Sie sind auf Seite 1von 16

AA TICA UTILITARISTA DE

JOHN STUART MILL


Srgio Luiz Bezerra Trindade1

RESUMO Aborda as idias polticas e morais de John Stuart Mill, que trouxeram refinamento s proposies de J. Bentham. Mill distinguia as qualidades de prazer, demonstrando que a felicidade no apenas uma questo da quantidade de prazer produzido. Assim a liberdade no poderia ser pensada como um dado absoluto. Se os atos de um indivduo podem afetar outros indivduos, a liberdade s poderia ser completa quando as aes de um indivduo no tivessem relao com outras pessoas. As idias sobre poltica e economia de Mill no podem ser pensadas dissociadas daquelas referentes tica. Palavras-chave: Idias Polticas. John Stuart Mill.

JOHN STUART MILLS UTILITARIAN ETHICS ABSTRACT This paper is an approach to John Stuart Mills moral and political ideas that refined J. Benthams propositions. Mill used to distinguish the qualities of pleasure, showing that happiness was not only a matter of quantity of pleasure produced. Thus, freedom could not be thought as absolute. If the actions of an individual can affect other individuals, freedom could only be complete when the individuals action has not relation to someone else. Mills ideas about politics and economy cannot be separate from those referent to ethics. Keywords: Political Ideas. John Stuart Mill.

Mestre em Cincias Sociais, Prof. da FARN. E-mail: slbtrindade@yahoo.com.br

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

93

94

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

O propsito deste trabalho apresentar a tica Utilitarista de John Stuart Mill, procurando relacionar, de forma sinttica, os vrios temas sobre os quais escreveu o autor, destacando as suas idias sobre tica, poltica e economia. A tica uma cincia ou teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.Tal definio, ressaltando o carter cientfico da tica, exige uma abordagem igualmente cientfica dos problemas morais. A tica um ramo da Filosofia, Filosofia Moral, ou pensamento filosfico sobre a moralidade, os problemas morais e os juzos morais. Essa noo implica o modelo de pensamento desenvolvido por Scrates na Apologia. Tomando como referncia o trabalho de Leclercq (1967), podemos distinguir trs tipos de pensamento que, de certa forma, se relacionam com a moralidade. Vejamos: 1) H um tipo de pensamento normativo, como o de Scrates na Apologia e no Crton, a que se entrega toda pessoa que pergunta o que certo ou bom. 2) H o tipo de pensamento analtico, crtico ou meta-tico. Consiste em propor e buscar responder questes lgicas, epistemolgicas ou semnticas. Mill aventurou-se por esse terreno. 3) Por ltimo, h um tipo de investigao emprica e descritiva, histrica ou cientfica, desenvolvida por historiadores, psiclogos, antroplogos e socilogos. O objetivo, aqui, descrever ou explicar os fenmenos morais ou construir uma teoria da natureza humana que diga respeito a questes ticas. Este o tipo desenvolvido por John Stuart Mill. As idias polticas e morais de John Stuart Mill tm atrado cada vez maior interesse. No seu livro Utilitarismo (MILL, 2000), ele aperfeioou as idias utilitaristas de Bentham, abordando-as no somente como simples quantificao, mas inserindo a idia de qualidade. A felicidade no seria simplesmente quantidade de prazer produzido; deveria ser analisada tambm a qualidade do prazer conquistado. Tambm foi Mill o responsvel pela distino entre utilitarismo de ato e utilitarismo de regra. No utilitarismo de ato, o clculo sobre o maior saldo de felicidade sobre a infelicidade feito na base do que resultar da realizao de um ato dado. No utilitarismo de regra, o clculo feito na base do que advir da observncia ou no de uma regra. Mill argumenta que a contribuio de certas regras felicidade geral que justifica nossa observncia delas. Tal argumentao vai ao encontro de suas idias acerca da liberdade. De acordo com Mill nA Liberdade (2000), a liberdade no absoluta; por isso mesmo formulou os limites mesma. Deve haver total liberdade para os homens realizarem o que no tem relao com outras pessoas. Porm, deve haver limites nos casos em que houvesse relao com outras pessoas. Os limites, de acordo com Mill, residem em saber se os atos de uma pessoa afetam ou no as demais. A liberdade mesma consiste em dar satisfao a desejos que so genuinamente do indivduo e tentar buscar o desenvolvimento e o curso de sua prpria natureza.

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

95

Buscando compreender as vrias facetas da tica Utilitarista de Mill, procuramos relacionar trs ramos de conhecimento a que se dedicou o mestre ingls: a Economia, a Poltica e a tica. Nascido na Inglaterra, em 1806, John Stuart Mill teve uma educao esmerada, mesmo no freqentando, formalmente, qualquer escola nem universidade. Em sua Autobiografia, declarou que seu desenvolvimento intelectual foi obra, basicamente, de duas pessoas: James Mill (seu pai) e Harriet (sua esposa)2. Mill viveu num dos momentos mais instigantes e revolucionrios da histria da humanidade, tendo a maior parte de sua vida transcorrido na primeira metade do sculo XIX. A gnese dos acontecimentos mais marcantes daquele perodo pode ser localizada na segunda metade do sculo XVIII com o advento da Revoluo Industrial e, segundo o historiador britnico Hobsbawn (1986, p. 13-21): nenhuma mudana na vida humana, desde a inveno da agricultura, da metalurgia e do surgimento das cidades no neoltico foi to profunda como o advento da industrializao. Os resultados mais profundos destas transformaes so largamente conhecidos: a ascenso da burguesia ao poder, o surgimento e crescimento do proletariado e a universalizao da economia em bases monetrias. Concomitantemente s transformaes na economia e na sociedade, ocorreram transformaes significativas na poltica, principalmente no que se refere s instituies, visto que surgiu um conjunto de instituies que permitiam o acesso da oposio aos mecanismos de poder, dando-lhe voz e permitindo a livre manifestao das foras oposicionistas que passaram a contestar publicamente o poder institudo. A poltica o terreno apropriado para a sociedade discutir uma questo de fundamental importncia, a saber, os critrios que iro determinar a alocao da riqueza e dos valores produzidos pela sociedade. As obras de Mill contemplam esse contexto histrico e procuram equacionar os problemas vividos pela sociedade capitalista de sua poca. Aos treze anos de idade, Mill dedicou-se aos estudos sobre Economia Poltica e suas anotaes serviram para que seu pai (James Mill) escrevesse, posteriormente, os Elementos de Economia Poltica. Foi aluno de David Ricardo, um dos quatro grandes pilares da Economia Clssica, junto com William Petty, Adam Smith e o prprio Mill. Segundo alguns estudiosos, as idias de Mill sobre economia no eram originais; Mill seria, segundo esses estudiosos, somente um bom divulgador do pensamento econmico liberal ingls. Aos dezessete anos, comeou a trabalhar sob a chefia de seu pai na Companhia das ndias Orientais, o que lhe garantiu uma certa estabilidade financeira. Apesar de atarefado em suas funes profissionais, sua produo intelectual no arrefeceu. Estudou Lgica e Cincia e Economia Poltica. Os estudos de economia resultaram nos Essays on Some Unsettled Questions in Political Economy, que posteriormente receberam uma melhor sistematizao no Principles of Political Economy (Princpios de Economia Poltica).

Todos os dados histricos deste ensaio foram extrados de Leclerq (1967) e Russel (1967).

96

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

Os escritos de Mill sobre economia so bem significativos, sendo comparveis e at complementares, em alguns aspectos, aos seus escritos sobre poltica e tica (Da Liberdade, Utilitarismo e Consideraes Sobre o Governo Representativo). Suas idias sobre economia complementam o seu pensamento poltico e tico, e viceversa, e representam a cristalizao do pensamento liberal ingls do sculo XIX. Princpios de Economia Poltica so a continuao do pensamento econmico liberalclssico inaugurado por William Petty, passando pelos fisiocratas at chegar a Adam Smith e David Ricardo. fato, deve-se ressaltar, que os trabalhos desenvolvidos por Mill no terreno da economia no ombreiam com os de Smith e Ricardo. Os Princpios de Economia Poltica (Mill) decrescem em importncia na medida em que A Riqueza das Naes (Smith) e os Princpios de Economia Poltica e Tributao (Ricardo) expressam de maneira praticamente incontestvel a nova viso de mundo que vinha se estabelecendo na transio do sculo XVI para o sculo XVII; o mundo como um grande mercado (A Riqueza das Naes) e o significado do excedente, ou seja, do valor excedente, como forma de reproduo do processo de acumulao de capital (Princpios de Economia Poltica e Tributao). Os Princpios, de Mill, constituem, segundo os estudiosos do pensamento econmico, um manual, ou seja, um livro de texto e no uma obra que contm idias basilares. , porm, um manual grandioso, que expe de forma simples, detalhada e cristalina , alm de conter uma dose considervel de autocrtica, as idias acerca do livre mercado, atributos difceis de encontrar nos manuais que tratam sobre as vantagens da economia capitalista, que geralmente expem as idias de livre mercado como verdades incontestveis, sem nenhuma reflexo mais elaborada (HEILBRONER, 1992, p. 43-198). A teoria econmica de Mill uma obra mais descritiva que analtica e no pode ser entendida em toda a sua amplitude vista em separado de suas obras no terreno da poltica e da tica. Na poca de Mill, os esforos necessrios feitos pela elite poltica visava incorporao sem sobressaltos da classe trabalhadora empobrecida pelo ritmo da industrializao. Somente assim que podemos compreender o significado da obra de Stuart Mill; o utilitarismo desse liberal ingls ecoa em toda sua teoria, desde o pensamento econmico at o seu pensamento poltico. O pensamento poltico e social de Stuart Mill pode ser condensado em quatro partes, principalmente a relao e interdependncia entre os trs ltimos: a questo do mtodo nas cincias sociais; a liberdade do indivduo; seu esclarecimento sobre o princpio da utilidade; sua teorizao sobre o governo representativo. O bom como til uma concepo que tem seus principais expoentes em Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Vamos procurar seguir de perto as idias do ltimo.3 A Idade Moderna incorpora um debate das proposies acerca do indivduo e da sociedade, traando um limite de distino entre a concepo organicista do indivduo e da sociedade da concepo individualista. A concepo organicista defende que a natureza humana condicionada pela maneira como que o indivduo

As idias desenvolvidas a partir daqui decorrem da anlise do pensamento de Mill nas obras A Liberdade (2000) e Utilitarismo (2000).

