Sie sind auf Seite 1von 64

Redao Tcnica

Circular, certificado, contrato, memorando, parecer, procurao, recibo, relatrio, currculo! O que Primeiramente, vejamos esses dois termos em separado: redao tcnica?

Redao o ato de redigir, ou seja, de escrever, de exprimir pensamentos e ideias atravs da escrita. Tcnica o conjunto de mtodos para execuo de um trabalho, a fim de se obter um resultado. Logo, para que voc escreva uma redao tcnica necessrio que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaamento, a forma de iniciar e finalizar o texto, dentre outros. Dessa forma, a necessidade de certa habilidade e de se ter os conhecimentos prvios para se fazer uma redao tcnica imprescindvel. Por esse motivo, criamos esta seo, para que os internautas tenham material para servir de embasamento terico, pois h carncia desse tipo de contedo no universo virtual. A redao tcnica engloba textos como: ata, circular, certificado, contrato, memorando, parecer, procurao, recibo, relatrio, currculo.

Anncio Publicitrio
Chamar a ateno do consumidor - Eis o objetivo do anunciante A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou atravs da mdia. Elas fazem parte dos chamados gneros textuais, pois participam de uma situao sociocomunicativa entre as pessoas. A finalidade deste tipo de texto de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquir-lo. Isto nos remete ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que a propaganda a alma do negcio, e se analisarmos, concluiremos que a afirmao totalmente verdica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anncio, mais haver a possibilidade de aceitao. Para isso, importante saber o pblico-alvo, fator decisivo perante a elaborao das estratgias a serem aplicadas. Quanto estrutura do texto em questo, ele compe-se da seguinte forma:

Ttulo - Geralmente bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor. Imagens - As mais inusitadas possveis, dispostas de forma a chamar a ateno de acordo com as caractersticas do produto anunciado. Corpo do texto - Nesta parte desenvolvida a ideia sugerida no ttulo, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulrio aos interlocutores destinados. Identificao do produto ou marca - funciona como uma assinatura do anunciante. Ocorre tambm de aparecer o Slogan junto marca anunciada, para dar mais nfase comunicao. Certos slogans so de nosso conhecimento. Como por exemplo: TIM - Viver sem Fronteiras, RED BULL - Te d Asas!

Por que a esttica de um texto to importante?


Perguntar por que a esttica textual importante em um texto o mesmo que perguntar por que tomamos banho, lavamos ou escovamos os dentes? uma questo de cuidado e se a pessoa no costuma fazer isso, tida como desleixada. Com a redao tambm assim: a impresso que d quando o corretor v um texto contnuo, sem pontuao e sem paragrafao, a de que o escritor no teve o mnimo cuidado ao escrever o texto e tampouco estava se importando com o leitor. como acontece quando algum vai receber uma visita em casa e no se importa em deixar as coisas arrumadas. Alm disso, a esttica tambm quesito de pontuao em qualquer processo seletivo, claro, pois ningum gosta de ler um texto mal organizado, nem mesmo os que so pagos para isso! Ento, vejamos o que voc precisa verificar quanto ao visual de sua redao: Primeiramente, observe o ttulo e confira se o mesmo est escrito com letra maiscula inicial, independente do que seja (artigo, preposio). Por exemplo: A abelha Lia. Claro, nomes prprios ou de lugares e siglas so escritos obrigatoriamente em letra maiscula. Lembre-se que ttulo no possui pontuao final! Em segundo lugar, veja se todos os pargrafos possuem o espaamento devido (largura de um dedo) e se todos esto na mesma altura. A paragrafao fundamental, pois estabelece a estrutura visual que aponta para a diviso obrigatria do texto dissertativo: introduo, desenvolvimento e concluso. Temos que o pargrafo inicial a introduo, o ltimo a concluso e os demais so as argumentaes que fazem parte do desenvolvimento. O mnimo de pargrafos proposto a uma dissertao de trs, um para cada parte do texto. Contudo, bom seguir o mnimo de 15 linhas e mximo de 30, adotados pela maioria dos vestibulares. Em terceiro, observe se as ideias esto divididas de acordo com a distino entre elas, ou seja, para cada nova abordagem, um novo pargrafo. Contudo, necessrio que exista uma ligao entre os argumentos expostos, caso contrrio, a coeso no existir.

Como quarto item, no rasure! Contudo, caso acontea, faa um risco em cima da palavra e coloque-a entre parnteses. Por ltimo, observe atentamente sua letra, pois ela o carto de visita! Verifique se h alguma letra que no est legvel! No tenha voc por base, coloque-se no papel de um leitor que nunca viu um texto seu e analise os termos que realmente podem causar equvocos! Se achar melhor, escreva em letra de frma, pois tambm aceita em concursos. Lembre-se que a ilegibilidade pode anular sua redao!

A Argumentao
A argumentao um recurso que tem como propsito convencer algum, para que esse tenha a opinio ou o comportamento alterado. Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer algum a pensar como ns. No momento da construo textual, os argumentos so essenciais, esses sero as provas que apresentaremos, com o propsito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa a correta. H diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto. Argumentao por citao Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas consagradas, que pensam como ns acerca do tema em evidncia. Apresentamos no corpo de nosso texto a meno de uma informao extrada de outra fonte. A citao pode ser apresentada assim: Assim parece ser porque, para Piaget, toda moral consiste num sistema de regras e a essncia de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivduo adquire por essas regras (Piaget, 1994, p.11). A essncia da moral o respeito s regras. A capacidade intelectual de compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma equilibrada. O trecho citado deve estar de acordo com as ideias do texto, assim, tal estratgia poder funcionar bem.

Argumentao por comprovao A sustentao da argumentao se dar a partir das informaes apresentadas (dados, estatsticas, percentuais) que a acompanham. Esse recurso explorado quando o objetivo contestar um ponto de vista equivocado.

Veja: O ministro da Educao, Cristovam Buarque, lana hoje o Mapa da Excluso Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministrio da Educao, mostra o nmero de crianas de sete a catorze anos que esto fora das escolas em cada estado. Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milho de crianas, ou 5,5 % da populao nessa faixa etria (sete a catorze anos), para a qual o ensino obrigatrio, no frequentam as salas de aula. O pior ndice do Amazonas: 16,8% das crianas do estado, ou 92,8 mil, esto fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianas excludas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e So Paulo, com 3,2% (168,7 mil). (Mnica Bergamo. Folha de S. Paulo, 3.12.2003) Nesse tipo de citao o autor precisa de dados que demonstrem sua tese.

Argumentao por raciocnio lgico A criao de relaes de causa e efeito um recurso utilizado para demonstrar que uma concluso (afirmada no texto) necessria, e no fruto de uma interpretao pessoal que pode ser contestada. Veja: O fumo o mais grave problema de sade pblica no Brasil. Assim como no admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou herona faam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia. VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.

Para a construo de um bom texto argumentativo faz-se necessrio o conhecimento sobre a questo proposta, fundamentao para que seja realizado com sucesso.

A clareza de um texto
Voc j fez alguma redao em que o comentrio do corretor foi: Falta clareza das ideias, texto confuso, falta de coeso, pargrafo confuso?

muito ruim quando lemos algo e no entendemos com exatido o que aquele escritor quis dizer. Os argumentos se emendam uns nos outros, uma nova ideia surge a cada vrgula e em um mesmo perodo, o pargrafo parece no ter mais fim! Uma redao clara quando h transmisso do contedo ao interlocutor de maneira que este compreenda a mensagem. Logo, redaes mais concisas, ou seja, objetivas, tendem a possuir mais clareza. Se voc tem dificuldade em estruturar bem seus pensamentos, utilize um rascunho. Leia sobre o assunto e busque na memria o conhecimento que j tem sobre ele. Ento, reflita sobre o que vai escrever e como vai faz-lo. Para isso, delimite o tema geral em um especfico como, por exemplo: Tema geral: Amaznia, Tema especfico: Manifesto Amaznia para sempre. Quando voc restringe o tema, restringe tambm o que vai escrever. No que o texto deva ficar pequeno, mas sim objetivo, a fim de que seja desenvolvido plenamente. O escritor tambm deve ficar atento ao nmero mnimo de 15 linhas e mximo de 30 ou 35 (depender do processo seletivo). O rascunho muito importante, pois nele os erros podero ser corrigidos antes de serem passados para a folha de redao definitiva. Quanto clareza, tente cumprir com os seguintes aspectos: a) Faa frases curtas, pois perodos longos geralmente ficam confusos. b) No tente parecer mais culto, empregando palavras que desconhece, pois correr o risco de errar quanto ao significado. Portanto, use palavras simples e precisas. c) Tenha cuidado com a ambiguidade, que quando uma orao pode ter mais de um sentido: Peguei as chaves da Ana. (peguei as chaves que estavam com Ana ou as chaves que pertenciam a Ana?) d) Coeso: As partes devem estar interligadas, ou seja, relacionadas. No comece falando de alguma coisa e parta para outra, sempre termine a ideia inicial sem delongas. Frases com muitas vrgulas so indcio de falta de coeso. Outra questo no tentar passar as ideias de acordo com o que vo aparecendo em sua mente, pois o fluxo mental intenso. Na hora de escrever, concentre-se e sempre leia cada pargrafo que acabou de redigir para verificar se est claro!

A Construo do Enredo
Enredo a sequncia de acontecimentos da histria, a rede de situaes que as personagens vivem, a trama das aes que elas fazem ou que elas sofrem. Podemos identificar quatro partes que compem o enredo: 1- Apresentao: a parte do texto em que so apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstncias da histria, como o momento e o lugar em que a ao se desenvolver.

Cria-se um cenrio e uma marcao de tempo para os personagens iniciarem suas aes. Nem todo texto narrativo tem essa primeira parte; h casos em que j de incio se mostra a ao em desenvolvimento. 2 Complicao: a parte do enredo em que as aes e os conflitos so desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clmax. 3 Clmax: o ponto em que a ao atinge seu momento crtico, momento de maior tenso, tornando o desfecho inevitvel. 4 Desfecho: a soluo do conflito produzido pelas aes dos personagens. Se no houver conflito, a narrativa fica reduzida a um relato, a uma sequncia de fatos que no despertaro o interesse dos leitores.

