Sie sind auf Seite 1von 29

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

Portaria n. 010, de 04 de janeiro de 2011

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO, no uso de suas atribuies, conferidas no 3 do artigo 4 da Lei n. 5.966, de 11 de dezembro de 1973, no inciso I do artigo 3 da Lei n. 9.933, de 20 de dezembro de 1999, e no inciso V do artigo 18 da Estrutura Regimental da Autarquia, aprovada pelo Decreto n 6.275, de 28 de novembro de 2007; Considerando a alnea f do subitem 4.2 do Termo de Referncia do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade, aprovado pela Resoluo Conmetro n. 04, de 02 de dezembro de 2002, que atribui ao Inmetro a competncia para estabelecer as diretrizes e critrios para a atividade de avaliao da conformidade; Considerando o Programa Setorial de Qualificao da Construo Civil (Planseq), implementado no mbito do Plano Nacional de Qualificao, do Ministrio do Trabalho e Emprego, em parceria com o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e com a Casa Civil; Considerando os interesses do Frum de Competitividade da Construo Civil, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; Considerando a necessidade de estimular a qualificao dos profissionais envolvidos na rea da construo civil, devido grande importncia que o setor representa, tanto para a economia como para o desenvolvimento e crescimento das cidades; Considerando a necessidade de estabelecer requisitos mnimos de desempenho para os profissionais da rea, objetivando a melhoria dos servios oferecidos na construo civil; Considerando a importncia de oferecer, aos profissionais que atuam no setor, a oportunidade de avaliar a sua competncia, por meio de um processo de avaliao da conformidade no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade-SBAC; Considerando a necessidade de o processo de certificao ser includente, aproveitando e equilibrando as diferentes escolaridades, experincias e capacitaes, bem como ser orientador do desenvolvimento profissional, proporcionando a quem exerce este ofcio assumir novos postos de trabalho; Considerando a demanda do setor, ao Inmetro, para a implementao do Programa de Avaliao da Conformidade para Profissionais da rea da Construo Civil e Urbanitrios como forma de estimular a qualificao dos profissionais envolvidos nestes setores, resolve baixar as seguintes disposies: Art. 1 Aprovar os Requisitos de Avaliao da Conformidade para Profissionais da rea da Construo Civil e Urbanitrios, disponibilizados no sitio www.inmetro.gov.br ou no endereo abaixo: Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade Dipac Rua da Estrela, n.67, 2 andar Rio Comprido

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

20251-900 Rio de Janeiro/RJ Art. 2 Cientificar que a Consulta Pblica, que colheu contribuies da sociedade em geral para a elaborao dos Requisitos ora aprovados, foi divulgada pela Portaria Inmetro n. 322, de 13 de agosto de 2010, publicada no Dirio Oficial da Unio de 17 de agosto de 2010, seo 01, pgina 62. Art. 3 Instituir, no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBAC, a certificao voluntria para Profissionais da rea da Construo Civil e Urbanitrios, a qual dever ser realizada por Organismo de Certificao de Pessoas OPC, acreditado pelo Inmetro, consoante o estabelecido nos Requisitos ora aprovados. Art. 4 Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio.

JOO ALZIRO HERZ DA JORNADA

REQUISITOS DE AVALIAO DA CONFORMIDADE PARA PROFISSIONAIS DA REA DA CONSTRUO CIVIL E URBANITRIOS

Anexo da Portaria Inmetro N 010 / 2011

Pg. 1 / 27

1. Objetivo Estabelecer os critrios para o Programa de Avaliao da Conformidade para Profissionais da rea da Construo Civil e Urbanitrios, com foco no desempenho, atravs do mecanismo de certificao voluntria, atendendo aos requisitos das Normas ABNT NBR das ocupaes correspondentes, visando melhoria dos servios oferecidos na rea da construo civil e urbanitrios.

2. Documentos Complementares ABNT NBR ISO/IEC 17000 ABNT NBR ISO/IEC 17024 ABNT NBR 15801 ABNT NBR 15825 Avaliao da Conformidade Vocabulrio e princpios gerais. Avaliao da Conformidade Requisitos gerais para organismos que realizam certificao de pessoas. Certificao de Pessoas Terminologia. Qualificao de pessoas para a construo civil Perfil profissional do assentador e do rejuntador de placas cermicas e porcelanato para revestimentos. Qualificao de pessoas para a construo civil Perfil profissional do instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia. Qualificao de pessoas no processo construtivo para edificaes Perfil profissional do impermeabilizador. Qualificao de pessoas no processo construtivo de edificaes Perfil profissional do instalador predial e de manuteno de tubulao de gs. Qualificao de pessoas no processo construtivo de edificaes Perfil profissional do operador de medidores de gs. Qualificao de pessoas no processo construtivo de edificaes Perfil profissional do instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs. Selos de Identificao da Conformidade.

ABNT NBR 15843

ABNT NBR 15896

ABNT NBR 15903

ABNT NBR 15904

ABNTNBR 15902

Manual de Aplicao

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

Portaria Inmetro n 179, de 16 de junho de 2009

Regulamento para o uso das marcas, dos smbolos de Acreditao, de reconhecimento da conformidade aos princpios das Boas Prticas de Laboratrio BPL e, dos Selos de Identificao do Inmetro.

Resoluo Conmetro n. 4, de 02 de dezembro de Dispe sobre a aprovao do Termo de Referncia do 2002 Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBAC e do Regimento Interno do Comit Brasileiro de Avaliao da Conformidade CBAC.