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

97

se incorpora na sociedade. Segundo essa concepo, s existe o homem social e historicamente determinado. A sociedade vem em primeiro lugar e os atos do homem tm significado somente quando reproduzem ou refletem caractersticas do grupo. Na concepo individualista, o homem precede a sociedade. Esta vista pelo homem como uma criao artificial. As aes humanas importam em si mesmas, sendo a sociedade apenas uma reproduo do indivduo. Diz Mill (2000, p. 178):
Toda ao visa a algum fim, e as regras de ao, como parece natural supor, devem tomar todo o seu carter e aspecto do fim a que so subservientes. Quando nos engajamos numa busca, uma concepo clara e precisa do que estamos buscando deveria ser, segundo parece, a primeira coisa de que necessitamos, e no a ltima por que ansiamos.

Muitos tm acusado o utilitarismo de adotar o critrio de certo e errado num sentido restrito, opondo utilidade a prazer. Faz-se necessrio, de acordo com Mill (2000, p. 185),
pedir desculpas aos opositores do utilitarismo por confundilos, mesmo que por um momento sequer, com os que so capazes de um equvoco to absurdo. O equvoco parece ainda mais extraordinrio quando se considera que, entre as acusaes correntes contra o utilitarismo, figura a acusao contrria de remeter tudo ao prazer, e mesmo ao prazer em sua forma mais grosseira.

Existem dois tipos de utilitarismo: num a obrigatoriedade moral est estreitamente vinculada com o ato e no outro com a norma. So o utilitarismo de ato e o utilitarismo de norma. Nos dois tipos, necessrio considerar as conseqncias dos atos praticados ou da norma para o maior nmero possvel de pessoas. til no pode ser tomado no sentido egosta, no pode ser percebido como o que seja benfico e til apenas para atender aos interesses individuais. Se levamos em considerao nica e exclusivamente o bem individual, pessoal, somos levados a uma posio egosta. Porm, se praticarmos aes que levem, sempre, em considerao o bem dos outros, sem abrirmos mo do nosso prprio bem, estaremos agindo moralmente do ponto de vista do utilitarismo. O que til para um indivduo mas no o para a sociedade ou, pelo menos, para algumas pessoas no , realmente, bom e til. Tambm, uma pessoa no pode ser sacrificada em benefcio de outro, de alguns, de toda a sociedade ou de toda a humanidade. O sacrifcio e o egosmo so posies extremadas e chocam-se com as posies de Mill. A doutrina utilitarista preconiza que antes de praticar uma ao, o indivduo, em situao concreta e objetiva, deve levar em considerao qual o efeito de

98

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

seu ato, que dever trazer o maior bem para o maior nmero de pessoas. Tanto Bentham como Mill defendem prazer como maior bem. Se a teoria da obrigao moral no sentido de que devemos fazer o que sacia nosso egosmo ou somente o interesse pessoal no aceitvel, devemos examinar mais detidamente a teoria da obrigao que sustenta que devemos, antes de tudo, fazer o que traz vantagem para todos, logo em nosso comportamento devemos ter em mente, antes de mais nada, as conseqncias que nossos atos venham a ter para outras pessoas. Essa teoria est estreitamente vinculada noo de bom defendida pelos utilitaristas. O bom, segundo os utilitaristas, est numa relao com os interesses de outras pessoas, bem como numa relao entre o particular e o geral. Dessa forma, observam que o bom traz a necessidade de superao dos interesses limitados e mesquinhos dos homens e de levar em considerao os interesses de todos os indivduos. Essa relao o maior bem para o maior nmero tem um carter abstrato e a-histrico. fato que o bom est numa relao singular entre os interesses individuais e os interesses coletivos. Como os homens so seres que vivem em sociedade e esta no um todo formado por ilhas isoladas, h uma relao entre indivduo e sociedade, no sendo possvel, portanto, o isolamento de nenhum dos dois nem o afastamento entre eles. Essa relao, porm, no significa que sempre tenha existido uma vinculao adequada. Mill (2000, p. 187) determina que
a utilidade ou o princpio da maior felicidade como a fundao da moral sustenta que as aes so corretas na medida em que tendem a promover a felicidade e erradas conforme tendam a produzir o contrrio da felicidade. Por felicidade se entende prazer e ausncia de dor; por infelicidade, dor e privao de prazer [...] o prazer e a imunidade dor so as nicas coisas desejveis como fins, e que todas as coisas desejveis [...] so desejveis quer pelo prazer inerente a elas mesmas, quer como meios para alcanar o prazer e evitar a dor.