A correspondncia eletrnica aspectos peculiares


A correspondncia eletrnica requer habilidades especficas por parte do redator No h o que discutir: o advento dos recursos tecnolgicos facilitaram e, sobretudo, tornaram geis as relaes humanas. Contudo, vale mencionar que nosso propsito no discutir acerca de tais benefcios, mas sim apontar sobre as caractersticas de um dos casos representativos da ocorrncia em questo: a correspondncia eletrnica. Sendo assim, torna-se conveniente nos propormos a uma indagao relevante: o e-mail perfaz-se dos pormenores relacionados escrita? Faz-se necessrio termos cuidados especficos com esse tipo de comunicao? Pois bem, as mesmas competncias que desenvolvemos mediante a produo de um texto, levando em considerao todos os aspectos que norteiam a linguagem escrita, devem ser aplicadas modalidade em questo, pois notadamente devemos nos conscientizar de que rapidez, agilidade, prescinde de dois elementos prioritrios: clareza e objetividade. Para tanto, eis que alguns procedimentos bsicos por parte do redator tendem a fazer com que tais aspectos se materializem de forma eficaz, permitindo com que a interlocuo se efetive de forma plausvel. Entre eles podemos destacar: * Adaptao ao nvel de formalidade Mesmo em se tratando de um grau de informalidade maior entre os interlocutores no significa que a mensagem no tem de estar clara. Sendo assim, o conveniente no escrever como se estivesse falando, abusando de frases mal organizadas e sem sentido, mas sim procurar fazer-se entender, antes de tudo. No caso de uma comunicao empresarial, no intuito de substituir um memorando ou um comunicado interno, o cuidado deve ser ainda mais apurado, pois nesse a formalidade representa fator preponderante. Nesse sentido, deve-se levar em conta o contedo e o interlocutor deve evitar possveis tropeos. Dessa forma, uma boa pedida o contato assduo com a leitura de bons livros e a constante prtica da escrita.

* Releitura Tal procedimento de fundamental importncia, tal qual em outras circunstncias. Nesse nterim, vale mencionar que o conhecimento dos fatos gramaticais de grande valia, sobretudo a habilidade em empregar corretamente os sinais de pontuao, de modo a evitar possveis equvocos, como por exemplo, uma vrgula mal colocada. Assim sendo, nunca demais fazer uma releitura da mensagem, com vistas a checar se a finalidade discursiva est altura do objetivo pretendido.

* Clareza do tpico frasal Trata-se um procedimento que facilitar a interao entre os interlocutores, pois ao retratar do que se trata, o destinatrio ficar a par do assunto mesmo antes de estabelecer contato com a mensagem propriamente dita. Observe, pois, um exemplo: De: Cristina Para: Beatriz Assunto: relatrio da reunio ocorrida no dia 15/03/2011

* Verificao de e-mails e respostas Eis a um procedimento que deve ser realizado continuamente, pois alm de representar um ato corts por parte de ambos os interlocutores envolvidos, ainda agiliza e torna concretas as intenes firmadas mediante a comunicao ora realizada.

* Postura adequada mediante a materializao do discurso O que devemos ter em mente, embora j abordado, que o e-mail no significa estarmos frente a frente com o interlocutor, por isso ponderao sinnimo de elegncia. Para tanto, o melhor deixar que as emoes fluam por meio de um contato pessoal. No caso de demonstrar algum sentimento relacionado repulsa, o melhor a fazer colocar os pontos positivos e negativos em outra ocasio. Sendo assim, nada de escrevermos em CAIXA ALTA, como se estivssemos gritando ou qualquer outra atitude que revele tal posicionamento. Mediante tais pressupostos, vale mencionar que preciso sabermos reconhecer os limites dessa tecnologia, a qual pressupe um comportamento adequado de nossa parte, em todos os aspectos.

A Crnica
A crnica um gnero que tem relao com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literria, conotativa. A origem da palavra crnica grega, vem de chronos (tempo), por isso que uma das caractersticas desse tipo de texto o carter contemporneo. A crnica pode receber diferentes classificaes: - a lrica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;

- a humorstica, em que o autor faz graa com o cotidiano; - a crnica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crtica ao que acontece nas relaes sociais e de poder; - a filosfica, reflexo a partir de um fato ou evento; - e jornalstica, que apresenta aspectos particulares de notcias ou fatos, pode ser policial, esportiva, poltica etc.

A crnica argumentativa
Temtica principal do gnero em pauta fatos ligados ao cotidiano A crnica um gnero textual bastante evidenciado em jornais, escritos ou televisionados, e em revistas. Sua origem deriva-se do latim Chronica e do gregoKhrnos (tempo). Exatamente por este fator que se deve o seu surgimento, pautado por um relato de acontecimentos histricos e registrados em ordem cronolgica. S a partir do sculo XIX, retratada por um teor mais crtico, foi divulgada em jornais e folhetins, caracterizada por um texto que falava de maneira generalizada sobre os acontecimentos do dia a dia, adentrando posteriormente no campo da Literatura. Uma de suas relevantes caractersticas se deve tica de como os detalhes so observados, pois o fato possibilita ao cronista relatar de forma individual e original os fatos sob diferentes ngulos. A temtica pela qual perpassa o gnero em questo costuma estar ligada a questes circunstanciais ligada ao cotidiano, como por exemplo, um flagrante na esquina, o comportamento de uma criana ou de um adulto, um incidente domstico, dentre outros. Trata-se de um texto curto, geralmente com poucos personagens, no qual o tempo e o espao so limitados. Alm da crnica narrativa, anteriormente mencionada, h uma modalidade mais moderna, a argumentativa, na qual o objetivo maior do cronista relatar um ponto de vista diferente do que a maioria consegue enxergar. Ele, usufruindo-se do bom humor mesclado a toque sutil de ironia, aposta no intento de fazer com que as pessoas vejam por outra face aquilo que parece bvio demais para ser observado. Seu carter discursivo gira em tono de uma realidade social, poltica ou cultural, onde esta realidade verbalizada em forma de protesto ou de argumentao, quase sempre envolta por um tom at mesmo sarcstico, no intento de criticar as mazelas advindas da esfera social. Desta forma, visando aprimorar nossos conhecimentos sobre o referido assunto, analisaremos alguns fragmentos da crnica intitulada Pr-Sal, de Antnio Prata:

Dizem que otimista o cara que v o copo meio cheio, enquanto pessimista quem o enxerga meio vazio. A imagem batida, mas vem a calhar, pois no outro o tema desta crnica seno a gua. Muita gua. Trilhes de litros de H2O, que sero acrescidos aos oceanos nas prximas dcadas, quando as calotas polares derreterem. Os pessimistas, claro, s conseguem ver o lado ruim da mudana climtica: a morte de milhes de pinguins, focas, lees marinhos, ursos polares e a extino de algumas espcies desconhecidas; o alagamento de certas cidades litorneas como Rio de Janeiro, Nova York, Xangai, Veneza, Barcelona e a perda de boa parte do patrimnio histrico e cultural da humanidade; o aumento de catstrofes naturais como tufes, furaces, dilvios, enchentes e a desgraa humana decorrente desses aguaceiros. OK. O Rio legal. As focas e a Piazza San Marco, tambm. Mas focar-se (sem trocadilho) apenas nos aspectos negativos da lambana climtica impede-nos de perceber outros acontecimentos maravilhosos que se avizinham. Praia em So Paulo, por exemplo. Claro que a tese ainda no um consenso entre a comunidade cientfica. Alguns estudiosos, desses que s conseguem ver a parte vazia do copo, afirmam que, por mais que a gente queime todo o petrleo existente, o aumento do nvel dos oceanos ser apenas de alguns metros. Cientistas de nimo mais solar, contudo, garantem que o que conhecemos como polo norte , literalmente, apenas a ponta do iceberg e, se tudo der certo, antes de 2020, vai ter prdio na Berrini com vista pro mar. Quanta coisa boa h de acontecer! J pensou que belo carto postal, a ponte estaiada com praia ao fundo? E seus filhos colhendo mexilhes nos ps do Borba Gato? Consigo ver, facilmente, a 23 de Maio tomada por ambulantes, vendendo leo bronzeador, canga, Shhhhkol e Biscoito Globo. O Morumbi, com as casonas nas colinas, debruadas sobre o mar, ser a Beverly Hills paulistana. E nossos restaurantes, j to afamados, o que no faro com peixes fresquinhos e frutos do mar, trazidos diretamente pela comunidade caiara de Santo Amaro? O lago do Ibirapuera no teve sempre a vocao para ser a nossa Rodrigo de Freitas? E qual o sonho da Vila Nova Conceio, seno tornar-se a Barra da Tijuca? Cruzemos os dedos, meus queridos paulistanos, pois muito em breve, quando as margens plcidas do Ipiranga ouvirem um estrondo, no ser o brado retumbante de um povo heroico, mas o som das ondas quebrando na Avenida do Estado. E, nesse instante, o sol da liberdade, com seus raios flgidos, dourar os corpos estirados beira mar. E ainda tem gente preocupada com o futuro. Tsc tsc...

A Funo Potica da Linguagem


Voc j percebeu que cada situao exige um determinado tipo de linguagem? Podemos dizer que cada mensagem contm uma inteno, assim como cada ambiente social exige um tipo de fala. Assim, o vocabulrio que escolhemos ao nos comunicar tem uma funo especfica: de emocionar, de transmitir a realidade, de persuadir ou simplesmente de estabelecer um contato maior com o receptor.

Estamos falando das funes de linguagem, as quais so: referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, ftica, metalingustica e potica. Nesse momento, vamos nos ater a essa ltima funo. Funo potica A linguagem exerce funo potica quando valoriza o texto na sua elaborao, ou seja, quando o autor faz uso de combinao de palavras, figuras de linguagem (metfora, anttese, hiprbole, aliterao, etc.), explorao dos sentidos e sentimentos, expresso do chamado eulrico, dentre outros. Assim, mais comum em textos literrios, especialmente nos poemas que enfatizam com mais frequncia a subjetividade. No entanto, podemos encontrar esse tipo de funo nos anncios publicitrios e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de funo, como a emotiva. muito comum a utilizao de palavras no seu sentido conotativo (figurado) ao invs do denotativo (do dicionrio). Veja exemplos da funo potica em: Anncio publicitrio: Chegou o milagre azul para lavar! Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo! Onde Omo cai, a sujeira sai! (propaganda Omo, 1957)

Poema: ...Eu, que tantas vezes no tenho tido pacincia para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridculo, absurdo, Que tenho enrolado os ps publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando no tenho calado, tenho sido mais ridculo ainda... (Fernando Pessoa, Poema em linha reta) Funo emotiva: De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. (Vincius de Morais. Soneto da fidelidade)

