Sie sind auf Seite 1von 29

.

1 Leis de Kirchhoff

4.1.1 Lei de Kirchhoff das Tenses


A Lei de Kirchhoff das tenses (LKT) estabelece que nulo o somatrio das quedas e elevaes de tenso ao longo de um caminho fechado de um circuito elctrico (4.1) Nos circuitos representados na Figura 4.1 existem os seguintes caminhos fechados: o caminho ao longo dos ns (a, b, c, d, e, f, a), em 4.1.a, e os caminhos ao longo dos ns (a, b, c, d, e, a), (b, c, d, e, b) e (a, b, e, a) em 4.1.b.

Figura 4.1 Lei de Kirchhoff das tenses Por exemplo, para o caminho (a, b, c, d, e, a) vlida a igualdade (4.2) ou ento (4.3) A relao (4.3) indica que so iguais os somatrios das quedas e das elevaes de tenso ao longo de um caminho fechado.

4.1.2 Lei de Kirchhoff das Correntes


A Lei de Kirchhoff das correntes (LKC) estabelece que nulo o somatrio das correntes incidentes em qualquer n de um circuito elctrico (Figura 4.2.a) (4.4)

Figura 4.2 Lei de Kirchhoff das correntes Um n um ponto de unio entre dois ou mais componentes de um circuito, ou entre um componente e a massa. Nos circuitos representados na Figura 4.2 existem os seguintes ns: ns a, b, c e o n da massa, em 4.2.b, e os ns a, b, c e d em 4.2.c. A aplicao da LKC ao n b do circuito em 4.2.c conduz igualdade (4.5) ou ento (4.6) A relao (4.6) indica que em qualquer n de um circuito so idnticos os somatrios das correntes incidentes e divergentes.

4.2 Associao de Resistncias

4.2.1 Associao em Srie


Dois componentes de um circuito encontram-se associados em srie quando um dos seus terminais comum e ambos so percorridos pela mesma corrente elctrica. No circuito representado na Figura 4.3.a os elementos R1 e R2 encontram-se associados em srie, no sucedendo o mesmo com as resistncias R1 e R2 do circuito representado em 4.3.b.

Figura 4.3 Associao de resistncias Considere-se ento o circuito representado na Figura 4.4, constitudo por uma fonte de tenso e um conjunto de resistncias associadas em srie.

Figura 4.4 Associao em srie de resistncias A aplicao da Lei de Kirchhoff das tenses permite escrever a igualdade (4.7) a qual, em conjunto com a Lei de Ohm e a igualdade ii=i, permite obter

(4.8) em que (4.9) define a resistncia equivalente srie.

4.2.2 Associao em Paralelo


Dois componentes de um circuito encontram-se associados em paralelo quando os ns aos quais se encontram ligados so comuns e, portanto, a tenso aos terminais idntica. No circuito elctrico representado na Figura 4.5.a, os componentes R1 e R2 encontram-se associados em paralelo, o mesmo j no sucedendo com as resistncias R1 e R2 em (b).

Figura 4.5 Associao de resistncias Considere-se ento o circuito representado na Figura 4.6.

Figura 4.6 Associao em paralelo de resistncias A aplicao da Lei de Kirchhoff das correntes ao n comum a todos os componentes permite escrever a igualdade (4.10) a qual, em conjunto com a Lei de Ohm e a igualdade vi=v, permite obter a relao

(4.11) em que (4.12) define a condutncia equivalente da associao em paralelo considerada. No entanto, uma vez que Gp=1/Rp, a resistncia equivalente do paralelo pode ser expressa na forma

(4.13)

As relaes (4.12) e (4.13) indicam que a associao em paralelo de resistncias conduz a um componente equivalente cujo valor nominal sempre inferior ao menor de entre eles. Por exemplo, a associao em paralelo de duas resistncias iguais equivalente a um componente com metade do valor nominal (Figura 4.7.a)

(4.14) ao passo que a associao em paralelo de k resistncias iguais equivale a um componente cujo valor nominal (Figura 4.7.b) (4.15)