Calcular os efeitos ou conseqncias dos atos humanos no uma tarefa fcil, mas foi tentada por Bentham (1979, p. 16-19). O padro ltimo para estabelecer com preciso o que certo ou errado (ou ainda obrigatrio) princpio da utilidade ou do benefcio. O fim moral procurado ter o maior bem possvel e menor mal possvel. H uma implicao nisso: a proporcionalidade entre bem e mal. No seu clculo, Bentham (1979, p. 16-17) elaborou uma tabela com o propsito de aferir dor e prazer, a partir de sete elementos: durao, intensidade proximidade, certeza, pureza, fecundidade e extenso. A quantificao do prazer, porm, no resolve o problema da conscincia moral. Por isso, Mill, reagindo a Bentham, incorporou anlise de Bentham elementos qualitativos quando avaliava prazeres. Porm, tal procedimento cria

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

99

dificuldades insuperveis para o utilitarismo, visto ser extremamente complicado mensurar e estabelecer a proporo entre bem e mal. Podemos praticar dois atos X e Y, e ambos trazem o mesmo resultado numrico correspondente a 10 unidades. Entretanto X traz uma injustia e Y justia. Se partirmos do princpio que X e Y chegam ao mesmo resultado, ambos, de acordo com os utilitaristas, sero bons moralmente. As dificuldades de aplicao do utilitarismo de ato terminam por alar o de norma a patamares elevados. Assim, quando determinamos os efeitos de um ato e estabelecemos o que deve ser feito, no se pode abandonar a norma que se julga mais adequada. Quando Mill afirma que a busca pelo prazer e a ausncia de dor so os nicos objetivos do homem e que o que o homem deseja o faz pelo prazer que trazem e como forma de promover o prazer e prevenir a dor, pode parecer que estivesse somente repetindo Bentham. Porm, o prprio Mill afirma que a qualidade do prazer to importante quanto a sua quantidade. Ademais, o prazer derivado das faculdades superiores mais valioso que qualquer outro, tendo uma espcie de superioridade inerente. O esclarecimento do princpio da utilidade de Mill inteligvel somente se referida a um ideal de desenvolvimento humano. Sem refazer a sua afirmao de que a felicidade o nico fim desejvel, Stuart Mill imagina seus elementos constitutivos de maneira a refletir a sua prpria escala de valores, na qual se destacam um ideal de desenvolvimento composto pelo auto-desenvolvimento, espontaneidade, cultivo mental e importncia de os homens sempre se estimularem uns aos outros no exerccio crescente de suas faculdades superiores (MILL, 2000, p. 143). O que interessa no apenas quantidade de prazer, mas a sua qualidade. Se fosse apenas a quantidade, a felicidade do homem no iria diferir da felicidade de um gato. O homem diferencia-se do gato (ou de qualquer outro animal) porque sua felicidade pode ser aferida por graus de qualidade. Felicidade no apenas satisfao. Mill tinha esperanas de que um tipo elevado de utilitarismo tomasse o lugar da religio. Propunha (antevendo) uma poca em que os homens sentissem a obrigao de servir a humanidade, e que todos os integrantes da sociedade deveriam cultivar um imenso senso de unidade e uma grande preocupao com o bem geral. Mesmo que isso fosse confundido com uma religio, com objetivos terrenos, seria uma religio melhor que qualquer religio sobrenatural. NA Liberdade (MILL, 2000), a defesa da liberdade preconizada por Mill tem forte nuance utilitarista. Ele procura fazer a rea da liberdade a maior possvel e, ao mesmo tempo, procura restringi-la, como pressuposto para a vida social e como garantia prpria liberdade. Alm disso, o pensador britnico enfatiza a necessidade de liberdade de pensamento e de expresso, independente de erro ou acerto de quem se expressa, pois s atravs da livre circulao de opinies que podemos chegar verdade. A liberdade, para Mill, era um bem em si mesmo e um meio para atingir a felicidade e o progresso. O utilitarismo de norma, porm, no se encontra livre de dificuldades, quando tentamos conciliar os dois aspectos do utilitarismo o mximo bem e o maior nmero. Sempre teremos de optar entre o maior bem para um menor nmero de pessoas ou menor bem para um maior nmero de pessoas. Ademais, a norma

100

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

tomada sempre com extremado rigorismo no leva em considerao as circunstncias concretas de sua aplicao. A nica forma de escapar de tal problema estabelecer as circunstncias em que a norma seria aplicada. Isso, entretanto, seria impossvel. No conseguiramos estabelecer todas as circunstncias para todas as normas ou mesmo para uma apenas. Dessa forma, o utilitarismo aferra-se regra do mximo bem para o maior nmero possvel. Essa regra suprema do utilitarismo s existe, porm, do ponto de vista formal. Segundo Mill (2000, p. 144-145),
o Princpio da Maior Felicidade, [...] o fim ltimo, com referncia ao qual e por causa do qual todas as outras coisas so desejveis (quer estejamos considerando nosso prprio bem ou o de outras pessoas), uma existncia isenta tanto quanto possvel da dor, e to rica quanto possvel em deleites, seja do ponto de vista da quantidade como da qualidade. O teste de qualidade [...] a preferncia manifestada pelos que, em razo das oportunidades proporcionadas por sua experincia, em razo tambm de terem o hbito de tomar conscincia de si e de praticar a introspeco, detm os melhores meios de comparao. Sendo esta, de acordo com a opinio utilitarista, a finalidade da ao humana, necessariamente tambm o padro de moralidade. Assim, possvel definir a moralidade como as regras e preceitos da conduta humana, cuja observao permitiria que uma existncia tal como a descrita fosse assegurada, na maior medida possvel, a todos os homens; e no apenas a eles, mas tambm, na medida em que comporte a natureza das coisas, a todos os seres sencientes da criao.

