Sie sind auf Seite 1von 20

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS

e Legislao
MANUAL DE

Procedimentos
CENOFISCO
Destaques
Nesta edio, a seo Contabilidade traz definies e caractersticas do Nome Empresarial de acordo com a Instruo Normativa n 104/07, do Departamento Nacional de Registro do Comrcio. Nesta edio traremos exemplos de atualizao do emprstimo compulsrio sobre veculos, que acarreta na identificao de uma perda ou contingncia ativa pelos usurios das demonstraes contbeis. Por fim, comentamos sobre o Princpio do Registro pelo Valor Original, onde destacamos as normas expedidas pelo CFC.
Benedita Bernardes Nepomuceno Carleto Renata Joyce Theodoro

38

NDICE
Contabilidade ......................................................................
Nome Empresarial Emprstimo Compulsrio sobre Combustveis e Veculos Perda ou Contingncia Ativa Princpio do Registro pelo Valor Original 8 3

Legislao ...........................................................................
Comunicados BACEN ns 20.080/10, 20.083/10, 20.085/10 e 20.092/10 Taxa Bsica Financeira (TBF), Redutor (R) e Taxa Referencial (TR) do Perodo de 26/08/2010 a 31/08/2010 Instruo CVM n 485/10 Alteraes na Legislao

Cenofisco BD Legislao
Com segurana e confiabilidade nas informaes, o Cenofisco disponibiliza, inteiramente grtis, o mais completo acervo de normas federais do Pas (de 1900 a 2010) com atualizao diria, moderno sistema de pesquisa (por nmero, assunto e data) e normas legais do dia. Acesse www.cenofisco.com.br e confira agora este benefcio.

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Manual de procedimentos : contabilidade, assuntos diversos e legislao. Curitiba, PR : Cenofisco Editora, 2006. ISBN 85 7569 021 3 1. Contabilidade Leis e legislao Brasil 2. Tributos Leis e legislao Brasil I. Ttulo: Contabilidade, assuntos diversos e legislao.

06 9524

CDU 34 : 336 . 2 (81)

ndices para catlogo sistemtico: 1. Brasil : Direito fiscal 34 : 336.2 (81)

2 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

CONTABILIDADE
3. Formao da Firma

Nome Empresarial
SUMRIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. Definio de Nome Comercial, Firma e Denominao Caractersticas do Nome Empresarial Formao da Firma Formao da Denominao Identidade e Semelhana de Nomes Empresariais Exclusividade do Nome Empresarial 6.1. Critrios 6.2. Transferncia de sede ou de abertura de filial Proteo do Nome Empresarial Modificao do Nome Empresarial Grupos de Sociedades, ME, EPP e Empresas Binacionais

O empresrio s poder adotar como firma o seu prprio nome, aditando, se quiser ou quando j existir nome empresarial idntico, designao mais precisa de sua pessoa ou de sua atividade. A firma ser formada da seguinte forma: a) a da sociedade em nome coletivo, se no individualizar todos os scios, dever conter o nome de pelo menos um deles, acrescido do aditivo e Companhia, por extenso ou abreviado; b) a da sociedade em comandita simples dever conter o nome de pelo menos um dos scios comanditados, com o aditivo e Companhia, por extenso ou abreviado; c) a da sociedade em comandita por aes s poder conter o nome de um ou mais scios diretores ou gerentes, com o aditivo e Companhia, por extenso ou abreviado, acrescida da expresso comandita por aes, por extenso ou abreviada; d) a da sociedade limitada, se no individualizar todos os scios, dever conter o nome de pelo menos um deles, acrescido do aditivo e Companhia e da palavra Limitada, por extenso ou abreviados. Na firma, deve ser observado, ainda, que: a) o nome do empresrio deve figurar de forma completa, podendo ser abreviados os prenomes; b) os nomes dos scios podem figurar de forma completa ou abreviada, admitida a supresso de prenomes; c) o aditivo Companhia ou & Cia. pode ser substitudo por expresso equivalente, tal como e Filhos ou e Irmos, dentre outras. O nome empresarial no pode conter palavras ou expresses que denotem atividade no prevista no objeto da sociedade.

7. 8. 9.

10. Empresas em Liquidao ou em Recuperao Judicial

1. Definio de Nome Comercial, Firma e Denominao


A Instruo Normativa DNRC n 104/07 disciplina as normas que tratam da formao do nome empresarial e da sua proteo perante o Departamento Nacional de Registro do Comrcio, conforme examinado a seguir. Nome empresarial aquele sob o qual o empresrio e a sociedade empresria exercem suas atividades e se obrigam nos atos a elas pertinentes. O nome empresarial compreende a firma e a denominao, observando-se que: I Firma o nome utilizado pelo empresrio, pela sociedade em que houver scio de responsabilidade ilimitada e, de forma facultativa, pela sociedade limitada; II Denominao o nome utilizado pela sociedade annima e cooperativa e, em carter opcional, pela sociedade limitada e em comandita por aes.

2. Caractersticas do Nome Empresarial


O nome empresarial atende aos princpios da veracidade e da novidade e identificar, quando assim exigir a lei, o tipo jurdico da sociedade. O nome empresarial no poder conter palavras ou expresses que sejam atentatrias moral e aos bons costumes.

4. Formao da Denominao
A denominao formada por palavras de uso comum ou vulgar na lngua nacional ou estrangeira e/ou com expresses de fantasia, com a indicao do objeto da sociedade, sendo que: a) na sociedade limitada, dever ser seguida da palavra Limitada, por extenso ou abreviada;

Setembro

3a semana

No 38/10 3

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

b) na sociedade annima, dever ser acompanhada da expresso Companhia ou Sociedade Annima, por extenso ou abreviada, vedada a utilizao da primeira ao final; c) na sociedade em comandita por aes, dever ser seguida da expresso em Comandita por Aes, por extenso ou abreviada. d) para as sociedades enquadradas como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, inclusive quando o enquadramento se der juntamente com a constituio, facultativa a incluso do objeto da sociedade; e) ocorrendo o desenquadramento da sociedade da condio de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, obrigatria a incluso do objeto da sociedade empresria no nome empresarial, mediante arquivamento da correspondente alterao contratual.

6. Exclusividade do Nome Empresarial


6.1. Critrios
No so exclusivas, para fins de proteo, palavras ou expresses que denotem: a) denominaes genricas de atividades; b) gnero, espcie, natureza, lugar ou procedncia; c) termos tcnicos, cientficos, literrios e artsticos do vernculo nacional ou estrangeiro, assim como quaisquer outros de uso comum ou vulgar; d) nomes civis. No so suscetveis de exclusividade letras ou conjunto de letras, desde que no configurem siglas.

5. Identidade e Semelhana de Nomes Empresariais


No podem coexistir na mesma Unidade Federativa, dois nomes empresariais idnticos ou semelhantes em atendimento ao princpio da novidade. Se a firma ou denominao for idntica ou semelhante a de outra empresa j registrada, dever ser modificada ou acrescida de designao que a distinga. admitido o uso da expresso de fantasia incomum, desde que expressamente autorizada pelos scios da sociedade anteriormente registrada. No so registrveis os nomes empresariais que incluam ou reproduzam, em sua composio, siglas ou denominaes de rgos pblicos da administrao direta ou indireta e de organismos nacionais e internacionais. Os critrios para a anlise de identidade e semelhana dos nomes empresariais, pelos rgos integrantes do Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (SINREM), so os seguintes: I entre firmas, consideram-se os nomes por inteiro, havendo identidade se homgrafos e semelhana se homfonos; II entre denominaes: a) consideram-se os nomes por inteiro, quando compostos por expresses comuns, de fantasia, de uso generalizado ou vulgar, ocorrendo identidade se homgrafos e semelhana se homfonos; b) quando contiverem expresses de fantasia incomuns, sero elas analisadas isoladamente, ocorrendo identidade se homgrafas e semelhana se homfonas.

6.2. Transferncia de sede ou de abertura de filial


No caso de transferncia de sede ou de abertura de filial de empresa com sede em outra Unidade Federativa, havendo identidade ou semelhana entre nomes empresariais na Junta Comercial, no ser efetivado o arquivamento do ato, salvo se: I na transferncia de sede a empresa arquivar na Junta Comercial da Unidade Federativa de destino, concomitantemente, ato de modificao de seu nome empresarial; II na abertura de filial arquivar, concomitantemente, alterao de mudana do nome empresarial, arquivada na Junta Comercial da Unidade Federativa onde estiver localizada a sede.