Figura 4.7 Casos particulares da associao em paralelo de resistncias Por outro lado, no caso particular em que os valores nominais das resistncias diferem de uma ou mais ordens de grandeza, como na Figura 4.7.c, pode aproximar-se o paralelo pela menor das resistncias Rp R (4.16)

Na maior parte das aplicaes prticas, a regra da associao em paralelo aplicada isolada ou consecutivamente a conjuntos de duas, trs ou mais resistncias. Da expresso (4.13) resulta que as associaes em paralelo de duas e trs resistncias so, respectivamente,

(4.17)

(4.18)

4.2.3 Associao Srie-Paralelo


A grande maioria dos circuitos composto por associaes mistas srie-paralelo de componentes. Considere-se a ttulo de exemplo o circuito representado na Figura 4.8.a, constitudo por oito resistncias. Admitindo que o objectivo da anlise determinar a corrente fornecida pela fonte de alimentao ao circuito, pode ento proceder-se s simplificaes sucessivas representadas nas Figuras 4.8 b a d: primeiro substituem-se as resistncias R7 e R8 pelo respectivo equivalente srie (Figura 4.8.b); depois associa-se o resultado em paralelo com a resistncia R6 e seguidamente em srie com a resistncia R5 (Figura.4.8.c); e assim sucessivamente at ao resultado final ilustrado na Figura 4.8.d, (4.19)

Figura 4.8 Associao mista srie-paralelo de resistncias Aps esta simplificao preliminar do circuito, pode ento calcular-se a corrente fornecida pela fonte

(4.20)

4.3 Divisores de Tenso e de Corrente

4.3.1 Divisor de Tenso


Considere-se o circuito representado na Figura 4.9.a, constitudo por uma cadeia de resistncias ligadas em srie com uma fonte de tenso.

Figura 4.9 Divisores de tenso (a) e de corrente (b) A queda de tenso aos terminais de cada uma das resistncias dada por (4.21) com j=1,2, . . . k, e em que i define a corrente comum a todas as resistncias,

(4.22)

Substituindo (4.22) em (4.21), obtm-se

(4.23)

para a tenso aos terminais de cada uma das resistncias, expresso que designada por regra do divisor de tenso. No caso de duas resistncias apenas, a expresso do divisor de tenso toma a forma particular

(4.24)

para a tenso aos terminais da resistncia R1, e

(4.25)

para a tenso aos terminais da resistncia R2. Por outro lado, a relao entre as quedas de tenso aos terminais das duas resistncias coincide com o cociente entre os valores nominais respectivos,

(4.26)

4.3.2 Divisor de Corrente


Considere-se o circuito representado na Figura 4.9.b, constitudo por um conjunto de resistncias ligadas em paralelo com uma fonte de corrente. A corrente em cada uma das resistncias dada por (4.27) com j=1,2, . . . k, e em que v define a tenso comum a todas elas

(4.28)

Substituindo (4.28) em (4.27), obtm-se a expresso da corrente em cada um dos componentes

(4.29)

que neste caso se designa por regra do divisor de corrente. No caso de duas resistncias, a expresso do divisor de corrente toma a forma particular

(4.30)

ou ainda

(4.31)

Por outro lado, a relao entre as correntes em duas resistncias associadas em paralelo dada por

(4.32)

ou ainda

(4.33)

4.3.3 Curto-circuito e Circuito Aberto


Os conceitos de circuito aberto e curto-circuito podem ser entendidos como casos limite do divisor de tenso e de corrente, respectivamente. Considerem-se ento as duas redes elctricas representadas nas Figuras 4.10 a e b, no primeiro caso representativo de um circuito aberto e no segundo de um curto-

circuito.

Figura 4.10 Circuito aberto (a) e curto-circuito (b) Em (a), a queda de tenso entre os dois ns em aberto

(4.34)

a qual coincide com a tenso disponibilizada pela fonte. No curto-circuito (b), a corrente entre os dois ns interligados coincide com a corrente disponibilizada pela fonte de corrente

(4.35)

4.4 Resistncia Interna das Fontes

4.4.1 Fonte de Tenso


As fontes de tenso apresentam em geral uma resistncia de sada no nula (Figura 4.11.a). A principal consequncia deste facto a dependncia da tenso relativamente resistncia de entrada do circuito (Figura 4.11.b)

(4.36)

ou, o que o mesmo, relativamente corrente por este absorvida (4.37) O desvio de tenso nulo quando a resistncia interna da fonte nula ou quando a carga coincide com um circuito em aberto. A expresso (4.37) e o grfico correspondente (Figura 4.11.c) designamse por recta de carga da fonte.

