Sie sind auf Seite 1von 30

Antigidade: MESOPOTMIA

BIBLIOGRAFIA GARBINI, Giovanni. Mundo Antigo. O mundo da Arte. Livraria Jos Olympio Editora/ Editora Expresso e Cultura. Rio de Janeiro. 1966. Gombrich E. H. A Histria da Arte. Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A. - LTC. Rio de Janeiro. 1999. HAUSER, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte. So Paulo, Mestre Jou, 1982. BENEVOLO, Leonardo. A Histria da Cidade. So Paulo, Perspectiva, 1999. NUTTGENS, Patrick. The Story of Architecture. Londres, Phaidon, 1997.

Antigidade: MESOPOTMIA

A civilizao mesopotmica divide-se em trs etapas: Sumeriana (5.000a.C.) Babilnica (2.000 a.C.) Assrios (800 a.C.)

Na Mesopotmia, a plancie entre os rios Tigre e Eufrates, o excedente se concentra nas mos dos governantes das cidades, representantes do deus local. Recebem os rendimentos das terras comuns, a maior parte dos despojos de guerra e administram estas riquezas acumulando as provises alimentares para toda a populao, fabricando os utenslios de pedra e metal para o trabalho e para a guerra, registrando as informaes e os nmeros que dirigem a vida da comunidade.

Antigidade: MESOPOTMIA

A cidade nasce da aldeia, mas no apenas uma aldeia que cresceu. Ela se forma quando a transformao das matrias primas e os servios j no so executados pelas mesmas pessoas que cultivam a terra, mas por outras que no tm esta obrigao, e que so mantidas pelo excedente do produto total. A cidade nasce, portanto da diviso do trabalho. Nasce assim o contraste entre grupos sociais dominantes e subalternos; mas, por outro lado, as indstrias e os servios j podem se desenvolver pela especializao e a produo agrcola pode crescer utilizando-se desses servios e instrumentos. A sociedade se torna capaz de evoluir e projetar sua evoluo. A cidade o centro motor dessa transformao e se transforma com uma velocidade muito maior de que uma aldeia. Tem incio a aventura da civilizao.

Kalaa Sghria (Tunsia)

Antigidade: MESOPOTMIA

A arte mesopotmica menos conhecida do que a arte egpcia. No havia pedreiras no vale dos Tigre e do Eufrates. A maioria dos edifcios tinha que ser construda com tijolos cozidos que, no transcorrer do tempo, se desintegravam e se convertiam em p. At mesmo a escultura em pedra era relativamente rara. Mas a principal razo desse desconhecimento que, diferente dos egpcios, esses povos no compartilhavam da crena religiosa de que o corpo humano e sua representao deviam ser preservados para que a alma sobrevivesse. Os sumerianos destinavam sua religio exclusivamente a este mundo e no ofereciam qualquer esperana outra vida, no faziam a mumificao e nem construram tmulos complicados. Os mortos eram enterrados sob o piso da casa sem caixo.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