7. Proteo do Nome Empresarial


A proteo ao nome empresarial decorre, automaticamente, do ato de inscrio de empresrio ou do arquivamento de ato constitutivo de sociedade empresria, bem como de sua alterao nesse sentido, e circunscreve-se Unidade Federativa de jurisdio da Junta Comercial que o tiver procedido. A proteo ao nome empresarial na jurisdio de outra Junta Comercial decorre, automaticamente, da abertura de filial nela registrada ou do arquivamento de pedido especfico, instrudo com certido da Junta Comercial da Unidade Federativa onde se localiza a sede da sociedade interessada. Arquivado o pedido de proteo ao nome empresarial, deve ser expedida comunicao do fato Junta Comercial da Unidade Federativa onde estiver localizada a sede da empresa.

4 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

8. Modificao do Nome Empresarial


O empresrio poder modificar a sua firma, devendo ser observadas em sua composio as normas j examinadas anteriormente. Havendo modificao do nome civil de empresrio, averbada no competente Registro Civil das Pessoas Naturais, deve ser arquivada alterao com a nova qualificao do empresrio, devendo ser, tambm, modificado o nome empresarial. Se a designao diferenciadora se referir atividade, havendo mudana, deve ser registrada a alterao da firma.

Emprstimo Compulsrio sobre Combustveis e Veculos Perda ou Contingncia Ativa


1. 2. 3. 4. 5. SUMRIO Consideraes Iniciais Previso de Resgate Atualizado do Emprstimo Compulsrio 2.1. Exemplo de atualizao Dificuldades para o Resgate dos Emprstimos Compulsrios Baixa dos Emprstimos como Perda No Reconhecimento de Atualizao pelo Regime de Competncia

9. Grupos de Sociedades, ME, EPP e Empresas Binacionais


A expresso Grupo de uso exclusivo dos grupos de sociedades organizados, mediante conveno, na forma da Lei das Sociedades Annimas, observando-se que, aps o arquivamento da conveno do grupo, a sociedade de comando e as filiadas devem acrescentar aos seus nomes a designao do grupo. As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) acrescentaro sua firma ou denominao as expresses Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, ou suas respectivas abreviaes, ME ou EPP. Aos nomes das Empresas Binacionais Brasileiro-Argentinas devem ser aditadas Empresa Binacional Brasileiro-Argentinas, EBBA ou EBAB, e as sociedades estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil podem acrescentar os termos do Brasil ou para o Brasil aos seus nomes de origem.

1. Consideraes Iniciais
Muitas empresas ainda mantm em seus ativos os saldos dos emprstimos compulsrios sobre combustveis e veculos e, tambm, procedem atualizao mensal com base na caderneta de poupana. Neste trabalho ressaltamos as dificuldades ou at mesmo impossibilidade que, na maioria dos casos, existe para o resgate ou a recuperao desses saldos, de modo que os interpretamos como perda efetiva ou, na melhor das hipteses, como uma contingncia ativa com remotas chances de ser realizada.

2. Previso de Resgate Atualizado do Emprstimo Compulsrio


O art. 16 do Decreto-Lei n 2.288/86 previa o resgate dos emprstimos compulsrios atualizado pelo ndice da caderneta de poupana com aniversrio no dia 1 de cada ms, que corresponde aplicao de uma taxa de juros de 0,5% ao ms sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR).

2.1. Exemplo de atualizao


Em nossa Agenda de Obrigaes Fiscais e Tabelas Prticas Federal, divulgamos, mensalmente, o valor da TR mensal em percentual, como pode ser verificado na verso impressa no BD On line. Dessa forma, por exemplo, para a atualizao do saldo existente em 01/06/2010, no valor de R$ 2.000,00, devem ser efetuados os seguintes clculos: Saldo Atualizado = saldo anterior x (1+ TR) = = = = R$ 2.000,00 [1+ (0,0510 100)] R$ 2.000,00 (1+ 0,00051) R$ 2.000,00 1,00051 R$ 2.001,02

10. Empresas em Liquidao ou em Recuperao Judicial


Ao final dos nomes dos empresrios e das sociedades empresrias que estiverem em processo de liquidao, aps a anotao no Registro de Empresas, deve ser aditado o termo Em Liquidao. Nos casos de recuperao judicial, aps a anotao no Registro de Empresas, o empresrio e a sociedade empresria devem acrescentar aps o seu nome empresarial a expresso em Recuperao Judicial, que ser excluda aps comunicao judicial sobre a sua recuperao.

Saldo acrescido de juros = saldo atualizado 0,5% a.m. = R$ 2.001,02 1,005 = R$ 2.011,02

Setembro

3a semana

No 38/10 5

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

3. Dificuldades para o Resgate dos Emprstimos Compulsrios


Os saldos remanescentes de emprstimos compulsrios tm pouca ou nenhuma chance de serem realizados, em razo de: a) haver prescrito o prazo para reclamao dos direitos na justia; b) a grande maioria das aes impetradas no ter surtido efeito positivo, de modo que, via de regra, as decises da justia no do provimento ao reclamante do resgate; c) o fato de que, em 09/10/1995, a Resoluo n 50 do Senado Federal suspendeu, por inconstitucionalidade, a execuo de vrios artigos do Decreto-Lei n 2.288/86, entre os quais o art. 16, que tratava da restituio, cuja falta de dispositivo legal que regule a matria, a justificativa dada pela Ouvidoria da Fazenda Nacional como impedimento para que a Secretaria da Receita Federal proceda restituio, conforme pode ser verificado a seguir: Emprstimo compulsrio Em 23 de julho de 1986, o ento presidente da Repblica, Jos Sarney, instituiu, como medida complementar ao Programa de Estabilizao Econmica, o emprstimo compulsrio sobre aquisio de veculos novos e consumo de combustveis, que deveria ser cobrado sobre a venda de combustveis (gasolina e lcool, de 28%) e aquisio de veculos com at quatro anos de fabricao. Os carros novos ou com at um ano de fabricao pagavam 30%; os com mais de um e at dois anos de fabricao, 20%; e os com mais de dois e at quatro anos de fabricao, 10%. Este tributo teve vigncia no perodo compreendido entre 23/07/1986 e 18/10/1988. Conforme determinava o DecretoLei n 2.288/86, a devoluo deveria ser feita no ltimo dia do terceiro ano aps o seu recolhimento e os valores arrecadados seriam restitudos aos proprietrios de veculos a partir de 1989 com quotas do Fundo Nacional de Desenvolvimento. Para exercer o direito restituio, o interessado deveria comprovar a propriedade do veculo automotor no perodo da cobrana do imposto (1986-1988) por meio de certido especfica fornecida pelo DETRAN local. A restituio obedeceria ao critrio de mdia nacional de consumo estabelecido pela Secretaria da Receita Federal. (fonte: Superior Tribunal de Justia) Contudo, em 09/10/1995, o Senado Federal, por intermdio da Resoluo n 50, SUSPENDEU, por inconstitucionalidade, a execuo de vrios artigos do Decreto-Lei n 2.288/86, dentre os quais, o art. 16, que tratava da restituio. Nesse caso, e na falta de dispositivo legal que regule a matria, a Secretaria da Receita Federal ficou IMPEDIDA de proceder restituio.

4. Baixa dos Emprstimos como Perda


Diante das dificuldades para o exerccio de um direito, no temos mais um ativo lquido e certo. Tecnicamente, o que resta debitar uma conta de resultado que evidencie sua falta de capacidade de realizao do ativo e, em contrapartida, baix-lo como perda. Na melhor das hipteses, podemos considerar que se trata de um caso de Contingncia Ativa com remotas chances de realizao e, portanto, tambm no poder compor o patrimnio em razo das incertezas sobre sua realizao. Na hiptese de eventual sucesso no resgate, o valor recuperado ser reconhecido como receita na data em que ocorrer o fato. Se a baixa do ativo for oferecida tributao, como adio ao lucro real e base de clculo da CSLL, por ocasio do eventual recebimento, a receita no ser tributada (exceto a financeira).

5. No Reconhecimento de Atualizao pelo Regime de Competncia


Se at o recebimento do principal incerto, o que dizer, ento, da atualizao e dos juros? Evidentemente que, se estamos baixando o ativo por sua falta de capacidade de realizao, tambm no faz nenhum sentido reconhecer qualquer valor a ttulo de juros ou atualizao monetria pelo regime de competncia que a ele se refira. Se ocorrer o resgate, a receita financeira ser reconhecida pelo regime de caixa.

Princpio do Registro pelo Valor Original


SUMRIO 1. 2. 3. Consideraes Iniciais A Questo da Atualizao Monetria ou do Custo Original Corrigido Enunciado do Princpio do Registro pelo Valor Original

1. Consideraes Iniciais
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) so os rgos oficiais que emitem normas sobre contabilidade, sendo que as normas do CFC abrangem indistintamente todos os profissionais e qualquer tipo de entidades, e as normas da CVM se restringem s companhias abertas, mas cujo contedo tcnico pode e deve ser observado por aqueles que, mesmo no sendo companhias abertas, zelam pela qualidade das demonstraes contbeis.

