Sie sind auf Seite 1von 21

Aula 1 - Prof.

Paulo Sumariva Criminologia

Criminologia O conceito de crime nas diferentes cincias do direito: Crime para o Direito Penal: analisa crime sobre uma abordagem normativa, legal. toda conduta prevista na lei penal. E as condutas que no tem tipificao, crimes virtuais etc? atpico. Crime para a Segurana Pblica: o crime possui uma abordagem ftica, ou seja, uma perturbao da ordem pblica, da paz social. E que demanda a aplicao de uma fora coercitiva, a polcia. Crime para a Sociologia: abordagem social. Crime aquela conduta desviada das expectativas de uma sociedade. A sociedade estabelece metas e tudo que sai delas um desvio. Desviado ser aquele comportamento concreto no instante em que ele se afasta das expectativas sociais de uma sociedade contrariando padres e os modelos da maioria. Alcoolismo e prostituio como fato criminoso. Crime para a Criminologia: abordagem global. Crime um problema social e comunitrio. No uma mera responsabilidade do sistema de justia penal. A responsabilidade tambm surge para a comunidade pois um problema dela. a cincia que estuda o crime e os criminosos. No nos basta o conceito jurdico de crime, uma vez que o direito no se preocupa com questes prvias ao crime, como por exemplo a esfera social do infrator. Ainda, certas condutas tpicas merecem o olhar da criminologia quando se analisa os aspectos da inimputabilidade do agente. Por outro lado, o conceito de crime pelo aspecto sociolgico ignora os aspectos individuais da conduta delitiva, analisando o crime apenas no contexto social. uma soma das cincias penais e sociolgicas para aplicarmos na segurana pblica.

Criminologia a cincia que estuda o fenmeno e as causas da criminalidade. Estuda ainda a personalidade do criminoso e a sua conduta delituosa. Estuda ainda a maneira de ressocializ-lo. uma cincia emprica, trabalha observando a realidade. uma cincia interdisciplinar, pois busca conceitos em outros ramos do direito.

Para a criminologia ns devemos observar 3 aspectos: 1 - Ela parte do crime como um problema. 2 - Amplia o conceito de criminologia na medida em que incorpora a questo da vtima e do controle social. 3 - Ela acentua a orientao prevencionista do saber criminolgico. Trabalha muito a preveno.

Quais so os objetos da Criminologia? So 4 objetos. 1 - Crime: Aspectos que so analisados: Crime tem capacidade de causar dor e aflio. O crime possui uma grande incidncia na populao. O crime persiste no tempo. Falta de consenso social sobre a causas e sobre tcnicas eficazes de interveno. uma conscincia social a respeito da sua negativa. 2 - Criminoso: Para a criminologia moderna passa de figura central para um segundo plano. Hoje eu analiso o criminoso como uma unidade biopsicosocial e no mais como uma unidade biopsicopatolgica. Para a Escola Clssica o criminoso era um pecador que optou pelo mal quando poderia ter optado pelo bem. Forte influncia da Igreja. (PECADOR) Para a Escola Positiva o criminoso era uma pessoa atvica, aquilo que passa de pai para filho. Se o pai era criminoso o filho tambm . O criminoso j nascia criminoso, era patolgico. (CRIMINOSO NATO - PATOLGICO) Para a Escola Correcionalista (grande influencia na America Espanhola): o criminoso era um ser inferior e incapaz de se governar por si prprio, merecendo do Estado piedade. O Estado teria que adotar posies pedaggicas. (SER INFERIOR, INCAPAZ - ATITUDE PEDAGGICA) Para a Escola de Marx - Marxismo - o criminoso uma vtima da sociedade, vtima das estruturas econmicas, das desigualdades sociais. (VTIMA DA SOCIEDADE) Para a Moderna Criminologia o delinqente tratado como um ser normal. Ele no o pecador da escola clssica, o animal da escola positiva, e no o pobre coitado da escola correcionalista e tambm no vtima. Hoje o criminoso um homem real que se submete as leis, podendo ou no

cumpri-las por razes que nem sempre so compreendidas por outras pessoas. (HOMEM REAL - QUE SE SUBMETE OU NO A LEI PO SUAS VONTADES) 3 - Vtima: quais os momentos do estuda da vtima? - Idade do ouro: do incio da civilizao at a idade mdia; (auto-tutela, Lei de Talio) - Neutralizao do poder da vtima; (aps a idade mdia, surge quando o poder pblico assume o monoplio da jurisdio). - Revalorizao da vtima; (surge na escola clssica, a vtima comea a ganhar destaque no processo penal) agora o Estado resolve, mas valoriza a vtima. A vtima tratada como um sujeito capaz de influenciar significativamente no fato criminoso, em sua estrutura, em sua dinmica e na sua preveno. Existem atitudes dos indivduos que o convertem em vtimas, e sendo assim, a vtima tem o seu papel. 4 - Controle social: o conjunto de estratgias realizados por instituies visando aplicar sanes sociais que pretendem promover a submisso dos indivduos aos mtodos e as normas comunitrias.

Sistemas de Controle Social - Controle Social Formal: aquele realizado pelo Estado. (Polcia, poder judicirio, administrao penitenciria, MP). - Controle Social Informal: aquele feito pela famlia, pela escola, pela igreja, pela comunidade, grupos sociais, grupos de jovens.

Mtodo utilizado pela criminologia Mtodo emprico: a criminologia uma cincia do ser, observa a realidade, diferente do direito penal, que a cincia do dever ser, o mtodo do direito penal o mtodo normativo. A criminologia busca a realidade, conhece e depois tenta explicar. Para o direito penal no, o jurista parte da norma. Ex.: a criminologia demonstra a inaplicabilidade das contravenes penais. Mas para o direito penal ainda relevante. Funes da Criminologia

Funo bsica: informar a sociedade e os poderes pblicos sobre o delito, sobre o delinqente, sobre a vtima e o controle social, reunindo um ncleo de conhecimentos seguros que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficcia e de modo positivo no criminoso. A criminologia no causalista, no vai trazer leis universais exatas. A criminologia no mera fonte de dados ou estatstica. At porque os dados so neutros, devem ser interpretados. A criminologia uma cincia prtica preocupada com problemas e conflitos concretos. Qual o papel da criminologia? a luta contra a criminalidade visando o controle e a preveno do crime. Qual o trplice alcance da criminologia? 1 - Explicao cientfica do fenmeno criminal, 2 - Preveno do crime; 3 - Interveno no criminoso. Para a sociologia ocorre uma ineficcia da preveno do crime apenas pelo direito penal. Pois o Direito Penal coloca o criminoso na cadeia acelerando sua carreira criminosa. Ela trabalha com uma necessidade de interveno de melhor alcance.

Histrico da Criminologia - Antiguidade No existia o estudo sistematizado sobre o crime e o criminoso. Existiam explicaes sobrenaturais ou religiosas sobre o mal e o crime. O crime era visto como um pecado. Existia o estudo do demonismo, que onde o criminoso era visto como uma pessoa de personalidade diablica. - Na Grcia O criminoso e o crime eram produtos de um destino normal ao qual ningum poderia escapar. No h sociedade sem crime, o jeito conviver. - Sculo XVI Surgimento de Thomaz Morus e a obra Utopia, relacionando o crime a uma desorganizao social. poca do ouro e o criminoso era pobre.

-Sculo XVIII Surge a Frenologia, que era o estudo feito pelos estudiosos Franz Joseph Gal e John Gaspar Spurzheim. Eles sustentavam ser possvel determinar o carter, caractersticas e grau de criminalidade pela forma da cabea. Frenologia o estudo das dimenses do crnio. Surge tambm a Escola Clssica (no final do sculo) - formou-se por um conjunto de idias, teorias polticas, jurdicas e filosficas sobre as principais questes penais. A responsabilidade penal est fundamentada no livre arbtrio. O crime um produto da vontade livre do agente e a pena um mal justo que se contrape a um mal injusto - o crime. - Sculo XIX Surge a Monomania Homicida, o criminoso passou a ser visto como um indivduo com princpios morais deficientes, apresentando privao ou alterao das faculdades afetivas, emotivas e do senso moral. Loucura moral. Alguns pensadores: Esquirol, Pritchard (loucura moral) e Pinel e Voisin (criminoso tem um distrbio em seu sistema nervoso central). Surge tambm o ideal de Carl Marx. No achava que o criminoso era um louco, ele achava que ele era uma vtima da sociedade econmica. Surge a Escola Positiva Italiana (Lombroso, Ferri, Garofalo). Defende que os indivduos so fortemente condicionados na sua forma de agir por razes de ordem interna e externa. O criminoso um indivduo que se assemelha a um doente e como tal deve ser encarado. Seu mtodo baseia-se numa investigao experimental e indutiva. Passou a analisar o criminoso para o crime e no do crime para o criminoso. Assim, se v o que leva o indivduo a delinqir. Cesare Lombroso (1835/1909) Existncia de um criminoso nato, diferente dos outros indivduos. Pois o criminoso era o resultado do atavismo (pai para filho). A epilepsia um fator predominante na origem da criminalidade. Ele comparava a prostituio feminina a criminalidade masculina. Estudos de bio-antropologia criminal, "O Homem Delinquente". Rafaele Garofalo (1852/1934) O crime o sintoma de uma anomalia moral ou psquica do indivduo. Os criminosos possuem caractersticas fisionmicas especiais que os distinguem dos demais indivduos. (bandido tem cara de bandido). O crime a leso daqueles sentimentos mais profundos enraizados no esprito humano e o conjunto desses sentimentos que formam o senso moral. Crime o ataque a esse senso moral. Enrico Ferri (1856/1929)

O crime o resultado de fatores individuais, ou seja, constituio psquica do agente, ligando crimes a raa, sexo ou idade, ou ainda, crimes resultados de fatores fsicos como o clima, estao, temperatura. Crime dentro do aspecto social, ou seja, populao, densidade populacional, a existncia ou no de trabalhos religiosos, de famlia, educao, moral , o alcoolismo. Os fatores sociais so os que mais tem relevncia na determinao do crime. Misria e condies sociais relacionadas a misria so propicias para o aparecimento do crime. Para se proteger a sociedade deve parar de reagir tardiamente e violentamente contar os efeitos do crime, devendo atuar na preveno atravs do diagnostico das causas naturais do crime.

Sculo XX Surge a Terceira Escola Italiana - tentou conciliar conceitos clssicos e positivistas. Pensadores: Bernardino Alimena Giusepe Impalomeni Manoel Carnevale Dizia o que? O respeito personalidade do direito penal. O direito penal no pode ser absorvido pela criminologia. Eles caminham juntos. Eles se somam. A inadmissibilidade do tipo criminal antropolgico, ou seja, ningum nasce criminoso. Defende uma reforma social como imperativa do Estado na luta contra o crime. Defende a pena como uma finalidade social. No apenas visando a punio do criminoso, mas tambm sua adequao social.

Teorias Macrosociolgicas da Criminalidade Teorias relacionadas a Criminologia 2 aspectos de criminologia - Tradicional e Crtica/Radical 1 - Teorias ligadas a Criminologia Tradicional - (chamadas teorias de consenso).

Procuram identificar as causas do crime e como possvel prevenir a sua ocorrncia. Basicamente 3 teorias. 1 - Teoria Ecolgica (Teoria da Desorganizao Social) Escola de Chicago. Surge em 1920 a 1940. Segundo ela a ordem social, a estabilidade e a integrao contribuem para o controle social e tambm para a conformidade com as leis. Por outro modo, a desordem social e a m integrao conduzem ao crime e a delinqncia. Quanto menor esse sentimento de solidariedade e integrao maior a criminalidade. Para a Escola de Chicago quanto menor a integrao entre os membros da sociedade e quanto menor o sentimento de solidariedade entre o grupo, maiores sero os ndices de criminalidade. 2 - Teoria da Subcultura Delinquente De 1967. Defende a existncia de uma subcultura da violncia, fazendo com que alguns grupos passem a aceitar a violncia como um modo normal de resolver os conflitos sociais. Essa teoria sustenta que algumas subculturas valorizam a violncia, ignorando as pessoas que no usam da violncia para resolver seus problemas. Ex.: torcidas organizadas. Os indivduos precisam se adaptar aos padres do grupo e caso no optem por tais condutas sero tratados com indiferena. 3 - Teoria da Anomia Surge em 1938. Criada por Robert King Merton Cunho sociolgico acerca da criminalidade. Segundo ela a motivao para a criminalidade decorre da impossibilidade do individuo atingir metas desejadas por ele, como por exemplo, status social, sucesso econmico. Trabalhando no vai dar ento eu vou delinqir. O fracasso no atingimento das aspiraes ou das metas culturais em razo da impropriedade dos meios institucionalizados podem levar a Anomia. Teorias da Criminologia Crtica/Radical

Teorias do Conflito A criminologia radical/crtica pesquisa a reao social atravs do campo de investigao das instncias formais de controle como fator criminolgico. Analisa a atuao do Estado. A resposta do crime diante do que o estado enxerga. Busca a resposta sob um angulo diferente da criminologia tradicional. No h outra soluo a no ser construindo uma nova sociedade. Uma sociedade menos consumista, mais fraterna. Surgem as teorias do conflito. 1 - Teoria da Rotulao Surge em 1960. Considera que as questes centrais do crime esto relacionadas ao sistema de controle adotado pelo Estado, tanto no campo preventivo, normativo quanto na seleo dos meios de reao criminalidade. O Estado age errado. No lugar de se indagar os motivos pelos quais as pessoas se tornam criminosas devemos buscar explicaes sobre os motivos pelos quais algumas pessoas so rotuladas como criminosas. Deve-se buscar qual a fonte da legitimidade e as conseqncias da punio imposta a essas pessoas. O Estado rotula o criminoso e esquece de analisar o porque ele fez aquilo. So os critrios de seleo das fases de controle que importam. No se deve dar primazia aos motivos da delinquncia. Tenta-se tirar os rtulos de criminoso. 2 - Teoria da Criminologia Marxista Baseia-se na analise Marxista da ordem social. Ela considera o problema criminal insolvel em uma sociedade capitalista. necessrio a transformao da prpria sociedade. 3 - Criminologia Abolicionista Quer acabar com as prises e com o direito penal. Priso no resolve nada. Ela apresenta como proposta acabar com as prises e o direito penal. Defende a idia de substituir as prises pelo dilogo, pela solidariedade dos grupos sociais. Tenta criar as conciliaes, transforma o juiz penal em juiz civil. 4 - Criminologia Minimalista

Cria limites ao direito penal. Cria o Direito Penal mnimo. Sustenta que preciso limitar o campo de atuao do direito penal, tornando-o mnimo. Hoje o Estado acaba punindo muito severamente pessoas que no deveriam ser punidas e crimes mais importantes acabam sendo esquecidos. 5 - Criminologia Neorealista Admite que as condies econmicas frgeis dos pobres em uma sociedade capitalista faz com que a pobreza tenha seus reflexos na criminalidade. Entretanto, para essa teoria a pobreza no a nica causa da atitude criminosa. Essa conduta criminosa tambm ocorre motivada por outros fatores, tais como, expectativas superdimensionadas, competitividade, ganncia, individualismo exagerado, agressividade, anomalias sexuais etc. Ela defende uma poltica social ampla que possa promover um correto controle das zonas de criminalidade. Devendo o Estado agir com determinao e vontade. Para essa teoria o inconformismo e a carncia geral somadas a falta de soluo poltica geram o cometimento de crimes.

VITIMOLOGIA uma cincia que estuda amplamente a relao vtima-criminoso no fenmeno da criminalidade. a cincia cujo objeto trabalhar para que existam menos vtimas na sociedade. Agora, a sociedade tem que ajudar. A sociedade tem muito mais dio do agressor do que piedade da vtima. Origem da Vitimologia - Benjamin Mendelsohn - 1947 - Romnia - Hans Von Hentig - 1948 - EUA (A Vtima e o Crime)

Conceito de vtima: vtima so pessoas que individual ou coletivamente tenham sofrido danos incluindo leses fsicas ou mentais, sofrimento emocional, prejuzo financeiro ou tenham sido substancialmente afetadas em seus direitos fundamentais por aes "condutas comissivas ou omissivas" que representem violao s leis penais, includas as leis referentes ao abuso criminoso do poder. A criminologia trabalha com o crime e o criminoso. A vitimologia trabalha com a vtima e o criminoso. Tipos de vtimas 1 - Vtimas natas: so aqueles indivduos que apresentam desde o nascimento predisposio para serem vtimas. 2 Vtimas potenciais: so aquelas que apresentam comportamento/estilo de vida que atrai o criminoso. Facilitam o desfecho do crime. 3 - Vtimas eventuais/reais: so aquelas que verdadeiramente so vtimas. So aquelas que em nada contriburam para ocorrncia do crime. 4 - Vtima provocadora: aquela vtima que induz o criminoso a praticar o crime. Ela provoca o fato criminoso. A vtima vai at o criminoso para que ele pratique o crime. 5 - Vtimas falsas: divididas em 2 tipos: Vtimas simuladoras e Vtimas imaginrias. Vtima simuladora: aquela que est consciente que no foi vtima de crime nenhum, mas agindo por vingana ou por interesse pessoal imputa a

algum a prtica de um crime contra si. Acaba praticando um crime, fraude, falsa comunicao de crime atc. Vtima imaginria ou agressora: aquela vtima que em decorrncia de uma doena ou anomalia psquica ela acredita ser vtima de uma ao delituosa. 6 - Vtima voluntria: aquela que consente com o crime. 7 - Vtimas acidentais: so aquelas que so vtimas de si mesmas. Elas do causa ao fato por uma quebra do dever objetivo de cuidado que se d pela imprudncia, negligncia ou impercia.

Processos de Vitimizao (3 estgios) - Vtimizao primria: aquela causada pela vtima sofrendo o crime. O primeiro impacto que a vtima sofre. Provoca danos materiais, fsicos, psicolgicos e ela ocasiona mudana de hbito e alterao de conduta. - Vitimizao secundria: aquela decorrente do tratamento dado pelas instncias formais do controle social (policia, poder judicirio, MP, defensoria etc). Ela pode se apresentar mais grave do que a vitimizao primria, pois muitas vezes a vtima perde a credibilidade no Estado. - Vitimizao terciria: decorre da falta de amparo dos rgo pblicos e da ausncia de receptividade social em relao a vtima. (O estado tem que dar acompanhamento mdico e psicolgico). A vtima abandonada pelo Estado. Qual a conseqncia desse tratamento dado a vtima? o surgimento do descrdito, gerando a cifra negra. A cifra negra a prxima matria.

Aula 2

Criminologia - Paulo Sumariva Cifra Negra (zona obscura): a diferena existente entre a criminalidade real e a criminalidade registrada. todo fato delituoso que o Estado no toma conhecimento. Nem todo crime cometido tipificado. "Crime" aqui so tambm condutas atpicas mas que j deveriam ser. Ex. crime de internet. Nem todo crime tipificado registrado. Nem todo crime tipificado e registrado investigado pela polcia. Nem todo crime investigado denunciado. A denncia, muitas vezes, no chega a um julgamento. E quando chega, nem todo julgamento resulta em condenao. Dados mais relevantes sobre a cifra negra: No mbito da criminalidade, quanto menos grave for a infrao maior a cifra negra. A criminalidade real muito maior que aquela que oficialmente registrada. A magnitude da cifra negra varia consideravelmente segundo o tipo de delito. Dependendo da classe social a cifra negra maior ou menor. Filtros que geram a cifra negra A ocorrncia da cifra negra e conseqentemente da impunidade resultante de um mecanismo de filtragem que envolve: - o legislador; - a vtima; - as testemunhas; - a polcia; - o ministrio pblico; - o poder judicirio. Pois estes elegem as ocorrncias que devem ser definidas como crimes, e as pessoas que devem ser identificadas como criminosos. E este

sistema faz com que o corpo jurdico penal se movimente apenas em determinados casos. (pesquisa feita por Arno Pilgran). Filtros: 1- filtro da criminalizao primria: a falha da legislao. Ex.: ausncia de tipicidade em crimes informticos (crimes virtuais), crimes dbios, confusos, lei 9034/95 - alei que define o crime organizado e no define o que crime organizado. E tambm uma criminalizao excessiva, ex: venda de cosmtico falsificado, crimes contra o patrimnio tem penas maiores que crimes contra a vida.
Art. 1o Esta Lei define e regula meios de prova e procedimentos investigatrios que versem sobre ilcitos decorrentes de aes praticadas por quadrilha ou bando ou organizaes ou associaes criminosas de qualquer tipo.(Redao dada pela Lei n 10.217, de 11.4.2001)

2 - filtro da notcia do crime: ausncia dos registros das ocorrncias. Ligado ao estudo da vitimizao secundria. Essa descrena na justia, falta de expectativa leva a essa sensao de impunidade. Se o Estado no toma conhecimento no tem como agir. 3 - filtro da abertura da investigao: ausncia de instaurao de inqurito policial. Por falta de estrutura material, falta de estrutura humana, falta de conhecimentos tcnicos (policial, agente conhecer sobre informtica, contabilidade, lavagem de capitais), a corrupo, a desestimulo dos policiais e serventurios da justia, a infiltrao criminosa de agentes do Estado no crime organizado, a falta de controle funcional dos rgos estatais. 4 - filtro da investigao: h uma deficincia no processo de investigao da autoria e materialidade. Vitima e testemunhas no colaboram, a morosidade cartorria, falta de recursos tcnicos, as investigaes coorporativistas - nos crimes funcionais - quem investiga a policia a policia, o MP o prprio MP, o Judicirio o prprio Judicirio, os crimes financeiros so manipulados. 5 - filtro da abertura do processo: so aqueles casos que no so denunciados (inqurito arquivado) por ser a denuncia genrica, o MP engaveta etc. Suspenso do processo. 6 - filtro da comprovao judicial do crime: falha na instruo do processo. O processo tem que ter provas lcitas, no pode demorar um ano por conta de uma precatria, rogatria. 7 - filtro da justia territorializada em contramo da criminalidade globalizada: falta cooperao internacional, existe despreparo tcnico da justia penal, necessrio maior comunicao. Narcotrfico, trfico de mulheres. 8 - filtro da condenao: nem todos os processos levam a condenao. Crtica a presuno de inocncia. Tribunal do jri desnecessrio, um teatro. 9 - filtro da prescrio.

10 - filtro na execuo da pena. A pena bem cumprida e bem executada? Existe fechado, semi (colnias agrcolas), aberto (casa do albergado - deveria existir para cumprimento do aberto. Em So Paulo no existe nenhuma, aqui o cara trabalha de dia e vai pra casa a noite). Quem vai fiscalizar medidas cautelares e restritivas de direitos?

Cifra Dourada Est relacionada s infraes penais de elite que no so reveladas ou quando so reveladas no so apuradas. So relacionadas aos crimes de sonegao fiscal, as falncias fraudulentas, lavagem de capitais, crimes ambientais, crimes eleitorais. A cifra dourada representa a criminalidade do colarinho branco. definida como uma prtica anti-social impune do poder pblico (poltico e econmico) tanto em nvel nacional ou internacional em prejuzo da coletividade e em proveito das oligarquias econmico financeiras.

Classificao dos criminosos Prof. Hilrio Veiga de Carvalho 1 - O biocriminoso puro: aquele que apresenta fatores biolgicos no seu comportamento. So os psicopatas. So aqueles em que o seu tratamento se d em Manicmio Judicirio. So chamados de pseudo criminosos. 2 - O biocriminoso preponderante: aquele que "a ocasio faz o ladro". So aqueles que apresentam fatores relacionados ao crime em seu comportamento, porm em menor quantidade. Eles possuem uma pequena anomalia biolgica, uma tendncia ao crime, mas ela insuficiente para desencadear uma ao ofensiva criminosa. Esse criminosos sedem a estmulos externos. difcil de regenerar. 3 - O biomesocriminoso: so aquelas pessoa que sofrem influncias biolgicas e do meio, mas que no se consegue identificar os fatores determinantes que pesam em sua conduta delituosa. chamado de reincidncia ocasional. possvel de ser corrigido. Ex.: aquele cara que rouba pra ter condies de comprar um carro. 4 - Mesocriminoso preponderante: a "Maria vai com as outras". So fracos de carter. 5 - Mesocriminosos puros: no so considerados criminosos no Brasil. So aqueles que praticam condutas punveis no meio social em que esto

vivendo mas que no so punveis no meio social em que ele vive definitivamente. Ex.: brasileiro que bebe lcool l em Bagd.

Classificao do Prof. Odon Ramos Maranho 1 - Criminoso Ocasional: pessoa de personalidade normal mas que possui um poderoso fator desencadeante com conseqente rompimento transitrio dos meios que seguram/freiam os impulsos. 2 - Criminoso Sintomtico: aquele que possui uma personalidade perturbada, sendo essa perturbao transitria ou permanente. Quase no possui fator desencadeante, j da sua personalidade. 3 - Criminoso Caracterolgico: aquele que possui na personalidade um defeito formativo de carter. A pessoa que no possui base educacional. Possui mnimo fator desencadeante. O ato criminoso est relacionado ao seu carter.

Preveno do Delito 1. Teoria da vidraa quebrada Esta ligada ao neoretribucionismo (lei e ordem). Ou teoria da janela quebrada - inspirada na escola de Chicago. Segundo esse teoria ao se quebrar uma vidraa em um imvel e no se faz nada para consert-la acaba estimulando um comportamento nas pessoas para que as demais vidraas tambm sejam quebradas. O ato criminoso de um cidado influenciaria atos seguintes dos outros ao notar que o primeiro ato criminoso no teve punio. Essa teoria justifica que o crime deve ser reprimido to logo ele acontea. Voc punindo um pequeno crime voc inibe crimes mais graves. Existe uma grande relao entre a desordem e a criminalidade. Implantada em Nova York - tolerncia zero. James Wilson e George Kellin - responsveis pela Teoria da Vidraa Quebrada - desencadeou na tolerncia zero. Ainda na preveno: 2. Abordagem clssica da criminologia Primeira idia - pena era o resultado do enfrentamento entre estado e criminoso. A pena a arma do Estado. Segunda idia - satisfao da pretenso punitiva do Estado como nico objetivo. O Estado se preocupa somente em aplicar pena no criminoso.

Terceira idia - ausncia de preocupao com a reparao do dano, com a ressocializao do criminoso e com a preveno efetiva do crime. 3. Abordagem moderna Primeira idia - castigo/pena no esgota todo o alcance do fato criminoso. S aplicar a pena no adianta. Segunda idia - surge um lado humano que tem que ser visto. Terceira idia - existe pena, mas essa tem que ser aplicada com uma interveno positiva do Estado. No como objetivo nico. Quarta idia - hoje h destaque na ressocializao do condenado. A reparao do dano e a preveno do crime. Conseqncias dessa nova idia de criminologia H um avano na criminologia como cincia. Aprofundamento dos estudos e pesquisas. Hoje existe uma compreenso natural do fenmeno criminal com todas as suas variveis. Constata-se um fracasso no modelo repressivo clssico. A repreenso do crime tem que ser substituda pela preveno do crime.

Teoria de preveno Preveno primria: aquela preveno voltada para as origens do crime. Ela visa neutralizar o crime antes que ele ocorra. Ela tenta resolver as situaes que levam ao crime (carncias criminogeneas), aquilo que vai levar ao crime. Opera a longo e mdio prazo e dirigida a todos. Feita atravs de prestaes sociais, interveno da comunidade. Palestras. Grande problema (limitao prtica): falta de vontade poltica e falta de conscientizao da sociedade. Preveno secundria: atua numa poltica legislativa penal, atua na formao de leis. Poltica legislativa penal. Aes e polticas de segurana pblica. Aes policiais. Ex.: Direcionar um nmero maior de policiais para uma determinada regio. Vai atuar na exteriorizao do conflito. Ela dirigida a setores especficos da comunidade. Operam a mdio e curto prazo.

Preveno terciria: ela dirigida a populao carcerria. O objetivo evitar a reincidncia. O Estado foi ineficiente. Trplice funo da pena: punir, mostrar que quem pratica crime vai preso e ressocializar. Acabar com a reincidncia. Julgado STJ HC 9584 da 6 turma 1999. Obs. Teoria das leis trmicas: Adolphe Quetelat (1835)

Principais programas de preveno do delito Preveno geogrfica: est inspirado na Teoria da desorganizao social. Preveno espacial. Baseado na existncia de reas de maior concentrao da criminalidade. reas sem infra estrutura, deterioradas. Esse programa prope resolver o problema da criminalidade atravs de uma interveno real dos poderes pblicos em tais reas. Fazendo o saneamento bsico, infra estrutura, iluminao, asfalto. Remodelao da convivncia urbana: (controle social informal - famlia, igreja, sociedade). Prope intervir no cenrio do crime afim de prevenir a sua ocorrncia. Este programa relaciona os fatores urbansticos e arquitetnicos com o crime. Tenta desenvolver o chamado senso de comunidade, ou seja, a responsabilidade, solidariedade que tem que existir entre os habitantes de uma determinada rea. Cria-se barreiras para o crime. Remodela a convivncia das pessoas. Orientao comunitria: exige atitudes de compromisso e responsabilidade com o problema comum. Ele trabalha na troca de castigo por medidas alternativas, conciliatrias. Trabalha na rejeio do castigo em nome da adoo de condutas alternativas de conciliao e reforma social. Preveno vitimria: trabalha com a existncia de grupos especialmente dirigidos a pessoas que querem ser vtimas. Ex.: para as mulheres que so vtimas de agresses. Campanhas de conscientizao das vtimas explicando a elas os riscos assumidos. Tanto a vtima em potencial quanto a pessoa que j vtima. Evitar andar em determinados lugares em determinadas horas. Preveno poltico-social: prope verdadeiras polticas sociais de maneira progressiva. Ex.: fazer escolas tcnicas. Esse programa visa dar oportunidades iguais a todos. Visa dar qualidade de vida. Esta ligado a idia do bem estar social. Dar condies da pessoa trabalhar e se sustentar. Preveno primria. Preveno da reincidncia: dirigido aos condenados. Relacionado a preveno terciria. Destinado a evitar a reincidncia. Tratamento do condenado promovendo uma maneira de modificar sua conduta. Criao de mecanismos mais suaves de cumprimentos de penas.

Beccaria Um marco humanstico no Dir. Penal. Surgiu na Escola Clssica 1764. Os delitos e as penas. Inaugura o direito humanitrio no direito penal. Principais caractersticas. Precursor da cincia penal moderna. No concebia que condutas fossem incriminadas sem que as leis as descrevessem antecipadamente (princ. da legalidade e da anterioridade). Abominava a tortura com mtodo investigativo. Defendia que as lei penais tinham que ser claras, pois assim se evita uma interpretao subjetiva do juiz. Moderao das penas. Defendia uma pena provisria pequena e s em casos de estrita necessidade. Proibio da pena de morte.

Direito Penal do Inimigo Criado por Gunter Jakobs (doutrinador alemo). O Direito Penal tem a funo primordial de proteger a norma e s de maneira indireta ele protegeria os bens jurdicos fundamentais. Fazia uma distino entre o cidado de bem e o inimigo. Definindo como inimigo aquele que se afasta do modo permanente do direito e que no oferece garantias de que ir continuar fiel a lei. J o cidado de bem aquele que aceita as normas do contrato social e se dispe a cumpri-las. Jakobs fala que os inimigos so os criminosos econmicos, terroristas, criminosos organizados, autores de crimes sexuais e outras infraes penais perigosas (violncia, roubo, seqestro). Nos temos no mundo jurdico 2 direitos penais: O Direito Penal do Cidado e o Direito Penal do Inimigo. Direito Penal do Cidado (direito penal de todos): o cidado tem que ser respeitado, sendo assim, caso o cidado de bem pratique um crime para ele deve ser aplicada todas as garantias penais e processuais. Direito Penal do Inimigo (aquele que aplicado s pessoas que atentem contra o fortalecimento/poder do Estado): a coao ser o instrumento do Estado. O inimigo tem que ser tratado como inimigo, no tem que ter contraditrio. O cidado pode infringir alguma norma penal, mas seus direitos sero preservados. J o inimigo no esta subordinado as normas do direito, e por

isso dever sofrer uma coao do Estado, pois essa seria a nica forma de combater sua periculosidade. Se vc for respeitar direitos e garantias do inimigo vc vai estar desrespeitando os direitos do cidado de bem. Fundamentos filosficos do Direito Penal do Inimigo: 1 - Em caso de alta traio contra o Estado o criminoso no deve ser castigado como um sdito, ele deve ser castigado como um inimigo. 2 - O inimigo ao infringir o contrato social deixa de ser membro do Estado, pois est em guerra contra o Estado, logo ele deve morrer (Rosseau). 3 - Quem ameaa constantemente a sociedade e o Estado, ou seja, quem no aceita o Estado comunitrio legal deve ser tratado como inimigo (Kant). Caractersticas do Direito Penal do Inimigo: - O inimigo no um sujeito de direitos, mas sim um objeto de coao; - O inimigo no vai ser punido com pena (conceito estrito), mas sim com uma medida de segurana (conceito de Jakobs - mais grave); - O inimigo no vai ser punido de acordo com a sua culpabilidade, mas sim de acordo com a sua periculosidade; - As medidas contra o inimigo no olham para o que ele fez (passado), mas sim analisam o que ele representa de perigo futuro (aquilo que ele pode vir a fazer); - O cidado mesmo depois de praticar crimes continua com o status de cidado, j o inimigo perde esse status; - O direito penal do inimigo adianta o mbito de proteo da norma, ou seja, trabalha com a antecipao da tutela penal; Obs.: (mesmo que a sano seja desproporcional mesmo assim ela justificada pois vc estaria evitando a incidncia de crimes). O cidado vc espera praticar o crime. Contra o inimigo vc atua antes de ele praticar. - Quanto ao cidado, espera-se que este realize uma conduta criminosa para que o Estado possa puni-lo, respeitando-se o devido processo legal. - Quanto ao inimigo ele deve ser interceptado prontamente, j no estgio prvio, ou seja nos atos preparatrios ou antes, justificando o Estado a sua deciso em razo de sua periculosidade.

Conseqncias do direito penal do inimigo

- Flexibilizao do princpio da legalidade; (busca uma descrio de crimes e penas vagas e abertas). - No observncia dos princpios da ofensividade, da exteriorizao do fato; - Aumento desproporcional nas penas; - Endurecimento na execuo da pena sem justa causa; - Criao de tipos penais artificiais (seriam aqueles crimes sem bens jurdicos definidos); - No dir. penal do inimigo ocorre o corte de direitos e garantias fundamentais; - Cria-se a antecipao da tutela penal; - Cria-se prmios para aquele inimigo que se mostrar fiel ao direito, a norma; (delao premiada). - Flexibilizao da priso em flagrante (ao controlada - o policial retarda a sua ao para poder prender o criminoso maior) - flagrante. - Infiltrao de agentes policiais; - Uso de medidas cautelares sem justa telefnicas, quebra de sigilos bancrios etc) causa (interceptao

Crticas a teoria de Jakobs 1 - O direito penal do inimigo na realidade o dir. penal do autor e ns trabalhamos com o direito penal do fato. Vc tem que punir o agente pelo que ele fez e no pelo o que ele . 2 - O direito penal verdadeiro s pode ficar vinculado a uma constituio, que prev que todos os cidado tem direitos e garantias, assim, o direito penal tem que se submeter a constituio. 3 - O dir. penal do inimigo puni a periculosidade e no a culpabilidade. No dir. penal eu aplico pena aos imputveis e aos inimputveis eu aplico medida de segurana. No dir. penal do inimigo tudo a mesma coisa. No dir. penal do inimigo s se trabalha com a periculosidade; 4 - O direito penal tem que ser retrospectivo (deve atuar averiguando o que o agente fez e no o que ele vai fazer). E o direito penal do inimigo prospectivo. 5 - No direito penal do inimigo no h problema em ter uma pena desproporcional a outra, afinal puni-se a periculosidade.

6 - No direito penal do inimigo no se segue um processo democrtico, ou seja, no h o devido processo legal, existe sim um verdadeiro procedimento de guerra e intolerncia. Um vale tudo contra o inimigo e isso no combina com o Estado democrtico de direito; 7 - O dir. penal do inimigo claramente inconstitucional, pois s se pode admitir medidas excepcionais em tempos excepcionais, em estados anormais. Existe alguma legislao que abraa idias desse direito? Sim, a 11343/06 lei de drogas, ao controlada, infiltrao. O RDD tambm tem caractersticas do dir. penal do inimigo. Sem nem cumprir pena j sujeitos a situaes especiais. Antiga lei dos crimes hediondos que vedava a progresso de regime.

Bulling um desejo consciente e intencional de maltratar uma pessoa ou deix-la sob tenso. Se manifesta principalmente em ambientes escolares. diferente do assdio moral, tambm chamado de manipulao perversa ou terrorismo psicolgico, aquilo que ocorre num ambiente de trabalho. Geralmente um comportamento originrio do superior hierrquico, que traduz uma atitude ostensiva e continua de perseguio que possa acarretar danos relevantes as condies fsicas e psicolgicas da vtima. o chamado de "moobing". Assdio afetivo "stalking", violncia psicolgica de 2 formas: - Cronofagia maligna ( a destruio sistemtica do tempo da vtima, onde o agente interrompe sistematicamente seus afazeres com perguntas banais e inoportunas) e - Canibalismo afetivo (necessidade constante e exagerada da pessoa dizer palavras, gestos, contatos carinhosos e amorosos). Ex.: chantagem afetiva (ameaa de acabar o relacionamento caso a vtima no satisfaa seus desejos), confuso afetiva (altera no mesmo momento dio e amor) Utopia afetiva: aquela pessoa que se apaixona por outra mas a outra no se apaixona por ela. Dai o cara comea a perseguir a vtima.

Das könnte Ihnen auch gefallen