Sie sind auf Seite 1von 28

Tutorial completo do apt-get

No comeo existia o cdigo fonte. Voc baixava um pacote .tar.gz, contendo o cdigo fonte do programa, e a instalao consistia em compilar e instalar os executveis gerados na sua mquina. Esta forma de distribuio faz sentido em se tratando de aplicativos abertos, pois permite que voc veja e at adapte o cdigo fonte se necessrio, para que ele rode na sua mquina. Em muitos casos, possvel instalar o programa em outro sistema operacional (a maior parte dos programas do Linux podem ser instalados no BSD, com pequenas adaptaes) ou at mesmo em outras plataformas. O problema que instalar programas a partir dos fontes demorado e nem sempre simples, j que voc precisa ter instalados uma grande quantidade de compiladores e bibliotecas, necessrios para compilar os mais diversos programas. Existem incontveis pequenas bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento por a e no muito vivel tentar manter todas elas instaladas. Compilar significa transformar o cdigo fonte, escrito pelo programador, nos arquivos binrios que so executados pelo sistema. Ao compilar um programa, so gerados vrios executveis, bibliotecas e arquivos de configurao, que so copiados para pastas especficas do sistema. Os executveis vo para a pasta "/usr/bin", as bibliotecas para a "/usr/lib", os arquivos de configurao para o "/etc" e assim por diante. Algum chegou, ento, a uma concluso obvia: ao invs de cada um ter que ter o trabalho de compilar o programa na sua prpria mquina, seria mais simples se algum compilasse e distribusse um arquivo pronto, com os componentes j compilados, em um formato simples de instalar. Nasciam ento os pacotes pr-compilados :). Os pacotes so uma idia muito simples. Voc cria um arquivo compactado contendo a mesma estrutura de pastas e arquivos que seria criada ao instalar o programa manualmente. Ao instalar o pacote, os arquivos so descompactados no diretrio raiz, fazendo com que todos os arquivos sejam colocados nos diretrios corretos. Ao desinstalar o pacote, os arquivos so removidos, deixando o sistema da forma como estava inicialmente. Uma forma rpida e limpa de instalar programas. Existem basicamente trs formatos de pacotes diferentes: os pacotes .deb, usados pelas distribuies derivadas do Debian (incluindo o Kurumin, Ubuntu e Kubuntu), os pacotes .rpm, usados pelas distribuies derivadas do Red Hat (Fedora, Mandriva e outros) e os pacotes .tgz, usados pelo Slackware e derivados. No existe nada de fundamentalmente diferente entre os trs formatos e inclusive possvel transformar um pacote .rpm em um pacote .deb. Entretanto, devido s diferenas que existem entre uma distribuio e outra, no existe garantia de que um pacote do Fedora funcionar no Debian, por exemplo. O prximo passo foi a criao dos gerenciadores de pacotes, programas que permitem baixar e instalar novos programas de forma automtica, verificando as dependncias e, caso necessrio, baixar outros programas e bibliotecas de que o programa inicial precisa.

J vimos alguns exemplos do uso do apt-get, o gerenciador usado nas distribuies derivadas do Debian. Alm dele, temos tambm o urpmi, usado no Mandriva, o yum, usado no Fedora, e o emerge, usado no Gentoo. Voc pode perguntar por que no fazem como no Windows, onde cada programa tem seu instalador. Na verdade, muitos programas so distribudos desta forma, como o Java, OpenOffice, Firefox, Thunderbird, VMware e diversos games. Nestes casos, voc simplesmente executa o arquivo e o instalador se encarrega do resto da instalao. O inconveniente que estes pacotes so desenvolvidos para funcionar em qualquer distribuio, por isso incluem todo tipo de bibliotecas e mdulos de que o programa possa precisar, sem reaproveitar os componentes que voc j tem instalados. Isso faz com que os pacotes sejam prticos de instalar, mas em compensao bem maiores (e mais pesados), assim como muitos dos programas do Windows. Em resumo, podemos dizer que existem trs formas de instalar programas no Linux: 1- Usar o apt-get ou outro gerenciador de pacotes para instalar pacotes prprios da distribuio em uso. Esta a forma mais simples e menos passvel de problemas, que voc usa sempre que possvel. 2- Programas com instaladores prprios, destinados a funcionar em vrias distribuies. Eles tambm so simples de instalar, mas no to simples quanto usar o apt-get. Muitos programas so distribudos apenas desta forma, como o VMware. 3- Instalar o programa a partir do cdigo fonte, o que pode ser necessrio no caso de aplicativos pouco comuns, que no estejam disponveis de outra forma.

Instalando programas com o apt-get


O apt-get uma ferramenta extremamente poderosa e prtica depois que voc aprende os conceitos bsicos. Ele pode ser encontrado no apenas no Debian, Ubuntu e no Kurumin, mas em outras distribuies baseadas no Debian, como o Xandros, Memphis e at mesmo no Linspire. Ferramentas como o urpmi, do Mandrake, o synaptic, do Conectiva e o yum, do Fedora tambm so baseados nele. Em primeiro lugar, o apt-get utiliza um conceito de fontes de atualizao. Ele pode obter pacotes de praticamente qualquer lugar, incluindo CD-ROMs do Debian, unidades de rede, etc. Mas o meio mais usado justamente baixar os pacotes via internet, o que permite obter sempre as verses mais recentes dos programas. Para usar o apt-get, o primeiro passo rodar o comando "apt-get update", que faz com que o apt-get verifique todos os repositrios disponveis e baixe a lista com os pacotes disponveis em cada um. Isso permite que ele crie uma espcie de banco de dados, com os pacotes disponveis, onde cada um pode ser encontrado e qual endereo contm a verso mais recente. Este comando deve ser executado periodicamente. O ideal que voc o use uma vez por semana, ou sempre que for fazer alguma instalao importante: # apt-get update

Lembre-se de que para virar root, basta digitar " se "su" no terminal e fornecer a senha al configurada durante a instalao. Ao rodar o Kurumin a partir do CD, use o comando "sudo su" para definir a senha. Terminado, voc pode comear a instalar os programas, usando o comando "apt "apt-get install", seguido do pacote desejado. Para instalar o Abiword (o processador de textos), por exemplo, Para use o comando: # apt-get install abiword get Veja que o apt-get cuida de toda a parte chata. No meu caso, por exemplo, preciso instalar tambm os pacotes "abiword-common", "libenchant1" e "libmyspell3", que o apt common", "libmyspell3", apt-get instala automaticamente junto com o pacote principal, depois de pedir uma confirmao.