O primeiro povo que se fixou na Mesopotmia (derrotando os nmades e dedicando-se agricultura) foram os sumrios. Vindos da sia central, esse povo dominou a regio entre 3500 a.C e 2000 a.C e se destacou por seus grandes feitos na engenharia, que lhe permitiram irrigar pntanos e regies secas, tornando possvel o trabalho agrcola. O nome sumrios vem de sumer palavra que na lngua desse povo quer dizer sul e refere-se regio da mesopotmia habitada por ele. Durante sculos o sumrios construram diques e canais para irrigar e fertilizar a terra, onde eles cultivavam rvores frutferas (como tamareiras) e cereais (como a cevada). Plantava-se tambm cnhamo, cujas fibras eram usadas para fazer roupas. Animais eram criados nos campos, e peixes nos diques. O campo transformado pelo homem: em lugar do pntano e do deserto, encontramos pastagens e pomares, e canais de irrigao. O terreno da cidade j dividido em propriedades individuais entre os cidados, ao passo que o campo administrado em comum.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Plano esquemtico da cidade de Ur 4000 -2000 a.C. Os primitivos aldeamentos continuaram a ser a base para as civilizaes Sumrias. A Sumria nunca foi um estado forte e organizado, comandado por um chefe supremo. Eram divididos em cidades-estados, independentes umas das outras que eram comandadas pelo Patesi (rei e divindade) e por um sacerdote. Por vezes se uniam, outras, guerreavam entre si. O excesso de produo agrria permitiu o surgimento de outras classes de trabalhadores, como construtores, artesos, sacerdotes e escribas, convertendo as sociedades Sumrias em civilizadas. Com a ausncia da pedra, foram utilizados tijolos de barro seco ao sol. Com eles, construram imensas cidades a margem dos rios, com governos independentes: Ur, Uruk, Eridu, Nippur, Lagash, Abad e Izabalam. Esse povo tinha como centro lgico de civilizao e da vida o templo, (teocentrismo) e eram politestas. No incio o sumo sacerdote representava assim o deus, combinava os poderes polticos e religiosos. Mais tarde a autoridade poltica passou a ser representada pelo rei, desligando-o do templo.

A - ancoradouro Z - zigurate P - palcio T - templo F - fortaleza M - muralhas externas

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Modelo de uma cidade sumeriana. 3000 -2000 a.C. Bruxelas, Muses Royaux d'Art et d'Histoire.

As cidades sumerianas (2000 a.C.) j so relativamente grandes (100 ha) e abrigam dezenas de milhares de habitantes. So circundadas por um muro e um fosso. Que as defendem e que, pela primeira vez, excluem o ambiente aberto natural do ambiente fechado da cidade. At meados do III milnio, as cidades da Mesopotmia formam estados independentes, que lutam entre si para repartir a plancie irrigada pelos dois rios. Estes conflitos limitam o desenvolvimento e s terminam quando o chefe de uma cidade adquire tal poder que impe seu domnio sobre toda a regio.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Reconstituio do templo de Eridu. Perodo PrDinstico . A mais antiga estrutura religiosa dos sumerianos foi encontrada em Eridu . Construda sobre uma plataforma artificial que antecipa o zigurate, apresentava muralhas com contrafortes. Em escavaes, descobriu-se uma grande quantidade de espinhas de peixe no cho da cela, da se supondo que o templo era dedicado a Enki, o "senhor da terra", mais tarde chamado, pelos semitas, Ea, a "casa das guas doces.

Planta do Templo Branco, em Uruk. Perodo PrDinstico, aprox. 3.200 a 3.000 a.C. O Templo Branco, assim chamado devido aos flancos caiados de branco, encimava o Anu Zigurate, o segundo importante santurio pr-dinstico de Uruk. A sala central ladeada por cinco cmaras laterais a nordeste. A entrada se fazia por uma porta no flanco sudoeste, que levava, atravs de um vestbulo, at a cela. A um dos lados ficava a plataforma ou altar e, alguns metros frente, uma mesa de oferendas, em tijolo, com um forno semicircular.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

PERODO ACDIO (2470-2200 a.C.) J fazia mais de mil anos que os sumrios prosperavam em sua terra, quando toda a Mesopotmia foi invadida por Sargo I , rei dos semitas (acdios), povo que viera do deserto srio e se fixara no norte da Mesopotmia (Akkad), transferindo-se depois para a Mesopotmia central, que passou a ser o principal reino semita, em constante guerra com os sumrios do sul. Por volta de 2470 a.C., Sargo I lanou as bases do primeiro imprio da histria, que se estendia do Mar Mediterrneo ao Golfo Prsico. Esse imprio durou trs sculos e no alterou as caractersticas da civilizao construda pelos sumrios. Com a conquista de Sargo I, os semitas tornaram-se os novos donos da Mesopotmia e o acdico passou a ser a lngua mais difundida. Mas toda cultura sumria passou a fazer parte desta nova civilizao mesopotmica.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Zigurate de Ur (2.150 a 2.050 a.C; reconstruo) O imponente Zigurate de Ur deve o seu bom estado de conservao fachada de tijolos que recobre toda a torre em degraus. Provavelmente encimado por um templo dedicado ao deus da Lua, Nanna, foi construdo no reinado de Ur-Nammu, fundador da Terceira Dinastia.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Zigurate de Ur (2.150 a 2.050 a.C; reconstruo) Trs escadas do acesso aos muros inclinados, entrecortados por articulaes pouco profundas. O Zigurate de Ur, de cerca de 2.150 a 2.050 a.C., bem conservado devido fachada de tijolos que recobre toda a torre em degraus. Podem ser vistos na foto os orifcios no revestimento de tijolos, que teriam sido feitos para evitar que os tijolos de barro se rachassem durante a estao chuvosa.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Escadaria do Zigurate de Ur (2000 a.C; reconstruo)