a contribuio, conforme Mill, de certas regras, ou instituies, felicidade geral que justifica nossa observncia delas, a despeito do que pode parecer a contra-utilidade do ato especfico. Para escapar de um certo rigor universal, o utilitarismo deveria estabelecer as circunstncias da aplicao da norma ou as suas excees. Estas, como j dissemos, so difceis de ser totalmente enunciadas. Fica restando somente uma, a saber, a do mximo bem para o maior nmero possvel, que no tem contedo concreto e que, sendo vazia, aplica-se em todos os casos, criando assim uma norma semelhante kantiana, a saber, devemos agir de acordo com uma mxima que possamos, ao mesmo tempo, querer que se converta numa lei geral. O utilitarismo foi uma tentativa de superao de uma tica deontolgica e de um posicionamento egosta. Este considera, com certo grau de relevncia, a promoo do bem, porm sem levar em considerao as outras pessoas; aquele d uma ateno especial s outras pessoas, entretanto no considera a promoo do bem. A doutrina utilitarista supera essas falhas, pois admite o certo como a promoo do bem geral.

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

101

O princpio do utilitarismo preconiza que devemos fazer o maior quantum possvel de bem em relao ao mal (ou vice-versa). Tal argumentao implica que ambos bem e mal podem ser colocados em proporo, para aferirmos um grau quantitativo. Essa posio, defendida por Bentham, foi aperfeioada por John Stuart Mill que introduziu elementos qualitativos na sua elaborao terica. A Modernidade trouxe em seu bojo a noo de que o homem busca a satisfao dos seus desejos individuais, tendo em vista ser um ente que vive das sensaes, fontes e remate dos desejos. Porm, se o homem for concebido apenas como um ser de desejo e de sensao, no se percebe de modo algum o que lastreia dignidade humana. Por um lado, no podemos respeitar todos desejos dos homens, visto que existem desejos bons e maus. Por outro, h uma diferena de dignidade entre os homens e os animais, fundamentada numa diferena de natureza. No o homem que deseja que digno de respeito, mas o homem consciente, que pensa, em suma o homem racional. Segundo Mill, alguns homens so superiores a outros, pois so mais receptivos aos prazeres mais elevados. Por analogia, os homens superiores aos animais tm prazeres mais elevados que os animais. Tal anlise de Mill uma tentativa no-utilitarista do problema de um mundo moral a partir da compreenso da natureza humana. Como j foi explicitado em captulo anterior, o utilitarismo dividido em duas categorias: o de ato e o de norma. O utilitarismo de ato sustenta que devemos decidir quanto ao que certo ou obrigatrio por apelo direto ao princpio de utilidade, ou seja, procurando estabelecer qual das possveis aes venha a produzir a maior poro de bem possvel em relao ao mal. Devemos avaliar o efeito do ato numa determinada situao relacionando-o ao equilbrio geral do bem em relao ao mal. O utilitarismo de norma acentua a importncia das regras na moral, insistindo que, com freqncia, devemos tomar uma atitude especfica em funo de uma regra, e no perguntando que atitude ter melhores conseqncias numa dada situao. Essas regras devem promover o maior bem possvel para o maior nmero possvel de pessoas. Assim, no existe uma ao certa, mas uma regra certa a ser seguida. As regras, entretanto, devem ser revistas freqentemente; tambm precisam ser substitudas, com base em sua utilidade. A relao entre o indivduo e a sociedade varia com o tempo e com as diferentes sociedades. O geral no assume um carter quantitativo abstrato (o maior nmero possvel), mas o total de interesses, aspiraes e objetivos de um determinado grupo social ou, melhor, de uma sociedade inteira. O que , de fato, bom deve ser procurado numa relao particular entre o interesse pessoal e o interesse geral e/ou na forma concreta que esta relao assume de acordo com a estrutura social determinada. Assim, no podemos ficar associados a um contedo determinado de bom, nico para todas as sociedades e todos os tempos, visto que esse contedo varia historicamente, podendo ser a melhoria das condies de trabalho, a luta pela independncia de uma nao, a concesso do direito de voto, etc. O contedo concreto s moralmente positivo numa apropriada relao do indivduo e da sociedade. Se o bom , por exemplo, a felicidade, esta deve ser entendida como a que, sem excluir a felicidade dos demais, a pressupe.