Terminada a instalao, o Abiword j est pronto para usar. Voc vai encontrar o cone dentro do menu "Escritrio e utilitrios", no iniciar. Alguns programas podem no criar o corretamente os cones no iniciar, mas voc sempre pode cham los via terminal ou criar o cham-los cone manualmente, usando o kmenuedit. Isto se repete para qualquer um dos mais de 20.000 pacotes atualmente disponveis nos repositrios que vm ativados por padro no Kurumin. Basta saber o nome do programa e voc pode instal lo rapidamente a qualquer momento. instal-lo Voc pode ver uma lista dos pacotes disponveis nos FTPs oficiais do Debian no: http://www.debian.org/distrib/packages. http://www.debian.org/distrib/packages Alm de instalar, possvel usar o apt get para atualizar qualquer pacote do sistema. Para apt-get isso, repita o comando de instalao, como em: # apt-get install abiword # apt-get install k3b # apt-get install mplayer

... e assim por diante. Quando o programa solicitado j est instalado, o apt-get verifica se existe uma verso atualizada e, em caso afirmativo, j a baixa e instalada automaticamente. Caso contrrio, ele simplesmente avisa que a verso mais recente j est instalada e no faz nada. Quando voc no se lembrar do nome completo do programa, digite apenas as primeiras letras e pressione a tecla TAB duas vezes, assim voc ver uma lista com as alternativas possveis. Uma vez instalado o programa, o comando para cham-lo pelo terminal (em 99% dos casos) o prprio nome do pacote. Por exemplo, para usar o k3b, voc instala o pacote "k3b" e para cham-lo pelo terminal, usa o comando "k3b". Na maioria dos casos, criado um cone no iniciar, mas, caso necessrio, voc pode fazer isso manualmente usando o kmenuedit, que voc acessa ao clicar com o boto direito sobre o "K" do iniciar. Em casos onde o programa realmente "desaparea" depois de instalado, sem rastros aparentes, voc pode procur-lo usando o comando "whereis" (onde est), como em: $ sudo updatedb $ whereis realplay realplayer: /usr/bin/realplay Em muitos casos, o programa pode ser instalado em uma pasta fora do PATH (as pastas /bin, /usr/bin, /usr/local/bin, etc.), fazendo com que o sistema no encontre o comando. Nestes casos, chame-o indicando o caminho completo ou crie um link para ele (usando o comando "ln -s") dentro da pasta "/usr/bin", ou "/usr/local/bin", onde o sistema consiga localiz-lo diretamente, como em: # ln -s /usr/lib/realplayer10/realplay /usr/bin/realplay Lembre-se de que em muitos casos o nome do executvel do programa pode ser diferente do nome do programa. Por exemplo, o executvel do Realplayer "realplay" e o do VMware Player "vmplayer". Um detalhe interessante que, mesmo ao atualizar um programa, as suas configuraes so mantidas. Ao atualizar o Firefox ou o Konqueror, por exemplo, voc no perde seus bookmarks. Isso acontece porque as configuraes e arquivos referentes aos programas so armazenados em pastas ocultas dentro do seu diretrio de usurio. Os bookmarks, cache, cookies e outros arquivos do Firefox, por exemplo, vo para a pasta ".mozilla/firefox", dentro do seu home. O apt-get nunca altera estes arquivos, de forma que suas preferncias sempre so preservadas durante os upgrades. Um segundo tipo so os arquivos de configurao do sistema, que tambm fazem parte dos pacotes. Quando um pacote traz uma nova verso de um determinado arquivo de configurao, mas o apt-get percebe que o arquivo anterior foi alterado por voc, ele pergunta se voc quer manter o arquivo atual ou se voc quer substitu-lo pela nova verso. O conselho geral nestes casos responder no substituio (que o default). Isso mantm o arquivo atual, que, afinal, est funcionando. Autorize a substituio apenas quando voc souber do que se trata.

Lembre-se de rodar o "apt-get update" periodicamente, de preferncia uma vez por semana ou antes de instalar qualquer programa ou atualizao importante. Assim voc ter certeza de que o apt instalar sempre as verses mais recentes dos programas. O apt no apenas torna a instalao de novos programas bem mais simples, mas diminui tambm a necessidade de estar sempre instalando verses mais recentes da distribuio, j que voc pode ir atualizando os programas mais usados sempre que souber de uma verso mais nova. possvel tambm remover pacotes instalados, neste caso usando o parmetro "remove", como em: # apt-get remove abiword Caso os arquivos referentes ao programa tenham se corrompido de alguma maneira (desligamentos incorretos, problemas de BIOS, etc. ;), voc pode forar sua reinstalao, usando o parmetro "--reinstall". Normalmente o apt-get avisa que o programa j est em sua verso mais recente e no faz nada: # apt-get install bluefish Lendo Lista de Pacotes... Pronto Construindo rvore de Dependncias... Pronto bluefish j a verso mais nova. Adicionando o "--reinstall" ele prossegue com a instalao, mesmo que o pacote j seja a verso mais recente, substituindo todos os arquivos referentes a ele e resolvendo o problema. # apt-get install --reinstall abiword Finalmente, existe a opo de atualizar todo o sistema, o que feito usando os comandos: # apt-get update # apt-get upgrade O "apt-get update" o comando que baixa a lista dos pacotes disponveis, que j vimos. O "apt-get upgrade", por sua vez, age de forma bem diferente: ele verifica todos os pacotes do sistema e tenta atualizar todos de uma vez, o que geralmente resulta em uma longa lista de atualizaes:

Aqui estou usando uma instalao antiga, que no atualizada h bastante tempo. Veja que existem atualizaes para 402 dos pacotes instalados, totalizando 246 MB de downloads! :). Apesar disso, como estamos apenas atualizando pacotes e no instalando outros novos, o espao ocupado pelo sistema no HD aumenta em apenas 24.6 MB. Depois desta primeira leva, sobram ainda mais 96 pacotes (os pacotes que "sero mantidos em suas verses atuais" no incio da lista). Estes pacotes no so atualizados automaticamente, pois incluem novas dependncias, ou seja, para atualiz-los, o apt-get precisar instalar alguns novos pacotes. Para fazer isso, voc precisa rodar o comando "apt-get install", seguido pela lista dos pacotes. Para no precisar escrever um de cada vez, voc pode selecionar parte da lista e colar usando o boto do meio do mouse. Voc pode atualizar vrios de cada vez, mas como o processo involve instalar novos pacotes, sempre bom revisar a lista e fazer o processo em partes. Naturalmente, atualizar muitos pacotes de uma vez sempre um processo passvel de pequenos problemas, at porque, opes dentro dos programas podem mudar de uma verso para outra, causando pequenas irregularidades quando usados em com as configuraes antigas. De uma forma geral, voc pode atualizar o sistema sem medo ao utilizar as verses estveis do Debian (mais detalhes a seguir), onde os pacotes so muito bem testados e recebem apenas atualizaes de segurana. As atualizaes so menores e mais espordicas, incluindo apenas as atualizaes importantes. A verso de desenvolvimento, por sua vez, um alvo mvel, onde grandes quantidades de atualizaes so feitas diariamente. Voc no apenas tem acesso s novas verses dos programas, mas tem tambm acesso a todos os novos bugs.

At a verso 6.1, o Kurumin sempre foi baseado nas verses de desenvolvimento do Debian, da os problemas espordicos ao tentar atualizar todo o sistema usando o "apt-get upgrade". A partir do Kurumin 7, o sistema passou a ser baseado nas verses estveis, o que garante a estabilidade do sistema a longo prazo. De uma forma geral, voc ter menos problemas ao atualizar o Kurumin 7 do que qualquer outra distribuio, com exceo, claro, do prprio Debian estvel e de outras distribuies baseadas nele. Para quem gosta de desafios, existe a opo de modificar a configurao do apt-get, para que ele utilize os repositrios do testing/unstable, ou seja, da verso de desenvolvimento do Debian, ou utilizar a verso de desenvolvimento do Kurumin 8 (mantenha-se informado atravs dos fruns), que ser baseado no Lenny, a prxima verso do Debian. Alm da linha de comando existem, naturalmente, programas grficos que tentam facilitar a configurao, como o Synaptic, que abordo a seguir. A questo de facilitar ou no , na verdade, polmica, pois muita gente acha mais fcil trabalhar com o Synaptic, enquanto outros acham sua interface muito complicada e preferem continuar usando os comandos. Mas, de qualquer forma, ele no deixa de ser uma opo interessante.

Configurando os repositrios
O apt-get procura por pacotes em todos os endereos (chamados de repositrios) listados no arquivo "/etc/apt/sources.list". Este um simples arquivo de texto, onde os endereos so colocados um por linha. As linhas iniciadas com "#" so comentrios, observaes gerais que so ignoradas pelo programa. No Kurumin ele j vem configurado com os endereos dos repositrios do Debian e mais alguns programas disponveis nos cones mgicos, mas voc pode editar o arquivo manualmente caso queira incluir algum endereo adicional, ou trocar o endereo de algum repositrio que est fora do ar.

Por exemplo, um dos repositrios usados por padro no Kurumin o Debian Multimedia (o antigo Marillat) que contm diversos pacotes, com codecs que oferecem formatos a diversos formatos de vdeo, programas para ripar CDs e DVDs e assim por diante. Na poca do Kurumin 6.0, quando o Sarge (a verso do Debian anterior ao Etch) foi lanado, a pasta que continha os pacotes do testing foi renomeada de "testing" para "etch". Isso foi avisado no site do projeto, mas naturalmente o apt-get no tem como adivinhar a mudana sozinho. Isso fez que quem utilizava a verso com o sources.list antigo passasse a receber um erro como este ao rodar o apt-get update: W: No foi possvel checar a lista de pacotes fonte ftp://ftp.nerim.net testing/main Packages (/var/lib/apt/lists/ftp.nerim.net_debian-marillat_dists_testing_main_binary-i386_Packages) stat (2 Arquivo ou diretrio no encontrado) W: Voc ter que executar apt-get update para corrigir esses arquivos faltosos E: Alguns arquivos de ndice falharam no download, eles foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar. A soluo neste caso era simplesmente abrir o arquivo "/etc/apt/sources.list" e corrigir a linha, mudando de: deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ testing main Para: deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ etch main

Erros similares so mostrados sempre que um dos endereos listados no sources.list estiver fora do ar, ou tiver mudado, como no caso do Marillat. Este tipo de problema raro, mas pode acontecer. O melhor nestes casos fazer uma visita ao frum do Kurumin para se informar sobre as mudanas: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/9. No Kurumin o arquivo vem comentado, permitindo que voc veja a funo de cada linha. Ele vai sendo atualizado conforme os endereos mudam ou conforme aparecem novos repositrios. Voc pode baixar estas atualizaes atualizando os scripts dos cones mgicos, usando a opo "cones Mgicos > Ativar o apt-get > Atualizar scripts dos cones mgicos". Normalmente, voc no precisa se dar o trabalho de alterar este arquivo, mas no custa entender melhor como ele funciona. Vamos a um resumo rpido dos repositrios usados por padro no Kurumin 7 e a funo de cada um: # Etch (atual stable, lanado em Dezembro de 2006) deb http://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free deb http://security.debian.org etch/updates main contrib # Debian Unofficial (contm o java, acrobat e outros pacotes "no livres") deb http://ftp.debian-unofficial.org/debian etch main contrib non-free restricted # Debian Multimedia (pacotes do mplayer, vrios codecs e outros pacotes) deb http://www.debian-multimedia.org etch main Todas as linhas comeam com "deb", seguido do endereo http do servidor onde os pacotes esto disponveis. Em seguida temos listadas as pastas (dentro do servidor) que contm os pacotes. Esta configurao necessria, pois o Debian composto de trs verses, que so desenvolvidas simultaneamente (Stable, Testing e Unstable), sem falar das verses antigas. O Kurumin 7 baseado no Etch, que a atual verso estvel, lanada no final de 2006. Temos tambm o Lenny, que a atual verso de desenvolvimento (testing), cujo lanamento est planejado para 2008, e o Sid, que a eterna verso instvel. Cada repositrio inclui todas estas diferentes verses, de forma que necessrio especificar qual delas usar. A linha "deb http://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free" adiciona o repositrio principal, incluindo suas trs subpastas. Em seguida, temos a linha "deb http://security.debian.org etch/updates main contrib", que ativa o repositrio com as atualizaes de segurana. Este repositrio mantido por uma "fora-tarefa" de desenvolvedores que disponibilizam rapidamente correes para problemas de segurana encontrados nos programas. Ele no possui mirrors e est disponvel apenas para a verso estvel. As linhas seguintes incluem dois repositrios extras (o debian unofficial e o debian multimedia), que complementam os repositrios padro, oferecendo codecs (como o pacote

w32codecs, necessrio para assistir vdeos .wmf, quicktime e outros formatos), aplicativos multimdia (como o Mplayer) e alguns programas proprietrios, como o Acrobat Reader. Outra configurao comum com relao ao mirror do Debian que ser usado. Existem vrios mirrors disponveis, diferenciados pelo cdigo de pas. A linha "deb http://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free", usada por padro, faz com que seja usado o servidor principal do Debian, que divide a carga com os demais. Mas voc pode usar diretamente um servidor especfico adicionando um cdigo de pas antes do "debian.org". Para usar o mirror do Brasil, por exemplo, voc substituiria a linha deb http://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free por: deb http://ftp.br.debian.org/debian etch main contrib non-free Para usar o dos EUA, voc substitui a sigla por "us", para usar o da Alemanha por "de", para usar o da Inglaterra por "uk" e assim por diante. No existe uma regra fixa para saber qual mirror ser mais rpido. Pela lgica, o do Brasil seria sempre mais rpido, mas isso depende muito do horrio, de qual operadora voc usa e assim por diante. Em muitos casos, o dos EUA ou da Alemanha podem ser mais rpidos. O melhor testar os trs em diferentes horrios e ver qual apresenta melhores resultados. No se esquea de rodar o "apt-get update" depois de cada alterao. Note que esta configurao de pas s vale para o repositrio principal, que possui diversos mirrors justamente por receber um trfego muito grande.