3. Siglas ABNT CBAC Cgcre CNPJ Conmetro Dqual IEC Inmetro ISO NBR OAC OPC RAC SBAC Associao Brasileira de Normas Tcnicas Comit Brasileiro de Avaliao da Conformidade Coordenao Geral de Acreditao Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Diretoria da Qualidade International Electrotechnical Commission Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial International Organization for Standardization Norma Brasileira Organismo de Avaliao da Conformidade Organismo de Certificao de Pessoas Requisitos de Avaliao da Conformidade Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade

4. Definies Para fins deste RAC, so adotadas as definies a seguir, complementadas pelas definies contidas nos documentos citados no captulo 2. 4.1 Acuidade visual Capacidade de discriminar dois pontos prximos como elementos separados, o que corresponde nitidez da viso. 4.2 Atitudes Atributos necessrios ao desempenho de uma tarefa, relacionados com caractersticas pessoais de comportamento, tais como concentrao, sociabilidade e comunicabilidade. 4.3 Cancelamento da certificao Encerramento da certificao antes do trmino do prazo de validade. O cancelamento pode ser o resultado, entre outras razes, da constatao de no conformidade da atuao do profissional certificado ou de sua vontade manifesta. 4.4 Candidato Pessoa que preencheu os pr-requisitos especificados que lhe permitem participar do processo de certificao. 4.5 Capacitao Profissional Iniciativa para dotar o candidato da ocupao profissional na qual pretende ser certificado de competncias estabelecidas na norma da ocupao correspondente e demais normas pertinentes.
2

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

4.6 Competncia Capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho, para obter ou superar os resultados esperados. 4.7 Conhecimento Saberes necessrios ao desempenho de uma tarefa, relacionados com a utilizao hbil de informaes, conceitos, teorias, normas, procedimentos, princpios, mtodos, tcnicas. 4.8 Corpos de prova Amostra usada no exame prtico. Nota: os corpos de prova devem ser representativos de trabalhos tpicos de cada ocupao na qual o candidato pretende ser certificado e podem incluir mais do que uma unidade, rea ou volume a ser produzido. 4.9 Escopo Ocupao(es) para a(s) qual(is) a certificao est sendo solicitada ou foi concedida. 4.10 Exame terico Exame na forma escrita ou oral sobre o escopo no qual o candidato est requerendo a certificao, incluindo o conhecimento de cdigos, tcnicas, normas, especificaes e critrios de aceitao. 4.11 Exame prtico Exame de conhecimentos e habilidades prticas, no qual o candidato demonstra a familiaridade e a habilidade de operar os equipamentos, utenslios, ferramentas e os corpos de prova, e de avaliao de atitudes do candidato. 4.12 Habilidades Atributos necessrios ao desempenho de uma tarefa, relacionados com caractersticas pessoais como percepo, coordenao motora, destreza ou capacidade intelectual. 4.13 Ocupao Conjunto articulado de funes, tarefas e operaes que constituem responsabilidades atribudas a um trabalhador na diviso social do trabalho no sistema produtivo. 4.14 Solicitante Pessoa que solicitou formalmente a inscrio em um processo de certificao e est aguardando a deciso referente anlise da solicitao pelo organismo certificador de que preencheu os prrequisitos especificados que lhe permitem participar do processo de certificao. 4.15 Suspenso da certificao Impedimento temporrio do uso da certificao de acordo com as regras do esquema de certificao. A suspenso pode ser o resultado, entre outras razes, da constatao de no conformidade da atuao do profissional certificado ou de sua vontade manifesta. 4.16 Urbanitrios Englobam os trabalhadores nas indstrias urbanas do setor de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica, os trabalhadores do setor de comercializao e distribuio do gs natural e do biogs, instalao e manuteno de redes em vias pblicas e ainda os trabalhadores do setor de gua, saneamento e meio ambiente em suas respectivas cadeias produtivas.

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

5 Etapas do Processo de Certificao 5.1 Descrio do Modelo de Certificao O mecanismo de avaliao da conformidade para profissionais da rea da construo civil e urbanitrios o da certificao voluntria, a ser conduzido por Organismo de Avaliao da Conformidade (OAC), doravante denominado Organismo de Certificao de Pessoas (OPC), devidamente acreditado no escopo deste RAC pela Cgcre/Inmetro. Os escopos de certificao deste RAC so as ocupaes e respectivas qualificaes dos profissionais da rea da construo civil e urbanitrios, assim caracterizadas:
a) Assentador e rejuntador de placas cermicas e porcelanato para revestimentos (Anexo B.1) a1) Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas e pisos internos e externos a2) Assentador de placas cermicas e porcelanato em fachadas a3) Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas, pisos internos e externos e fachadas a4) Rejuntador de placas cermicas e porcelanato b) Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia (Anexo B.2) b1) Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia bsico b2) Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia intermedirio b3) Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia avanado b4) Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia tcnico c) Impermeabilizador (Anexo B.3) c1) Impermeabilizador de sistemas rgidos c2) Impermeabilizador de membranas flexveis c3) Impermeabilizador de revestimento epoxdico c4) Impermeabilizador de mantas asflticas c5) Impermeabilizador de mantas termoplsticas d) Instalador predial e de manuteno de tubulao de gs (Anexo B.4) d1) instalador predial de tubulaes de gs d2) instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs e) Operador de medidores de gs (Anexo B.5) e1) leiturista e2) operador de medidores de gs f) Instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs (Anexo B.6) f1) operador convertedor de aparelhos a gs f2) instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs

5.2 Avaliao Inicial 5.2.1 Solicitao de incio de processo Para iniciar o processo de certificao, o solicitante deve formalizar inscrio ao OPC devendo constar anexadas as comprovaes dos requisitos estabelecidos no item 5.2.3 deste RAC. 5.2.2 Anlise da solicitao e da documentao O OPC deve analisar a possibilidade de atendimento da inscrio, bem como verificar as comprovaes encaminhadas. Caso seja verificada impossibilidade de atendimento, o OPC deve comunicar formalmente ao candidato com a justificativa e devolver toda a documentao encaminhada.
4

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

5.2.3 Requisitos para candidatos certificao 5.2.3.1 Escolaridade O candidato deve apresentar diploma ou certificado que comprove a escolaridade de acordo com o estabelecido no anexo B para cada ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. 5.2.3.2 Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional de acordo com o estabelecido no anexo B para cada ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. 5.2.3.3 Capacitao Profissional O candidato deve comprovar ter realizado capacitao profissional de acordo com o estabelecido no anexo B para cada ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. 5.2.3.4 Acuidade visual 5.2.3.4.1 O candidato deve comprovar que possui acuidade visual satisfatria, atravs de atestado mdico, que cite explicitamente o atendimento aos requisitos estabelecidos no anexo B para cada ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. 5.2.3.4.2 A acuidade visual deve ser comprovada a cada 12 (doze) meses. 5.2.4 Exame O candidato deve ser submetido ao exame de acordo com o estabelecido no anexo B para a ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. 5.2.4.1 Exame Terico 5.2.4.1.1 O candidato deve ser submetido inicialmente ao exame terico, quando aplicvel. Para certificao, deve obter o mnimo de 70% (setenta por cento) de acertos no exame terico. 5.2.4.1.2 Aps aprovao, o candidato encaminhado para a realizao do exame prtico. 5.2.4.2 Exame Prtico 5.2.4.2.1 Para a realizao do exame prtico, o OPC deve utilizar os equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos, materiais e outros de acordo com o estabelecido no anexo B para a ocupao e respectiva qualificao profissional na qual pretende ser certificado. Para certificao, o candidato deve obter o desempenho mnimo de 80% (oitenta por cento) de acertos no exame prtico. 5.2.4.2.2 O candidato deve demonstrar conhecimento e habilidades nos seguintes itens: a) funcionamento dos equipamentos utilizados; b) domnio das boas prticas do uso dos materiais empregados, dos critrios de aceitao dos servios realizados, da sua manipulao e preparo, incluindo dos acessrios, dispositivos e padres contemplando aspectos de higiene e segurana no trabalho. 5.2.5 Orientao tcnico-pedaggica Imediatamente aps a realizao do exame prtico o candidato deve submeter-se a uma orientao tcnico-pedaggica, realizada por um profissional qualificado, tal como pedagogo, psiclogo, instrutor ou examinador, que reporte ao avaliado os resultados e os seus pontos fortes e de melhoria.
5

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

5.2.6 Reexame 5.2.6.1 Caso o candidato no obtenha aproveitamento em algum exame, pode refaz-lo por at duas vezes, desde que o faa em um prazo mximo de 12 (doze) meses, a contar da data da orientao tcnico-pedaggica. 5.2.6.2 Caso o candidato no obtenha a certificao durante o perodo de 12 (doze) meses, somente poder iniciar novo processo de certificao aps 2 (dois) meses. 5.2.7 Emisso do Atestado de Conformidade 5.2.7.1 A emisso do Atestado de Conformidade somente deve ser concedida ao candidato que obtiver atendimento pleno aos critrios deste RAC aplicveis para cada ocupao a qual pretende ser certificado. 5.2.7.2 O instrumento formal de emisso do Atestado de Conformidade deve conter, no mnimo: a) nome do profissional certificado; b) nmero de registro do OPC; c) data da certificao; d) data da expirao do certificado; e) escopo da certificao; f) Norma ABNT NBR correspondente cada ocupao; g) nome, logo do OPC e assinatura do seu responsvel; h) mecanismo de avaliao da conformidade; i) Selo de Identificao da Conformidade; j) identificao unvoca do Certificado (nmero do Certificado). 5.2.7.3 O OPC deve disponibilizar o Atestado de Conformidade ao candidato no prazo mximo de 15 dias, aps a realizao da orientao tcnico-pedaggica. 5.2.8 Validade da certificao A certificao do profissional em qualquer escopo tem um prazo de validade de 60 (sessenta) meses, a contar da data da emisso do certificado. 5.3 Avaliao de Manuteno 5.3.1 A cada 12 (doze) meses o profissional deve fornecer ao OPC atestado mdico comprovando acuidade visual relativa ocupao para o qual obteve a certificao, quando aplicvel. 5.3.2 O profissional certificado deve apresentar, decorrido 30 meses (metade do perodo de certificao), um relatrio contendo as seguintes informaes: 5.3.2.1 Identificao pessoal a) n. do registro de certificao; b) nome completo; c) endereo; d) contatos telefnicos (rede fixa, rede mvel, fax); e) e-mail (caso o possua).

