Sie sind auf Seite 1von 10

O

PROPSITO ETERNO DE DEUS


pois, segundo uma revelao, me foi dado conhecer o mistrio, conforme escrevi h pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistrio de Cristo, o qual, em outras geraes, no foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apstolos e profetas, no Esprito, a saber, que os gentios so co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co- participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; Efsios 3:3-6, RA. No domingo passado Deus nos visitou de maneira poderosa falando atravs do Pr. Edison Queiroz e Pr. Eddy Leo. Tivemos de tudo do bom e do melhor tanto em teologia quanto em testemunho. Com o Pr. Edison aprendemos que misso feita no poder do Esprito Santo, por cada um de ns (eu), feita simultaneamente em Jerusalm, Samaria, Judeia e at o ltimo da terra. As preposies tanto em / como / e at deixam claro que nenhuma regio mais importante que outra, todas precisam ser alcanadas ao mesmo tempo. O Pr. Eddy Leo nos trouxe um relato impactante do que Deus est fazendo na sia, especialmente na Indonsia, o Pas mais islmico do mundo e tambm o mais imerso no ocultismo. Por causa do seu trabalho e de sua igreja, Pr. Eddy Leo est entre os 4 homens mais procurados para serem mortos na Indonsia. Eu havia pedido a ele, antes de comearmos, que compartilhasse algum testemunho sobre o que Deus tem feito na sia, por essa razo, parte da sua mensagem foi ensino, parte testemunho. Mas para atender o nosso pedido ele teve que deixar de lado alguns aspectos importantes da mensagem sobre o Propsito Eterno de Deus, que eu gostaria de repartir com vocs hoje. Ficou muito claro pra mim, que Deus nos mandou um recado urgente. Por causa da natureza humana, estamos sempre diante da ameaa de nos afastarmos do poder, da presena e do mistrio de Cristo no encontro da clula. Algumas clulas correm o risco de agonizar vez de gerar vida. Se no cuidarmos AGORA, pode ser tarde demais para salvar um grupo. Essa mensagem baseada na pregao do Pr. Eddy Leo em Curitiba (2010), quando ele apresentou a ideia completa do Propsito eterno de Deus.
1

Rev. Edilson Botelho Nogueira Igreja Presbiteriana de Maca 25/9/2011

A Escritura afirma que o Propsito eterno, chamado de Mistrio de Cristo, foi mantido em segredo por sculos. Muitos quiseram conhece-lo mas no puderam. Ado andou com Deus no jardim mas no o conheceu. No construiu a Arca e salvou o mundo mas no conheceu o mistrio. Moiss abriu o mar vermelho, profetizou a destruio do Egito, recebeu a lei do Senhor, mas no conheceu o mistrio. Davi, era o homem segundo o corao de Deus mas no o conheceu. Os grandes profetas, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, no o conheceram. At mesmo os anjos ignoravam esse mistrio at que fosse revelado ao Apstolo Paulo. Que mistrio esse? O mistrio saber o que divertia Deus quando somente ele existia. Com que ele se alegrava? O que ocupava o seu tempo? Hoje Deus um Trabalhador porque mantem todas as coisas que foram criadas pela sua providncia, os astros no cu, as criaturas na terra, os anjos no cu, etc. Mas, e antes de que todo esse trabalho fosse necessrio? O que Deus fazia na eternidade passada tem a ver com a natureza de Deus, quem Deus . Se Deus fosse uma Pessoa s, ele estaria muito solitrio na eternidade passada. A Escritura revela que o nosso Deus subsiste em Trs Pessoas, consequentemente, a atividade essencial de Deus, antes da primeira criatura vir a existir, era viver em clula. A natureza trinitria de Deus significa que Deus pessoal e relacional Deus a trindade social. E por essa razo, podemos dizer que Deus comunidade. Deus a comunidade do Pai, do Filho e do Esprito que desfrutam uma comunho perfeita e eterna. Stanley Grenz. A grande diverso de Deus antes da fundao do mundo era viver em comunidade o estilo de vida do UNS AOS OUTROS. Agora, precisamos saber como era essa diverso de Deus, como que Deus vive esse uns aos outros. Ser que existe algum lugar na Bblia onde possamos saber o que eles faziam uns aos outros na eternidade passada? Sim, ele existe. E isso nos leva ao primeiro ensino dessa mensagem. Como Deus vive em comunidade? Primeiro, Deus vive em comunidade amando uns aos outros.
2

