pees negros com o Rei. PROCEDIMENTO ***** 1 a4 h5 2 b4 g5 3 c4 h4 4 Rh3 Rb6 5 a5+ Ra6 6 c5 Rb5 7 Rg4 Forando o Rei negro a abandonar sua posio. 7 ... Ra6 8 c6 Ra7 9 b5 Rb8 10 b6 Rc8 11 a6 Rb8 12 c7+ Rc8 13 a7 Rb7 14 a8D+ Ra8 15 c8D++ (1-0) Diagrama: a4, b3, g4, Rc3 x a5, g5, Rc5 1? (+-) PLANO ***** Formar um Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 b4+! ab4+ 2 Rb3 R move 3 Rb4 (1-0) Observe que se 1 Rc2? Rc6 (1...Rb4 2 Rb2 Rc5 3 Rc3, ganhando como na linha principal) 2 Rd3 Rd5 (=) Diagrama: a2, b3, h4, Rg3 x b4, f6, Rg6 Kmoch x Scheltinga, Amsterdam, 1936 1 ... ? (=) Se jogassem as Brancas, a vitria seria fcil com 1 Rf4! PLANO

***** Avanar o Rei para apoiar a promoo do Peo do Peo ao mesmo tempo que o Branco. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rf5! 2 Rf3 Re5! 3 Rg4! Analise 3 h5. ***** 3 h5? Rf5, ganhando o Peo. Continuando a analise principal... 3 ... Re4 4 h5 f5+ 5 Rg3 Re3 6 h6 f4+ (=)
A SEGUIR: 3.7. Rei e trs Pees x Rei e trs Pees

TTICA I
5. ATAQUE DUPLO DE PEO (GARFO) Diagrama: a2, f2, Rb1, Bb2, Tc1 x Rb4, Te4, Cg4 1 ? (1-0) PLANO ***** Cavalo e Torre esto em posio de garfo. PROCEDIMENTO ***** 1 f3 (1-0) Diagrama: c3, d2, h3, Tc8, Tc7, Re3 x b6, c5, Dd5, Re5 1 ? (1-0) PLANO ***** Atrair a Dama para c5, ficando caracterizada a posio de garfo com o Rei. PROCEDIMENTO ***** 1 Tc5! bc5 2 Tc5! Dc5 3 d4+ Rd5 4 dc5 Rc5 5 h4 (1-0) As Brancas promovem um dos Pees. Diagrama: f5, Rf3, Bh3 x e7, Bb6, Dd7, Rf7 1 ... ? As Negras esquecem uma particularidade do movimento do Peo e jogam 1 ... e4??, com o que as Brancas empatam uma partida perdida. Como? ***** 2 fe6 e.p. Diagrama: b4, c5, e5, Db2, Te2, Rf1 x d7, Dc7, Re6, Te7, Ch8 1 ... ? Outro esquecimento negro: 1 d5??. O que voc joga de Brancas? ***** 2 ed6 e.p.+ (1-0)

Ataque simultneo a quatro peas. Diagrama: a4, b2, e4, f3, g2, h3, Th6, Re1 x a7, e5, g5, h5, Bb6, Rf4, Th4 1 ? (1-0) PLANO ***** Possibilidade de garfo em g3, simplificao na ala Rei e formao de Peo passado na ala Dama. PROCEDIMENTO ***** 1 Tb6! ab6 2 Rf2 O que pretende o Branco? ***** 3 g3++(1-0) Continuando a analise principal... 2 ... g4 Analise 2 ... Th3 ***** Se 2 ... Th3, ento 3 gh3 g4 4 hg4 hg4 5 fg4 seguido de b4 e a5, ganhando. Continuando a analise principal... 3 g3+ Rg5 4 gh4 Rh4 5 hg4 hg4 6 fg4 Rg4 7 Re3 Rg5 8 b4 Rf6 9 a5 ba5 10 ba5 (1-0)
A SEGUIR: 6. Sacrifcio de Dama

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2.4. Partida n 4 New York, 1857 Partida Francesa Morphy x Meek 1 e4 e6 Levando em considerao a desvantagem negra da sada, estas deveriam, desde o comeo, entorpecer a ao das Brancas, impedindo-as de abrir o jogo, j que o jogo aberto favorece sempre quem est melhor desenvolvido. Entre as defesas fechadas, a Partida Francesa a mais antiga. 2 d4 c5 O correto 2 ... d5. Com o lance do texto, as Brancas conseguem preponderncia no centro. 3 d5 e5 De maneira geral, Morphy no jogava partidas fechadas to bem como as abertas, mas o lance do texto que perda de tempo, d oportunidade de abrir o jogo com vantagem. 4 f4 d6 5 Cf3 Bg4 6 fe5 Bf3 Novamente uma perda de tempo. Antes da troca, as Brancas tem uma pea em f3, as Negras uma em g4. Aps a troca, a pea negra desapareceu, enquanto que a branca, substituda por outra. 7 Df3 de5 8 Bb5+ Cd7 9 Cc3 Cf6 10 Bg5 Be7 11 d6! O sacrifcio de Peo tpico de Morphy, com a inteno de abrir uma coluna, decide aqui em seguida. 11 ... Bd6 12 0-0-0 (1-0) Meek abandona porque perde uma pea.

A SEGUIR: 2.5. Partida n 5 New Orleans, 1858 Gambito Evans Morphy x Aficionado (Uma das seis partidas simultneas s cegas)

EXERCCIOS
Diagrama 10.1 a2, b2, d4, f2, g2, h2, Db3, Tc1, Cc5, Te1, Ce5, Rg1 x a6, b5, e6, f7, g7, h6, Ta8, Bb7, De7, Cf6, Tf8, Rg8 Simagin x Beylin, 1946 Simagin entrou na combinao: 1 Cg6? fg6 2 Te6 Df7 3 Cb7 Supunha Simagin que recuperava a pea ganhando um Peo (se 3 ... Db7 4 Tf6+). Sem dvidas, o clculo foi superficial, pois esquecia a debilidade de seu Peo f, que permitiu um decisivo contra-ataque com base no lance intermedirio: 3 ... Cd5! A Dama branca no pode tomar o Cavalo. Por que? ***** Se 4 Dd5 Df2+, com mate a seguir. 4 Te2 Db7 5 Tc5 Tad8 6 Te5 Reaparece o tema anterior. 6 ... Df7! Descravando o Cavalo e vencendo rapidamente. Diagrama 10.2 a2, c3, c4, d3, e2, f2, g3, h2, Ta1, Dd2, Be3, Tf1, Cf5, Rg1, Bg2 x a7, b6, c7, d6, e4, f7, g7, h6, Ta8, Bb7, Cb8, Dd7, Te8, Cf6, Rh7 Hostinsky x Thelen Brno, 1941 Hostinsky considerara um erro o ltimo lance negro (Dama de d8 para d7) e decide-se por uma combinao que parecia beneficia-lo: 1 Cg7 Rg7 2 Bh6+ Rh7 3 Dg5 Tg8 4 Df6 Tg6 5 Df4 Th6 6 Be4+ Be4 7 De4+ Rg7 8 Da8 Estes 8 lances, evidentemente forados foram calculados exatamente. Mas na posio resultante fica mais latente que Hostinsky no previu: a Dama branca pode ser desconectada momentaneamente do setor de luta e as Negras podem aproveitar esta circunstncia para iniciar um poderoso contra-ataque baseado no forte lance ... Dh3. 8 ... c6! E se 9 Db8 ? ***** O mate inevitvel com 9 ... Dh3 O melhor continuar com 9 h4 Th8, mas as Brancas, aps ... Ca6 teriam que sacrificar a Dama em troca da Torre inimiga. O material torna-se superior ao Negro, que deve vencer pela difcil atividade de jogo das Torres brancas. 9 Tfb1 Dh3 Era prefervel 9 ... Th8. O que ameaam as Negras? ***** Mate em dois: ... Dh2 e ... Dh1++.

10 e3 Dh2+ 11 Rf1 Tf6! 12 Tb2 Ou 12 f4 Tg6 e contra 13 ... Tg3 no h defesa. 12 ... Dh1+ 13 Re2 Da1 14 Td2 Dg1 15 f4 Te6 16 e4 Th6 17 Db8 17 ... ? (+-) ***** 17 ... Th2+ 18 Rf3 Td2 (0-1)

Apostila 11
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
X CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Schlechter, 1910 At o momento que enfrentou Capablanca, o nico match que Lasker no pde ganhar foi contra Schlechter, em Viena e Berlim no ano de 1910, que finalizou a +1-1=8, aps o qual Schlechter se denominou Campeo de meio mundo. Sobre este encontro, que foi dos mais emocionantes de todos os tempos, muito se escreveu, mas na maioria das vezes, sem suficiente conhecimento de causa, pois as condies do match eram de que o aspirante deveria vencer por dois pontos de vantagem para proclamar-se novo Campeo. Isto explica a dramtica 10 partida, onde Schlechter jogou para vencer, pois o empate no era suficiente. Mas Lasker, com seu caracterstico sangue frio driblou os obstculos e acabou vencendo. Talvez soem estranhas as condies do match, mas Lasker fez esta proposta a Capablanca, pouco depois deste encontro. Naturalmente a proposta no era justa, mas no podemos esquecer que naquela poca, o Ttulo era quase propriedade de quem o possua e no existia rgo algum que emitisse normas, como mais tarde o fez a Federao Internacional. Lasker havia se impressionado terrivelmente com o fim de Steinitz (na misria) e para evitar que lhe acontecesse o mesmo, sempre exigiu elevados honorrios para sua participao em um torneio, match ou exibio. Levando isto em considerao podemos, imparcialmente, compreender a posio de Lasker. O encontro com Schlechter foi emocionante, mas Lasker no teve muita sorte, pois a nica partida que perdeu (a quinta) lhe era muito favorvel, para no dizer completamente ganha. Antes deste match, ambos haviam se enfrentado em 7 ocasies, com 3 vitrias de Lasker, 1 derrota e 3 empates. Em todos os torneios, o Campeo Mundial havia superado seu rival na classificao final e depois somente se encontraram no Torneio de Berlim, 1918, vencido por Lasker, onde superou Schlechter em uma partida, empatando a outra. Logo no se pode negar que a superioridade de Lasker foi sempre visvel. Karl Schlechter (Viena, 1874 - Budapest, 1918), cujo apelido traduzido significava O Pior, era de origem judia e foi conhecido como o Rei dos Empates, pois do total de partidas que jogou em torneios e matches empatou uma elevada porcentagem. Foi um homem extremamente amvel e modesto. Diziam que evitava ganhar uma partida se o adversrio ficasse ofendido. Isto no deixa de ser um exagero, mas em 1893, disputou em Viena um match com Marco, finalizando em 10 partidas empatadas. A caracterstica de seu jogo era a segurana e acreditava que o importante era no perder, pois com os empates tambm se somam pontos valiosos para a classificao em torneios. Muitos acreditavam que o jogo de Schlechter era inofensivo por excelncia, mas, sem dvida, isto est longe de ser verdade, j

que recebeu prmios de brilhantismo em vrias ocasies e produziu em outras partidas, combinaes inesquecveis. Em torneios sempre se classificou entre os primeiros, vencendo os Torneios a seguir, entre outros: Munich, 1900 Coburg, 1904 Ostende, 1906 Viena, 1908 Praga, 1908 Hamburgo, 1910 com Pillsbury e Maroczy com Bardeleben e Swiderski com Duras e Maroczy com Duras

Seus mais importantes matches, alm de Lasker, foram: Janowski Tarrasch Rubinstein Carlsbad, 1902 Colonia, 1911 Berlim, 1918 +6-1=3 +3-3=10 +1-2=3

Sua morte foi ocasionada por privaes sofridas durante a I Guerra Mundial. Lasker x Schlechter Viena e Berlim, 07Jan - 10Fev1910 Lasker Schlechter 1 2 3 4 5 0 1 6 7 8 9 10 1 0 Tot 5 5

Schlechter comeou o match de Brancas. ABERTURA S Eslava Ruy Lopez Siciliana N DAS PARTIDAS 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 7, 9 TOTAL 1 7 2 % 10 70 20

A SEGUIR: XI Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Janowski, 1910

FINAIS I
3.7. Rei e trs Pees x Rei e trs Pees Geralmente terminam em empate, com exceo de clara vantagem posicional para um dos lados. Diagrama: a5, b5, c5, Rg3 x a7, b7, c7, Rg5 1 ? (1-0) PLANO ***** Formar um Peo passado, levando em considerao que os Reis esto afastados.

PROCEDIMENTO ***** 1 b6! Analise as duas hipteses lgicas ***** a) 1 ... cb6 2 a6! bc6 3 c6 (1-0) b) 1 ... ab6 2 c6 bc6 3 a6 (1-0) E se jogasse o Negro, qual o resultado? ***** Empate PLANO ***** Evitar o Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 ... b6! Analise 1 ... a6 e 1 ... c6. ***** a) 1 ... a6? 2 c6! (1-0) b) 1 ... c6? 2 a6! (1-0) 2 ab6 ab6 3 cb6 cb6 (=) Diagrama: d4, g4, h3, Rg3 x d5, e6, h6, Rg8 1 ... ? (1-0) 1 ... Rg7 PLANO BRANCO ***** Infiltrar-se em e5, forar um Peo passado na ala do Rei, para depois sacrifica-lo em troca dos dois negros centrais. Observe como o Peo d vale por dois. PROCEDIMENTO ***** 2 Rf4 Rf6 3 h4 Rf7 4 Re5 Re7 5 g5 hg5 6 hg5 Rf7 7 g6+ Manobra tpica em finais de Pees: troca de um Peo por dois. 7 ... Rg6 8 Re6 Rg7 9 Rd5 Rf7 10 Rf6 (1-0) Diagrama: a3, f4, h2, Rc2 x f6, g7, h7, Rg8 Bogoljubow x Fine Zandvoort, 1936 1 ... ? (=) PLANO ***** A priori o Peo a parece ser muito forte por ser passado, mas as Negras sacrificam os Pees da ala do Rei de maneira a simplificar o final para Rei e Peo x Rei, com Peo de Torre e posio de empate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rf7 2 Rd3 Re6 3 Re4 g6! Impedindo f5, com vitria branca. 4 Rd4 Rd6 5 Rc4 h6 Ameaando o que? *****

6 ... g5 e se 7 fg5, ento 7 ... hg5! 8 Rd4 f5, seguido de ... f4, terminando com a esperana de vitria das Brancas. Continuando... ***** 6 Rd4 Rc6 Analise 6 ... g5. ***** 6 ... g5? 7 Re4 (1-0) Continuando... ***** 7 Re4 Rb5 8 Rd5 g5! O lance do empate. Continuando... ***** 9 fg5 fg5! 10 Re5 Ra4 11 Rf5 Ra3 12 Rg6 Rb4 13 Rh6 g4! (=) Observe que o Negro atinge f8. Analise 4 a4 ao invs de 4 Rd4. ***** 4 a4 Rd6 5 a5 Rc5 6 a6 Rb6 7 Rd5 g5! 8 f5 h5 9 Re6 h4 10 Rf6 g4 11 Re6 g3 12 hg3 hg3 13 f6 g2 14 f7 g1D 15 f8D Ra6 (=)
A SEGUIR: 3.8. Rei e quatro Pees x Rei e trs Pees

TTICA I
6. SACRIFCIO DE DAMA So muito freqentes em ataques ao roque. Diagrama: g3, h4, Ra4, Bc4, De4, Be5 x a7, b7, c6, g5, h6, Rc8, Cd7, Td8, Tf7, Cf8, Dg8 1? (1-0) PLANO ***** Desobstruir a diagonal a6-c8, para ento se dirigir com o Bispo para a6, dando mate com o par de Bispos. PROCEDIMENTO ***** 1 Dc6+ bc6 2 Ba6++(1-0) Diagrama: a2, f2, f5, g7, h2, Bd3, Cf3, Tg1, Tg3, Rh1, Dh6 x a7, b4, c5, e5, h7, Ca5, Bb6, Dd6, Td8, Tf7, Rg8 Brancas: Anderssen Torneio de Barmen, 1869 1? Mate PLANO ***** Dar mate com a Torre em h8, apoiado pelo Peo g. Para conseguir o objetivo devero ser feitos sacrifcios em h7 no esquecendo de obstruir a 6 horizontal, impedindo que a Dama acuda o seu monarca. PROCEDIMENTO

***** 1 Dh7+ Rh7 2 f6+ Rg8 3 Bh7+! Rh7 4 Th3+ Rg8 5 Th8++ (1-0) Diagrama: a4, b2, g3, h4, Db7, Td1, Bf6, Tg5, Rh1 x a5, b6, f7, g4, h5, Dc2, Be6, Te8, Rf8, Th7 Brancas: Krause 1 ? Mate PLANO ***** Atrair o Rei para g8, fazendo com que a Torre e desaparea para dar mate com a Torre entrando na 8 horizontal. PROCEDIMENTO ***** 1 De7+ Te7 2 Td8 Te8 3 Tg8+! Rg8 4 Te8++ (1-0) Diagrama: a3, d3, g6, h2, Cb4, Te1, Be4, Tg1, Rh1, Dd8 x a7, c6, h5, Cc3, Dc5, Be7, Tf2, Tf6, Rg7 1 ? Mate PLANO ***** Promoo do Peo g a custa de sacrifcio de Dama para desobstruir o caminho do mesmo. quando for novamente obstrudo, sacrificar o Bispo em h7, liberando ento seu caminho, quando ento o mate ser elementar pelo domnio da coluna g. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh8+! Rh8 2 g7+ Rg8 3 Bh7+! Rh7 4 g8D+ Rh6 5 Dh8++(1-0) Ou Dg7++.
A SEGUIR: 7. Ataques ao Roque 7.1. Ataques na coluna h aberta (Falta o Peo h)

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2.5. Partida n 5 New Orleans, 1858 Gambito Evans Morphy x Aficionado (Uma das 6 partidas simultneas s cegas) 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Continuam as Brancas o desenvolvimento, reservando a abertura do jogo a seu desejo, com d4 (aps a preparao c3) ou 0-0 (acompanhado de alguns lances de preparao com f4). 3 ... Bc5 4 b4 O Gambito Evans (que levou o nome de seu criador), muito jogado no tempo de Andersen e Morphy. As Brancas planejam jogar c3, preparando d4 (quebra do centro negro) e optam por executa-lo com o ganho de tempo, pois o Bispo (ou Cavalo) aps ter tomado o Peo dever retirar-se por causa do lance citado. 4 ... Bb4 O Gambito Evans pode ser recusado com 4 ... Bb6. O Peo avanado branco (b4) normalmente fica dbil. O Bispo negro em b6 muito eficaz.

5 c3 Ba5 Melhor que 5 ... Bc5 por 6 d4, perdendo mais um tempo. 6 d4 A continuao no estilo de gambito. As Brancas colocam s Negras duas alternativas: a) deixar intacto o centro branco b) ganhar Pees No segundo caso, conseguem as Negras excelente vantagem de desenvolvimento pelo jogo aberto, uma partida ao puro estilo Morphy. 6 ... ed4 Ou 6 ... d6 apoiando o centro e o Peo e5 para, se as Brancas seguirem com 7 de5, simplificar o jogo. Com o lance do texto, as Negras fizeram a segunda opo citada no comentrio anterior. 7 0-0 dc3 8 Ba3 A vantagem do desenvolvimento das Brancas no compensada pelos Pees sacrificados. Aqui deve-se jogar 8 Db3 aps o qual devem as Negras seguir com 8 ... Df6 podendo continuar as Brancas o ataque com 9 e5. Mas as Negras tem sua disposio ... Ch6, aps ter jogado ... Dg6. 8 ... d6 9 Db3 Ch6 10 Cc3 Bc3 Esta troca facilita s Brancas uma posio de ataque. 11 Dc3 0-0 12 Tad1 Para fazer valer sua vantagem em desenvolvimento, as Brancas devem abrir o jogo. O lance de ataque e5, mas as Negras o impedem habilmente: 12 ... Cg4 13 h3 Cge5 14 Ce5 Ce5 15 Be2! A 15 Bb3, com o objetivo de simplificar, as Negras jogam 15 ... Be6. Agora as Brancas continuam com f4, preparando o jogo aberto. As Negras devem manter o jogo fechado com, por exemplo ... f6, alm de ... Cg6, dominando a casa chave e5, ponto onde as Brancas pretendem abrir o jogo. 15 ... f5 As Negras abrem o jogo com a falsa idia de libertar seus movimentos, mas com isto facilitam o plano branco. Provavelmente seria mais vantajoso, devido vantagem material, a linha citada antes. Observe quantas linhas foram abertas: a) a coluna e b) a diagonal a2-g8 c) a diagonal a1-h8, j que no pode ser obstruda por ...f6 Com os lances 17, 18 e 19, note que Morphy se apodera destes trs elementos. 16 f4 Cc6 17 Bc4+ Rh8 18 Bb2 De7 19 Tde1 Tf6 20 ef5 Df8 As Brancas tem a oportunidade de decidir a partida mediante uma brilhante combinao. Tente encontrala. ***** 21 Te8! De8 22 Df6 De7 23 Dg7+! Dg7 24 f6 Dg2+ Desespero! Se 24 ... Df8, o mate inevitvel. Encontre-o. ***** 25 f7+ Ce5 26 fe5 h5 27 e6+ Rh7 28 Bd3+ Rh6 29 Tf6+ Rg5 30 Tg6+ Rf4 31 Rf2! (1-0) Continuando a linha principal... 25 Rg2 (1-0)
A SEGUIR: 2.6. Partida n 6 Paris, 1858 Defesa Philidor Morphy x Duque de Brunschwig e Conde Isouard

EXERCCIOS
Diagrama 11.1

a2, c3, d4, f2, g2, h2, Tb5, Td1, Bd3, Dd2, Cf3, Bf4, Rg1 x a7, b6, e6, f7, g7, h7, Ca5, Bb7, Tc8, Dd8, Be7, Tf8, Rg8 Pachman x Neikirch Torneio Interzonal, 1958 O ataque a h7 parece uma continuao natural. 1 Cg5 Pachman usou quase 45 minutos de reflexo. Neikirch dispe da forte defesa 1 ... h6, e a continuao 2 Ch7 no satisfatria, j que as Negras no responderiam 2 ... Te8 que permite o forte lance 3 Dg4, mas ofereceriam qualidade em troca de um Peo e um importante tempo para obter contra-jogo: 2 ... Tc3! 3 Cf8 Bf8. Mas antes de se decidir por 1 Cg5, Pachman teve de calcular a seguinte combinao: 1 ... h6 2 Ce6 fe6 3 De6+ Tf7 (3 ... Rh8 4 Dg6) 4 Bg6, e as Negras tem 2 linhas de defesa: a) 4 ... De8 5 Te1! Qual a ameaa? ***** Ganhar qualidade: 6 Bf7+ Df7 7 De7 Df4 5 ... Te6 6 Bf7+ Df7 7 De7 Df4 8 Ta5 Tf6 Qual a ameaa? ***** Mate em 3: 9 ... Df2+ 10 Rh1 Df1+ 11 Tf1 Tf1++ 9 f3 Tg6 Qual a ameaa? ***** Explorar o Peo g cravado: 10 ... Df3, com ameaa de mate. 10 Db7 Dd2 Qual a ameaa? ***** 11 ... Dg2++ 11 Te8+ Rh7 12 g3, etc. b) 4 ... Df8! E as Brancas podem escolher entre duas respostas: b.1) 5 Bh6 Tc6 E se 5 ... gh6 ? ***** 6 Tf5, etc. 6 Df7+ Df7 7 Bf7 Rf7 8 Bd2 Com vantagem material, mas com contra-jogo para as Negras aps 8 ... Tg6. b.2) 5 d5 Com boas perspectivas de ataque. Mas a partida seguiu assim: 1 Bg5 2 Bg5 Dd3 3 Bf6! Df4 4 De5 Dg5 5 f4 De2 6 Bh7+ Rh7 7 Dh5+ Rg8 8 Bg7 f5 Desligando Torre e Dama. Por que no 8 ... Rg7 ? ***** Por 9 Tg5+, etc. 9 Be5 Qual a ameaa ? ***** 10 Dg6+ seguido de mate.

