Sie sind auf Seite 1von 4

BOCA

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo a boca. A encontram-se os dentes e a lngua, que preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas.

A lngua
A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: amargo, azedo ou cido, salgado e doce .

As glndulas salivares
A presena de alimento na boca, assim como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). Trs pares de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal: partida, submandibular e sublingual:

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se
na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular - arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.

FARINGE E ESFAGO
A faringe, situada no final da cavidade bucal, um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio: por ela passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. O esfago, canal que liga a faringe ao estmago, localiza-se entre os pulmes, atrs do corao, e atravessa o msculo diafragma, que separa o trax do abdmen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.

ESTMAGO E SUCO GSTRICO


O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. Um msculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estmago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que no se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando est vazio, tem a forma de uma letra "J" maiscula, cujas duas partes se unem por ngulos agudos.

Segmento superior: o mais volumoso, chamado "poro vertical". Este compreende, por sua vez, duas partes superpostas; a grande tuberosidade, no alto, e o corpo do estmago, abaixo, que termina pela pequena tuberosidade. Segmento inferior: denominado "poro horizontal", est separado do duodeno pelo piloro, que um esfncter. A borda direita, cncava, chamada pequena curvatura; a borda esquerda, convexa, dita grande curvatura. O orifcio esofagiano do estmago o crdia. As tnicas do estmago: o estmago compe-se de quatro tnicas; serosa (o peritnio), muscular (muito desenvolvida), submucosa (tecido conjuntivo) e mucosa (que secreta o suco gstrico). Quando est cheio de alimento, o estmago torna-se ovide ou arredondado. O estmago tem movimentos peristlticos que asseguram sua homogeneizao. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao.

A pepsina, enzima mais potente do suco gstrico, secretada na forma de pepsinognio. Como este inativo, no digere as clulas que o produzem. Por ao do cido clordrico, o pepsinognio, ao ser lanado na luz do estmago, transformase em pepsina, enzima que catalisa a digesto de protenas.
A pepsina, ao catalizar a hidrlise de protenas, promove o rompimento das ligaes peptdicas que unem os aminocidos. Como nem todas as ligaes peptdicas so acessveis pepsina, muitas permanecem intactas. Portanto, o resultado do trabalho dessa enzima so oligopeptdeos e aminocidos livres. A renina, enzima que age sobre a casena, uma das protenas do leite, produzida pela mucosa gstrica durante os primeiros meses de vida. Seu papel o de flocular a casena, facilitando a ao de outras enzimas proteolticas.

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies:duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e leo (cerca de 1,5 cm). A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfncter muscular da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares tm ao detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas).

INTESTINO GROSSO
o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus.

Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. Numerosas bactrias vivem em mutualismo no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades. As fibras vegetais, principalmente a celulose, no so digeridas nem absorvidas, contribuindo com porcentagem significativa da massa fecal. Como retm gua, sua presena torna as fezes macias e fceis de serem eliminadas. O intestino grosso no possui vilosidades nem secreta sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis. Como o intestino grosso absorve muita gua, o contedo intestinal se condensa at formar detritos inteis, que so evacuados.

GLNDULAS ANEXAS
O pncreas uma glndula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreo externa dele dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal coldoco na ampola de Vater. O pncreas comporta dois rgos estreitamente imbricados: pncreas excrino e o endcrino cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto. O pncreas endcrino secreta os hormnios insulina e glucagon, j trabalhados no sistema endcrino.

Fgado
o maior rgo interno, e ainda um dos mais importantes. a mais volumosa de todas as vsceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfcie lisa e recoberta por uma cpsula prpria. Est situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal. O tecido heptico constitudo por formaes diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de clulas hepticas ou hepatcitos, rodeadas por canais diminutos (canalculos), pelos quais passa a bile, secretada pelos hepatcitos. Estes canais se unem para formar o ducto heptico que, junto com o ducto procedente da vescula biliar, forma o ducto comum da bile, que descarrega seu contedo no duodeno. As clulas hepticas ajudam o sangue a assimilar as substncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esterides, estrgenos e outros hormnios. O fgado um rgo muito verstil. Armazena glicognio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipdios ou de protenas, e lipdios a partir de carboidratos ou de protenas. Sintetiza tambm o colesterol e purifica muitos frmacos e muitas outras substncias. O termo hepatite usado para definir qualquer inflamao no fgado, como a cirrose. Funes do fgado:

Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas; Metabolizar lipdeos; Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

Das könnte Ihnen auch gefallen