Sie sind auf Seite 1von 4

-4ESTATSTICA O que Estatstica? De origem muito antiga, a Estatstica teve durante sculos um carter meramente descritivo e de registro de ocorrncias.

. As primeiras atividades datam de cerca de 2000 a.C. e refere-se a iniciativas como o recenseamento das populaes agrcolas chinesas. No incio do sculo XIX, os estudos estatsticos ganharam a contribuio de grandes matemticos. Nos trabalhos de dois deles, o francs Simon Laplace e o alemo Carl Friedrich Gauss (1777 1855), surge aidia dedistribuio normal de freqncia. Essa idia levou a uma teoria muitotil para fazer previses.A teoria da distribuio normal foi usada pelo astrnomo e matemtico belga Adolphe Qu telet (1796 1874), no estudo estat stico de diversas caracter sticas das popula es humanas: altura, peso, natalidade,mortalidade, renda mensal, etc.Fisher (1890 1962) Ronald Aylmer Fisher, geneticista e estat stico brit nico, concentrou seus estudosna gen tica das popula es, campo em que obteve importantes resultados, sendo considerado um dosgrandes criadores do neodarwinismo. Na Estat stica trabalhou com ajustes de curvas de freq ncias, comcoeficientes de correla o, os chamados coeficientes de Fisher, na an lise de vari ncia e nas t cnicas deestima o de um par

metro.Influenciado pelos trabalhos de Karl Pearson, outro importante geneticista e estat stico brit nico, Fisherutilizou os resultados que obteve na Estat stica como ferramentas para aplica o nos seus estudos degen tica, sendo hoje considerado um dos maiores nomes na Teoria de Estat stica e na Estat stica aplicada Biologia. A Estat stica trata do conjunto de m todos utilizados para a obten o de d a d o s , s u a o r g a n i z a o em tabelas e gr ficos e a an lise desses dados.Grande parte das informa es divulgadas pelos meios de comunica o atual prov m de pesquisas e estudos estat sticos

Estatstica Bsica
A Estatstica (ou cincia Estatstica) um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que entre outros tpicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferncia, o processamento, a anlise e a disseminao das informaes. Na estatstica trabalhamos com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma amostra da populao em estudo. A seguir, definimos esses conceitos bsicos:

Populao: conjunto de elementos que tem pelo menos uma caracterstica em comum. Esta caracterstica deve delimitar corretamente quais so os elementos da populao. Amostra: subconjunto de elementos de uma populao, que so representativos para estudar a caracterstica de interesse da populao. A seleo dos elementos que iro compor a amostra pode ser feita de vrias maneiras e ir depender do conhecimento que se tem da populao e da quantidade de recursos disponveis.

Vamos apresentar os elementos bsicos da anlise de dados. Veremos as Estatsticas Descritivas utilizadas para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes do comportamento dos dados. A descrio dos dados tambm pode identificar anomalias, at mesmo resultantes do registro incorreto de valores e valores extremos (aqueles que no seguem a tendncia geral do restante do conjunto de dados). As ferramentas descritivas so os muitos tipos de graficos e tabelas, bem como as medidas de sntese: medidas de posio e medidas de disperso. Sempre que resumimos um conjunto de dados, perdemos informao sobre o mesmo, pois condensamos as observaes originais. Entretanto, esta perda de informao pequena se comparada ao ganho que se tem com a clareza da interpretao proporcionada.

1.1 - Introduo

Em geral, manipulamos um conjunto de dados com o objetivo de extrairmos informao sobre o comportamento de um processo ou produto. A Estatstica utiliza a variabilidade presente nos dados para obter tal informao. A variabilidade est presente em todo lugar. Por exemplo, a posio de um carro estacionado em uma garagem no a mesma ao longo dos dias. Neste caso, a posio do carro apresenta uma variao. Nossa estratgia consiste em avaliar as variaes e obter informaes atravs dela. A aplicao de tcnicas estatsticas envolve vrias etapas:

Coleta de dados; Exposio dos dados; Modelos Estatsticos.

Das könnte Ihnen auch gefallen