Figura 4.11 Fonte de tenso com resistncia interna no nula (a), ligao de uma fonte a uma carga (b) e recta de carga correspondente (c)

4.4.2 Fonte de Corrente


As fontes de corrente apresentam em geral uma resistncia de sada no infinita (Figura 4.12.a). Neste caso, a corrente na carga dada por (Figura 4.12.b)

(4.38)

a qual sempre inferior quela especificada, is. A corrente na carga (4.39) tanto mais prxima do valor ideal quanto menor for a tenso desenvolvida pelo circuito (4.12.c)

Figura 4.12 Fonte de corrente com resistncia interna no infinita (a), ligao de uma fonte a uma carga (b) e recta de carga correspondente (c)

4.5 Transformao de Fonte

O teorema da transformao permite converter fontes de tenso com resistncia interna em fontes de corrente. Considerem-se os dois circuitos representados na Figura 4.13, ambos compostos por um mesmo subcircuito e uma fonte, de tenso em (a) e de corrente em (b). Para que o desempenho do subcircuito seja idntico nos dois casos, necessrio que o par de variveis (v,i) seja comum a ambos os circuitos, tornando irrelevante o tipo de fonte responsvel pelo seu estabelecimento.

Figura 4.13 Transformao de fonte Uma vez que as Leis de Kirchhoff permitem escrever (4.40) e

(4.41)

ou seja (4.42) respectivamente em (a) e em (b), as regras de converso entre fontes de tenso e de corrente so (Figura 4.13.c) (4.43) e (4.44)

4.6 Associao de Fontes

4.6.1 Associao de Fontes de Tenso


A associao em srie de fontes de tenso permite aumentar a diferena de potencial disponibilizada para efeitos de alimentao de um circuito. Um exemplo da associao em srie de fontes a utilizao de mltiplas pilhas para alimentar aparelhos electrodomsticos, lanternas, rdios portteis, etc. Com efeito, comum associarem-se em srie quatro pilhas de 1.5 V (correctamente associadas) para definir uma fonte de alimentao de 6 V. A tenso disponvel aos terminais de uma associao em srie de fontes de tenso dada pela soma das tenses parciais. Como se indica nas Figuras 4.14.a e 4.14.b, a adio dos valores nominais das tenses deve ter em conta a polaridade da ligao: polaridades concordantes adicionam-se (a), e polaridades discordantes subtraem-se (b). Por outro lado, no caso das fontes de tenso com resistncia interna no nula, como na Figura 4.14.c, o valor da resistncia interna resultante dado pela soma das resistncias internas de cada uma das fontes. A associao em srie conduz, por conseguinte, a uma fonte cuja resistncia interna superior quela caracterstica de cada uma, considerada isoladamente.

Figura 4.14 Associao em srie de fontes de tenso A associao em paralelo de fontes de tenso uma operao cuja realizao prtica necessita de alguns cuidados. Esta recomendao particularmente verdadeira nos casos em que as fontes de tenso apresentam valores nominais bastante diferenciados e resistncias internas reduzidas. Como se ilustra na Figura 4.15.a, no caso particular em que as fontes de tenso so ideais e apresentam valores nominais distintos, a sua ligao em paralelo define uma malha cuja soluo apenas compatvel com a circulao de uma corrente de valor infinito. Na realidade, a corrente entre as fontes sempre limitada pelas respectivas resistncias internas (Figura 4.15.b), valor que pode ser bastante elevado se estas no dispuserem de mecanismos de proteco.