9 ... Cc4?? 10 Dg6+ (1-0) Diagrama 11.2 b4, f3, g2, h2, Ta1, Bb3, Dc1, Te1, Rh1 x b5, c7, d4, f4, f7, h7, Bc3, Dc6, Cd6, Rf8, Th8 Alekhine x Rohacek Munich, 1914 Alekhine seguiu com 1 Df4! aps analisar as 4 linhas negras: 1 ... Ba1, 1 ... Be1, 1 ... Cc4, 1 ... d3. Faa o mesmo. a) 1 ... Ba1 ***** 2 Df6 Tg8 E se 2 ... Rg8 ? ***** 3 Bf7+ Cf7 4 Dc6 (1-0) 3 Bf7! (1-0) As Negras no tem defesa suficiente contra o lance seguinte de Bispo branco. b) 1 ... Be1 Funcionaria agora a manobra 2 Df6 ? ***** No por 2 ... Tg8 3 Bf7 Bh4! Analise 2 Te1. ***** As Negras conseguem boas possibilidades de defesa: 2 ... Cc4! 3 Dd4 Tg8 Mas as Brancas tem linha de vitria. Encontre-a. ***** 2 Dh6+ Rg8 E agora no se deve seguir com 3 Te1 por causa de 3 ... Dc3, mas com: 3 Tc1! Se as Negras contestam com o lgico 3 ... Bc3 o que joga o Branco ? ***** 4 Dg5+ Rf8 (1-0), vide variante a). Continuando: ***** 3 ... Dd7 4 Tc5 Cf5 5 Dg5+ Cg7 6 Td5 (1-0) c) 1 ... Cc4 Evitando a infiltrao da Dama na 6 horizontal e limitando ao mesmo tempo a atividade do Bispo b3. ***** 2 Bc4 bc4 3 De5! Tg8 4 b5! Db7 5 Dc5+ Rg7 6 Dg5+ Rg8 7 Dh6+ Tg7 8 Da6! (1-0) d) 1 ... d3 ***** 2 Tec1 d2 3 Tc2 Da6 4 Td1 Bg7 5 Tc7 (1-0) Obs.: Esta foi a continuao que seguiu a partida.

Apostila 12

OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XI CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Janowski, 1910 Em fins de 1910, para reabilitar-se diante da afico mundial, Lasker no exitou em colocar novamente seu Ttulo em jogo, oferecendo a Janowski uma nova oportunidade em Berlim. O combinado era que o primeiro que vencesse 8 partidas seria o Campeo. Mas este match no foi interessante, pois o Campeo imps-se mais facilmente que na vez anterior, finalizando o encontro com +8-0=3. Aps esta 2 tentativa, Janowski comeou a declinar, e ainda que continuasse a jogar, somente voltou a conquistar o 1 lugar no Torneio de Atlantic City, 1912. Em matches seus resultados foram: Jaff Jaff Showalter Marshall Marshall New York New York Lexington, 1916 Biarritz, 1912 New York, 1918 +5-4=4 +10-4=4 +7-2=2 +2-6=2 +5-7=10

Ao estourar a I Guerra Mundial, se encontrava participando do Torneio de Mannheim, 1914, que foi interrompido e os participantes dos pases inimigos da Alemanha ficaram presos, entre eles Alekhine (URSS). Janowski chegou a passar pela Sua e mudar-se para os E.U.A., onde permaneceu durante vrios anos participando de numerosos torneios, mas com poucos xitos. Em 1925 voltou Frana e jogou importantes torneios do Velho Continente, mas sua sade era precria, o que fez sua fora decair notavelmente, ainda que tenha obtido prmio de beleza pela vitria diante de Smisch no Torneio de Marienbad, 1925. Em 14Jan1927, morreu de tuberculose em Hyeres, quando se dispunha a participar de um pequeno torneio local. Janowski foi um autntico bomio, dedicando-se exclusivamente ao xadrez, e ainda que no tenha escrito livros, foi autor de numerosos artigos em diversos jornais e revistas, destacando a magnfica seo que redigiu para Le Monde Ilustr, de 1902 a 1908. Conta-se que tudo o que ganhava com seu talento enxadrstico perdia na roleta e outros jogos de azar. Conta-se tambm que um dia, cansado de jogar com seu mecenas Nardus, lhe disse: de todos os maus jogadores que conheci, nenhum to ruim quanto voc. Foi ento que finalizou a proteo que lhe havia permitido disputar o Ttulo Mundial por duas vezes. Lasker x Janowski Berlim, 08Nov - 08Dez1910 Lasker Janowski 1 1 0 2 3 4 1 0 5 1 0 6 7 1 0 8 1 0 9 1 0 10 1 0 11 1 0 Tot 9,5 1,5

Lasker comeou o match de Brancas. ABERTURAS N DAS PARTIDAS TOTAL %

Gambito da Dama Gambito do Rei Peo Dama - Irregular Pirc Ruy Lopez Tarrasch

3 11 2 10 9 1, 4, 5, 6, 7, 8

1 1 1 1 1 6

9,1 9,1 9,1 9,1 9,1 54,5

A SEGUIR: XII Campeonato Mundial de Xadrez Lasker x Capablanca, 1921

FINAIS I
3.8. Rei e quatro Pees x Rei e trs Pees O final torna-se mais fcil quanto maior o nmero de Pees. Assim, por exemplo, o final de Rei e trs Pees x Rei e dois Pees mais fcil que o final de Rei e dois Pees x Rei e Peo. O Peo a mais nos finais atrai o Rei inimigo, desviando-o dos outros, que sero capturados pelo Rei do lado majoritrio. Este tipo de final no apresenta dificuldades, o lado majoritrio deve reduzir o final a uma das posies mais simples em que o ganho forado. Diagrama: a2, b2, c3, d4, Rd2 x a7, b6, c6, Re4 Berger 1 ? (1-0) As Brancas ganham sempre. Analise 1 ... Rf4, 1 ... c5, 1 ... a6, 1 ... b5 e 1 ... a5. a) 1 ... Rf4 PLANO BRANCO ***** Formar o Peo passado com posio de ganho. Os Pees devem ser avanados em linha. Utilizar a oposio. PROCEDIMENTO ***** 2 Rd3 Rf5 3 c4 Rf4 4 a4 a6 5 b4 Rf5 6 a5 ba5 7 ba5 Rf4 8 d5 cd5 9 cd5 Re5 10 Rc4 Rd6 11 Rd4 (1-0) b) 1 ... c5 PLANO BRANCO ***** Idem ao plano anterior. PROCEDIMENTO ***** 2 dc5 bc5 3 b3 a6 4 a3 a5 5 a4 Re5 6 Re3 Rd5 7 Rd3 c4+ 8 bc4+ Rc5 9 Rd2! Rc4 10 Rc2 (1-0) c) 1 ... a6 PLANO BRANCO ***** Idem ao plano anterior. PROCEDIMENTO

***** 2 b4 a5 3 ba5 ba5 4 a4 Rf4 5 Rd3 Rf5 6 Re3 Re6 7 Re4 Rd6 8 c4 Re6 9 c5 Rd7 10 d5 cd5+ 11 Rd5 (1-0) d) 1 ... b5 PLANO BRANCO ***** Idem ao plano anterior. PROCEDIMENTO ***** 2 b4 a6 3 a3 Rf4 4 Rd3 Rf5 5 c4 Re6 6 c5 Rd5 7 Re3 Re6 8 Re4 Re7 9 d5 cd5+ 10 Rd5 Rd7 (1-0) e) 1 ... a5 PLANO BRANCO ***** Idem ao plano anterior. PROCEDIMENTO ***** 2 a4 b5 3 ab5 cb5 4 Re2 b4 5 Rd2 b3 6 Re2 a4 7 Rd2 Rd5 8 Rd3 Rd6 9 Rc4 Rc6 10 Rb4 (1-0) Ganhando os Pees e o final.
A SEGUIR: 3.9. Finais com mais Pees

TTICA I
7. ATAQUES AO ROQUE O roque (principalmente o pequeno) praticado em quase todas as partidas. Conservando a barreira de Pees (2T, 2C, 2B), a Torre como companheira e um Cavalo em 3B, o Rei estar durante muito tempo bem defendido. A falta de um desses elementos pode ocasionar um ataque. Exemplo de roque bem defendido: Diagrama: f7, g7, h7, Cf6, Tf8, Rg8 Exemplo de roques dbeis: Diagrama: f7, g7, Cf6, Tf8, Rg8 Diagrama: f7, h7, Cf6, Tf8, Rg8 Diagrama: g7, h7, Cf6, Tf8, Rg8 Diagrama: f7, g7, h7, Tf8, Rg8 Diagrama: f7, g7, h7, Cf6, Rg8 Diagrama: f7, g6, h7, Cf6, Tf8, Rg8 Diagrama: f7, g7, h6, Cf6, Tf8, Rg8 Observe que mais cedo ou mais tarde, as peas do roque devem deslocar-se. A Torre, por exemplo, normalmente utilizada para agir nas colunas abertas, o Cavalo posiciona-se no centro, o avano do Peo a 4BR normalmente utilizado para ataque, o avano do Peo a 3TR utilizado em algumas aberturas para evitar um ataque de Bispo.

Quando o adversrio no pode explorar a debilidade, ela deixa de existir. Um conselho geral: mantenha a estrutura do roque caso no tenha plano claro. Podemos classificar os ataques ao roque da seguinte maneira: 7.1. Ataques na coluna h aberta (falta o Peo h) 7.2. Ataques na coluna g aberta (falta o Peo g) 7.3. Ataques na diagonal aberta (falta o Peo f) 7.4. Ataques ao Peo h (falta o Cavalo em f) 7.5. Ataques ao Peo f (falta a Torre em f) 7.6. Ataques devido ao avano do Peo g 7.6. Ataques devido ao avano do Peo h Normalmente essas debilidades aparecem juntas. 7.1. Ataques na coluna h aberta (Falta o Peo h) Nem sempre a coluna h encontra-se aberta e necessrio manobrar para conseguir este objetivo. Torre e Dama so peas utilizadas neste ataque porque se movem pelas colunas. Diagrama: g6, De2, Tf3, Rg2, Tg4 x f6, g7, Dc7, Te8, Tf8, Rh8 1 ? Mate PLANO ***** Falta o Peo h7, alm do Cavalo f6, o que traz a idia de posicionar a Dama em h7 atravs de sacrifcio das Torres. O Peo g6 vigia a importante casa de fuga f7. PROCEDIMENTO ***** 1 Th4+ Rg8 2 Th8 Rh8 3 Th3+ Rg8 4 Th8 Rh8 5 Dh5+ Rg8 6 Dh7++ (1-0) Diagrama: a3, b2, c3, f2, g2, Te1, Tf1, Rg1, Cg3 x a5, b6, Be5, Rf8, Th5, Th8 1 ... ? Mate PLANO ***** Ataque na coluna h aberta, explorando a ausncia do Cavalo f6 e do Rei completamente cercado por suas peas. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Th1+! 2 Ch1 Bh2++ (0-1) Diagrama: a3, b4, c2, g2, h2, De1, Bf1, Tf2, Rh1 x a7, b6, c5, e6, f7, g6, Db2, Be5, Rf8, Cg4 1 ... ? Mate PLANO ***** Abrir a coluna h atravs de sacrifcio para que a Dama d xeque atravs dela posicionando-se economicamente em h2 com mate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bg3! 2 hg3 Dh8+ 3 Rg1 Dh2++ (0-1) Diagrama: Bd4, Dd6, Re4, Th4 x a5, b6, f7, g7, Tb4, Db8, Tf8, Rg8

1 ? Mate PLANO ***** Dar mate em g7 com a Dama, mas necessrio coloca-la em linha de tiro, ou seja, onde alcana a casa g7 sem perda de tempo. A coluna h est aberta (alm da falta do Cavalo f6) e pode ser utilizada para atrair o Rei para ela, quando ento o Peo g ficaria cravado, cedendo h6 para a Dama entrar na batalha. PROCEDIMENTO ***** 1 Th8+ Rh8 2 Dh6+ Rg8 3 Dg7++ (1-0) Diagrama: a2, b3, d5, e4, f5, Bc4, Te3, Rf2, Th2, Ch4, Dh5 x a3, b4, f6, g7, h7, Ba7, Tb8, Dd6, Td8, Be8, Rh8 1 ? Mate PLANO ***** O Peo f est avanado, o que possibilita a explorao da diagonal a2-g8, onde j est o Bispo do Rei ofensivo. Dama e Torre situam-se na coluna h, que pode ser aberta mediante sacrifcio e explorada mediante xeque descoberto. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh7+ Rh7 2 Cg6+ Rg8 3 Th8+ Rf7 4 Tf8+ Df8 5 d6++ (1-0) Diagrama: a3, b2, c3, f3, g2, Dd1, Td3, Tf1, Rg1 x a7, b6, c5, Df4, Rg7, Bh4, Th6 1 ... ? Mate PLANO ***** O roque est dbil: falta o Peo h, o Peo f est avanado, falta o Cavalo f3. Se o Bispo dominasse g1 e o Rei estivesse na coluna h, a posio seria mate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Dh2+ 2 Rh2 Bf2++ (1-0) Diagrama: a2, b2, c2, d4, f2, g2, h2, Bc5, Tf1, Rg1, Th3, Dh5 x a4, a7, c6, e6, f6, g7, Ba5, Ta8, Bc8, Dd8, Te8, Rg8 1 ? Mate PLANO ***** Explorar o roque dbil negro: o Peo f est avanado, a coluna h est aberta, falta o Cavalo f6. O Rei negro tem sua merc a via de escape f7. Se a Torre estivesse diante da Dama, haveria a possibilidade de mate em h8, pois a Dama domina f7. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg6! Ba6 2 Th7 Ameaando Dg7++ 2 ... Dc7 3 Dh5 (1-0)
A SEGUIR: 7.2. Ataques na coluna g aberta

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


2.6. Partida n 6 Defesa Philidor Paris, 1858 Morphy x Duque de Brunschwig & Conde Isouard 1 e4 e5 2 Cf3 d6 3 d4 Bg4 Perde um tempo. Aps 4 de5 as Negras devem jogar 4 ... Bf3 para evitar a perda do Peo. 4 de5 Bf3 5 Df3 de5 6 Bc4 Cf6 Observe o que ocasionou a perda de tempo negra: as Brancas tm duas peas desenvolvidas contra uma negra. Alm disso, o ltimo lance negro um erro que permite o ataque duplo de Morphy. 7 Db3 De7 8 Cc3 Morphy desenvolve mais uma pea ao invs de ganhar um Peo. Note que a Dama negra no pode ser considerada desenvolvida por estar obstruindo o Bispo Rei, alm de que as Negras perdero um tempo para defender o Peo b. 8 ... c6 9 Bg5 b5 Este lance proporciona s Brancas uma combinao de sacrifcio, mas inevitvel, visto que de outro modo, ficariam restringidas. PLANO ***** Abrir linhas de modo a dar mate de Bispo e Torre em d8. PROCEDIMENTO ***** 10 Cb5 cb5 11 Bb5+ Cbd7 12 O-O-O Td8 13 Td7! Td7 14 Td1 De6 15 Bd7+ Analise 15 Bf6 ***** 15 ... Db3 16 Bd7++(1-0) Continuando ***** 15 ... Cd7 16 Db8+ Cb8 17 Td8++ (1-0) Sem dvidas a caminho escolhido por Morphy foi mais elegante
A SEGUIR: 3. Willelm Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 12.1 a3, f3, g4, h4, Rb2, Bb5 x a7, f6, g7, h6, Rc7, Cc6 1 ... ? Ganham as Negras um Peo PLANO ***** O Bispo e o Peo f3 esto em casas conjugadas ao Cavalo negro, logo, o tema duplo de Cavalo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Cd4 Ganhando o Peo, pois o Bispo, ao retirar-se no pode defender o Peo. Diagrama 12.2 a3, b2, f2, g2, h3, Ta1, Cb5, Dc2, Be2, Cf3, Rg1 x a7, b6, c7, f7, g7, h6, Ta8, Bb7, Cc6, De8, Cf6, Rg8

1 ? Ganham as Brancas qualidade PLANO ***** Ataque duplo de Cavalo Dama e Torre. PROCEDIMENTO ***** 1 Cc7 E troca-se Cavalo por Torre Diagrama 12.3 b3, g2, h2, Ta1, Td1, Rf1 x b6, f4, f6, h7, Bb4, Tc7, Te3, Rg8 Composio Se voc pudesse colocar um Cavalo branco em qualquer casa livre, onde colocaria? ***** Em d5, atacando 7 peas simultaneamente Diagrama 12.4 a2, b2, c2, e5, f2, g2, h2, Ta1, Bb3, Dd1, Cd2, Tf1, Rg1, Bg5 x a6, b5, c6, d5, f7, g7, h6, Ta8, Bc8, Dd8, Ce7, Re8, Bf8, Th8 Vassiltschuk x Bobolowitsch Moscou, 1959 1? Se as Brancas retiram o Bispo de g5, as Negras poderiam aproveitar este tempo para estimular seu desenvolvimento. Mas as Brancas ganham ao achar o tema da posio: Dama e Torre inimigos esto em posio de duplo de Cavalo, que pode dirigir-se a esta casa via d6 (defendido pelo Peo e5), onde ataca o Rei que dever deixar a defesa do Peo f7, observe que o Cavalo e7 est cravado. PROCEDIMENTO ***** 1 Ce4! Be6 As Negras frustram o plano branco. Analise 1 ... de4 e 1 ... hg5 ***** a) 1 ... de4 PLANO ***** A Dama negra est apoiada apenas pelo Rei. A diagonal a2-f7 foi aberta, o que vulnera o ponto f7 apenas defendido pelo Rei. PROCEDIMENTO ***** 2 Bf7+, ganhando a Dama a seguir. b) 1 ... hg5 Com este lance as Negras permitem a execuo do plano branco: ***** 2 Cd6+ Rd7 3 Cf7 e 4 Ch8, com vantagem decisiva. Continuando a analise principal... 2 Cd6+ Rd7 3 Be3 Cg6 4 f4! Bd6 5 ed6 Ch4 6 Bc5 Df6 7 Dd2 a5 8 c3 a4 O que voc jogaria? ***** 9 f5! Note que se 9 ... ab3 10 fe6+, ganhando a Dama.

9 ... Cf5 10 Bc2 h5 11 Bd4 Dh6 12 ? (1-0) PLANO ***** Desviar o Cavalo de f6, atraindo-o para h6, quando ento o Bispo se dirige para g7, atacando simultaneamente h8 e h6. Observe que o Peo g est cravado e que o Bispo do Rei branco dominar h7, impedindo a Torre de permanecer nesta coluna. PROCEDIMENTO ***** 12 Dh6 Ch6 13 Bg7 (1-0)

Apostila 13
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Lasker x Capablanca, 1921 Durante 11 anos Lasker no defendeu o Ttulo Mundial. Ainda que se deve mencionar a seu favor que, desde 1914 at fins de 1918, o mundo tinha demasiadas preocupaes com a I Guerra Mundial para preocupar-se com xadrez, deve-se tambm reconhecer que imps muitas dificuldades a Rubinstein para que disputasse o Campeonato. Jos Raul Capablanca (La Habana, 1888 - New York, 1942) foi um dos meninos prodgios mais sensacionais da histria do xadrez mundial. Aprendeu a jogar aos 4 anos e aos 13 consagrou-se Campeo Cubano ao derrotar em um match, Juan Corzo por +4-3=6. Suas extraordinrias condies de jogador se desenvolveram ao mximo na Amrica do Norte, onde se mudou para seguir estudos de engenharia na Universidade de Columbia, que mais tarde abandonou pelo xadrez. Em 1909 acertou um encontro com Frank J. Marshall, que 2 anos antes havia disputado o Ttulo Mundial contra Lasker, e diante da surpresa geral, o cubano venceu pelo extraordinrio resultado +8-1=14, com o que seu nome comeou a figurar ao lado das mais importantes estrelas do tabuleiro. Em 1910, participa do Torneio de New York, classificando-se em 2, atrs de Marshall. Em 1921 o convidaram a participar do grande Torneio de San Sebastian, onde jogaram os mais destacados enxadristas da poca, com exceo do Campeo Mundial, Lasker. Alguns jogadores opuseram-se sua participao, alegando falta de categoria suficiente, ao que Marshall respondeu: Quem me venceu num match forosamente um bom enxadrista e como a categoria de Marshall era indiscutvel, ningum se atreveu a responder-lhe. Capablanca fez jus s palavras de seu rival e amigo, pois diante da surpresa geral obteve o 1 lugar, superando entre outros a Rubinstein, Vidmar, Marshall, Nimzowich, Schlechter, Tarrasch, Bernstein, Spielmann, etc. Em 1911 comearam as negociaes para o encontro Lasker x Capablanca, mas o Campeo recusou uma oferta do Clube de Xadrez de La Habana, alegando que o clima tropical lhe prejudicaria. Em seguida, o clube Argentino, de Buenos Aires, quis organizar o encontro, oferecendo 25.000 francos ao

vencedor e 12.500 ao perdedor. Ambas propostas falharam e ao 3 desafio, Lasker contestou, colocando entre outras, com as seguintes condies: Ser vencedor o 1 que ganhe 6 partidas, sem contar os empates. O mximo de partidas ser 30. Ao final destas, ser vencedor o que tenha mais vitrias. Mas se houver apenas uma vitria a mais, o match ser declarado empatado. O dr. Lasker fixar a data para comear a luta e o local da mesma... Capablanca recusou alegando que um vencedor sempre um vencedor, ainda que a vantagem seja mnima. Naturalmente Capablanca tinha razo, mas tambm a tinha os partidrios de Lasker quando afirmavam: Capablanca ganhou reputao muito rapidamente, e antes de enfrentar Lasker deveria demonstrar sua maestria em outros torneios e matches. E isso era correto, j que uma vitria sobre Marshall e um 1 lugar em San Sebastian eram pouca coisa diante de um histrico como o do Campeo Mundial. Diante destas discrdias, o relacionamento entre eles no era muito agradvel. Vejamos os sucessos enxadrsticos que se desenvolveram at 1921, quando enfim se enfrentaram estes dois gigantes: Capablanca comeou sua carreira de maneira triunfal, vencendo em 1913 dois torneios em New York e ficando em 2 em La Habana, ficando atrs de Marshall. Lasker no jogou torneio algum nestes anos, mas em 1914, em San Petesburgo, organizaram um torneio que tinha como pr-requisito indispensvel para participar, ter obtido um 1 lugar em uma competio internacional. Participaram deste torneio, Lasker, Capablanca, Tarrasch, Marshall, Alekhine, Rubinstein, Janowski, Nimzowich, Bernstein e os veteranos Blackburne e Gunsberg. O torneio foi disputado no sistema schuring em 1 turno, classificando os 5 primeiros para a 2 fase, disputada em sistema schuring em 2 turnos, e iniciariam esta fase com a pontuao alcanada na 1 fase. Capablanca venceu brilhantemente a 1 fase sem derrotas, enquanto Lasker perdeu de Bernstein e ficou a 1,5 pontos de distncia. Ao iniciar a 2 fase, todos os aficionados pensavam que Capablanca acabaria vencendo facilmente, mas Lasker, fantasticamente superou Capablanca por 0,5 ponto, aps derrota-lo em uma Espanhola - Variante das Trocas, que uma das mais famosas partidas da histria do xadrez. A classificao final foi: 1 Lasker 2 Capablanca 3 Alekhine 4 Tarrasch 5 Marshall 13,5 13,0 10,0 8,5 8,0

Aps este torneio o velho leo novamente considerado como o melhor jogador do mundo. O ano de 1914 foi fatdico, estoura a I Guerra Mundial e a atividade de Lasker resume-se a um match amistoso com Tarrasch, 1916, vencendo por +5-0=1 e um triunfo em um torneio na mesma cidade, em 1918, superando Rubinstein, Schlechter e Tarrasch. Capablanca, por sua vez, vence em 1915, 1916 e 1918 os torneios de New York e em 1919 vence Kostic, em La Habana, por +5-0=0. No Torneio de Hastings (denominado A vitria), onde estavam excludos os enxadristas alemes e dos pases aliados, tambm conseguiu o 1 posto. Aps o fim da I Guerra Mundial, Lasker, sentindo-se velho, quis renunciar ao Ttulo, nomeando seu sucessor, Capablanca, mas esta deciso no agradaria os aficionados, que desejavam ver o confronto. Aps trabalhosas negociaes foi organizado o match a ser disputado em La Habana. O vencedor seria aquele que conseguisse 8 vitrias primeiro, mas chegando partida 24 sem este resultado, decidiria a melhor pontuao.

Aps a 14 partida, Lasker desmoralizado pelo placar adverso e talvez afetado fisicamente pelo clima de La Habana, decidiu enviar uma carta ao rbitro propondo sua rendio ao match, em 27Abr1921. A resposta, ainda que discutida entre os organizadores, chegou no mesmo dia, aceitando sua proposta. Durante o encontro, Lasker foi correspondente de um dirio holands. Eis alguns pargrafos que escreveu sobre si: Este match, que me ocasionou dificuldades como em nenhum outro, foi para mim um deleite enxadrstico. As circunstncias extrnsecas que o rodearam foram na verdade desfavorveis, mas o estilo de Capablanca trouxe-me legtimos problemas. Suas partidas so claras, lgicas e vigorosas. Nelas no havia nada oculto, presumido ou artificial. Atravs de seus lances adverte seu pensamento, ainda que queira ser astuto. Quer seja quando joga para ganhar como para empatar, ou quando temia perder, seus lances traduziam claramente seu objetivo. Se bem que seus lances so transparentes, estes no so fceis de encontrar, e s vezes profundos, Capablanca no amante de complicaes nem de aventuras, prefere saber previamente onde pisa. Sua profundidade no a de um poeta, mas a de um matemtico; seu esprito de um romano, no o de um grego... Seu xadrez foi muito simptico. Alegrava-me ter um adversrio de ao, mas as circunstncias no me permitiram jogar como planejado. Sob novas condies de vida e climticas, minhas atitudes decaram. Meu juzo posicional, a exatido de minhas combinaes e at a facilidade de analisar uma simples posio foram debilitadas, confusas e caram quase nulas pelo cansao. No pude evitar, ainda que nunca cheguei a desmoralizar-me. As causas foram de origem fsica: transpirao, perda de peso e impossibilidade de dormir profundamente, surgindo assim a falta de concentrao por um perodo prolongado. Assim terminou um episdio de minha vida. Quando Steinitz viu perdida a ltima partida do match, ps-se de p e exclamou: Trs urras ao novo Campeo! Esse gesto emocionou-me e uma honra pronunciar diante do mundo enxadrstico essas mesmas palavras. O mestre Mieses disse: O estilo de Lasker como um copo d'gua clara com uma gota de veneno. O de Capablanca, um copo d'gua ainda mais clara, sem a gota de veneno. Reti, grande enxadrista e publicitrio, afirmou: O que mais surpreende, inclusive num estudo superficial do mtodo de jogo de Capablanca sua grande segurana, sua quase ausncia de descuidos e falsas interpretaes de posio. sem dvida conseqncia de ter aprendido a jogar sendo um menino de 4 anos. Em certo sentido, o xadrez sua lngua nativa. Para ele a deduo de posies simples era muito fcil, enquanto os enxadristas que haviam aprendido o xadrez com mais dificuldades, mais tarde na vida, tinham que estudar as situaes. Aps esta derrota, Lasker somente reapareceu sensacionalmente dois anos depois em Mhrisch-Ostrau, 1923, vencendo o torneio sem derrotas, o que demonstrava que no estava acabado. Em New York, 1924, organizou-se um dos torneios mais fortes de todos os tempos, em 2 turnos e Lasker foi vencedor, ainda que perdendo uma das 2 partidas disputadas com Capablanca. Veja a classificao final: 1 Lasker 2 Capablanca 3 Alekhine 4 Marshall 5 Reti 6 Maroczy 16,0 14,5 12,0 11,0 10,5 10,0 7 Bogoljubow 8 Tartakower 9 Yates 10 Ed. Lasker 11 Janowski 9,5 8,0 7,0 6,5 5,0

Capablanca no perdia uma partida j faziam 8 anos e neste torneio, Reti conseguiu quebrar o tabu. Disse um comentarista da poca: Capablanca comeou o torneio bastante inseguro, mas terminou como um rodamoinho, mas Lasker o fez como um verdadeiro ciclone. Em Moscou, 1925, ambos voltaram a se encontrar finalizando em empate a partida entre eles. E ainda que Bogoljubow tenha vencido o Torneio, Lasker teve a satisfao de ficar em 2, superando Capablanca, que finalizou em 3. Aps este torneio, Lasker esteve longe das competies srias durante 9 anos, mas ao chegarem os nazistas ao poder na Alemanha, por ser judeu, perdeu sua fortuna e teve de abandonar sua ptria e voltar a participar de torneios para sobreviver. Assim, em Zurich, 1934, aos 66 anos, reaparece no cenrio enxadrstico, finalizando em 5 lugar atrs de Alekhine, Euwe, Flohr e Bogoljubow, mas superando Bernstein, Nimzowich, Sthalberg, etc. Neste Torneio, Alekhine vence-o pela 1 e nica vez em sua vida, mas Lasker derrotou, entre outros ao aspirante principal ao Ttulo Mundial, Euwe e a Bogoljubow. Em Moscou, 1935, Lasker finaliza em 3 sem perder uma nica partida, ficando somente a 0,5 ponto de Botwinnik e Flohr, que terminaram empatados, superando Capablanca, a quem venceu em uma harmoniosa partida que merecia o prmio de brilhantismo, alm das vitrias diante dos novos astros do tabuleiro. Suas ltimas atuaes foram nos Torneios de Moscou, 1936 e Nottinghan, 1936. Em ambos, desenvolveu partidas de grande categoria, mas logicamente por causa da idade no podia aspirar os primeiros lugares, ainda que produzindo atrativas partidas. Seus ltimos anos de vida passou na Amrica do Norte, falecendo em 11Jan1941, no Hospital Monte Sinai, o mesmo onde morreria no ano seguinte seu grande rival e grande amigo, Capablanca, pois, se bem houve entre eles verdadeira amizade e admirao mtua. Lasker x Capablanca La Habana, 15Mar - 21Abr1921 Lasker Capablanca Lasker Capablanca 1 9 2 10 0 1 3 11 0 1 4 12 5 0 1 13 6 7 14 0 1 8 Tot 5,0 9,0

Capablanca comeou o match de Brancas. ABERTURAS Eslava Gambito da Dama Ortodoxa Ruy Lopez Tarrasch N DAS PARTIDAS 8 2 1, 4, 5, 7, 10, 11. 13 3, 6, 12, 14 9 TOTAL 1 1 7 4 1 % 7 7 50 29 7

A SEGUIR: XIII Campeonato Mundial de Xadrez Capablanca x Alekhine, 1927

FINAIS I
3.9. Finais com mais Pees Triangulao um estratagema intimamente ligado oposio. Realiza-se quando um lado tem mais casas disponveis para seu Rei do que o oponente. Diagrama: b3, c4, f5, g3, g4, Re2 x c5, e4, f6, g5, g7, Rd6 1? (1-0) PLANO ***** Aproximando-se as Brancas do Peo negro por meio de 1 Re3? as Negras replicam com 1 ... Re5 e ganham, pois o rei branco obrigado a retirar-se. Mas as Brancas tem 2 vias de acesso a e3, ou seja d2 e e2 (ou f2 e e2), enquanto o Negro dispe somente de uma via para e5, que a casa d6. As Brancas podem manobrar no tringulo d2-e2-e3 (ou f2-e2-e3), enquanto o Negro apenas movimenta-se na diagonal d6-e5. A triangulao permite o ganho (ou perda) de um tempo. PROCEDIMENTO ***** 1 Rd2! Re5 2 Re3 Rd6 3 Re4 (1-0) SNTESE DESTES FINAIS A) Um lado tem um Peo a mais. Nestes finais, os processos ganhantes reduzem-se geralmente a um dos seguintes sistemas: A.1. Forando um Peo passado. A.2. Sacrificando um Peo no momento exato para obter: A.2.1. Um Peo que vai Dama; A.2.2. Uma supremacia suficiente de material ou A.2.3. Uma vitria numa das posies bsicas. B) Ambos tem o mesmo nmero de Pees. Geralmente h empate, com exceo de ntida superioridade posicional para um dos lados. Na maioria dos casos estas regras encontram fcil aplicao. Mas como diz Ruben Fine, o xadrez no seria um jogo se no houvessem numerosas excees devidas principalmente, s estruturas irregulares de Pees, s diferenas posicionais e s posies de pat.
A SEGUIR: 3.10. Finais diversos de Rei e Pees

TTICA I
7.2. Ataques na coluna g aberta (falta o Peo g)

Este ataque ocorre quando h falta do Peo g ou se possvel abri-la mediante sacrifcio. As peas de grande importncia neste ataque so a Dama e as Torres. As Torres, se dobradas nesta coluna tornam-se muito fortes. Diagrama: a2, h2, Ta1, Bc3, Tg1, Dg4, Rh1 x a7, b6, f7, g7, h7, Dc8, Td7, Ce6, Tf8, Rg8 1? Mate PLANO ***** Abrir a coluna g mediante sacrifcio, valorizando o domnio da grande diagonal negra e fazendo com que as Torres tenham mais eficcia nesta coluna. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg7+! Cg7 2 Tg7+! Rh8 3 Tg8+ Rg8 4 Tg1++ (1-0) Diagrama: c2, d2, e4, f2, g2, h2, Ca3, Db1, Tf1, Rg1 x b7, c6, c4, g7, Te8, Ch4, Dh5, Rh8 1 ... ? Mate PLANO ***** Abrir atravs de sacrifcio da coluna g e fazer com que a Torre aja sobre ela. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Cg2! 2 Rg2 Dg4+ 3 Rh1 Df3+ 4 Rg1 Te6 (1-0) O mate inevitvel aps 5 ... Tg6+ Diagrama: c3, d2, f2, g2, h2, Db2, Ce2, Tf1, Rh1 x a7, b6, c6, f7, g7, h4, Bd5, Df5, Tf8, Rh8 1 ... ? Mate PLANO ***** Abrir atravs do sacrifcio a coluna g e utilizar o Peo avanado como piv do ataque. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bg2+! 2 Rg2 Dg4+ 3 Cg3 h3+ 4 Rg1 Df3 (0-1) O mate inevitvel: 5 ... Dg2++ Diagrama: e3, f2, h2, Bd3, Df1, Rg2 x g7, h6, Bd7, Df6, Rg8 1 ... ? Mate PLANO ***** Rei e Dama encontram-se na mesma diagonal do Bispo da Dama inimigo, o que permite atrair o Rei zona de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bh3+! 2 Rh3 Df3+ 3 Rh4 g5++ (0-1) Diagrama: a2, b2, c2, d3, g2, h5, Cc3, Te1, Df4, Rg1, Th3 x a7, b7, c6, d5, f7, h7, Ta8, Cb8, Dd8, Tf8, Rg8 Harwitz x N.N. 1 ? Mate PLANO

***** Explorar as colunas g e e abertas, agindo sobre elas, Torres e Dama, ameaando mate com a Dama em g7. PROCEDIMENTO ***** 1 Tg3+ Rh8 2 Dh6! Ameaando 3 Dg7++ 2 ... Tg8 3 Te8!! (1-0) Por que o Negro abandonou? *** Porque se 3 ... Te8 4 Dg7++ e se 3 ... De8 o mate se inicia com 4 Df6+
A SEGUIR: 7.3. Ataques na diagonal aberta (Falta o Peo f)

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3. WILLELM STEINITZ Willelm Steinitz nasceu a 18Mai1836, em Praga. Como estudioso apareceu em Viena, aos 22 anos, comeando sua carreira enxadrstica na Wiener Schachgesellschaft, que foi a escola de muitos mestres do xadrez. Em 1862, representando seu pas, participou do Torneio Internacional de Londres, obtendo o 6 lugar, mas tendo reconhecida uma de suas partidas como a melhor do Torneio. Estabeleceu-se em Londres, vivendo ali at 1883. Em 1866 jogou um match contra Anderssen, quem, aps a retirada de Morphy, voltou a ser grande mestre. Steinitz venceu por +8-6=0. Aps esta vitria, apesar de no existir o Ttulo, Steinitz alcanou o patamar de Campeo Mundial. Os sucessivos resultados nos torneios internacionais que tomou parte foram: Baden-Baden, 1870 Viena, 1872 Viena, 1882 2 lugar 1 lugar 2 lugar (vencido por J. H. Zukertort)

Em 1866, disputou-se pela primeira vez o Campeonato Mundial entre Steinitz e Zukertort. Como Steinitz havia se estabelecido nos E.U.A., os encontros foram em New York, St Louis e New Orleans, com Steinitz alcanando o ttulo oficial com +10-5=5. Posteriormente defendeu seu Ttulo diversas vezes com xito. Entre os quais pode-se destacar o confronto com Tchigorin, 1889 e 1892, pois foi um dos mais interessantes, caindo mais tarde em 1894 diante do dr. Emanuel Lasker. Como o prprio Lasker disse: O pensador foi superado pelo jogador. At mesmo em seu mtodo, Lasker destacou as idias filosficas bsicas do jogo de Steinitz. Aps perder o Ttulo Mundial, Steinitz participou ainda de diversos torneios, mas sem conseguir a primeira colocao em nenhum. Morreu em 1900. Enquanto Morphy foi o mais clebre dos mestres de xadrez, considerado pelo pblico como o heri do xadrez, aos estudiosos deste jogo, Steinitz era o jogador mais profundo, o que traduzia melhor a personalidade enxadrstica. Enquanto Morphy praticou o estudo do jogo aberto, Steinitz dedicou-se s partidas fechadas, o que caracterizava o carter de cada um. O jogo aberto de Morphy demonstra o carter de um homem de rpida liberdade de ao, que deseja o brilhantismo, o xito rpido; Steinitz, ao

contrrio, o valor duradouro, assim, normalmente dedicava-se a uma longa defesa, apenas para conservar a mais sensvel vantagem posicional. Por este motivo, as posies cerradas eram suas prediletas. Para entender melhor, observe que nas posies fechadas, os Pees esto imveis para ambos, sinal de longa luta, nas abertas, mais mudanas. Neste estudo de luta de posio, resume-se a obra de Steinitz e a base de toda a tcnica enxadrstica moderna.
A SEGUIR: 3.1. Partida n 1 Abertura Giuoco Piano Londres, 1862 Dubois x Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 13.1 a2, f2, g2, h2, Ca5, Re3 x a7, f7, g7, h7, Bb4, Re5 As Negras acabaram de atacar o Cavalo branco, o que fazer? ***** 1 Cc6+, ganhando o Bispo, ficando com vantagem decisiva. Diagrama 13.2 a2, f2, g2, h2, Td1, Re1, Be2, Cf3, Th1 x a7, b7, f7, g7, h7, ta8, Cb6, Bd7, Re8, Cf6, Th8 Se voc pudesse colocar um Cavalo branco numa casa livre, onde voc colocaria? ***** Em c7, ganhando qualidade. Diagrama 13.3 a2, f2, g2, h2, Ta1, Tf1, Rg1, Dh4 x a7, b7, f7, h6, Cc6, Dd5, Td7, Te8, Bg6, Rh7 Onde voc colocaria um Cavalo branco nesta composio? ***** Em f6, atacando simultaneamente quatro peas. Aps 1 e4 c5 2 Cf3 Cc6 3 d4 cd4 4 Cd4 Cf6 5 Cc6 e6 6 Cdb5 d5 O que voc joga? PLANO ***** Explorar o tema ttico duplo de Cavalo em c7 e ganhar um Peo PROCEDIMENTO ***** 7 ed5 ed5 8 Cd5 Cd5 9 Dd5! Dd5 10 Cc7+ Diagrama 13.4 a2, b2, c2, f2, g2, h2, Ta1, Bc4, Dd1, Re1, Be3, Cg5, Th1 x a7, b7, c6, d6, f7, g6, h7, Ta8, Cb8, Bc8, Dd5, Re8, Bf8, Th8 Hastings, 1949/50 Rossolimo x Szabo 1? As Brancas sacrificaram um Peo na abertura e agora recuperam-no com a vantagem da sensvel debilidade na estrutura negra. PLANO *****

Duplo de Cavalo em f7 aps atrair o Rei a e8. PROCEDIMENTO ***** 1 Dd8+ Rd8 2 Cf7+

Apostila 14
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XIII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Capablanca x Alekhine, 1927 Quando Capablanca conquistou o Ttulo, parecia no existir no mundo algum capaz de derrotar-lhe. Esta impresso se confirmou no ano seguinte, ao vencer o Torneio de Londres, 1922, de forma impressionante, sem derrotas. Neste Torneio comeou a rivalidade com Alekhine, que terminou em 2 lugar, tambm invicto, mas com 1,5 pontos a menos. At esta data entre os dois existia boa amizade, pois durante o Torneio de San Petesburgo, 1914, ambos analisaram juntos variantes para usar no mesmo. A rivalidade no foi causada pelo resultado do Torneio, mas pelas clusulas para disputar o Campeonato Mundial, que foram praticamente ditadas por Capablanca e aceitas por Alekhine, Bogoljubow e Vidmar. Os pontos principais diziam que o encontro seria ganho pelo primeiro que vencesse 6 partidas, sem contar os empates. O prmio seria de US$ 10.000, dos quais o Campeo receberia US$ 2.000, enquanto o vencedor do match receberia US$ 4.800 e o vencido US$ 3.200. Naturalmente os gastos de viagem e alojamento no estavam includos nos US$ 10.000 e quem deveria procurar o patrocnio no era o Campeo. As condies eram normais, mesmo com o problema dos US$ 10.000 e demais gastos, pois naqueles tempos o Campeo emitia as leis. Alejandro Alekhine (Moscou, 1892 - Estoril, 1946) foi o jogador mais tenaz de todos os tempos. Era considerado um jogador completo, veio de uma famlia aristocrata russa, estudou na Escola Imperial Superior de Leis para Nobres e na Escola Militar de San Petesburgo. Em 1914 gradua-se como advogado e ingressa no Ministrio das Relaes Exteriores. A Revoluo Russa arruinou sua famlia, e em 1921 muda-se da Rssia para Paris, doutorando-se na Faculdade de Direito, profisso que nunca exerceu por sua dedicao exclusiva ao xadrez. Alekhine aprendeu a jogar muito jovem e foi um simpatizante do xadrez postal. At 1912, com exceo de Estocolmo, no havia vencido torneio importante. Seus resultados mais importantes foram: Estocolmo, 1912 Scheweningen, 1913 San Petesburgo, 1913 1 lugar 1 lugar, superando Janowski, Olland, Yates, etc. 1 lugar, empatado com Nimzowich. O vencedor deste Torneio classificaria-se para a verso 1914. Aps 2 partidas para desempatar o 1 posto, cada um deles venceu uma, levando ambos a serem convidados para o ano seguinte.