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

5.3.2.2 Experincia profissional Para comprovao da continuidade da atuao do profissional certificado, ele deve ter trabalhado na ocupao do escopo do Atestado de Conformidade durante pelo menos 40% (quarenta por cento) do tempo previsto para a manuteno, ou seja, 12 meses, demonstrado atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado. 5.3.3 Tratamento de no conformidades no processo de Avaliao de Manuteno 5.3.3.1 Caso seja identificada alguma no-conformidade relativa certificao do profissional no momento da Avaliao de Manuteno, esta deve ser registrada no Relatrio de Avaliao de Manuteno e o profissional certificado tem prazo acordado com o OPC para o cumprimento das aes corretivas, desde que no exceda o limite de 30 (trinta) dias corridos. A prorrogao do prazo pode ser acordada desde que formalmente solicitada pelo profissional certificado, sendo apresentada justificativa e tendo sido considerada sua pertinncia pelo OPC. Caso as aes corretivas no sejam cumpridas o profissional certificado tem a sua certificao suspensa. 5.3.3.2 No caso de suspenso da certificao, o profissional tem prazo acordado com o OPC para o cumprimento das aes corretivas, desde que no exceda o limite de 30 (trinta) dias corridos; caso contrrio sua certificao cancelada e o profissional somente poder iniciar novo processo de certificao aps 2 (dois) meses. A prorrogao do prazo pode ser acordada desde que formalmente solicitada pelo profissional certificado, sendo apresentada justificativa e tendo sido considerada sua pertinncia pelo OPC. 5.3.4 Emisso do Atestado de Manuteno da Conformidade Cumpridos todos os requisitos exigidos no item 5.3 deste RAC, o OPC deve decidir sobre a revalidao da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade. 5.4 Recertificao 5.4.1 O profissional pode ser recertificado, aps o final do prazo de validade do certificado ao atender satisfatoriamente aos seguintes requisitos: a) apresentar atestado de acuidade visual referente ao ltimo perodo de 12 (doze) meses, quando aplicvel; b) comprovar a continuidade da atuao do profissional certificado por meio de trabalho em cada ocupao do escopo certificado durante pelo menos 40% (quarenta por cento) do tempo previsto contados a partir da avaliao de manuteno, demonstrado atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado; c) realizar um exame prtico para avaliar a competncia para conduzir o trabalho dentro do escopo da certificao; d) realizar um exame terico, quando aplicvel, caso haja mudana significativa de alguma Norma Tcnica de referncia, em conformidade com a verso vigente da Norma; 5.4.2 Caso o profissional no obtenha um desempenho de, no mnimo, 80% (oitenta por cento) no(s) exame(s) de recertificao, ele deve se inscrever para uma nova certificao, somente aps o perodo de 6 (seis) meses. 5.4.3 A emisso do Atestado de Conformidade somente deve ser concedida ao profissional certificado que obtiver atendimento pleno aos critrios do item 5.4 deste RAC aplicveis para cada qualificao profissional na qual foi recertificado. 5.4.4 O instrumento formal de emisso do Atestado de Conformidade deve conter, no mnimo, os requisitos especificados no item 5.2.7.2, observando a validade estabelecida no item 5.2.8.
7

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

5.5 Tratamento de reclamaes 5.5.1 O OPC deve dispor de uma sistemtica para o tratamento de reclamaes, contemplando os seguintes requisitos: a) sistemtica para tratamento das reclamaes, assinada pela alta direo, que evidencie que: valoriza e d efetivo tratamento s reclamaes apresentadas por seus clientes; conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se s penalidades previstas nas leis, especificamente na Lei n. 8078/1990; analisa criticamente os resultados, bem como toma as providncias devidas, em funo das estatsticas das reclamaes recebidas; define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamaes; compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamao encaminhada pelo Instituto, no prazo estabelecido; b) sistemtica para o tratamento de reclamaes de seus clientes contendo o registro de cada uma das reclamaes, o tratamento dado e o estgio do momento; c) indicao formal de pessoa ou equipe, devidamente capacitada e com liberdade para o tratamento das reclamaes; d) nmero de telefone ou outros meios para atendimento s reclamaes e formulrio de registro de reclamaes. 5.5.2 O OPC deve ainda realizar, anualmente, uma anlise crtica das reclamaes recebidas e evidncias da implementao das correspondentes aes corretivas, bem como das oportunidades de melhorias.

6 Autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade 6.1 Concesso da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade 6.1.1 A autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade s deve ser concedida mediante assinatura do contrato entre o OPC e o candidato, e aps a consolidao e aprovao no(s) exame(s) previsto(s) neste RAC. 6.1.2 O instrumento que concede a autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade o Atestado da Conformidade definido no item 5.2.7. 6.1.3 A concesso da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade de responsabilidade do OPC. 6.1.4 A autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade est atrelada validade da certificao concedida. 6.1.5 A autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade no transfere, em nenhum caso, a responsabilidade do profissional certificado para o Inmetro ou para o OPC. 6.2 Manuteno da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade 6.2.1 A manuteno da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade est condicionada inexistncia de no-conformidades aps a avaliao de manuteno.
8