Figura 4.15 Associao em paralelo de fontes de tenso A associao em paralelo de fontes de tenso o objecto do Teorema de Millman, a introduzir no Captulo 6. De acordo com as regras estabelecidas para a transformao de fonte, o circuito representado na Figura 4.15.b pode ser sucessivamente transformado nos circuitos equivalentes representados em (c) e (d). Na primeira transformao, Figura 4.15.c, substitui-se cada uma das fontes de tenso pela respectiva fonte de corrente equivalente, efectuando-se depois, sucessivamente, as associaes em paralelo das fontes de corrente e das resistncias internas, e a transformao inversa numa fonte de tenso com resistncia interna. facilmente demonstrvel que os parmetros da fonte de tenso resultante so

(4.45)

(4.46)

respectivamente para o valor nominal da tenso e para a resistncia interna.

4.6.2 Associao de Fontes de Corrente


A associao em paralelo de fontes de corrente rege-se por um conjunto de regras semelhante quele estabelecido para a associao em srie de fontes de tenso. Neste caso, a corrente colocada aos terminais de uma associao em paralelo dada pela soma das correntes parciais (Figura 4.16.a e 4.16.b), que naturalmente deve ter em conta as polaridades respectivas. No caso das fontes de corrente reais, Figura 4.16.c, o valor da resistncia interna dada pelo paralelo das resistncias internas parciais, o que torna a fonte de corrente mais acentuadamente no ideal.

Figura 4.16 Associao em paralelo de fontes de corrente A associao em srie de fontes de corrente ideais com valores nominais distintos conduz a uma indeterminao no n de interligao, devido no verificao da Lei de Kirchhoff das correntes. Como se indica na Figura 4.17.a, no n comum s duas fontes deve verificar-se sempre a igualdade i1-i2=0, ou, o que o mesmo, i1=i2.

Figura 4.17 Associao em srie de fontes de corrente A imposio de correntes distintas pelas duas fontes s compatvel com uma tenso de valor infinito no n respectivo. Pelo contrrio, e como se indica atravs da sequncia de transformaes representadas em 4.17.b, a associao em srie de fontes de corrente reais pode ser reduzida a uma nica fonte equivalente

cujos parmetros so (o Teorema de Millman)

(4.47)

e (4.48)

4.7 Exemplos de Aplicao

4.7.1 Exemplo de Aplicao-1


Considere-se o circuito representado na Figura 4.18, relativamente ao qual se pretende determinar o valor da resistncia equivalente srie, o valor da corrente no circuito e a queda de tenso aos terminais da resistncia R3.

Figura 4.18 Exemplo de aplicao-1 Resoluo: O valor da resistncia equivalente, RS, pode ser determinado directamente a partir da regra de associao srie de resistncias. Assim,

A aplicao da LKT permite escrever a igualdade

ou seja

Por outro lado, a aplicao da regra do divisor de tenso permite determinar a tenso aos terminais da resistncia R3

4.7.2 Exemplo de Aplicao-2


Considere-se o circuito representado na Figura 4.19. Pretende-se determinar o valor das quedas de tenso aos terminais da fonte de alimentao e das resistncias R2 e R3, e o valor da corrente no circuito.

Figura 4.19 Exemplo de aplicao-2 Resoluo: Uma vez que a queda de tenso aos terminais da resistncia R1

ento

Por outro lado, uma vez que

ento

A corrente no circuito

4.7.3 Exemplo de Aplicao-3


Com base nos dados indicados na Figura 4.20, determine as tenses aos terminais da resistncia R4 e da fonte de corrente, e a relao entre as correntes nas resistncias R3 e R4.

Figura 4.20 Exemplo de aplicao-3 Resoluo: A tenso aos terminais da resistncia R4 dada pelo produto da corrente is pelo paralelo das resistncias R3 e R4

Por outro lado, a tenso aos terminais da fonte de corrente pode ser obtida a partir do produto da resistncia equivalente pela corrente debitada pela fonte

Finalmente, a relao entre as correntes nas resistncias R3 e R4 coincide com o cociente entre as condutncias respectivas

4.7.4 Exemplo de Aplicao-4


Considere-se o circuito da Figura 4.21. Determine a tenso aos terminais da resistncia R5 e a corrente na resistncia R4.

