Sie sind auf Seite 1von 6

1

VELOCIDADE, AGILIDADE, EQUILBRIO e COORDENAO

VELOCIDADE

Conceito: - a capacidade do indivduo de realizar movimentos sucessivos e rpidos, de um mesmo padro, no menor tempo possvel.

Fatores que influenciam no desempenho da velocidade: Fora; Rapidez da propagao do estmulo nervoso; Percentual de fibras brancas; Coordenao de movimentos; Freqncia das contraes e descontraes musculares; Flexibilidade articular.

Tipos de velocidade: 1) VELOCIDADE DE REAO a capacidade que o indivduo tem de responder a um estmulo o mais rpido possvel. Apesar de ser considerado como fator inato no indivduo, o tempo de reao pode ser treinado. Vrias modalidades esportivas requerem o tempo de reao: sadas no atletismo e na natao, esportes de combate (boxe, jud, carat, esgrima). 2) VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO a capacidade que o indivduo tem de se deslocar de um ponto a outro, no menor tempo possvel, realizando movimentos de um mesmo padro.

Tcnicas de avaliao da velocidade: Teste da Rgua Avalia a velocidade de reao. Nesse teste, o indivduo dever estar sentado, com o antebrao apoiado e a mo espalmada, formando um ngulo de 90o com o dedo polegar. A marca zero da rgua (que ser de 60 cm, graduada com preciso em mm) dever ser colocada no plano imaginrio formado pelo dedo

polegar e indicador. O avaliador comandar Ateno e largar a rgua. O testado dever segur-la no menor tempo possvel e ser medida a distncia que a barra percorreu (com preciso em mm) do momento em que o avaliador a soltou at o nvel do plano horizontal que passa pela parte superior dos dedos polegar e indicador. Esse procedimento deve ser realizado por trs vezes e, considerado como resultado a mdia das trs medidas.

Teste da Corrida de 50 metros (Johnson & Nelson, 1979) - Avalia a velocidade de deslocamento. O indivduo dever se posicionar em p, com um afastamento nteroposterior das pernas e o tronco inclinado a 5 metros da linha da marca zero. Ao ser dado o sinal, o testado inicia a corrida e, ao atingir a linha da marca zero, o cronmetro ser acionado, com o objetivo de medir o tempo gasto pelo indivduo para percorrer os 50 metros, quando o cronmetro ser travado. O posicionamento a 5 metros da linha inicial recomendado para que o indivduo realize o teste partindo de uma acelerao prvia, com o objetivo de no deixar que o tempo de reao interfira na performance da velocidade de deslocamento.

Teste Shuttle Run de Velocidade (Eurofit, 1988) Objetivo: medir a velocidade de corrida. Sexo: satisfatrio para ambos os sexos. Equipamento utilizado: piso limpo e no derrapante, cronmetro, fita mtrica, fita adesiva ou giz e cones de plstico. Procedimentos: o testando assume a posio de p, atrs da linha de sada com os ps em afastamento ntero-posterior. Ao ser dado o comando Vai, o testando dever correr o mais rpido possvel para a outra linha e retornar linha inicial, cruzando ambas as linhas como os dois ps. Esta movimentao considerada como sendo um ciclo. O testando dever realizar cinco ciclos. Duas linhas paralelas devem ser desenhadas no solo (fita adesiva ou giz) a 5 metros de distncia. As linhas devem ter 1,20 m de comprimento cada e devem ser demarcadas com os cones para melhor visualizao do testando. Resultado: ser o tempo (dcimos de segundo) gasto para completar os cinco ciclos.

Observaes: 1) o testador dever observar se o testando ultrapassou as linhas com ambos os ps; 2) os ciclos devero ser contados em voz alta; 3) o teste termina quando o testando ultrapassar a linha com um p, no ltimo ciclo.

AGILIDADE

Conceito: - a capacidade que o indivduo tem de realizar movimentos rpidos com mudana de direo e sentido.

Fatores que influenciam no desempenho da agilidade: Fora; Velocidade; Flexibilidade; Coordenao.

Tcnicas de avaliao da agilidade: Teste da Sinuosa O testado ir percorrer um trajeto sinuoso demarcado por cindo estacas (ou cones), distantes 1,50 m entre si, estando a primeira a 3 metros da linha de partida. O testado dever sair detrs da linha de partida e fazer o trajeto correndo, nos sentidos de ida e volta, ultrapassando os obstculos sinuosamente, cruzando a linha de chegada, ainda correndo. Mede-se o tempo gasto para realizar o percurso.

Teste Shuttle Run ou Corrida de Vai-e-Vem (Johnson & Nelson, 1979) Desenhar, no cho, duas linha paralelas entre si, distante 9,14 metros uma da outra. O indivduo dever se posicionar antes de uma das linhas; 10 cm aps a outra, devero ser colocados dois blocos de 5 cm x 5 cm x 10 cm distantes 30 cm entre si. Aps o comando do avaliador, que acionar o cronmetro, o indivduo dever correr o mais rpido possvel at os blocos, pegar um deles e retornar linha de partida, colocando-o atrs da linha. Continuando a corrida, retornar outra linha e apanhar o outro bloco, colocando-o tambm na linha de partida.

O cronmetro dever ser travado no momento que o testado colocar o ltimo bloco.

Teste das 3 Faixas (Johnson & Nelson, 1979) Demarcar trs faixas (linhas) de 1 metro de comprimento e 5 cm de largura, paralelas entre se e separadas 1,20 metros uma da outra. O testado iniciar o teste da faixa central, que dever ficar entre os ps, deslocando-se lateralmente, de um lado para outro, sem cruzar as pernas, nem tocar nas faixas, passando 8 vezes pela faixa central. Mede-se o tempo gasto para a realizao das 8 passagens pela faixa central.

EQUILBRIO

Conceito: - a habilidade que permite ao indivduo manter o sistema msculo esqueltico em um posio esttica eficaz e controlar uma postura eficiente, quando em movimento.

Fatores que influenciam no desempenho da agilidade: Tnus Muscular; Funcionamento das Estruturas do Ouvido Interno (canais semi-circulares); Percepo Visual; Sistema Nervoso Central.

Tipos de equilbrio: 1) EQUILBRIO ESTTICO dizemos que o equilbrio esttico quando o indivduo consegue manter o sistema msculo-esqueltico em uma posio esttica eficaz. 2) EQUILBRIO DINMICO dizemos que o equilbrio dinmico quando o indivduo consegue manter em movimento, uma postura eficiente.

Tcnicas de avaliao do equilbrio: TESTES DE EQUILBRIO ESTTICO:

Posio Avio O indivduo em p, apoiado somente em um dos membros, estender o outro, paralelamente ao solo. O tronco flexionado, paralelo ao solo, seguir o eixo do membro inferior que est elevado. Os membros superiores devero estar abduzidos em 90o com o tronco, imitando a figura de um avio. Marca-se o tempo que o testado permanece nessa posio, mantendo-se em equilbrio estvel.

Posio Quatro O indivduo em p, apoiado somente em um dos membros, dever manter o outro abduzido e o joelho semi-flexionado, com a planta do p apoiada na altura do joelho do membro inferior que suporta o peso do corpo. Marca-se o tempo que o testado permanece nessa posio, mantendo-se em equilbrio estvel.

TESTES DE EQUILBRIO DINMICO: Passeio na Trave O testado dever caminhar sobre uma trave de equilbrio de 5 metros de comprimento e 0,20 metros de largura, realizando o percurso de ida e volta, sem correr, mantendo o equilbrio. Mede-se o tempo gasto para a realizao do percurso.

Amarelinha Desenhar no cho, com giz ou fita adesiva, a forma tradicional da amarelinha. O indivduo ficar no primeiro espao do desenho, apoiado somente em um dos membros inferiores, aguardando o incio do teste. Dever percorrer todos os espaos da amarelinha, saltando somente com um dos ps, realizando o percurso de ida e volta sem perder o equilbrio. Mede-se o tempo gasto para a realizao do percurso de ida e volta, lembrando que o testado no pode perder o equilbrio; se isto acontecer, dever voltar para reiniciar o teste, e s poder saltar para outro espao depois de estabilizar o equilbrio no espao anterior.

COORDENAO

Conceito: - a capacidade do indivduo de realizar tipos integrados de movimento, dentro de um padro especfico.

Importncia da Coordenao: A coordenao na prtica desportiva, caracteriza-se pela Coordenao Olho Mo e a Coordenao Olho P, que so elementos importantssimos na performance especfica de vrios desportos. A coordenao influencia em gestos de preciso como arremessos, lanamentos e chutes.

Fatores que influenciam no desempenho da coordenao: Agilidade; Flexibilidade; Equilbrio; Percepo Cinestsica conhecimento pelo indivduo da posio do seu corpo, quando este se movimenta no espao.

Tcnicas de avaliao da coordenao: * Teste de Arremesso de Bola ao Alvo * Teste do Chute Meta Ver pginas 148 e 149 do livro Medidas e avaliao em cincias do esporte (Paulo Eduardo Carnaval), 5a edio, Editora Sprint, 2002. Bibliografia: - CARNAVAL, P. E. Medidas e avaliao em cincias do esporte. 5a ed. Editora Sprint, 2002. - MARINS, J. C. B.; GIANNICHI, R. S. Avaliao e prescrio de atividade fsica. 2a ed. Editora Shape, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen