Sie sind auf Seite 1von 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N 08254/11 Objeto: Denncia Relator: Cons. Arnbio Alves Viana Interessado: Jos Francisco Rgis (Prefeito Municipal de Cabedelo) DENNCIA ENCAMINHADA POR EMPRESAS, CONTRA O PREFEITO MUNICIPAL DE CABEDELO, SR. JOS FRANCISCO RGIS, COM REFEFERNCIA LICITAO PREGO PRESENCIAL N 41/11. CONHECIMENTO DA DENNCIA E PROCEDNCIA. IRREGULARIDADE DO PROCEDIMENTO LICITATRIO. ANEXAO DE CPIA DA PRESENTE DECISO PCA, EXERCCIO DE 2011.

ACRDO AC2-TC-00317/2.012

RELATRIO: O Processo TC N 08254/11 alusivo denncia encaminhada em 28/06/20111, pelas empresas Almeida Bezerra & Cia Ltda. Ponto tico Central (por meio do Sr. Geraldo Maximiniano Bezerra Jnior) e Almeida Sarmento & Cia Ltda. (por meio do Sr. Renne Almeida Sarmento), licitantes desclassificados do Prego Presencial n 41/11, para aquisio de culos, realizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, acerca de supostas irregularidades praticadas no referido certame (fls. 04/22). Por ocasio da denncia os mencionados licitantes requeriam tambm a suspenso do procedimento. Com base em Relatrio do Departamento de Auditoria de Licitaes, Contratos e Obras Pblicas DECOP (fls. 23/25), este Relator, atravs de deciso monocrtica, emitiu a Medida Cautelar n 01/112, recebida pela Pregoeira Oficial, Sra. Jurinez Albuquerque Praxedes, em 29/06/2011, determinando a suspenso, at deciso final deste Tribunal sobre a matria, da realizao do certame (fls. 26/27). Aps anlise do procedimento licitatrio, a Diviso de Licitao e Contratos deste Tribunal, concluiu ser a denncia procedente, sugerindo a anulao do Prego Presencial n 41/11, para evitar maiores prejuzos ao errio e s partes envolvidas na licitao, haja vista a constatao das seguintes irregularidades, que tiveram o condo de macular o certame (fls. 147/150):
C:\Meus documentos\PLENO\Acordao\DENUNCIA\0824511_proced_multa.doc-afr
1 2

Documento TC N 11133/11 Publicado no Dirio Oficial Eletrnico do TCE-PB de 30/06/2011 1

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N 08254/11 ausncia de Portaria de nomeao do Pregoeiro e equipe de apoio; ausncia de publicao do Edital, dentro dos termos da Lei n 10.520/023; ausncia de negociao atravs de lances para obteno do menor preo4; violao dos envelopes de propostas5; desclassificao de empresas sem justificativa ou fundamentao, ferindo o princpio da igualdade previsto no art. 3 da Lei 8.666/93.

Citados na forma regimental, tanto o gestor quanto a pregoeira deixaram decorrer o prazo sem prestar qualquer esclarecimento. Chamado a se pronunciar, o Ministrio Pblico Especial, atravs de parecer da lavra do Subprocurador Geral, Dr. Andr Carlo Torres Pontes, pugnou pelo conhecimento e procedncia da denncia ora tratada e, por conseguinte, pela irregularidade do procedimento licitatrio (fls. 161/163). O gestor responsvel pauta desta sesso. foi notificado acerca da incluso do presente processo na

VOTO DO RELATOR: Voto no sentido de que seja: conhecida a presente denncia e considerada procedente; julgada irregular a licitao Prego Presencial n 41/11, para aquisio de culos, realizada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo; e anexada cpia da presente deciso Prestao de Contas do Prefeito Municipal de Cabedelo, relativa ao exerccio de 2011.

Pois o certame foi adiado trs dias antes da primeira data a ser realizado e a publicao do aviso da nova data ocorreu com menos de oito dias de antecedncia. 4 Como determina o art. 4, inciso VIII da referida lei. Na Ata da Sesso ocorrida em 30/05/11, consta que foram abertos os envelopes das propostas mas no houve a fase de lances, que ficou adiada, marcando a pregoeira nova data para que fossem entregues as amostras pelas participantes, sem haver previso no Edital ou na lei que rege a matria.
5

Foram abertos os envelopes de habilitao de todos os participantes, mesmo no tendo havido os lances, quando o artigo 4, inciso XII, da Lei n 10.520/02 dispe que somente o envelope com os documentos do licitante vencedor ser aberto e aps o encerramento da fase de lances e aceitao da proposta, conforme os critrios dos incisos X e XI; 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N 08254/11 DECISO DA 2 CMARA Vistos, relatados e discutidos os autos do processo TC N 08254/11, e CONSIDERANDO o Relatrio e Voto do Relator e o mais que dos autos consta, ACORDAM os membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, em sesso plenria realizada nesta data, unanimidade de votos: I. Conhecer da presente denncia e, no mrito, consider-la procedente. II. Julgar irregular a licitao Prego Presencial n 41/11, para aquisio de culos, realizada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo. III. Anexar cpia da presente deciso Prestao de Contas do Prefeito Municipal de Cabedelo, relativa ao exerccio de 2011. Publique-se, notifique-se e cumpra-se. TCE-Sala das Sesses da 2 Cmara-Min-Plen. Cons. Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 06 de maro de 2.012.

Cons. Arnbio Alves Viana Presidente e Relator

Representante do Ministrio Pblico Especial

Das könnte Ihnen auch gefallen