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

6.3 Suspenso e cancelamento da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade 6.3.1 A suspenso do Atestado de Conformidade est atrelada ao descumprimento de quaisquer dos requisitos estabelecidos neste RAC e implica na suspenso da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade e de toda e qualquer publicidade que tenha relao com o mesmo. A interrupo da suspenso est condicionada comprovao, por parte do profissional certificado, da correo das no-conformidades que deram origem suspenso, conforme item 5.3.3.1. 6.3.2 No caso de cancelamento do Atestado de Conformidade, fica cancelada a autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade e de toda e qualquer publicidade que tenha relao com o mesmo, conforme item 5.3.3.2. 6.3.3 O profissional certificado que tenha a sua autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade cancelada s pode retornar ao sistema aps a realizao do processo completo de certificao. 7 Selo de Identificao da Conformidade O Selo de Identificao da Conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade (SBAC), tem por objetivo identificar que o profissional foi submetido ao processo de certificao e atendeu aos requisitos contidos neste RAC aplicveis para cada ocupao na qual foi certificado. 7.1 Aplicao O modelo de Selo de Identificao da Conformidade, especificado no Anexo A deste RAC, deve ser impresso no Atestado de Conformidade. 7.2 Especificao 7.2.1 O uso do Selo de Identificao da Conformidade deve observar integralmente as determinaes da Portaria Inmetro n 179, de 16 de junho de 2009. 7.2.2 Para efeito de aplicao e especificao do Selo de Identificao da Conformidade, devem ser consideradas as orientaes do Manual de Aplicao dos Selos de Identificao da Conformidade, disponvel no stio do Inmetro. 7.2.3 As especificaes do modelo de Selo de Identificao da Conformidade esto definidas no anexo A deste RAC. 8 Penalidades

8.1 O profissional certificado que fizer uso indevido do Selo de Identificao da Conformidade est sujeito s penalidades, de acordo com o estabelecido na Portaria Inmetro n 179, de 16 de junho de 2009. 8.2 A Empresa, qual o profissional certificado esteja vinculado, que fizer uso indevido do Selo de Identificao da Conformidade esta sujeita s penalidades, de acordo com o estabelecido na Portaria Inmetro n 179, de 16 de junho de 2009.

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

Responsabilidades e obrigaes

9.1 Do Profissional Certificado 9.1.1 Atender todas as condies estabelecidas na norma ABNT NBR correspondente ocupao do escopo certificado, nas disposies legais e nas disposies contratuais referentes obteno e manuteno da Certificao, independente de sua transcrio. 9.1.2 Atender as decises pertinentes certificao tomadas pelo OPC, recorrendo, em ltima instncia, ao Inmetro, nos casos de reclamaes e apelaes. 9.1.3 Manter as condies que serviram de base para a obteno da certificao, informando, previamente ao OPC, sobre qualquer modificao que possa afetar essas condies. 9.1.4 Deixar claro o significado da certificao obtida, ao fazer referncia a ela, isto , que possui uma certificao profissional da ocupao para qual foi certificado em conformidade com a norma ABNT NBR correspondente. 9.1.5 No caso de suspenso ou do cancelamento da autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade, o profissional deve cessar o uso do Selo de Identificao da Conformidade e toda e qualquer publicidade que tenha relao com o mesmo, de acordo com o estabelecido pela Portaria Inmetro n 179, de 16 de junho de 2009. 9.2 Do OPC 9.2.1 Implementar o Programa de Avaliao da Conformidade, previsto neste RAC, conforme os requisitos aqui estabelecidos, dirimindo obrigatoriamente as dvidas com o Inmetro. 9.2.1.1 Assegurar que o exame realizado capaz de avaliar as competncias definidas na norma ABNT NBR correspondente ocupao do escopo certificado e que, em particular o exame prtico, preparado de modo a permitir a aplicao das boas prticas profissionais vigentes e a adequada avaliao do candidato quanto ao domnio das mesmas. 9.2.2 Disponibilizar no banco de dados do OPC a relao das certificaes emitidas, bem como a suspenso e o cancelamento das mesmas, no prazo mximo de 05 dias corridos. 9.2.3 Disponibilizar ao Inmetro, caso o mesmo solicite, as informaes contidas no banco de dados do OPC referentes s certificaes emitidas, bem como a suspenso e o cancelamento das mesmas. 9.2.4 Apresentar de forma imediata e transparente ao profissional certificado as informaes inerentes ao processo de certificao. 9.2.5 Comunicar formalmente ao profissional certificado caso haja suspenso ou cancelamento da sua certificao. 9.2.6 Responsabilizar-se pela implementao do Programa de Avaliao da Conformidade definido neste RAC. 9.2.7 Repassar ao profissional certificado as exigncias estabelecidas pelo Inmetro que o impactem, principalmente quanto ao uso correto do Selo de Identificao da Conformidade.
10

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

9.2.8 Manter registros sobre os candidatos aprovados na primeira ou em outras tentativas do exame, bem como o percentual de desempenho no mesmo, por tipo de exame (terico e prtico) e por assunto, em especial do exame terico. 9.2.9 Dispor de banco de dados de questes tericas e prticas que, aleatoriamente sorteadas, minimizem vcios nos exames como frequentes repeties das questes, evitando o conhecimento prvio das mesmas pelo candidato. 9.2.10 No permitir que o candidato fique de posse das questes. 9.2.11 Avaliar, disponibilizar e manter registro atualizado dos Organismos de Treinamento que promovam programas de capacitao profissional para cada ocupao, escopo deste RAC, com foco na ementa de programao, carga horria, corpo docente, calendrio de oferecimento e referencial bibliogrfico recomendado. 9.3 Do Inmetro 9.3.1 Avaliar durante a auditoria o banco de questes tericas e prticas e os registros de avaliao dos Organismos de Treinamento. 9.3.2 Prestar os esclarecimentos necessrios ao OPC e, quando necessrio pessoa certificada, para a consecuo dos objetivos do Programa de Avaliao da Conformidade.