Amar um verbo na linguagem humana, mas em Deus modo de ser. A Bblia diz Aquele que no ama no conhece a Deus, pois Deus amor. 1 Joo 4:8, RA. Isso explica porque 3 pessoas da mesma natureza, da mesma glria, do mesmo poder, da mesma autoridade podem se relacionar entre si sem competir umas com as outras, sem tomar o espao, sem conflitar entre si. Porque Deus se relacionam motivado por amor. Sabemos que na Trindade h distino de Pessoas, o Pai tem caractersticas s dele, assim como o Filho e o Esprito Santo. Essas caractersticas so incomunicveis a ns. Mas o perfeito amor entre o Pai, o Filho e o Esprito no inspira competio na Trindade. Jesus falava desse amor antigo entre as Pessoas da Trindade: Pai, a minha vontade que onde eu estou, estejam tambm comigo os que me deste, para que vejam a minha glria que me conferiste, porque me amaste antes da fundao do mundo. Joo 17:24, RA. Segundo, Deus experimenta COMUNHO PERFEITA entre o Pai, o Filho e o Esprito Santo. O Apstolo Paulo afirma: Fiel Deus, pelo qual fostes chamados comunho de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Corntios 1:9, RA. O amor enriquece a convivncia com as caractersticas uns dos outros, mas a comunho encoraja os desejos uns dos outros. Isso explica porque Jesus jamais questionou o plano do Pai em salvar a raa humana ao custo do seu sacrifcio. Jesus poderia ter dito tudo bem, Pai, tu queres salvar essa gente? Mas o que eu tenho com isso? Pelo contrrio, a comunho perfeita de sentimentos e planos gerou o mais audacioso projeto de redeno jamais conhecido Deus Filho deixar a glria da Comunidade para caber num corpo humano e fazer expiao substitutiva na cruz. Isso comunho. Terceiro, Deus vive em comunidade na Dependncia uns dos outros. Outro aspecto da diverso divina fazer as coisas na dependncia uns dos outros. Isso um mistrio. Porque o Pai pode fazer tudo, o Filho pode fazer tudo, o Esprito Santo pode fazer tudo. Deus pode fazer tudo sozinho. Mas se diverte com a dependncia uns dos outros. Podemos ver isso no relato da Criao. No princpio, criou Deus os cus e a terra. A terra, porm, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Esprito de Deus pairava por sobre as guas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gnesis 1:1-3, RA. A cena majestosa o Pai idealizando, o Esprito pairando sobre a escurido, o Filho falando criadoramente. O Apstolo Joo disse que o Verbo/Cristo quem trouxe luz todas as coisas criadas.
3

Mas na criao do homem essa dependncia fica explcita faamos o homem nossa imagem e semelhana. No fomos criados somente imagem do Pai, como se o Pai dissesse ao Filho olha filho, deixa isso comigo, se eles parecerem comigo t bom demais pra eles. No, Deus disse faamos o homem nossa imagem e semelhana. Deus quis que fossemos imagem de um Deus Trino, Pai, Filho e Esprito Santo. Essa dependncia ficou explicita na obra da redeno. Quando Jesus foi batizado, l estava o Deus trino, Jesus na gua, o Esprito Santo em forma de pomba vindo sobre Jesus e o Pai dizendo: Este o meu filho amado em quem me comprazo. Mt 3.17 E na cruz, l estava o Deus trino trabalhando na dependncia uns dos outros: Ento, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito! E, dito isto, expirou. Lucas 23:46, RA. A mais alta forma de vida do Universo, Deus todo-poderoso, onisciente, onipresente, onipotente decidiu viver na dependncia uns dos outros. Em quarto lugar, Deus vive em comunidade honrando uns aos outros. Uma das alegrias de Deus elogiar uns aos outros. O Pai glorifica o Filho, o Filho glorifica o Pai, o Pai e o Filho honram o Esprito Santo enviando-o como Consolador, e o Esprito Santo honra o Filho e o Pai em seu ministrio. Jesus disse: quando vier, porm, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar as coisas que ho de vir. Ele me glorificar, porque h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar. Joo 16:13, 14, RA. Mas tambm Jesus honra o Pai: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; Joo 17:4, RA. Em quinto lugar, Deus vive em comunidade em submisso uns aos outros. Um dos maiores mistrios da Escritura o da submisso uns aos outros na Trindade. Por essa razo podemos dizer que a COMUNIDADE PERFEITA vivida na Trindade. Jesus disse: Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vs. Se me amsseis, alegrar-vos-eis de que eu v para o Pai, pois o Pai maior do que eu. Joo 14:28, RA. Mas na mesma Escritura encontramos: porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos cus. Colossenses 1:19, 20, RA.
4