San Petesburgo, 1914 Mannheim, 1914

Moscou, 1916 Moscou, 1918 Moscou, 1919 Camp. da URSS, 1920 Tribergs, 1921 Budapeste, 1921 La Haya, 1921 Pistyan, 1922 Londres, 1922 Hastings, 1922 Viena, 1922 Margate, 1923 Carlsbad, 1923 Portsmouth, 1923 New York, 1924 Paris, 1925 Berna, 1925 Baden-Baden, 1925 Hastings, 1925-26 Summering, 1926 Dresde, 1926 Scarborough, 1926 Buenos Aires, 1926 Birmingham, 1926

3 lugar, considerado revelao, ficando atrs de Lasker e Capablanca. 1 lugar, Alekhine declarado campeo aps estourar a I Guerra Mundial, que interrompeu o Torneio antes do fim. Alekhine, Janowski, Bogoljubow, etc. foram presos pelos alemes. Alekhine chegou a voltar Rssia, alistando-se no Corpo de Sade, onde recebeu diversas honras e feridos no campo de batalha. 1 lugar 1 lugar 1 lugar 1 lugar. No ano seguinte abandona a Rssia. 1 lugar 1 lugar 1 lugar 2 lugar, empatado com Spielmann. Bogoljubow, seu rival e compatriota, venceu este Torneio 2 lugar, vencido por Capablanca. 1 lugar 4/6 lugar. 2/5 lugar. 1/3 lugar. 1 lugar. 3 lugar. Alekhine percebe, aps este Torneio, que precisa amadurecer antes de enfrentar Capablanca e continua estudando com afinco. O Torneio foi vencido por Capablanca. 1 lugar. 1 lugar. 1 lugar. Somente Capablanca e Lasker, dos grandes nomes do xadrez no participaram deste Torneio. 1 lugar, com Vidmar. 2 lugar, atrs de Spielmann. 2 lugar, com Nimzowich. 1 lugar. 1 lugar. 1 lugar.

Ficou estipulado que no Torneio de New York, 1927, o vencedor seria o aspirante ao Ttulo Mundial. Apesar de j ter negociado o match na Argentina, Alekhine participa deste Torneio, que foi disputado em matches de 4 partidas, com Capablanca vencendo todos. A classificao final foi: 1 Capablanca 2 Alekhine 3 Nimzowich 4 Vidmar 5 Spielmann 6 Marshall 14,0 11,5 10,5 10,0 8,0 6,0

Rubinstein injustamente no foi convidado a participar deste Torneio e Bogoljubow tambm esteve ausente por ter exigido honorrios muito altos. Lasker tambm no foi convidado, dizem que havia o temor, por parte dos organizadores, que vencesse, pois gostariam de um aspirante jovem. J Capablanca participou dos seguintes Torneios:

Londres, 1922 New York, 1924 Moscou, 1925 Lake Hopatcong, 1226

1 lugar 1 lugar 1 lugar 1 lugar

Aps o Torneio de New York, 1927, Capablanca estava autoconfiante demais (j que havia ganhado uma das 4 partidas do match contra Alekhine) e no se preparou para o combate. Alekhine, enquanto isto, continua sua preparao, muda-se para a Europa e vence Kecskemet, invicto. Antes do match, estas eram as opinies sobre Alekhine: Alekhine no ganhar uma partida sequer (Spielmann) O resultado ser 6 x 3 a favor de Capablanca (Bogoljubow, sendo que Nimzowich e Maroczy tinham opinio semelhante) Alekhine pode obter bom resultado contra Capablanca se no jogar em La Habana (Lasker, 1924) Capablanca venceu Londres, 1922 porque era Campeo Mundial; Lasker, New York, 1924 como se fosse Campeo Mundial; mas Alekhine venceu Baden-Baden como um verdadeiro Campeo Mundial (Tartakower) Alekhine pode vencer se jogar como em Baden-Baden, 1925 e conseguir dominar os nervos (Reti) Antes de viajar a Buenos Aires, Alekhine disse: No sei como poderei vencer 6 partidas de Capablanca, mas tambm no sei como ele poder ganhar de mim. At aquela data, Alekhine no havia vencido Capablanca em seus 12 confrontos: San Petesburgo, 1913 San Petesburgo, 1914 Londres, 1922 New York, 1924 New York, 1927 2 derrotas 2 derrotas 1 empate 2 empates 1 derrota e 3 empates

Capablanca estava to confiante que antes do match, participou no Brasil de uma atividade desgastante: uma sesso de simultneas. Mas o castigo veio, e na 34 partida do match, aps 2 suspenso, Capablanca envia uma carta ao adversrio felicitando-o pela vitria, sem, contudo apresentar-se no salo de jogo nem assistir o banquete em que Alekhine foi proclamado Campeo Mundial. A inimizade mtua perdurou at a morte. Alekhine sempre encontrava pretextos para evitar o match revanche contra Capablanca nas suas diversas tentativas. Escolheu como adversrios Bogoljubow (2 vezes) e Euwe, convencido que os venceria facilmente. Ser que Capablanca teria vencido a revanche? Jamais saberemos, pois se bem que o cubano foi um jogador genial, esta foi a melhor fase de Alekhine. Aps Buenos Aires, encontraram-se nos seguintes Torneios:

Nottinghan, 1936 A.V.R.O. , 1938 (Holanda) Torneio das Naes, 1939 (Buenos Aires)

Capablanca vence no somente Alekhine como tambm o Torneio. Empatam no 1 turno (oferecido por Capablanca por intermdio do rbitro) e Alekhine vence no 2 turno. ltima vez que se encontram, porm sem se enfrentarem. Capablanca obtm a melhor pontuao do 1 tabuleiro, e enquanto o pblico o aclamava, Alekhine com clara demonstrao de desagrado, abandona a sala.

Ao estourar a II Guerra Mundial, tentou-se organizar o match revanche, j que ambos tiveram de permanecer na Argentina. Mas Tartakower avisou: No percam vocs o tempo. Esse encontro jamais se realizar, pois Capablanca sabe que Alekhine pode voltar a venc-lo, e Alekhine sabe que ele o nico que pode derrotar-lhe. Capablanca volta luta em 1928: Bad Kissingen, 1928 Berlim, 1928 Budapeste, 1928 Ramsgate, 1929 Budapeste, 1929 Carlsbad, 1929 Barcelona, 1929 Hastings, 1929-30 Hastings, 1930-31 New York, 1931 2 lugar, atrs de Bogoljubow 1 lugar 1 lugar 1 lugar 1 lugar 2 lugar, atrs de Nimzowich e empatado com Spielmann 1 lugar 1 lugar 1 lugar 1 lugar

Em match na Holanda, venceu o futuro Campeo Mundial, Euwe por +2-0=8. Aps alguns anos afastado do tabuleiro, reaparece em 1934: Hastings, 1934-35 Margate, 1935 Moscou, 1935 Moscou, 1936 Margate, 1936 Nottinghan, 1936 4 lugar, superado por Euwe, Flohr e Thomas (empatados em 1 lugar). 2 lugar, atrs de Reshevsky 4 lugar, onde voltou a encontrar-se com o velho rival Lasker, que lhe derrotou em uma bela partida. 1 lugar, onde venceu Lasker em uma interessante partida. 2 lugar, atrs de Flohr. 1 lugar, empatado com Botwinnik. Este Torneio considerado como um dos mais fortes da histria do xadrez.

Suas ltimas atuaes foram: Semering-Baden, 1937 A.V.R.O., 1938 Paris, 1938 Margate, 1939 Torneio das Naes, 1939 (Buenos Aires) 3 lugar, com Reshevsky e atrs de Keres e Fine. 7 lugar, atrs de Keres e Fine (empatados em 1 lugar) e de Botwinnik, Euwe, Alekhine e Reshevsky, somente superando Flohr. 1 lugar. 2 lugar, com Flohr e atrs de Keres. Melhor 1 tabuleiro.

Em 07Mar1942, enquanto presenciava uma partida em que jogavam dois aficionados no Manhattan Chess Club, Capablanca sente-se mal, perde os sentidos, e no dia seguinte, vem a falecer no hospital de New York, vtima de apoplexia. Por triste coincidncia do destino ali, no ano anterior, falecera Lasker, seu antigo rival.

Capablanca foi o mais amvel, simptico e agradvel de todos os Campees Mundiais. O mundo inteiro o estimava como pessoa e como enxadrista, e alm de inesquecveis partidas nos deixou entre outros, livros deliciosos como: Minha carreira de xadrez, Fundamentos do Xadrez e ltimas Lies. Capablanca x Alekhine Buenos Aires, 16Set - 28Nov1927 Alekhine Capablanca Alekhine Capablanca Alekhine Capablanca 23 12 1 0 24 1 1 0 2 13 25 3 0 1 14 26 4 15 27 5 16 28 6 17 29 0 1 7 0 1 18 30 8 19 31 9 20 32 1 0 10 21 1 0 33 11 1 0 22 34 1 0 Tot 18,5 15,5

Capablanca comeou o match de Brancas. ABERTURAS Francesa Ortodoxa ndia da Dama Cambridge-Springs N DAS PARTIDAS 1 2, 4, 5, 6, 8, 10, 12 a 28, 30, 32, 34 3 7, 9, 11, 29, 31, 33
A SEGUIR: XIV Campeonato Mundial de Xadrez Alekhine x Bogoljubow, 1929

TOTAL 1 26 1 6

% 2,94 76,47 2,94 17,65

FINAIS I
3.10. Finais diversos de Rei e Pees Diagrama: g4, h5, Rd2 x b4, c5, d4, f7, h6, Rd5 Composio: Kling & Harwitz 1? (1-0) PLANO ***** Formar um Peo passado e afastar o Rei negro dos Pees da ala Dama. PROCEDIMENTO ***** 1 g5! Re5 2 gh6 Rf6 Impedindo o avano do Peo, mas tornando-se escravo da posio. 3 Rc2! c4 4 Rc1! Defesa do Rei contra trs Pees: Quando os 3 Pees encontram-se numa mesma horizontal, o Rei deve colocar-se na mesma coluna do Peo do meio, afastado dele 2 casas; assim poder colocar-se diante de qualquer dos Pees que avanar. 4 ... c3 Se 4 ... b3 5 Rb2! Se 4 ... d3 5 Rd2! 5 Rc2! b3+ 6 Rb3 d3 7 Rc3 d2 8 Rd2 Re6 9 h7 (1-0)

Diagrama: f3, g2, g4, h3, Rh2 x a6, g5, g6, Rb8 Composio: Berger 1? (=) PLANO ***** Para evitar a promoo do Peo a somente uma posio de pat. PROCEDIMENTO ***** 1 f4! a5 Se 1 ... gf4 2 h4 (1-0) 2 fg5! a4 3 Rg3! a3 4 Rh4! a2 5 g3 a1D (=) Diagrama: b3, c4, c5, e5, h5, Rg6 x a7, b4, c6, c7, Rb7 1? (1-0) PLANO ***** As Negras tentaro empatar chegando a uma posio de pat, enquanto o Branco deve sacrificar o Peo promovido para desafogar o Rei inimigo, formando outro Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 e6! Ra6 2 e7 Ra5 3 e8C! a6 4 Cd6! cd6 5 cd6 (1-0) "As peas valem pelo que fazem, no pela sua simples existncia no tabuleiro. Analise 1 h6. ***** 1 ... Rh6 2 h7 Ra5 3 h8D a6 4 D joga (=) Diagrama: a2, b3, c2, g4, Rf3 x a5, b4, h6, Rg6 Partida por correspondncia Berger x Bauer, 1889-91 1 ? (1-0) PLANO ***** Sacrifcio de Pees, forando um Peo passado. PROCEDIMENTO ***** 1 c4! bc3 e.p. 2 Re3 Rg5 3 a4!! Rg4 4 b4! ab4 5 Rd3!! nico. Analise 5 a5. ***** 5 ... b3 6 Rd3 b2 7 Rc2 Rf3 8 a6 Re2 9 a7 b1D+ 10 Rb1 Rd1, e ambos promovem a Dama. 5 ... h5 6 a5 h4 7 a6 h3 8 a7 h2 9 a8D (1-0) Segue Dh1, ganhando Diagrama: a4, d4, d5, f4, Ra1 x a5, d6, f5, Ra7 Composio: Lasker & Reichhelm, 1901 1? (1-0) 1 ... ? (=) a) 1 ? PLANO *****

O Rei branco deve penetrar em b5 ou g5. O Rei negro no deve afastar-se mais do que uma coluna do branco para que no se infiltre em uma das casas citadas. Se o Rei branco estiver em c4, o negro em b6, jogando o Negro, perdem, pois ... Ra6 (forado) permite a entrada pela ala do Rei via g5. Com o Rei branco em d3 e o Rei negro em c7, as Negras, tendo o lance perdem novamente, pois, se ... Rd7 permite ao Branco a entrada via Rc4 e Rb5; e se ... Rb6 o Rei branco penetra via g5. As Brancas, tendo o lance conseguem a ltima posio, da o ganho. PROCEDIMENTO ***** 1 Rb1! Rb7 2 Rc1 Rc7 3 Rd1 Rd7 4 Rc2 Rd8 5 Rc3 Rc7 6 Rd3 (1-0) As Negras no podem jogar ... Rd7 nem ... Rb6. b) 1 ... ? PLANO ***** Evitar a entrada do Rei inimigo em b5 ou g5. O Rei negro no deve afastar-se mais do que uma coluna do Rei inimigo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rb7 Mantendo-se na coluna vizinha do Rei adversrio e separado deste por um nmero mpar de casas (1, 3, 5), ou seja mantendo uma espcie de oposio distante. 2 Rb1 Ra7! 3 Rb2 Se 3 Rc1 Rb7! (=). Se 3 Rc2 Rb8! (=). 3 ... Ra8! 4 Rb3 Ra7 5 Rc3 Rb7 6 Rd3 Rc7 O monarca negro est na coluna vizinha do Rei branco e separado deste por um nmero mpar de casas (3), permitindo o empate. Observe que no diagrama inicial, em que as Brancas tinham o lance, neste momento competia s Negras o lance. 7 Re3 Rd7 8 Rf3 Re7 9 Rg3 Rf7 10 Rh3 Rg7 E se 10 ... Rg6? ***** 11 Rh4 (1-0). 11 Rh4 Rg6 (=)
A SEGUIR: 3.10. Finais diversos de Rei e Pees (cont.)

TTICA I
7.3. Ataques na Diagonal Aberta (Falta o Peo f) O avano do Peo f abre a diagonal a2-g8 (ou a7-g1). O avano deste Peo duas casas, quase sempre acompanhado de g6 (ou g3) defendendo o Peo em f5 (ou f4) possibilita a abertura de uma outra diagonal, a1-h8 (ou a8-h1). As peas usadas neste ataque so os Bispos e a Dama. Diagrama: f4, Rf1, Cg5, Dh2 x g7, h7, Db6, Tc8, Bf6, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** A diagonal a2-g8 est aberta e pode ser acessada pela Dama. Se o Rei estivesse em h8, obstrudo por uma pea, o Cavalo entraria em h7 com mate (Philidor).

PROCEDIMENTO ***** 1 Da2+ Rh8 Se 1 ... Rf8 2 Df7++ (1-0). 2 Cf7+ Rg8 3 Ch6+ Rh8 4 Dg8+ Tg8 5 Cf7++ (1-0) Diagrama: a2, b2, c2, f4, g2, h2, Td1, Te4, Rg1, Dh8 x a7, b7, c7, g7, h7, Ta8, Bc8, Bd6, Rf7, Dh4 Euwe x Reti 1 ... ? (0-1) As Negras sacrificaram a Torre (que acabou de ser capturada pela Dama) com o objetivo de ganhar tempo. PLANO ***** Sacrificar a segunda Torre e aproveitar a diagonal a7-g1 aberta e a bela posio da Dama negra em via de ataque. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bh3! 2 Da8 Bc5+ 3 Rh1 Bg2+! 4 Rg2 Dg4+ 5 Rf1 Df3+ 6 Re1 Df2++ (0-1) Diagrama: a2, b3, c4, f2, h2, Bb2, Te1, Tf3, Rg1, Bg2, Ch5 x a5, b6, f6, g7, h7, Cb7, Tb8, Cc5, Tc8, Bf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** Explorar a diagonal a2-g8 aberta pelo avano do Peo f. PROCEDIMENTO ***** 1 Tf6 (1-0) E se 1 ... gf6 ? ***** 2 Bd5+ Rh8 3 Bf6+ Bg7 4 Bg7++ (1-0). Diagrama: g4, h4, Ta1, Ta8, Bg2, Bg3, Rh3 x b6, c7, f5, g6, h7, Tc2, Bc5, Bd7, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) O Negro acabou de jogar ... f5 procurando atacar a posio desfavorvel do Rei inimigo. PLANO ***** O avano ... f5? abriu a diagonal a2-g8, que fatal ao monarca. A Torre negra est cravada, os Bispos brancos em posio de tiro, alm dos Pees que podem colaborar no ataque. PROCEDIMENTO ***** 1 Bd5+ Rg7 Analise 1 ... Rh8. ***** 2 Be5 Tf6 3 Bf6++ (1-0). 2 Be5+ Rh6 Analise 2 ... Tf6. ***** 3 Tg8+ Rh6 4 g5+ Rh5 5 Bf3++ (1-0). 3 g5+ Rh5 4 Bf3++ (1-0)

A SEGUIR: 7.4. Ataques ao Peo h7 (ou h2)

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3.1. Partida n 1 Londres, 1862 Abertura Giuoco Piano Dubois x Steinitz 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Bc5 4 0-0 mais conveniente esperar para rocar, reservando a possibilidade do roque grande. A pacincia de esperar para rocar no caracterstica das partidas anteriores poca de Steinitz. Morphy, por exemplo, para facilitar o avano rpido dos Pees centrais deveria abrir o jogo, e evidente que para colocar seu Rei em segurana deve rocar o mais cedo possvel. 4 ... Cf6 5 d3 d6 O plano de Steinitz contrasta com o de seu adversrio, esperando para rocar. 6 Bg5 Era mais prudente jogar 6 Be3 6 ... h6 7 Bh4 g5 Eis as conseqncias do antecipado roque branco e da espera do roque negro. Estes lances que hoje parecem naturais no so encontrados em jogadores como Morphy, por exemplo. Este tipo de ataque (pelo flanco) somente admissvel quando se tem segurada a posio central e pode-se fecha-la rapidamente. Este ataque tpico de Steinitz: centro fechado, seguro e presso de Pees pelo flanco Rei. 8 Bg3 h5! 9 h4 Analise 9 Cg5 ***** 9 ... h4! 10 Cf7 hg3 11 Cd8 Bg4 12 Dd2 Cd4 13 Cc3 Cf3+ 14 gf3 Bf3 (0-1) O mate rpido 9 ... Bg4 Observe que se 10 hg5 h4 11 Bh2 Ch7 e as Negras alcanam vantagem posicional. O objetivo branco abrir o centro atravs do sacrifcio de Pees. 10 c3 Dd7 11 d4 ed4 12 e5 de5 13 Be5 Ce5 14 Ce5 Df5! O ataque negro reforado, vencendo o contra-ataque central branco. 15 Cg4 hg4 16 Bd3 Dd5 17 b4 Com o objetivo de, aps 17 ... Bb6, 18 c4 e 19 c5. Steinitz sacrifica o Bispo, prevendo que o ataque na coluna h ser decisivo. O eixo da combinao est no lance 22 negro, pois Steinitz, apesar de uma pea a menos, troca as Damas para tirar a casa de escape f2 do Rei branco. 17 ... 0-0-0 18 c4 Relativamente o melhor. Objetiva desviar a Dama negra da grande diagonal branca e da casa f5. Aps desviar a ao do inimigo da grande diagonal, poderia o Branco seguir com g3. A importncia de f5 ser observada no decorrer da partida. 18 ... Dc6 19 bc5 Th4 O que Steinitz ameaa? ***** 20 ... Tdh8 21 f3 g3 22 Bf5+ Com idia de 23 Bh3. 22 ... De6! Com mate a seguir. 20 f3 Tdh8 21 fg4 De8 Se 21 ... Cg4? 22 Bf5+

22 De1 Analise 22 Te1. ***** 22 ... Th1+ 23 Rf2 De1+ 24 De1 Cg4+ 25 Re2 Te1+ 22 ... De3+ 23 De3 de3 24 g3 Th1+ 25 Rg2 T8h7+ 26 Rf3 Tf1+ 27 Bf1 Tf2+ 28 Re3 Tf1 As peas brancas esto travadas. O final insustentvel. Aps poucos lances Steinitz venceu.
A SEGUIR: 3.2. Partida n 2 Campeonato de Londres, 1863 Gambito Evans Blackburne x Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 14.1 a3, b4, e3, g2, h2, Cc5, Bd3, Te1, Tf1, Df2, Rg1 x a6, b7, d5, g7, h7, Tc6, Bd7, De5, Ce7, Re8, Th8 Olimpada, 1956 Momo x Mac Govan 1 ? (1-0) O mestre mongol ganha uma pea, o que lhe d vantagem decisiva. PLANO ***** Atrair o Rei a f8 e dar duplo de Cavalo em d7, ganhando o Bispo. PROCEDIMENTO ***** 1 Df8+ Tf8 2 Tf8+ Rf8 3 Cd7 (1-0) Diagrama 14.2 a3, c4, e2, f2, g3, h2, Ta1, Bc1, Cc3, Dd2, Re1, Cf3, Bg2, Th1 x a7, b7, d7, f7, g7, h7, Da5, Ta8, Bc5, Cc6, Bc8, Cf6, Tf8, Rg8 Ostrava, 1923 Euwe x Bogoljubow 1 ... ? Bogoljubow pode ganhar um Peo. Como? PLANO ***** O alvo o Peo f2, apenas defendido pelo Rei , j que existe a possibilidade de atrair a Dama branca a c3 atravs do sacrifcio de Dama caso o Rei negro tome o Bispo f2 e ento dar o duplo de Cavalo Dama e Rei. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Bf2+ 2 Rf2 Dc3! 3 Dc3 Ce4+ Diagrama 14.3 a2, b2, c3, d4, f3, f5, g2, Dc2, Cf4, Rg4 x a7, b7, c6, d5, f6, g7, De3, Cf1, Rg7 Wittek x Meitner Viena, 1882 1 ... ? Meitner pode dar um belo golpe ttico nesta posio, como? PLANO

***** Dama e Rei brancos esto posicionados a salto de Cavalo. O Cavalo negro domina a casa convergente e3. Logo, havendo uma maneira de ceder a casa e3 para o Cavalo, o golpe ser decisivo. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Df4+ 2 Rf4 g5+ O Rei branco forado a voltar para g4! 3 Rg4 Ce3+ E as Negras ganham um Cavalo Diagrama 14.4 a2, a3, c2, d3, g2, Rc1, Td1, Ce6, Df3 x b6, c6, d5, g6, Ta5, Dd7, Bg7, Rh7 Gottschall x N.N. Halle, 1894 1 ... ? Nesta posio se o lance pertencesse s Brancas, o que deveriam jogar? PLANO ***** Explorar a posio de duplo de Cavalo, pois o Rei e Dama esto em casas que propiciam este golpe ttico. PROCEDIMENTO ***** 1 Df8!! Ameaando mate (1 De6 2 Th1+ Bh6 3 Th6++). Mas e se 1 Bf8? PLANO ***** Idem ao anterior. PROCEDIMENTO ***** 2 Cf8+ Rg7 3 Cd7, ganhando uma pea. A partida prosseguiu assim: 1 ... d5 2 Th1+ Th5 3 Th5+ gh5 4 Df5+ Rg8 5 Cg7 Dg7 6 De6+ Df7 7 Dc6 E as Brancas, com dois Pees de vantagem ganharam com facilidade. Neste caso a ameaa do duplo de Cavalo latente e somente se converte em efetiva se as Negras respondem com 1 ... Bf8.

