Sie sind auf Seite 1von 2

Fontes Alimentares

Fique atento s fontes alimentares e abastea seu corpo com o que ele precisa na medida certa.

Grupo lcteo: formado por leite e seus derivados, como


queijo e iogurte.

carnes: formado por carnes e seus substitutos, Grupo das


como: frango, peixe, carne bovina, carne suna, cordeiro
feijes e ervilha nozes e sementes

Blog da Sade FIEB


Quer saber mais sobre este e outros temas relacionados sade? Ento acesse o Blog da Sade FIEB: www.saudefieb.blogspot.com

31 dia nacional
MARO

frutas e verduras: formado por todos os tipos de Grupo das frutas e folhas. Grupo dos gros: formado por pes integrais e enriquecidos, e cereais como arroz e massas.

Sade e Nutrio

da

Fundao Instituto de Educao de Barueri www.fieb.edu.br

Sade em dia depende de uma boa alimentao


o dia 31 de maro comemorado o Dia Nacional da Sade e Nutrio, tema da campanha realizada pelo Departamento de Gesto da Sade Escolar da FIEB durante todo o ms de maro. Nessa ocasio, aes de diversos setores da sociedade so colocadas em prtica para alertar as pessoas sobre a importncia de uma boa alimentao, afinal, essa a melhor forma de nos mantermos saudveis e com mais qualidade de vida. Tanto a obesidade quanto a desnutrio causam danos graves ao nosso corpo. O organismo humano pode sofrer alteraes tanto pelo excesso quanto pela carncia de determinados nutrientes. Educao alimentar a proposta de mdicos e nutricionistas, pois apenas uma alimentao balanceada e consciente pode prevenir doenas, inclusive as mais graves, como o cncer. A Organizao Mundial da Sade (OMS) disponibiliza uma tabela que classifica o ndice de Massa Corporal (IMC), apontando os casos em que h riscos de doenas. De acordo com esses dados, um IMC de 18,5 kg/m, classificado como magreza, apresenta risco elevado de doena, tanto quanto um IMC entre 25 e 29,9 kg/m, considerado sobrepeso. Ou seja, so dois extremos prejudiciais vida: um pautado pela falta de nutrientes, e outro pelo excesso. Nossa proposta a voc simples: cuide bem do seu corpo! Sua sade depende do que come. Para ajud-lo a alcanar o equilbrio alimentar e mudar maus hbitos, preparamos esse material informativo. Priorize alimentos como legumes, frutas, sucos e lanches naturais em suas refeies. Corpo saudvel sinnimo de mente saudvel, e isso resulta numa vida com muito mais qualidade e alegria.

O que uma alimentao saudvel?


aquela rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Quando adequada, essa alimentao variada, prevenindo deficincias nutricionais e protegendo contra doenas. Esse tipo de dieta composto de vrios tipos de alimentos, e eles devem conter protenas, carboidratos, fibras, clcio, minerais e vitaminas. O que so nutrientes? Nutrientes so os componentes presentes nos alimentos. Eles esto divididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes abrangem os carboidratos, protenas e gorduras. Os micronutrientes abrangem as vitaminas, minerais, gua e fibras. Todos esses componentes so essenciais para o nosso organismo, no entanto, existe uma quantidade ideal de ingesto diria para suprir essas necessidades. A carncia de alguns nutrientes, bem como o excesso de outros, podem desregular o funcionamento do nosso organismo, acarretando doenas. Qual a importncia das atividades fsicas? A prtica regular de exerccios fsicos to importante quanto manter uma alimentao saudvel. Aliados, esses dois hbitos ajudam no metabolismo, previnem doenas como sobrepeso, obesidade e a anemia. Alm disso, no podemos ignorar os benefcios que trazem sade mental e emocional. Est mais do que provado que as pessoas fisicamente ativas apresentam maior resistncia a doenas e so mais produtivas no trabalho. Procure beber muita gua e sempre associar uma alimentao equilibrada prtica regular de atividades fsicas. Isso ir potencializar sua imunidade e te ajudar a manter o peso ideal.

Perigos de uma alimentao inadequada


Quando no ingerimos os nutrientes necessrios e na poro correta, nosso corpo sofre. Veja s: Corao: perde massa muscular, assim como os outros msculos do corpo. Em estgio mais avanado, h insuficincia cardaca e, posteriormente, morte. - Sistema imune: torna-se ineficiente. O corpo humano no vai ter os nutrientes necessrios para produzir as clulas de defesa. Logo, comum infeces intestinais subseqentes, respiratrias etc. A durao das doenas maior e o prognstico sempre pior em comparao aos indivduos normais. A cicatrizao lenta. Sangue: possvel ocorrer um quadro de anemia ferropriva. Essa, a mais comum, causada justamente pela deficincia de ferro, fruto da desnutrio. Trato gastrintestinal: h menor secreo de HCl (cido clordrico) pelo estmago, tornando esse ambiente mais propcio proliferao bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse (movimento do intestino) e a absoro de nutrientes fica muito reduzida.

Das könnte Ihnen auch gefallen