102

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

A afirmao do indivduo s foi conquistada pelo homem na sociedade moderna. No um dom gratuito e natural, e sim uma conquista. Entretanto, como na Modernidade a sociedade est baseada na propriedade privada, a afirmao do indivduo se traduz numa afirmao egosta da personalidade, s custas dos demais. O egosmo uma forma real de comportamento efetivo dos homens, atravs do qual os interesses particulares e os gerais se separam. Por seu lado, a sociedade abstrata, entranhada de burocracia e totalmente desumanizada, o antpoda do egosmo. Nesta forma, o pessoal absorvido pelo geral ou por uma suposta universalidade atrs da qual nada mais existe do que a expresso de interesses particulares concretos e arraigados. A obra sobre tica de Mill, eivada de propostas de reforma poltica, prope uma superao do conservadorismo vigente na doutrina liberal do novecentos, que preconizava a defesa do voto censitrio e da cidadania limitada. Mill propunha uma gama de reformas que incluam desde o voto universal, passando pelo atendimento s exigncias do operariado ingls e a emancipao da mulher. A fundamentao dessas propostas est no reconhecimento de que a participao poltica no pode limitar-se participao de poucos, e sim do maior nmero possvel de pessoas. O bom s pode existir realmente quando h harmonizao dos interesses pessoais com os verdadeiramente universais. O trato da coisa pblica diz respeito a todos e no a alguns, logo seria necessrio incrementar o Estado com mecanismos capazes de institucionalizar essa maior participao. Ademais, como Mill acentua no Livro Segundo dos Princpios, a distribuio da riqueza depende nica e exclusivamente das leis e dos costumes da sociedade. A participao da maioria da populao era, para Mill, a nica maneira de salvar a sociedade inglesa do egosmo das classes mais favorecidas e, principalmente, da classe mdia, umas das grandes beneficirias da evoluo do capitalismo. Conceder o voto aos trabalhadores seria uma atitude tica, pois lhes garantiria defender seus direitos e interesses. Pondo o bom nessa esfera, existem diversos graus de adequao do individual e do geral, bem como da realizao do bom medida em que se supera o individualismo egosta. O bom acarreta uma primeira e limitada superao do crculo estreito dos meus interesses somente pessoais. O que bom no deve ser bom somente para mim, mas para um crculo imediato de pessoas com as quais meus interesses se harmonizam, a saber, minha famlia, colegas de trabalho, amigos, etc. Quando conjugamos os interesses pessoais com os desse primeiro crculo mais prximo de ns, ultrapassamos o egosmo individualista. Essa conjugao limitada e no garante automaticamente a bondade, pois pode ocorrer que a superao do egosmo individual assuma uma forma ampliada de egosmo. A defesa de interesses corporativos uma forma pronta e acabada dessa forma egostica, quando os interesses de uma determinada corrente da sociedade quer aparecer como a defesa dos interesses de toda a sociedade. O princpio do egosmo apenas estende os seus limites, subsistindo num outro plano o conflito entre o particular e o universal. Quando se trabalha e/ou se estuda no para atender a interesses egostas, mas para, no futuro, prestar um servio sociedade fazer o bem. H aqui uma valorizao

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

103

do carter social da moral, e do bom em particular. Porm, vivemos numa sociedade em que o trabalho se transformou (e continua se transformando) numa mercadoria extremamente disputada e na qual o estudo tem se adaptado cada vez mais s exigncias da produo industrial e comercial. Assim, ambos estudo e trabalho tm sido um meio para satisfazer interesses pessoais egostas, despojando-se de sua significao social e moral. O bom s pode, de fato, existir como uma contribuio do indivduo a uma causa comum, por exemplo, a transformao das condies sociais nas quais est baseada a infelicidade da maioria. Da o elogio feito por Mill da diversidade e do conflito como foras matrizes por excelncia da reforma e do desenvolvimento social. S existe liberdade numa sociedade em que h choque de opinies e de idias e propostas, condio indispensvel para que a justia e a verdade subsistam, visto que o conflito garante o progresso e a autoreforma da sociedade. Porm, como utilitarista, Mill v no bem-estar assegurado o critrio ltimo para a avaliao das sociedades e dos governos. O estgio maximizado do bem-estar s pode ser alcanado mediante o desenvolvimento da capacidade do homem, sendo esse desenvolvimento parte da essncia humana. E o homem s pode desenvolver as suas potencialidades atravs do confronto de idias, propostas e opinies. Maximizar o bem-estar no significa a aceitao da vitria incontestvel da maioria sobre a minoria. Segundo Mill, a tirania da maioria to odiosa quanto a da minoria, pois ambas defendem, em ltima instncia, interesses de grupos. Nas suas idias sobre poltica, Mill argumentou que um bom sistema representativo o que no permite que qualquer interesse seccional se torne forte o suficiente para prevalecer contra a verdade, a justia e todos os outros interesses seccionais juntos. A relao entre o indivduo e a sociedade, analisada pela tica utilitarista, varia com o tempo e com as diferentes sociedades. O geral no pode assumir e no assume um carter quantitativo abstrato (o maior nmero possvel), mas uma gama de interesses, objetivos e aspiraes de um grupo social ou de toda a sociedade. difcil fazer essa anlise, principalmente numa sociedade dividida em classes antagnicas e com esse antagonismo exacerbado pelo advento da Revoluo Industrial. O bem para o maior nmero possvel esbarra em limites extremamente difceis de superar, tendo em vista a complexa estrutura social. Na sociedade capitalista, o contedo do til tem se identificado cada vez mais com a riqueza e o poder, e a distribuio de tais bens no se estende alm dos limites impostos pela estrutura scio-econmica da sociedade capitalista (organizao do Estado, correlao de classes, etc). Nas sociedades em que h explorao do homem pelo homem e a sociedade capitalista enquadra-se neste tipo de sociedade -, a felicidade do maior nmero possvel de homens no pode ser separada da infelicidade que a torna possvel. Isso aconteceu em todas as sociedades em que existe propriedade privada dos meios de produo (mesmo nas socialistas): nas sociedades romana e grega, a felicidade do maior nmero de homens livres tinha por base a infelicidade de um nmero bem superior de escravos; na sociedade feudal europia, a felicidade do maior nmero de senhores feudais dependia da infelicidade de um nmero ainda maior de servos. Na sociedade capitalista