Figura 4.21 Exemplo de aplicao-4 Resoluo: Uma vez que um dos terminais da resistncia R5 se encontra em aberto, a corrente respectiva nula e

Por outro lado, dado que a resistncia R4 se encontra em paralelo com um curto-circuito, ento a corrente respectiva nula,

4.7.5 Exemplo de Aplicao-5


Determine o valor da tenso v nos trs circuitos representados na Figura 4.22.

Figura 4.22 Exemplo de aplicao-5 Resoluo: Dado que nos trs circuitos os terminais a e b se encontram em aberto, a corrente fornecida pela fonte de tenso nula. No primeiro circuito

ou seja V No segundo circuito

que conduz tenso V Finalmente, no terceiro circuito

ou seja V

Sumrio
As Leis de Kirchhoff regem a associao de componentes elctricos. Estas afirmam como nulos seja o somatrio das quedas e elevaes de tenso ao longo de um caminho fechado, seja o somatrio das correntes incidentes e divergentes num n de um circuito. A aplicao conjunta das Leis de Kirchhoff e de Ohm conduz a um sistema de equaes cuja resoluo permite obter as tenses e as correntes em todos os componentes e ns de um circuito. Estas trs leis permitem ainda fixar um conjunto de regras de extrema utilidade na anlise e na simplificao de circuitos elctricos: as regras de associao em srie e em paralelo de resistncias; as regras dos divisores de tenso e de corrente; o circuito aberto e o curto-circuito; a transformao de fonte; e as regras de associao de fontes de tenso e de corrente em srie e em paralelo.

Exerccios de Aplicao

Leis de Kirchhoff
*4.1 Determine o valor da tenso v em cada um dos circuitos representados na Figura E4.1.

Figura E4.1 *4.2 Determine os valores da corrente i e da tenso v1 indicadas na Figura E4.2.

Figura E4.2 4.3 Determine os valores das tenses, correntes e resistncia no indicadas explicitamente nos circuitos da Figura E4.3.

Figura E4.3 *4.4 Determine o valor das correntes no indicadas explicitamente nos circuitos da Figura E4.4.

Figura E4.4 *4.5 Determine o valor das correntes no indicadas explicitamente nos circuitos da Figura E4.5.

Figura E4.5

Associaes de Resistncias
4.6 Considerando o circuito representado na Figura E.4.6, responda s seguintes questes: (a) i=i5=i6?; (b) se i=2 A e i1=0.5 A, qual o valor de i2?; (c) i1+i2=i3+i4?; (d) se v1=6 V e vs=10 V, qual o valor de v3?;

(e) determine a expresso da resistncia total equivalente do circuito.

Figura E4.6 *4.7 Determine o valor da resistncia equivalente e das correntes e tenses i1,i2, i3 e v no circuito representado na Figura E4.7.

Figura E4.7 *4.8 Determine o valor das correntes e tenses i1, i2, i3, i4, v1 e v2 no circuito da Figura E4.8.

Figura E4.8 4.9 Determine o valor das correntes e tenses i1, i2 i3, v 1 e v2 no circuito da Figura E4.9.

Figura E4.9 4.10 Considere o circuito representado na Figura E4.10. Determine o valor da corrente i e da tenso v indicadas.

Figura E4.10

Divisores de Tenso e de Corrente


4.11 Por aplicao da regra do divisor de tenso, determine o valor da tenso v indicada no circuito representado na Figura E4.11.

Figura E4.11 4.12 Determine o valor das resistncias R1, R2, R3 e R4 no circuito da Figura E4.12.

Figura E4.12 *4.13 Determine o valor das resistncias R1, R2 e R3 no circuito da Figura E4.13, admitindo que v2= 3v1 e v3= 4v2.

Figura E4.13 *4.14 Por aplicao da regra do divisor de corrente, determine o valor das correntes indicadas nos circuitos da Figura E4.14.

Figura E4.14 4.15 Considere o circuito da Figura E4.15. Dimensione o valor da resistncia R de modo a obter i2= 4i1.

Figura E4.15 4.16 Considere o circuito da Figura E4.16. Determine o valor das correntes e das tenses indicadas.