6 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO
Conforme j observado em diversas oportunidades nesta matria, tanto a CVM quanto o CFC emitiram normas a respeito dos princpios contbeis, a CVM por meio de sua Deliberao n 539/08 e o CFC por meio da Resoluo n 750/93, alterada pela Resoluo n 1.282/10. No tocante ao princpio a ser abordado no presente estudo, apenas o CFC mantm norma regulamentadora a respeito, uma vez que a Deliberao CVM n 29/86, que recepcionava o Princpio do Custo como Base de Valor, foi revogada pela Deliberao CVM n 539/08. Dessa forma, no mbito do CFC, o Princpio do Registro pelo Valor Original foca a maneira pelo qual os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. Muito se critica a contabilidade pelos balanos no refletirem o valor de negociao das empresas e isso ocorre justamente por essa caracterstica de registrar o custo de aquisio. Todavia, a realizao do patrimnio reconhecida por meio da apurao dos resultados e isso a contabilidade registra paulatinamente, no momento em que a expectativa consumada. Portanto, a contabilidade se prende a fatos concretos e avalia o patrimnio de forma objetiva. Se no houvesse o registro pelo valor original (ou custo de aquisio), tambm no teramos como demonstrar as variaes efetivas do patrimnio ao longo do tempo representadas pelo esforo em se obter os bens e direitos s modificaes positivas ou negativas pelo uso, funcionamento ou consumo. Portanto, a contabilidade evidencia o patrimnio na sua forma original e reconhece suas variaes ao longo do tempo de acordo com as alteraes sofridas.

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

A seguir, reproduzimos o enunciado e as notas explicativas constante da Resoluo CFC n 750/94: Art. 7 O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. 1 As seguintes bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: I Custo histrico os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio. Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais sero necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes; e II Variao do custo histrico uma vez integrado ao patrimnio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variaes decorrentes dos seguintes fatores: a) Custo corrente Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis; b) Valor realizvel Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos so mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da Entidade; c) Valor presente Os ativos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada lquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operaes da Entidade. Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da Entidade; d) Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimentos; e

2. A Questo da Atualizao Monetria ou do Custo Original Corrigido


A atualizao monetria do custo original como procedimento necessrio a ser imputado perda de poder aquisitivo da moeda (inflao) era tratada pelo CFC e pela CVM como princpio distinto dos demais. Todavia, com a revogao da Deliberao CVM n 29/86 e alterao promovida na Resoluo CFC n 750/93, referido princpio, em esfera contbil, deixou de existir. Em consonncia aos dispositivos legais supramencionados, que foram revogados e alterados, o art. 4 da Lei n 9.249/95 e seu pargrafo nico extinguiu a correo monetria de balanos inclusive para fins societrios, para as demonstraes contbeis ocorridas a partir de 01/01/1996. Portanto, a correo monetria do custo original, no tem aplicao prtica em vista das restries impostas pela lei.

3. Enunciado do Princpio do Registro pelo Valor Original


O princpio do registro pelo valor original foi divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resoluo CFC n 750/93.

Setembro

3a semana

No 38/10 7

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

e) Atualizao monetria Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais. 2 So resultantes da adoo da atualizao monetria: I a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, no representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; II para que a avaliao do patrimnio possa manter os valores das transaes originais, necessrio atualizar sua expresso formal em moeda nacional, a fim de que permaneam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequncia, o do Patrimnio Lquido; e III a atualizao monetria no representa nova avaliao, mas to somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicao de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variao do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado perodo.

LEGISLAO
A ntegra da legislao mencionada encontra-se disponvel no Cenofisco BD On-line.

COMUNICADOS BACEN Taxa Bsica Financeira (TBF), Redutor (R) e Taxa Referencial (TR) do Perodo de 26/08/2010 a 31/08/2010 Sinopse: O Banco Central do Brasil (BACEN), por meio dos comunicados a seguir relacionados, divulgou a Taxa Bsica Financeira (TBF), o Redutor (R) e a Taxa Referencial (TR), relativos aos mencionados perodos: Perodo
26/08/2010 a 26/09/2010 27/08/2010 a 27/09/2010 28/08/2010 a 28/09/2010 29/08/2010 a 29/09/2010 30/08/2010 a 30/09/2010 31/08/2010 a 01/10/2010

TBF (%)
0,8331 0,7740 0,7629 0,8011 0,8272 0,8392

Redutor (R)
1,0076 1,0074 1,0074 1,0075 1,0072 1,0076

TR (%)
0,0725 0,0338 0,0227 0,0507 0,1064 0,0786

Comunicados BACEN ns
20.080 20.083 20.085 20.085 20.085 20.092

INSTRUO CVM N 485, DE 01/09/2010 DOU de 03/09/2010 Alteraes na Legislao Sinopse: A Instruo CVM n 485/10 altera a Instruo CVM n 457, de 13/07/2007, que dispe sobre a elaborao e divulgao das demonstraes financeiras consolidadas, com base no padro contbil internacional emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB), publicada no DOU de 16/07/2007, seo 1, p. 60.

8 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
MANUAL DE CENOFISCO

CONTABILIDADE ASSUNTOS DIVERSOS


e Legislao

Procedimentos CENOFISCO
Diretoria
Diretor-Presidente: Diretor de Contedo: Diretor Comercial: Diretor Administrativo: Conselho Editorial: Carlos Srgio Serra
presidente@cenofisco.com.br

Fale com o Cenofisco


Nossos Endereos e Telefones
Goinia GO
Rua T-28, 566 3 andar Edifcio Juruna Cj. 301 Setor Bueno CEP: 74210-040 Goinia Tel/Fax.: (62) 3941-0210 Cursos: (62) 3941-0210 (*) Consultoria: 4003-1818 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.go@cenofisco.com.br cursos.go@cenofisco.com.br

So Paulo SP
Rua da Consolao, 77 CEP: 01301-000 Tels.: (11) 2122-3000 Comercial: 2163-7100 Cursos: (11) 2158-8610 (*) Consultoria: (11) 2122-3051 Trabalho/Previdncia (11) 2122-3052 IR/PIS/COFINS (11) 2122-3053 ICMS/IPI/ISS E-mails: comercial.sp@cenofisco.com.br cursos.sp@cenofisco.com.br

Antonio Carlos Medeiros Nunes Lourival Medeiros de Campos Nelson Domingos Colete Jorge Lobo

Assessoria de Imprensa: Delen Comunicaes

Equipe Tcnica
Coordenadora Editorial: Sonia Teles Coordenador Consultoria: Sebastio Guedes de Araujo IR e Contabilidade
Adriana da Silva Santos, Adriana Matte, Andra do Carmo Oliveira, Benedita Bernardes Nepomuceno Carleto, Camila Medeiros de Campos, Edenilson Jos Medeiros de Souza, Elenize Pacheco, Elisabete de Oliveira Torres, Fauler Lanzo Pedrecca, Flavio Danelon, Gilmar Apolinrio, Holmes Borges, Ivia Freitas Leite, Joo Carlos Ribeiro Martins, Joo Marani, Jonas Loureno Lage, Juarez Rodrigues de Souza, Juracy Francisco de Sousa, Lzaro Rosa da Silva, Marco Aurlio Teixeira de Oliveira, Marcos Barbosa dos Santos, Marcus Matheus, Renata Boronski Gonalves da Silva, Renata Joyce Theodoro, Terezinha Massambani, Valmir Bezerra de Brito, Vitor Anderson Rubio e Yuri Narciso Volcov

Belo Horizonte MG
Rua dos Guajajaras, 977 12 andar Salas 1.201 a 1.205 Centro CEP: 30180-100 Tel.: (31) 2108-0600 Fax: (31) 3226-9587 Comercial: (31) 2108-0608 Cursos: 4003-3140 (*) Consultoria: 4003-0608 E-mails: comercial.mg@cenofisco.com.br cursos.mg@cenofisco.com.br

Porto Alegre RS
Rua Alameda Coelho Neto, 20 1 andar CEP: 91340-340 Tel.: (51) 4009-6100 Comercial: (51) 4009-6121 Cursos: (51) 4009-6161 (*) Consultoria: (51) 4009-6100 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.rs@cenofisco.com.br cursos.rs@cenofisco.com.br