Usando o testing/Unstable
Se voc gosta de viver no limite, pode mudar a configurao, de forma a utilizar a verso de desenvolvimento do Debian, o famoso testing/unstable, a mesma configurao que usada nas verses de desenvolvimento do Kurumin. Neste caso, voc tem acesso s ltimas verses dos programas, mas em troca no tem garantia de estabilidade. normal que voc passe a ter pequenos problemas ao atualizar o sistema, que um ou outro programa deixe de funcionar corretamente depois de atualizado e assim por diante. Em alguns casos, voc pode presenciar problemas mais graves, como o modo grfico deixar de abrir, ou mesmo o boot parar em algum ponto, devido a um erro em algum servio importante. Quase sempre, os erros so facilmente contornveis, mas voc precisa ter pacincia para procurar a soluo. Definitivamente, no para os fracos de esprito ;). Para fazer a alterao, substitua todas as referncias ao "etch" dentro do arquivo por "lenny", que a atual verso testing. Comente a linha do "security.debian" (as atualizaes de segurana esto disponveis apenas para as verses estveis) e adicione a linha que ativa o uso dos repositrios do unstable. Depois das alteraes, o arquivo ficar assim: deb http://ftp.debian.org/debian lenny main contrib non-free

deb http://ftp.debian-unofficial.org/debian lenny main contrib non-free restricted deb http://www.debian-multimedia.org lenny main # Unstable deb http://ftp.debian.org/debian unstable main contrib non-free recomendvel usar os repositrios do Lenny (Testing) junto com os repositrios do Unstable, pois em muitas situaes o testing fica com dependncias quebradas (pacotes que precisam de outros que ainda no foram atualizados) e o apt resolve o problema automaticamente, baixando a partir do Unstable. Ao alterar a verso usada por padro no "/etc/apt/sources.list", voc deve alterar tambm o arquivo "/etc/apt/apt.conf", mudando a primeira linha de: APT::Default-Release "etch"; Para: APT::Default-Release "lenny"; Isso explica ao apt que ele deve passar a utilizar os pacotes do Testing ao invs do Stable. No se esquea de rodar o comando "apt-get update" sempre que fizer alteraes nos dois arquivos. Embora no seja recomendvel, voc pode usar simultaneamente as linhas referentes ao Stable (etch) e ao Testing (lenny) simultaneamente. Neste caso, o apt-get vai usar por padro o que estiver configurado no arquivo "/etc/apt/apt.conf", mas voc fica com os dois repositrios disponveis e pode instalar um determinado pacote a partir do outro, usando o parmetro "-t testing" (ou -t stable), como em: # apt-get install -t testing abiword Esta uma forma de instalar verses recentes dos programas, a partir do Testing ou Unstable, sem precisar mudar o repositrio padro, mas nem sempre uma boa idia, j que misturar pacotes das duas verses pode levar a problemas se voc no souber o que est fazendo. Muitos programas, como o BrOffice, Firefox/Iceweasel, Thunderbird/Icedove, Java, Skype e outros so relativamente independentes de outros pacotes instalados e quase sempre funcionam, independentemente da verso. Contudo, os programas do KDE, Gnome e as bibliotecas base do sistema possuem uma forte interdependncia entre si, fazendo com que, muitas vezes, a nica forma de instalar a verso mais recente de um programa simples, como o kedit ou o ksplash, seja atualizar todo o KDE, como neste exemplo:

Veja que algo aparentemente inocente est prestes a se transformar em um desastre de propores bblicas. Neste caso, estou usando o stable por padro, mas estou pedindo para que o apt-get instale a verso mais recente do kedit a partir do testing. O kedit precisa das novas verses das bibliotecas do KDE, que por sua vez possuem um conjunto prprio de dependncias e conflitos. Para fazer a atualizao, o apt-get precisaria no apenas atualizar todo o KDE e outros pacotes relacionados, mas tambm remover um conjunto de programas aparentemente inocentes, incluindo o Amarok e o OpenOffice. Como disse, forar a instalao de pacotes de outras verses nem sempre uma boa idia. Preste ateno nas mensagens do apt-get e aborte em caso de problemas iminentes.

Usando o dpkg
O dpkg complementa o apt-get, permitindo instalar pacotes .deb baixados manualmente. Digamos que voc tenha baixado, por exemplo, o arquivo "skype_1.2.0.18-1_i386.deb", o pacote com o Skype, disponvel no http://skype.com. Para instal-lo, voc usaria o comando: # dpkg -i skype_1.2.0.18-1_i386.deb Lembre-se de usar a tecla <TAB> para completar o nome do arquivo depois de digitar as primeiras letras. Se voc tiver uma pasta com vrios pacotes (como o OpenOffice 2.0, por exemplo), pode instal-los de uma vez usando o comando "dpkg -i *.deb".

Se voc receber erros de dependncias, mas quiser forar a instalao do pacote (geralmente no uma boa idia...), pode usar o comando "dpkg -i --force-all pacote.deb". Neste caso, tome cuidado com verses antigas, pois este ltimo comando no checa dependncias nem conflitos, apenas instala tudo de uma vez, na marra, causando os mais diversos problemas. Sempre, depois de instalar qualquer pacote usando o dpkg, rode o comando "apt-get -f install" para que o apt-get possa verificar o que foi feito e corrigir qualquer problema que tenha aparecido durante a instalao. Em casos de pacotes quebrados ou conflitos, o apt-get sempre vai sugerir alguma soluo, mesmo que ela seja simplesmente remover o novo pacote. Pense no dpkg como uma espcie de ajudante do apt-get. Ele faz o trabalho braal, mas no bom em resolver problemas. o apt-get que cuida das situaes mais delicadas. Apele para a instalao manual usado o dpkg apenas como ltimo recurso, para o caso de programas especficos, que no estejam disponveis no apt-get.

O cache do apt-get
O apt-get salva uma cpia de todos os pacotes baixados, para uso posterior, dentro da pasta "/var/cache/apt/archives/". A lista dos pacotes disponveis (gerado ao executar o apt-get update) salva dentro da pasta "/var/lib/apt/lists/". No Debian, muito comum fazer backup destas duas pastas de forma a preservar o cache do apt-get depois de reinstalar o sistema, ou mesmo instalar os pacotes j baixados em outras mquinas. Pense no caso de algum que tem banda larga no trabalho, mas acessa via modem em casa, por exemplo.

Por outro lado, o cache tende a ficar grande com o passar do tempo e ocupar muito espao no HD. Se voc acessa via banda larga, este pode ser um gasto desnecessrio. Existem duas opes para limpar a casa. A primeira, mais contida, usar a opo:

# apt-get autoclean Ela remove apenas pacotes antigos ou duplicados, mantendo s as verses mais recentes, que realmente tm chance de serem usadas. Para realmente eliminar todos os arquivos do cache, use o comando: # apt-get clean No caso do Kurumin, existe uma forma mais conveniente de fazer o backup e instal-lo em outras mquinas, que gerar um CD do Kokar. Voc encontra esta opo dentro do "Painel de controle > cones Mgicos > Instalar ou gerar o CD do Kokar". O Kokar nada mais do que um arquivo ISO, uma imagem com o contedo das duas pastas (junto com outros arquivos que os scripts dos cones mgicos baixam para dentro da pasta "/packages/"), que pode ser gravada em CD ou DVD (de acordo com o tamanho) e instalada em outros micros.

Uma observao importante que, ao instalar o Kokar ou restaurar o backup do cache em outro micro, voc no deve rodar o "apt-get update" at ter terminado de instalar todos os programas desejados a partir do cache. O motivo simples: o apt-get sempre instala as verses mais recentes dos programas. Ao instalar o Kokar, so restaurados os arquivos da pasta "/var/lib/apt/lists/" da forma como estavam na outra mquina, fazendo com que o apt use os pacotes do cache. Ao rodar o apt-get update, voc atualiza as listas, fazendo com que ele volte a baixar os pacotes mais recentes da internet.

Documentao

Depois de instalar um pacote que voc no conhea, muitas vezes voc vai ficar se perguntando: "O que fao agora?". Afinal, a instalao feita de uma forma quase automtica pelo apt-get, muitas vezes ele j cuida tambm da configurao bsica, mas o conhecimento necessrio para usar o programa em questo j depende de voc. Depois de instalar qualquer pacote desconhecido, a sua primeira parada deve ser a pgina do desenvolvedor, onde voc geralmente encontrar o manual e instrues de uso. Outra opo a pasta "/usr/share/doc/", onde cada pacote instala uma cpia da documentao disponvel. Por exemplo, ao instalar o pacote raidtools (um conjunto de ferramentas para configurar um sistema Raid via software), criada a pasta "/usr/share/doc/raidtools/", onde fica disponvel o howto, um read-me, um quickstart e alguns exemplos de configurao. Caso os arquivos estejam compactados, basta clicar com o boto direito sobre o arquivo e usar a opo "Extrair aqui" do Konqueror. Aproveite tambm para fazer uma pesquisa no Google. Como ele indexa vrios grupos de discusso e grupos da usenet, voc sempre encontrar uma grande quantidade de mensagens com problemas e solues.
RESOLVENDO PROBLEMAS

Resolvendo problemas com o apt-get O apt-get uma ferramenta desenvolvida para ser usada em servidores e outras aplicaes importantes. Isto significa que ele foi desenvolvido para ser o mais confivel possvel e nunca realizar nenhuma modificao potencialmente perigosa para o sistema, a menos que autorizado por voc. Quando qualquer coisa inesperada acontece, ele pra e fica esperando sua confirmao antes de fazer qualquer outra coisa. O problema desta abordagem que s vezes um defeito em algum pacote ou um download corrompido pode fazer com que o apt fique "travado", sem concluir a instalao de um determinado pacote por causa de um erro qualquer e sem aceitar instalar outros antes que o problema inicial seja resolvido. Este tipo de problema relativamente raro, mas pode acontecer. Veja um caso particularmente feio que aconteceu certa vez ao tentar atualizar o k3b usando o comando "apt-get install k3b". Neste caso ele precisou atualizar algumas bibliotecas do KDE antes de atualizar o programa, mas uma delas estava com um defeito bobo que fazia ela tentar substituir duas associaes de arquivos do K3B. Isto passaria despercebido se o apt-get no entrasse em pnico: Descompactando substituto kdelibs-data ... dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/kdelibs-data_4%3a3.1.4-2_all.deb (-unpack): tentando sobrescrever `/usr/share/mimelnk/application/x-cue.desktop', que tambm est no pacote k3b

dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal (Broken pipe) Erros foram encontrados durante processamento de: /var/cache/apt/archives/kdelibs-data_4%3a3.1.4-2_all.deb E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1) A partir da o apt-get se recusava a instalar qualquer outro pacote, pois sempre tentava terminar a instalao do pacote "kdelibs-data" o que sempre acabava no mesmo erro. Como o tal arquivo a ser substitudo no tem importncia nenhuma, apenas uma associao de arquivos, a soluo foi simplesmente forar a instalao do pacote kdelibs manualmente (usando o arquivo salvo na pasta com o cache do apt-get), usando a opo do dpkg que ignora erros: # dpkg -i --force-all /var/cache/apt/archives/kdelibs-data_4%3a3.1.4-2_all.deb Depois disso, bastou usar o comando "apt-get -f install" que conclui a instalao de todos os pacotes pendentes, incluindo a atualizao do K3B, que era meu objetivo inicial. Lembre-se de que voc pode usar o boto do meio para colar a localizao do arquivo a partir da mensagem de erro, sem precisar ficar digitando tudo. Dependendo da situao, voc pode remover o pacote com problemas ao invs de forar sua instalao. Isso til em casos de pacotes que realmente esto com problemas mais graves e esto bloqueando a instalao de outros. Neste caso, use o comando "dpkg -r", como em: # dpkg -r k3b Basicamente, quando encontrar este tipo de problema, voc deve: a) Rodar o "apt-get update" para ter certeza de que a lista de pacotes do apt est atualizada. b) Rode o comando "apt-get -f install" para usar o sistema de resoluo de problemas do apt. c) Caso ele no resolva, experimente usar o "dpkg -i --force-all" para forar a instalao do pacote com problemas, como no meu exemplo, ou use o "dpkg -r pacote" caso prefira desistir da instalao. d) Rode o comando "dpkg --configure -a", que verifica pendncias na configurao dos pacotes. e) Rode novamente o "apt-get -f install". Caso ele no resolva, experimente o "apt-get -f remove", que tem uma funo similar do "-f install", mas d preferncia a remover os pacotes com problemas, ao invs de tentar corrigir a instalao.