A interpretao textual
Mergulhar nas profundezas do discurso Eis a questo! sempre bom ressaltar sobre a importncia da interpretao textual, pois sua ocorrncia no se d somente no meio educacional, mas tambm em concursos de uma forma geral. Aprimorar nossa competncia no sentido de analisarmos minuciosamente um texto requisito bsico para a eficcia dos resultados. Mas existe um procedimento especfico para isto? Como sabemos, a nossa capacidade no que se refere escrita vai sendo aperfeioada paulatinamente, ou seja, fatores primordiais, como o hbito constante de leituras decisivo para essa conquista. Dessa forma, o enriquecimento do vocabulrio, o domnio das estruturas lingusticas, como tambm a interpretao textual so competncias adquiridas ao longo de nossa experincia. Interpretar um texto significa desvendar seus mistrios quanto questo do discurso, pois esse (o discurso) representa a mensagem que ora se deseja transmitir. Quando falamos em interpretao, esta engloba uma srie de particularidades, tais como pontuao, pois uma vrgula pode mudar o sentido de uma ideia, elementos gramaticais, como conjunes, preposies, entre outros. Obviamente que, para haver uma boa interpretao, o texto dever dispor de todos os requisitos essenciais para tal. Como por exemplo, coeso, coerncia, paragrafao e, sobretudo, relaes semnticas bem delimitadas, para que dessa maneira o leitor possa interagir plenamente com as ideias retratadas por esse texto. A questo discursiva tanto vale para textos escritos em prosa, quanto para aqueles escritos em forma de versos, pois por trs de uma simples estrofe h infinitos dizeres, que o leitor, com seu conhecimento de mundo, torna-se capaz de decifr-los de uma forma bastante plausvel. Assim sendo, a linguagem algo interativo, magnfico, surpreendente, autntico e poderoso. Ao atribuirmos o adjetivo poderoso, estamos nos remetendo ideia de que ela tambm possui uma finalidade persuasiva em meio ao processo de interlocuo. Assim, como mencionado anteriormente, inegvel a importncia de estarmos aptos a interpretar todo e qualquer texto, independente de sua finalidade. E para que isto ocorra, necessrio lanarmos mo de certos recursos que nos so oferecidos, e muitas vezes no os priorizamos, como a leitura, a busca constante por informaes extratextuais, para que assim nos tornemos leitores e escritores cada vez mais conscientes e eficazes. A predominncia de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita

Tanto na fala quanto na escrita devemos estar atentos quanto ao uso de certas expresses que interferem na qualidade do nosso desempenho lingustico. Como a funo da linguagem estritamente social, e a lngua possui um carter dinmico, certas vezes nos sentimos apegados a certos modismos, como por exemplo, o uso de clichs, que inevitavelmente acabam se incorporando ao nosso vocabulrio. Todavia, enquanto falantes, devemos zelar pelo nosso perfil, pois perante a sociedade somos vistos como um todo, e certas atitudes acabam estigmatizando-nos diante de nossas atitudes. A discusso em si no remete a ideia de a Gramtica Normativa ser o elemento norteador no nosso cotidiano, mas sim, sabermos distinguir situaes em que o contexto no permite tais desvios. Pois, por mais que a Lingustica tenha representado um avano muito grande para os estudiosos da lngua, essa noo de certo ou errado ainda tende a se perdurar por algum tempo. De uma maneira mais especfica analisaremos os desvios mais cometidos e suas principais caractersticas. Entre eles destacam-se:

A Ambiguidade - Consiste em retratar uma situao em que a clareza da mensagem torna-se comprometida, havendo, portanto, uma duplicidade de interpretaes. Como em: O menino pegou o nibus correndo. Neste caso, no identificamos se era o menino ou se era o nibus que corria. Cacofonia - Consiste na juno de slabas que foneticamente tornam-se desagradveis. Eu hoje no vi ela. J que no posso amar ela, vou para o convento.

Pleonasmo vicioso - o emprego de uma ideia desnecessria, uma vez que essa j faz parte da inferncia do ouvinte/leitor. O menino entrou para dento apressadamente. Ele desceu para baixo neste exato momento.

Plebesmo - o emprego de certos termos que denotam falta de conhecimento/cultura por parte do falante. Ele falou tipo assim...

Barbarismos - representam literalmente o erro no emprego das palavras considerando-se a grafia, semntica e pronncia.

A conzinha est toda desarrumada. O beb adora tomar iorgute. Sua sombrancelha bem delineada.

Eco - Consiste na repetio de palavras com o mesmo som para enfatizar uma ideia Ladro que rouba ladro tem cem anos de perdo. (ditado popular)

A propaganda e a persuaso
Voc j dever ter ouvido falar de persuaso, no mesmo? Vamos relembrar o significado desse termo? Persuaso vem do verbo persuadir: levar a crer ou a acreditar (Aurlio). Ou seja, o ato de voc tentar convencer o outro a acreditar em voc. A propaganda, como j deve ter percebido, tem por objetivo justamente o que foi exposto na definio acima: tentar convencer o pblico de alguma coisa. Por isso, sempre quando vir ou ouvir um anncio, lembre-se que os publicitrios esto usando a linguagem persuasiva para conquistar voc, seja atravs de palavras, de cores, de imagens, etc. E, principalmente, faz-lo comprar mais e mais! A fabricao de uma propaganda exige saber: a) o produto: utilidade, caractersticas, qualidades, desvantagens e vantagens. b) o pblico: qual o pblico-alvo: jovens, adolescentes, adultos, crianas. importante determin-lo para saber o tipo de linguagem que dever ser utilizada. c) Objetivo: vender sempre a principal meta. Contudo, pode ser apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audincia, etc. d) Estilo: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, pano de fundo, etc. Ento, se o professor solicitar um trabalho sobre linguagem persuasiva com o uso da propaganda, j sabe, fique atento ao que foi exposto e bom trabalho!

Curiosidade: A propaganda tambm chamada de merchandising, que tem origem na palavra inglesa merchandiser que significa negociante. Como se v, at na origem, a propaganda um tipo de negociao: eu te conveno e voc compra.

A Reportagem
A reportagem pode ser televisionada ou impressa. A reportagem um gnero de texto jornalstico que transmite uma informao por meio da televiso, rdio, revista. O objetivo da reportagem levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem. Se televisionada, a reportagem deve ser transmitida por um reprter que possui dico pausada e clara e linguagem direta, precisa e sem incoerncias. Alm de saber utilizar a entonao que d vida s palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuao! Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questes, a subjetividade est mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima! Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os reprteres tm mais recursos visuais e grficos disponveis, o que chama a ateno para a notcia. Em meio aos fatos presenciados e que devero ser transmitidos, cada reprter tem seu estilo prprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como comunicada diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador timo, pois ele poder optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem! Qual a diferena entre notcia e reportagem? A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razes e efeitos. A segunda vai mais a fundo, faz investigaes, tece comentrios, levanta questes, discute, argumenta. A reportagem escrita dividida em trs partes: manchete, lead e corpo. Manchete: compreende o ttulo da reportagem que tem como objetivo resumir o que ser dito. Alm disso, deve despertar o interesse do leitor. Lead: pequeno resumo que aparece depois do ttulo, a fim de chamar mais ainda a ateno do leitor. Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao pblico-alvo!

O jornal e a notcia
As notcias de jornais precisam ser atrativas.

Todo jornal impresso ou televisionado recheado de notcias, as quais fazem parte do nosso cotidiano e so importantes para nos mantermos atualizados! Mas o que vem a ser uma notcia? O que ela precisa ter? Como feita? Voc tem curiosidade em saber: ento, vamos l! Notcia um substantivo feminino e tem significado de informao, conhecimento, notificao. No mbito da imprensa quer dizer o resumo de um acontecimento ou de um assunto! Portanto, um resumo no pode conter muitas linhas! A notcia deve comunicar o fato e no traar argumentos sobre ele. O noticirio na TV ou a notcia no jornal deve responder algumas questes, como: 1. qual o acontecimento; 2. Onde ele ocorreu: em que cidade, estado, pas?; 3. Quando aconteceu: que dia, ms, ano?; 4. Por que aconteceu: o que est por trs? e 5. Quais foram as possveis consequncias? A notcia composta de duas partes: a manchete e o texto. Manchete: resume a notcia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questo. Deste modo, quem escreve notcias deve ser um bom escritor, pois as palavras devem ter combinaes tais que atraiam leitores e telespectadores! Voc sabe o que um redator? Quando um jornal televisivo acaba, pode prestar ateno, os nomes dos redatores so apresentados! No jornal falado, a presena de redatores, locutores e sonoplastas muito importante! Os redatores so responsveis por observar os fatos do dia, selecion-los e redigir as notcias sobre eles! Os locutores so os apresentadores de tais notcias e os sonoplastas os que dirigem o fundo musical, como por exemplo: a msica de abertura do jornal.

A resenha - Uma forma de recriao textual


Aumentar a nossa competncia lingustica um dos requisitos bsicos para que nos tornemos cada vez mais aptos ao ato da escrita. Tal competncia lingustica est relacionada ao nosso conhecimento acerca das normas que regem o prprio sistema, tendo em vista as normas gramaticais instauradas por este.

Diante disso, devemos sempre buscar novas alternativas para o aperfeioamento dessa tcnica, como desenvolver o hbito pela leitura de bons livros, a prtica de nos mantermos informados sobre acontecimentos diversos perante a sociedade que nos cerca, dentre outros. Tal medida contribui para o nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Dentre essas alternativas est a reescrita de textos, pois ao reescrev-los estamos dando-lhes uma nova roupagem por meio de palavras de nossa prpria autoria, porm procurando manter sua ideia principal. Representando esta tcnica esto: o resumo, o comentrio, a resenha e a crtica. Existem dois fatores que se tornam relevantes diante de uma recriao textual: As caractersticas inerentes ao texto original (vocabulrio, tipo textual, estruturao dos perodos e, sobretudo, o assunto em voga) e a competncia por parte de quem a produz (seu conhecimento de mundo, sua competncia lingustica e seu amadurecimento intelectual). Ao falarmos sobre estas modalidades de reescrita, importante sabermos que tal recriao no se restringe somente a textos, mas tambm a filmes, peas teatrais, eventos de uma forma geral, e outros. H, portanto, dois tipos de resenha: A Descritiva - Aquela em que o autor somente relata informaes como, por exemplo, de um filme, revelando o nome, o diretor, nome dos atores, a procedncia, gnero, etc. A seguir apresenta uma sinopse do enredo. A Crtica - Nesta, o autor, alm de aplicar todos estes procedimentos, ainda tece comentrios a respeito do assunto abordado.

sempre bom lembrarmos que crtica no deve ser entendida somente no sentido pejorativo, como o ato de apontar falhas, mas tambm de elogiar, comentar, analisar, ressaltando os aspectos de maior relevncia.

Quando se trata da resenha no campo jornalstico, esta vem acompanhada de ttulos, e s vezes de subttulos, sendo que os dados do resenhista, seguido de algum comentrio sobre trabalhados desenvolvidos, tambm ocupam lugar de destaque.

Ambiguidade A duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expresso, d-se o nome de ambiguidade. Ocorre geralmente, nos seguintes casos:

M colocao do Adjunto Adverbial

Exemplos: Crianas que recebem leite materno frequentemente so mais sadias.

As crianas so mais sadias porque recebem leite frequentemente ou so frequentemente mais sadias porque recebem leite?

Eliminando a ambiguidade: Crianas que recebem frequentemente leite materno so mais sadias. Crianas que recebem leite materno so frequentemente mais sadias.

Uso Incorreto do Pronome Relativo

Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes que estava sobre a cama.

O que estava sobre a cama: o estojo vazio ou a aliana de diamantes?

Eliminando a ambiguidade: Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes a qual estava sobre a cama.

Gabriela pegou o estojo vazio da aliana de diamantes o qual estava sobre a cama.