Braslia DF
SCS Quadra 2 Edifcio Serra Dourada Sala 210 CEP: 70300-902 Tel.: (61) 2103-4101 (*) Consultoria: 2103-4121/4122/4123/4124 e (67) 3323-1111 E-mails: comercial.df@cenofisco.com.br cursos.df@cenofisco.com.br

Trabalho e Previdncia
Agda Mari Ramos, Angela Rolim, Alexandre Matias Silva, Alexandre Moreira de Medeiros, Anara Valria Terbeck, Andre Barroso L. Moura Ferraz, Carlos Henrique de Assis, Carlos Sereno, Carolina Rodrigues, Claudia Garcia de Camargo Pedro, Daniela Mesquita Barbosa, Elaine da Silveira Assis Matos, Isabel Cristina, Jeronimo Jos Carvalho Barbosa, Jos Pereira Vicente, Juarez Rodrigo de Sousa, Juliane Baggio, Kelly Interlichia, Ligia Bianchi Gonalves, Lourival Firmino Leite, Mrcia Cristina Pereira Barbosa, Marcio Mocelim, Maria Augusta Guerrero Meigger, Merian Santos, Nilceia A. Lima Gonzaga, Rita Viegas, Rosnia de Lima Costa e Sandra Carrancho

Rio de Janeiro RJ
Rua Primeiro de Maro, 33 17 andar Centro CEP: 20010-000 Tel: (21) 2132-1305 Comercial: (21) 2132-1338 (*) Consultoria: (21) 2132-1306/1305/1307 e 4003-5577 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia Cursos: (21) 4003-8333 E-mails: comercial.rj@cenofisco.com.br cursos.rj@cenofisco.com.br

Campo Grande MS/Cuiab MT Porto Velho RO/Rio Branco AC


Rua Dr. Arthur Jorge, 48 Centro CEP: 79002-440 Campo Grande MS Cursos/Comercial: (67) 3323-1111 Consultoria: (67) 3323-1100/3323-1111 E-mails: comercial.ms@cenofisco.com.br cursos.ms@cenofisco.com.br

ICMS, IPI e ISS


Adriana Gomes Lemos Silva, Agnaldo Sousa Silva, Alessandra Pruano Ramos, Andrea Andrade, Carlos Alberto Fiorim, Carmen Fortes, Carolina Munhoz, Christiane Nvoa Aracema, Cleuza Marchi Teixeira, Elenice Dinardi, Erica Jolo Dalan, Everson Luiz Paiva Hilrio, Fernando Henrique Silva Santana, Giane Cristine Laurenano de Souza, Gilia Helena Garcia Menta, Gilmara Coelho Maia, Glaucia Cristina Peixoto, Graziela Cristina da Silva, bis Neves, Jaderson Fernandes Dozzi, Jorge Henrique Carreira da Trindade, Jorge Luiz de Almeida, Jos Valrio Medeiros Jr., Klayton Teixeira Turrin, Kelly Luciene dos Santos, Leandro Tavares, Mrcia Lablonski, Marcos Ferreira Barros, Marianita Ribeiro Diniz, Marcia Cristina Borges, Marcio Bonf de Jesus, Marcio Romano, Michelle Barreto dos Santos, Monalise Bayram de Souza, Patrcia Rufino do Nascimento, Priscila Dias Romeiro Gabriel, Priscylla Ferreira de Almeida, Raquel Raab, Rebeca Teixeira Pires, Ricardo Borges Lacerda, Ricardo Vicente Correa de Oliveira, Robson Satiro de Almeida, Rodrigo Macedo, Samuel Torres de Oliveira, Srgio Juarez de Haan Porto, Snia Maria de Andrade Santos, Tania Cristina Pryplotski Souza, Tatiane Sausen, Terezinha do Valle Adamo, Valdir Francisco de Arajo e Valdir Jos Esteves Pereira

Salvador BA
Av. Luis Tarqunio Pontes, 2.580 Condomnio Vilas Trade Center, Bloco Empresarial A, Loja 4, Pitangueiras Lauro de Freitas-BA CEP: 42700-000 Cursos/Comercial: (71) 3289-7600 (*) Consultoria: 4003-1818 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.ba@cenofisco.com.br cursos.ba@cenofisco.com.br

Curitiba PR
Rua Visconde do Rio Branco, 1.322 10 andar CEP: 80420-210 Tel: (41) 2169-1500 Cursos: (41) 2169-1557/2169-1575 (*) Consultoria: 4003-9191 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.pr@cenofisco.com.br cursos.pr@cenofisco.com.br

Florianpolis SC
Av. Osmar Cunha, 183 Bloco B, Sl. 602 Edifcio Ceisa Center Centro Florianpolis CEP: 88015-100 Tel.: (48) 3952-5560 Comercial: (48) 3952-5550/3952-5553 Cursos: (48) 3952-5570 (*) Consultoria: (48) 3952-5560 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.sc@cenofisco.com.br cursos.sc@cenofisco.com.br

Santos SP
Rua Brs Cubas, 37 7 andar Cj. 74 CEP: 11013-161 Comercial: (13) 3221-6342/3223-7689 E-mail: cenosantos@cenofisco.com.br

Equipe de Produo Editorial


Diagramao:
Gutimberg Leme, Jonilson Lima Rios, Luiz Roberto de Paiva e Raimundo Brasileiro Salum e Rafael Cogo

Vitria ES
Av. Jernimo Monteiro, 1.000 Sala 1.721 Ed. Trade Center CEP: 29010-004 Tel.: (27) 3223-9672 Comercial: (27) 3223-9672 Cursos: (27) 3299-8046/3349-2650 (*) Consultoria: 4003-5577 ICMS/IPI/ISS 4003-3939 IR/PIS/COFINS 4003-7979 Trabalho/Previdncia E-mails: comercial.es@cenofisco.com.br cursos.es@cenofisco.com.br

Editorao Eletrnica: Darcio Duarte de Oliveira, Juliana Reviso:


Alessandra Alves Denani, Eliane Costa Coelho, Juliana V. V. Lopes e Silvia Pinheiro B. dos Santos

Lucro Real Suporte Tcnico:


Claudio Figueira, Maria Fernanda dos Reis Grabe, Rafael Siqueira e Vanessa Alves

Outras Regies
Tel.: 4003-5151 Se a sua regio ainda no atendida pelo servio 4000, disque 0xx11 4003-5151.

(*) A Consultoria exclusiva ao Assinante Cenofisco. Copyright 2010


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Nos termos da Lei que resguarda os direitos autorais, proibida a reproduo total ou parcial, bem como a produo de apostilas a partir desta publicao, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrnico ou mecnico, inclusive por processos xerogrficos, de fotocpia e de gravao sem permisso, por escrito, do Editor.

Internet
www.cenofisco.com.br

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Setembro

3a semana

Rua Rego Freitas, 490 9 No /10 CEP 01220-010 So Paulo-SP

38

IMPOSTO

DE

RENDA

PIS COFINS CSLL e Legislao


MANUAL DE

Procedimentos
CENOFISCO
Destaques
Nesta edio examinaremos as alteraes introduzidas pela Medida Provisria n 497/10 na Lei n 12.058/09 relativas suspenso da exigibilidade das contribuies para o PIS/PASEP e a COFINS incidentes sobre a venda de produtos pecurios. Constam tambm nesta edio as normas e os procedimentos relativos transferncia do domiclio fiscal de pessoa fsica para pas com tributao favorecida.
Benedita Bernardes Nepomuceno Carleto Renata Joyce Theodoro

38

NDICE
COFINS/PIS/PASEP ........................................................
COFINS/PIS/PASEP Suspenso da Exigibilidade das Contribuies Incidentes sobre a Venda de Produtos Pecurios Alterao 8 3

Imposto de Renda ...........................................................


Pessoa Fsica Transferncia do Domiclio Fiscal para Pas com Tributao Favorecida Pessoas Fsicas Pagamento da 6 Quota do Saldo de Imposto a Pagar Apurado na Declarao de Ajuste de 2010 (Ano-Calendrio de 2009)

IR/CSLL .................................................................................
IRPJ e CSLL Trimestrais Pagamento da 3 Quota do 2 Trimestre de 2010 pelas Pessoas Jurdicas Tributadas com Base no Lucro Real, Presumido ou Arbitrado

10

Legislao ...........................................................................
Cenofisco BD Legislao
Com segurana e confiabilidade nas informaes, o Cenofisco disponibiliza, inteiramente grtis, o mais completo acervo de normas federais do Pas (de 1900 a 2010) com atualizao diria, moderno sistema de pesquisa (por nmero, assunto e data) e normas legais do dia. Acesse www.cenofisco.com.br e confira agora este benefcio.