Apostila 15
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XIV CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Alekhine x Bogoljubow, 1929 Aps a vitria sobre Capablanca, no havia quem superasse Alekhine sobre o tabuleiro. Alm de seu ttulo e impressionante histrico, era o melhor jogador do mundo s cegas, j que em New York, 1924 bateu o recorde de Breyer (25 partidas), enfrentando 26 adversrios, sem dvidas mais fortes, obtendo o resultado de +16-5=5, superando a si mesmo em fevereiro do ano seguinte em Paris, ao jogar 28 partidas obtendo +22-3=3. Bem verdade que 6 dias mais tarde Reti joga em So Paulo-Brasil, 29 partidas, com +20-2=7, porm com adversrios inferiores.

De Capablanca no queria ouvir nem falar, e durante o ano de 1928, dedica-se ao descanso e exibies pela Europa e Amrica, mas para no ficar mal visto diante da afico mundial, aceita o desafio de Bogoljubow, concedendo-lhe condies econmicas acessveis. Para treinar, joga o Torneio de Bradley Beach (Amrica do Norte), 1929, vencendo-o sem dificuldades, j que no contava com rivais de verdadeira categoria. Ewfim Dimitrievich Bogoljubow (Stanislawtsik, 1889 - Triberg, 1952) era um excelente enxadrista, mas muito inferior a Alekhine, que lhe conhecia h anos e sabia onde se localizavam seus pontos fracos. Quando estourou a I Guerra Mundial, Bogoljubow participava do Torneio de Mannheim, 1914, e como cidado russo, ficou preso. Ali jogou numerosas partidas s cegas com Alekhine. At esta poca, suas vitrias resumiam-se a torneios de pouca importncia, mas quando se tornou prisioneiro de guerra o transferiram a Triberg juntamente com outros enxadristas de mesma nacionalidade e jogaram numerosos torneios durante a questo, dos quais Bogoljubow venceu cinco, adquirindo grande fora. Terminada a Guerra, dedicou-se inteiramente ao xadrez, pois antes havia iniciado estudos de teologia. Venceu os seguintes torneios:
Berlim, 1919 Estocolmo, 1919 Estocolmo, 1920 Kiel, 1921 Pistyan, 1922 (superando Alekhine que ficou em 2) Carlsbad, 1923 (empatado com Alekhine e Maroczy) Campeonato Russo, 1924 Breslau, 1925 Leningrado, 1925 Moscou, 1925 (superando Lasker e Capablanca) Berlim, 1926 Bremen, 1927 Bad Homburg, 1927 Bad Kissingen, 1928 Berlim, 1928

Juntamente com estes sensacionais triunfos, encontramos classificaes medocres, o que caracterizava a irregularidade de Bogoljubow. Seu otimismo lhe deu fama, conta-se que certa vez disse: Quando jogo de Brancas veno porque tenho a sada. Quando jogo de Negras porque sou Bogoljubow. Em matches, perdeu vrios, mas com valiosos triunfos:
Nimzowich, Estocolmo, 1920, +3-1=0 Euwe, Holanda, 1928, +3-2=5 Euwe, Holanda, 1928-29, +2-1=7

Argumentando que Bogoljubow havia superado Capablanca no Torneio de Bad Kissingen, 1928, resolveu Alekhine dar-lhe a oportunidade de disputar o ttulo. Mas Alekhine sabia que seu rival no lhe proporcionaria muitos problemas. O match, disputado em diversas cidades da Alemanha e Holanda, seria decidido ao melhor resultado obtido em 30 partidas. Alekhine vence o match, mas no convence a afico mundial, que

preferia um novo encontro com Capablanca. At defender novamente o Ttulo, Alekhine venceu todos os torneios que disputou, com exceo de Hastings, 1933-4, que ficou em 2 (superado por Flohr) e empates em 1 lugar num pequeno torneio em Berlim, 1932 e Mxico, 1932. Seus triunfos foram:
San

Remo, 1930 (invicto, superando Nimzowich por 3,5 pontos) Bled, 1931 (invicto, superando Bogoljubow por 5,5 pontos) Nimzowich declarou: Trata-nos como se fossemos principiantes. Provavelmente jamais tenha existido um enxadrista como Alekhine nesta poca, que no somente era envolvente nos torneios, como tambm nas partidas, de beleza, riqueza de idias e af de vencer inigualveis. Alekhine x Bogoljubow Wiesbaden, Heidelberg, Berlim, Amsterdam, La Haya, Rotterdam e Wiesbaden 06Set - 12Nov1929 Alekhine Bogoljubow Alekhine Bogoljubow 14 0 1 1 1 0 15 2 16 1 0 3 17 1 0 4 0 1 5 1 0 18 0 1 6 0 1 19 1 0 7 1 0 20 8 1 0 21 1 0 9 22 1 0 10 1 0 23 11 24 12 1 0 25 13 0 1 Tot 15,5 9,5

Alekhine comeou o match de Brancas. ABERTURAS Eslava Francesa Grnfeld ndia da Dama ndia do Rei Nimzondia Ruy Lopez N DAS PARTIDAS 1, 3, 5, 9, 10 a 14, 16, 19, 23, 25 18, 24 17 8 7, 15 2, 4, 6, 21 20, 22
A SEGUIR: XV Campeonato Mundial de Xadrez Alekhine x Bogoljubow, 1934

TOTAL 13 2 1 1 2 4 2

% 52 8 4 4 8 16 8

FINAIS I
3.10. Finais diversos de Rei e Pees (cont.) Diagrama: a3, b4, d3, e4, f5, h4, Rg2 x a7, b5, c7, e5, f6, f7, h5, Rc8 1 ? (0-1) PLANO ***** Formar Peo passado na ala da Dama, sacrificar este Peo e atacar a base dos Pees centrais (d3) tomando os outros e progredindo com os seus. PROCEDIMENTO

***** 1 ... c5! 2 Rf2 a5! 3 Re3 ab4 4 ab4 cb4 5 Rd2 Rc7 6 Rc2 Rc6 7 Rb2 Rc5 8 Rb3 Rd4 (0-1) Diagrama: a3, c3, f3, g3, Rg2 x a4, c4, c6, g5, h5, Rf5 1 ... ? (0-1) Teichman x Blackburne Esta partida foi considerada empatada. A anlise a seguir foi feita por Fine em seu livro Basic chess endings: Cedo ou tarde as Negras devem jogar h4, onde residem as esperanas de vitria. As Brancas no podero jogar gh4, pois as Negras retomariam com o Peo g, ficando com um Peo passado e final ganho. A resposta branca ao avano ... h4 deve ser Rh3 e aps 1 ... h4 2 Rh3 hg3 3 Rg3 e o Negro deve perder um tempo jogando 3 ... c5 para forar a entrada do Rei via f4. Segue-se 4 Rg2 Rf4 5 Rf2 (=). O Negro precisa de uma manobra que evite o avano de seu Peo c; consegue isso jogando ... Rf5 como resposta a Rg3, e para isto, o Rei negro deve ento retroceder uma casa. As Negras ganham assim: 1 ... Rf6! 2 Rh3 Rg6 As Negras vo realizar a triangulao f6-g6-f5. Com isto perdero um tempo. 3 Rh2 Se 3 g4 h4, e se 3 f4 gf4 4 gf4 Rf5 3 ... h4 4 Rh3 hg3 5 Rg3 Se 5 Rg2 Rf6 6 Rh3 Re5! 7 Rg3 Rf5!, como na continuao a seguir: 5 ... Rf5 6 Rg2 Rf4 7 Rf2 c5! E agora, as Pretas tm a oposio e, por conseguinte, o final vitorioso. 8 Re2 Ou 8 Rg2 Re3 9 Rg3 Rd3 10 Rg4 Rc3 11 Rg5 Rb3 12 f4 c3 e o Peo preto promovido Dama com xeque. 8 ... Rg3 9 Re3 Rh3!! Preparando-se para obter a oposio diagonal. 10 Re4 Rg2 11 Re3 Rf1 12 Re4 Rf2 13 Rf5 Rf3 14 Rg5 Re3 (0-1) Diagrama: a4, e4, f3, g4, h5, Rb3 x b6, f6, g5, h6 Rc5 1 ? ou 1 ... ? (1-0) PLANO ***** Sacrificar Pees para conseguir um Peo Passado. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rc6 2 Rb4 Rd6 3 Rc4 Rc6 4 f4!! O primeiro sacrifcio de Peo 4 ... gf4 5 e6! O segundo sacrifcio de Peo 5 ... fe5 6 g5! O terceiro sacrifcio de Peo 6 ... f3 7 Rd3 (1-0) Diagrama: d4, g6, h2, Re2 x a7, b7, c4, g7, Re6 Stahlberg x Tartakower, Budapest, 1934 1 ? (1-0) PLANO ***** Criar um Peo passado na ala do Rei, mediante o avano do Peo h. PROCEDIMENTO

***** 1 h4! a5 Analise 1 ... Rf5 ***** Se 1 ... Rf5, segue 2 h5 Rg5 3 d5 Rf6 4 d6 Re6 5 h6 (1-0) 2 h5 a4 3 Rd2! B5 4 d5+ Rd7 Observe que Tartakower no pode capturar o Peo de Stahlberg por causa do avano do Peo h. 5 h6 Analise 5 Rc3 ***** Se 5 Rc3, segue 6 ... a3 6 h6 b4+, e as Negras se salvam. 5 ... a3 6 Rc2! Analise 6 Rc3? ***** Se 6 Rc3?, as Negras jogam 6 ... b5+ e novamente se salvam. 6 ... b4 7 hg7 b3+ 8 Rb1! E se 8 Rc6? ***** Interroga: 8 Rc6? a2 9 Rb2 c3+ 10 Ra1 c2 11 g8D c1D++ (0-1) Diagrama: a2, c2, c3, g2, h2, Rg1 x a7, b7, c6, e5, g6, Rf7 Lasker x Aliados, Moscou, 1899 1 ? (1-0) Havendo mais de 3 Pees de cada lado, o Peo Passado ganha sempre. Mas este diagrama uma exceo interessante. PLANO ***** Formar um Peo Passado na ala do Rei, atraindo o Rei inimigo para esta ala, sacrifica-lo e ento se infiltrar pelo centro e tomar os Pees inimigos. PROCEDIMENTO ***** 1 h4! a5 2 g4 a4 3 Rf2 a3 4 Re3 Re6 5 Re4 Rf6 6 c4 b6 7 c3 Re6 8 h5 gh5 9 h5 Rf6 10 h6 Rg6 11 Re5 (1-0) Diagrama: a2, d4, e3, e6, g4, h2, Re2 x a5, b5, d5, f6, g5, h7, Rc6 Pillsbury x Gunsberg, Hastings, 1895 1 ? (1-0) Este considerado um dos Finais de Pees mais bonitos da histria do xadrez. H igualdade de material e as Negras ameaam formar um Peo Passado na Ala da Dama. O Peo Passado das Brancas de e6 parece perdido. PLANO ***** Defender o Peo Passado e6, criar um Peo Passado na ala da Dama e vencer sacrificando um deles para que o outro seja promovido. PROCEDIMENTO ***** 1 e4! de4 2 d5+ O Peo e recebeu defesa e as Brancas tm dois Pees Passados poderosos. 2 ... Rd6 3 Re3 b4 4 Re4 h4 5 Rd4 Re7 6 Rc4 b3 7 ab3 a3 8 Rc3 f5 9 gf5 g4 Aparentemente as Negras promovem primeiro. Mas... 10 b4 h5 11 b5 a2 12 Rb2 a1D+ 13 Ra1 h4 14 b6 g3

Numa anlise superficial, as Negras esto bem, pois seu Rei bloqueia os Pees avanados brancos e ameaam a promoo com xeque. Mas Pillsbury executa uma srie de lances de mestre. 15 d6+ Rd6 Analise 15 ... Rf6 ***** Se 15 ... Rf6, segue 16 d7 Re7 17 b7 g2 18 d8D+ Rd8 19 b8D+ (1-0) 16 b7 Rc7 17 e7 g2 18 b8D+ Rb8 19 e8D+ (1-0)
A SEGUIR: 4. Finais de Torres e Pees 4.1. Torre e Peo x Torre

TTICA I
7.4. Ataques ao Peo h7 (Falta o Cavalo em f6) O Cavalo em f6 protege o Peo h7, que apenas se encontra defendido pelo Rei. Quando o Cavalo est ausente, devemos estudar a possibilidade de atacar o ponto h7. A coluna h susceptvel de ser aberta e por ela que surgiro os ataques anlogos aos vistos anteriormente. Diagrama: a2, b2, c2, d4, e5, f2, g2, h2, Ta1, Bc1, Cc3, Dd1, Bd3, Re1, Cf3, Th1 x a7, b7, c7, d5, e6, f7, g7, h7, Ta8, Bb4, Cb8, Bc8, Cd7, Dd8, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) Esta posio surgiu depois da Defesa Francesa (1 e4 e6). Observe que o Cavalo negro no se encontra em f6 (foi expulso pelo Peo), o que d margem s Brancas de elaborarem um plano de ataque sobre o Peo h7. PLANO ***** Abrir a coluna h e a diagonal d1-h5 por onde agir a Dama atacando o Rei inimigo, atraindo-o para o centro numa posio de mate. Observe que o Peo e5 domina as casas de fuga d6 e f6. PROCEDIMENTO ***** 1 Bh7+ Rh7 2 Cg5+ Analise 2 ... Rg6 ***** Se 2 ... Rg6, segue 3 Dg4!, ameaando Ce6+desc. (1-0) 2 ... Rg8 3 Dh5 Te8 4 Df7+ Rh8 5 Dh5+ Rg8 6 Dh7+ Rf8 7 Dh8+ Re7 8 Dg7++ Diagrama: b2, b3, c2, d3, f2, g2, h2, Ta1, Cc3, Re1, Be3, Cg5, Th1, Dh5 x a7, b7, c7, e5, f7, g7, h7, Ta8, Bc8, Cd6, Dd8, Be7, Tf8, Rg8 1 ... ? Se voc estivesse de Brancas, o que jogaria agora? ***** 1. Dh7++ (1-0) Observe que isto possvel pela ausncia do Cavalo em f6. As Negras seguiram com: 1 ... h6 2 h4! Lance tpico nestas posies. Visa abrir a coluna h, por onde agiro a Dama e a Torre. 2 ... hg5 3 hg5 f6

Visando dar a casa de fuga f7 para o Rei negro. O que devem jogar as Brancas agora? PLANO ***** Tirar a casa de fuga f7 do Rei inimigo e fazer valer a fora da Dama e Torre na coluna h aberta. PROCEDIMENTO ***** 4 g6! (1-0) O mate inevitvel. Diagrama: a2, b2, c2, d4, e5, f2, g2, h4, Ta1, Cc3, Dd1, Bd3, Re1, Cf3, Th1 x a7, b7, c7, d5, e6, f6, g7, h7, Ta8, Cb8 Bd7, Dd8, Be7, Tf8, Rg8 Brancas: Schlechter 1 ? (1-0) PLANO ***** O Cavalo est ausente de f6, o que torna o Peo h7 alvo de ataque. Abrindo a coluna h, a Torre e a Dama podero agir sobre ela. Havendo a possibilidade de infiltrar um Peo em g6, o mate praticamente inevitvel. PROCEDIMENTO ***** 1 Bh7+! Rh7 2 Cg5+ fg5 3 hg5+desc. Rg8 4 Th8+ Rh8 5 Dh5Rg8 6 g6 (1-0) Diagrama: a2, b2, c3, f2, g2, h4, Ta1, Dd1, Te1, Be4, Cf3, Rg1 x a7, b6, e6, f7, g7, h7, Ta8, Bb7, Bc5, Cc6, Dc7, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** Explorar a ausncia do Cavalo em f6 com ataque ao Peo h7. O sacrifcio de Bispo tpico neste caso com o objetivo de abrir a coluna h, por onde agir a Dama, juntamente com o ataque do Cavalo ou ento atrair o Rei inimigo para o centro onde estaria exposto ao ataque fulminante das Brancas. PROCEDIMENTO ***** 1 Bh7+ Rh7 2 Cg5+ Rg6 Analise 2 ... Rg8 ***** Seguiria 3 Dh5 Tfd8 4 Dh7+ Rf8 5 Dh8+ Re7 6 Dg7, etc. 3 Dg4 Rf6 4 Te6+! fe6 5 De6++ (1-0)

A SEGUIR: 7.5. Ataques ao Peo f7 (falta a Torre em f8)

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3.2. Partida n 2 Campeonato de Londres, 1863 Gambito Evans

Blackburne x Steinitz 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Bc4 Bc5 4 b4 Bb4 5 c3 Bc5 Aqui mais recomendvel jogar 5 ... Ba5, pois assim o Bispo no ficaria exposto ao ataque mediante o lance branco d4. Segundo os mtodos de abertura daquele tempo, ambas eram consideradas equivalentes. 6 d4 Observe que se o Bispo estivesse em a5, as Negras poderiam seguir com 6 ... d3, sem a necessidade de abandonar o centro com 6 ... ed4. Se as Brancas jogam 7 de5 de5 8 Dd8+ Cd8 9 Ce5, caem em desvantagem pela m posio de seus Pees ao tentar recuperar o Peo do Gambito. 6 ... ed4 7 0-0 d6 No seria recomendvel jogar 7 ... dc3, por que? PLANO ***** O Bispo c5 uma pea sem defesa. Ao tomar o Peo c, a coluna d aberta, por onde pode agir a Dama. PROCEDIMENTO ***** 8 Bf7+ Rf7 9 Dd5+ 8 cd4 Bb6 Esta posio era considerada como normal no Gambito Evans, pois os lances que foram empregados at agora por ambos os lados, se conceituam como os melhores. 9 Cc3 Devemos observar que este lance que hoje como compreensvel como de desenvolvimento, foi introduzido por Morphy na prtica do jogo. Antes dele, preferia-se o ataque direto, como por exemplo, 9 d5, ainda que claramente tenha seus reveses. Por um lado limita a eficcia do lance branco Bc4, mas por outro, imobiliza os Pees brancos do centro. 9 ... Bg4 As Brancas tem um Peo a menos, mas em troca um desenvolvimento melhor, alm de um forte centro de Pees. As formaes de Pees d4-e4 (branca) contra d6 (negra) so encontradas com freqncia. A vantagem das Brancas o domnio do centro, o que lhe permite levar as peas de um flanco a outro com facilidade. Em contrapartida, as Negras esto presas no flanco do Rei e da Dama e a comunicao entre as peas ruim. Tomemos como exemplo o Bb6, que tem grandes dificuldades (perda de tempo) para se dirigir ao flanco do Rei. Com estas consideraes j d para ter uma idia de como seguir a partida. As Brancas pretendem atacar o flanco, provavelmente o do Rei, pois podem fazer valer a sua superioridade sobre o Negro. Em contrapartida as Negras atacaro o centro para atrair as Brancas. Alm disso, as Negras tentaro trocar as peas para diminuir a desvantagem de sua posio restringida. Steinitz pretende com 9 ... Bg4 conseguir uma boa posio para um ataque contra o centro das Brancas. 10 Bb5 Na partida Morphy contra De Riviere, que seguiu idntica at esta posio. As Negras, para destruir a ameaa branca d5, no encontraram nada melhor que ... Bd7, com o que abandonaram o ataque ao centro de seu adversrio. Com o lance seguinte, Steinitz demonstra que o que lhe impulsionava era a conduo do jogo posicional, seu primeiro princpio, e aceitava calmamente as passageiras dificuldades que eram apresentadas para atingir seu objetivo. 10 ... Rf8 11 Bc6 bc6 12 Ba3 As Brancas preparam o avano do centro, com o objetivo de explorar a m situao do Rei negro. 12 ... Bf3 Aparentemente perigoso, pois abre a coluna g, por onde as Brancas podem atacar, mas Steinitz continua ciente de que ir imobilizar o centro branco e debilitar o Peo d4. 13 gf3 Dg5+ 14 Rh1 Ce7 Para conseguir o ataque, as Brancas devem avanar antes de tudo, o seu Peo f. Portanto, devem dominar a casa f5.

