Sie sind auf Seite 1von 14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

A grande reportagem como criao literria: a experincia da Universidade Federal do Paran1 Luiz Paulo MAIA2 Universidade Federal do Paran

RESUMO O ritmo industrial que tomou conta da atividade jornalstica nos ltimos anos fez cair bastante a qualidade do texto. O importante informar primeiro, dar a notcia na frente da concorrncia, sem muita preocupao com a investigao jornalstica. As escolas de Jornalismo de uma maneira geral esto formando profissionais como uma fbrica numa linha de montagem. A grande reportagem, a busca de novos aspectos, a inovao no estilo, na linguagem deixaram de ser importantes na formao dos futuros profissionais. Para tentar suprir essas deficincias iniciamos um projeto de pesquisa, aliado a uma disciplina, onde o fazer bem mais importante que fazer rpido. PALAVRAS-CHAVE: investigao jornalstica; linguagem literria; novo jornalismo.

Memria a construo do presente a partir do passado. (Mario Bunge)

1.INTRODUO O incio do trabalho que acabou resultando em projeto de pesquisa e disciplina optativa com livro-reportagem na Universidade Federal do Paran comeou meio por acaso h exatos oito anos. Na poca ramos responsveis pela disciplina Redao Jornalstica I, ofertada no segundo semestre do primeiro ano do curso de Jornalismo. O baixo nvel do texto da maioria dos alunos, aliada falta de informao de uma maneira geral e o pouco interesse pela simples leitura dos jornais dirios nos levou a uma alternativa que visasse aprimorar o texto, a busca pela investigao jornalstica, com o objetivo de melhorar o nvel dos estudantes de Comunicao: alm dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula - j que a disciplina busca acima de tudo a prtica jornalstica - a leitura de um livro-reportagem e a conseqente elaborao do resumo. Como trabalho final uma reportagem especial, algo como um esboo para um projeto

1 2

Trabalho apresentado no GT - Jornalismo e Editorao, do Inovcom, evento componente do IX Congresso de

Cincias da Comunicao na Regio Sul.

Professor do curso de Comunicao Social da Universidade Federal do Paran, e-mail: lupamaia@ufpr.br


1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

maior, que poderia at ser transformado em livro-reportagem para trabalho de concluso de curso. O livro escolhido foi Rota 66, de Caco Barcellos, aproveitando a temtica policial, que normalmente exerce um fascnio acentuado nos futuros jornalistas, alm da presena constante no vdeo de um dos mais importantes reprteres da Rede Globo de Televiso. Para nossa surpresa a maioria dos alunos encarou de forma entusiasmada a tarefa e no foram poucos os que logo em seguida vieram pedir novas sugestes de leitura no mesmo formato. A primeira turma submetida a este tipo de exigncia acabou apresentando trs livros-reportagem como trabalho de concluso de curso, fato que acabou nos levando ao amadurecimento da idia de ofertar uma disciplina optativa e mais tarde partir para o projeto de pesquisa.

2.JUSTIFICATIVA A imprensa atual oferece ao seu pblico, todos os dias, um jornalismo preocupado basicamente com a simples exposio dos fatos. H tempos no existe mais nas redaes o objetivo de transmitir ao pblico a informao como um todo, no seu contexto de realidade. Os jornais apresentam ao leitor somente o factual, no analisando as causas e conseqncias dos acontecimentos. A imprensa tem em mente, como sua nica funo, a de informar, fazer com que o pblico fique sabendo, no se preocupando em fazer com que as pessoas pensem, analisem e questionem os fatos. Esta uma das conseqncias do ritmo industrial que tomou conta das redaes atualmente, agravado pelo jornalismo on-line e pela forte concorrncia das empresas jornalsticas. Os jornalistas correm todos os dias atrs do furo, da notcia indita, publicada antes de qualquer veculo. A preocupao hoje maior com a rapidez da publicao do que com a qualidade e quantidade de informaes que compe o texto. Essa obsesso pela modernizao j era apontada h mais de dez anos por Gabriel Garcia Marquez.3
...las empresas se han empeado a fondo en la competencia feroz de la modernizacin material y han dejado para despus la formacin de su infantera y los mecanismos de participacin que fortalecan el espritu profesional en el pasado. Las salas de redaccin son laboratorios aspticos para navegantes solitarios,
Trecho do discurso do jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez na assemblia da Sociedad Interamericana de Prensa em Los Angeles, em 7 de outubro de 1996. Disponvel em http://www.saladeprensa.org/art425.htm
2
3

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

donde parece ms fcil comunicarse con los fenmenos siderales que con el corazn de los lectores. La deshumanizacin es galopante.

O ensino de Jornalismo na maioria absoluta das instituies superiores no oferece um cenrio animador para uma mudana no jornalismo praticado atualmente. H uma preocupao excessiva no ensino de tcnicas prticas, com pouca nfase em pensar um novo modelo a ser implementado. Sobre a formao do profissional disse ainda Garcia Marquez:
El resultado, en general, no es alentador. Los muchachos que salen ilusionados de las academias, con la vida por delante, parecen desvinculados de la realidad y de sus problemas vitales, y prima un afn de protagonismo sobre la vocacin y las aptitudes congnitas. Y en especial sobre las dos condiciones ms importantes: la creatividad y la prctica.

O formando sai pronto para o mercado: ele sabe olhar para a cmera, fazer uma passagem, um texto enxuto para o rdio, outro mais enxuto ainda para o jornal online e assim por diante. Mas, e a qualidade deste mesmo texto? A investigao sobre um determinado assunto que mereceria mais que uma simples nota? A preocupao com questes sociais e com grupos que dificilmente conseguem espao nos grandes meios de comunicao? Para tentar suprir esta deficincia no ensino de Jornalismo na Universidade Federal do Paran estamos desenvolvendo um projeto de pesquisa em conjunto com uma disciplina, cujo objetivo promover o enriquecimento de contedos sobre o tema, a partir do trabalho de pesquisa, para melhorar a qualidade do ensino de jornalismo, bem como tornar mais acessveis para os alunos os procedimentos para a elaborao de livro-reportagem; e estabelecer alguns marcos metodolgicos necessrios e desejveis, para a produo de uma modalidade especifica do jornalismo - o livro reportagem em todas as suas etapas. A escolha do formato livro-reportagem para projeto de pesquisa e oferta de disciplina optativa ocorreu em funo de ele permitir um aprofundamento muito maior que o permitido por outros meios, como o jornal impresso, televiso, revista, rdio ou Internet.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

3.JORNALISMO LITERRIO Uma das maiores dificuldades encontradas para a elaborao do projeto de pesquisa e da criao da disciplina foi escassez de estudiosos e tericos que se dedicaram a escrever a respeito desse formato. Entre os autores brasileiros encontramos o professor de Jornalismo da Universidade de So Paulo, Edvaldo Pereira Lima, nos livros O que livro-reportagem e Pginas ampliadas: o livro-reportagem como extenso do jornalismo e da literatura. Lima foi o primeiro autor brasileiro a fazer uma profunda reflexo sobre o tema. Mais recentemente Carlos Antonio Rog Ferreira lanou o livro Literatura e jornalismo: prticas polticas, onde mostra como literatura e jornalismo so prticas polticas, e enfatiza a natureza ideolgica da comunicao. Entre os autores estrangeiros, o que melhor trata do assunto Tom Wolfe, no livro El Nuevo Periodismo. Nele o autor estabelece alguns marcos tericos do chamado New Journalism, surgido nos Estados Unidos na dcada de 1960, perodo de forte contestao dos modelos sociais vigentes. Wolfe tambm foi um dos mais destacados integrantes do movimento. Foi justamente este movimento que estabeleceu definitivamente a aproximao entre o jornalismo e a literatura. O New Journalism procurou afastar o jornalismo das tcnicas tradicionais de cobertura, que se mostravam presas a frmulas de escrita como a tcnica do lead e da pirmide invertida. O New Journalism propunha um afastamento desse modelo e pregava um mergulho profundo do reprter no tema a ser abordado, com a utilizao de recursos literrios para enriquecer a construo textual. A obra considerada marco neste movimento foi A Sangue Frio, de Truman Capote. Publicada em 1965 em quatro captulos na revista The New Yorker, e no ano seguinte em livro, contava a histria do assassinato de quatro pessoas de uma mesma famlia no interior de Kansas, nos Estados Unidos. O autor passou mais de um ano na regio entrevistando todos os envolvidos para construir um relato que mudou a forma de se fazer jornalismo. A Sangue Frio se tornou um referencial de tcnica e estilo, unindo os detalhes da apurao com o brilho literrio. Capote, entretanto, no gostava do rtulo New Journalism e preferia chamar sua obra de literatura de no fico.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

No livro de Tom Wolfe - que muitos esquecem que, antes de se dedicar ao jornalismo era doutor em literatura norte-americana so estabelecidos uma srie de procedimentos estilsticos relacionados com a linha narrativa: a) ponto de vista da terceira pessoa o autor desaparece do texto e assume o protagonista, de tal forma que se apresente ao leitor cada cena atravs dos olhos daquele personagem em particular. O personagem fala por si mesmo, contando a prpria histria, e no o jornalista. b) construo cena por cena construir o cenrio e descrever as aes e personagens, contando a histria saltando de uma cena outra, evitando o recurso da mera narrativa histrica sempre que possvel. c) dilogo realista reproduzir textualmente as palavras do personagem com seus interlocutores, com suas interjeies, redundncias, entonaes e modismos de linguagem. O objetivo retratar da forma mais fiel possvel os personagens. d) descrio significativa relacionar gestos do dia a dia, hbitos, modos, costumes, jeito de vestir, de decorar a casa, de viajar, de comer, de andar, etc. Uma srie de detalhes simblicos que possam existir em uma cena, como smbolos de status das pessoas, para que o leitor possa compreender todo o seu comportamento e sua posio diante do mundo. e) caracterizao composta utilizar um personagem fictcio como prottipo de uma srie de personagens reais. A tcnica discutida em funo da discusso sempre levantada entre a tnue linha que separa o jornalismo da fico. Mas no deixa de ser um recurso vlido quando o objetivo preservar a identidade de determinada pessoa. f) nova linguagem jornalstica a linguagem jornalstica abandona a aparncia de ordem e segurana para submergir em uma percepo sensorial, emotiva e catica do mundo. Tom Wolfe fala de seus personagens com suas manias e sua forma peculiar de se expressar. Trata-se de escrever como os personagens falam e pensam. g) metajornalismo o novo jornalismo fala com freqncia de sua prpria elaborao, com o objetivo de dissipar as dvidas sobre a veracidade ou credibilidade do artigo ou reportagem e com ele tambm, sobre a honestidade do autor. Muitas vezes praticado na primeira pessoa, com o autor explicando como teve acesso ao material apresentado e reflete sua prpria percepo sobre o assunto. h) imagens o novo jornalismo utiliza a fora das imagens, o impacto visual para criar uma aproximao emocional, quase instintiva, mais que intelectual, a um mundo cada vez mais complexo. As exclamaes, as repeties interminveis de palavras, o uso de
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

termos s vezes sem significado literal dentro de determinado contexto apelam constantemente ao mundo sensorial do leitor. (Wolfe, 1975: 26-30)

4.JORNALISMO LITERRIO E LIVRO-REPORTAGEM NO BRASIL O livro Os sertes, de Euclides da Cunha, considerado por muitos como um dos primeiros, seno o primeiro, livro-reportagem brasileiro. O principal argumento favorvel sua incluso na lista de livros-reportagem justamente o fato de, antes de virar livro, ter sido publicado, em captulos, no jornal O Estado de So Paulo, do qual Cunha era reprter, em 1902. Dois veculos lanados no Brasil em 1966 teriam sido - influenciados pelo New Journalism - a grande escola da moderna reportagem brasileira: a revista Realidade e o Jornal da Tarde (Lima, 1993: 146). Realidade no se prende ao fato do dia-a-dia, prope sair da ocorrncia para a permanncia. Seus temas no so os fatos isolados imediatos, mas sim a situao, o contexto onde esses fatos se do (Lima, 1993:170). Enquanto isso, o Jornal da Tarde se prope a tratar da cidade de So Paulo como palco preferencial de cobertura. O modelo sofre alteraes ao longo do tempo, mas consegue firmar duas tendncias de forma a excelncia da linguagem plstica, criatividade do texto literrio e uma tendncia de fundo a busca da interpretao (Lima, 1993: 177). importante ressaltar tambm que no perodo do lanamento das duas publicaes estvamos em plena didatura militar. Assuntos polticos polmicos no tinham espao algum nos meios de comunicao. Os veculos ento procuravam temas sociais, histrias humanas que mostravam a desigualdade social e traavam um retrato do Brasil sem serem incomodados com a censura presente em todas as redaes. No final dos anos 70, a editora Alfa-mega lanou a coleo Histria Imediata, que tinha um formato hbrido entre o livro e a revista ausncia de periodicidade do livro, formato e diagramao de revista, e era vendida a preos acessveis em bancas de jornal. A inteno era levar ao pblico histrias que ficavam s margens dos grandes jornais, especialmente quelas relacionadas a temas polticos e sociais. Um dos livros publicados por essa editora, nessa poca, A ilha, de Fernando Morais, um mergulho na experincia socialista de Cuba. Depois de um longo perodo em que poucos ttulos foram lanados no mercado, as editoras descobriram novamente a boa receptividade que os livros-reportagem tm junto ao pblico. Recentemente a Companhia das Letras, uma das maiores editoras do
6

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

pas, criou a coleo Jornalismo Literrio, publicando algumas obras-primas, tanto de autores nacionais quanto estrangeiros. Entre os estrangeiros podemos destacar A sangue frio, de Truman Capote, Hiroshima, de John Hersey, e Radical chique e o novo jornalismo, de Tom Wolfe. Entre os brasileiros, Chico Mendes: crime e castigo, de Zuenir Ventura, A feijoada que derrubou o governo, de Joel Silveira so alguns dos ttulos que fizeram ressurgir o gnero no mercado editorial.

5.BASES TERICAS DO LIVRO-REPORTAGEM Segundo Edvaldo Pereira Lima, o livro-reportagem cumpre um relevante papel, preenchendo vazios deixados pelo jornal, pela revista, pelas emissoras de rdio, pelos noticirios de televiso. Mais do que isso, avana para o aprofundamento do conhecimento do nosso tempo, eliminando, parcialmente que seja, o aspecto efmero da mensagem da atualidade praticada pelos canais cotidianos da informao jornalstica. (Lima, 1993:16) Este aspecto efmero da mensagem e, principalmente a superficialidade so constantemente apontados como um dos grandes pecados do jornalismo dirio, dentro mesmo dos prprios veculos. A coluna Ombudsman do jornal Folha de So Paulo de 8 de maio de 2005, mostra como a superficialidade contaminou a reportagem policial:
...os textos ainda so predominantemente superficiais e descontextualizados. como se cobrssemos o crime pelo crime, sem ateno para os fenmenos que o cercam. (...) Os jornais no podem continuar cobrindo apenas o factual e a ao da polcia. As reportagens so feitas nas delegacias e ignoram os personagens, as vtimas, as comunidades, as famlias, o ambiente social em que a violncia e a criminalidade prosperam. As reportagens tm aspas, mas faltam histrias.

Em comparao com os outros meios, o formato livro-reportagem oferece uma srie de liberdades (Lima, 1993: 69-72) que permitem a melhor abordagem de uma srie de temas normalmente esquecidos pelos grandes meios. Entre elas, esto a liberdade temtica, liberdade de angulao, liberdade de fontes que permite a fuga do estreito crculo de fontes geralmente utilizadas e abre a possibilidade de escrever uma grande reportagem ouvindo, na maioria das vezes, pessoas desconhecidas - , liberdade temporal que facilita a fuga dos ganchos e das efemeridades e abre a possibilidade de um relato de contemporaneidade, e no apenas da atualidade e liberdade do eixo de abordagem que acaba com a obrigatoriedade de girar em torno da factualidade, do acontecimento.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Com a liberdade de abordagem proporcionada pelo formato livro-reportagem, se contam histrias curiosas dos entrevistados ocorridas h dcadas, algo que foge completamente do crculo vicioso criado pela noo de factualidade, to utilizada na imprensa diria. Todo esse conjunto de liberdades, somado srie de tcnicas existentes para se escrever um livro-reportagem, facilita para os alunos a abordagem dos mais diversos temas. evidente que ao longo do desenvolvimento do projeto, temos procurado estimular sempre que possvel a escolha de temticas sociais, acontecimentos importantes que foram ignorados pela grande imprensa local, e assim por diante. Ao utilizarem o formato livro-reportagem surge tambm para os alunos a possibilidade de explorar a tcnica e a liberdade oferecidas pelo jornalismo literrio, gnero amadurecido ao longo do sculo 20, que une o relato jornalstico aos recursos da literatura. De acordo com Lima, a reportagem comea a se esboar definitivamente no jornalismo, atrelada a um novo veculo de comunicao peridica criado nos anos 20, e a uma nova categoria de prtica da informao jornalstica, que tem seus primeiros passos definidos tambm nessa poca: a revista semanal de informao geral e o jornalismo interpretativo. (Lima, 1993: 24). O autor afirma tambm que, com a Primeira Guerra Mundial, descobre-se que a imprensa que j brindava o leitor norte-americano com um volume considervel de informaes estava muito presa aos fatos, ao relato das ocorrncias, mas era incapaz de costurar uma ligao entre eles, de modo a revelar ao leitor o sentido e o rumo dos acontecimentos. a partir dessa deficincia que o pblico passa a esperar um tratamento informativo de maior qualidade. E exatamente vindo a oferecer o atendimento a esta necessidade que surge a revista Time, voltada para o relato dos bastidores, para a busca de conexes entre os acontecimentos, de modo a oferecer uma compreenso aprofundada da realidade contempornea. (Lima, 1993: 25). Ainda segundo o autor, com o tempo, consolida-se a prtica da grande reportagem e se fortalece uma de suas formas de expresso por excelncia, que o jornalismo interpretativo, que busca no deixar a audincia desprovida de meios para compreender seu tempo, as causas e origens dos fenmenos que presencia suas conseqncias no futuro (Lima, 1993:25). Lima cita ainda dois autores que apontam as caractersticas que uma reportagem deve apresentar:
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Muniz Sodr e Maria Helena Ferrari apontam a predominncia da forma narrativa, a humanizao do relato, o texto de natureza impressionista e a objetividade dos fatos narrados, frisando: Conforme o assunto ou o objeto em torno do qual gira a reportagem, algumas dessas caractersticas podero aparecer com maior destaque.Mas ser sempre necessrio que a narrativa esteja presente numa reportagem. Ou no ser reportagem. (1993, p. 28).

O Manual de Redao da Folha de S. Paulo afirma que as reportagens tm por objetivo transmitir ao leitor, de maneira gil, informaes novas, objetivas (que possam ser constatadas por terceiros) e precisas sobre fatos, personagens, idias e produtos relevantes. Para tanto, elas se valem de ganchos oriundos da realidade, acrescidos de uma hiptese de trabalho e de investigao jornalstica. (2001:24). Ao entender a reportagem como a ampliao da notcia, chega-se concluso de que o livro-reportagem o veculo de comunicao impressa no peridico que apresenta reportagens em grau de amplitude superior ao tratamento costumeiro nos meios de comunicao jornalstica peridicos. (Lima, 1993: 29). O livro-reportagem serve como instrumento para suprir as lacunas deixadas pelo muitas vezes fragmentado e descontextualizado jornalismo dirio, seja nos meios impressos, no rdio e na televiso ou na Internet. As j citadas liberdades que ele oferece contribuem para um aprofundamento ainda maior. Alm disso, a falta de espao nesses meios no ocorre no livro-reportagem que, muitas vezes, fruto da inquietao e do interesse do jornalista em trazer ao leitor uma viso mais aprofundada. Essas vantagens do livro-reportagem no significam, no entanto, que ele sempre apresentar qualidade superior ao jornalismo convencional ele tem potencial para tal, mas o resultado depende muito do talento do autor, da abrangncia do tema, das condies de produo, do profissionalismo da editora e assim por diante. O livro-reportagem , por todos esses motivos, uma obra de autor, mesmo quando surgido aps sua publicao, fragmentada ou no, em jornais ou revistas. Hiroshima, de John Hershey, ocupou uma edio inteira da revista norte-americana The New Yorker foi o primeiro caso de uma edio monotemtica da revista -, mas nem por isso deixa de ser uma obra de autor. Por isso mesmo, o jornalista no precisa nem sequer estar vinculado a determinado veculo impresso para escrever um livroreportagem. Os livros Abusado e Rota 66, por exemplo, obras de Caco Barcellos, foram publicados quando ele j era reprter da TV Globo.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

O autor Fernando Morais pode ser tomado como autnomo: quase todos os livros-reportagem que publicou entre eles Olga, Chato, o rei do Brasil e Coraes Sujos, so frutos de trabalho individual e desvinculado de qualquer veculo jornalstico. Nesse aspecto, Estao Carandiru ainda mais radical: seu autor, Drusio Varella, nunca foi jornalista. um mdico com grande talento para a escrita e que tambm demonstra habilidade na apurao das histrias. Por todos esses motivos, o livroreportagem pode fugir do chamado gancho, assim defendido pelo Manual de Redao da Folha de S. Paulo:
Todas as reportagens devem partir do gancho jornalstico. A situao poltica dos Estados Unidos, por exemplo, um tema permanente que adquire sentido atual em situaes como a eleio presidencial, uma candidatura em ascenso ou uma votao polmica no Congresso americano que so os ganchos jornalsticos. A relao do gancho com uma reportagem no deve ser automtica, mas sim passar pelo crivo do jornalista, pela sua anlise crtica. Isso deve ser feito porque muitos fatos so construdos com o objetivo de conseguir sua entrada na mdia. (2001:24)

Em O que livro-reportagem, Edvaldo Pereira Lima afirma que o livroreportagem foge de limitaes como o vcio de se ater aos fatos da atualidade, ao gancho, isto , a ocorrncia do presente que justifique buscar alguma coisa do passado. Ao fazer isso, o jornalismo convencional deixa de atender recomposio de episdios marcantes da contemporaneidade, mas que no so rigorosamente atuais se os olhamos sob um limitado prisma de tempo(1993:14) . Mais tarde o autor afirma que, quanto ao contedo, o livro-reportagem trata de temas que correspondem ao real, mas nem sempre correspondendo a um acontecimento central, podendo tratar-se de questes ou idias mais ou menos duradouras, que refletem um estado de coisas. (1993:27-28)

6.A PRODUO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN Entre os mais de trinta trabalhos de concluso de curso no formato livroreportagem j apresentados pelos alunos desde o incio do projeto, destacamos alguns, seja por algumas inovaes de linguagem, pela temtica social e principalmente pela criatividade literria. No incio de 2004 os alunos Fernando Jasper e Anne Warth apresentaram o livro Daqui a gente no sai! , um retrato dos moradores da Vila da Torres em Curitiba, uma

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

favela com oito mil habitantes localizada em frente ao imponente prdio da Federao das Indstrias do Estado do Paran, uma rea nobre da capital paranaense. Todas as liberdades oferecidas pelo formato, facilitaram para os alunos a abordagem dos mais diversos aspectos inerentes Vila das Torres o incio da ocupao, a chegada dos migrantes do interior do Paran e o conseqente crescimento populacional, as aes da polcia no passado e no presente, as diversas tentativas de despejo, as lideranas mais importantes, o processo de regularizao fundiria, as tentativas de urbanizao da vila, o drama dos catadores de papel, o trfico de drogas e a criminalidade, os problemas de sade, a situao atual e as perspectivas para o futuro. Juntar tudo isso em uma matria de jornal, por exemplo, tornaria o texto superficial ou, no mximo, faria com que se aprofundasse em certos aspectos, mas fosse obrigado a omitir outros. Os alunos puderam contar a histria da comunidade sem precisar de um gancho jornalstico, como por exemplo, um assassinato que ocorra dentro da favela e que muitas vezes serve de pretexto para matrias negativas na imprensa local. Segundo Srgio Vilas Boas, ao se eliminarem os aspectos fceis e bvios, o que vem tona o evento das entrevistas, a vida do personagem, sua trajetria, seus altos e baixos, suas realizaes (2003:11). O livro ganhou a Expocom de 20044. No final de 2005 as alunas Caiti Skroch e Llian Bittencourt apresentaram o livro 7 Vidas , onde retrataram o cotidiano de adolescentes infratores alojados no Educandrio So Francisco, de Curitiba. O local foi palco de uma violenta rebelio em setembro de 2004, que terminou com a morte de sete menores. O episdio foi tratado pela imprensa local e nacional como um ato de vandalismo dos menores que acabaram matando uns aos outros, sem apurar condies de alojamento, violncia, histrico, etc. Neste livro as autoras usaram com perfeio o recurso do dilogo realista descrito por Wolfe. O trabalho recebeu o primeiro lugar no prmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense de 2006. 5 Outro dos recursos descritos por Wolfe o da caracterizao composta foi usado pelas alunas Cludia de Paula e Cristiane Trevisan no livro 1964: uma histria que no d pra esquecer. As autoras levantaram uma srie de episdios envolvendo o golpe militar de 1964, com personagens reais que moravam em Curitiba e foram
Promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao Intercom a mais importante premiao nacional para estudantes de Jornalismo. 5 O Sangue Novo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paran e a mais importante premiao regional para estudantes de Jornalismo.
11
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

atingidos direta ou indiretamente pela didatura militar. Foi criado um personagem que fazia a ligao entre as vrias histrias, sem qualquer alterao, apenas como recurso literrio. Outro vencedor do Sangue Novo no Jornalismo Paranaense (2005) foi o livro A campanha dos 12 dias, dos alunos Mariana Ramos e Fabiano Klosterman. Nele os alunos contaram saborosas histrias de bastidores de uma campanha poltica que marcou a histria poltica do Paran: a eleio para prefeito de Curitiba em 1988 de Jaime Lerner (que posteriormente foi governador do Paran em duas oportunidades), entrando na corrida eleitoral apenas doze dias antes da eleio. A construo cena por cena descrita por Wolfe foi muito bem utilizada neste livro-reportagem. Para finalizar destacamos ainda o trabalho da aluna Karla Losse, apresentado no final de 2006: Desculpas nem sempre so sinceras traa um vigoroso retrato sobre a violncia domstica contra a mulher. A autora inovou na linguagem, contando todas as histrias na primeira pessoa, intercaladas com depoimentos de autoridades e dados estatsticos sobre a violncia contra a mulher.

7.CONCLUSO Embora tenha iniciado em 2002, com a elaborao do primeiro livro-reportagem por um aluno do curso de Jornalismo como trabalho de concluso, o projeto de pesquisa foi registrado na Universidade Federal do Paran em maro de 2005, mas j apresenta resultados altamente satisfatrios: primeiro lugar no Expocom de 2004; primeiro lugar em 2005, primeiro e segundo lugares em 2006, e segundo e terceiro lugares em 2007, sendo os cinco ltimos no Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. Entre os alunos a receptividade para o novo projeto tem sido de razovel para boa, ainda longe do que gostaramos de alcanar. A maior dificuldade para o projeto tem sido a divulgao dos excelentes trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do perodo. Apenas uma editora local demonstrou interesse na criao de uma coleo sobre livros-reportagem, mas posteriormente alegou dificuldades financeiras para no levar a idia adiante. A no publicao dos trabalhos acaba gerando um sentimento de frustrao entre todos os envolvidos. Os alunos passam em mdia um ano trabalhando na produo de um livroreportagem, desde a definio do tema, pesquisa bibliogrfica, busca de fontes,

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

entrevistas at a redao do produto final, que acaba circulando apenas entre os envolvidos no projeto e convidados para as bancas dos trabalhos de concluso de curso. Para tentar resolver o problema, mesmo que de maneira parcial, estamos cogitando a idia da criao de um stio ligado Universidade Federal do Paran onde seriam disponibilizados todos os trabalhos ligados disciplina e ao projeto sobre livro-reportagem, alm de textos envolvendo jornalismo literrio, fruns de discusso, possibilidade da divulgao da produo de outras instituies de ensino superior que tenham as mesmas dificuldades que estamos encontrando. Apesar de todas as dificuldades citadas acima relacionadas ao projeto, a disciplina que trata do tema livro-reportagem tem atrado um nmero cada vez maior de alunos, inclusive das habilitaes Publicidade e Propaganda e Relaes Pblicas, alm de Jornalismo. A matrcula na disciplina, por se tratar de optativa, no obriga o aluno a participar do projeto. Apenas os que elegem o livro-reportagem como trabalho de concluso de curso tem obrigao de vinculao com o mesmo. importante deixar claro que tanto o projeto de pesquisa quanto a disciplina, no tm como nico objetivo a obteno de prmios na categoria livro-reportagem estes so apenas conseqncias de um trabalho bem-feito mas sim formar jornalistas conscientes de seu papel em uma sociedade cada vez mais vida por informao de qualidade, e no somente em quantidade. Para finalizar citamos uma vez mais as palavras de Garcia Marquez:
Pues el periodismo es una pasin insaciable que slo puede digerirse y humanizarse por su confrontacin descarnada con la realidad. Nadie que no la haya padecido puede imaginarse esa servidumbre que se alimenta de las imprevisiones de la vida. Nadie que no lo haya vivido puede concebir siquiera lo que es el plpito sobrenatural de la noticia, el orgasmo de la primicia, la demolicin moral del fracaso. Nadie que no haya nacido para eso y est dispuesto a vivir slo para eso podra persistir en un oficio tan incomprensible y voraz, cuya obra se acaba despus de cada noticia, como si fuera para siempre, pero que no concede un instante de paz mientras no vuelve a empezar con ms ardor que nunca en el minuto siguiente.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

REFERNCIAS
BARCELOS, C. Rota 66: a histria da polcia que mata. So Paulo: Editora Globo,1994. BARCELOS, C. Abusado:o Dono do Morro Dona Marta. Rio de Janeiro: Record,2003. CAPOTE, T. A sangue frio. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. DIMENSTEIN, G. & KOTSCHO, R. A aventura da reportagem. So Paulo: Summus,1990. FERREIRA, C.A.R. Literatura e jornalismo, prticas polticas. So Paulo: Edusp,2003. MARQUEZ, G.G. Notcias de um seqestro. Rio de Janeiro: Record,1996. HERSEY, J. Hiroshima. So Paulo: Companhia das Letras, 2002 KLEIN, A.J. Contra ataque. Rio de Janeiro: Ediouro,2005. KOTSCHO, R. A prtica da reportagem. So Paulo: Atica,1989. LIMA, E.P. O que livro-reportagem. So Paulo: Brasiliense,1993. LIMA, E.P. Pginas ampliadas: o livro-reportagem como extenso do jornalismo e da literatura. Campinas: Unicamp,1993. MORAIS, F. Cem quilos de ouro: e outras histrias de um reprter. So Paulo: Companhia das Letras,2003. VILAS BOAS, S. Perfis: e como escrev-los. So Paulo: Summus,2003. WOLFE, T. El Nuevo Periodismo. Barcelona: Anagrama,1975.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen