Sie sind auf Seite 1von 7

1

A ALOE VERA NA ODONTOLOGIA


Por Timothy E. Moore, D.D.S./M.S.; P.C. INTRODUO A Aloe Vera tem sido usada medicinalmente por alguns milhares de anos. Ela estava com demanda suficiente para fazer com que Hanbal entrasse em guerra para ganhar controle sobre a regio de sua cultura, o norte da frica. Ela ainda usada num grande nmero de doenas como em queimaduras e, de forma crescente, em leses dermatolgicas. Muitos estudos sobre queimaduras tem sido conduzidos em comparao entre produtos COM e SEM aloe vera, alm de parecer que a aloe Vera promove uma cura mais rpida, aliviando a dor. Existem muitas variedades de aloe Vera, porm a principal variedade mdica a aloe vera barbadensis. Foi devido ao desenvolvimento recente de um processo de estabilizao do gel que o uso da aloe Vera aumentou tanto entre a populao mundial. fato provado que a aloe Vera melhora os mecanismos de defesa do corpo e que ela tem uma variedade de componentes que ajudam a combater doenas periodontais e outras condies bucais. Como periodontista usando aloe Vera em vrias aplicaes nos ltimos 15 anos com mais de 6000 pacientes documentados, observei curas impressionantes, reduo de edemas e controle da dor.

APLICAES DA ALOE VERA Existem 8 principais usos do Aloe Vera na odontologia: 1. Aplicaes diretamente nos locais de cirurgia periodontal. 2. Aplicaes aos tecidos da gengiva que foram traumatizados ou machucados pela abraso por escovas, dentifrcios, fios dentais, palitos, etc. 3. Queimaduras qumicas causadas por acidentes com aspirina so rapidamente aliviadas. 4. Locais de extrao reagem confortavelmente e bolsas no se desenvolvem quando a aloe Vera aplicada. 5. leses agudas da boca so melhoradas pela aplicao direta em leses virais hepticas, lceras aftosas e rachaduras nos cantos dos lbios. Abscessos na gengiva so tambm reduzidos com a aplicao da planta.

2 6. Outras doenas bucais de natureza crnica respondem benignamente. Mesmo problemas de gengiva associadas com a lngua e a sndrome de queimadura da boca so bastante melhorados. 7. Pacientes com dentadura com gengivas machucadas ou dentaduras mal-adaptadas podem tambm se beneficiar. 8. Aloe Vera pode tambm ser usada ao redor de implantes dentrios para controlar inflamaes causadas por contaminao bacteriolgica.

TESTEMUNHOS Exero a odontologia, com nfase na periodontia h 8 anos, e nunca indiquei algum creme dental aos meus pacientes, por acreditar que seria at melhor no utiliz-los, por fatores como a abrasividade, espuma e a falsa impresso que gera de que remove as placas, por promover um hlito fresco. Usei o gel dental Forever Bright e notei uma importante reduo da sensibilidade. Passei a indiclo como coadjuvante no tratamento e como controle da preveno para a gengivite, com excelentes resultados. Silvia de Aquino Kloster cirurgi-dentista CROSP 64353 Sou odontloga h 20 anos, especialista em Dentstica Restauradora e estou maravilhada com os produtos da Forever Living, que so base de aloe Vera, com propriedades fantsticas. Hoje, aps comprovar pessoalmente sua eficincia, indico os produtos Forever aos meus pacientes nos tratamentos de halitose, disfunes da ATM, clareamento dental, preveno s cries, aftas e na melhoria do estado geral da sade do paciente. Isto tem sido um importante diferencial em meu trabalho. Sakae Nishimori Fukuma cirurgi-dentista CROSP 32635 Atuo desde 1987 e como especialista em Ortodontia e Ortopedia desde 1998, trabalhando em consultrio particular e na clnica Fonte Vital, lugar onde tomei conhecimento dos produtos de aloe Vera da Forever Living e onde passei a indicar o Aloe Activator para pacientes respiradores bucais e alrgicos crnicos. Tanto em mim como nos pacientes, os resultados tem sido excelentes, com grande conseqncia na manuteno da estabilidade ortodntica final (recidiva) Koji Emmanuel de Arajo cirurgio-dentista CROSP 42588

HISTRIA DA ALOE VERA Aloe Vera tem usos mdicos anteriores era crist, tendo sido mencionada vria vezes na Bblia, assim como em muitas revistas tcnicas e profissionais durante as ltimas dcadas. Aloe Vera notvel porque uma das mais durveis plantas conhecidas da humanidade. A planta tem uma capacidade milagrosa de auto-cura e contem, em suas folhas todos os nutrientes que ela precisa para sobreviver. Quando uma folha machucada, a planta sela a ferida e a regenera rapidamente. Da mesma forma, ele floresce em ambientes desrticos e pode suportar calor extremo e abuso fsico; antigas tribos israelitas costumavam arrancar suas plantas de aloe Vera quando eles migravam, as replantavam ao chegar ao seu destino e ento as plantas floresciam novamente. Com tal longa histria de prestigio, de se perguntar porque essa planta no to conhecida? Existem, basicamente, duas razes pelas quais o uso da aloe Vera em aplicaes mdicas no se divulgou: Apesar de ser uma das plantas mais saudveis do mundo, ela suculenta e no consegue sobreviver em climas com frios extremos. Dessa forma, o conhecimento da aloe Vera no se divulgou

3 pela Europa, onde os invernos so rigorosos e conseqentemente a familiaridade com a planta era e ainda limitado. A 2 razo para seu uso limitado foi a dificuldade do uso da aloe Vera como um produto comercial vivel devido sua mortalidade. Quando uma folha colhida, a exposio ao ar faz com que ela oxide a sua potncia seja conservada por apenas aproximadamente 48 horas temperatura ambiente. Aps esse perodo, a planta pode se tornar contaminada, o que levou a resultados desapontadores entre pessoas que no estavam familiarizadas com o problema da curta shelf-life da planta. Um renovado interesse nas propriedades curativas da aloe Vera desenvolveu-se na dcada de 50 quando, atravs do trabalho dos doutores Collins, Wright e Crewe com queimaduras radiativas, a aloe Vera assumiu um elevado grau de credibilidade mdica. Em 1959, o FDA concluiu, atravs de estudos conduzidos pela comisso de energia atmica no Centro de Radiao do Laboratrio de Los lamos, que o gel de aloe Vera tinha de fato, efeitos curativos no tecido da pele. Estudos posteriores mostravam a eficincia do gel da planta, mas sua mortalidade continuava a ser um problema. Uma srie de estudos foram feitos pelo Dr. Eugene Zimmerman da Universidade Baylor de Odontologia, com os seguintes resultados: - Estudos antiinflamatrios: O gel da aloe Vera provou-se to eficiente quanto Prednisolone e Indomethacin, drogas antiinflamatrias, sem os efeitos txicos de longo prazo dessas drogas. -Estudos Virucidas: O gel da aloe Vera provou-se eficiente virucida contra o vrus da herpes simples e herpes zoster. -Estudos Bacteriolgicos: O gel da aloe Vera foi bactericida contra os seguintes organismos: Staphylococcus aureus, Streptococcus Viridans, Cndida albicans, Corynebacterium xerosis e os 5 tipos de Streptococcus mutans mais comumente encontrados em placas dentria. O gel foi fungicida contra Cndida albicans (causa da moniliase). Para conseguir resultados dramticos, a concentrao de aloe Vera no gel deve ser de 70 % ou mais e, para atingir essa concentrao, o gel de aloe Vera precisa ser estabilizado com antioxidantes a fim de evitar o uso de conservantes que diminuem o contedo de aloe Vera. -Estudos de Citotoxidade Celular: Clulas embrinicas humanas do rim (clulas HEK), foram usadas para determinar a eficincia do gel da aloe Vera na longevidade das clulas. A velocidade da morte celular foi reduzida por 213 quando feitas culturas com o gel da aloe Vera. muito importante mencionar a pesquisa feita pelo Dr. Wendell Winters, professor associado de microbiologia do Centro da Sade da Universidade do Texas, segundo a qual mesmo promovendo o crescimento e a cura de clulas saudveis, o gel NO teve os efeitos indesejados de estimular o crescimento de clulas cancerosas. Esses estudos do Dr. Zimmerman provaram que o gel de aloe Vera atxico, bactericida, virucida e fungicida contra uma ampla gama de microorganismos e um estimulador da extenso da vida das clulas.

COMENTRIOS SOBRE O FLOR O flor, hoje amplamente distribudo populao atravs dos cremes dentais, alimentos, medicamentos, assim como dos reservatrios de gua, uma substncia hoje comprovada pela cincia como altamente txica, mas cuja periculosidade, embora mais do que comprovada por uma srie de

4 estudos e experincias clnicas, por omisso da mdia, da comunidade cientfica e dos rgos governamentais responsveis pela sade pblica, continua a ser ignorada pela populao. De acordo com clculos divulgados em 1977 pelo National Academy of Sciences (NAS), um organismo que diariamente retm quantidades do flor superiores a 2 mg, ao chegar aos 40 anos comea a apresentar problemas estruturais como artrite, escoliose, rugas, arteriosclerose, etc., devido a hipermineralizao dos tecidos conectivos dos ossos, pele e parede das artrias, devido principalmente forte interferncia do flor sobre a snteses do colgeno.

GUA FLORADA REDUZ CRIES? Ningum pode negar que nas ltimas dcadas houve um grande declnio da incidncia de cries. Tal fato, entretanto, como mostram dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), no tem relao alguma com afluorao dos reservatrios de gua, mas, certamente, devido a outras medidas preventivas e ao aumento dos nveis de qualidade de vida, como melhores condies para preservao dos alimentos, de nutrio e higiene, diminuio da exposio ao chumbo da gasolina, antes amplamente presente na gasolina e nas tintas dos brinquedos, parede, portas, janelas, mveis, etc., hoje j proibido por lei em vrios pases.

ALOE VERA E FLOR No so compatveis, perdendo o potencial teraputico que a aloe Vera tem, junto ao flor, portanto se for usar creme dental ou algum produto com aloe Vera via bucal, use flor somente depois de 20 minutos aps a escovao.

A FOREVER LIVING NA ODONTOLOGIA

SUCO DE ALOE VERA muito usado para problemas gastrointestinais, sendo um forte desintoxicante quando usado na remoo de amlgamas de mercrio.

ALOE ACTIVATOR Adstringente, bactericida, desinfectante, esterilizador, fungicida, germicida e viricida. Contra herpes labial, gengivite, alivia a dor de dentes, sndrome da dentadura imediata, cirurgias bucais.

5 ALOE VERA GELLY Analgsico, antiinflamatrio, bactericida, tricomonicida, virucida, cicatrizante e antissptico. Facilita a fixao do aparelho dentrio, herpes labial e problemas na gengiva. Gel para cicatrizao, que pode tambm ser usado para queimaduras, mordidas de insetos e outras leses da pele.

FOREVER BRIGHT TOOTHGEL Forever Bright Toothgel um dos 10 produtos para uso externo da Forever Living mais consumidos. um creme dental constitudo por 35,5 % de puro gel de aloe Vera estabilizado juntamente com 0,1 % de prpolis, cuja sinergia aumenta ainda mais o potencial antiinflamatrio, antiviral, bactericida, fungicida, etc., de ambas. O prpolis, entretanto, adiciona seu potencial antiplaquetrio, que hours concours se comparando a qualquer outra substncia (a Unicamp tem um importante ncleo de pesquisa nesta rea) O perxido de hidrognio gerado pela hipersalivao do mel tambm impede a sobrevivncia de bactrias produtoras do dextrana-polissacardeo colante que promove a aglutinao dos microorganismos formadores das placas dentrias. No existe mais dvida sobre o poder de inibio que o prpolis exerce sobre um grande espectro de bactrias promotoras de cries dentais, com larga ao anticrie e antiperiodontite. USO RECOMENDADO DO GEL DENTAL FOREVER BRIGHT TOOTHGEL Aps o uso do fio dental, escovar os dentes com uma pequena poro de Forever Bright Toothgel, que no precisa ser maior que um gro de lentilha. Terminada a escovao, bochechar a espuma fazendo presso para que ela passe entre os dentes e a gengiva, assim como aproveit-la para fazer gargarejo, aumentando o seu volume com gua sem flor ou cloro, se possvel. Para assegurar a perfeita higiene, mais uma vez deve se fazer uso do fio dental. No caso de inflamao na gengiva, da raiz de um dente inflamado, aftas ou dor de dente, o bochecho aps a higienizao da cavidade bucal deve ser mais prolongado, e se for grave o problema, deve se usar o creme dental seguido dos outros 2 produtos relacionados, Aloe Activator ou Aloe Vera Gelly no local. AS PLACA DENTRIAS E FOREVER BRIGHT TOOTHGEL O prpolis inibe a formao das placas dentrias atravs das suas atividades antimicrobianas, inclusive contra os streptococus sobrinus, mutans e cricetus. O Mutans o microorganismo mais comum a boca. No Forever Bright Toothgel, alm das propriedades antiplaquetrias da prpolis, encontramos o potencial bactericida da aloe Vera. Na verdade, os 3 complementos alimentares hoje mais em voga como agentes de preveno e combate s doenas periodontais so: alho, a coenzima Q10 e o aloe Vera (o potencial da prpolis ainda conhecido por poucos).

6 A colorao esverdeada do Forever Bright Toothgel derivada de um complexo cloroflico. Sobre a clorofila, vale lembrar a experincia clnica do Dr. Goldberg que, em 1941, afirmava ter curado mais de 300 casos de piorria sangramento da gengiva e desprendimento dos dentes- com bochechos e massagens de clorofila. O sabor adocicado de Forever Bright Toothgel deriva do sorbitol, um adoante natural retirado das frutas carente de sacarose, ou seja, no promotor das cries. E sua suave sensao de frescor dada pelo mentol, o princpio ativo extrado das mentas. O mentol analgsico, antiinflamatrio, antissptico, antiviral e refrescante. As mentas tambm so conhecidas como expectorantes e de grande auxlio contra as disfunes e doenas respiratrias asmas, bronquites, sinusites, etc- aliviando o estresse, o cansao, as dores de cabea e musculares. Alm de Forever Bright Toothgel ser do agrado de todos, o combate implacvel que ele desfecha contra as placas bacterianas e, conseqentemente, contra as cries e as doenas periodontais, faz dele um produto muitas vezes superior e de difcil comparao com qualquer outro. Seu potencial nutracutico, entretanto, ultrapassa o cuidado com os dentes e se estende aos cuidados com a mucosa da cavidade bucal, promovendo a sua auto-regenerao em casos de dilacerao, aftas ou o que quer que seja, alm de combater a halitose e as manchas nos dentes. Soma-se a isso o fato de Forever Bright Toothgel ter baixssima ao abrasiva, algo de que muitos fabricantes de cremes dentais se orgulham devido extrema alcanilidade do bicabornato de sdio que adicionam a seus produtos, mas que fazem com que: 1) Os dentes sejam alvejados em detrimento do esmalte tornando-os mais vulnerveis s cries, enquanto Forever Bright Toothgel lhes d polimento, ou seja, brilho. 2) Qualquer parcela alcalina do creme dental engolida em decorrncia do seu uso aps as refeies contribui para a m digesto, j que a degradao dos alimentos, principalmente das protenas, quando no estmago, requer um meio ambiente cido. Forever Bright Toothgel no s no interfere nos nveis de acidez do estmago, como tampouco alcaniliza a saliva, cujo perfeito grau de acidez um dos principais fatores de combate aos microorganismos, impedindo-os de alcanar o trato gastrintestinal com vida. Todos esses aspectos extremamente positivos do Forever Bright Toothgel certamente contriburam para a sua premiao em 1988 como o melhor creme dental do mercado americano, cuja excelncia foi confirmada em 1999, pelos leitores de Selees Readers Digest, que o apontaram como o creme dental que proporciona os melhores resultados, rendendo mais um prmio a Forever Living Products. No so essas, contudo, as nicas ou principais razes para que Forever Bright Toothgel faa parte da lista dos 10 produtos da Forever Living mais procurados, mas tambm o fato de ser um creme dental 100 % livre de flor. Como sabemos, o flor uma das causas de intoxicao que sofre o ser humano. importante, todavia, escolher produtos de aloe Vera que sejam concentrados, puros, estabilizados e cultivados organicamente e, principalmente, que tenham o selo de aprovao do Conselho Internacional de Cincia do Aloe Vera (IASC) garantindo esse selo, que se est usando um produto de aloe Vera de qualidade.

7 MAIS UMA PALAVRA... Sobre o emprego potencial do Forever Bright Toothgel na cura de ferimentos e no controle de doenas bucais, informa o Dr. Timothy E. Moore, D.D.S/M.S, P.C.: Est comprovado que a aloe Vera refora os mecanismos de defesa e possui uma gama de componentes que ajudam a combater as doenas periodontais e outros males bucais. Como peridentista que vem empregando a aloe Vera em diversas situaes nos ltimos 14 anos, em mais de 6000 pacientes documentados tratados com aplicaes dessa planta medicinal, tenho observado curas notveis, reduo de edemas e controle de dor. Existem 8 utilizaes principais da aloe Vera no tratamento dentrio: 1) Aplicaes diretamente nos locais de cirurgia peridentria. 2) Aplicaes nos tecidos da gengiva que tenham sido traumatizados ou arranhados por atrito com a escova de dente e a pasta dentifrcia, ferimentos causados por alimentos cidos, fio dental ou palito. 3) As queimaduras qumicas causadas por acidentes com aspirina so rapidamente aliviadas. 4) Sente-se grande bem-estar nos locais em que dentes foram extrados, e neles no se criam alvolos secos quando se aplica aloe Vera. 5) Melhoram-se graves leses bucais ao se aplicar diretamente a aloe Vera nas leses virticas de herpes, lceras aftosas, feridas de lceras gangrenosas a rachaduras que ocorrem nos cantos dos lbios. Abscessos nas gengivas so tambm minorados pelas aplicaes. 6) Outros males bucais de natureza crnica reagem bem ao Planus Lichen e ao Pnfigo Benigno. At mesmo problemas de gengiva associados a pacientes com AIDS e leucemia so suavizados. Igualmente, consegue-se melhorar a glositite migratria, a lngua geogrfica e a Sndrome da Boca em Fogo. 7) Pacientes com dentadura postia com arestas doloridas a dentaduras que se encaixam mal ou sejam apenas parciais podem beneficiar-se, pois a contaminao por fungos e bactrias reduz as irritaes inflamatrias. 8) A aloe Vera pode ser usada junto aos implantes dentrios, para controlar a inflamao resultante da contaminao bacteriana. Outras doenas bucais como candidase, gengivite descamativa, males vesiculbulos, leucemia monoctica aguda, problemas hematolgicos e nutricionais tambm reagem favoravelmente utilizao da aloe Vera. Isso ocorre at mesmo com a diabetes melitos, a Sndrome de Sjorgen, com pacientes na menopausa e com remdios que podem causar xerostomia ou boca seca. O interesse est crescendo nos Estados Unidos na medida em que pesquisadores esto se interessando por terapias alternativas, utilizando produtos naturais em oposio a agentes sintticos. Pesquisas sobre a aloe vera esto sendo realizadas nas universidades de Oklahoma, Baylor e Loma Linda. A aloe Vera tem um futuro ilimitado de novas aplicaes, e entendeu que, na odontologia, estamos apenas no limiar de promissora utilizao de procedimentos e benefcios anti-inflamatrios, antivirticos e imunolgicos para pacientes.

Das könnte Ihnen auch gefallen