11

Ato Declaratrio Executivo CODAC n 60/10 Agenda Tributria Relativa ao Ms de Setembro/2010 Ato Declaratrio Executivo CODAC n 62/10 Taxa SELIC Relativa ao Ms de Agosto/2010 Ato Declaratrio Interpretativo RFB n 34/10 Imunidade Intergovernamental Recproca Instruo Normativa RFB n 1.069/10 Tratado Celebrado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Ucrnia Iseno de Tributos Alterao

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Imposto de renda : PIS, COFINS, CSLL e Legislao. Curitiba, PR : Cenofisco Editora, 2006.

ISBN 85-7569-020-5

1. COFINS (Contribuio para financiamento da Seguridade Social) Leis e legislao Brasil 2. CSLL (Contribuio Social sobre Lucro Lquido) Leis e legislao Brasil 3. Imposto de renda Leis e legislao Brasil 4. PIS (Programa de Integrao Social) Leis e legislao Brasil 5. Tributos Leis e legislao Brasil

I. Ttulo : PIS, COFINS, CSLL e legislao.

06-9529

CDU-34:336.2 (81)

ndices para catlogo sistemtico : 1. Brasil : Direito fiscal 34:336.2 (81)

2 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

COFINS/PIS/PASEP
COFINS/PIS/PASEP Suspenso da Exigibilidade das Contribuies Incidentes sobre a Venda de Produtos Pecurios Alterao
SUMRIO Introduo Hiptese de Suspenso do Pagamento das Contribuies 2.1. Bens alcanados pela suspenso do pagamento das contribuies 2.2. Aplicao da suspenso 3. Pessoas Jurdicas Inclusive Cooperativas Produtoras de Mercadorias Destinadas Exportao Sujeitas ao Regime de Apurao no Cumulativo das Contribuies Desconto de Crdito Presumido 3.1. Clculo do crdito presumido 4. Bens que Geram Direito a Crdito Presumido 4.1. Outros bens que geram direito ao crdito 4.2. Bens que no geram direito ao crdito 5. Normas a Serem Observadas na Importao 6. Vedao de Aproveitamento do Crdito 6.1. Estorno do crdito 7. Compensao ou Ressarcimento do Crdito 8. Aquisio de Mercadorias para Industrializao ou Revenda 8.1. Determinao do montante do crdito presumido 8.2. Impossibilidade de utilizao do crdito presumido 9. Obrigaes Acessrias 9.1. Apurao e registro de forma segregada 9.2. Obrigatoriedade de manter controle de estoques 10. Compensao do Saldo dos Crditos Presumidos com Crditos Prprios ou Ressarcimento em Dinheiro 1. 2.

I animais vivos classificados na posio 01.02 (Animais vivos da espcie bovina) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), quando efetuada por pessoa jurdica, inclusive cooperativa, vendidos para pessoas jurdicas que produzam mercadorias classificadas nas posies 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29, 02.10.20.00, 05.06.90.00, 05.10.00.10, 15.02.00.1, 41.01.50.10, 41.04.11.24 e 41.04.41.30 da NCM; II produtos classificados nas posies 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29, 02.10.20.00, 05.06.90.00, 05.10.00.10, 15.02.00.1, 41.01.50.10, 41.04.11.24 e 41.04.41.30, da NCM, quando efetuada por pessoa jurdica que industrialize bens e produtos classificados nas posies 01.02, 02.01 e 02.02 da NCM. A referida suspenso: I no alcana a receita bruta auferida nas vendas a consumidor final; II aplicar-se- nos termos e condies estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. As normas examinadas neste tpico aplicam-se, tambm, receita bruta da venda, no mercado interno dos bens, quando tiverem sido importados, observado o disposto no tpico 5.
Nota Cenofisco: Nas notas fiscais relativas s vendas efetuadas com suspenso, deve constar a expresso Venda efetuada com suspenso da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, com especificao do dispositivo legal correspondente.

2.1. Bens alcanados pela suspenso do pagamento das contribuies


Relao de bens beneficiados pela suspenso do pagamento das contribuies:
01.02 0102.10 0102.10.10 0102.10.90 0102.90 0102.90.1 0102.90.11 Animais vivos da espcie bovina. -Reprodutores de raa pura Prenhes ou com cria ao p Outros -Outros Para reproduo Prenhes ou com cria ao p Outros Outros Carnes de animais da espcie bovina, frescas ou refrigeradas.

1. Introduo
Neste texto examinaremos as alteraes introduzidas pela Lei n 12.058/09, com a redao dada pela Medida Provisria n 497/10, e disciplinadas pela Instruo Normativa RFB n 977/09, relativas incidncia das contribuies para o PIS/PASEP e a COFINS sobre a venda de produtos pecurios e sobre o crdito presumido decorrente da aquisio desses produtos.
Nota Cenofisco: Em razo da edio da Medida Provisria n 497/10, que introduziu alteraes na Lei n 12.058/09, republicamos este texto com as alteraes pertinentes.

2. Hiptese de Suspenso do Pagamento das Contribuies


Fica suspenso o pagamento da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS incidente sobre a receita bruta da venda, no mercado interno de:

0102.90.19 0102.90.90 02.01

Setembro

3a semana

No 38/10 3

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO 2.2. Aplicao da suspenso
Nas hipteses em que aplicvel, a suspenso obrigatria nas vendas efetuadas: I pessoa jurdica que produza mercadoria classificada nas posies 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29, 05.06.90.00, 05.10.00.10, 15.02.00.1, 41.01.20.10, 41.04.11.24 e 41.04.41.30 da NCM, no caso dos produtos referidos no nmero I do tpico 2; ou II pessoa jurdica, no caso dos produtos referidos no nmero II do tpico 2. No caso do nmero I, vedada a suspenso quando a aquisio for destinada revenda, sem prejuzo da aplicao, neste caso, do disposto nas Leis ns 9.718/98, 10.637/02, 10.833/03 e no restante da legislao pertinente, inclusive no que se refere ao direito de crdito.

0201.10.00 0201.20 0201.20.10 0201.20.20 0201.20.90 0201.30.00 02.02 0202.10.00 0202.20 0202.20.10 0202.20.20 0202.20.90 0202.30.00 02.06

-Carcaas e meias-carcaas -Outras peas no desossadas Quartos dianteiros Quartos traseiros Outras -Desossadas Carnes de animais da espcie bovina, congeladas. -Carcaas e meias-carcaas -Outras peas no desossadas Quartos dianteiros Quartos traseiros Outras -Desossadas Miudezas comestveis de animais das espcies bovina, suna, ovina, caprina, cavalar, asinina e muar, frescas, refrigeradas ou congeladas. -Da espcie bovina, frescas ou refrigeradas -Da espcie bovina, congeladas: -- Lnguas -- Outras -Carnes da espcie bovina -Ossena e ossos acidulados -Outros -Pncreas de bovino Gorduras de animais das espcies bovina, ovina ou caprina, exceto as da posio 15.03. Sebo bovino Couros e peles em bruto de bovinos (includos os bfalos) ou de equdeos (frescos, ou salgados, secos, tratados pela cal, piclados ou conservados de outro modo, mas no curtidos, nem apergaminhados, nem preparados de outro modo), mesmo depilados ou divididos. Couros e peles inteiros, de peso unitrio superior a 16kg Sem dividir

0206.10.00 0206.2 0206.21.00 0206.29 0210.20.00 0506.10.00 0506.90.00 0510.00.10 1502.00 1502.00.1 41.01

3. Pessoas Jurdicas Inclusive Cooperativas Produtoras de Mercadorias Destinadas Exportao Sujeitas ao Regime de Apurao no Cumulativo das Contribuies Desconto de Crdito Presumido
As pessoas jurdicas sujeitas ao regime de apurao no cumulativa da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, inclusive cooperativas, que produzam mercadorias classificadas nos cdigos 02.01 da NCM utilizados como insumos na fabricao de produtos classificados nos cdigos: 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29, 02.06.20.00, 05.06.90.00, 05.10.00.10, 15.02.00.1, 41.01.50.10, 41.04.11.24 e 41.04.41.30 da NCM, destinadas a exportao ou vendidos a empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao podero descontar da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS devidas em cada perodo de apurao do crdito presumido, calculado sobre o valor dos bens classificados na posio 01.02 da NCM relativa a animais vivos da espcie bovina, adquiridos de pessoa fsica ou recebidos de cooperado pessoa fsica. Esta norma aplica-se tambm s aquisies de pessoa jurdica que exercer atividade agropecuria ou cooperativa de produo agropecuria, efetuadas com suspenso do pagamento das contribuies. O direito ao crdito presumido s se aplica aos bens adquiridos ou recebidos, no mesmo perodo de apurao, de pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Pas, observado que o crdito no aproveitado em determinado ms poder s-lo nos meses subsequentes, conforme disposto no 4 do art. 3 das Leis ns 10.637/02 e 10.833/03.