Figura E4.16

Resistncia Interna das Fontes


*4.17 Admita que uma fonte de tenso de 60 V fornece uma corrente de 1 A a uma carga resistiva de 50 . Determine o valor da resistncia interna da fonte, a expresso da recta de carga e o rendimento da fonte. 4.18 Determine a resistncia interna de uma fonte de corrente de 2 A que debita uma corrente de 1.99 A quando ligada a uma carga de 100 .

Transformao de Fonte
*4.19 Efectue a transformao de fonte em cada um dos circuitos da Figura E4.19.

Figura E4.19 4.20 Efectue as associaes de fontes representadas na Figura E4.20.

Figura E4.20

Mtodos de Anlise Sistemtica de Circuitos


Existem dois principais mtodos de anlise sistemtica dos circuitos elctricos: o mtodo dos ns e o mtodo das malhas. Em ambos, trata-se de aplicar de forma sistemtica e agregada as Leis de Kirchhoff e as caractersticas tenso-corrente dos componentes, no caso particular da resistncia a Lei de Ohm, e obter um sistema de P-equaes a P-incgnitas. No mtodo dos ns as incgnitas so as tenses em todos os ns do circuito, ao passo que no mtodo das malhas so as correntes nas malhas constituintes do mesmo. As tenses nos ns, ou as correntes nas malhas, so suficientes para a posterior determinao das tenses e das correntes em todos os componentes do circuito. Os mtodos dos ns e das malhas aplicam-se exclusivamente a circuitos lineares e bilaterais, exigindo-se no segundo daqueles que as redes sejam tambm planares. So bilaterais os circuitos cuja soluo independente do sentido positivo arbitrado para as correntes e para as tenses nos componentes, como sucede com as redes compostas por fontes, resistncias, condensadores e bobinas. Designam-se por planares os circuitos cujo esquema elctrico passvel de representao num plano, sem que os seus ramos se intersectem mutuamente. Dos circuitos representados na Figura 5.1 apenas o primeiro planar. Outros mtodos existem que no exigem o gozo das propriedades anteriormente enunciadas, os quais sero introduzidos posteriormente no mbito das disciplinas de Electrnica.

Figura 5.1 Circuito planar (a) e circuito no planar (b)

Teoremas Bsicos dos Circuitos Elctricos


Os teoremas complementam o arsenal de leis, regras e mtodos de anlise introduzidas ao longo dos captulos anteriores. O teorema da sobreposio das fontes indica que a tenso ou a corrente num componente resulta da soma das contribuies parciais devidas a cada uma das fontes independentes presentes no circuito, parcelas que se calculam separadamente umas das outras. Por seu lado, os teoremas de Thvenin e de Norton indicam que do ponto de vista de um par de ns um circuito pode ser condensado numa rede equivalente, constituda por uma fonte de tenso e uma resistncia em srie, ou ento por uma fonte de corrente e uma resistncia em paralelo. Este teorema constitui um dos resultados mais interessantes da teoria dos circuitos, pois permite substituir por uma fonte de tenso ou corrente real um qualquer circuito do qual se pretende saber apenas o efeito causado em dois dos seus terminais de acesso. Para alm destes, os teoremas de Millman e de Miller fixam um corpo de regras de manipulao e simplificao de circuitos, enquanto que o teorema da mxima transferncia de potncia estabelece as condies para uma mxima transferncia de energia entre uma fonte e uma resistncia.

Condensador e Capacidade Elctrica


O condensador um componente de circuito que armazena cargas elctricas. O parmetro capacidade elctrica (C) relaciona a tenso aos terminais com a respectiva carga armazenada q(t) = Cv(t) F, farad (7.1)

