Sie sind auf Seite 1von 2

EXERCCIOS SOBRE ESTTICA DO PONTO MATERIAL DISCIPLINA: FSICA A TURMA: 2 ANO EM DATA: 09/02/2012

PROF.: MRCIO ROBERTO DE MENDONA MARQUES

OBS.: No resolva os exerccios nesta folha, pois no h espao suficiente. Resolva-os em seu caderno, organizadamente. No se esquea que voc quem vai precisar dessas anotaes para estudar!

1) O sistema da figura abaixo est em equilbrio. Se o peso equilibrado de 400 N, determine o valor da trao nos fios AC e AB.

.
C

45

.A

____________________________________________________________________________________________ 2) Trs foras agem em uma partcula Q, que se encontra em equilbrio: a fora T, a fora F e a fora P que representa o seu peso. Sabe-se que a fora F vale 100 N e que o ngulo mede 30. Nessas condies, determine: a) O peso da partcula; F b) O mdulo da fora T. Q T

P ____________________________________________________________________________________________ 3) possvel que um corpo em equilbrio esteja em movimento? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________ 4) Um motor de automvel precisa ser consertado. Para isso, ele suspenso por trs cabos, conforme mostra a figura ao lado, a fim de permitir que o mecnico trabalhe em todos os seus ngulos e detalhes. Sabe-se que o referido motor tem massa de 250 kg. Nessas condies, determine a tenso nos cabos AC, AB e AD para que ele permanea em equilbrio. Considere a 2 gravidade local igual a 10 m/s .

____________________________________________________________________________________________ 5) A Fsica considera dois tipos de equilbrio em relao a um ponto material: o equilbrio dinmico e o equilbrio esttico. Explique cada um deles, exemplificando-os.

____________________________________________________________________________________________ 6) Duas foras agem numa partcula simultaneamente. A primeira, de mdulo igual a 16 N, verticalmente para baixo. A segunda, de mdulo igual a 12 N, horizontalmente para a direita. Determine o mdulo a direo e o sentido de uma terceira fora necessria para equilibrar essa partcula.

7) O sistema da figura abaixo est em equilbrio. Se o peso equilibrado de 600 N, determine o valor da trao nos fios AC e AB. (Considere sen = 0,6 e cos = 0,8)

.
C

.A

____________________________________________________________________________________________ 8) Para um ponto material que se encontra em equilbrio segundo um referencial, pode-se garantir que: a) nula a sua velocidade. b) nula a sua energia potencial. c) so nulas sua acelerao e sua velocidade. d) nula a sua quantidade de movimento. e) nula a sua acelerao, mas no necessariamente a sua velocidade. ____________________________________________________________________________________________ 9) Duas foras agem no mesmo ponto material, no mesmo plano, em direes perpendiculares entre si, conforme mostra a figura abaixo. Uma das foras possui intensidade igual a 50 N e a outra 120 N. Qual deve ser o valor de uma terceira fora, no mesmo plano que as duas anteriores, para que a fora resultante sobre a partcula seja nula?
50 N a) 70 N b) 130 N c) 170 N d) 220 N e) 250 N 120 N ____________________________________________________________________________________________ 10) O sistema da figura abaixo est em equilbrio. O peso do corpo P de 1200 N. Determine o mdulo das traes nos fios AB e AC nas seguintes situaes: B a) = 30 (fazer pela regra do polgono); b) = 60 (fazer pela regra da decomposio) C

.A

____________________________________________________________________________________________ 11) Determine o mdulo das foras que agem nos cabos AB e AC para suportar o peso do semforo de 12 kg de massa mostrado na figura abaixo. Leve em considerao que os cabos possuem o mesmo comprimento e a mesma 2 inclinao. Considere a gravidade local igual a 10 m/s .

____________________________________________________________________________________________ 12) Considere o corpo de 50 kg, em equilbrio, mostrado na figura abaixo. Sabe-se que sen 37 = cos 53 = 0,6, 2 sen 53 = cos 37 = 0,8 e que g = 10 m/s . O encarregado da montagem do sistema separou dois cabos (cabo 1 e cabo 2) para essa instalao. Sabendo-se que os dois cabos so idnticos, pergunta-se: qual deve ser a resistncia mnima desses cabos para que o sistema permanea em equilbrio?

Cabo 1

Cabo 2

Das könnte Ihnen auch gefallen