O Pai que maior do que o Filho declara que toda a plenitude da divindade est no Filho isso submisso uns aos outros. Mas por sua vez Jesus afirma: Em verdade vos digo que tudo ser perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Esprito Santo no tem perdo para sempre, visto que ru de pecado eterno. Marcos 3:28, 29, RA. Uma pessoa peca contra o Pai, contra o Filho, pode ser perdoado, mas no h perdo contra o pecado cometido contra o Esprito Santo. como se o Pai e o Filho dissessem o Espirito maior do que ns. Assim o mistrio da vida em comunidade na Trindade. Por isso Deus nunca sentiu solido na eternidade passada. Tudo era uma grande e majestosa dana divina Pai, Filho e Esprito Santo, amando uns aos outros, em comunho, em dependncia, em honra e submisso uns aos outros. Esse mistrio foi revelado aos apstolos e foi dado a igreja. Mas, agora estamos diante de um grande desafio saber como Deus transferiu essa diverso divina, esse estilo de vida igreja. O Apstolo Paulo afirma: que os gentios so co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho... Mas como? A Vida em Comunidade era to magnfica, to perfeita, to gloriosa que era impossvel de ser transferida. No dava pra enviar por carta, sedex, email, avio, navio, anjo ou qualquer outro meio. No havia meio de envi-la a ns l da eternidade. Como Deus resolveu esse problema? Deus tomou a mais radical deciso de que se tem notcia Ele mudou-se com a comunidade perfeita inteira para o meio da raa humana. Esse mistrio est claramente revelado naquela declarao de Jesus: Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20, RA. Isso fica mais claro ainda quando Jesus abertamente afirma que ns somos convidados a entrar na comunidade divina que desceu para habitar entre ns: a fim de que todos sejam um; e como s tu, Pai, em mim e eu em ti, tambm sejam eles em ns; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado, para que sejam um, como ns o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeioados na unidade, para que o mundo conhea que tu me enviaste e os amaste, como tambm amaste a mim. Pai, a minha vontade que onde eu
5