11

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

ANEXO A MODELO DE ATESTADO COM SELO DE IDENTIFICAO DA CONFORMIDADE O Selo de Identificao da Conformidade deve ser colocado em local de fcil visualizao no atestado.

FIGURA 1 Modelo de Atestado

12

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

ANEXO B
REQUISITOS PARA CANDIDATOS CERTIFICAO POR OCUPAO

B.1 Assentador e rejuntador de placas cermicas e porcelanato para revestimentos B.1.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.1.2 Experincia e Capacitao profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou experincia e capacitao profissional como parte dos pr-requisitos para ingressar no processo de certificao conforme especificado abaixo: B.1.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, de acordo com o quadro abaixo. B.1.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional ou Empresas Fabricantes do produto), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 16 horas, de acordo com o quadro abaixo.
Escolaridade Qualificao
Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas e pisos internos e externos

Alfabetizao

Ensino Fundamental I 10 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 13

Ensino Fundamental II 08 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional

Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo 06 meses de experincia na qualificao ou 04 meses de experincia e capacitao profissional

Assentador de placas cermicas e porcelanato em fachadas

Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas, pisos internos e externos e fachadas

Rejuntador de placas cermicas e porcelanato

12 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou 04 meses de experincia e capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou 04 meses de experincia e capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou 04 meses de experincia e capacitao profissional

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.1.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico. B.1.4 Exames B.1.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos nas Normas, quando aplicvel para a qualificao profissional na qual pretende ser certificado: ABNT NBR 13753, Revestimento de piso interno ou externo com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante - Procedimento. ABNT NBR 13754, Revestimento de paredes internas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante - Procedimento. ABNT NBR 13755, Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento. ABNT NBR 15463, Placas cermicas para revestimento Porcelanato. ABNT NBR 15825, Qualificao de pessoas para a construo civil Perfil profissional do assentador e do rejuntador de placas cermicas e porcelanato para revestimentos. B.1.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos nas Normas referenciadas no item B.1.4.1 e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.1.5, por qualificao profissional. B.1.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) So os seguintes os meios de trabalho exigveis para as diferentes qualificaes profissionais:

Meios de trabalho

Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas e pisos internos e externos


X X X X X X X X X X X X X X X X

Assentador de placas cermicas e porcelanato em fachadas


X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas, pisos internos e externos e fachadas
X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Rejuntador de placas cermicas e porcelanato


X X X X X X X X X X X X X X

Bota de segurana Capacete culos de segurana Cinto de segurana tipoparaquedista Luva de ltex Andaime Aplicador de Mastique Arco de serra Balancim Balde de plstico Bloco de espuma Broxa Caneta, lpis ou similar Calculadora Colher de pedreiro Cortadores de videa manuais Desempenadeira de ao denteada Desempenadeira de madeira

14

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

(continuao)
Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas e pisos internos e externos Assentador de placas cermicas e porcelanato em fachadas Assentador de placas cermicas e porcelanato em paredes internas, pisos internos e externos e fachadas

Meios de trabalho

Rejuntador de placas cermicas e porcelanato

Desempenadeira emborrachada Escova de ao Escova de Nylon Espaadores Esptula plstica Esquadros Estilete Fita Crepe Folha de serra Furadeira eltrica Gabarito para corte de cantoneira Lpis de carpinteiro Lima para alumnio Linha de nylon Macete de borracha Martelo de unha Marreta Metro Nvel (Exemplo: de bolha; de madeira; mangueira ou laser) P de lixo Panos Ponteiro Prego de ao Prumo Recipiente graduado Rgua de alumnio Riscador de vdea Rodo Serra copo Serra eltrica porttil com disco de corte diamantado Suporte de rgua Talhadeira Torqus Trava queda Trena Vasilhame para mistura de argamassa colante Vasilhame para mistura de argamassa de rejuntamento Vassoura Ventosa X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X

X X

X X X

X X X X

15

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.2 Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia B.2.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.2.2 Experincia e Capacitao profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou capacitao profissional ou experincia e capacitao profissional como parte dos pr-requisitos para ingressar no processo de certificao, conforme especificado abaixo: B.2.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, de acordo com o quadro abaixo. B.2.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional, Empresas Fabricantes do produto), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 16 horas, de acordo com o quadro abaixo.
Escolaridade Alfabetizao Qualificao Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia Bsico 12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel bsico 24 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel intermedirio 24 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel avanado 60 meses de experincia na qualificao e capacitao profissional nvel tcnico Ensino Fundamental I 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel bsico 20 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel intermedirio 20 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel avanado 48 meses de experincia e capacitao profissional nvel tcnico Ensino Fundamental II 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel bsico 16 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel intermedirio 16 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel avanado 36 meses de experincia na qualificao e capacitao profissional nvel tcnico Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo 06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel bsico

Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia Intermedirio

12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel intermedirio

Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia Avanado

12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional nvel avanado

Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia Tcnico

24 meses de experincia na qualificao e capacitao profissional nvel tcnico

B.2.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico.
16

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.2.4 Exames B.2.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 14833-2, Revestimento de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Parte 2: Procedimentos para aplicao e manuteno. O candidato Instalador de Pisos Laminados Melamnicos de Alta Resistncia Tcnico deve ainda demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 14833-1, Revestimento de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Parte 1: Requisitos, caractersticas, classes e mtodos de ensaio. B.2.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 14833-2, Revestimento de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Parte 2: Procedimentos para aplicao e manuteno e na Norma ABNT NBR 15843, Qualificao de pessoas para a construo civil Perfil profissional do instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia, e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.2.5. B.2.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) So os seguintes os meios de trabalho exigveis para as diferentes qualificaes profissionais:

17

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

Meios de trabalho
culos de segurana Protetor Auricular Protetor respiratrio (Mscara de proteo) Bota de Segurana Luvas de raspa Capacete Espaadores Barra (alavanca metlica) Bloco batente Cinta de Trao Alicate Universal Chave de fenda Arco para Serra e Serra Esptula Esquadro Metlico Estilete Formo Grosa Lima Lpis de Marceneiro Martelo Martelo de Borracha Nvel Prego de Ao Puno (sacador de pino) Serrote Metro Serra Meio-Esquadria (manual) Plaina (manual) Suta (esquadro mvel) Trena Extenso Eltrica Fio de Nylon Vassoura P de Lixo Sacos de Lixo Pano Balde Lixa Serra Tico-Tico Serra Circular Serra Meio-Esquadria (eltrica) Furadeira de Impacto Tupia Trilho Serra Circular Serra-Copo Esmerilhadeira

Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Bsico


X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Intermedirio


X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Avanado


X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Instalador de pisos laminados melamnicos de alta resistncia Tcnico


X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X

X X

X X X X X

X X

18

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.3 Impermeabilizador B.3.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.3.2 Experincia e Capacitao profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou capacitao profissional como parte dos prrequisitos para ingressar no processo de certificao conforme especificado abaixo: B.3.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, de acordo com o quadro abaixo. B.3.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional, Empresas Fabricantes do produto), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 08 horas para cada qualificao, de acordo com o quadro abaixo.

Escolaridade Qualificao Impermeabilizador de sistemas rgidos

Alfabetizao

Ensino Fundamental I 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

Ensino Fundamental II 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo 06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

Impermeabilizador de membranas flexveis

Impermeabilizador de revestimento epoxidico

Impermeabilizador de mantas asflticas

Impermeabilizador de mantas termoplsticas

12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional

B.3.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico.
19

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.3.4 Exames B.3.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 9574, Execuo de impermeabilizao, para a qualificao pretendida. B.3.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15896, para a qualificao pretendida, e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.3.5. B.3.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) So os seguintes os meios de trabalho exigveis para as diferentes qualificaes profissionais:
Meios de trabalho
Bota de segurana Capacete culos de segurana Cinto de segurana tipo-paraquedista Mscara semi-facial com filtro para vapores orgnicos Mangotes Avental de raspa Perneiras de raspa Luva de raspa manga longa Aquecedor de asfalto eltrico ou a gs Argamassadeira Botijo de gs Broxa Carrinho de mo Cavadeira de bola Colher de pedreiro Desempenadeira de madeira Desempenadeira metlica Desempenadeira metlica de canto Enxada Escovas de ao Estilete Exaustor Faca Maarico para GLP Mquina de furar Mquina de hidrojato Mquina pneumtica para projetar de argamassa Mquina serra mrmore Marreta Martelo de borracha Masseira Metro Nvel de bolha P

Impermeabilizador de sistemas rgidos


X X X X X X X X X

Impermeabilizador de membranas flexveis


X X X X X X X X X

Impermeabilizador de revestimento epoxidico


X X X X X X X X X

Impermeabilizador de mantas asflticas


X X X X X X X X X X

Impermeabilizador de mantas termoplsticas


X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X

X X

X X X X

X X X X

X X X X

X X

20

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

(continuao)
Meios de trabalho
Pistola para aplicao de mastique Ponteiro Porta masseira metlica Prumo de face Rgua de alumnio Rgua de nvel Rodo Rolete de borracha (para cantos) Rolo de espuma para pintura texturizada

Impermeabilizador de sistemas rgidos


X X X X X X X

Impermeabilizador de membranas flexveis


X X X X X X

Impermeabilizador de revestimento epoxidico


X X X X X X

Impermeabilizador de mantas asflticas


X X X X X X

Impermeabilizador de mantas termoplsticas


X X X X X X X

Rolo de l de carneiro Talhadeira Tesoura Trena metlica Trincha Vassoura de mupi ou broxa de pita Vassoura de piaava

X X X X

X X X X X

X X X X

X X X X

X X X

21

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.4 Instalador predial e de manuteno de tubulao de gs B.4.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.4.2 Experincia e Capacitao Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou experincia e capacitao profissional como parte dos pr-requisitos para ingressar no processo de certificao, conforme especificado abaixo: B.4.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, de acordo com o quadro abaixo. B.4.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso de qualificao, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento de reconhecido prestgio (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional ou Empresas Fabricantes de equipamentos e aparelhos), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 80 horas, para cada qualificao, de acordo com o quadro abaixo.
Escolaridade Alfabetizao Qualificao 72 meses de experincia na qualificao ou 60 meses de experincia na qualificao e capacitao profissional em instalador predial de tubulaes de gs 36 meses de experincia na qualificao ou 24 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial de tubulaes de gs 48 meses de experincia na qualificao ou 36 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs ou 42 meses de experincia como instalador predial de tubulaes de gs e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs 22 24 meses de experincia na qualificao ou 12 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial de tubulaes de gs Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo

Instalador predial de tubulaes de gs

12 meses de experincia ou 08 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial de tubulaes de gs

Instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs

36 meses de experincia na qualificao ou 24 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs ou 30 meses de experincia como instalador predial de tubulaes de gs e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs

18 meses de experincia na qualificao ou 12 meses de experincia e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs ou 15 meses de experincia como instalador predial de tubulaes de gs e capacitao profissional em instalador predial e de manuteno de tubulaes de gs

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.4.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico. B.4.4 Exames B.4.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15903, para a qualificao pretendida. B.4.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15903, para a qualificao pretendida, e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.4.5. B.4.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) O candidato deve demonstrar competncia no reconhecimento e uso dos meios de trabalho, para a qualificao pretendida, conforme estabelecido na Norma ABNT NBR 15903.

23

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.5 - Operador de medidores de gs B.5.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.5.2 Experincia e Capacitao Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou capacitao profissional ou experincia e capacitao profissional como parte dos pr-requisitos para ingressar no processo de certificao, conforme especificado abaixo: B.5.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, de acordo com o quadro abaixo. B.5.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso de qualificao, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento de reconhecido prestgio (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional ou Empresas Fabricantes de equipamentos e aparelhos), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 12 horas para a qualificao de leiturista e 36 horas para a qualificao de operador de medidores de gs, de acordo com o quadro abaixo.

Escolaridade Ensino Fundamental I Qualificao Leiturista 06 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 12 meses de experincia na qualificao ou 08 meses de experincia e capacitao profissional 05 meses de experincia na qualificao ou capacitao profissional 10 meses de experincia na qualificao ou 06 meses de experincia e capacitao profissional Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo 04 meses de experincia ou capacitao profissional 08 meses de experincia na qualificao ou 04 meses de experincia e capacitao profissional

Operador de medidores de gs

B.5.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico. B.5.4 Exames B.5.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15904, para a qualificao pretendida. B.5.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15904, para a qualificao pretendida, e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.5.5.
24

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.5.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) O candidato deve demonstrar competncia no reconhecimento e uso dos meios de trabalho, para a qualificao pretendida, conforme estabelecido na Norma ABNT NBR 15904.

25

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.6 - Instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs B.6.1 Escolaridade O candidato deve comprovar, mediante a apresentao de diploma ou certificado, o atendimento aos requisitos mnimos de escolaridade, de acordo com o quadro abaixo. B.6.2 Experincia e Capacitao Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional ou experincia e capacitao profissional como parte dos pr-requisitos para ingressar no processo de certificao, conforme especificado abaixo: B.6.2.a Experincia Profissional O candidato deve comprovar experincia profissional na qualificao pretendida atravs de declarao de contratante, cpia da carteira profissional ou comprovao de servio executado, conforme quadro abaixo. B.6.2.b Capacitao Profissional O candidato deve comprovar formalmente ter realizado capacitao profissional atravs de curso de qualificao, treinamento ou de aperfeioamento ministrado por Organismos de Treinamento de reconhecido prestgio (Associao Setorial, Entidade de Classe, Entidade de Formao e de Educao Profissional ou Empresas Fabricantes de equipamentos e aparelhos), cujo somatrio da capacitao profissional apresente carga horria mnima de 80 horas, para cada qualificao, de acordo com o quadro abaixo.
Escolaridade Ensino Fundamental I Qualificao 36 meses de experincia na qualificao ou 24 meses de experincia e capacitao profissional em operador convertedor de aparelhos a gs 36 meses de experincia na qualificao ou 24 meses de experincia e capacitao profissional em instalador convertedor mantenedor de aparelhos a gs ou 30 meses de experincia como operador convertedor de aparelhos a gs e capacitao profissional em instalador convertedor mantenedor de aparelhos a gs 24 meses de experincia na qualificao ou 12 meses de experincia e capacitao profissional em operador convertedor de aparelhos a gs 24 meses de experincia na qualificao ou 12 meses de experincia e capacitao profissional em instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs ou 16 meses de experincia como operador convertedor de aparelhos a gs e capacitao profissional em instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II com curso Profissionalizante na rea ou Ensino mdio completo 12 meses de experincia ou 06 meses de experincia e capacitao profissional em operador convertedor de aparelhos a gs 12 meses de experincia na qualificao ou 08 meses de experincia e capacitao profissional em instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs ou 10 meses de experincia como operador convertedor de aparelhos a gs e capacitao profissional em instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs

operador convertedor de aparelhos a gs

instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gs

B.6.3 Acuidade Visual O candidato deve comprovar que possui acuidade visual, natural ou corrigida, satisfatria, tanto para a viso prxima quanto para a viso longnqua, atravs de atestado mdico.

26

ANEXO DA PORTARIA INMETRO N 010/ 2011

B.6.4 Exames B.6.4.1 Terico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15902, para a qualificao pretendida. B.6.4.2 Prtico O candidato deve demonstrar competncia de acordo com os requisitos estabelecidos na Norma ABNT NBR 15902, para a qualificao pretendida, e no reconhecimento e uso dos meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) descritos no item B.6.5. B.6.5 Meios de trabalho (equipamentos, mquinas, ferramentas, instrumentos) O candidato deve demonstrar competncia no reconhecimento e uso dos meios de trabalho, para a qualificao pretendida, conforme estabelecido na Norma ABNT NBR 15902.

27

Das könnte Ihnen auch gefallen