4101.50 4101.50.10

41.04

Couros e peles curtidos ou crust, de bovinos (includos os bfalos) ou de equdeos, depilados, mesmo divididos, mas no preparados de outro modo. Outros couros e peles de bovinos (includos os bfalos) No estado seco (crust) Outros couros e peles de bovinos (includos os bfalos)

4104.11.24 4104.4 4104.41.30

4 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO
Importa ressaltar que vedada a apropriao dos crditos presumidos s pessoas jurdicas que efetuem operao de venda de animais vivos classificados na posio 01.02 da NCM (animais vivos da espcie bovina).

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

3.1. Clculo do crdito presumido


O montante do crdito ser determinado mediante aplicao, sobre o valor das mencionadas aquisies, de percentual correspondente alquota de: a) 0,825% (50% de 1,65%) para clculo do PIS; e b) 3,8% (50% de 7,6%) para clculo da COFINS (caput do art. 2 da Lei n 10.637/02 e art. 2 da Lei n 10.833/03).

crditos calculados na forma do art. 3 da Lei n 10.637/02, e do art. 3 da Lei n 10.833/03, conforme, respectivamente, disposio do inciso II do 2 do art. 3 da Lei n 10.637/02, e do inciso II do 2 do art. 3 da Lei n 10.833/03, que estabelece que no dar direito a crdito o valor da aquisio de bens ou servios no sujeitos ao pagamento da contribuio, inclusive no caso de iseno, esse ltimo quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou servios sujeitos alquota zero, isentos ou no alcanados pela contribuio (includo pela Lei n 10.865/04).

5. Normas a Serem Observadas na Importao


A importao dos bens referidos nos nmeros I e II do tpico 2 sujeitar-se- ao seguinte: I o fato gerador ser: a entrada de bens estrangeiros no territrio nacional (inciso I do art. 3 da Lei n 10.865/04); II a base de clculo ser: o valor aduaneiro, assim entendido, para os efeitos da Lei n 10.865/04, o valor que servir ou que serviria de base para o clculo do imposto de importao, acrescido do valor do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS) incidente no desembarao aduaneiro e do valor das prprias contribuies, na hiptese do inciso I do caput do art. 3 da referida Lei (inciso I do art. 7 da Lei n 10.865/04); III as contribuies sero calculadas mediante aplicao, sobre a base de clculo, das alquotas de (incisos I e II do art. 8 da Lei n 10.865/04): a) 1,65%, para o PIS/PASEP-Importao; e b) 7,6%, para a COFINS-Importao;

4. Bens que Geram Direito a Crdito Presumido


Geram direito ao desconto de crditos presumidos os bens classificados na posio 01.02 da NCM na forma examinada no tpico 3: I adquiridos com suspenso do pagamento das contribuies, de pessoa jurdica, inclusive cooperativa, que exercer atividade agropecuria; II adquiridos de pessoa fsica; ou III recebidos de cooperado pessoa fsica. O direito ao crdito presumido s se aplica aos bens adquiridos ou recebidos, no mesmo perodo de apurao, de pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Pas.

4.1. Outros bens que geram direito ao crdito


Geram direito ao desconto de crditos presumidos, na forma examinada no tpico 8, as mercadorias classificadas nos cdigos 02.01, 02.02, 0206.10.00, 0206.20, 0206.21, 0206.29, 0210.20.00, 0506.90.00, 0510.00.10, 1502.00.1, 4101.50.10, 4104.11.24 e 4104.41.30 da NCM adquiridas de pessoa jurdica residente ou domiciliada no Pas, com suspenso do pagamento das contribuies. O direito ao crdito presumido s se aplica aos bens adquiridos ou recebidos no mesmo perodo de apurao.

IV as pessoas jurdicas sujeitas apurao da contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, nos termos dos arts. 2 e 3 das Leis ns 10.637/02 e 10.833/03, podero descontar crdito, para fins de determinao dessas contribuies, em relao s importaes sujeitas ao pagamento das contribuies, nas seguintes hipteses (incisos I e II do art. 15 da Lei n 10.865/04): a) bens adquiridos para revenda; b) bens e servios utilizados como insumo na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda, inclusive combustveis e lubrificantes.

4.2. Bens que no geram direito ao crdito

6. Vedao de Aproveitamento do Crdito


A aquisio dos bens mencionados no tpico 4 e no subtpico 4.1, por ser efetuada de pessoa fsica ou com suspenso do pagamento das contribuies, no gera direito ao desconto de vedado s pessoas jurdicas que exercerem a atividade agropecuria ou cooperativa de produo agropecuria o aproveitamento:

Setembro

3a semana

No 38/10 5

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

I do crdito presumido; II de crdito em relao s receitas de vendas efetuadas com suspenso s pessoas jurdicas mencionadas neste tpico. O crdito apurado de acordo com o disposto no tpico 3 dever ser utilizado para desconto do valor da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS a recolher, decorrente das demais operaes no mercado interno.

8. Aquisio de Mercadorias para Industrializao ou Revenda


A pessoa jurdica, tributada com base no lucro real, poder descontar da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, devidas em cada perodo de apurao, o crdito presumido calculado sobre o valor das mercadorias classificadas nos cdigos 02.01, 02.02, 0206.10.00, 0206.20, 0206.21, 0206.29, 0506.90.00, 0510.00.10, 1502.00.1, 4101.20.10, 4104.11.24 e 4104.41.30 da NCM, utilizadas como insumos em industrializao ou destinadas revenda.

6.1. Estorno do crdito


Conforme determinao do inciso II do 4 do art. 33 da Lei n 12.058/09, a pessoa jurdica vendedora dever estornar os crditos referentes incidncia no cumulativa da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, quando decorrentes da aquisio dos insumos vinculados aos produtos agropecurios (animais vivos classificados na posio 01.02) vendidos com suspenso da exigncia das contribuies.

8.1. Determinao do montante do crdito presumido


O montante do crdito presumido ser determinado mediante a aplicao, sobre o valor das aquisies, de percentual correspondente alquota de (previstas no caput do art. 2 da Lei n 10.637/02, e no caput do art. 2 da Lei n 10.833/03): a) 0,66% (40% de 1,65%) para clculo do PIS; e

7. Compensao ou Ressarcimento do Crdito


A pessoa jurdica que, at o final de cada trimestre-calendrio, no conseguir utilizar o crdito para desconto do valor da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS a recolher, decorrente das demais operaes no mercado interno, poder: I efetuar sua compensao com dbitos prprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, observada a legislao especfica aplicvel matria; II solicitar seu ressarcimento em dinheiro, observada a legislao especfica aplicvel matria. Importa ressaltar que esta norma aplica-se somente parcela dos crditos presumidos determinada com base no resultado da aplicao, sobre o valor da aquisio de bens classificados na posio 01.02 da NCM, da relao percentual existente entre a receita de exportao e a receita bruta total, auferidas em cada ms. A receita de exportao e a receita bruta total correspondem apenas s decorrentes da venda dos produtos classificados nos cdigos 02.01, 02.02, 0206.10.00, 0206.20, 0206.21, 0206.29, 0506.90.00, 0510.00.10, 1502.00.1, 4101.20.10, 4104.11.24 e 4104.41.30 da NCM. O aproveitamento do crdito presumido aplica-se tambm no caso de vendas empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao.

b) 3,04% (40% de 7,6%) para clculo da COFINS.

8.2. Impossibilidade de utilizao do crdito presumido


Importa ressaltar que vedada a apurao do crdito presumido nas aquisies realizadas pelas pessoas jurdicas que realizem operaes beneficiadas com a suspenso das contribuies, com os produtos classificados nas posies 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29, 0210.20.00, 05.06.90.00, 05.10.00.10, 15.02.00.1, 41.01.50.10, 41.04.11.24 e 41.04.41.30 da NCM, quando efetuada por pessoa jurdica que industrialize bens e produtos classificados nas posies 01.02, 02.01 e 02.02 da NCM (inciso II do art. 32 da Lei n 12.058/09 e Instruo Normativa RFB n 977/09).

9. Obrigaes Acessrias
9.1. Apurao e registro de forma segregada
As pessoas jurdicas submetidas ao regime de apurao no cumulativa devero apurar e registrar, de forma segregada, os crditos de que tratam o art. 3 da Lei n 10.637/02, o art. 3 da Lei ns 10.833/03, e os arts. 15 e 17 da Lei n 10.865/04, e os crditos presumidos previstos nas Leis da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, discriminando-os em funo da natureza, origem e vinculao desses crditos, observado que esses saldos devem ser controlados durante todo o perodo de sua utilizao. Nesta hiptese, aplicam-se no que couber as disposies previstas nos 8 e 9 do art. 3 da Lei n 10.637/02, e nos 8 e 9 do art. 3 da Lei n 10.833/03.

6 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO 9.2. Obrigatoriedade de manter controle de estoques
As pessoas jurdicas referidas no tpico 3 devero manter controle de estoques diferenciados em relao s importaes e s aquisies, no mercado interno, dos bens classificados na posio 01.02 da NCM, discriminando aqueles que sero utilizados como insumo na industrializao de produtos destinados exportao ou vendidos empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao, daqueles que sero utilizados como insumos na industrializao de produtos destinados ao mercado interno.

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Observe-se que a partir do dia 01/11/2009, no mais se aplica o disposto nos arts. 8 e 9 da Lei n 10.925/04, cuja ntegra se encontra reproduzida a seguir, s mercadorias ou aos produtos classificados nas posies 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29 e 15.02.00.1 da NCM.
Nota Cenofisco: Lei n 10.925/04 Art. 8 As pessoas jurdicas, inclusive cooperativas, que produzam mercadorias de origem animal ou vegetal, classificadas nos captulos 2, 3, exceto os produtos vivos desse captulo, e 4, 8 a 12, 15, 16 e 23, e nos cdigos 03.02, 03.03, 03.04, 03.05, 0504.00, 0701.90.00, 0702.00.00, 0706.10.00, 07.08, 0709.90, 07.10, 07.12 a 07.14, exceto os cdigos 0713.33.19, 0713.33.29 e 0713.33.99, 1701.11.00, 1701.99.00, 1702.90.00, 18.01, 18.03, 1804.00.00, 1805.00.00, 20.09, 2101.11.10 e 2209.00.00, todos da NCM, destinadas alimentao humana ou animal, podero deduzir da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, devidas em cada perodo de apurao, crdito presumido, calculado sobre o valor dos bens referidos no inciso II do caput do art. 3 das Leis ns 10.637/02, e 10.833/03, adquiridos de pessoa fsica ou recebidos de cooperado pessoa fsica. (Redao dada pela Lei n 11.051/04. Vide Lei n 12.058/09) 1 O disposto no caput deste artigo aplica-se tambm s aquisies efetuadas de: I cerealista que exera cumulativamente as atividades de limpar, padronizar, armazenar e comercializar os produtos in natura de origem vegetal, classificados nos cdigos 09.01, 10.01 a 10.08, exceto os dos cdigos 1006.20 e 1006.30, 12.01 e 18.01, todos da NCM; (Redao dada pela Lei n 11.196/05) II pessoa jurdica que exera cumulativamente as atividades de transporte, resfriamento e venda a granel de leite in natura; e III pessoa jurdica que exera atividade agropecuria e cooperativa de produo agropecuria. (Redao dada pela Lei n 11.051/04) 2 O direito ao crdito presumido de que tratam o caput e o 1 deste artigo s se aplica aos bens adquiridos ou recebidos, no mesmo perodo de apurao, de pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Pas, observado o disposto no 4 do art. 3 das Leis ns 10.637/02, e 10.833/03. 3 O montante do crdito a que se referem o caput e o 1 deste artigo ser determinado mediante aplicao, sobre o valor das mencionadas aquisies, de alquota correspondente a: I 60% (sessenta por cento) daquela prevista no art. 2 das Leis ns 10.637/02, e 10.833/03, para os produtos de origem animal classificados nos Captulos 2 a 4, 16, e nos cdigos 15.01 a 15.06, 1516.10, e as misturas ou preparaes de gorduras ou de leos animais dos cdigos 15.17 e 15.18; e II 50% (cinqenta por cento) daquela prevista no art. 2 das Leis ns 10.637/02, e 10.833/03, para a soja e seus derivados classificados ns Captulos 12, 15 e 23, todos da TIPI; e (Redao dada pela Lei n 11.488/07) III 35% (trinta e cinco por cento) daquela prevista no art. 2 das Leis ns 10.637/02, e 10.833/03, para os demais produtos. (Includo pela Lei n 11.488/07) 4 vedado s pessoas jurdicas de que tratam os incisos I a III do 1 deste artigo o aproveitamento: I do crdito presumido de que trata o caput deste artigo;

10. Compensao do Saldo dos Crditos Presumidos com Crditos Prprios ou Ressarcimento em Dinheiro
O saldo de crditos presumidos apurados na forma do 3 do art. 8 da Lei n 10.925/04, relativo aos bens classificados nos cdigos 01.02, 02.01, 02.02, 02.06.10.00, 02.06.20, 02.06.21, 02.06.29 da NCM, existentes na data de publicao da Lei n 12.058/09, poder: I ser compensado com dbitos prprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, observada a legislao especfica aplicvel matria; II ser ressarcido em dinheiro, observada a legislao especfica aplicvel matria. O pedido de ressarcimento ou de compensao dos crditos presumidos somente poder ser efetuado: I relativamente aos crditos apurados nos anos-calendrios de 2004 a 2007, a partir do primeiro dia do ms subsequente ao da publicao da Lei (dia 01/11/2009); II relativamente aos crditos apurados no ano-calendrio de 2008 e no perodo compreendido entre janeiro de 2009 e o ms de publicao da Lei (outubro/2009), a partir de 01/01/2010. Note-se que a norma examinada neste tpico aplica-se aos crditos presumidos que tenham sido apurados em relao a custos, despesas e encargos vinculados receita de exportao, observado o disposto nos 8 e 9 do art. 3 da Lei n 10.637/02, e 8 e 9 do art. 3 da Lei n 10.833/03. Vale lembrar que relativamente aos crditos presumidos que tenham sido apurados em relao a custos, despesas e encargos vinculados receita de operaes no mercado interno, permanece vedada a possibilidade de compensao com outros tributos, bem como o pedido de ressarcimento.

Setembro

3a semana

No 38/10 7

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

II de crdito em relao s receitas de vendas efetuadas com suspenso s pessoas jurdicas de que trata o caput deste artigo. 5 Relativamente ao crdito presumido de que tratam o caput e o 1 deste artigo, o valor das aquisies no poder ser superior ao que vier a ser fixado, por espcie de bem, pela Secretaria da Receita Federal. 6 Para os efeitos do caput deste artigo, considera-se produo, em relao aos produtos classificados no cdigo 09.01 da NCM, o exerccio cumulativo das atividades de padronizar, beneficiar, preparar e misturar tipos de caf para definio de aroma e sabor (blend) ou separar por densidade dos gros, com reduo dos tipos determinados pela classificao oficial. (Includo pela Lei n 11.051/04) 7 O disposto no 6 deste artigo aplica-se tambm s cooperativas que exeram as atividades nele previstas. (Includo pela Lei n 11.051/04) Art. 9 A incidncia da Contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS fica suspensa no caso de venda: (Redao dada pela Lei n 11.051/04, Vide Lei n 12.058/09) I de produtos de que trata o inciso I do 1 do art. 8 desta Lei, quando efetuada por pessoas jurdicas referidas no mencionado inciso; II de leite in natura, quando efetuada por pessoa jurdica mencionada no inciso II do 1 do art. 8 desta Lei; e III de insumos destinados produo das mercadorias referidas no caput do art. 8 desta Lei, quando efetuada por pessoa jurdica ou cooperativa referidas no inciso III do 1 do mencionado artigo. 1 O disposto neste artigo: (Includo pela Lei n 11.051/04) I aplica-se somente na hiptese de vendas efetuadas pessoa jurdica tributada com base no lucro real; e II no se aplica nas vendas efetuadas pelas pessoas jurdicas de que tratam os 6 e 7 do art. 8 desta Lei. 2 A suspenso de que trata este artigo aplicar-se- nos termos e condies estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal SRF.

IMPOSTO DE RENDA
Pessoa Fsica Transferncia do Domiclio Fiscal para Pas com Tributao Favorecida
SUMRIO 1. 2. 3. 4. Introduo Requisitos para Transferncia de Domiclio Fiscal Pases com Tributao Favorecida Operaes Realizadas em Regime Fiscal Privilegiado

1. Introduo
A Receita Federal, por meio da Medida Provisria n 472, convertida na Lei n 12.249/10, tomou providncias visando dificultar a vida de contribuintes que realizam operaes em parasos fiscais com o objetivo de pagar menos imposto. A Lei afeta, principalmente, as pessoas fsicas que se utilizam do artifcio de fazer uma declarao de sada do Pas com a finalidade de pagar menos tributos em um paraso fiscal. A partir da edio da Medida Provisria n 472/09 (16/12/2009), a pessoa fsica residente no Brasil que se transferir para um paraso fiscal ser considerada residente no Brasil para fins fiscais. Importa ressaltar que a pessoa fsica somente perder a condio de residente no Brasil se comprovar efetivamente que transferiu sua residncia para um pas considerado paraso fiscal ou que seus rendimentos esto sujeitos ao Imposto de Renda neste outro pas.

8 No 38/10

Setembro

3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

2. Requisitos para Transferncia de Domiclio Fiscal


De acordo com o art. 27 da Lei n 12.249/10, a transferncia do domiclio fiscal da pessoa fsica residente e domiciliada no Brasil para pas ou dependncia com tributao favorecida ou regime fiscal privilegiado, nos termos a que se referem, respectivamente, os arts. 24 e 24-A da Lei n 9.430/96, somente ter seus efeitos reconhecidos a partir da data em que o contribuinte comprove: I ser residente de fato naquele pas ou dependncia; ou II sujeitar-se a imposto sobre a totalidade dos rendimentos do trabalho e do capital, bem como o efetivo pagamento desse imposto. Consideram-se residentes de fato as pessoas fsicas que tenham efetivamente permanecido no pas ou dependncia por mais de 183 dias, consecutivos ou no, no perodo de at 12 meses, ou que comprovem ali se localizarem a residncia habitual de sua famlia e a maior parte de seu patrimnio.

3. Pases com Tributao Favorecida


As disposies relativas a preos, custos e taxas de juros, constantes dos arts. 18 a 22 da Lei n 9.430/96, aplicam-se, tambm, s operaes efetuadas por pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Brasil, com qualquer pessoa fsica ou jurdica, ainda que no vinculada, residente ou domiciliada em pas que no tribute a renda ou que a tribute a alquota mxima inferior a 20%. Ser considerada a legislao tributria do referido pas, aplicvel s pessoas fsicas conforme a natureza do ente com o qual houver sido praticada a operao. No caso de pessoa fsica residente no Brasil: I o valor apurado segundo os mtodos de que trata o art. 18 (Mtodo dos Preos Independentes Comparados PIC, Mtodo do Preo de Revenda menos Lucro PRL, Mtodo do Custo de Produo mais Lucro CPL) ser considerado como custo de aquisio para efeito de apurao de ganho de capital na alienao do bem ou direito; II o preo relativo ao bem ou direito alienado, para efeito de apurao de ganho de capital, ser o apurado de conformidade com o disposto no art. 19, que dispe sobre as receitas oriundas de exportaes para o exterior; III ser considerado como rendimento tributvel o preo dos servios prestados apurado de conformidade com o disposto no art. 19; IV sero considerados como rendimento tributvel os juros determinados de conformidade com o art. 22, que dispe sobre o tratamento tributrio dado aos juros. Para esta finalidade considerar-se- separadamente a tributao do trabalho e do capital, bem como as dependncias do pas de residncia ou domiclio. De acordo com a Lei n 11.727/08, considera-se tambm pas ou dependncia com tributao favorecida aquele cuja legislao no permita o acesso a informaes relativas composio societria de pessoas jurdicas, sua titularidade ou identificao do beneficirio efetivo de rendimentos atribudos a no residentes.

4. Operaes Realizadas em Regime Fiscal Privilegiado


Aplicam-se s operaes realizadas em regime fiscal privilegiado as disposies relativas a preos, custos e taxas de juros constantes dos arts. 18 a 22 da Lei n 9.430/96, nas transaes entre pessoas fsicas ou jurdicas residentes e domiciliadas no Pas com qualquer pessoa fsica ou jurdica, ainda que no vinculada, residente ou domiciliada no exterior. Considera-se regime fiscal privilegiado aquele que apresentar uma ou mais das seguintes caractersticas (redao dada pelas Leis ns 11.941/09 e 11.727/08):

Setembro

3a semana

No 38/10 9

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

I no tribute a renda ou a tribute alquota mxima inferior a 20%; II conceda vantagem de natureza fiscal a pessoa fsica ou jurdica no residente: a) sem exigncia de realizao de atividade econmica substantiva no pas ou dependncia; b) condicionada ao no exerccio de atividade econmica substantiva no pas ou dependncia; III no tribute, ou o faa em alquota mxima inferior a 20%, os rendimentos auferidos fora de seu territrio; IV no permita o acesso a informaes relativas composio societria, titularidade de bens ou direitos ou s operaes econmicas realizadas.

Pessoas Fsicas Pagamento da 6 Quota do Saldo de Imposto a Pagar Apurado na Declarao de Ajuste de 2010 (Ano-Calendrio de 2009)
A 6 quota ou quota nica do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas (IRPF), apurada na Declarao de Ajuste de 2010, relativa ao anocalendrio de 2010, a ser paga at o seu vencimento, em 30/09/2010, ser acrescida de juros de 4,29%, observado o seguinte (art. 854 do RIR/99). I se com a 6 quota forem pagas outras j vencidas referentes a anos-calendrios anteriores, o valor da quota dever ser acrescido de juros e de multa de mora calculados de acordo com as instrues que constam da Agenda Cenofisco de Obrigaes Fiscais para o ms de setembro/2010; II nenhuma quota poder ter valor inferior a R$ 50,00.

IR/CSLL
IRPJ e CSLL Trimestrais Pagamento da 3 Quota do 2 Trimestre de 2010 pelas Pessoas Jurdicas Tributadas com Base no Lucro Real, Presumido ou Arbitrado
A 3 quota do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas (IRPJ) e da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), apurados no 2 Trimestre de 2010 pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, a ser paga at o seu vencimento, em 30/09/2010, ser acrescida de 1,89% de juros, observado o seguinte (art. 856, 2 e 3, do RIR/99): I se juntamente com a 3 quota forem pagas quotas referentes a trimestres anteriores, o valor da quota dever ser acrescido de juros e de multa de mora calculados de acordo com as instrues que constam da Agenda Cenofisco de Obrigaes Fiscais para o ms de setembro/2010; II nenhuma quota poder ter valor inferior a R$ 1.000,00.

10 No 38/10
Setembro 3a semana

Manual de Procedimentos
CENOFISCO

IMPOSTO DE RENDA
PIS COFINS CSLL e Legislao

LEGISLAO
A ntegra da legislao mencionada encontra-se disponvel no Cenofisco BD On-line.

ATO DECLARATRIO EXECUTIVO CODAC N 60, DE 30/08/2010 DOU de 31/08/2010 Agenda Tributria Relativa ao Ms de Setembro/2010 Sinopse: Por meio do Ato Declaratrio Executivo CODAC n 60/10, foi divulgada a Agenda Tributria relativa ao ms de setembro/2010. ATO DECLARATRIO EXECUTIVO CODAC N 62, DE 01/09/2010 DOU de 02/09/2010 Taxa SELIC Relativa ao Ms de Agosto/2010 Sinopse: Por meio do Ato Declaratrio Executivo CODAC n 62/10, foi divulgada a taxa de juros SELIC, relativa ao ms de agosto/2010, aplicvel na cobrana, restituio ou compensao de tributos federais, a partir do ms de setembro/2010, cujo valor de 0,89%. ATO DECLARATRIO INTERPRETATIVO RFB N 34, DE 27/08/2010 DOU de 30/08/2010 Imunidade Intergovernamental Recproca Sinopse: O Ato Declaratrio Interpretativo RFB n 34/10 dispe sobre a vedao de instituir impostos de que trata a alnea a do inciso VI do art. 150 da Constituio Federal que tambm aplicada s exportaes realizadas pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, no sendo exigvel o Imposto de Exportao nessas operaes. INSTRUO NORMATIVA RFB N 1.069, DE 01/09/2010 DOU de 02/09/2010 Tratado Celebrado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Ucrnia Iseno de Tributos Alterao Sinopse: A Instruo Normativa RFB n 1.069/10 altera o Ato Declaratrio Interpretativo n 33/10, que dispe sobre a iseno de tributos federais decorrente do Tratado celebrado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Ucrnia, relativo Cooperao de Longo Prazo na Utilizao do Veculo de Lanamentos Cyclone-4 no Centro de Lanamento de Alcntara, assinado em Braslia em 21/10/2003.

Novo Telefone Suporte Tcnico Cenofisco (11) 3120 6601 Nossos profissionais continuam sua disposio para esclarecer qualquer dvida sobre instalao e operao dos produtos eletrnicos Cenofisco. Atendimento de 2 a 6 feira, das 8h30 s 18h.

Setembro

3a semana

No 38/10 11

Das könnte Ihnen auch gefallen