104

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

industrializada e consumista ocorre o mesmo: a felicidade da classe que detm os meios de produo depende da infelicidade da que no os detm. A distribuio da riqueza, como citada anteriormente, depende somente das leis e costumes da sociedade. As regras pelas quais a distribuio determinada so feitas pelas opinies e sentimentos que as partes dirigentes estabelecem e so muito diferentes conforme a poca, a sociedade e o pas. Fazia-se necessria a mudana, na Inglaterra do incio do sculo XIX, dos sistemas de representao poltica com o fito de permitir o acesso dos trabalhadores do bolo da riqueza. Porm, a infelicidade do homem manipulado e coisificado cresce substancialmente, sem que ele, enredado no processo de alienao, perceba. Os economistas clssicos como de resto todo economista preocupavamse primordialmente com as seguintes questes: como se formam, se distribuem e se consomem as riquezas. Logo, a anlise do processo de produo o seu ponto de partida, e ela (a produo) no criao de matria, mas criao de utilidade, fundamento do valor. Quando a livre-concorrncia tem curso e no h interveno estatal, os preos do mercado refletem os valores dos produtos, isto , a sua utilidade. Sempre que temos de escolher entre duas atitudes a serem adotadas, a escolha envolve uma atitude tica ou no. O princpio do maior bem para o maior nmero no se pode aplicar em abstrato, sem levar em considerao uma srie de aspectos concretos. Vejamos: um determinado pas enfrenta problemas de fornecimento de energia eltrica. Para impedir que haja problemas de abastecimento que prejudique toda a populao, o governo empreende um rigoroso esquema de racionamento de energia. Porm o racionamento deve levar em considerao o princpio utilitarista do maior bem para o maior nmero. O governo ordenar a distribuio eqitativamente, possibilitando o acesso maioria s mesmas condies. Aparentemente tudo estaria resolvido. Entretanto, algumas famlias receberiam energia insuficiente para as suas necessidades mnimas. Ocorreria que um bem igual para todos, consideradas as necessidades de uma parte da populao, iria se transformar num bem mnimo ou num bem desigual para essa parte. Assim, ao estabelecer o racionamento, seria necessrio buscar o maior bem para um nmero menor, distribuindo uma quantidade maior de energia eltrica entre aqueles que mais necessitam desse bem. Faz-se necessrio calcular que atos e polticas levariam ao maior prazer e menor dor. Descobrir o ponto timo ou, pelo menos, o ponto mdio da durao, da intensidade e da quantidade dessas sensaes primrias o anseio do utilitarismo. Mill compreendeu que o estrito clculo do prazer no era o mais adequado para a complexidade da vida humana. Isso era uma tentativa de construir um modelo mais ordenado da sociedade, restringindo cada vez mais sua viso dos desejos e das paixes naturais. Esta tendncia culminou quando Adam Smith sentenciou que a busca da riqueza atendia a todas as necessidades mais profundas dos seres humanos. Tal afirmao de Smith adequava-se perfeio aos anseios de enriquecimento da burguesia europia, bem como luta do operariado para sair da condio de penria em que vivia. Os homens, como indivduos, esforam-se tanto quanto possvel para aumentar sua funo de utilidade adquirindo bens e servios de acordo com suas necessidades. A riqueza

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

105

buscada como forma de melhorar a condio de algum e ganhar o respeito dos outros; a procura por vantagens econmicas expressa o desejo de considerao e honra pretendida pelos homens. Parece-nos que Adam Smith reducionista, e deixa perceber que o carter dos homens, derivado da paixo fundamental da ambio, foi representado, posteriormente, pelos utilitaristas como obstinado, previsvel, metdico e que o engrandece; distante anos-luz do envolvimento generoso e ingnuo, mas efmero, do amor passional. O resultado dessa anlise que se passou a supor que a interao social seria construda mediante uma srie de clculos racionais com o objetivo de maximizar os desejos pessoais num mundo de embates, de competio, no qual todos os homens procuram maximizar o prazer. A vantagem de tal proposio era que os tericos podiam encarar a vida humana de forma mercantil, na qual existia um intercmbio econmico, portanto sujeita s regras matemticas do mercado. Cada indivduo uma ilha com necessidades e desejos singulares e especiais. E cada indivduo seria capaz de negociar calculadamente o valor do objeto, incluindo o valor das relaes pessoais. Haveria consistncia nas relaes e nas trocas. Cada parte teria seu lugar no todo, mas abrangente, como a mo invisvel reguladora do mercado mantm o equilbrio social e um mundo moral a despeito da luta de cada um contra todos. Essa filosofia, entretanto, apia-se numa base extremamente frgil. A utilidade afigura-se muito concreta, porm a premissa do senso comum da utilidade dissimula o fato de que os prazeres derivados dos desejos emocionais dos indivduos so complexos, polimorfos e, com freqncia, contraditrios. Ademais, o mundo, mesmo quando desmistificado e inserido na estrutura do mercado, menos funcional, menos consistente e, portanto, menos redutvel a clculos racionais dos meios para os fins. Apesar dos problemas filosficos e prticos, a imagem do individualismo possessivo permaneceu muito enraizado no pensamento da civilizao ocidental, pois se relaciona com a estrutura econmica, legitimando-a. De acordo com os pressupostos econmicos do mundo Moderno (e Contemporneo), o homem essencialmente um ser de sensao e de desejo. O homem tem direito sua liberdade, que a liberdade de agir conforme seu desejo, tem direito ao respeito de seus desejos e at direito realizao de seus desejos, que podem proporcionar-lhe a felicidade. A comunidade, a sociedade, o Estado devem praticar um esforo para permitir a satisfao deles. Todos devemos permitir a satisfao dos desejos individuais, pois tudo gira em torno deles, desde que tais desejos sejam conduzidos de acordo com a idia do bem. por isso que o liberalismo econmico e poltico a forma de organizao que se imps, visto ser centrada na satisfao dos desejos. O que realiza um desejo negocivel, vendvel, tem valor (de uso e de troca), logo todos, em tese, esto dispostos a compr-lo. Se o homem capaz de ser responsvel e moral, isto , de se conduzir conforme uma idia do bem, deve-se deix-lo usufruir de sua liberdade, respeitando-a, enquanto no fizer mau uso dela.

106

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

Mesmo ligado (e sendo um) aos economistas clssicos, Mill percebeu, ainda que tenha conservado a ambio benthamista de construir uma sociedade boa a partir de uma compreenso das necessidades dos homens, que somente o clculo do prazer de Bentham no era adequado para a complexidade da vida humana. A complexidade de informaes e sensaes nos casos individuais limitava o raio de ao do utilitarismo. Ainda assim, de acordo com as idias de Mill, o seu modelo permaneceu individualista, concreto e pragmtico. O daguerretipo de uma sociedade boa pensada por Mill permaneceu sem uma raiz ontolgica segura. Segundo Mill, o prazer a nica coisa que o homem deseja; logo, o prazer a nica coisa desejvel. Para comprovar sua tese, Mill sustenta que as nicas coisas visveis so as que podemos ver; as nicas audveis, as que podemos ouvir; assim, as coisas desejveis so as desejadas. O grande pensador ingls no percebeu que as coisas visveis e audveis s o so se podem ser vistas e ouvidas; e desejveis se devem ser desejadas. No podemos concluir o que desejvel pelo que desejado; a palavra desejvel, assim, pressupe uma cincia da tica (RUSELL, 1967, p. 327). Se cada homem buscar o seu prazer individual, no h sentido em se dizer que ele (o homem) deve fazer alguma coisa. Se o indivduo procura sempre o seu prprio prazer, a tica fica reduzida prudncia, pois a defesa do interesse dos outros traz a esperana que os outros defendam os nossos. NA Liberdade, Mill deu uma soluo no-utilitarista para a questo do desenvolvimento de um mundo moral a partir da compreenso da natureza humana, ao propor a concepo de gnio como uma pessoa que se destaca das pessoas comuns como uma luz-guia, um farol mgico, capaz de transformar o desejo no amor mais passional pela virtude e no mais rgido auto-controle, sendo capazes de apontar o caminho para a humanidade. Alm disso, os homens superiores (os gnios), segundo Mill, so naturalmente mais receptivos aos prazeres mais elevados (poesia e arte, por exemplo) do que os homens comuns. Os que se enquadram na categoria de gnios, e sentem tais prazeres sublimes, esto acima dos homens comuns movidos por sensaes igualmente comuns. O gnio, segundo Mill, deveria promover esses prazeres mais sublimes e levar os homens comuns a experiment-los, elevando, conseqentemente, o nvel da sociedade e a funo social do prazer. Ao hierarquizar de tal forma o prazer, John Stuart Mill afastou-se do igualitarismo dos utilitaristas e da reduo de Adam Smith de todas as paixes ao interesse da avareza, fornecendo pistas para o desenvolvimento da sociedade assentada na defesa dos sentimentos mais nobres.

REFERNCIAS
BENTHAM, Jeremy. Uma introduo aos princpios da moral e da legislao. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979. FOURASTI, Jean. Para uma moral prospectiva. So Paulo: Moraes Editores, 1968. GREGOIRE, Franois. Les Grandes doctrines morales. Paris: Ed. Presses Universitaires de France, 1961.

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

107

HEILBRONER, Robert. A histria do pensamento econmico. 6. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1992.

HOBSBAWM, Eric J. Da Revoluo Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1986. LECLERCQ, Jacques. As grandes linhas da filosofia moral. So Paulo: Ed. Herder; Ed. da USP, 1967. MILL, John Stuart. A Lgica das Cincias Morais. So Paulo: Iluminuras, 1999. ______. A Liberdade / Utilitarismo. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ______. Princpios de Economia Poltica: com algumas de suas aplicaes filosofia social. 3. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. v. 1 e v. 2 . RUSSEL, Bertrand. Histria da Filosofia Moderna. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967. v. 4 SCHENEIDER, Herbert W. Moral para a Humanidade. So Paulo: IBRASA, 1964.

108

Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 93-108, jul. 2004/dez. 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen