Sie sind auf Seite 1von 3

1. caractersticas da filosofia de A.

Comte
1.1.

lei dos trs estados: caracterizao e discrepncias estados sucessivos: teolgico, metafsico e positivo ou cientfico; o primeiro o ponto de partida da inteligncia e o terceiro seu estado definitivo e imutvel. estado teolgico: os fenmenos so representados pela inteligncia como resultados da ao de agentes sobrenaturais; e. metafsico: os agentes sobrenaturais so substitudos por foras abstratas presentes nos prprios entes; e. positivo: combina razo e observao, procurando encontrar as leis efetivas dos fenmenos.

a) segundo Comte, cada conhecimento passa por trs

b)

c) tais estados representam a evoluo de nossa prpria inteligncia e, portanto, da prpria humanidade; o problema que os ramos das cincias esto embaralhados, cada um situado em um estado diferente de evoluo.
d) o estado positivo no est presente em toda a cultura, o que resulta em uma anarquia intelectual que aparece como crise moral e poltica; por isso, o papel filosfico do Positivismo fazer a crtica dos diversos conhecimentos para que eles possam ascender ao estado positivo e seu papel poltico construir uma ordem poltica compatvel com o estado positivo da intelig.

1.2 quadro das cincias a) Comte estabelece um quadro das cincias, organizado para indicar a hierarquia entre elas e desenhar uma histria das cincias; as cincias so classificadas de acordo com seu grau de simplicidade, ou seja, de acordo com a generalidade dos fenmenos que tomam por objeto. b) Os fenmenos mais simples so aqueles que podem ser observados mais facilmente. c) fsica se subdivide em inorgnica e orgnica; a primeira se subdivide em f. eeleste e f. terrestre (que, por sua vez, pode ser fsica e qumica); a f. orgnica se subdivide em f. orgnica (biologia) (sociologia). d) as matemticas so excludas do quadro, pois so a base de todas as cincias; a psicologia no aparece no quadro pois Comte qualifica de falsa a pretenso da psicologia de seu tempo de realizar uma observao interior. e f. social

1.2. o problema da psicologia do ponto de vista positivista a) no se pode observar a mente raciocinando, pois o indivduo pensante no pode se dividir em dois; pois, ento, rgo observador e o rgo observado seriam os mesmos. b) a filosofia positivista prope um outro caminho para se estudar os fenmenos intelectuais, subdividindo-os em dois registros: . esttico: o estudo dos fenmenos intelectuais consiste na determinao da condies orgnicas de que dependem, por isso parte da anatomia e da fisiologia. . dinmico: estuda os fenmenos psquicos atravs dos procedimentos pelos quais a mente obtm conhecimentos, isto , este estudo parte da sociologia. c) esta proposio e a excluso da psicologia do quadro das cincias se deve ao seu estado incipiente, situada que est no estgio teolgico.

Das könnte Ihnen auch gefallen