15 Ce2 Cg6 16 Tg1 Df6 17 Dd3 Rg8 Agora Steinitz impede e5 com ... h6 e ... Rh7, ligando as Torres para continuar com o ataque ao centro branco. 18 Bc1 h6 19 f4 Rh7 20 f5 Ce7 21 Bb2 A debilidade do Peo d4 comea a se manifestar. As Brancas o defendem com o Bispo para ameaar Cf4Ch5. 21 ... d5 Steinitz continua o ataque no centro. 22 f3 Tad8 23 Cf4 Thg8 24 Ch5 Dh4 25 f6 Com este ataque as Brancas recuperam seu Peo do Gambito. 25 ... Dh5 26 fe7 Td7 27 ed5+desc. g6 28 Tae1 Os ltimos lances negros do a impresso de que Blackburne ataca impetuosamente e que Steinitz apenas se defende devolvendo o Peo. Mas a verdade outra. Enquanto Blackburne nada no mar da combinao, Steinitz (de caracterstica posicional) vai lutando pelo domnio do centro. Parecia, por exemplo, mais indicado jogar 26 ... Tde8 e no 26 ... Td7, pois fica exposto ao ataque mediante dc6, mas o lance seguinte das Negras demonstra-nos a previso de Steinitz, querendo reservar a casa e8 para a outra Torre. 28 ... Te8 Agora est claro que as Negras, depois de 29 dc6 Tde7, dominam a coluna e e enfraquecem os Pees brancos, ficando assim em vantagem. Mas Blackburne evita as trocas e continua magistralmente seu ataque, que fracassa finalmente pela inexorvel defesa de seu adversrio. 29 Te5 Dh4 30 Tf5 Lance genial! As Negras no podem tomar a Torre. Tambm no seria conveniente 30 ... T7e7, por que? PLANO ***** O Rei negro est exposto ao ataque da Dama pela diagonal b1-h7, alm de que a Torre Branca age sobre a coluna aberta g. PROCEDIMENTO ***** 31 Tf7+ seguido de Dg6+. 30 De7 31 dc6 T7d8 32 Ba3 As Brancas no podem jogar 32 Te5, pois as Negras ganhariam a Torre. 32 ... De6 33 Tf4 f5 As Negras no cedem mais a coluna e. Impedem agora o lance branco Te4 e ameaam ... Dc6. 34 Th4 Analise 34 ... Dc6 PLANO ***** O Rei negro est exposto ao ataque da Dama pela diagonal b1-h7, alm de que a Torre Branca age sobre a coluna aberta g. Se a Dama tomar o Peo c, deixa de vigiar a casa f5. Ou seja o mesmo tema anterior. PROCEDIMENTO ***** Se 34 ... Dc6 35 Bc1 h5 36 Th5+! gh5 37 Df5+ (1-0) Mas esta combinao analisada por Blackburne to bonita quanto intil... 34 ... h5 Muitos mestres teriam cado aqui na perspicaz armadilha de Blackburne, fazendo o aparente lance destruidor 34 ... De2, parecendo que, depois da troca de Damas, o final perdido para o primeiro jogador. Mas a continuao poderia ser outra, qual? PLANO ***** Colocar as duas Torres na sexta horizontal e dar xeques perptuos. PROCEDIMENTO *****

35 Bf8!! e se as Negras jogam 35 ... Dd3, as Brancas empatam com 36 Th6+ Rg8 37 T1g6+ Rf8 38 Tf6+ Re7 39 Te6+ (=) Ainda nesta anlise, o que voc faria se as Negras jogassem 35 ... h5 ao invs de jogar 35 ... Dd3 como foi visto? PROCEDIMENTO ***** 36 Th5+ gh5 37 Df5 (1-0) 35 Bb2 Td5 Defende o ponto f5 e renova a ameaa ... Dc6. 36 Dc2 De2 37 Db3 Db5 38 Dc3 Te2 Os minutos de Blackburne esto contados, mas ainda assim ele prepara outra armadilha. 39 f4 Se o negro jogar 39 ... Bd4 o que acontece? PLANO ***** Abrir a coluna g para agir sobre ela com a Dama e a Torre, chegando posio tpica de mate com a Dama atacando o Rei, defendida pela Torre ou pelo Bispo em b2. PROCEDIMENTO ***** 40 Th5+ gh5 41 Dg3 Bg1 42 Dg7++ (1-0) 39 ... Td4 40 Df3 Ameaa o sacrifcio em h5 de Dama ou Torre. 40 Dd5 (0-1) Blackburne abandona.
A SEGUIR: 3.3. Partida n 3 Londres, 1863 Defesa Robatsch Steinitz x Mongredien

EXERCCIOS
Diagrama 15.1 a3, b2, e4, f6, g4, h2, Cb3, Be2, Rf1, Bg7, Dh6 x a6, d6, e6, f7, h7, Ta8, Db6, Bb7, Tc2, Cd8, Ce5, Rg8 Riches x Leslie Londres, 1955 1 ... ? O que ameaam as Brancas nesta posio? PLANO ***** Se a Dama Branca estivesse ocupando a casa g7 agora, teramos uma posio de mate. Se o lance pertencesse s Brancas o que deveriam jogar? PROCEDIMENTO ***** 1 Bf8, seguido de 2 Dg7++. Observe que apesar da superioridade material (2 Torres), as Negras no poderiam impedir o ataque Branco. Mas o lance pertence ao segundo jogador, o que possibilitar se desvencilhar desta posio. PLANO *****

O Cavalo pode atingir a casa g4, atacando a Dama. Se as Negras conseguem atrair o Rei para a casa f2, o duplo est montado e consegue o segundo jogador evitar o ataque visto anteriormente. PROCEDIMENTO ***** 1 ... Df2+ 2 Rf2 Cg4+ Observe que o duplo possvel nesta posio por causa do Bispo branco de d2 cravado. Diagrama 15.2 a3, b4, e6, Rb3, Cc4, Dg4 x a6, b7, c7, Rc8, Df6, Tg5 Tritsch x Heindenreich Wurzen, 1935 1? As Brancas tem qualidade a menos. As Negras, aps colocarem o Rei em g8 poderiam atacar facilmente o Peo e6. O que deve fazer o Branco? PLANO ***** Explorar o Peo Passado, com xeque descoberto, atrair o Rei Negro para a casa d7 e a Torre negra para g4, onde o Cavalo poderia dar um duplo PROCEDIMENTO ***** 1 e7+! Tg4 2 e8D+ Dd8 3 De6+ Dd7 Observe que as Brancas ameaavam 4 Dg4 4 Dd7+ Rd7 5 Ce5+, seguido de 6 Cg4 E as Brancas tem um Cavalo de vantagem. Este um exemplo de manobra (ou combinao) de duplo, que contm em sua fase preparatria elementos tticos para atrair o Rei e outras peas para as casas convergentes ao duplo de Cavalo.

Apostila 17
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XVI CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Alekhine x Euwe, 1935 Poucos meses depois de sua segunda vitria sobre Bogoljubov, Alekhine participa e ganha brilhantemente o Torneio de Zurique, 1934, perdendo somente uma partida para Euwe, que seria seu prximo desafiante no Campeonato Mundial. Max Euwe, nascido em 20Mai1901, na cidade holandesa de Watergraasfmeer, prximo de Amsterdam, foi o nico Campeo Mundial que alcanou a glria mxima que no era um profissional do xadrez. Durante sua vida, desenvolveu a atividade de professor de matemtica e mais tarde dirigiu um instituto de eletrnica. No ano de 1923, conseguiu o ttulo de Doutor em Filosofia e em 1970 foi eleito presidente da Federacin International ds chcs (FIDE). Euwe aprendeu a jogar xadrez com sua me aos 4 anos de idade, ainda que jamais tenha sido considerado um menino prodgio, apesar de que aos 10 anos j tenha participado de um pequeno torneio. Em 1919 empatou em segundo lugar no Campeonato Nacional, e em 1926 seu nome comea a ser conhecido ao finalizar em 2/3 em um torneio, em Gotemburgo. No ano seguinte ficou em 2, atrs de Smisch, em Viena, mas frente de enxadristas de categoria, como Breyer, Grunfeld, Tartakower, etc. Neste mesmo ano, enfrentou pela primeira

vez Alekhine no Torneio de Budapest, chegando a empatar a partida e finalizando em 6 lugar. A partir deste momento e at encontrar-se com Alekhine pelo ttulo mundial, sua carreira muito extensa. Suas principais atuaes foram: TORNEIO Mhrisch-Ostrau Hastings Weston Weston La Haya* Bad Kissingen Carlsbad Hastings Zurique Hastings Campeonato Holands ANO 1923 1923/24 1924 1926 1928 1928 1929 1930/31 1934 1934/35 Diversas vezes COLOCAO 5/6 1 1 1 1 3/4 5/7 1** 2/3 1/3

* Considerado o Campeonato Mundial de Amadores ** Superando a Capablanca Em matches foi derrotado duas vezes por Bogoljubov, uma vez por Capablanca. Destacamos outros matches: ADVERSRIO Reti Maroczy Olland Colle Davidson Davidson Colle Landau Noteboom Spielmann Bosch Landau Flohr CIDADE, ANO Amsterdam, 1920 Aussee, 1921 Utrecht, 1922 Ztphen, 1924 Rotterdam, 1924 Amsterdam, 1926 Amsterdam, 1928 Amsterdam, 1931 Amsterdam, 1931 Amsterdam, 1932 Amsterdam, 1934 Amsterdam, 1934 Amsterdam/Carlsbad, 1932 RESULTADO +1 3 =0 +2 2 =8 +5 2 =3 +5 3 =0 +5 1 =3 +3 0 =2 +5 0 =1 +3 1 =2 +3 0 =3 +2 0 =2 +6 0 =0 +4 1 =1 +3 3 =10

O histrico, apesar de importante, no incomodava Alekhine, que o havia vencido em um match antes de disputar o Mundial contra Capablanca, por +3 2 =5 e que foi jogado em Amsterdam no fim de 1926 e comeo de 1927.

Alekhine concedeu a oportunidade a Euwe, voltando a esquecer Capablanca e cometeu o mesmo erro que contra o cubano: no deu importncia ao rival. A maior prova disto que o Campeo Mundial comea o ano de 1935 realizando uma extensa turn de simultneas pela Espanha, onde declara: No acredito que Euwe ganhe sequer 3 partidas de mim!. Confiante, deixa a Espanha para jogar o Torneio de Orebro, que ganha sem dificuldades; em seguida, participa das Olimpadas de Varsvia, onde no perde uma partida sequer, ganhando sete e empatando dez, uma quantidade excessiva, se levarmos em considerao os rivais, no to perigosos para sua categoria. Um ms depois de terminar este torneio, Alekhine defende seu Ttulo diante de Euwe, em um encontro que seria disputado em diversas cidades da ptria do aspirante, e no qual seria vencedor o que conseguisse melhor resultado em 30 partidas. As primeiras partidas deram a impresso de que o Campeo revalidaria seu Ttulo sem maiores esforos, pois comeou ganhando a 1 partida, e ainda que tenha perdido a 2, ganhou a 3 e 4. Seguiram 2 empates e Alekhine ganhou a 7, e o placar sinaliza +4 1 =2 a seu favor, que era muito tranqilo. A partir de ento, Euwe comea a jogar muito bem, ganhando a 8, e ainda que perdendo a 9, impe-se na 10, 12 e 14, empatando a 11 e a 13, com o que a pontuao se iguala a +5 5 =4. Os aficionados holandeses se emocionaram ao ver seu campeo reagir to brilhantemente aps um comeo negativo, e a luta se converte em um acontecimento nacional. A partida 15 finaliza empatada e Alekhine joga um balde de gua fria nos simpatizantes de Euwe ao ganhar a 16 e a 19, depois de empatar as outras duas. Com 2,0 pontos de vantagem, ningum mais acreditava em Euwe, mas desafiante iguala a pontuao ao vencer as duas partidas seguintes, a 20 e a 21. Seguem 3 empates e o aspirante vence a 25 e a 26, com o que fica com 2,0 pontos de vantagem e restando apenas 4 partidas para o final do match. Alekhine se recuperou? No. Ainda que tivesse tentado com todas as suas foras vencendo a 27. E a partir de ento, Euwe demonstra sua classe e sangue frio, empatando a 28 e 29. Alekhine tem de vencer a 30, de Negras e se lana a um ataque desesperado. Euwe se defende com preciso, ganha material, e quando a luta est completamente perdida para Alekhine, oferece empate, que este aceita, entregando o Ttulo. O encontro finalizou por +9 8 =13 a favor de Euwe, e ainda que a vantagem tenha sido mnima, no ficou dvida de que o aspirante jogou melhor. Muito se especula sobre este match no sentido de que Alekhine no se apresentou em sua melhor forma para jogar, o que no h duvidas, e que inclusive uma partida jogou praticamente embriagado, pois naquela poca bebia em demasia. Indubitavelmente, Euwe no tinha a genialidade de seus antecessores no Ttulo, mas foi um grande trabalhador que jogava perfeitamente as aberturas e possua um grande sentido posicional. Como bem observou o grande enxadrista, psiclogo e publicista Ruben Fine, durante o perodo que foi Campeo Mundial no se mostrou inferior a nenhum outro enxadrista. E a prova desta afirmao sua classificao nos torneios que jogou como titular: Local Amsterdan Nottingham Ano 1936 1936 Colocao 1/2 3/5 Observao Com Fine, sem derrotas, superando Alekhine (com uma vitria sobre ele). Com Fine e Reshevsky, a meio ponto de Capablanca e Botwinnik, os vencedores, perdendo somente para Alekhine e Lasker. Atrs de Fine, mas frente de Keres,

Zanvoort

1936

Tartakower, etc. Bad Nahueim 1937 1 Pequeno torneio com turno e returno superando a Alekhine em uma partida e empatando outra. ltima atuao como Campeo Mundial com uma magnfica pontuao e vitrias sobre Keres, entre outros.

Estocolmo

1937

Aps perder o Ttulo, a estrela de Alekhine comea a brilhar e sua fora de vontade comea a se destacar. Decide deixar por completo a bebida e o fumo, alm disso, comea uma intensa preparao para recuperar o Ttulo, j que o contrato tinha uma clusula em que tinha direito revanche. Mas a fora de Alekhine dava a impresso de haver cado. Veja suas atuaes: Local Bad Nauheim Dresden Podebrad Nottingham Amsterdan Amsterdan Hastings Margate Kemeri Ano 1936 1936 1936 1936 1936 1936 1936/7 1937 1937 Col 1 2 6 3 1 3 Observao Uma derrota para Engels. Sem derrotas, atrs de Flohr. Duas derrotas diante de Capablanca e Reshevsky. Atrs de Euwe e Fine, com uma derrota para Euwe. Sem derrotas. Atrs de Fine e Keres, derrotado por Keres Fine e Buerger. 1/2 Sem derrotas, com Keres.

1/2 Sem derrotas, com Landau.

4/5 Empatado com Keres, uma derrota diante de Mikenas e superado por Flohr, Petrov e Reshevsky, que terminaram empatados em 1. 2/3 Com Bogoljubow, atrs de Euwe, que lhe ganhou uma partida.

Bad Nauheim

1937

No de se estranhar que diante destes resultados, anos mais tarde, Euwe declarou: Em 1935, eu acreditava ser inferior a Alekhine. Em troca, em 1937, pensava que o mais forte era eu. Euwe x Alekhine Amsterdan e diversas cidades da Holanda 08Out-15Dez1935 1 Euwe Alekhine 0 1 2 1 0 3 0 1 4 0 1 5 = = 6 = = 7 0 1 8 1 0 9 10 0 1 1 0

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Euwe Alekhine

= =

1 0

= =

1 0

= =

0 1

= =

= =

0 1

1 0

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Tot Euwe Alekhine 1 0 = = = = = = 1 0 1 0 0 1 = = = = = 15,5 = 14,5

Alekhine comeou o match de Brancas. ABERTURAS Alekhine Cambridge Springs Eslava Francesa Gambito da Dama Aceito Grnfeld Holandesa Inglesa Nimzoindia Ortodoxa Peo da Dama Ruy Lpez Vienense N DAS PARTIDAS 29 25 1, 6, 8, 10, 11, 15, 16, 19, 20, 21, 23 3, 5, 7, 9 30 2, 4, 12, 14 24, 26 18 22 28 17 13 27
A SEGUIR: XVII Campeonato Mundial de Xadrez Euwe x Alekhine, 1937

TOTAL 1 1 11 4 1 4 2 1 1 1 1 1 1

% 3,33 3,33 36,67 13,33 3,33 13,33 6,67 3,33 3,33 3,33 3,33 3,33 3,33

FINAIS I
4. FINAIS DE TORRES E PEES (cont.) 4. 1. Torre e Peo x Torre (cont.) Final de Berger Diagrama: e5, Th7, Rf5 x Re8, Tb1 Posio de Philidor, 1777, Empate Neste final, a Torre negra no mais vigia a 3 horizontal, nem a coluna a est a sua disposio, pois est ocupada pela Torre branca.

Estes fatores levaram a considerar, por muito tempo, o final perdido para as Negras. As Negras, tendo o lance, com 1 ... Tb3! Conseguem empatar facilmente, desde que conservem a Torre na 3 horizontal at o avano do Peo branco na 6 casa (vide Manobra de Philidor). Berger opinava que as Brancas ganhariam se lhes correspondesse a jogar, baseado na continuao: 1 Rf6 Se 1 Re6? Porque seguiria 1 ... Tb6+, atingindo posio de empate que j estudamos. 1 ... Tf1+? Este o erro de Berger. 2 Re6 Rf8 3 Ta8+ Rg7 4 Re7 Tf7+ 5 Rd6 Tb7 6 e6 Tb6+ 7 Rd7 Tb7+ 8 Rf6 (1-0) Este final estaria empatado se a Torre negra estivesse distanciada 3 colunas do Peo branco; por exemplo se estivesse na coluna a e a Torre branca na coluna b. Manobra de Chron O terico Chron refutou as anlises de Berger, descobrindo, na posio do diagrama do Final de Berger uma manobra de empate. 1 Rf6 Te1!! Lance sutil que garante o empate. 2 Re6 Rf8 3 Ta8+ Rg7 4 Rd6! Se 4 Te8, haveria empate com 4 ... Ta1!, colocando a Torre em situao que deixa 3 colunas livres entre ela e o Peo inimigo, segredo ttico fundamental. 4 ... Rf7! (=) Estes dois finais (Philidor e Berger) tm grande importncia em virtude de a maioria dos finais de Torres e Pees se resumir num daqueles que vimos.
A SEGUIR: 4.1. Torre e Peo x Torre (cont.) Posio Ideal da Torre defensiva

TTICA I
7.6. Ataques devidos ao avano g6 Nesta estrutura de Pees (f7-g6-h7), as casas f6 e h6 tornam-se casas dbeis, devido ao avano do Peo e nelas, o adversrio poder situar suas peas para apoiar o mate. Alm disso, a diagonal a1-h8 aberta (alguns autores a chamam de diagonal fatal do roque). Atravs dela uma Dama ou Bispo podem vulnerar a posio do monarca inimigo para seguir com mate. Diagrama: a3, b2, c3, d4, f6, g2, h2, Te1, Tf1, Rh1, Dh3 x a5, b6, c5, f7, g6, h7, Db7, Td8, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO *****

O Peo g avanou enfraquecendo as casas f6 e h6. As Brancas j ocupam a casa f6 com o Peo, dominando a casa g7. Se a Dama conseguir penetrar em g7, teremos uma posio de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh6 (1-0) O mate inevitvel com 2 Dg7++. Diagrama: a3, b4, c5, f2, g2, h3, Bb2, Rg1, Dg3, Th4 x a7, b6, c7, f7, g6, h7, Bb7, Dc8, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo g avanou enfraquecendo as casas f6 e h6. O Bispo branco em b2 domina a diagonal fatal. Se a Dama branca conseguir se infiltrar em g7 ou h8 ou ainda a Torre branca em h8, teremos uma posio de mate. PROCEDIMENTO ***** 1 Th7! Rh7 2 Dh4+ Rg8 3 Dh8++ (1-0) Diagrama: a3, b4, d4, f2, g3, h2, Ta1, Dd2, Te1, Be2, Be3, Cf3, Rg2 x a6, b5, c4, f7, g6, h6, Ta8, Bb7, Cc6, Bc7, Dd5, Tf6, Rh7 N.N. x Rjumin 1 ? (0-1) PLANO ***** O Peo g avanou enfraquecendo as casas f3 e h3. Dama e Bispos negros j se encontram na diagonal fatal, a Torre negra age sobre o Cavalo cravado. PROCEDIMENTO ***** 1 Tf3!! 2 Bf3 Df3+ 3 Rf3 Cd4+ 4 Rg4 Bc8+ 5 Rh4 Cf3++ (0-1) Diagrama: b2, e5, f2, g2, h3, tc1, Bd3, Te1, Rg1, Bg5, Dh6 x b7, e6, f7, g6, h7, Ta7, Db6, Bc5, Bc8, Te8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo g avanou enfraquecendo as casas f6 e h6. A Dama branca j se encontra em h6 e ameaam entrar com o Bispo em f6, seguido de Dh7++. Mas as Negras podem se defender facilmente jogando ... Bf8. Alm disso, ameaam ... Bf2+. PROCEDIMENTO *****

1 Tc5! Dc5 2 Bg5 Armadilha tentando desviar a ateno da Dama negra da casa f8. 2 Df8 3 Be8 De8 4 Bf6 Df8 Evitando o mate. 5 Df8+ Rf8 6 Td1! Bd7 7 Td7 (1-0)
A SEGUIR: 7.7. Ataques devido ao avano h6

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3.4. Partida n 4 Dublin, 1865 Defesa Philidor Steinitz x MacDonnel Esta partida um bom exemplo para o tratamento de posies fechadas. Nos mostra o mtodo dos fundamentos de Steinitz que foi popularizado pelos excelentes trabalhos pedaggicos do dr. Tarrasch. 1 e4 e5 2 Cf3 d6 3 Bc4 Nas partidas anteriores, vimos somente o lance enrgico 3 d4. Mas Steinitz constri um centro bem defendido. Pela simtrica formao de Pees (d3, e4 x d6, e5), as perfectivas favorecem s Brancas, pois seu Bispo do Rei j est desenvolvido diante da cadeia de Pees, enquanto que o das Negras est fechado atrs de sua cadeia de Pees. Pode parecer pouco, mas o xadrez formado de conquista de pequenas vantagens, que devem ser conquistadas. As grandes vantagens, s so possveis de alcanar se o adversrio cometer erros graves, o que no devemos nunca esperar. 3 ... Be7 4 c3 Cf6 5 d3 0-0 6 0-0 Bg4 7 h3 Bf3 Um mestre moderno no faria esta troca, pois Steinitz demonstrou que 2 Bispos so superiores a Bispo e Cavalo. 8 Df3 c6 9 Bb3 Cbd7 10 De2 Cc5 Agora se compreende o objetivo do aparente intil 9 Bb3. Se o Bispo estivesse em c4, as Brancas no conseguiriam impedir a troca do mesmo. 11 Bc2 As Brancas iniciaro o ataque de Pees pelo Flanco do Rei com f4. 11 ... Ce6 12 g3!! As Brancas querem conservar o par de Bispos, por isso no jogaram f4 agora. 12 ... Dc7 13 f4 Tfe8 14 Cd2 Tad8 15 Cf3 Rh8 As Negras no tem, graas sua posio restringida, nenhum lance bom a ser feito. Observe como a vantagem das Brancas vai se tornar mais clara. 16 f5 Cf8 17 g4 h6 18 g5 hg5 19 Cg5 Rg8 20 Rh1

A essncia da vantagem branca se reconhece claramente ao ver o planejado ataque contra a coluna g e contra a casa g7. As Brancas querem triplicar suas foras na coluna g, o que fcil, levando em considerao a liberdade de movimento que tm. J as Negras esto restringidas em seu prprio campo, o que dificulta a defesa do ponto g7. 20 C6h7 21 Cf3 Td7 Comeam as Negras a preparar a defesa de g7, o qual pode ser feito apenas com muitas manobras. 22 Tg1 Bd8 23 Bh6 c6 24 Tg2 d5 As Negras tentam quebrar o centro para conseguir maior liberdade para suas peas. 25 Tag1 Tee7 26 ed5 cd5 27 Ba4 Td6 No h mais casas para as Torres juntas defenderem o Peo g7. 28 Tg7+ Tg7 29 Tg7+ Dg7 30 Bg7 (1-0)
A SEGUIR: 3.5. Partida n 5 Baden-Baden, 1870 Partida dos 3 Cavalos Paulsen x Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 17.1 a2, b2, e2, f2, g2, h2, Ta1, Cb5, Bc1, Cd5, Re1, Bf1, Th1 x a7, b7, e5, f7, g7, h7, Ca6, Ta8, Bc8, Re8, Bf8, Cg8, Th8 Tarrasch x Dyckhoff Da obra Modernen Schachpartie 1 ... ? O ponto fraco da posio negra a casa c7 (convergncia do ataque duplo de Cavalo ao Rei e Torre). difcil defende-la, pois se 1 ... Rd8, segue 2 Be3 seguido de 3 0-0-0. Mas as Negras podem desenhar um contra-ataque, pois o Rei e a Torre brancos tambm esto em casa convergente de ataque duplo de Cavalo (c2). 1 ... Cb4 E agora? O que devem fazer as Brancas? Tarrasch tem uma pea desenvolvida a mais, o que torna mais fcil a sua liberao do que o seu oponente. 2 Cdc7+ Rd8 3 Ch8 Cc2+ 4 Rd1 Ca1 5 Ca7 Bc5 6 Cb5! Be6 Qual a idia de 6 ... Be6? ***** Aproximar o Rei e tomar o Cavalo a8 7 b4! Bf2 8 Bb2 Cb3 9 Be5

As Brancas impedem a captura do Cavalo a8 e ganham rapidamente ao envolver o Rei adversrio em uma rede de mate. 9 ... f6 10 Bc7+ Rd7 11 e3! Ca1 Se 11 ... Be3 12 ab3 Bb3+ 13 Re2. 12 Bd3! Be3 13 Re2 Bg5 14 Cb6+ Rc6 15 a4! f5 16 a5! Cb3 17 Be5 Ca5 18 ba5 Cf6 19 Tb1 (0-1) Por que as Negras abandonaram? ***** As Negras abandonaram por causa das ameaas Cd4+ e Ca7+. Diagrama 17.2 a2, b2, f3, g2, h2, Re1, Dd5, Ta1, Th1, Bf1, Ce4, Cg1 x a7, b7, f7, g7, h7, Rg8, De7, Ta8, Tf8, Bc8, Cc6 Stahlberg x Donner Gteborg, 1955 1 ... ? Esta posio muito importante para a teoria do Gambito da Dama. Chega-se a ela atravs dos seguintes lances: 1 d4 d5 2 c4 e6 3 Cc3 Cf6 4 Bg5 c5!? 5 cd5 cd4 6 Dd4 Be7 7 e4 Cc6 8 Dd2! Ce4 9 Ce4 ed5 10 Be7 De7 11 Dd5 0-0!? 12 f3 As Brancas tem uma pea de vantagem, mas as Negras preparam um tema ttico interessante. Descubra qual e como. PLANO ***** O tema o duplo de Cavalo em c2 PROCEDIMENTO ***** 1 ... Cg4 Se 2 Dd2? Td8 3 Df2 f5. Se 2 Db3? Be6, etc. A partida continuou assim: 2 Dc5 Analise 2 Dd6. PLANO ***** O Cavalo negro est em posio de duplo em c2, o Cavalo branco em e4 est cravado, a Dama branca est numa coluna aberta acessvel Torre inimiga. PROCEDIMENTO ***** Se 2 Dd6, as Negras podem responder: 2 ... Cc2+ 3 Rd2 Td8 4 Dd8+ Dd8 5 Rc2 Bf5 com perspectivas de ataque que compensam o material sacrificado.

2 ... Dc5 3 Cc5 Cc2+ 4 Rd2 Ca1 5 Bd3 Aparentemente o Cavalo est perdido, mas as Negras se salvam graas a um interessante contra-ataque. 5 ... Td8! Qual a ameaa negra? PLANO ***** O Bispo branco encontra-se cravado na coluna d e est protegido pelo Cavalo e Rei. O Cavalo sendo expulso, restar apenas a frgil proteo do Rei. PROCEDIMENTO ***** Ameaa negra: ... b6 seguido de ... Ba6. 6 Ce4 Be6! 7 Ch3 Com 7 Ce2 a continuao seria anloga. 7 ... Td3+ 8 Rd3 Td8+ 9 Rc3 Tc8+ 10 Rd2 Td8+ (=) Analise 11 Rc1 PLANO ***** O Rei branco est se deslocando em direo ao Cavalo, que est imvel porque suas casas de fuga c2 e b3 esto dominadas, logo necessrio evitar que o Rei atinja a casa b1. PROCEDIMENTO ***** 11 ... Ba2 12 b3 Cb3 13 Rb2 Cd2! 14 Ra2 Ce4 15 fe4 Td2+ e a vantagem negra. Uma emocionante luta para a liberao do Cavalo. Mais tarde encontrou-se uma linha em que as Brancas podem reforar a posio atravs de uma interessante manobra: 1 ... Cb4 2 Dc4! Be6 3 Dc5! Dc5 4 Cc5 Cc2+ 5 Rd2 Ca1 6 Ce6 fe6 7 Bd3 Tfd8 8 Ce2 Td3+ 9 Rd3 Td8+ 10 Rc3 Tc8+ 11 Rd2 Td8+ 12 Rc1 E o Cavalo no pode escapar. Um instrutivo exemplo de perda de tempo!

Apostila 18
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XVII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Euwe x Alekhine, 1937 Euwe voltou a cometer o mesmo erro que antes cometeram Capablanca e Alekhine. Pensava que poderia voltar a vencer sem dificuldades seu adversrio, e mal aconselhado,

precipitou-se em conceder-lhe o encontro da revanche, que poderia demorar, j que o contrato no especificava data. O Alekhine de 1937 j no era o de 1935. Aqueles dois anos de ex-campeo foram muito duros e tristes para um homem acostumado a vencer, a ser o nmero um e a no privarse do lcool que minava seu organismo. Alekhine compreendeu que somente vencendo a si mesmo poderia derrotar Euwe, e com uma vontade de ferro, afastou-se de tudo que poderia prejudicar sua sade. Quando chegou o 05Out1937, dia seu segundo encontro com Euwe, ningum acreditava nele, e muito menos quando perdeu a primeira partida. Mas Alekhine, com a sade recuperada e a moral muito alta, ganha a segunda, empata as duas seguintes, e depois de perder a quinta, se impe nas trs seguintes. Euwe seria capaz de repetir a faanha anterior? De maneira nenhuma, pois seu rival j no era o mesmo, seno um homem cheio de f que vence uma partida atrs da outra e chega aos 15,5 pontos que significavam a recuperao do Ttulo em 25 partidas, com o avassalador resultado de +10 4 =11. Aps ter perdido o Ttulo, Euwe continua jogando numerosos torneios com pouco xito at que comea a II Guerra Mundial e ainda perde um match contra Keres (Amsterdam, 1939, +5 6 =3), ganha, entre outros, de Bogoljubow (Carlsbad, 1941, +5 2 =3). Finalizada a Guerra, parece que volta ao que era antes, vencendo o Torneio de Londres, 1946, e ficou a um ponto de ganhar o Torneio de Groninga, 1946, onde ficou em 2 lugar, atrs de Botwinnik. Em 1948, como o Ttulo Mundial havia ficado vago com a morte de Alekhine, organizou-se um torneio de 5 turnos para designar o novo Campeo e constituiu num amargo fracasso para Euwe, pois ficou em ltimo lugar, vencendo apenas uma partida (contra Smyslov). Desde ento, ainda que tenha jogado com freqncia e vencido numerosos pequenos torneios, seu nome comeou a declinar, no obtendo nenhum primeiro prmio de verdadeira importncia. No xadrez, o tempo no perdoa. Alekhine continuou conseguindo xitos at a II Guerra Mundial, ainda que tambm alguns fracassos, como em A.V.R.O., 1938. No incio da Guerra, estava em Buenos Aires, participando da Olimpada, onde defende, pela Frana, o primeiro tabuleiro. Volta para a Europa e se incorpora ao exrcito francs como intrprete. Quando seu pas de adoo se rende aos exrcitos de Hitler, comea a jogar numerosos torneios na Alemanha nazista e pases ocupados, ganhando importantes prmios. No final de 1943, chega Espanha, joga diversos torneios, nem sempre com xito, e ao fim da Guerra, muda-se para Portugal, com a iluso de que lhe convidem a participar do Torneio de Londres, 1946. Acusado de pr-nazismo, v seu sonho de defender seu Ttulo diante de Botwinnik se desmanchar. Um dia, em um modesto hotel de Estoril, o maior lutador de todos os tempos aparece morto. Tinha um agasalho para proteger-se do frio e um tabuleiro diante de si. Nos bolsos, umas mseras moedas e naquele corao, j sem vida, desiluso e amargura. Somente a morte pode tirar-lhe o Ttulo! Tanto Alekhine quanto Euwe escreveram importantes livros. Do primeiro mencionamos Minhas Melhores Partidas, os torneios de New York, 1924 e 1927, assim como Gran Ajedrez e Legado, estes dois ltimos editados em espanhol. Euwe autor de numerosos estudos sobre aberturas, Estratgia e Ttica e muitos outros. Alekhine x Euwe Amsterdan e diversas cidades da Holanda 05Out-07Dez1937 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Alekhine Euwe

0 1

1 0

= =

= =

0 1

1 0

1 0

1 0

= =

1 0

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Alekhine Euwe = = = = 0 1 1 0 = = = = 0 1 = = = = = =

21 22 23 24 25 Tot Alekhine Euwe Euwe comeou o match de Brancas. ABERTURAS Catal Defesa Nimzondia Eslava Gambito da Dama Aceito ndia da Dama Tarrasch Zukertort N DAS PARTIDAS 14, 16 8, 10, 12, 19, 20, 25 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 11, 13, 15, 17 5 21, 23 18, 24 22
A SEGUIR: XVIII Campeonato Mundial de Xadrez Torneio em 5 turnos, 1948 (Botwinnik, Smyslov, Keres, Reshevsky e Euwe)

1 0

1 0

= =

1 0

1 0

15,5 9,5

TOTAL 2 6 11 1 2 2 1

% 8 24 44 4 8 8 4

FINAIS I
4. FINAIS DE TORRES E PEES (cont.) 4. 1. Torre e Peo x Torre (cont.) Posio Ideal da Torre defensiva (Princpio das 3 colunas livres entre a Torre defensiva e o Peo inimigo) Na Posio de Philidor a Torre defensiva atinge a eficincia mxima, dando xeques ao Rei branco, que se mantm junto ao Peo, quando situada na 8 horizontal e distanciada 4 casas do Peo. O Rei branco no pode se afastar do Peo, em direo Torre negra, pois perderia o Peo. Esses xeques de Torre so eficientes mesmo quando realizados pelos flancos, ao longo das horizontais, mas a Torre deve estar afastada do Peo inimigo pelo menos 3 casas.

Chron, que foi um grande estudioso dos finais de Torres, sintetizou o princpio relativo a esses finais da seguinte maneira: A Torre da defesa tem mxima resistncia, se sua posio tal que deixa 3 colunas livres entre ela e o Peo inimigo. A posse desse espao intermedirio constitui a posio correta da Torre defensiva. Observe os diagramas: Diagrama: Rd7, Td8, e6 x Rb7, Td1 (=) Diagrama: Rd7, Td8, e6 x Rf7, Td1 (1-0) Ambos os diagramas diferem apenas na colocao do Rei negro, que no primeiro caso est na ala da Dama e no segundo, na ala do Rei. Esta diferena define o resultado. No primeiro diagrama, a Torre negra, dando xeques na coluna h, distanciada 3 casas do Peo branco garante o empate. No segundo, os xeques se realizando na coluna a, a uma distncia de apenas duas casas do Peo branco, a vitria branca. Vamos analisar o primeiro diagrama: 1 ... Th1! Procurando os xeques pelo flanco, para afastar o Rei branco da defesa do Peo. 2 Te8 Th7+ A Torre defensiva est em sua melhor posio, afastada 3 casas do Peo inimigo. 3 Te7 Analise 3 Rd8 PLANO ***** Tomar o Peo PROCEDIMENTO ***** Se 3 Rd8 Rc6! e ganha o Peo. 3 ... Th8! Facilitando o empate, ao evitar a ameaa Rd8+ desc. 4 Tf7 Rb6 Com a Torre branca na 7 horizontal, as Negras devem manobrar seu Rei pelas casas b7-b6. 5 Re7 Rc6 6 Tg7 Se 6 d7 Rc7 7 Tg7 Td8! 8 Re6 Th8! (=). Empate por repetio de lances. 6 ... Rb7 7 Re6+ desc. Rc8 (=) No h como as Brancas vencerem. Analisemos agora o segundo diagrama: 1 ... Ta1 2 Tc8 Ta7+ 3 Tc7 Ta8

As Negras utilizam o mesmo plano, mas no ser suficiente pela falta da quantidade mnima de colunas. 4 Tb7 Rf6 5 Tb1 Ta7+ 6 Rc8 Re6 7 Td1 Ta8+ 8 Rb7! Este importante ganho de tempo, ao atacar a Torre negra, decorre da m posio da Torre defensiva, que no se encontra em sua melhor posio (distanciada 3 colunas livres do Peo adversrio). 8 ... Td8 9 Rc7 Td7+ 10 Rc6 Ta7 11 Te1+ Rc7 12 d7 Ta8 13 Rb7! Observe que a Torre negra no se acha em sua melhor posio. 13 Td8 14 Rc7 (1-0)
A SEGUIR: 4.1. Torre e Peo x Torre (cont.) Excees

TTICA I
7.7. Ataques devidos ao avano h6 Sobre o Peo avanado h6 converge com freqncia, a ao das peas inimigas que abrem brechas no escudo do roque. Diagrama: b2, f2, g2, h2, Dd1, Bd4, Td6, Rg1 x a5, f7, g7, h6, Db7, Cb8, Tf8, Rg8 1? 1 Th6! gh6? PLANO ***** Ao tomar a Torre, a coluna g ficou aberta, assim como a grande diagonal negra sobre o roque. Se a Dama branca consegue se infiltrar em g7 sem dar tempo das Negras refutarem, temos uma posio de mate, pois o Bispo defende esta casa. PROCEDIMENTO ***** 2 Dg4+ Rh7 3 Dg7++ Diagrama: a2, b2, c2, f2, g5, h2, Rc1, Td1, Bd3, Be5, Tg1, Dh4 x a7, c4, e6, f7, g7, h6, Ta8, Bc6, Td8, Cd7, De7, Rg8 Brancas: Spielman 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo h6 est avanado, a Torre branca est posicionada na coluna g e o par de Bispos est direcionado ao roque. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh6!! gh6 2 gh6+desc. Rf8 3 Tg8+! Rg8 4 h7+ Rf8 5 h8=D++

Observe que a promoo Torre tambm seria mate. E se jogassem as Negras no diagrama inicial e fizessem o lance ... Rf8? Diagrama: a2, b2, c3, f2, g2, g3, Ta1, Bb3, Dd6, Cg5, Th1, Rh2 x a6, b5, f7, g7, h6, Ba8, Cb6, Db8, Te8, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo h6 est avanado e o Peo f7 est cravado. Estas duas debilidades, aliadas Torre branca posicionada na coluna h possibilitam a explorao da casa fraca g6. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg6 Ameaam mate com Dg7. 1 ... hg5 2 Rg1 (1-0) No h como evitar 3 Dh7++. Diagrama: c2, f2, g2, h2, Tb5, Dd1, Bd2, Bd3, Ce5, Rg1, Tg3 x a7, b7, e6, f7, g7, h6, Ta8, Bc8, Dd6, Be7, Cf6, Tf8, Rh8 Brancas: Richter 1 ? (1-0) PLANO ***** As Negras avanaram o Peo para h6 e tm as peas entorpecidas. A Torre branca est posicionada sobre a coluna g e o par de Bispos est direcionado ao roque. PROCEDIMENTO ***** 1 Tg7!! Rg7 2 Bh6+! Rg8 Analise 2 ... Rh6 e 2 ... Rh8. PLANO (2 ... Rh6) ***** Explorar as colunas g e h abertas sobre o Rei com a Dama e o Cavalo que tem fcil acesso. Alm disso, a Torre poder tambm tirar proveito das colunas citadas. PROCEDIMENTO (2 ... Rh6) Se 2 ... Rh6 3 Dd2+ (Rh5? 4 Be2+ e o mate inevitvel) Rg7 4 Dg5+ Rh8 5 Dh6+ Rg8 6 Cg6! fg6 7 Dg6+ Rh8 8 Th5+ Ch5 9 Dh7++. PLANO (2 ... Rh8) ***** Ganhar a Torre e ameaar o duplo de Cavalo em f7. PROCEDIMENTO (2 ... Rh8) Se 2 ... Rh8 3 Bf8 ameaando Cf7+.

Voltemos linha principal: 3 Df3 Ce8 4 DDg4+ Rh8 5 Bg7+! Cg7 6 Dh3+ Bh4 7 Dh4+ Ch5 8 Dh5+ Rg7 9 Dg5+ Rh8 10 Dh6+ Rg8 11 Dh7++ (1-0)
A SEGUIR: 8. Ataques contra o Rei Centralizado

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3.5. Partida n 5 Baden-Baden, 1870 Abertura dos 3 Cavalos L. Paulsen x W. Steinitz 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Cc3 O lance branco no a continuao ao ataque feito ao Peo negro de e5 (2 Cf3), portanto, as Negras tem uma maior liberdade de ao que na Abertura Ruy Lpez (3 Bb5). A melhor continuao para as Negras 3 ... Cf6, chegando-se Abertura dos 4 Cavalos. Se as Negras optam por outro lance, a Abertura chamada de Abertura dos 3 Cavalos. 3 ... g6 O fianchetto do Bispo do Rei, uma particularidade encontrada nas partidas de Steinitz. Morphy preferia o jogo aberto, no jogava fianchetto. Steinitz preferia posies fechadas. 4 Bc4 O mais usado 4 d4, pois abre a posio. Paulsen evitou esta continuao sem dvida porque com isto abriria a Grande Diagonal Negra para o Bispo do Rei de Steinitz. Por outro lado, as Brancas tambm poderiam desta maneira chegar a aproveitar a debilidade do ponto f6, com 4 d4 ed4 5 Cd5! Bg7 6 Bg5 e as Brancas com vantagem sempre, recuperam o Peo, por exemplo, depois de 6 ... f6 7 Bf4 ou 6 ... Cge7 7 Bf6. 4 ... Bg7 5 d3 d6 6 Bg5 Dd7 7 a3 Evitando a troca do Cavalo da Dama pelo Bispo do Rei branco. 7 ... h6 8 Bh4 g5! Este avano de Peo no flanco do Rei parece um debilitamento da posio negra. Mas Steinitz na verdade encontrou um plano de ganho. 9 Bg3 Cge7 O objetivo jogar ... f5 seguido de ... f4, obrigando as Brancas a trocarem o Peo Central pelo do Flanco. As conseqncias para as Negras so a preponderncia de Pees no centro e a possibilidade de forma-lo. Esta a idia do plano de Steinitz. Paulsen tenta evitar, mas no consegue. 10 h4 g4 11 Cd2 h5 Steinitz impede que Paulsen desafogue seu Bispo mediante o avano do Peo h. 12 Cd5 Cd5 13 Bd5 Ce7 14 Bb3 f5 As Negras conseguem executar seu plano. evidente que as Brancas tero de fazer trocas, pois no podem deixar eternamente restringido o Bispo da Dama.

15 ef5 Cf5 16 Cf1 As Brancas fazem este lance com o objetivo de evitar dobrar seus Pees no Flanco do Rei, pois ficariam com um Peo a menos no centro, depois de 16 ... Cg3 17 fg3. 16 ... c6 Steinitz prepara ... d5, mas esperar a concluso de seu desenvolvimento, pois o centro de Pees seria dbil pela insuficiente possibilidade de poder agir com outras peas. 17 c3 Dc7 A Dama negra se dirige b3, onde agir todas as direes. 18 De2 Db6 19 Ba2 Bd7 20 0-0-0 0-0-0 21 f3 Cg3 22 Cg3 d5 O centro est formado! As Negras, com a posse do centro preparam o ataque pelo flanco. No escolhem para isto o Flanco da Dama, ainda que o Rei se encontre ali, mas o Flanco do Rei, pois onde as Brancas tm maior debilidade. As Brancas no tem outro remdio a no ser atacar o centro negro. Observe a dificuldade branca de levar o Bispo de a2 ao Flanco da Dama ou o Cavalo de g3 ao Flanco do Rei! 23 Rb1 As Brancas colocam, antes de tudo, o Rei em segurana, pois pretendem atacar o centro negro com c4. 23 ... Bf8 O Bispo conduzido ao ataque contra o Flanco do Rei (que sempre o lado direito das Brancas), ainda que tenham as Brancas roado para o outro lado. 24 Ra1 Bd6 25 Cf1 Tdf8 26 Cd2 Th6 27 c4 Be6 28 Cb3 Ameaam as Brancas destruir o centro negro com 29 c5 Bc5 30 Cc5 Dc5 31 De5. 28 ... gf3 29 gf3 Bc7 30 Cd2 T6f6 31 Tc1 Ameaa 32 cd5 e as Negras no podem contestar com 32 ... cd5 por causa de 33 De5. 31 ... Rb8 32 cd5 cd5 33 Thg1 Bd6 34 Tg5 Bf7 35 Cb1 ltima tentativa branca de atacar o centro negro com Cc3. 35 ... Dd4 36 Cc3 a6 Seria um erro 36 ... Dh4, pois 37 Te5 Be5 38 De5+ Ra8 39 Bd5 daria um contra ataque completo, por exemplo: 39 ... te8 40 Cb5. 37 Tg7 As Brancas querem sacrificar a qualidade em f7. O lance Bd5 antes sustentaria mais a situao. 37 ... Be6 Nesta posio as Brancas perderam por tempo. De qualquer maneira, a partida no se sustentaria. Em primeiro lugar, Steinitz ameaava ... Tf3. Se as Brancas se antecipam com Tg3, as Negras respondem com e4. Se 38 Tf1, ento as Negras se encontram com mais possibilidades na posio e podem ganhar um Peo com ... Ba3.
A SEGUIR: 3.6. Partida n 6

Viena, 1873 Partida dos 3 Cavalos Rosental x Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 18.1 a2, b2, c3, e5, f2, g2, h2, Ta1, Bc1, Bd3, De2, Tf1, Cf5, Rg1 x a7, b6, c7, d5, f7, g7, h7, Ta8, Bb7, Cc5, Dd7, Be7, Tf8, Rg8 Bogoljubow - Hussong Karlsruhe, 1939 1 ... ? Por que as Negras no devem tentar trocar o Cavalo com 1 ... Cd3? PLANO ***** O tema o ataque ao roque. O Cavalo branco ataca a casa g7. Se a Dama tambm tivesse acesso a esta casa, teramos uma ameaa de mate. PROCEDIMENTO ***** Se 1 ... Cd3?? 2 Dg5 (1-0) Ameaa mate em g7 e Ch6+ ganhando a Dama. Diagrama 18.2 a2, b3, c4, e4, f2, g2, h2, Cc3, Td1, Dd2, Te1, Be3, Rg1 x a7, b7, d6, e7, f7, g6, h7, Da5, Td8, Be6, Tf8, Bg7, Rg8 1? Como as Brancas podem ganhar um Peo nesta posio? PLANO ***** Ataque descoberto com o Cavalo (a Dama negra est desprotegida) com xeque intermedirio. PROCEDIMENTO ***** 1 Cd6! Dd2 2 Ce7+ Rh8 3 Td2 Suponhamos uma posio parecida: as Torres negras em a8 e c8 e o Bispo branco em b2 ao invs de e3. As Brancas tambm ganhariam um Peo. Como? PLANO ***** Ataque descoberto com o Cavalo (a Dama negra est desprotegida) com xeque intermedirio. PROCEDIMENTO ***** 1 Cd5 Dd2 2 Ce7+ rf8 3 Bg7+ (segundo cheque intermedirio) Rg7 (ou 3 ... Re7) 4 Td2

Apostila 19
OS CAMPEONATOS DO MUNDO
XVIII CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ Torneio para o Campeonato Mundial Botwinnik, Smyslov, Keres, Reshevsky e Euwe O momento da morte tem a faculdade de fazer ressaltar em somente um lance a glria ou a futilidade de uma vida. A morte de Alekhine contm um paradoxo. Se havia buscado a felicidade, encontrou algo diferente; se queria a fama, seu nome viver enquanto se jogue xadrez. Quando este homem solitrio foi encontrado morto em seu hotel de Estoril, prximo de Lisboa, a cabea cada para o lado, um tabuleiro diante de si, algum tirou uma foto da cena e assim nos deixou um smbolo da viagem pela vida de uma personalidade inslita. Em sua vida, havia vendido sua alma deusa do xadrez e somente assim foi capaz de escalar as alturas. Os que puderam maravilhar-se com ele enquanto viveu, amaram sua fora criativa depois de sua morte. Quando jovem, ficava irritado em ter de possuir uma ptria, pois queria ser independente, capaz de ir onde desejasse, respondendo s chamadas de um torneio. No tinha amigos porque era centrado demasiadamente em si mesmo. No tinha necessidade de mulheres porque estava apaixonado pelo xadrez. Se casou com mulheres mais velhas que ele. Ele, que passou toda a vida em hotis, necessitava de uma esposa que no necessitasse de sua presena, mas que o protegesse, solitrio que era. Seu antecessor, Capablanca, , que devia tudo a seu gnio e nada sua preguia, parecia, em seu match contra Alekhine, 1927, um desarmado epicurista para quem o prazer era mais precioso que a ambio, confrontado com um guerreiro de vontade frrea e armado at os dentes. Como o crebro e os nervos humanos no podem suportar 24 horas de meditao em esferas abstratas totalmente alheias vida. Nas horas vagas, Alekhine enchia-se de lcool. Mas o lcool nunca foi mais necessrio que o xadrez. Quando estava ardendo em desejo de recuperar seu ttulo perdido, bebia somente leite. Era supersticioso e durante seu match com Euwe, levava um Jersey com um gato negro bordado. Morphy, talvez, teve uma carreira mais brilhante e meterica; Lasker, mais longa; Capablanca, mais convincente, mas um fantico como Alekhine no se viu no mundo at ento. 1948, surge Mikhail Botwinnik, similar a Alekhine em sua tremenda energia e vontade de ganhar, portanto, o homem que deveria sucede-lo. Em qualquer outro aspecto, Botwinnik desenvolveu-se em situaes diferentes. Pela primeira vez, o governo proporcionava ajuda material ao desenvolvimento do xadrez e considerava que este contribua ao prestgio do regime socialista. No Escolar de Leningrado, com calas remendadas, recebeu muitos incentivos para dedicar-se ao seu jogo predileto. At ento, os melhores jogadores do mundo haviam sido cosmopolitas em sua forma de viver e haviam cuidado de seus prprios interesses. Botwinnik, ao contrrio, viajou pouco e introduziu uma novidade: sua enorme preparao para as competies. Seus xitos estavam assegurados de antemo, pelo trabalho em casa. Empregava muito mais tempo em anlises e na comprovao de linhas eficientes de jogo do que na partida real, onde colocava em prtica suas novas idias. Tais mtodos eram tambm caractersticos de Alekhine, mas nunca em escala to grandiosa. Alm disso, a vida

pessoal de Alekhine no foi, e nem podia ter sido, regular. Para Botwinnik, ao contrrio, tudo estava planejado e calculado para obter o mximo xito. Planejou conquistar o ttulo supremo durante anos. Conservou-se em forma durante a Guerra. Botwinnik tomou parte de vrios torneios nacionais, concentrado em suas aspiraes, incluindo quando a ameaa de Hitler batia s portas de Moscou. Depois da Guerra, a morte do deprimido Alekhine significou o cancelamento do match para o qual ele estava se preparando. Os outros, Smyslov, Reshevsky, Keres, Euwe e o ausente do Torneio para o Campeonato Mundial, Fine, no representavam perigo para Botwinnik. Aquele era o seu momento. Mais do que todos, ele estava disposto a dar o grande salto da carreira. Quando conseguiu atingir o sonho de sua vida, Botwinnik isolou-se durante vrios anos como Campeo Mundial, sussurrando pensamentos sobre sua superioridade. Se bem que sua ambio era igual de Alekhine, sua devoo ao xadrez no o era. Botwinnik era um homem sombrio que, paralelamente sua carreira enxadrstica, escolheu a profisso, menos conhecida, mas mais segura, de engenheiro eletrotcnico. Enquanto isso,Bronstein e Smyslov iam se fortalecendo cada vez mais em torneios, Botwinnik no jogou nenhuma partida. Seu novo objetivo era conseguir o grau de Doutor em Cincias Tcnicas. Na ento Unio Sovitica isto significava muito. No somente a reputao, mas o soldo e os honorrios fixos pela lei serem muito maiores. Alekhine teve tambm o diploma de Doutor em Direito, em Paris, mas aquilo foi mais por prestgio social enquanto viajava pelo mundo jogando xadrez, o que Botwinnik fazia com finalidades prticas. Para Alekhine, seu diploma era necessrio por causa do xadrez; Botwinnik, ao contrrio, o queria para o caso de algum dia abandonar o xadrez. Mas tanto para um como para o outro, o xadrez era a obra da vida. Torneio para o Campeonato Mundial Primeiras 10 rodadas, Haya, 02-25Mar1948 As restantes 15 rodadas, em Moscou, 11Abr-17Mai1948 N Enxadrista 1 2 3 4 5 Botwinnik Smyslov Keres Reshevsky Euwe 1 x ==0== 00001 0=100 0=0== 2 ==1== x 11=0= ==0== 00011 3 11110 00=1= x 0=01= 0=000 4 1=011 ==1== 1=10= x 0==00 5 11100 1=111 1==11 x Tot 11,0 10,5 10,5 4,0

1 = 1 = = 14,0

A SEGUIR: XIX Campeonato Mundial de Xadrez Botwinnik x Bronstein, 1951

FINAIS I
4. FINAIS DE TORRES E PEES (cont.) 4. 1. Torre e Peo x Torre (cont.) Excees

H 3 casos em que as Negras perdem o final, muito embora seu Rei tenha atingido a casa de promoo do Peo inimigo: 1) Quando a Torre negra fica imobilizada; 2) Quando o Rei negro permite sua expulso da casa de promoo do Peo; 3) Quando o rei negro se dirige para o lado incorreto. Vejamos ento cada um dos casos: Torre Defensiva Imobilizada Diagrama: Ta2, e6, Rf6 x Tb8, Rf8 (1-0) Obs.: ganham tambm com o PD e o PB, mas empatam com o PC e o PT. A idia da Posio de Philidor era no permitir que o Rei branco alcanasse a 6 casa sem ser molestado, razo por que a Torre negra dispunha de mobilidade, atacando o Rei por trs, na 8 horizontal. Observamos neste diagrama que a Torre negra est presa na 8 horizontal, evitando o mate com Ta8, ou seja no pode dar os xeques por trs. Por este motivo, as Brancas ganham. 1 ... Tc8 Analise 1 ... Rg8. PLANO ***** O Rei e a Torre ficam na mesma horizontal, da surge a idia de aproveitar esta posio com xeque pela ala do Rei para ganhar a Torre. PROCEDIMENTO ***** Se 1 Rg8, segue 2 Tg2+ Rf8 3 e7+ Re8 4 Tg8+ Rd7 5 Tb7 (1-0) 2 Th2 Rg8 3 Tg2+ Rh8 Se 3 ... Rf8 4 e7+ (1-0). 4 Rf7 Tc7+ 5 e7 (1-0) Quando o Peo o PD ou o PB, a anlise a mesma. Mas se tratando do PC ou PT, h empate, mesmo com a Torre defensiva na 1 horizontal, pois deixa de existir a ameaa de mate com a Torre branca. Diagrama: Rh6, Ta2, g6 x Rg8, Tb8 1 ? (=) PLANO ***** O plano de empate manter a Torre negra na 8 horizontal at o avano do Peo, quando ento, dar xeques laterais consecutivos.

PROCEDIMENTO ***** 1 Ta7 Tc8 2 Tg7+ Rh8 3 Th7+ Rg8 4 Ta7 Tb8 5 g7 Tb6+ (=) Rei negro permite a expulso da casa de promoo Diagrama: Rd6, d5, Th7 x Tc1, Rd8 1 ... (1-0) As Negras empatam com sua Torre em qualquer casa da 8 horizontal, com exceo de e8. PLANO ***** xxxx PROCEDIMENTO ***** 1 ... Rc8 1 ... Re8 2 Th8+ Rf7 3 Rd7 Ta1 4 d6 Ta7+ 5 Rc6 Ta6+ 6 Rc7 Ta7+ 7 Rb6! Td7 8 Rc6 (1-0) 2 Th8+ Rb7 3 Rd7 Tg1 4 d6 Tg7+ 5 Re6 Tg6+ 6 Re7 Tg7+ Se 6 Rc6 7 Tc8+ Rb7 8 d7 (1-0) 7 Rf6! Td7 8 Re6 Tg7 9 d7 (1-0) (continua com o rei negro dirige-se para o lado incorreto)
A SEGUIR: 4.1. Torre e Peo x Torre (cont.) Excees

TTICA I
7.6. Ataques devidos ao avano h6 Sobre o Peo avanado h6 converge com freqncia, a ao das peas inimigas que abrem brechas no escudo do roque. Diagrama: b2, f2, g2, h2, Dd1, Bd4, Td6, Rg1 x a5, f7, g7, h6, Db7, Cb8, Tf8, Rg8 1? 1 Th6! gh6? PLANO ***** Ao tomar a Torre, a coluna g ficou aberta, assim como a grande diagonal negra sobre o roque. Se a Dama branca consegue se infiltrar em g7 sem dar tempo das Negras refutarem, temos uma posio de mate, pois o Bispo defende esta casa.

PROCEDIMENTO ***** 2 Dg4+ Rh7 3 Dg7++ Diagrama: a2, b2, c2, f2, g5, h2, Rc1, Td1, Bd3, Be5, Tg1, Dh4 x a7, c4, e6, f7, g7, h6, Ta8, Bc6, Td8, Cd7, De7, Rg8 Brancas: Spielman 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo h6 est avanado, a Torre branca est posicionada na coluna g e o par de Bispos est direcionado ao roque. PROCEDIMENTO ***** 1 Dh6!! gh6 2 gh6+desc. Rf8 3 Tg8+! Rg8 4 h7+ Rf8 5 h8=D++ Observe que a promoo Torre tambm seria mate. E se jogassem as Negras no diagrama inicial e fizessem o lance ... Rf8? Diagrama: a2, b2, c3, f2, g2, g3, Ta1, Bb3, Dd6, Cg5, Th1, Rh2 x a6, b5, f7, g7, h6, Ba8, Cb6, Db8, Te8, Tf8, Rg8 1 ? (1-0) PLANO ***** O Peo h6 est avanado e o Peo f7 est cravado. Estas duas debilidades, aliadas Torre branca posicionada na coluna h possibilitam a explorao da casa fraca g6. PROCEDIMENTO ***** 1 Dg6 Ameaam mate com Dg7. 1 ... hg5 2 Rg1 (1-0) No h como evitar 3 Dh7++. Diagrama: c2, f2, g2, h2, Tb5, Dd1, Bd2, Bd3, Ce5, Rg1, Tg3 x a7, b7, e6, f7, g7, h6, Ta8, Bc8, Dd6, Be7, Cf6, Tf8, Rh8 Brancas: Richter 1 ? (1-0) PLANO ***** As Negras avanaram o Peo para h6 e tm as peas entorpecidas. A Torre branca est posicionada sobre a coluna g e o par de Bispos est direcionado ao roque. PROCEDIMENTO *****

1 Tg7!! Rg7 2 Bh6+! Rg8 Analise 2 ... Rh6 e 2 ... Rh8. PLANO (2 ... Rh6) ***** Explorar as colunas g e h abertas sobre o Rei com a Dama e o Cavalo que tem fcil acesso. Alm disso, a Torre poder tambm tirar proveito das colunas citadas. PROCEDIMENTO (2 ... Rh6) Se 2 ... Rh6 3 Dd2+ (Rh5? 4 Be2+ e o mate inevitvel) Rg7 4 Dg5+ Rh8 5 Dh6+ Rg8 6 Cg6! fg6 7 Dg6+ Rh8 8 Th5+ Ch5 9 Dh7++.

PLANO (2 ... Rh8) ***** Ganhar a Torre e ameaar o duplo de Cavalo em f7. PROCEDIMENTO (2 ... Rh8) Se 2 ... Rh8 3 Bf8 ameaando Cf7+. Voltemos linha principal: 3 Df3 Ce8 4 DDg4+ Rh8 5 Bg7+! Cg7 6 Dh3+ Bh4 7 Dh4+ Ch5 8 Dh5+ Rg7 9 Dg5+ Rh8 10 Dh6+ Rg8 11 Dh7++ (1-0)
A SEGUIR: 8. Ataques contra o Rei Centralizado

OS GRANDES MESTRES DO TABULEIRO


3.5. Partida n 5 Baden-Baden, 1870 Abertura dos 3 Cavalos L. Paulsen x W. Steinitz 1 e4 e5 2 Cf3 Cc6 3 Cc3 O lance branco no a continuao ao ataque feito ao Peo negro de e5 (2 Cf3), portanto, as Negras tem uma maior liberdade de ao que na Abertura Ruy Lpez (3 Bb5). A melhor continuao para as Negras 3 ... Cf6, chegando-se Abertura dos 4 Cavalos. Se as Negras optam por outro lance, a Abertura chamada de Abertura dos 3 Cavalos. 3 ... g6 O fianchetto do Bispo do Rei, uma particularidade encontrada nas partidas de Steinitz. Morphy preferia o jogo aberto, no jogava fianchetto. Steinitz preferia posies fechadas. 4 Bc4 O mais usado 4 d4, pois abre a posio. Paulsen evitou esta continuao sem dvida porque com isto abriria a Grande Diagonal Negra para o Bispo do Rei de Steinitz. Por outro lado, as Brancas tambm poderiam desta maneira chegar a aproveitar a debilidade do ponto f6, com 4 d4 ed4 5 Cd5! Bg7 6 Bg5 e as Brancas com vantagem sempre, recuperam o Peo, por exemplo, depois de 6 ... f6 7 Bf4 ou 6 ... Cge7 7 Bf6. 4 ... Bg7 5 d3 d6 6 Bg5 Dd7 7 a3 Evitando a troca do Cavalo da Dama pelo Bispo do Rei branco. 7 ... h6 8 Bh4 g5! Este avano de Peo no flanco do Rei parece um debilitamento da posio negra. Mas Steinitz na verdade encontrou um plano de ganho. 9 Bg3 Cge7 O objetivo jogar ... f5 seguido de ... f4, obrigando as Brancas a trocarem o Peo Central pelo do Flanco. As conseqncias para as Negras so a preponderncia de Pees no centro e a possibilidade de forma-lo. Esta a idia do plano de Steinitz. Paulsen tenta evitar, mas no consegue.

10 h4 g4 11 Cd2 h5 Steinitz impede que Paulsen desafogue seu Bispo mediante o avano do Peo h. 12 Cd5 Cd5 13 Bd5 Ce7 14 Bb3 f5 As Negras conseguem executar seu plano. evidente que as Brancas tero de fazer trocas, pois no podem deixar eternamente restringido o Bispo da Dama. 15 ef5 Cf5 16 Cf1 As Brancas fazem este lance com o objetivo de evitar dobrar seus Pees no Flanco do Rei, pois ficariam com um Peo a menos no centro, depois de 16 ... Cg3 17 fg3. 16 ... c6 Steinitz prepara ... d5, mas esperar a concluso de seu desenvolvimento, pois o centro de Pees seria dbil pela insuficiente possibilidade de poder agir com outras peas. 17 c3 Dc7 A Dama negra se dirige b3, onde agir todas as direes. 18 De2 Db6 19 Ba2 Bd7 20 0-0-0 0-0-0 21 f3 Cg3 22 Cg3 d5 O centro est formado! As Negras, com a posse do centro preparam o ataque pelo flanco. No escolhem para isto o Flanco da Dama, ainda que o Rei se encontre ali, mas o Flanco do Rei, pois onde as Brancas tm maior debilidade. As Brancas no tem outro remdio a no ser atacar o centro negro. Observe a dificuldade branca de levar o Bispo de a2 ao Flanco da Dama ou o Cavalo de g3 ao Flanco do Rei! 23 Rb1 As Brancas colocam, antes de tudo, o Rei em segurana, pois pretendem atacar o centro negro com c4. 23 ... Bf8 O Bispo conduzido ao ataque contra o Flanco do Rei (que sempre o lado direito das Brancas), ainda que tenham as Brancas roado para o outro lado. 24 Ra1 Bd6 25 Cf1 Tdf8 26 Cd2 Th6 27 c4 Be6 28 Cb3 Ameaam as Brancas destruir o centro negro com 29 c5 Bc5 30 Cc5 Dc5 31 De5. 28 ... gf3 29 gf3 Bc7 30 Cd2 T6f6 31 Tc1 Ameaa 32 cd5 e as Negras no podem contestar com 32 ... cd5 por causa de 33 De5. 31 ... Rb8 32 cd5 cd5 33 Thg1 Bd6 34 Tg5 Bf7 35 Cb1 ltima tentativa branca de atacar o centro negro com Cc3. 35 ... Dd4 36 Cc3 a6 Seria um erro 36 ... Dh4, pois 37 Te5 Be5 38 De5+ Ra8 39 Bd5 daria um contra ataque completo, por exemplo: 39 ... te8 40 Cb5. 37 Tg7 As Brancas querem sacrificar a qualidade em f7. O lance Bd5 antes sustentaria mais a situao. 37 ... Be6 Nesta posio as Brancas perderam por tempo. De qualquer maneira, a partida no se sustentaria. Em primeiro lugar, Steinitz ameaava ... Tf3. Se as Brancas se antecipam com

Tg3, as Negras respondem com e4. Se 38 Tf1, ento as Negras se encontram com mais possibilidades na posio e podem ganhar um Peo com ... Ba3.
A SEGUIR: 3.6. Partida n 6 Viena, 1873 Partida dos 3 Cavalos Rosental x Steinitz

EXERCCIOS
Diagrama 18.1 a2, b2, c3, e5, f2, g2, h2, Ta1, Bc1, Bd3, De2, Tf1, Cf5, Rg1 x a7, b6, c7, d5, f7, g7, h7, Ta8, Bb7, Cc5, Dd7, Be7, Tf8, Rg8 Bogoljubow - Hussong Karlsruhe, 1939 1 ... ? Por que as Negras no devem tentar trocar o Cavalo com 1 ... Cd3? PLANO ***** O tema o ataque ao roque. O Cavalo branco ataca a casa g7. Se a Dama tambm tivesse acesso a esta casa, teramos uma ameaa de mate. PROCEDIMENTO ***** Se 1 ... Cd3?? 2 Dg5 (1-0) Ameaa mate em g7 e Ch6+ ganhando a Dama. Diagrama 18.2 a2, b3, c4, e4, f2, g2, h2, Cc3, Td1, Dd2, Te1, Be3, Rg1 x a7, b7, d6, e7, f7, g6, h7, Da5, Td8, Be6, Tf8, Bg7, Rg8 1? Como as Brancas podem ganhar um Peo nesta posio? PLANO ***** Ataque descoberto com o Cavalo (a Dama negra est desprotegida) com xeque intermedirio. PROCEDIMENTO ***** 1 Cd6! Dd2 2 Ce7+ Rh8 3 Td2 Suponhamos uma posio parecida: as Torres negras em a8 e c8 e o Bispo branco em b2 ao invs de e3. As Brancas tambm ganhariam um Peo. Como? PLANO *****

Ataque descoberto com o Cavalo (a Dama negra est desprotegida) com xeque intermedirio. PROCEDIMENTO ***** 1 Cd5 Dd2 2 Ce7+ rf8 3 Bg7+ (segundo cheque intermedirio) Rg7 (ou 3 ... Re7) 4 Td2

BIBLIOGRAFIA

LOS CAMPEONATOS DEL MUNDO - DE STEINITZ A ALEKHINE Pablo Moran, Ediciones Martinez Roca, S.A., Barcelona - Espanha Pgs. 48-49 e 209-220

XADREZ BSICO Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini, Edies Ouro, So Paulo - Brasil Pgs. 145-148 e 225-227

LOS GRANDES MAESTROS DEL TABLERO Ricardo Reti, Club de Ajedrez Pgs. 41-43

TCTICA MODERNA EN AJEDREZ - Tomo I Ludeck Pachman, Colecion Escaques, Martinez Roca, Barcelona - Espanha

Esta apostila foi alterada para PDF para menor tamanho e um bom visuaizador para internet ! By Gurskas 2004

Das könnte Ihnen auch gefallen