Chaves de autenticao
O GPG um sistema de encriptao composto de duas chaves, uma chave pblica, que distribuda abertamente, e uma chave privada, que secreta. A chave privada pode ser utilizada para "assinar" arquivos, cuja autenticidade pode ser comprovada usando a chave

pblica. Isto feito atravs de um truque matemtico: a chave privada uma espcie de equao extremamente complexa, que embaralha o contedo dos arquivos. A chave pblica um antdoto para ela, que permite reverter os dados a seu estado original. Porm, impossvel descobrir o contedo da chave privada usando a chave pblica e, devido sua complexidade, tambm impossvel faz-lo via fora bruta. A partir da verso 0.6, includa no Debian Etch, o apt-get passou a operar em modo seguro, onde o desenvolvedor usa sua chave GPG privada para assinar seus pacotes e o apt-get usa a chave pblica para verificar se o pacote que est sendo instalado no sofreu modificaes. Este um processo extremamente seguro, que visa ter certeza de que o pacote que est sendo instalado na sua mquina exatamente o mesmo que foi disponibilizado pelo desenvolvedor, eliminando qualquer possibilidade de algum de m-f alterar o contedo pelo caminho. Este um nvel se segurana que no possui similar no mundo Windows. Mesmo que algum consiga invadir o servidor onde os pacotes esto hospedados, ou consiga dar upload de pacotes falsos usando uma senha roubada, no ter como falsificar tambm a assinatura dos pacotes, fazendo com que voc seja avisado ao tentar instalar e o problema seja detectado instantaneamente. A desvantagem que isto tornou o uso do apt um pouco mais complexo, j que agora, alm de rodar o "apt-get update" para atualizar a lista dos pacotes, voc precisar muitas vezes atualizar tambm a lista com as chaves pblicas, usadas para verificar os pacotes. Naturalmente, o apt-get j vem corretamente configurado tanto no Kurumin 7, quanto no Debian Etch, mas importante entender como o sistema funciona para poder corrigir os pequenos problemas que eventualmente podem surgir. Em primeiro lugar, a nova verso do apt usa o "gnupg" para fazer a verificao das chaves, por isso importante que este pacote nunca seja removido do sistema. Se voc estiver atualizando alguma instalao antiga, no esquea de instal-lo. Sempre que voc adicionar novos repositrios do arquivo "/etc/apt/sources.list", passar a receber um erro como este ao rodar o apt-get update: Lendo lista de pacotes... Pronto W: GPG error: http://www.debian-multimedia.org etch Release: As assinaturas a seguir no puderam ser verificadas devido a chave pblica no estar disponvel: NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907 Aqui o apt-get est reclamando que no possui a chave de verificao para o endereo que voc acabou de adicionar, de forma que no tem como verificar a autenticidade dos pacotes. Se voc tentar instalar qualquer coisa a partir dele, recebe uma mensagem como: AVISO: Os pacotes a seguir no podem ser autenticados! Mplayer-nogui Instalar estes pacotes sem verificao [s/N]?

Note que voc consegue fazer a instalao normalmente se pressionar "s" (o default N, de forma que se voc simplesmente pressionar Enter, aborta a instalao), mas estas mensagens acabam se tornando irritantes. Para resolver o problema definitivamente, basta adicionar a chave, cuja identificao so os 8 dgitos finais do nmero fornecido na primeira mensagem. No nosso caso, a mensagem "NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907", de forma que o nmero da chave "1F41B907" Para adicion-la, usamos os dois comandos abaixo, especificando o cdigo de identificao: # gpg --keyserver pgpkeys.mit.edu --recv-key 1F41B907 # gpg -a --export 1F41B907 | sudo apt-key add O primeiro baixa a chave a partir do servidor pblico, enquanto o segundo a adiciona no gnupg. No Kurumin 7, voc pode tambm usar o comando "k-add-key", um script que inclui os dois comandos, como em: # k-add-key 1F41B907 Continue adicionando as chaves at que o "apt-get update" seja concludo sem erros. Voc precisa adicionar as chaves sempre que adicionar um novo repositrio no arquivo "/etc/apt/sources.list". Algumas das chaves possuem datas de validade, de forma que voc pode precisar atualiz-las (usando o mesmo processo) a cada um ou dois anos. Voc no precisa se preocupar muito com isso, pois o apt-get te avisa quando hora de atualizar alguma das chaves :). Outra dica manter o relgio do micro com a data correta, pois caso o relgio esteja muito atrasado (com a data default que usada ao resetar o CMOS usando o jumper na placa-me, por exemplo), o apt-get pode passar a exibir erros ao checar os pacotes devido a erros gerados pelo gpg, como em: W: GPG error: http://archive.progeny.com sid Release: Unknown error executing gpg A soluo nesse casso simplesmente acertar o relgio ;). Se, por outro lado, voc acha que o aumento na segurana no compensa a complicao, pode desativar o secure apt atravs de uma opo dentro do arquivo "/etc/apt/apt.conf". Abra o arquivo como root e substitua a linha: APT::Get::AllowUnauthenticated 0 ; Por: APT::Get::AllowUnauthenticated 1 ; A partir da, ele passa a exibir um aviso ao instalar cada pacote, avisando que eles no esto sendo autenticados, mas apesar disso baixa e instala todos os pacotes normalmente. Usando esta opo, voc no precisa se preocupar em adicionar as chaves ao adicionar novos repositrios.

Usando o Synaptic
O Synaptic uma interface grfica, que facilita o uso do apt-get, permitindo atualizar o sistema, instalar e remover programas, ver detalhes sobre cada pacote entre outras funes, tudo dentro de uma interface grfica relativamente simples de usar. Alm do Kurumin, o Synaptic usado tambm no Ubuntu, no Mandriva e em diversas outras distribuies. Uma curiosidade que o Synaptic foi originalmente desenvolvido pela equipe do Conectiva. S depois de algum tempo que ele foi portado para o Debian e adaptado para ser usado em conjunto com o apt-get. A parte que mais assusta ao abrir o Synaptic pela primeira vez a quantidade de pacotes disponveis, j que ele mostra todos os pacotes disponveis em todos os repositrios ativados no "/etc/apt/sources.list" (ou seja, todos os mais de 20 mil pacotes do Debian!). Os pacotes esto, naturalmente, divididos em categorias. Clicando sobre os pacotes, voc v a descrio e, nas propriedades, pode ver mais detalhes, como os arquivos que fazem parte do pacotes e suas dependncias, ou seja, quais outros pacotes sero instalados junto, caso resolva adicionlo. Os pacotes com o quadrado em branco so os disponveis para instalao, os com o quadrado verde so os j instalados na sua mquina e os com o quadrado verde com a estrelinha so os que esto instalados, porm possuem atualizaes disponveis. O Synaptic permite marcar vrias aes (instalar, remover e/ou atualizar vrios pacotes de uma vez), por isso interessante principalmente para quem gosta de deixar o micro ligado noite baixando e instalando coisas. Assim como no Gparted, as modificaes so realizadas de uma vez, ao clicar no "Aplicar".

Clicando no "Recarregar", voc atualiza a lista de pacotes disponveis, equivalente a executar o "apt-get update". Usando o "Marcar Todas as Atualizaes", voc instala de uma vez todas get as atualizaes, o que inclui no apenas as atualizaes de segurana, mas tambm todas as atualizaes gerais, para todos os programas instalados. Esta opo equivale a usar o "apt programas "apt-get upgrade" no terminal. Ele mostra a lista dos pacotes que sero atualizados e tambm de novos pacotes que sero instalados para satisfazer dependncias relacionadas safra de atualizaes:

Clicando no "Marcar" ele agenda a atualizao de todos os pacotes mostrados e volta janela principal. Ao clicar no "Aplicar" as alteraes so finalmente realizadas:

Uma das funes mais teis do Synaptic a funo de busca, que permite que voc consiga localizar pacotes mesmo quando tem apenas uma vaga idia sobre o nome ou sua funo. Voc pode fazer buscas baseado em fragmentos do nome do pacote, descrio, verso ou dependncias, ou at mesmo atravs do nome do mantenedor. A lista dos pacotes encontrados mostrada na janela principal, onde voc pode marcar quais quer instalar ou remover. a

possvel tambm usar o prprio Synaptic para adicionar e remover fontes de atualizaes, ao invs de ter de editar manualmente o "/etc/apt/sources.list". Para isso, clique no "/etc/apt/sources.list". "Configuraes > Repositrios > Novo". Ao invs de simplesmente permitir que voc inclua a linha que iria no sources.list, o Synaptic usa uma sintaxe um pouco diferente. No campo "URL" vai o endereo do repositri como repositrio, em "http://ftp.debian-unofficial.org/debian/". No campo "Distribuio" vai o nome da verso unofficial.org/debian/". do Debian que est sendo usada, como em "etch" ou "lenny". Finalmente, no terceiro campo vai a lista de pastas dentro do repositrio que sero usadas, como "main contrib non a non-free restricted".

Esta opo de adicionar repositrios substitui a edio manual do arquivo "/etc/apt/sources.list". Este exemplo que vimos acima, por exemplo, adicionaria a linha do exemplo Debian Unofficial (que vem ativado por padro no Kurumin): deb http://ftp.debian-unofficial.org/debian etch main contrib non free restricted unofficial.org/debian non-free Entretanto, ao adicionar um novo repositrio, voc ainda vai precisar adicionar a chave de vai autenticao via linha de comando. O Synaptic avisa sobre o problema, mas no capaz de baixar as chaves sozinho:

Neste exemplo, preciso instalar a chave "6823D007", referente ao debian unofficial. Para debian-unofficial. isso, executo os comandos: keyserver pgpkeys.mit.edu # gpg --keyserver pgpkeys.mit.ed --recv-key 6823D007 # gpg -a --export 6823D007 | sudo apt export apt-key add Ou, simplesmente: # k-add-key 6823D007 Dentro dos menus voc encontra mais algumas opes teis. A opo "Editar > Solucionar Pacotes Quebrados", por exemplo, equivale ao comando "apt "apt-get -f install", permitindo f resolver automaticamente problemas causado pela instalao manual de pacotes com dependncias quebradas. A opo "Editar > Adicionar CD ROM" permite que voc adicione CDs ou DVDs de CD-ROM" instalao do Debian como repositrios para o a get, de forma que o Synaptic instale apt-get, pacotes a partir dos CDs ao invs de baix los da internet. Esta opo til se voc usar o baix-los Kurumin 7, que baseado no Etch e tem em mos o conjunto de CDs ou DVDs de instalao do Debian Etch. Se voc acessa via proxy, pode configurar o Synaptic para utiliz lo atravs do Configuraes roxy, utiliz-lo > Preferncias > Rede. Uma dica que apenas uma instncia do apt get pode ser aberta de cada vez, pois a primeira apt-get instncia trava o acesso base de dados do apt, fazendo com que a segunda reclame dizendo algo como "Impossvel obter trava exclusiva". Ou seja, voc no consegue abrir o Synaptic enquanto estiver fazendo alguma instalao via modo texto, nem consegue abrir duas ou mais instncias simultaneamente.

Usando o Alien
O Alien permite converter pacotes .rpm, que originalmente seriam destinados a outras distribuies, como o Fedora, Mandriva, etc. Usar pacotes destinados a outras distribuies nem sempre funciona, pois eles foram compilados para trabalhar em outro ambiente, com bibliotecas e componentes diferentes dos que esto realmente instalados no seu micro. Mas, em muitos casos, pode ser a nica opo. Um exemplo clssico o antigo pacote de drivers 3D para as placas ATI Radeon. Digo antigo, pois nas novas verses ele adotou um sistema similar ao do VMware, onde existe um instalador genrico, que se encarrega da instalao. O driver antigo era distribudo apenas em verso .rpm, muito embora pudesse (com algumas adaptaes) ser usado em outras distribuies. O Alien pode se instalado usando o prprio apt-get: # apt-get install alien Para converter um pacote, simplesmente use o comando "alien", seguido pelo arquivo, como em: # alien fglrx_4_3_0-8.10.19-1.i386.rpm fglrx-4-3-0_8.10.19-2_i386.deb generated Note que ele gera um arquivo de mesmo nome, mas com a extenso .deb, que pode ser instalado usando o comando "dpkg -i". Converter pacotes de um formato para outro bem mais simples do que pode parecer primeira vista. O principal no o formato do pacote em si, mas o que existe dentro dele. Atualmente, est em desenvolvimento um gerenciador de pacotes universal, o "smart", que capaz de converter e instalar automaticamente pacotes de diferentes formatos. Ele pode vir a ser o sucessor do apt-get, urpmi, yum e outros gerenciadores que usamos hoje em dia.

Instalando a partir do cdigo fonte


Os pacotes com cdigo fonte, distribudos na forma dos famosos pacotes .tar.gz ou .tar.bz2, so o formato mais universal, porm ao mesmo tempo o mais complicado de instalar, que voc deixa como um ltimo recurso a lanar mo quando no encontrar um pacote atualizado do programa desejado. Em primeiro lugar, necessrio ter instalado um conjunto de compiladores, incluindo o gcc e g++, ferramentas como o make, autoconf, diff e patch, e bibliotecas, como o binutils-dev, libc6-dev. Este "kit bsico" instalado ao marcar a categoria "desenvolvimento" (ou development) durante a instalao de vrias distribuies. No caso do Kurumin, voc tem pr-instalados os compiladores mais usados e voc pode instalar outros necessrios atravs do Synaptic, ou manualmente atravs do apt-get. Uma dica que todos os pacotes cujo nome termina com "-dev" so justamente bibliotecas de desenvolvimento, que podem ser necessrias ao compilar determinados programas. Quando o

instalador reclama da falta de bibliotecas ou arquivos do X, provavelmente ele est dando falta do pacote "xlibs-dev", quando reclamar da falta de arquivos do KDE, provavelmente est pedindo o pacote "libqt3-dev" e assim por diante. A maior dificuldade em compilar programas complexos est justamente em localizar e instalar o conjunto de bibliotecas de que ele precisa. Se os pr-requisitos estiverem em ordem, a compilao em si feita descompactado o arquivo (usando o comando "tar -zxvf pacote.tar.gz" ou "tar -jxvf pacote.tar.bz2" ou descompactando pelo prprio Konqueror), acessando a pasta que ser criada e rodando trs comandos bsicos: $ ./configure $ make # make install O "./configure" executa um script (dentro da pasta do programa), que verifica o sistema, em busca dos componentes de que precisa. Ele avisa caso algo esteja faltando, como neste erro que apareceu ao tentar compilar o Qemu: ERROR: QEMU requires SDL or Cocoa for graphical output To build QEMU with graphical output configure with --disable-gfx-check Note that this will disable all output from the virtual graphics card. Neste exemplo, est faltando a biblioteca de desenvolvimento do SDL. Quase sempre, os pacotes que contm bibliotecas comeam com "lib" e os pacotes de desenvolvimento terminam com "-dev". Procurando no http://www.debian.org por um pacote que comece com "lib", termine com "-dev" e tenha "sdl" no meio, voc chega ao "libsdl1.2-dev", que justamente o pacote que estava faltando neste caso :). Em casos onde a soluo parecer mais difcil, a melhor opo fazer uma busca no Google, usando parte da mensagem de erro. O "make" cuida do trabalho pesado, fazendo a compilao propriamente dita. Ele se baseia nas informaes deixadas pelo "./configure" para encontrar os componentes de que precisa. Finalmente, temos o "make install", que finalmente instala o programa, copiando os arquivos gerados pelo make para as pastas corretas do sistema. Ao contrrio dos dois primeiros comandos, ele precisa ser executado como root, j que envolve fazer alteraes no sistema. Apesar destes trs comandos serem um padro adotado na maioria dos pacotes, eles no so necessariamente uma regra. Muitos programas usam sistemas simplificados de instalao ou mesmo scripts prprios, por isso sempre bom dar uma olhada no arquivo "INSTALL" ou "README" dentro da pasta, que explica os passos necessrios. Em geral, os programas instalados a partir dos fontes no criam os cones no menu. Voc precisa chamar o programa via linha de comando ou criar os cones manualmente. Uma dica com relao s dependncias e bibliotecas usar o auto-apt, um programa que verifica as mensagens de erro geradas durante a compilao e procura instalar via apt-get os

componentes necessrios para concluir a compilao. Ele no perfeito: muitas vezes se perde ou tenta instalar pacotes desnecessrios, mas realmente ajuda em muitos casos. Voc pode instal-lo via apt-get: # apt-get install auto-apt Depois de instalado, execute (nesta ordem) os comandos "auto-apt update", "auto-apt updatedb" e "auto-apt update-local", que geram a base de dados que ele usa para fazer seu trabalho. Depois de tudo pronto, voc passa a executar os comandos de compilao dos pacotes atravs dele, usando o comando "auto-apt run" seguido pelo comando, como em: # auto-apt run ./configure # auto-apt run make

Programas com instalador


Como comentei, muitos programas usam instaladores prprios e so desenvolvidos de forma a funcionarem sem modificaes em vrias distribuies. Alguns exemplos so o Java, RealPlayer, Acrobat Reader, os drivers 3D da nVidia e ATI, verses antigas do OpenOffice (anteriores ao 2.0), verses do Firefox e Thunderbird baixadas do mozilla.org ou mozilla.org.br e muitos jogos (como o Quake 3, Unreal, Medal of Honour e outros, que utilizam um instalador grfico desenvolvido pela saudosa Loki). Estes programas quase sempre usam a extenso ".sh" e so fceis de instalar, j que basta executar o arquivo no terminal para iniciar a instalao. Ao baixar o arquivo, ele sempre vir com a permisso de execuo desmarcada, uma medida de segurana para prevenir acidentes com possveis arquivos infectados com vrus e trojans. Apesar de parecer perda de tempo, esta uma das medidas que mais contribui para a segurana geral do sistema em um desktop, pois voc no corre o risco de executar um arquivo simplesmente por clicar por acidente em um link no navegador ou no leitor de emails: precisa realmente salv-lo no HD, marcar a permisso de execuo e finalmente execut-lo. Um vrus que se propagasse via e-mail encontraria um terreno muito menos frtil no Linux; ele teria que vir com manual de instrues ;). Para ativar a permisso de execuo, use o comando "chmod +x", como em: $ chmod +x mohaa-lnx-1.11-beta3.run Muitos instaladores podem ser executados diretamente com seu login de usurio, desde que voc instale o programa em uma pasta dentro do seu home. Outros realmente precisam ser executados como root. Voc pode executar o programa diretamente pelo Konqueror, clicando sobre ele (lembre-se de que voc pode abrir o Konqueror como root usando o comando "sudo konqueror" ou ainda "kdesu konqueror"); ou pelo terminal, usando o "./", como em: # ./mohaa-lnx-1.11-beta3.run

Na maioria dos games, o instalador pede os CDs de instalao do Windows, da onde copia os arquivos necessrios (mapas, sons, etc.). Mas, depois de instalado, o game roda realmente como um aplicativo nativo. No caso de games compostos por vrios CDs, voc por usar os comandos "umount /mnt/cdrom" e "mount /mnt/cdrom" para trocar o CD durante a instalao. A dica neste caso que voc no pode estar dentro da pasta "/mnt/cdrom" ao tentar desmontar o CD, caso contrrio o sistema percebe que o diretrio est em uso e retorna um erro. Use os comandos a partir de outro diretrio qualquer e voc consegue desmontar normalmente. Alm das pginas dos respectivos desenvolvedores, voc pode baixar os instaladores (e demos) para Linux de muitos dos games portados no: http://darkstar.ist.utl.pt/pub/games/.

Outras ferramentas de instalao


O apt-get atualmente quase que uma ferramenta universal. Alm de ser usado nas muitas distribuies derivadas do Debian (incluindo o Ubuntu), ele foi portado para distribuies derivadas do Red Hat pela equipe da Conectiva. Embora ainda no seja a opo padro, ele pode ser instalado no Mandriva, Fedora e em outras distribuies. Mas, alm do apt-get em si, existem outras ferramentas de instalao, particulares de cada distribuio. No Mandriva usando o "rpmdrake", um utilitrio grfico (disponvel dentro do Mandriva Control Center) que permite instalar, remover e atualizar programas. Tambm possvel instalar programas via linha de comando usando os comandos "urpmi programa" (para instalar) e "urpme programa" (para remover). Por padro, o urpmi simplesmente instala os pacotes a partir dos CDs de instalao, mas possvel adicionar fontes adicionais, como no apt-get. Um site que ajuda nesta tarefa o: http://easyurpmi.zarb.org/. Veja mais sobre isso no artigo feito pelo Jlio C. B. Monqueiro, "Repositrios no Mandriva Free 2007"

No Fedora usado o "yum", que funciona de forma bem similar ao apt-get, baixando os pacotes da internet, junto com as dependncias. Use o comando "yum install pacote" para instalar novos programas e "yum remove pacote" para remover. Existe ainda o comando "yum update", que atualiza de uma vez todos os pacotes do sistema, de forma similar ao "apt-get upgrade". No yum no existe necessidade de baixar uma lista de pacotes, como no "apt-get update", pois ele faz isso automaticamente no incio de cada operao. Assim como no urpmi, possvel adicionar repositrios extras, adicionando-os no arquivo "/etc/yum.conf".

Das könnte Ihnen auch gefallen