Observao: Neste exemplo, pelo fato de os substantivos estojo e aliana pertencerem a gneros diferentes, resolveu-se o problema substituindo os substantivos por o qual/a qual. Se pertencessem ao mesmo gnero, haveria necessidade de uma reestruturao diferente.

M Colocao de Pronomes, Termos, Oraes ou Frases

Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto.

O garotinho estava no quarto dele ou da senhora?

Eliminando a ambiguidade: Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dela.

Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dele.

Ex.: Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.

Quem estava sentado na varanda: o menino ou o mendigo?

Eliminando a ambiguidade: O menino avistou um mendigo que estava sentado na varanda.

O menino que estava sentado na varanda avistou o mendigo.

Antes de comear a produzir Antes de comear a produo de texto, algumas etapas devem ser pensadas! Quando vamos escrever um texto e no estamos acostumados a redigir, o melhor que no coloquemos nossas ideias direto na folha definitiva, pois isso pode gerar uma redao desorganizada.

Portanto, antes de comear a produzir, analise alguns pontos chaves para que nem voc, nem o leitor fiquem confusos.

Observe o tema proposto: o que voc sabe sobre esse assunto, o que voc leu a respeito? Coloque no papel.

De acordo com seu conhecimento, voc contra ou a favor do tema sugerido? Defina-se e defenda seu enfoque. Portanto, fique atento se a ideia do incio sustentada at o final.

Aps escolher o ponto de vista, determine o objetivo de seu texto: esclarecer, impactar, alertar. Em seguida, estabelea a ideia principal que vir no primeiro pargrafo. Ento, selecione os argumentos que iro sustent-la no decorrer do escrito. Este contexto deve apresentar fatos, causas e consequncias que permeiam o assunto em questo.

Por fim, no se esquea de concluir! A concluso deve retomar o ponto de vista e apresentar uma soluo ou uma sugesto a respeito do problema que foi apresentado.

Veja um exemplo:

Tema proposto: Meio ambiente

Conhecimento sobre o assunto: Aprendi o que efeito estufa e li uma reportagem sobre as sequelas ocasionadas pelo aumento de temperatura.

Ponto de vista: Contra o efeito estufa.

Objetivo: alertar os leitores sobre as implicaes desastrosas do aumento da temperatura.

Argumentos: causas: emisso de gases poluentes, desmatamento; consequncias: derretimento das geleiras, desequilbrio, migraes.

Concluso: apontar possveis solues para amenizar o problema.

Com tudo organizado, a produo ser realizada com muito mais facilidade!

Artigo de opinio comum encontrar circulando no rdio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polmicos que exigem uma posio por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questo atravs do artigo de opinio. importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento podero surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais atravs da escrita.

Nos gneros argumentativos, o autor geralmente tem a inteno de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opinies. O artigo de opinio fundamentado em impresses pessoais do autor do texto e, por isso, so fceis de contestar.

Para produzir um bom artigo de opinio aconselhvel seguir algumas orientaes. Observe:

a) Aps a leitura de vrios pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser teis para fundamentar o ponto de vista que voc ir desenvolver.

b) Ao compor seu texto, leve em considerao o interlocutor: quem ir ler a sua produo. A linguagem deve ser adequada ao gnero e ao perfil do pblico leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.

d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.

e) Pense na melhor forma possvel de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faa uma citao de algum escritor ou algum importante na rea relativa ao tema debatido.

f) Crie um ttulo que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.

g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).

h) Aps o trmino do texto, releia e observe se nele voc se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia est fundamentada em argumentos fortes e se esto bem desenvolvidos; se a linguagem est adequada ao gnero; se o texto apresenta ttulo e se convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo persuasivo.

Reescreva-o, se necessrio.

As Funes da Linguagem Para entendermos com clareza as funes da linguagem, bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicao.

Ao contrrio do que muitos pensam, a comunicao no acontece somente quando falamos, estabelecemos um dilogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.

Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, atravs de nossos gestos, aes, at mesmo atravs de um beijo de boa-noite.

o que diz Bordenave quando se refere comunicao: A comunicao confunde-se com conscincia de que comunicamos andamos. Somente percebemos quando, por acidente ou uma de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9) a prpria vida. Temos tanta como de que respiramos ou a sua essencial importncia doena, perdemos a capacidade

No ato de comunicao, percebemos a existncia de alguns elementos, so eles: a) emissor: aquele que envia a mensagem (pode ser uma nica pessoa ou um grupo de pessoas). b) mensagem: o contudo (assunto) das informaes que ora so transmitidas. c) receptor: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo), tambm conhecido como destinatrio. d) canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem transmitida.

e) cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir decodificar. f) contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere.

Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funes da linguagem, os quais so muito teis para a anlise e produo de textos. As seis funes so: 1. Funo referencial: referente o objeto ou situao de que a mensagem trata. A funo referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informaes objetivas sobre ele. Essa funo predomina nos textos de carter cientfico e privilegiado nos textos jornalsticos. 2. Funo emotiva: atravs dessa funo, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoes, avaliaes, opinies. O leitor sente no texto a presena do emissor.

3. Funo conativa: essa funo procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa funo, busca-se envolver o leitor com o contedo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. 4.Funo ftica: a palavra ftico significa rudo, rumor. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a ateno (rudos como psiu, ahn, ei). Essa funo ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicao ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficincia. 5. Funo metalingustica: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu prprio referente, ocorre a funo metalingustica. 6. Funo potica: quando a mensagem elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinaes sonoras ou rtmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestao da funo potica da linguagem. Essa funo capaz de despertar no leitor prazer esttico e surpresa. explorado na poesia e em textos publicitrios. Essas funes no so exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposio de vrias delas. H, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto. Por Especialista em Equipe Brasil Escola Marina Lngua Portuguesa e Cabral Literatura

Funes da linguagem

A linguagem nos remete comunicao que podemos produzir atravs de uma mensagem. Nessa comunicao o indivduo faz uso de certos elementos lingsticos necessrios ao

entendimento. Para que haja compreenso mtua a pessoa que fala ou emite uma informao deve usar um cdigo (que no necessariamente a lngua) para se expressar a pessoa que ouve ou recebe a mensagem. A lngua o cdigo mais utilizado para estabelecer a comunicao, j que o acordo social da linguagem feita por uma determinada sociedade. J a fala individual: o uso da lngua na particularidade de cada pessoa. Vejamos os elementos que envolvem a comunicao, separadamente:

Emissor:

aquele

que

envia

mensagem,

remetente,

falante.

Receptor: aquele que recebe a mensagem, o destinatrio, o ouvinte.

Mensagem:

que

se

fala,

contedo

transmitido.

Cdigo: o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita.

Canal:

meio

pelo

qual

mensagem

circula.

Contexto: o meio no qual o receptor e emissor esto inseridos: situao, lugar.

A linguagem pode ter vrias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A funo da linguagem depender do objetivo da comunicao e pode ser: apelativa, emotiva, ftica, metalingstica, potica. Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

Funes da Linguagem

Funo referencial ou denotativa: transmite uma informao objetiva, expe dados da realidade de modo objetivo, no faz comentrios, nem avaliao. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem denotativa, ou seja, no h possibilidades de outra interpretao alm da que est exposta. Em alguns textos mais predominante essa funo, como: cientficos, jornalsticos, tcnicos, didticos ou em correspondncias comerciais. Por exemplo: Bancos tero novas regras para acesso de deficientes. O Popular, 16 out. 2008. Funo emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor transmitir suas emoes e anseios. A realidade transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuao (ponto de exclamao, interrogao e reticncias) uma caracterstica da funo emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e refora a entonao emotiva. Essa funo comum em poemas ou narrativas de teor dramtico ou romntico. Por exemplo: Porm meus olhos no perguntam nada./ O homem atrs do bigode srio, simples e forte./Quase no conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrs dos culos e do bigode. (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade) Funo conativa ou apelativa: O objetivo de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugesto, convite ou apelo (da o nome da funo). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faa!) ou conjugados na 2 ou 3 pessoa (Voc no pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de funo muito comum em textos publicitrios, em discursos polticos ou de autoridade. Por exemplo: No perca a chance de ir ao cinema pagando menos!

Funo metalingustica: Essa funo refere-se metalinguagem, que quando o emissor explica um cdigo usando o prprio cdigo. Quando um poema fala da prpria ao de se fazer um poema, por exemplo. Veja: Pegue um jornal Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Este trecho da poesia, intitulada Para fazer um poema dadasta utiliza o cdigo (poema) para explicar o prprio ato de fazer um poema. Funo ftica: O objetivo dessa funo estabelecer uma relao com o emissor, um contato para verificar se a mensagem est sendo transmitida ou para dilatar a conversa. Quando estamos em um dilogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor Est entendendo?, estamos utilizando este tipo de funo ou quando atendemos o celular e dizemos Oi ou Al. Funo potica: O objetivo do emissor expressar seus sentimentos atravs de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, alm de elaborar novas possibilidades de combinaes dos signos lingsticos. presente em textos literrios, publicitrios e em letras de msica. Por exemplo: negcio/ego/cio/cio/0

Na poesia acima Epitfio para um banqueiro, Jos de Paulo Paes faz uma combinao de palavras que passa a ideia do dia a dia de um banqueiro, de acordo com o poeta. Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

As partes da redao

De

forma

resumida

bem

objetiva,

redao

deve

ter

trs

partes:

1. Introduo 2. Desenvolvimento 3. Concluso Mas como se d cada uma delas? O que necessrio que elas tenham? Vejamos, separadamente: 1. Introduo

O que introduo, seno o ato de introduzir? Ento, vejamos: introduzir fazer entrar, fixarse. No por menos que o incio do texto tem essa denominao, uma vez que responsvel por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto. A introduo deve apresentar a ideia principal (tpico frasal) que ser discutida no s no primeiro pargrafo, mas ao longo do texto! Por ser o primeiro contato que o leitor tem com o escrito, a forma como a introduo disposta muito importante. Deve-se explorar o objetivo do texto em oraes que atraiam o pblico-alvo. Importante no se delongar muito nesta etapa, trs linhas so o suficiente. Lembre-se de que o texto comea pela introduo, na primeira linha. Portanto, escolha um ttulo quando a produo for concluda, pois no h como saber com exatido 2. Desenvolvimento

o chamado corpo do texto, onde o tema escolhido abordado e, como o prprio nome diz, desenvolvido. Aps introduzir o tema, hora de debat-lo, atravs da exposio dos argumentos. necessrio que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso. Nesta etapa, evite repeties de termos ou oraes que tenham o mesmo sentido. Evite tambm perodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, montona. Alm disso, pode fazer com que o escritor se perca em meio s suas prprias argumentaes.

No queira demonstrar mais do que sabe sobre determinado assunto, pois poder cair no erro das repeties de ideias, exposto acima. E no necessrio encher linguia, uma vez que qualidade essencial, mas quantidade de argumentos no, tampouco de linhas: 18 a 22 linhas de desenvolvimento so suficientes!

3.

Concluso

Concluir acabar, finalizar. Portanto, o desfecho do texto. Muitos no do importncia para essa etapa, mas sem ela o texto fica vago, sem propsito. Em um pargrafo, a concluso deve reunir as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, com um posicionamento por parte do escritor ou uma soluo para um problema apresentado. Nunca coloque: Conclumos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo ou equivalentes na concluso porque no necessrio que o escritor avise que ir finalizar o texto, j que esta etapa deve ser percebida pelo leitor e no alertada. Por Graduada em Letras Sabrina Vilarinho

As qualidades de um texto

O ato de redigir, perante a concepo de muitos, representa algo complexo. O emissor, vendose diante de uma folha em branco, sente-se atordoado com tal procedimento: as ideias

parecem escapar-lhe mente. A competncia? Essa tambm parece se esvair a cada instante. Afinal, ser que o que nos resta deixar tudo de lado, ou fazer de tais obstculos um trunfo para que possamos aprimorar nosso desempenho? Diante desse impasse, cabe ressaltar a importncia de estarmos aptos mediante o cumprimento da referida incumbncia. Aptido essa conquistada ao longo de nossa experincia enquanto interlocutores envolvidos no ato comunicativo. Estabelecer familiaridade com a leitura no sentido de aprimorar o vocabulrio, bem como o conhecimento de mundo, revelam sua palavra de ordem. Assim, ao passo que nos tornamos adeptos dessa prtica, adequamo-nos aos requisitos ora retratados pela modalidade escrita. Frente s evidncias firmadas, o artigo em questo tem por finalidade discorrer acerca das qualidades inerentes a um bom texto, com vistas a reafirmar o fato de que, antes de tudo, a mensagem nele presente precisa estar clara, precisa e coerente. Assim, vrios so os fatores que incidem nesse processo. Vejamos, pois cada um de modo particular: Coeso A mensagem somente expressar clareza caso as ideias estejam ordenadas e dispostas entre si de maneira satisfatria. Para tanto, faz-se necessrio que haja uma perfeita e harmoniosa ligao entre os pargrafos, caracterizada por meio do encadeamento semntico (relativo ao significado) e do encadeamento sinttico (representado pelos mecanismos que unem uma orao outra). Estamos falando aqui da coeso, representada por recursos lingusticos responsveis por cumprir tais requisitos. Entre estes destacam-se os conectivos, preposies , pronomes e advrbios, da a funo das classe gramaticais. Assim sendo, a coeso refere-se forma relativa ao discurso apresentado, materializada por meio da articulao desses elementos gramaticais, produzindo assim diversos enunciados. Coerncia A coerncia diz respeito ao contedo textual, manifestado por um discurso claro e preciso. Tal requisito somente materializado se houver uma perfeita organizao entre as partes que o constituem. Caso contrrio, tratar-se- de um discurso desconexo e ilgico. Clareza textual H quem diga que palavras eruditas fazem toda a diferena na construo textual. Trata-se de um mero engano, pois a escolha das palavras realmente muito importante, mas elas precisam se adequar ao discurso ora preferido, corroborando assim para um perfeito entendimento mediante a interlocuo, desprovido de quaisquer indcios de ambiguidade.

Por Vnia Duarte

Campo Lexical e Campo Semntico

Primeiramente, vamos definir o que lxico e semntica para facilitar o entendimento de campo lexical e campo semntico. Vejamos: Lxico: o conjunto de palavras usadas em uma lngua ou em um texto. Quanto lngua, no existe um falante que domine por completo seu lxico, pois o idioma vivo e vocbulos vo desaparecendo, enquanto novos surgem. Quanto ao texto, o lxico corresponde s palavras utilizadas na escrita do mesmo. Semntica: o estudo das significaes das palavras, ou seja, do significado de cada vocbulo existente na lngua. Dessa forma, campo lexical formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a famlia da palavra pedra, seria: pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros. Campo lexical compreende ainda as palavras que pertencem mesma rea de conhecimento: a) Escola: professor, caderno, aula, livro, apostila, material escolar, diretor, etc. b) Internet: web, pgina, link, internauta, portal, blog, site, etc. c) Informtica: pen drive, software, hardware, programas, gigabite, memria RAM, etc. d) Linguagem bblica: mandamentos, Jesus, Novo Testamento, Apocalipse, Cus, Inferno, discpulos, etc. J o campo semntico o conjunto dos significados, dos conceitos, que uma palavra possui. Um mesmo termo tem ou pode ter vrios sentidos, os quais so escolhidos de acordo com o contexto abordado. Assim, so exemplos de campos semnticos: a) levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar, receber. b) natureza: seres que constituem o universo, temperamento, espcie, qualidade. c) nota: anotao, breve comunicao escrita, comunicao escrita e oficial do governo,

cdula, som d) breve: de pouca durao, ligeiro, resumido.

musical,

ateno.

Por Graduada Equipe Brasil Escola

Sabrina em

Vilarinho Letras

Coerncia Textual

Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situao se seu autor no consegue inferir um sentido ou uma ideia atravs da articulao de suas frases e pargrafos e por meio de recursos lingusticos (pontuao, vocabulrio, etc.). A coerncia textual a relao lgica entre as ideias, pois essas devem se complementar, o resultado da no contradio entre as partes do texto. A coerncia de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor tm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses tm da lngua que usam e intertextualidade. Pode-se concluir que texto coerente aquele do qual possvel estabelecer sentido; entendido como um princpio de interpretabilidade. Veja o exemplo: As crianas esto morrendo de fome por causa da riqueza do pas. Adoro sanduche porque engorda.

As frases acima so contraditrias, no apresentam informaes claras, portanto, so incoerentes. Por Marina Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura Cabral

Coeso

Coeso a conexo, ligao, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definio quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os pargrafos esto entrelaados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coeso determinam a transio de ideias entre as frases e os pargrafos. Observe a coeso presente no texto a seguir: Os sem-terra fizeram um protesto em Braslia contra a poltica agrria do pas,porque consideram injusta a atual distribuio de terras. Porm o ministro da Agricultura considerou a manifestao um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrria pretende assentar milhares de sem-terra. JORDO, R., BELLEZI C. Linguagens. So Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566 As palavras destacadas tm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas so responsveis pela coeso do texto. H vrios recursos que respondem pela coeso do texto, os principais so:

- Palavras de transio: so palavras responsveis pela coeso do texto, estabelecem a interrelao entre os enunciados (oraes, frases, pargrafos), so preposies, conjunes, alguns advrbios e locues adverbiais. Veja algumas palavras e expresses de transio e seus respectivos sentidos: inicialmente (comeo, primeiramente (comeo, primeiramente (comeo, antes de tudo (comeo, desde j (comeo, alm disso do mesmo modo acresce que ainda por cima bem como outrossim enfim dessa forma em suma nesse sentido portanto afinal logo aps ocasionalmente posteriormente atualmente enquanto isso imediatamente no raro concomitantemente igualmente (semelhana, segundo (semelhana, conforme (semelhana, assim tambm (semelhana, de acordo com (semelhana, da (causa e por isso (causa e de fato (causa e em virtude de (causa e assim (causa e naturalmente (causa e ento (exemplificao, por exemplo (exemplificao, isto (exemplificao, introduo) introduo) introduo) introduo) introduo) (continuao) (continuao) (continuao) (continuao) (continuao) (continuao) (concluso) (concluso) (concluso) (concluso) (concluso) (concluso) (tempo) (tempo) (tempo) (tempo) (tempo) (tempo) (tempo) (tempo) conformidade) conformidade) conformidade) conformidade) conformidade) consequncia) consequncia) consequncia) consequncia) consequncia) consequncia) esclarecimento) esclarecimento) esclarecimento)

a saber (exemplificao, em outras palavras (exemplificao, ou seja (exemplificao, quer dizer (exemplificao, - rigorosamente falando (exemplificao, esclarecimento).

esclarecimento) esclarecimento) esclarecimento) esclarecimento)

Ex.: A prtica de atividade fsica essencial ao nosso cotidiano. Assim sendo, quem a pratica possui uma melhor qualidade de vida. - Coeso por referncia: existem palavras que tm a funo de fazer referncia, so elas: pronomes pessoais: eu, tu, ele, me, te, os... pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso... pronomes demonstrativos: este, esse, aquele... pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo... pronomes relativos: que, o qual, onde... - advrbios de lugar: aqui, a, l... Ex.: Marcela obteve uma tima colocao no concurso. Tal resultado demonstra que ela se esforou bastante para alcanar o objetivo que tanto almejava. - Coeso por substituio: substituio de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, perodos ou trechos do texto por uma palavra ou expresso que tenha sentido prximo, evitando a repetio no corpo do texto. Ex.: Porto Alegre pode Castro Alves pode ser Joo Paulo Vnus: A Deusa da Beleza. ser substituda substitudo por II: por a O Poeta Sua capital dos gacha; Escravos; Santidade;

Ex.: Castro Alves autor de uma vastssima obra literria. No por acaso que o"Poeta dos Escravos" considerado o mais importante da gerao a qual representou. Assim, a coeso confere textualidade aos enunciados agrupados em conjuntos. Por Especialista Equipe Brasil Escola Marina em Lngua Cabral Portuguesa

Como fazer uma boa descrio?

Uma boa descrio requer uma observao criteriosa e caracterizada pela exposio dos traos fsicos, psicolgicos e at mesmo emocionais. Lembre-se que a descrio objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realstica, sem incluso das percepes pessoais. Na descrio subjetiva, porm, o observador faz uso de suas impresses particulares. Vejamos ento, como fazer uma boa descrio de:

a) Pessoa: Geralmente quando falamos de uma pessoa, lembramos de seu modo de sorrir, de sua estatura, do formato do rosto, e assim por diante. Portanto, ao retratar algum no papel voc pode salientar algumas peculiaridades fsicas, como: altura, cor da pele, cor dos olhos e cabelos, peso, modo de vestir, tom da voz, etc.. Tambm dever apontar caractersticas psicolgicas: carter, temperamento, modo de se expressar, conduta, modo de agir, modo de falar, etc. b) Lugar: H vrios elementos que voc pode citar. O importante que o leitor se sinta no local descrito. Para isso, observe se este lugar fechado ou aberto. Se fechado, descreva sobre as cores da parede, da cortina, da porta; o tipo de piso, a maneira que os objetos esto dispostos, a luminosidade; o sentimento provvel de quem fica no ambiente por muito tempo, etc. Se aberto, fale sobre o pano de fundo local, se h rvores, animais, que tipo de animais, se h grama e qual a sensao de pisar nela (se for o caso), se h frutos nas rvores ou se elas esto secas, o clima, a temperatura ambiente, os aromas, os sons, etc. c) Objeto: Observe o formato (redondo, triangular), a dimenso (largura, altura, espessura), o material de sua composio, a aparncia (cor, brilho, peso, textura), se velho ou novo, se h manchas ou algo que indique que velho (folhas amareladas), sua utilidade, seu valor, etc. Se voc seguir esses critrios, far uma tima descrio! Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

Como Fazer Uma Boa Dissertao?

Quer fazer uma boa dissertao? Todos desejam ser bem avaliados em suas dissertaes, afinal, esse tipo de texto cobrado na maioria dos processos seletivos. Portanto, fique atento quanto s caractersticas dessa modalidade textual. Muitos escrevem, escrevem e no procuram saber nem mesmo o bsico necessrio para se fazer um texto dissertativo. Ento, seja cauteloso em sua dissertao quanto aos seguintes pontos:

a) Verbos: os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas. b) Linguagem: formal, logo, obedece s normas gramaticais. Dessa forma, empregos de expresses coloquiais, ou seja, da oralidade e grias esto excludas, tais como: t boa, o bofe l, tamp o sol com a peneira, ningum merece, isso est cheirando mal, sem noo, camarada, etc. c) Palavras: devem ser usadas no seu sentido denotativo, literal, ou melhor, no que consta no dicionrio. Deixe o sentido figurado para as poesias e outros tipos de textos. d) Expresses: comum lermos: eu acho, na minha opinio, de acordo com que penso a esse respeito, em redaes dissertativas. No entanto, essas colocaes so redundantes, pois um texto que mostra o ponto de vista do autor em relao a um fato. Ento, redundante usar tais expresses, mesmo porque deve-se manter a terceira pessoa do discurso. e) Perodos: devem ser objetivos e claros. De preferncia, mais breves, pois perodos muito longos geram confuso. Aproveite e verifique se a pontuao est correta: se o ponto final est presente em cada ideia finalizada! Estar errada se as oraes estiverem emendadas por

vrgulas,

ocasionando

perodo

longo

confuso.

f) Estrutura: observe aqui a paragrafao, ou seja, a diviso por pargrafos e tambm se h introduo, desenvolvimento e uma boa concluso. Muitas vezes, esta ltima parte esquecida! Por ltimo observe se sua dissertao tem o mnimo de 15 linhas escritas e o mximo de 35 (tamanho exigido na maioria dos processos seletivos, principalmente no ENEM). Se voc seguir esses critrios bsicos e suficientes da dissertao, ento, com certeza, ter uma tima avaliao! Por Graduada em Letras Sabrina Vilarinho

Como Fazer Uma Boa Dissertao?

Quer fazer uma boa dissertao? Todos desejam ser bem avaliados em suas dissertaes, afinal, esse tipo de texto cobrado na maioria dos processos seletivos. Portanto, fique atento quanto s caractersticas dessa modalidade textual. Muitos escrevem, escrevem e no procuram saber nem mesmo o bsico necessrio para se fazer um texto dissertativo. Ento, seja cauteloso em sua dissertao quanto aos seguintes pontos:

a) Verbos: os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas. b) Linguagem: formal, logo, obedece s normas gramaticais. Dessa forma, empregos de

expresses coloquiais, ou seja, da oralidade e grias esto excludas, tais como: t boa, o bofe l, tamp o sol com a peneira, ningum merece, isso est cheirando mal, sem noo, camarada, etc. c) Palavras: devem ser usadas no seu sentido denotativo, literal, ou melhor, no que consta no dicionrio. Deixe o sentido figurado para as poesias e outros tipos de textos. d) Expresses: comum lermos: eu acho, na minha opinio, de acordo com que penso a esse respeito, em redaes dissertativas. No entanto, essas colocaes so redundantes, pois um texto que mostra o ponto de vista do autor em relao a um fato. Ento, redundante usar tais expresses, mesmo porque deve-se manter a terceira pessoa do discurso. e) Perodos: devem ser objetivos e claros. De preferncia, mais breves, pois perodos muito longos geram confuso. Aproveite e verifique se a pontuao est correta: se o ponto final est presente em cada ideia finalizada! Estar errada se as oraes estiverem emendadas por vrgulas, ocasionando o perodo longo e confuso. f) Estrutura: observe aqui a paragrafao, ou seja, a diviso por pargrafos e tambm se h introduo, desenvolvimento e uma boa concluso. Muitas vezes, esta ltima parte esquecida! Por ltimo observe se sua dissertao tem o mnimo de 15 linhas escritas e o mximo de 35 (tamanho exigido na maioria dos processos seletivos, principalmente no ENEM). Se voc seguir esses critrios bsicos e suficientes da dissertao, ento, com certeza, ter uma tima avaliao! Por Graduada Sabrina em Vilarinho Letras

Como tirar nota boa na redao?

Voc quer tirar nota boa nas redaes? Seja na escola, no vestibular ou em qualquer outro concurso? simples: s ficar atento nos quesitos que os corretores levam em considerao! E para saber se est tudo certo, o prprio escritor quem tem que se preocupar em fazer a reviso geral de seu texto, antes de pass-lo para o corretor! Veja Quanto os aspectos principais que necessitam de serem revistos: forma:

A letra legvel: a letra ilegvel um obstculo leitura. importante lembrar que letra feia no sinnimo de letra ilegvel, uma vez que pode existir letras no muito bem traadas, mas que, no entanto, so lidas com facilidade. Margens e pargrafos: A escrita deve ir at a margem (final da linha), geralmente estabelecida por um trao vertical direita da folha de caderno. Os pargrafos devem estar iniciados com espaamento! Quanto Acentuao: Observe se acentuou todas as palavras gramtica: corretamente!

Pontuao: Revise as vrgulas em seu texto; elas geralmente so necessrias quando h mais de um verbo ou quando se quer explicar algo dito anteriormente. No prolongue os perodos, pois isso torna o texto confuso, use o ponto final! Concordncia verbal: Concorde verbo com sujeito; se este estiver no plural o verbo ficar no plural. Quando ficar em dvidas, volte ao sujeito da orao. Quanto estilstica:

Frases: Devem estar claras e precisas: nem curtas demais, provocando a falta de informao, nem longas porque faz com que os pargrafos fiquem confusos! Repetio: As palavras no devem ser repetidas, afinal, os sinnimos existem para serem usados. Alm disso, termos ou ideias repetidas empobrecem o texto e o torna montono. Coerncia e coeso: Se comear defendendo um ponto de vista, persista at o final. Nunca coloque elementos contraditrios em seu texto. Tambm importante interligar os argumentos, utilizando elementos de coeso, como: ento, porm, mas, contudo, entretanto. No coloque concluindo ou finalizando na concluso, porque so termos bvios! Quanto estrutura:

Dissertao: este texto exige uma introduo, desenvolvimento e concluso. A introduo aponta o assunto especfico a ser abordado; o desenvolvimento deve apresentar argumentos verdicos, comprovados atravs de exemplos, alm disso, o autor deve ter uma viso crtica e reflexiva dos fatos, de forma a persuadir o leitor; a concluso retoma o que foi dito de forma bastante resumida (um pargrafo), de modo a reforar o que foi exposto e tambm prope uma soluo para o problema analisado. Narrao: A personagem deve viver um conflito; as aes, pensamentos, sentimentos da personagem devem estar ligados a este problema de algum modo. As caractersticas fsicas e psicolgicas da personagem devem estar selecionadas de acordo com o conflito enfrentado. O final da histria deve propor o desfecho do problema enfrentado pela personagem. Releia seu texto e faa sempre esse roteiro de reviso e ento ver que sua nota, de aspecto em aspecto avaliado, estar superior a antes! Por Graduada Equipe Brasil Escol Sabrina em Vilarinho Letras

Como tornar um texto coeso?

Algumas vezes em sua redao voc j dever ter lido recadinhos como: falta coeso ou texto confuso! Primeiramente, vamos relembrar o conceito de coeso: aquilo que tem lgica, que forma um todo harmnico, coerente. Por isso, a ligao entre coeso e coerncia to falada! Logo, tudo que voc escrever, seja um bilhete, um recado ou um texto dever ter nexo! Voc pode pensar: ento muito fcil, pois raro encontrar uma pessoa que escreve algo e ningum entende nada! a que o engano acontece! A falta de coeso textual muito frequente e por ser fundamental leitura, um dos quesitos bsicos na avaliao de processos seletivos! Mas quais so as caractersticas de um texto coeso? Vejamos da seguinte forma: Quando voc fala, faz uso de alguns recursos paralelos linguagem, como: gestos, olhar, expresso facial, entonao da voz, sons, etc. Na escrita no existe esses recursos, ento o que fazer? Bom, a questo utilizar e observar trs pontos chaves: 1. Conectivos: so conjunes que ligam uma orao a outra, que permitem que um perodo tenha conexo com o outro. Existem muitos: Mas, porm, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, j que, logo, ento, por sua vez, por conseguinte, mas tambm, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, e muitos outros. 2. Estruturas sintticas: Observe se os verbos esto dispostos de maneira adequada e se esto com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposies. 3. Perodos longos: Analise se h perodos muito longos, pois so os maiores responsveis pela confuso textual. Prefira usar frases curtas, objetivas ou se for necessrio o uso de uma orao mais explicativa, no se esquea de usar conectivos!

E fcil se perder em meio s palavras quando escrevemos! Mas no difcil revisar seu texto e

ficar atento nas trs questes apontadas acima! Um texto coeso pode ser a causa de sua aprovao em um vestibular ou qualquer outro tipo de concurso! Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

Construo da personagem

A criao de uma personagem depende da inteno do autor! Um texto narrativo feito atravs do dilogo entre personagens. Na verdade, a histria contada atravs das aes tomadas por elas. Por esse motivo, as personagens so

fundamentais

para

composio

de

uma

narrativa.

Mas como identificar uma personagem? Atravs de suas aes, como foi falado, e tambm pelos pensamentos, sentimentos e caractersticas expostos. Por isso, necessrio que o autor saiba responder algumas perguntas em relao figura dramtica: a) O que faz a personagem? Quem ela ? b) O que a personagem est falando? Qual o assunto? O que ela quer expressar? c) O que a personagem est sentindo? Qual a posio dela a respeito do que sente? d) Quais so as caractersticas fsicas da personagem? Ela baixa, alta, forte, tem cabelos claros, olhos escuros? e) Quais so as caractersticas psicolgicas da personagem? Calma, nervosa, tranquila, humilde? f) Em que lugar a personagem est? Casa, fazenda, ao ar livre? O leitor ter uma viso completa dos participantes da narrativa se o autor ficar atento aos aspectos que formam a identidade deles. Afinal, personagens como Emlia e Poliana, por exemplo, so bem caracterizadas por seus criadores. A primeira, uma boneca de pano que fala muito e tem uma viso crtica de todas as coisas e a segunda uma garota que tenta ver tudo pelo lado positivo, no famoso jogo do contente! Os elementos que iro fazer com que o leitor conhea uma personagem dependero do autor. Por isso, esse dever ficar atento quanto ao modo como a personagem fala, o que ela pensa e sente; a forma como age, alm de descrever as suas peculiaridades fsicas e psicolgicas, bem como o lugar onde est! Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

Crnica

A crnica uma forma textual no estilo de narrao que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, uma leitura agradvel, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as aes tomadas pelas personagens. Voc j deve ter lido algumas crnicas, pois esto presentes em jornais, revistas e livros. Alm do mais, uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem l. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos at mesmo ntimos com o leitor. O texto curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais prximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etrias. A stira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposio dos sentimentos e a reflexo sobre o que se passa esto presentes nas crnicas. Como exposto acima, h vrios motivos que levam os leitores a gostar das crnicas, mas e se voc fosse escrever uma, o que seria necessrio? Vejamos de forma esquematizada as caractersticas da crnica: Narrao curta; Descreve fatos da vida cotidiana; Pode ter carter humorstico, crtico, satrico e/ou irnico; Possui personagens comuns; Segue um tempo cronolgico determinado; Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens; Linguagem simples. Portanto, se voc no gosta ou sente dificuldades de ler, a crnica uma dica interessante, pois possui todos os requisitos necessrios para tornar a leitura um hbito agradvel! Alguns cronistas (veteranos e mais recentes) so: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Verssimo, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Max Gehringer, Moacyr Scliar, Pedro Bial, Arnaldo Jabor, dentre outros. Por Graduada Equipe Brasil Escola Sabrina em Vilarinho Letras

A Crnica

A crnica um gnero que tem relao com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literria, conotativa. A origem da palavra crnica grega, vem de chronos (tempo), por isso que uma das caractersticas desse tipo de texto o carter contemporneo. A crnica pode receber diferentes classificaes:

- a lrica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo; - a humorstica, em que o autor faz graa com o cotidiano; - a crnica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crtica ao que acontece nas relaes sociais e de poder; - a filosfica, reflexo a partir de um fato ou evento; - e jornalstica, que apresenta aspectos particulares de notcias ou fatos, pode ser policial, esportiva, poltica etc.

Por Marina Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura

Cabral

Descrio

O que descrio? a ao que voc toma de descrever sobre algo ou algum. Ento, o que descrever? Vejamos: de acordo com o dicionrio, o ato de narrar, contar minuciosamente. Ento, sempre que voc expe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a algum, est fazendo uso da descrio. Essa ltima como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se v ou se viu! Assim, para se fazer uma boa descrio, no necessrio que seja perfeita, uma vez que o ponto de vista do observador varia de acordo com seu grau de percepo. Dessa forma, o que ser importante ser analisado para um, no ser para outro. Portanto, a vivncia de quem descreve tambm influencia na hora de transmitir a impresso alcanada sobre determinado objeto, pessoa, animal, cena, ambiente, emoo vivida ou sentimento. Os pormenores so essenciais para se distinguir um determinado momento de qualquer outro, desse modo, a presena de adjetivos e locues adjetivas trao distinto de um texto descritivo. Quando for descrever verbalmente, tenha sutileza ao transmitir e leve em considerao, de acordo com o fato, objeto ou pessoa analisada: a) as cores; b) altura; c) comprimento; d) dimenses; e) caractersticas fsicas; f) caractersticas psicolgicas; g) sensao trmica; h) tempo e clima; i) vegetao; j) perspectiva espacial; l) peso; m) textura; n) utilidade; o) localizao; e assim por diante. Claro, tudo vai depender do que est sendo descrito. Em uma paisagem, por exemplo, a descrio poder considerar: a posio geogrfica (norte, sul, leste, oeste); o clima (mido, seco); tipo (rural, urbana); a sensao trmica (calor, frio) e se existem casas, rvores, rios, etc. Veja no exemplo:

Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo e, por isso, parecia at mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela

sentia, mas no queria fechar a entrada daquela sensao boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era s um pedacinho de terra iluminado pelos ltimos raios solares do final daquela tarde; estava longe...longe! No sabia como agradecer a Deus, morava em um paraso! A sensao que o leitor ou ouvinte tem que ter em uma descrio a de que foi transportado para o local da narrao descritiva. Da mesma forma, quando um objeto descrito, o interlocutor dever ter a sensao de que est vendo aquele sof ou aquela xcara. Por fim, vejamos a seguir os dois tipos de descrio existentes:

Descrio objetiva: acontece quando o que descrito apresenta-se de forma direta, simples, concreta, como realmente : a) O objeto tem 3 metros de dimetro, cinza claro, pesa 1 tonelada e ser utilizado na fabricao de fraldas descartveis. b) Ana tem 1,80, pele morena, olhos castanhos claros, cabelos castanhos escuros e lisos e pesa 65 kg. modelo desde os 15 anos. Descrio subjetiva: ocorre quando h emoo por parte de quem descreve:

a) Era doce, calma e respeitava muito aos pais. Porm, comigo, no tinha pudores: era arisca e maliciosa, mas isso no me incomodava. Portanto, na descrio subjetiva h interferncia emocional por parte do interlocutor a respeito do que observa, analisa. Como voc vai saber se fez uma excelente narrao descritiva? Quando reler o seu texto e perceber se de fato outros leitores visualizaro como reais o que est sendo descrito! Por Graduada em Letras Sabrina Vilarinho

Dissertao

A todo instante nos deparamos com situaes que exigem a exposio de ideias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto. Em muitas situaes somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar. Mas o que dissertar?

Dissertar , por meio da organizao de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocnio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentao, justificao, explicao, persuaso e de provas. A elaborao de textos dissertativos requer domnio da modalidade escrita da lngua, desde a questo ortogrfica ao uso de um vocabulrio preciso e de construes sintticas organizadas, alm de conhecimento do assunto que se vai abordar e posio crtica (pessoal) diante desse assunto. A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade. Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se props a alcanar. H uma estrutura consagrada para a organizao desse tipo de texto. Consiste em organizar o material obtido em trs partes: a introduo, o desenvolvimento e a concluso. - Introduo: A introduo deve apresentar de maneira clara o assunto que ser tratado e delimitar as questes, referentes ao assunto, que sero abordadas. Neste momento pode-se formular uma tese, que dever ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta dever constar no desenvolvimento e explicitada na concluso.

- Desenvolvimento: a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informaes de que dispe sero desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente. - Concluso: o momento final do texto, este dever apresentar um resumo forte de tudo o que j foi dito. A concluso deve expor uma avaliao final do assunto discutido. Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomandoas, portanto, no so isoladas. A produo de textos dissertativos est ligada capacidade argumentativa daquele que se dispe a essa construo. importante destacar que a obteno de informaes, referentes aos diversos assuntos, seja por intermdio da leitura, de conversas, de viagens, de experincias do dia e dia e dos mais variados veculos de informao pode sanar a carncia de informaes e consequentemente dar suporte ao produzir um texto. Por Marina Cabral

Dissertao Subjetiva

Em se tratando do texto dissertativo h o predomnio da 1 pessoa do singular? Esse questionamento muito comum, pois sempre aprendemos que no aconselhvel o uso da referida pessoa verbal, por tratar-se de um texto objetivo. Comumente, a modalidade mais requisitada em concursos e em provas de vestibulares

a Dissertao Argumentativa. Nela, a linguagem precisa ser clara, objetiva e precisa, uma vez que escrevemos para um leitor universal, com o qual no temos nenhum tipo de intimidade. um tipo de texto que pauta-se por uma tese, isto , uma ideia passvel de discusso. Nele expomos nosso ponto de vista sobre um determinado assunto, argumentando contra ou a favor do mesmo. Por tratar-se de um texto objetivo, o recomendado no utilizar a linguagem conotativa, pois ela d margem a vrias interpretaes e revela um certo envolvimento por parte do emissor. Mas existe um tipo de dissertao que apresenta uma abordagem mais pessoal diante do tema em discusso. a chamada Dissertao Subjetiva. importante lembrarmos de que Subjetividade marca pessoal, fonte reveladora de sentimentos e emoes frente a um determinado assunto. O uso da 1 pessoa e de uma linguagem conotativa so caractersticas relevantes, acentuando um envolvimento maior do emissor em relao tese ora defendida. Neste caso, os argumentos nem sempre so pautados com base na racionalidade. Para melhor entendermos sobre esta questo, analisaremos um poema, o qual representa o texto em estudo: Mulher Hoje pouco Quero pois, J j J S Que do se o Por a Que ao Mas olhos, que seja me seja fui fui fui no mal meu tudo apenas qual loura, Margarida Maria pude faz, cabelo, tinta: contentamento, ser esta e o do mundo, o parecer for, j e como cor meu a estou fui e ao esta ou espelho aquela, importa. bela, morta. morena, Beatriz. Madalena. quis. fingida rosto, vida, desgosto? queira matando. caveira quando. dilacerados, seus

fora, moda, me nada, quem braos

serei que levem no viu, e me pele me

como vai e importa to sonhos

e falar Falar, do Porque outros,

morreu

pelos com coberta penteado

seus

pecados, Deus. luzes, artelho. cruzes, espelho.

de ao expiram no rubro sobre

alto uns

buscando-se

Ceclia Meireles Por Graduada Equipe Brasil Escola Vnia em Duarte Letras

Elementos presentes no ato de comunicao

A comunicao confunde-se com nossa prpria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e at mesmo atravs do manuseio de documentos, jornais e revistas. Em cada um desses atos que realizamos notamos a presena dos seguintes elementos: - emissor ou remetente: aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televiso etc.) - destinatrio: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo). - mensagem: o contedo das informaes transmitidas.

- canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem ser transmitida (carta, palestra, jornal televisivo) - cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor ir descodificar. - contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere.

Por Especialista em Equipe Brasil Escola

Marina Lngua Portuguesa e

Cabral Literatura

Enredo linear e no linear

O enredo a sequncia de fatos que acontecem na histria, as situaes vividas pelos personagens, as aes que elas sofrem ou fazem. O enredo em sua sequncia pode ser linear ou no linear. linear quando o tempo, o espao e os personagens so apresentados de maneira lgica e as aes desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o comeo, o meio e o fim da narrativa. O enredo no linear no segue uma sequncia cronolgica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipaes, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espao em que se desenvolvem as aes. O tempo cronolgico mistura-se ao psicolgico, da durao das vivncias dos personagens. O espao exterior se mistura aos espaos interiores (memria e imaginao dos personagens).

Por Especialista em Equipe Brasil Escola

Marina Lngua Portuguesa e

Cabral Literatura

Existem tipos de dissertao?

A dissertao um estilo de redao muito solicitado nos vestibulares. No universo dos processos seletivos, essa tipologia textual requerida por exigir dos candidatos a anlise crtica a respeito de algum tema proposto. Esta discusso deve, ainda, ser exposta na estrutura de pargrafos que compem: introduo, desenvolvimento e concluso, ou seja, comeo, meio e fim. Alm disso, a linguagem empregada dever seguir a norma padro, logo, o uso de grias, termos pejorativos e coloquialismo no so aceitos. Mas existem maneiras diferentes de se fazer um texto dissertativo? Existem tipos de dissertao? Sim, e voc pode optar por: expositiva ou argumentativa.

A dissertao expositiva voltada aos fatos que esto sendo noticiados e discutidos na mdia: televiso, rdio, internet, revistas. Tais acontecimentos so inquestionveis, uma vez que at mesmo seus pormenores foram divulgados. Logo, um texto dissertativo sobre um assunto popular ser apenas a exposio verbal deste, e no propriamente um debate. A dissertao argumentativa diz respeito reflexo que fazemos sobre o tema. O ponto de vista do autor declarado e se interage com os fatos abordados, a fim e esclarec-los e tambm de convencer o leitor sobre a opinio expressa. Portanto, o escritor tende a usar da

persuaso para apresentar a viso crtica dele. Contudo, a linguagem no deve deixar de ser objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidncias concretas e reais dos acontecimentos. Por isso, independente do tipo de dissertao, faa uma exposio clara, coerente dos argumentos, os quais devem ser estruturados de maneira lgica! Por Graduada em Letras Sabrina Vilarinho

Figuras de Linguagem

Em nosso cotidiano convivemos com uma grande diversidade de textos. Todos possuem um objetivo em comum: estabelecer a comunicao entre os interlocutores. Essa, por sua vez, possui uma finalidade especfica, seja para instruir, persuadir, provocar humor, informar, dentre outras. Quando se trata de textos informativos, como por exemplo, os jornalsticos,notamos que os mesmos so permeados por uma linguagem clara, objetiva e dinmica, pois a inteno nica e exclusivamente informar ao leitor sobre fatos decorrentes do universo social, sejam eles polmicos ou no.Portanto, no permitido nenhum juzo de valor, nem to pouco, comentrios pessoais por parte do emissor. Todavia, ao nos depararmos com textos poticos e com outros ligados linguagem publicitria de um modo geral, no identificamos essa mesma caracterstica. Ao contrrio, notamos que a linguagem revela emoo, subjetividade, proporcionando espao para mltiplas interpretaes por parte do leitor.

Trata-se de alguns recursos empregados pelo emissor, nos quais o objetivo conferir maior expressividade mensagem, ornamentando-a para justamente realar a beleza do ato comunicativo. Tais recursos so denominados de linguagem figurada, conotativa, ou seja, aquela que se difere do seu sentido denotativo, prescrito no dicionrio. Desta forma, o autor instaura um jogo de palavras apostando no emprego de acrscimos, supresso, repetio de termos, entre outros. Todos realizados de maneira intencional, para atingir os objetivos por ele pretendidos. Com o objetivo de ampliarmos nossos conhecimentos sobre o referido assunto, vejamos alguns exemplos e suas respectivas caractersticas: Figuras Elipse Consiste na omisso de um termo tendo em vista que este j faz parte da inferncia do interlocutor, permitindo, portanto, a compreenso da mensagem: Fiquei Podemos Zeugma Sua caracterstica pauta-se tambm por omitir um termo, porm o mesmo vem expresso anteriormente na orao: Ktia e Notamos Polissndeto Ocorre a repetio sequencial de conectivos, geralmente do e. sua que prima houve foram a ao cinema, omisso do Marlia termo e Cibele no. (no foram). ansiosa perceber para saber que houve a o omisso resultado do concurso. do pronome pessoal (Eu). de Sintaxe

Os garotos chegaram e comearam a lanchar e subiram para assistir ao filme e depois saram para o passeio ciclstico. Assndeto Ao contrrio pela do manh, polissndeto, trabalhava h tarde, a fazia supresso aula de do canto conectivo: noite.

Estudava

Pleonasmo: Consiste no emprego desnecessrio de um termo, uma vez que este j foi anteriormente mencionado: Eu Silepse: Figura que retrata a concordncia com a ideia exposta na orao, no com as palavras explcitas na mesma: Silepse As Note, Silepse A Silepse Vossa Anfora: Consiste na repetio sequencial de um termo para reforar a ideia na orao: O amor tudo suporta, o amor tudo de cr, o amor tudo perdoa. palavras: Excelncia multido chegaram crianas portanto, que h somos discordncia de aflitos de parece para assistir de o entre o futuro sujeito e a da pessoa pessoa: nao. verbal. nmero: carreata. Gnero: nervoso. a vi com olhos de admirador apaixonado.

Figuras Metfora:

uma comparao oculta que consiste no emprego de uma palavra em lugar de outra, tendo em vista a relao de semelhana entre ambas: Sua E Comparao: uma comparao explcita entre as palavras por intermdio da conjuno comparativa: boca meu corpo um uma cadeado fogueira.

Sua E Anttese:

boca meu corpo

como como

um uma

cadeado fogueira.

Como o prprio nome j diz, a figura consiste no jogo contrrio de ideias: Eu adoro Contemplo Metonmia a substituio de uma palavra por outra, estabelecendo uma relao de sentido entre ambas: Adoro ler Machado de Assis. (a obra) o o dia, sol, mas admiro enalteo a a noite. chuva.

Figuras Eufemismo:

de

pensamento:

o emprego de uma expresso com o objetivo de suavizar a mensagem, diversificando-a do seu sentido literal: Meu amigo entregou a alma a Deus. (para no dizer: Meu amigo morreu!) Hiprbole: Consiste Aquele Chorarei Personificao o emprego de no exagero intencional de atribudo um lgrimas ou caractersticas humanas a seres ao poo at sentido de que das palavras:

garoto um mar

ignorncia voc volte. prosopopeia: inanimados:

O mar est mostrando a sua face mais bela. Por Vnia Graduada Equipe Brasil Escola Duarte Letras

em

Frases Segmentadas

Como as frases podem ser consideradas segmentadas em um perodo? Para facilitar o entendimento, vejamos primeiramente para segmento: seo, poro bem delimitada de um conjunto. a definio do dicionrio

Assim, o termo frases segmentadas diz respeito fragmentao desnecessria de uma citao, orao. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e s vezes sem sentido, o que provoca incoerncia dos mesmos. Vejamos: Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irm ela ficou melhor ainda! Observe que as frases acima esto separadas incorretamente por um ponto final. Geralmente esse problema acontece quando o escritor imagina que o leitor seguir a mesma linha de raciocnio que o mesmo estava tendo no momento em que escreveu. A verdade que quem l interpreta o que est escrito e no o provvel pensamento do autor. Assim, quanto mais clareza textual, melhor, pois um nico sinal de pontuao pode mudar todo o sentido de uma orao. Agora veja a frase do exemplo acima em outra abordagem: Era uma orquestra muito harmoniosa e ficou mais ainda no casamento da minha irm. Ou Penso que j era uma orquestra muito harmoniosa, mas no casamento da minha irm ficou mais ainda. Fique atento: reler o texto imprescindvel, uma vez que evita problemas simples que podem ser resolvidos com uma vrgula, um ponto ou uma conjuno (e, mas).

Por Graduada Equipe Brasil Escola

Sabrina em

Vilarinho Letras

Frases Siamesas

Voc j comeou a escrever e no parou mais e acabou transformando aquele perodo em um longo pargrafo? Se sim, cuidado, neste espao voc pode ter feito uso das frases siamesas. Sim, isso mesmo, so chamadas assim por analogia a irmos siameses, aqueles que nascem unidos por uma determinada parte do corpo. Assim, o mesmo acontece com as oraes. s vezes nos empolgamos em escrever e esquecemos de acentuar, colocar vrgulas, conectivos (e, mas, porm, ento, entretanto, etc.) e pontos (final, de exclamao, de interrogao, dois pontos, e assim por diante). Observe: A jovem j estava ansiosa seria um timo dia de aula sua turma iria apresentar uma pea teatral para a escola inteira a fim de arrecadar fundos para o bazar cultural. muito comum ver perodos longos iguais a esse, apontado acima, bem como nos menores: Ele no concordava com a correo era necessrio falar com o professor. As ideias dos exemplos acima esto sendo exploradas como se fosse apenas uma, j que no h elemento de ligao entre as oraes.

Vejamos como ficariam os perodos acima se fossem escritos com a pontuao correta: A jovem j estava ansiosa, seria um timo dia de aula, pois sua turma iria apresentar uma pea teatral para a escola inteira, a fim de arrecadar fundos para o bazar cultural. E Ele no concordava com a correo, era necessrio falar com o professor.

Como vimos, muito importante ficar atento pontuao e ao uso dos conectivos, pois podem mudar todo o sentido de um texto ou do que se quer falar. Por Graduada Equipe Brasil Escola Veja mais! Sabrina em Vilarinho Letras

Frases Segmentadas

Como as frases podem ser consideradas segmentadas em um perodo? Para facilitar o entendimento, vejamos primeiramente para segmento: seo, poro bem delimitada de um conjunto. a definio do dicionrio

Assim, o termo frases segmentadas diz respeito fragmentao desnecessria de uma citao, orao. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e s vezes sem sentido, o que provoca incoerncia dos mesmos.

Vejamos: Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irm ela ficou melhor ainda! Observe que as frases acima esto separadas incorretamente por um ponto final. Geralmente esse problema acontece quando o escritor imagina que o leitor seguir a mesma linha de raciocnio que o mesmo estava tendo no momento em que escreveu. A verdade que quem l interpreta o que est escrito e no o provvel pensamento do autor. Assim, quanto mais clareza textual, melhor, pois um nico sinal de pontuao pode mudar todo o sentido de uma orao. Agora veja a frase do exemplo acima em outra abordagem: Era uma orquestra muito harmoniosa e ficou mais ainda no casamento da minha irm. Ou Penso que j era uma orquestra muito harmoniosa, mas no casamento da minha irm ficou mais ainda. Fique atento: reler o texto imprescindvel, uma vez que evita problemas simples que podem ser resolvidos com uma vrgula, um ponto ou uma conjuno (e, mas).

Por Graduada em Letras

Sabrina

Vilarinho

Intertextualidade

A Intertextualidade pode ser definida como um dilogo entre dois textos. Observe os dois textos abaixo e note como Murilo Mendes (sculo XX) faz referncia ao texto de Gonalves

Dias

(sculo

XIX):

Nota-se que h correspondncia entre os dois textos. A pardia-piadista de Murilo Mendes um exemplo de intertextualidade, uma vez que seu texto foi criado tomando como ponto de partida o texto de Gonalves Dias. Na literatura, e at mesmo nas artes, a intertextualidade persistente. Sabemos que todo texto, seja ele literrio ou no, oriundo de outro, seja direta ou indiretamente. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos exemplo de intertextualizao. A intertextualidade est presente tambm em outras reas, como na pintura, veja as vrias verses da famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa:

Mona Lisa, Leonardo da Vinci. leo sobre tela, 1503.

Mona Lisa, de Marcel Duchamp, 1919.

Mona Lisa, Fernando Botero, 1978.

Mona

Lisa,

propaganda

publicitria. Cabral

Por Marina Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura

Das könnte Ihnen auch gefallen