o qual uma funo das propriedades do dielctrico, da rea e da separao entre os elctrodos. De acordo com a relao (7.1), a adio ou remoo de cargas elctricas s placas de um condensador equivale a variar a tenso elctrica aplicada entre as mesmas, e vice-versa. A expresso (7.2) define a caracterstica tenso-corrente do elemento condensador, a qual se encontra, portanto, ao nvel da Lei de Ohm. A anlise de um circuito com condensadores exige a resoluo de uma equao diferencial. Este facto introduz a dimenso temporal na anlise de circuitos, impondo em simultneo a necessidade de estudar as condies iniciais e as restries de continuidade da energia acumulada como base para a resoluo das mesmas. A natureza diferencial das equaes do circuito conduz distino entre solues natural (regime transitrio ou natural) e forada no tempo, sendo esta ltima a base para o posterior estudo dos conceitos de fasor e de impedncia elctrica, ambos no mbito da anlise do regime forado sinusoidal. Hoje existem diversos tipos de condensadores discretos, hbridos e integrados: condensadores de ar, mica, plstico, papel, cermica, electrlitos, etc.; condensadores fixos ou variveis; condensadores de diversas dimenses e para variadas aplicaes; condensadores que implementam sensores de temperatura, de presso, de humidade, etc

Bobina e Indutncia Electromagntica


O movimento das cargas elctricas, e em particular a corrente elctrica, responsvel por um fenmeno de atraco ou repulso designado por fora magntica. Dois condutores percorridos por uma corrente elctrica atraem-se um ao outro se os sentidos dos respectivos fluxos forem concordantes, e repelem-se no caso contrrio. fora magntica encontram-se associados o campo magntico, o fluxo e a densidade de fluxo magntico, a permeabilidade magntica, a indutncia ou coeficiente de auto-induo, e o coeficiente de induo mtua. A bobina um componente que armazena energia sob a forma de um campo magntico, portanto sob a forma de cargas elctricas em movimento. A indutncia o parmetro que relaciona a corrente elctrica com o fluxo magntico

= Li

Wb, weber

(8.1)

e uma funo das dimenses fsicas e do nmero de espiras da bobina, mas tambm do material do ncleo. A unidade de indutncia o henry (H). A relao (8.1) indica que as variaes no fluxo magntico so proporcionais s variaes na corrente elctrica. Assim, e de acordo com a Lei de Faraday, a fora electro-motriz induzida aos terminais de uma bobina proporcional s variaes na corrente respectiva

(8.2) fenmeno que se designa por induo electromagntica (da o nome alternativo de coeficiente de auto-induo dado indutncia). A anlise de um circuito com bobinas exige a obteno e a resoluo de uma ou vrias equaes diferenciais. As condies iniciais da corrente, do fluxo magntico e da energia armazenada, em conjunto com a imposio da sua continuidade, constituem a informao necessria para determinar os valores das constantes da soluo da equao diferencial. parte a diferena relativa aos fenmenos subjacentes ao seu funcionamento, a forma dual das caractersticas tensocorrente do condensador e da bobina indica que os tpicos a tratar neste captulo devam ser semelhantes queles abordados anteriormente, em particular no que respeita ao estudo das associaes em srie e em paralelo de bobinas, da energia armazenada e dos divisores de tenso e de corrente.

Anlise de Circuitos RC e RL de 1. Ordem


As caractersticas tenso-corrente do condensador e da bobina introduzem as equaes diferenciais no seio da anlise dos circuitos elctricos. As Leis de Kirchhoff e as caractersticas tenso-corrente dos elementos conduzem, em conjunto, a uma equao diferencial linear, cuja soluo define a dinmica temporal das variveis corrente e tenso elctrica nos diversos componentes do circuito. A soluo de uma equao diferencial com termo forado composta por duas parcelas essencialmente distintas: soluo ou resposta natural, que determina a dinmica das variveis na ausncia de fontes independentes (entenda-se na ausncia de termo forado na equao diferencial); e soluo forada. Esta ltima soluo encontra-se directamente relacionada com a forma de onda das fontes independentes, revelando-se de particular interesse aquelas impostas por fontes constantes e sinusoidais. A seu tempo verificar-se- que o estudo da soluo forada sinusoidal de um circuito abre um campo inteiramente novo anlise de circuitos, genericamente designado por regime forado sinusoidal. A soluo de uma equao diferencial definida a menos de um conjunto de constantes, tantas quantas a ordem da mesma. A determinao da soluo particular de uma equao diferencial exige a considerao das condies inicial e de continuidade da energia armazenada nos condensadores e nas bobinas do circuito.

Das könnte Ihnen auch gefallen