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

O outro grande conjunto religioso de Uruk, o Anu Zigurate, consiste numa imensa plataforma de tijolo, de plano ligeiramente irregular, a que se chega por meio de degraus. Sobre a plataforma havia um terrao, e, a um lado, um edifcio conhecido como o Templo Branco, muito diferente do Templo de Pedra Calcria da E-anna. O Templo Branco tambm tem uma planta retangular, embora menos larga do que a do Templo de Pedra Calcria. A sala central um simples retngulo e as pequenas cmaras laterais so cuidadosamente agrupadas sem serem estritamente simtricas. O sistema de projees e recuos das paredes externas tratado em ampla escala; dentro do templo, as cmaras laterais surgiram quase que espontaneamente, atravs da aplicao do mesmo princpio decorativo. A localizao do templo sobre uma plataforma, soluo observada no mais antigo templo, de Eridu, outra caracterstica importante da arquitetura religiosa sumeriana.
Zigurat de (Uruk)

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Sumeriana (5.000 a 2000 a.C.)

Sala de banquetes, (Iraque,550 d.C)

Algumas criaes sumrias influenciaram os vrios perodos da arquitetura mesopotmica: o emprego da abbada, o uso do tijolo cru como nico material pra as edificaes e o zigurate.

Antigidade: MESOPOTMIA

Harpa com cabea de touro (madeira, ouro e outros) Ur 3.000 a.C. a 2.340 a.C. / 29,5cm (Bagd Museu do Iraque). Nos tempos mais antigos, os sumrios que governaram a cidade de Ur os reis ainda eram sepultados com toda sua casa, inclusive os escravos. Encontrou-se em um tmulo uma harpa com cabea de touro e animais fabulosos (mitos antigos), como numa histria em quadrinhos rigorosamente simtrica.

Antigidade: MESOPOTMIA

Alto Relevo: Vitria de Narmsin (arenito vermelho) 2.250 a.C. / 2.05m (Paris, Louvre). Embora os artistas mesopotmicos no fossem chamados a decorar os tmulos dos poderosos, contribuam para mant-los vivos. Os reis encomendavam monumentos para celebrar suas vitrias. Na figura, o rei calca os ps sobre seu inimigo trucidado enquanto outros inimigos imploram misericrdia. Talvez a idia subjacente nesses monumentos no fosse apenas conservar viva a memria dos triunfos. Nos primeiros tempos, pelo menos, as antigas crenas no poder da imagem poderiam ter influenciado aqueles que as encomendaram. Talvez pensassem que, enquanto ali permanecesse a imagem do rei com o p sobre o pescoo do inimigo prostrado, a tribo no teria foras para se rebelar de novo.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Babilnica (2000 a.C.)

O trao mais caracterstico da civilizao babilnica o uso de uma lngua semtica, enriquecida por palavras sumerianas. A religio permaneceu mesopotmica, apesar de alguns deuses receberem nomes semitas. O idioma religioso era o sumeriano, bem como sumeriano era o nome do deus nacional da Babilnia, Marduk. O verdadeiro predomnio semita s se efetuou como resultado da invaso dos amoritas. Apesar de terem trazido varias contribuies culturais incidentais, de modo geral, assimilaram a civilizao j existente.
Porto de Ishtar. Babilnia; Reinado de Nabucodonosor II (604 562 .C) reconstrudo no Vorderstaatische Museen, Berlim. Faiana: 14,30m.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Babilnica (2000 a.C.)

Arquitetonicamente, pouca coisa resta deste perodo. Em Tell Harmal, perto de Bagd, os arquelogos descobriram as runas de uma cidade com ruas regulares e casas grandes, talvez do tipo semipalaciano. Em Ishchali, no Tigre mdio, o mais importante monumento o templo de Ishtar Kititum, um grande conjunto de planta retangular, incluindo trs diferentes santurios.

Templo de Ishtar (Babilnia: Nabucodonosor604/ 562 a. C.) Desaparece a distino entre os monumentos e as zonas habitadas pelas pessoas comuns. As casas particulares reproduzem em menor escala a forma dos templos e palcios, com ptios internos e muralhas.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Babilnica (2000 a.C.)

Porto de Ishtar. Babilnia; Reinado de Nabucodonosor II (604 562 .C) reconstrudo no Vorderstaatische Museen, Berlim. Faiana: 14,30m. Os portes principais da Babilnia e as paredes laterais da via Processional eram revestidas de faiana (tijolos vitrificados).

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Babilnica (2000 a.C.)

Porto de Ishtar. Babilnia; Reinado de Nabucodonosor II (604 562 .C) reconstrudo no Vorderstaatische Museen, Berlim. Faiana: 14,30m. Os animais herldicos eram primeiro modelados numa placa retangular de argila. Enquanto ainda malevel, a placa era cortada em pequenos tijolos, a seguir vitrificados, cozidos e montados na fachada.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Babilnica (2000 a.C.)

Zigurate de Choga Zambil (sc XIII a.C) Construdo provavelmente pelo rei Untash-Khuban. Sua capital Untash ficava no Ir Ocidental. Este zigurate um dos exemplos mais bem conservados; restam 3 das 5 escadarias originais.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

ASSRIOS Durante o perodo cassita na Babilnia, um novo povo surgiu na Mesopotmia Setentrional, os assrios. ARQUITETURA O palcio acompanha a tradio mesopotmica de grupos de salas dispostos volta de ptios, mas segue uma inovao, a de agrupar salas num recanto do grande ptio. As paredes das reas pblicas eram guarnecidas com grandes blocos de pedra ostentando relevos, ao passo que a entrada do palcio era ladeada por enormes figuras de touros alados, com cabeas humanas, esculpidas em relevo. Essas figuras, cujo fim era impedir a entrada das foras do mal, demonstram uma ateno minuciosa com o detalhe linear, talvez um artifcio, mas que em escala gigantesca, produz um efeito poderoso.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

O palcio real, acompanhado por um zigurate e um conjunto de templos, tinha duas entradas principais, das quais uma era dotada de torres e esttuas, inclusive doze touros alados com cabeas humanas. Dispostas ao redor de dois ptios imensos, as vrias partes do palcio apresentam uma planta regular, revelando assim a mesma predileo por uma distribuio organizada vista na planta da cidade como um todo. Uma caracterstica interessante a sala do trono, compreendendo um comprido espao retangular com a entrada no centro de um dos lados. Colocado sobre uma plataforma monoltica com uma base esculpida, o trono erguia-se ao centro do lado menos comprido, olhando-se da entrada. Essa disposio copiada dos templos assrios e ressalta a santidade do rei.

Palcio de Sargo II (Khorsabad :721 705)

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

As runas da cidade de Khorsabad, fundada por Sargo II e que permaneceu inacabada aps a sua morte,oferecem-nos uma idia a respeito do urbanismo e da arquitetura assria. Aproximadamente quadrada no plano e cercada por uma muralha com sete portas, Khorsabad tinha os seus edifcios mais importantes agrupados na parte noroeste, que tem apenas uma porta. Esses edifcios erguem-se numa plataforma artificial e so rodeados por uma muralha prpria, de modo a formar uma espcie de cidadela. Algumas das portas tm uma entrada monumental, geralmente ladeada por enormes touros alados com cabeas humanas e, ocasionalmente, pela gigantesca figura em relevo de um heri estrangulando um leo antigo motivo de Gilgamesh.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

Perspolis: Entrada de Xerxes (518 - 460 a.C) Penetrava-se na cidade atravs de uma entrada ladeada por um par de touros com cabeas humanas. No centro do primeiro plano situa-se a escadaria que levava sala de audincias de Dario I, da qual ainda restam as colunas. Na Mesopotmia, apesar do maior desenvolvimento do comrcio, o artista parece estar ainda mais restrito do que no Egito aos interesses da Corte e dos Sacerdotes. uma arte mais esttica do que a egpcia, restrita aos interesses estticos da nobreza. menor ainda a preocupao naturalista. So freqentes as representaes de animais com cabea de homens, ou vice versa, temas geomtricos e outros. Assim como no Egito, as obras no se oferecem para a cidade. Esto dentro dos templos, tmulos palcios, etc. H uma certa contradio entre o avano comercial, econmico da sociedade e a menor liberdade do artista.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

Vista Geral de Perspolis (518 - 460 a.C) Perspolis foi erigida durante os reinados de trs reis sucessivos. Dario I, Xerxes e Artaxerxes, sobre uma plataforma artificial, flanqueada por montes a norte e a leste. Nesta vista, a sala do trono de Xerxes (o Palcio das 100 Colunas) situa-se a meia distncia; esquerda vem-se as colunas da sala de Audincias por trs do palcio de Dario.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

Palcio de Dario (Perspolis) A porta macia e as guarnies das janelas acham-se bem conservadas. No so formadas por 4 peas distintas, como no Egito ou na Grcia, mas eram as vezes trabalhadas em um nico bloco de pedra ou mesmo de partes desiguais, sendo 3 quartos da guarnio retangular constitudos de uma nica pea, completada por mais um bloco. As paredes de tijolos agora desapareceram.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

Escadaria da sala de audincias de Dario (518 460 a.C.) Inteiramente ladeada de relevos, representando longas fileiras de imortais, vassalos estrangeiros, cortesos e outros dignatrios. A decorao buscava demonstrar o poder do Rei e, por outro lado, indicar a diversidade dos povos que constituam o Imprio. Dario utilizou artesos jnicos para esculpir os pisos de Perspolis, que adquiriram entretanto a rigidez oriental. Deles esto ausentes as cenas narrativas dos frisos assrios e as figuras parecem quase congeladas em sua imobilidade.

Antigidade: MESOPOTMIA Civilizao Assria (800 a.C.)

Muralhas de Nnive (sc.VII a.C; reconstruo) Permetro: 15km

Antigidade: MESOPOTMIA
Alto Relevo: Exrcito assrio sitiando uma fortaleza (alabastro) 883 / 859 a.C. / 2.05m (Londres Museu Britnico). A figura mostra os detalhes de um ataque a uma fortaleza, com os engenhos de stio em ao, os defensores tombando, e no alto de uma torre uma mulher lamentando-se em vo. O modo como essas cenas so representadas muito semelhante aos mtodos egpcios, mas talvez um pouco menos ordenado e menos rgido. Tudo parece muito real e convincente. Mas, se observarmos com mais ateno, descobriremos um fato curioso: grande a profuso de mortos e feridos nessas guerras horrveis... mas nenhum deles assrio. A arte da propaganda j estava bem avanada nessa poca. possvel que ainda fossem dominados pela antiga superstio com tanta freqncia repetida nesta histria: a de que numa pintura, num relevo, numa esttua, existe algo mais que uma simples pintura, relevo ou esttua. Em todos os monumentos que glorificam os senhores da guerra no passado, a guerra no chega a ser um problema. Basta o heri aparecer e o inimigo dispersado como palha ao vento.

Das könnte Ihnen auch gefallen