Sie sind auf Seite 1von 3

O impacto da alterao de prazos em projetos de pequeno e mdio porte

Definio de projetos de pequeno e mdio porte extenso de prazo em projetos pequenos tem maior impacto na viabilidade, uma vez que o prazo total j pequeno. A extenso de prazo motivado por baixa performance (atraso) est sempre relacionada a custo, mesmo que este no seja repassado para o valor do contrato. A antecipao ou prorrogao de prazo por solicitao do contratante pode ser vista como oportunidade do contratado corrigir suas estimativas erradas do incio do projeto e recuperar seu lucro. Reviso do planos de projeto (cronogramas, histogramas...) Negociao e aditivos em contratos.

No universo do gerenciamento de projetos a categorizao dos projetos bastante subjetiva e existem diversas propostas de como classific-los. Segundo Kroll (2007) um projeto que para uma empresa multinacional considerado pequeno e de pouca importncia, para outra pode ser grande ou muito relevante. O prazo, valor, complexidade, riscos, importncia estratgica e tecnologia utilizada so alguns dos fatores que podem mudar a forma com que so classificados os projetos. Buehring (2009) diz que um dos argumentos contra a utilizao de metodologias de gesto de projetos que elas so muito centradas em processos, resultando em grandes volumes de documentos, que so no prticos ou desejveis em pequenos projetos. Assim, uma classificao se torna importante no momento em que se deseja definir qual metodologia de gerenciamento deve ser aplicada ao projeto, de forma que o custo desta gesto seja compatvel com o porte do projeto. Para este texto vamos simplificar e considerar que o custo baixo e prazo curto so os fatores suficientes para qualificam um projeto como pequeno porte. Analisando os motivos que podem levar um projeto a sofrer alterao do prazo

conclui-se que so diversos, desde alterao da estratgia at o desempenho na execuo podem ser fatores causadores de atraso ou ainda antecipao. Porm o baixo desempenho, sem dvida, a razo mais frequente de atrasos. Motivos podem ser impreciso do escopo durante o planejamento, erros na estimativa dos recursos, erros na estimativa das duraes, riscos mal avaliados ou at algum caso fortuito. A importncia que esta rea de conhecimento acima fica clara quando analisamos o estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos realizado em 2009 pelo Project Management Institute (PMI) onde o fator no-cumprimento de prazos tido como a segunda maior deficincia no gerenciamento de projetos no Brasil, aparecendo em 71% das respostas dos entrevistados. Pode-se dividir os custos de um projeto em direto e indireto, onde os custos diretos so relativos a execuo, como operrios, mquinas, materiais aplicados, etc., e custos indiretos so relacionado a gesto, administrao e afins. Desta forma, em uma situao de alterao de prazo em um projeto, certamente acarretar no aumento dos custos indiretos, uma vez que os mesmos esto diretamente relacionados ao tempo sem vnculo direto ao avano da execuo. Se este atraso for ainda decorrente de um baixo desempenho, o projeto sofrer tambm com aumento do custo direto. A partir do momento que uma alterao de prazo foi detectada em um projeto, deve-se avaliar se o mesmo continua vivel. Pode-se considerar que projetos de pequeno porte esto mais sujeitos a se tornarem inviveis devido a um atraso sofrido, pois, em geral, seus valores so baixos e duraes curtas, igualmente as margens nos estudos de viabilidade econmica. Esta uma deciso estratgica e deve ser tomada em conjunto entre a equipe de gerenciamento do projeto com todos os patrocinadores e clientes. Uma vez que a alterao considerada exequvel e decidido ir adiante no projeto com o novo prazo, os planos de gerenciamento projeto devem ser revisitados para verificar se devem sofrem reviso. Documentos relativos a gerenciamento do tempo, tais como cronograma e linha de base, devem ser revisados do momento atual para frente. O desempenho passado no deve ser alterado. Conjugado a esta reviso dos planos, deve-se realizar a negociao e a celebrao de novo contrato com as empresas contratadas, se for o caso.

Das könnte Ihnen auch gefallen