Sie sind auf Seite 1von 3

O Marketing Viral o nome que se d a uma tcnica que existe h muito tempo, bem antes da internet, s que com

m outro nome: marketing boca a boca. Sabemos que ao tratar bem um cliente ele vai dizer a outras pessoas, atraindo novos negcios. Por outro lado, se o cliente mal tratado ele no s deixa de comprar de voc como vai falar mal de sua empresa e seus negcios vo diminuir. No mundo dos tijolos assim e na internet da mesma forma, mas com um potencial de multiplicao muito maior. De forma simplificada, marketing viral qualquer estratgia que encoraja indivduos a passar adiante sua mensagem de marketing (seu argumento de venda) criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposio e influncia desta mensagem. Como um vrus, esta estratgia usa o rpido crescimento para uma exploso de milhares ou milhes de leitores.

Podemos ver abaixo sete tcnicas de marketing viral que serviro para atrair mais visitas e, principalmente, promover o retorno de seus visitantes. 1. Assinatura de email A primeira tcnica muita conhecida. Assinaturas de email so trs ou quatro linhas que voc coloca em todas as mensagens de email. Assim, toda mensagem que voc envia leva seu nome e endereo para os leitores. Se a informao que voc veicula interessar a outras pessoas alm do leitor direto, incentive o a encaminhala, multiplicando os leitores e espalhando sua assinatura. E o exemplo clssico continua sendo o Hotmail, um dos primeiros servios a oferecer email gratuito via web: 1. O site d emails gratuitos; 2. uma nica linha dizendo "Tenha seu email grtis www.hotmail.com" anexada ao final da mensagem; 3. O pblico usa o email em sua rede de amigos e colegas espalhando a mensagem; 4. Os amigos e colegas recebem a mensagem e tambm assinam o servio; 5. Os novos usurios usam o servio, espalhando ainda mais a mensagem. 2. Grtis eu gosto D pra encontrar de tudo gratuito na internet, no ? Por que ser? Ser por que as pessoas adoram coisas grtis? Com certeza. A verdade que nos adoramos no pagar por algum benefcio. Aproveite esta faceta humana e oferea algo gratuito em seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereo e trazer novos visitantes ao site, faa. A idia dar para vender: uma amostra do produto, uma verso reduzida, trinta dias de experincia, um mini curso com informaes de prvenda, voc escolhe.

O importante que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o visitante, passando ou reforando sua mensagem de venda e permitindo que retorne ao site para comprar ou pelo menos, para obter mais informaes. 3. Webcards Minha me adora mandar webcards. So aqueles cartes postais digitais que a gente recebe de vez em quando. Voc lembra como funciona? 1. O remetente visita o seu site e envia o carto; 2. O destinatrio recebe apenas um email dizendo que fulano@qualquercoisa.com acaba de mandar um web card e ele deve visitar a pgina para ver o carto; 3. Ento ele visita a pgina e responde ou manda para outra pessoa, aumentando a exposio. Percebe como o vrus se espalha? 4. Ezine Um ezine um informativo na forma de email que voc recebe de tempos em tempos. O MEiO no Email ou a newsletter do [web insider] (assine no menu esquerda, em Insider Box) so exemplos. Se voc ainda no tem, est na hora de pensar nisto. A questo aqui publicar artigos que realmente interessem seus visitantes e incentivalos a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser. 5. Mensagens instantneas Um dos maiores sucessos da internet o ICQ, um programa que permite saber quando algum conhecido est conectado internet e enviar mensagens para ele, que as recebe na mesma hora e responde. Acontece que para usar o ICQ, ambos os lados tm que ter o programa em seu computador. Esta a beleza do negcio: qualquer pessoa que goste do ICQ vai insistir com voc para que tambm use. Da voc tem que ir ao site, baixar o programa e se cadastrar no servio, que gratuito. A partir da seu amigo vai estar perto de voc em cada navegao. Ele e mais ou menos 80 milhes de pessoas no mundo todo. 6. Se voc gostou deste site, recomende Voc j deve ter visto esta mensagem em alguma pgina. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos. H vrios sites que oferecem scripts gratuitos. Uma opo brasileira o Recomenda. bem fcil de colocar em sua pgina. Outra opo o , cuja vantagem oferecer um prmio para quem quer que faa uma recomendao. 7. Tenha um exrcito de vendedores Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereo. Imagine pagar s

quando uma venda acontecer! Foi isto o que a Amazon.com fez para se tornar um dos fenmenos da rede mundial. Oferecendo comisso pelas vendas de livros, webmasters do mundo todo aderiram a seu programa e o tornaram a maior livraria do mundo, sem uma loja sequer. Estas idias so apenas o comeo. O cu o limite. Como Renato Fridshtein disse, seja criativo e oferea valor para seus visitantes. Pense em pelo menos uma outra forma de espalhar sua mensagem de forma exponencial (esquea o spam) e ponha em prtica, mesmo que parea maluca. Sem testar, voc nunca vai saber. .
Site: www.webinsidesider.uol.com.br autor Renato Fridschtein

Das könnte Ihnen auch gefallen