estou, estejam tambm comigo os que me deste, para que vejam a minha glria que me conferiste, porque me amaste antes da fundao do mundo. Joo 17:21-24, RA. Jesus deixa claro que a Comunidade Divina se moveu para o meio da Igreja, e ns entramos na festa como convidados. Quando isso acontece temos a VIDA ETERNA. Vida eterna no uma confisso de f somente, salvao pela graa por meio da f, mas no somente isso. Salvao, vida eterna RELACIONAMENTO, vida em comunho, entrar na dana divina do UNS AOS OUTROS. A ltima pergunta que vamos fazer essa o que acontece com aqueles que entram na Vida Eterna? Como vivem os que entraram na Comunidade Perfeita? Como saber que estou na dana divina do Uns aos Outros? O Apstolo Paulo revela 3 imagens da Igreja em Efsios 2 que respondem a essas perguntas. V para efsios 2. Quando vamos para Efsios 2, geralmente ficamos nos versos 1-10 da salvao pela graa por meio da f. Mas o Apstolo Paulo continua escrevendo sobre a vida eterna mostrando que no somente dizer eu recebo pela f a graa salvadora. Depois de afirmar a f, preciso dar um passo a mais. A Primeira Imagem a do Corpo de Cristo. Somos salvos para dentro de um corpo, o corpo de Cristo. O Apstolo Paulo diz: e reconciliasse ambos em um s corpo com Deus, por intermdio da cruz, destruindo por ela a inimizade. Efsios 2:16, RA. O que acontece quando vivemos em um Corpo? Deixamos de viver para ns mesmos, e passamos a viver uns para os outros. Paulo explica isso em Corntios: O certo que h muitos membros, mas um s corpo. No podem os olhos dizer mo: No precisamos de ti; nem ainda a cabea, aos ps: No preciso de vs. Pelo contrrio, os membros do corpo que parecem ser mais fracos so necessrios; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; tambm os que em ns no so decorosos revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres no tm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra quilo que menos tinha, para que no haja diviso no corpo; pelo contrrio, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles honrado, com ele todos se regozijam. Ora, vs sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 1 Corntios 12:20-27, RA. O efeito da vida em Comunho na Trindade gerar em ns um espirito de dependncia mutua uns dos outros. Ningum mais vive pra si. No corpo, o problema do p di na cabea. E a alegria do ouvido faz o p danar. O choro de um entristece a todos, a alegria de um faz todos comemorarem.
6

O diabo odeia o Corpo de Cristo, ele foge do Corpo porque junto com ele vem a Cabea, e Cristo, o Cabea da Igreja, esmaga a cabea da serpente. Sua clula vive como Corpo de Cristo? Vocs esto instruindo e aconselhando uns aos outros? Esto cantando uns com os outros no louvor a Deus? Esto falando salmos e cnticos espirituais uns aos outros? (Col 3.15-16) A Segunda imagem de Efsios, da FAMLIA DE DEUS. Assim, j no sois estrangeiros e peregrinos, mas concidados dos santos, e sois da famlia de Deus, Efsios 2:19, RA. Quando entramos na Comunidade Perfeita, somos transformados em Famlia de Deus. Deus revelou ao Apstolo Pedro o funcionamento da FAMLIA de Deus. Acima de tudo, porm, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multido de pecados. Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmurao. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus. 1 Pedro 4:8-10, RA. Pedro ensina que uma das caracterstica da vida em Famlia a do AMOR INTENSO. Isso faz com que convivamos com pessoas totalmente diferente de ns, simplesmente porque somos irmos, irmos de sangue, sangue do Cordeiro. Se um membro da famlia se perde, voc no diz ok tem outro irmo em casa... Nada disso, na famlia ningum descansa enquanto no encontra o membro perdido. A clula-famlia perdoa a multido de pecados. Quanto mais prximos estamos uns dos outros, mais facilmente vamos pecar uns contra os outros, mais dependentes ficamos do perdo uns dos outros. Todo mundo parece normal at que se chegue bem perto... Hospitalidade outra marca. Famlia abre a casa. Famlia ama fazer festa, chamar os amigos, compartilhar vitorias. Outra marca a distribuio dos dons da graa multiforme de Deus. Em muitas igreja os dons so usados para engrandecer ministrios, mas na Famlia de Deus eles so usados para edificar uns aos outros. A terceira imagem da igreja a de ser TEMPLO DO ESPRITO SANTO.
7

Paulo escreve: no qual tambm vs juntamente estais sendo edificados para habitao de Deus no Esprito. Efsios 2:22, RA. Esse princpio confirmado em Corntios: Que ligao h entre o santurio de Deus e os dolos? Porque ns somos santurio do Deus vivente, como ele prprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles sero o meu povo. 2 Corntios 6:16, RA. A implicao de sermos Santurio do Deus Vivo que os dons do Esprito sero manifestados para e edificao do corpo. Paulo explica como isso funciona: Que fazer, pois, irmos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelao, aquele, outra lngua, e ainda outro, interpretao. Seja tudo feito para edificao. 1 Corntios 14:26, RA. Na sua clula h lugar para todos edificarem? Como vou saber que a minha clula santurio do Esprito Santo se eu controlo tudo? Agora vamos juntar tudo isso e aplicar. RISCOS E DESAFIOS Comecei essa mensagem falando sobre o perigo de estagnao que ronda as nossas clulas. Sabemos que se sairmos da Comunidade Perfeita, nada mais acontece em nossa igreja. O primeiro e mais frequente perigo o da ZONA DE CONFORTO. Exemplo, quando a comunho est to boa que ningum sai mas tambm ningum entra. Algumas clulas se sentem to confortveis consigo mesmas que no conseguem pensar em se separar uns dos outros. Enquanto isso, OS PERDIDOS FICAM ESPERANDO, mas no para sempre. Algumas clulas podem se transformar em Tendas no monte da Transfigurao uma pra mim, uma pra voc e uma pra Jesus. Ningum desce do monte, mas tambm ningum mais entra na tenda. Em outras clulas o perigo a eterna espera pelos outros. Explico, quando todo mundo fica esperando que o lder traga os visitantes. Quem traz convidado pra clula o membro da clula, no o lder. Todo mundo fica esperando que o lder faa uma visita. Todo mundo fica esperando que o lder oferea a casa. Deixaram de ser FAMLIA de Deus. Lembre-se que a vida eterna no um lugar, um estilo de vida. Que graa ter o cu pra ns se no sentimos interesse das coisas do cu na igreja? Em outras clulas o risco virar uma escola dominical em miniatura, ou um culto em miniatura. Algumas de nossas clulas (muito abenoadas) usam o projetor de mdia, usam teclado, guitarra, baixo, percusso, microfone nada de errado com isso.
8

Mas isso facilmente pode levar uma pessoa a pensar que uma clula que apenas Corpo, Famlia e Templo menos interessante do que aquela que tem todos aqueles acessrios. Nada substitui o estilo de vida UNS AOS OUTROS. Hoje de manh o Rev. Marcos falou sobre a igreja de Laodicia que dizia ao Senhor da Igreja estou rico e abastado e no preciso de nada! Isso facilmente pode acontecer numa clula se comearmos a substituir o Corpo, a Famlia e o Templo por equipamentos e acessrios. Um perigo ainda mais ameaador que ronda por aqui a seguinte mentalidade: eu no posso me envolver com clula porque j tenho um MINISTRIO pra fazer. AGORA PENSE BEM como vamos saber se algum j tem a vida eterna? Jesus nunca veio para edificar MINISTRIOS, ele veio para edificar a igreja, e a igreja VIDA EM COMUNIDADE. Se a sua vida crist for nutrida pelo seu ministrio, que Deus tenha piedade da sua alma, porque ela morrer de fome. Muita gente pergunta por que eu ainda vou clula depois de 14 anos fazendo a mesma coisa todas as 3as feiras? Simplesmente porque sem isso eu adoeo e morro. Vou clula porque preciso do Corpo de Cristo, preciso do cuidado da Famlia de Deus, preciso dos dons do Esprito Santo ministrados atravs de vocs. Preste ateno no que eu vou dizer agora O DIABO NO TEME MINISTRIOS, ele TEME A VIDA EM COMUNIDADE NUMA CLULA CHEIA DA PRESENA, DO PODER E DA GLRIA DE CRISTO. Os ministrios so bons e importantes na igreja, mas eles no podem tomar o lugar da vida em comunho. S pessoas salvas devem fazer um ministrio. Somente os que tem a Vida Eterna podem servir num ministrio. A maneira de entrar na Vida Eterna ter relacionamentos significativos numa clula. Numa igreja que eu pastoreei uma pessoa muito querida me disse: Pastor Edilson, eu no vou poder mais ajudar a clula porque eu j estou muito atarefado liderando o meu ministrio. Imediatamente eu disse: Ento saia do ministrio, porque sem ele voc continua sendo membro do corpo, mas sem a clula voc no nada. Tenho medo que alguns lideres simplesmente entrem em colapso por falta de nutrio espiritual por causa da arrogncia de pensarem j tenho um ministrio, no preciso do corpo.
9

Quero fazer um desafio a todos os lderes nessa noite que venham fazer um compromisso com Deus de liderarem uma clula corpo, famlia e templo do Esprito Santo.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen