Sie sind auf Seite 1von 22

INTRODUO

Esta apostila visa fornecer aos supervisores, encarregados e funcionrios do setor, alguns conhecimentos complementares sobre as operaes envolvidas na produo de acar, todas elas de fundamental importncia para obteno de um produto de boa qualidade . O material aqui apresentado rene, de forma simplificada, uma coletnea de dados de diversos autores. 1.0.0 - TRATAMENTOS FSICOS

Tratamentos fsicos so as operaes preliminares na eliminao de impurezas grosseiras do caldo, ou seja, a separao puramente fsica, sem a adio de produtos qumicos. A quantidade de materiais em suspenso depende muito da qualidade da matria prima, tipo de carregamento empregado , eficincia de lavagem, preparo de cana e etc.

1.0 - PENEIRAS Equipamento fundamental para evitar sobrecarga nos decantadores e filtros. As peneiras so utilizadas para um pr tratamento, onde os slidos insolveis so retidos a partir de uma certa granulometria . Destacamos entre os tipos existentes de peneiras disponveis, as seguintes :

1 - PENEIRA TIPO CUSH CUSH : Utilizadas na primeira etapa de remoo de impurezas grosseiras do caldo extrado pelas moendas, necessitando de 0,1 a 0,05 m2/tc. Este tipo de peneira vem sendo largamente substituda por peneiras rotativas devido ao grande desgaste das telas, manuteno nas correntes e taliscas, difcil limpeza e consequente favorecimento ao desenvolvimento de microorganismo prejudiciais que causam a decomposio do caldo.

2 - PENEIRA ROTATIVA : Atualmente vem substituindo as tradicionais peneiras do tipo cushcush, na tarefa de fazer a primeira remoo de impurezas, pois so mais eficientes , operando com telas de 0,3 a 0,5 mm de abertura, maior facilidade para limpeza e baixo custo de manuteno . 3 - PENEIRA ESTTICA :

Utilizadas na filtrao secundria do caldo bruto ou na filtrao do caldo clarificado na sada do decantador . Sua capacidade varia de acordo com o tipo de tela utilizada e o grau de inclinao . Normalmente para caldo bruto so utilizados malhas de 50 a 100 mesh com o 45 de inclinao e para o caldo clarificado 15o com malha de 150 a 200 mesh.

4 - PENEIRA VIBRATRIA : Assim como as estticas , podem ser utilizadas na filtrao secundria do caldo bruto ou do caldo clarificado na sada do decantador, mas atualmente esto em desuso devido ao seu elevado custo de manuteno .

2.0.0 - TRATAMENTO QUMICOS O tratamento qumico consiste em eliminar o mximo possvel de impurezas presentes no caldo na forma de compostos solveis, coloidais e insolveis ou ainda em suspenso que no foram eliminados pelo tratamento fsico. Basicamente feito a coagulao/floculao com auxlio de produtos qumicos e posteriormente eliminao no processo via decantador.

1.0 - OS OBJETIVOS DO TRATAMENTO QUMICO a) b) c) d) e) f) g) Mxima eliminao de no aucares ; Mxima eliminao de colides ; Caldos de baixa turbidez; Mnima formao de cor ; Mxima taxa de sedimentao ; Contedo mnimo de clcio no caldo ; pH do caldo adequado de modo a evitar inverso da sacarose ou decomposio dos acares redutores .

2.0 - O TRATAMENTO QUMICO CONVENCIONAL PARA ACAR COMPREENDE a) Sulfitao ; b) Calagem ; c) Dosagem de polmeros; d) Dosagem de fosfatos.

1 - SULFITAO O processo de sulfitao consiste em adicionar o dixido de enxofre ( So2) ao caldo na forma de gs obtido a partir da combusto direta do enxofre em fornos rotativos.

As principais finalidades so : - Formao de sulfito de clcio, sal pouco solvel que ser removido por tratamento posteriores . - Reduo do pH para precipitao e eliminao das albuminas ( pH desejado 3,8 a 4,2 ) ou que o nvel de SO2 no caldo esteja em torno de 600 ppm. - Diminuio da viscosidade do caldo e consequentemente nos xaropes , massas e mis. - Ao inibidora de formao de cor. - Evitar desenvolvimento de microrganismos prejudicias 2 - CALAGEM Finalidades: - Corrigir o pH at valor desejado ( 6,9 a 7,0 ); - Reao com cidos orgnicos presentes no caldo; - Provocar floculao de colides e consequente agrupamento do material em suspenso no caldo; - Influncia do pH , da temperatura e do tempo na destruio dos acares redutores e da sacarose; INFLUNCIA do sobre < 7, cido > 7, alcalino - destruio moderada se a temperatura < 55 oC ; os produtos da decomposio so incolores. - geralmente a - a quantidade elevao da de temperaprodutos tura acelera as formavedos pela locidades decomposio, - destruio considervel das o reaes. depende do se a temperatura > 55 C; tempo de exocorre formao de posio. muitos cidos orgnicos e compostos de cor escura. - destruio - no h destruio. por inverso; formao de acar invertido. pH TEMPERATUR A TEMPO

ACARES REDUTORES

SACAROSE

- Produtos da decomposio dos acares redutores so de cor elevada, no permitindo a obteno de acares de brancura suficiente e tambm reagem com ons de clcio aumentando consideravelmente as incrustaes em aquecedores e evaporadores. Controle de pH:

A melhor forma de controlar a alcalinizao do caldo atravs de um potencimetro registrador e controlador contnuo de pH . Existem no mercado bons controladores de pH automticos. Freqentemente os problemas com o controle do pH so puramente devidos a fatores mecnicos e ou operacionais e no propriamente ao aparelho ou eletrodos utilizados. Eletrodos sujos podem dar a falsa impresso de um controle ajustado corretamente, j que a intensidade da incrustao diminui a sensibilidade do sinal de pH . Modificar o loop (em alguns casos o programa) do controlador de pH para reduzir o tempo da resposta e aumentar a sensibilidade do controlador em benefcio o controle de pH . 3 - DOSAGEM DE POLMERO Finalidades: Promover formao de flocos mais densos nos processos de clarificao do caldo visando : - Maior velocidade de sedimentao ; - Compactao e reduo do lodo; - Melhoria na turbidez do caldo clarificado ; - Produzir lodo com melhor filtrabilidade, ocasionando um caldo filtrado mais limpo; - Menores perdas da sacarose na torta; As principais caractersticas dos floculantes so peso molecular e grau de hidrsile . A seleo do polmero mais adequado deve ser feita aps testes preliminares em laboratrios polmero de diferentes graus de hidrlise e peso moleculares devem ser testados. Outro fator importante a quantidade adicionada normalmente a dosagem vria de 1 a 3 ppm em relao a matria prima. A adio de grandes quantidades pode provocar o efeito contrrio, ou seja, em vez de provocar atrao das partculas, acontece a repulso. Observaes: Bomba dosadora tipo helicoidal ( rotativa de deslocamento positivo ) a mais indicada. Devem ser utilizados parmetros para medio de vazo de polmero em cada decantador. O ponto de aplicao no deve ser um local de muita turbulncia , porm, onde seja certa a sua total homogeneizao sem quebra da cadeia polimrica, ou seja, sada do balo de flash . O armazenamento do polmero em p , sendo higroscpico , deve ser guardado em lugar seco e isento de temperatura elevadas as embalagens devem ser mantidas fechadas para impedir a absorvao de umidade e consequentemente, a formao de caroos recomendvel uma boa identificao do produto e seguir as instrues de armazenagem . Floculantes lquidos devem ser guardados em um ambiente com temperatura inferior a 35o C e o recipiente deve permanecer fechado. Sempre usar mais antigo floculantes de armazm

Sob condies normais , um floculante seco pode ficar armazenado durante dois anos e um floculante lquido na faixa de seis meses. Na manipulao do material , o operador deve ser evitar inalar o p de floculante, utilizando uma mscara adequada contanto na pele deve ser evitado e se acontecer, lave com gua e sabo . Contaminao nos olhos, deve se lavar rapidamente com gua, se a irritao nos olhos persistir e a baixa presso, consultar um mdico. O floculante em p deve ser peneirado, quando necessrio, antes da dissoluo para retirar os caroos. Esses caroos devem ser desintregrados e passado pela peneira, antes de serem colocados na moega do dosador vibratrio

4 - DOSAGEM DE P2O5 ( FOSFATOS ) cido Fosfrico: As vantagens do uso de cido fosfrico so : - Caldo mais claro ; - Alta taxa de sedimentao ; - Lodo mais concentrado ; - Melhor filtrabilidade de lodo; - Menor cor no acar ; - Acar de melhor qualidade . A quantidade a ser adicionada varia de acordo com o P 2O5 presente originalmente no caldo. O ideal manter no caldo de 200 a 300 ppm de P2O5 , nunca deve ser superior a 600 ppm , pois nesta dosagem a tendncia a formao de flocos leves que decantam lentamente . 3.0.0 - AQUECIMENTO 1.0 - OS OBJETIVOS DE AQUECIMENTO DO CALDO SO: - Eliminar os microorganismos pr esterilizao; - Completar as reaes qumicas ; - Provocar a floculao ; - Remover os gases . 2.0 - TEMPERATURA DE CALDO A experincia mostra que a melhor prtica aquecer o caldo temperatura de 103 110o C . A temperatura a que o caldo aquecido muito importante para a clarificao . No caso de temperaturas altas podem ocorrer : - Destruio e perda do acar; - Formao de cor no caldo devido decomposio de substncias; - Caramelizao de acar causando aumento na colorao; - Consumo excessivo e desnecessrio de vapor .

Assim, necessrio que se execute inspees freqentes nos termmetros instalados nas linhas de caldo para evitarmos valores da temperatura incorretos. aconselhvel a instalao de controle automtico de temperatura.

3.0 -PRESSO E TEMPERATURA DO VAPOR DE AQUECIMENTO Normalmente o vapor utilizado nos aquecedores o vapor sangrado do pr evaporador ( vapor vegetal ) . Podemos ter tambm a utilizao de vapor proveniente das turbinas ( vapor de escape ) . No caso do vapor vegetal sua presso geralmente 0,7 Kgf / cm 2 com temperatura de 115o C . O vapor de escape tem presso 1,5 Kgf / cm 2 e temperatura 127o C (saturado). Se a presso do vapor for baixa, sua temperatura tambm ser, afetando a eficincia dos trocadores de calor . As linhas de vapor que servem os aquecedores devem possuir manmetros e termmetros para que sejam conhecidas a presso e a temperatura do vapor usado no aquecimento . 4.0 -REMOO DE GASES INCONDENSVEIS O vapor usado nos aquecedores contm ar e gases que no condensam e se acumulam dentro do aquecedor. Este acmulo de incondensveis, especialmente no lado oposto entrada de vapor, prejudicam a circulao do vapor afetando a transferncia de calor e a capacidade do aquecedor . Nos aquecedores verticais existem duas regies onde ocorre o acmulo de incondensados. Na parte superior, para eliminar os gases mais leves que o vapor e na parte inferior , para eliminar os gases mais pesados. Essas tomadas possuem vlvulas para regulagem do fluxo, que devem ser abertas, permitindo uma mnima sada de vapor e garantindo a remoo dos gases incondensveis. Nos aquecedores existem tomadas providas de vlvulas para retirada dos incondensveis, devemos tomar cuidado com elas poi, algumas vezes essas vlvulas permanecem abertas ou totalmente fechadas. No primeiro caso ocorre desperdcio de vapor e no segundo caso no h a eliminao de incondensveis . Portanto , a regulagem da sada de gases incondensveis deve ser checada periodicamente.

5.0 - INCRUSTAES normal a formao de incrustaes no interior dos tubos pr onde o caldo circula. A incrustao atua como isolante e diminui a transferncia de calor . reconhecido que altas velocidades (>1,8 m/s ) do caldo nos aquecedores aumentam a transferncia de calor e diminuem a formao de incrustao. O aumento da formao de incrustao no aquecedor provoca diminuio na temperatura do caldo at atingir valores inaceitveis. Os aquecedores devem ser mantidos to limpos quanto possvel, isto evitar baixas temperaturas do caldo. necessria a existncia de um programa de limpeza a fim de manter os aquecedores trabalhando com a mxima eficincia .

A forma mais comum de limpeza dos trocadores a limpeza mecnica quando feita uma raspagem das incrustaes aderidas ao tubo.

6.0 - VAZO DE CALDO A vazo de caldo que circula plos aquecedores deve ser a mais uniforme possvel, afim de evitarmos flutuaes na temperatura do caldo. Se a vazo de caldo for pequena, a formao de incrustaes ser mais intensa, diminuindo o ciclo de operao dos aquecedores. 4.0.0 - FLASHEAMENTO Quando o caldo no devidamente flasheado , as bolhas de ar permanecem dissolvidas no caldo ou oclusas no bagacilho dificultando a sua separao. Desta forma o caldo deve ser aquecido at 103 a 110o C e enviado a um balo de flash de dimenses corretas para eliminar todo o ar contido no caldo. Em vrias instalaes bastante comum encontrar o balo de flash subdimensionado em prejuzo da renovao de ar e gases. 5.0.0 - DECANTAO O objetivo da decantao, aps o tratamento do caldo nas sees de sulfitao , calagem e aquecimento, remover as impurezas presentes e obter uma decantao completa e rpida, deixando o caldo livre de impurezas . No caldo misto so encontradas substncias denominadas no acares que acompanham o acar, so exemplos os acares redutores e alguns sais. Tambm em suspenso encontramos bagacilho, areia e argila em tamanho muito pequeno. As reaes que ocorrem no caldo misto durante a sulfitao , calagem e aquecimento fazem com que as impurezas que pretendemos eliminar se aglomerem , formando partculas de tamanho maior e mais pesadas . Nestas etapa obtemos a coagulao do caldo. Resumindo podemos dizer que a clarificao consiste em adicionar enxofre e leite de cal ao caldo aquecer o caldo e coloc-lo em repouso no decantador para separar o caldo limpo das impurezas. Com a clarificao pretendemos obter um caldo transparente , brilhante e sem materiais estranhos que possam afetar a fabricao do acar. O trabalho eficiente dos decantadores depender principalmente dos seguintes itens: - Ph de caldo aps calagem (6,8 a 7,0); - Temperatura do caldo (105o C); - Remoo de gases incondensveis ( balo de flash );. - Quantidade de fosfato no caldo (250 ppm); - Adio de polmeros; - Cana de boa qualidade e com poucas horas de corte; A seguir examinaremos todos estes itens e sua influncia na obteno de caldo clarificado de boa qualidade.

1.0 - TEMPERATURA DO CALDO ALIMENTANDO O DECANTADOR Aps aquecimento a 105o C e sua passagem pelo balo de flash , a temperatura do caldo diminui para 98o C , que a temperatura aproximada de ebulio do caldo a presso atmosfrica. Caso a temperatura seja baixa , a decantao ser mais difcil e incompleta levando a : - Menor velocidade de decantao das partculas em suspenso; - Coagulao incompleta; - Presena de bagacilho e slidos no caldo clarificado . 2.0 - TEMPERATURA DO CALDO CLARIFICADO A queda de temperatura no interior do decantador deve ser a maior possvel para obtermos uma boa decantao. A temperatura do caldo clarificado no deve ser inferior a 95o C . Os principais fatores que podem influenciar a queda de temperatura so : -Capacidade excessiva. Se a capacidade do decantador for maior que a necessria , poderemos ter quedas na temperatura devido ao aumento do tempo de reteno algumas vezes, quando a Usina necessita reduzir a taxa de moagem, necessria a parada de alguns decantadores.

-Quando a temperatura do caldo baixa podem ocorrer perdas de acar devido ao de microorganismos , o que fatalmente acontece em temperaturas abaixo de 70 oC.

3.0 - TEMPO DE RETENO O tempo mdio que o caldo deve permanecer no interior dos decantadores convencionais 2,5 3,5 horas. 4.0 - QUEDA DE PH Chamamos de queda de pH a diferena entre os valores de pH do caldo entrando no decantador e do caldo clarificado ( saindo do decantador ) . O valor da queda de ph no deve ser maior que 0,5 , ou seja , o ph do caldo dosado deve ser 6,8 7,0 e o ph do caldo clarificado deve estar entre 6,3 e 6,6 . As razes para grandes quedas de ph podem ser : - Aquecimento do caldo insuficiente; - Temperaturas muito altas; - Tempo de reteno muito longo; - Nvel de lodo alto dentro do decantador; - Decomposio do lodo . Valores excessivos da queda de pH indicam problemas no tratamento do caldo e na operao dos decantadores, alm de representarem perdas e destruio de acares. interessante um acompanhante da queda de pH nos decantadores.

5.0 - TURBIDEZ DO CALDO CLARIFICADO No caso de obtermos caldo turvo na sada do decantador , se faz necessrio uma reviso e correo de vrios parmetros , tais como : - Temperatura do caldo ; - Tempo de reteno; - Queda de pH; - pH do caldo dosado; - Nvel de lodo no decantador; - Adio de polmero; - Adio de fosfato; - Adio de SO2. 6.0 - BAGACILHO NO CALDO CLARIFICADO O motivo mais freqente da presena de bagacilho no caldo clarificado a degasagem insuficiente do caldo , que causada pr : - Subdimensionamento do balo flash; - Temperatura do caldo na entrada do tanque flash inconstante e insuficiente para uma boa degasagem . Outras causas tambm podem ser citadas, tais como: -Floculao deficiente causada pr erros operacionais ou ineficiente desempenho do equipamento; -Tempo de decantao insuficiente; -Excessivo retorno de slidos via caldo filtrado devido baixa reteno de slidos nos filtros. 7.0 - VAZO DE CALDO CLARIFICADO IRREGULAR A vazo do caldo clarificado na sada dos decantadores deve ser controlada, com a finalidade de evitar o aparecimento de correntes e movimentos no interior do decantador . Os decantadores que possuem duas sadas de caldo em cada compartimento exigem maior ateno pr parte dos operadores. No devemos deixar a quantidade de caldo retirada em uma sada seja maior que na outra. 8.0 - NVEL DE LODO NO INTERIOR DO DECANTADOR A manuteno de nveis altos de lodo no decantador prejudicial pr permitir o desenvolvimento de microorganismo. Os microorganismos produzem gases que prejudicam a decantao, impedindo a sedimentao das partculas em suspenso . Os decantadores devem possuir tomadas de amostras no compartimento do fundo que permitem a verificao do nvel de lodo e devem ser checadas periodicamente. Devemos lembrar tambm que a retirada do lodo deve ser contnua. H casos em que o operador mantm o lodo dentro do decantador , fazendo a retirada de tempos em tempos. Este procedimento duplamente prejudicial . Quando o lodo mantido dentro do decantador passam a existir condies para desenvolvimento de microorganismo; no momento em que o operador faz a retirada do lodo so criadas correntes que tambm prejudicam a decantao . Em alguns casos o motivo apresentado para a reteno de lodo no interior do decantador que o lodo est muito fino ( pouco concentrado ) . Geralmente os fatores para a presena de lodo muito diludo so encontrados no tratamento do caldo, e devemos verificar :

- pH ; - Temperatura; - Remoo de gases; - Aplicao de fosfato e So2; - Aplicao de floculantes. 9.0 - VELOCIDADE DO CALDO Um importante fator para os decantadores a velocidade do caldo entrando no decantador. Altas velocidades provocam turbulncia que danifica os flocos j formados e torna a decantao deficiente . A instalao de cmaras amortecedoras na entrada do decantador muito contribuem para reduzir essas velocidades elevadas e devem ser instaladas em todos os decantadores . Acrescenta se ainda que essas cmaras se apresentam como um dos locais mais adequados para a adio de polmero . 10.0 - EFEITO DA ADIO DE POLMERO Uma clarificao eficiente est sempre relacionada com a boa formao de flocos , resultados de um desempenho nas etapas anteriores do tratamento fsico e qumico .

Alguns controles devem ser adotados : A quantidade de polmero adicionada deve ser determinada atrves da observao do caldo entrando no decantador e aps ter recebido o polmero. Geralmente a dosagem de polmero usada no caldo entre ( 1 a 3 ppm) . O operador deve usar um tubo ou recipiente de vidro para coletar uma amostra do caldo j floculado e observar. Os flocos formados devem ser grandes e decantarem rapidamente se isto no estiver acontecendo, necessrio realizar uma verificao cuidadosa nas vrias etapas do tratamento de caldo discutidas anteriormente. 11.0 - TABELA Porcentagem de sacarose invertida em uma soluo em uma hora a diferentes temperaturas e pH. P 4,6 H o C 0 60 70 80 0,02 5 0,08 8 0,26 0,01 6 0,05 6 0,18 0,01 0,006 3 0,03 0,022 5 0,11 0,07 0,00 4 0,01 4 0,04 4 0,13 0,002 5 0,008 8 0,026 0,000 4 0,001 4 0,004 4 0,083 0,052 0,033 0,021 0,013 0,001 6 0,005 6 0,018 0,001 0,000 6 0,003 0,002 5 2 0,011 0,007 0,000 3 0,000 9 0,002 6 0,008 3 0,000 2 0,000 6 0,001 8 0,005 2 0,000 1 0,000 4 0,001 1 0,003 3 0,000 06 0,000 22 0,000 7 0,002 1 4,8 5,0 5,2 5,4 5,6 5,8 6,0 6,2 6,4 6,6 6,8 7,0 7,2

0,83 0,52 0,33 0,21

10

90 95

2,22 1,41 0,89 0,56 3,49 2,21 1,39 0,88

0,35 0,22 0,55 0,35 0,84 1,39 1,67 2,15 4,4 0,53 0,88 1,05 1,35 2,8

0,14 0,22 0,34 0,56 0,67 0,86 1,8

100 5,32 3,37 2,12 1,34 105 5,55 3,49 2,2 107 4,18 2,65 110 5,39 3,41 120

0,089 0,056 0,035 0,022 0,014 0,008 0,005 9 6 0,14 0,088 0,055 0,035 0,022 0,014 0,008 8 0,21 0,13 0,084 0,053 0,034 0,021 0,013 0,35 0,22 0,14 0,088 0,056 0,035 0,022 0,42 0,27 0,17 0,11 0,067 0,042 0,027 0,54 0,34 0,22 0,14 0,086 0,054 0,034 1,1 0,7 0,44 0,28 0,18 0,11 0,07

6.0.0 - PENEIRA DE CALDO CLARIFICADO O objetivo eliminar as partculas em suspenso que acompanham o caldo aps a decantao. O tipo de peneira mais difundido a peneira esttica a tela utilizada pode ser de ao inoxidvel ou polister com abertura de 200 mesh ( 0,076 m) . A limpeza freqente das peneiras evita a reduo de capacidade e possibilidade de contaminao .

7.0.0 - FILTRAO Define-se filtrao como a separao de slidos suspensos em um lquido pela passagem atravs de um meio permevel ( meio filtrante ). Um filtro um equipamento que contm o meio filtrante, atravs do qual passa o filtrado . Os filtros a vcuo, de tambor rotativo, so os mais utilizados nas usinas de acar para filtrar o lodo do decantador e recuperar o acar contido neste . a filtrao a vcuo realizada criando-se um presso negativa abaixo do meio filtrante ( tela metlica ) e lavandose o lodo com gua. O filtrado resultante contm o acar e retornar ao processo. O filtro um tambor rotativo, cuja parte inferior imersa em um tanque com o lodo. O tambor dividido em sees independentes cobertas com uma tela, usualmente de ao inoxidvel as sees se conectam por meio de tubulaes a uma vlvula que controla o vcuo nas vrias sees . A filtrao ocorre no segmento do tambor que est imersa no tanque com o lodo. medida que o filtrado passa atravs da camada de bagacilho na tela do filtro , ele deixa os slidos suspensos nos pequenos espaos vazios entre as partculas de bagacilho. O filtrado escoa atravs das telas saindo atravs da vlvula do filtro, para entrar nos tanques coletores e a seguir retornar ao processo. Esta parte do ciclo deve ser realizada sob o vcuo relativamente baixo (7 a 10Hg) para evitar a passagem ao filtrado de grande quantidade de slidos presentes no lodo. O bagacilho auxilia na formao de um meio filtrante durante o tempo em que a seo submersa do filtro permanece em contato com o lodo. A porosidade da torta formada determinar a capacidade de filtrao. Se o controle do vcuo no for adequado, a formao da torta no ser eficaz e causar grande recirculao de impurezas. A medida que o tambor gira, a seo que estava submersa no tanque emerge e a vlvula do cabeote do filtro permite que ocorra o aumento do vcuo nesta seo (20 a 22 Hg). Inicia-se o ciclo de lavagem. Pulveriza-se gua sobre a torta aderente ao tambor e essa gua sobre a torta e essa gua, passando pelos poros da torta, carrega o acar que estava no lodo. O ciclo de lavagem continua at que a seo tenha atingido o ponto superior do tambor. Desse ponto at a linha central horizontal do lado da descarga, o vcuo continua para secar a torta. Quando o segmento passa na linha central horizontal do tambor o vcuo eliminado. Um raspador com ponta de borracha remove a torta aderente s telas. Assim, durante cada rotao do tambor, os processos sucessivos de pega, filtragem, lavagem, secagem e descarga dos slidos esto ocorrendo simultaneamente.

11

1.0 - POL DA TORTA Uma quantidade de acar (pol) presente na torta da ordem de 1% pode ser obtida com o equipamento correto e condies adequadas de operao. Se a pol da torta alta, devemos checar os seguintes itens: 1 - VCUO - O baixo vcuo deve ser de 7-10Hg e o alto vcuo de 20 22Hg. Espessura da camada de torta: - Deve ser entre 7 e 10mm. 2 - BAGACILHO A quantidade de bagacilho misturada com o lodo afeta a pol da torta. Um excesso de bagacilho produz trota mais espessa e portanto, maior pol. A quantidade de bagacilho seco % lodo de alimentao do filtro deve estar entre 2,5 a 3,0 % . 3 - pH E ADIO DE POLMERO : O Ph do lodo deve ser ajustado a 7,5 com leite de cal e adio de polmero de baixo peso molecular deve ser utilizada ( 2,5 a 3,0 ppm CALCULADO SOBRE O LODO ) 4 - QUANTIDADE DE GUA PARA LAVAGEM : Quantidade ideal de 150 200 % do peso de torta produzida . Valores menores resultam em pol da torta elevada e valores maiores pouco influem . Quando a gua escorre sobre a superfcie da torta , isto uma indicao de que a torta no aceita mais gua . Logicamente este fato est relacionado com o vcuo aplicado na lavagem . Quando maior for este vcuo maior ser a suco de gua. 5 - VCUO APLICADO NO FILTRO A finalidade de baixo vcuo permitir a formao da torta sobre a tela do filtro ( PEGA DA TORTA ) . O propsito do alto vcuo permitir a lavagem com gua e secar a torta . No devemos permitir a formao de sulcos na camada da torta, o que prejudicaria o vcuo. Durante o perodo de baixo vcuo obtm-se um caldo turvo e com o alto vcuo obtm se o caldo claro. Se o baixo vcuo for defeituoso a camada da torta no ser formada ou ser muito fina afetando a operao do filtro . No caso de problemas com o alto vcuo , a lavagem e secagem da torta no ser completa, produzindo pol e umidade elevadas. Nas extremidades do filtro existem dois vacumetros : uma para baixo vcuo e outro para alto vcuo . Os vacumetros devem estar calibrados para que os nveis de vcuo sejam sempre verificados. A vlvula no cabeote do filtro , a tubulao e tanques de filtrado devem ser inspecionados e no devem apresentar vazamento. Pouca ateno dada ao condensador baromtrico .O condensador poder sofrer corroso e ser perfurado , permitindo a entrada de ar. Devemos ainda manter um selo hidrulico atravs da coluna baromtrica . A falta deste selo no permitir a formao do vcuo desejado . Tambm a temperatura e quantidade de gua abastecida para o condensador devem ser inspecionados. 2.0 - GUA PARA LAVAGEM DE TORTA

12

A torta no filtro rotativo a vcuo lavada com gua para deslocar o acar contido nela. Os resultados operacionais do filtro esto diretamente relacionados com a eficcia com que a gua de lavagem desloca o acar . A lavagem depende da aplicao uniforme de uma quantidade suficiente de gua sobre a superfcie exposta da torta para mant-la molhada . A lavagem deve ser feita pr pulverizao ou pr goteja-mento. A quantidade de gua adicionada deve ser suficiente para manter a superfcie da torta com leve excesso. gua correndo sobre a superfcie destrui a torta , abrindo sulcos na camada de torta . Para uma boa lavagem no filtro , essencial que a gua utilizada seja limpa e quente , a uma presso constante. Os condensados de aquecedores , vcuos e evaporao so boas fontes de gua quente. A temperatura da gua deve ser em torno de 80O C . Ela deve passar pr um filtro ( tela com abertura de 100 mesh ) para remover matria estranha , que entupiria os bicos. A presso da gua deve ser superior a 1 Kgf/cm2 . Presso varivel da gua, faz variar a qualidade da pulverizao e a quantidade de gua dos bicos aspersores . O filtro de gua deve ser inspecionado para observarmos a existncia de entupimento . Se isto acontece teremos a presso e a quantidade de gua diminuindo consideravelmente o filtro deve ser aberto, limpo e a tela deve ser trocada se necessrio . 3.0 - BICOS ASPERSORES Em certas ocasies as sadas dos bicos aspersores se danificam ou desgastam necessitando substituio. Quando o filtro de gua no recebe a devida ateno , os bicos podem entupir , alterando o formato dos jatos de gua ou permitindo o gotejamento . Neste caso a lavagem da torta ser prejudicada e poder ser destacada da tela. Para que a lavagem e recuperao do acar sejam eficientes todos os bicos aspersores devem funcionar corretamente. Os bicos podem ser limpos com jato de ar. 4.0 - RASPADOR DE TORTA A funo do raspador separar a torta do tambor do filtro no final do ciclo de secagem . Se a borracha do raspador sofre desgaste o contato do metal da raspadeira com o tambor provir danos tela . Se a borracha se apresentar desgastada a limpeza das telas poder ser incompleta reduzindo a capacidade do filtro. No raspador de torta existe um contrapeso cuja finalidade manter o raspador pressionado contra a tela do filtro . Quando a torta no se separa da tela podemos aplicar uma presso maior no raspador . Para isto devemos mover o contrapeso at encontrarmos uma posio onde o contato seja completo. A presso do raspador no deve ser excessiva para no deve ser excessiva para no provocar danos tela. 5.0 - ADIO DE BAGACILHO O filtro rotativo a vcuo requer que o lodo seja misturado comum a certa quantidade de bagacilho fino para aumentar a filtrabilidade dos slidos em suspenso. O bagao, saindo das moendas , passa pelo transportador tipo esteira, onde peneirado pr chapa perfurada , obtendo-se o bagacilho necessrio . desejvel que > 90 % do bagacilho passe atravs de uma peneira de 14 mesh. comum ocorrerem quebras ou entupimentos nas peneiras , neste caso o conserto ou substituio deve ser feito rapidamente para que o filtro no opere sem bagacilho.

13

O bagacilho transportado com o auxlio de um ventilador, atravs de uma tubulao , at o separador tipo ciclone localizado acima do misturador de bagacilho . O ciclone separa o bagacilho do ar. necessrio evitar vazamento e acmulo de bagacilho do ciclone . Tambm deve-se verificar se o bagacilho no est saindo pela descarga de ar. A quantidade de bagacilho adicionada deve ser da ordem de 3 a 5 Kg pr tonelada de cana moda . Dosagens excessivas devem ser evitadas pr provocarem obstruo na tubulao de retorno de lodo e dificultarem a lavagem da torta provocando aumento nas perdas de acar . Quando a dosagem pequena , obtm se caldo filtrado com elevada turbidez e a formao da torta se torna mais difcil , e existir o perigo de entupimento nas telas e tubos de suco devido quantidade de slidos passando com o caldo . O misturador de bagacilho deve ser localizado prximo aos filtros para evitar entupimentos . A mistura do bagacilho com lodo deve ser a mais homognea possvel para o bom funcionamento . Muita ateno deve ser dada para que no ocorra vazamento de lodo. 6.0 - ESPESSURA DA CAMADA DE TORTA Mantendose constante a quantidade de bagacilho adicionado, a espessura da camada de torta depender principalmente da velocidade de rotao do filtro . Quanto maior a velocidade de rotao a camada de torta ser mais fina. O controle de velocidade de rotao do filtro feito com um variador de velocidade ligado ao motor eltrico. A espessura da camada de torta deve ser observada constantemente e corrigida sempre que necessrio para manter a espessura entre 7 a 10 mm. Se a camada for grossa teremos elevada pol e umidade na torta .Com camadas finas temos reduo na capacidade do filtro. Riscos de entupimento e caldo filtrado com elevada turbidez ( baixa reteno ). 7.0 - QUALIDADE DO LODO Em algumas ocasies poderemos ter lodo diludo ou fino vindo dos decantadores , ocasionando dificuldades para a formao da torta no filtro. Para melhorar a operao do filtro, podemos : aumentar o pH de lodo para 7.5 adicionando leite de cal , adicionar floculante ou aumentar a quantidade de bagacilho adicionado. 8.0 - LIMPEZA DOS FILTROS Os filtros devem sofrer limpeza peridica . As Usinas que programam paradas para limpeza dos evaporadores devem limpar os filtros nestas ocasies. Para limpeza da bacia, aps o filtro ter sido drenado , devemos operar o filtro com os bicos de lavagem abertos e a bacia cheia com gua quente durante uma hora. Essa prtica assegurar a limpeza de todos os componentes do filtro e reduzir os gastos com reparos. 9.0 - BALES RECEPTORES DE CALDO FILTRADO Os bales de caldo filtrado e turvo, pr estarem ligados ao sistema de vcuo , no devem apresentar vazamento de ar. A vlvula quebra-vcuo deve funcionar corretamente. Qualquer vazamento de caldo deve ser eliminado. 10.0 - VELOCIDADE DE ROTAO DO TAMBOR DO FILTRO A velocidade de rotao normalmente 10-15 rotaes pr hora e controlada pr um regulador de velocidade . Velocidades excessivas proporcionam a produo de torta com espessura fina. Velocidade deve ser ajustada em funo da quantidade de lodo a ser processada.

14

11.0 - UMIDADE DA TORTA A umidade da torta deve ser entre 75 e 80 % dependendo da textura do lodo, quantidade de gua adicionada , vcuo aplicado e tempo de secagem . Vrios estudos demonstram que a quantidade tima de gua aplicada na lavagem de torta 150 % ( peso de gua % peso de torta ) e que valores maiores tero pouco efeito na reduo da pol da torta.

8.0.0 - INTRODUO PARA FABRICAO DE ACAR 1.0 - EVAPORAO A evaporao constitui o primeiro estgio de concentrao do caldo misto proveniente da seo de tratamento. Em funo do grau de embebio imposto na extrao do caldo, este chega evaporao com 14 a 17o de brix . Nestas condies a remoo de grande parcela de gua do caldo misto apresenta se como objetivo principal desta fase. A evaporao compreende na concentrao do caldo at obteno de uma soluo cerca de 60 a 70o brix , sem apresentar qualquer sinal de sacarose cristalizada. O ponto de cristalizao da sacarose encontra se entre 70 e 80 o brix, neste estgio , pela evaporao da gua possvel obter xaropes de at 75 o brix, mas na prtica obtemos xaropes menos concentrados pr uma srie de convenincia tais como : - Facilidade na obteno dos ps de cozimento ; - Melhores condies para operao de cozimento; - Necessidade de dissoluo de certos cristais . A necessidade da economia de vapor obriga o principio de mltiplos efeitos em correntes paralelas ,isto , tanto para caldo quanto o vapor so alimentados no pr evaporador , seguindo atravs do primeiro at o ltimo efeito . Comumente o mais usado o de tubos verticais de fluxo ascendente, construdo em ao carbono. A capacidade de uma seo de evaporao em retirar gua estabelecida pela taxa de evaporao pr unidade de rea de superfcie de aquecimento , pelo nmero de efeitos e pela quantidade de vapor sangrado. Sem o uso da sangria , a capacidade determinada pela performance do efeito menos produtivo. O sistema auto equilibrvel . Se um efeito seguinte no consegue usar todo o vapor produzido pelo efeito seguinte no consegue usar todo o vapor produzido pelo efeito precedente , a presso no efeito precedente aumentara e a vaporizao reduzira at que o equilbrio seja estabelecido. A eficincia da evaporao aumentada pelo uso de instrumentao de controle automtico do nvel de lquido , brix do xarope , alimentao e presso absoluta do vcuo . As principais causas de mal funcionamento da evaporao so: - Baixa presso de vapor; - Vazamento de ar no sistema ; - Suprimentos de gua ao condensador ; - Bomba de vcuo ; - Remoo de gases incondensveis ; - Incrustaes ;

15

- Sangria de vapor. 2.0 - COZIMENTO O xarope proveniente da seo de evaporao em torno de 60 % de sacarose , 7 % de impurezas e 33% de gua , possui viscosidade to elevada que no pode ser concentrado mais em evaporadores comuns . A soluo a utilizao de vcuos , denominados cozedores , que operam pr batelada e permitem alcanar maiores concentraes do xarope, que juntamente com os cristais formados passa a se denominar massa cozida. A massa obtida do cozimento do xarope proveniente da evaporao denominado massa de primeira ; o licor me , obtido de sua centrifugao , denominado mel, a parte slida , acar . O mel ainda contm alta concentrao de acar passvel de ser cristalizado , pr esta razo , utilizado no cozimento de uma segunda massa, denominada massa de segunda. 3.0 - SISTEMA DE DUAS MASSA o sistema que mais se usa atualmente, a operao de cozimento iniciada no cozedor de segunda e consiste em duas etapas; Na primeira o mel , proveniente da centrfuga de primeira , concentrado at atingir a zona meta estvel de concentrao , ocupando apenas um volume de cozedor delimitado pela sua parte superior de sua calandra. Neste ponto de concentrao do mel, so so injetados, no cozedor , as sementes . A sacarose presente do mel concentrado vai se depositando sobre as sementes at que estes atinjam o tamanho desejado de cristais para formao do que se denominam volume de granagem. A segunda etapa do cozimento se segunda consiste em levantar o nvel do cozedor com adio de mel at o mximo de sua capacidade, ao mesmo tempo em que ocorre a concentrao e a deposio da sacarose desse mel nos cristais formado nos volume de granagem . Dessa forma o fim de cozimento de segunda dever ocorrer quando os cristais da massa de segunda estiver no seu tamanho ideal e o cozedor ter atingido o seu nvel mximo . A massa de segunda ento descarregada em um cristalizador, onde a deposio de sacarose contida no licor me completada pelo resfriamento e agitao dessa massa, passa se ento para a centrfuga de onde extrado o acar de segunda e o mel enviado para a destilaria . O acar de segunda conduzida a um misturador, onde adicionado caldo, formando uma massa denominado magma. O magma deve conter os cristais necessrios a serem utilizados como sementes na deposio da sacarose dissolvida no xarope que alimenta o cozedor de primeira . Aps o cozimento da massa de primeira , esta descarregada em cristalizadores idem ao de massa de segunda , e ento centrifugada, obtendo-se como produtos , o mel e o acar de primeira . O acar de primeira secado geralmente em secador rotativo, de uma umidade aproximada de 2 para , 0,06 % base seca, ensacado e comercializado. O operao de cozimento certamente uma das mais crticas na produo de acar , tanto do ponto de visita de qualidade do produto quanto do consumo energia . Embora a tendncia seja instrumentar cada vez mais este operao , pr enquanto depende essencialmente da habilidade dos operadores . Para iniciar uma batelada de cozimento, so fechadas todas as vlvulas . Neste instante , admitido xarope ou mel at cobrir a calandra , caso a calandra fique parcialmente descoberta , poder haver caramelizao de pequenas gotas que impregnam a superfcie de aquecimento. Quanto menor o volume de xarope para a granagem , menor sero em nmero e maior em dimenses os cristais na massa final. Em seguida conectado o vapor, cuja condensao fornece o calor necessrio evaporao da gua, concentrando a carga em processamento, at que seja atingido o

16

grau de supersaturao necessrio a nucleao . A medida que se processa a evaporao , necessria a alimentao de carga no cozedor de forma a manter constante o volume de nucleao . Uma vez obtido o volume de nucleao requerido , so introduzidos os ncleos denominados sementes , em mesmo nmero que de cristais desejados no produto final . Este mtodo de nucleao denominado semeadura. Pouco antes da semeadura, o vcuo deve ser reduzido, bem como devem ser fechadas as admisses de vapor e carga pr um perodo de 15 a 30 minutos , de forma a evitar a dissoluo das sementes introduzidas .Em seguida alimentado o xarope , sendo mantida uma supersaturao no maior nvel possvel at os cristais atingirem tamanho em torno de 40 a 50 um a partir dessas dimenses, a elevao da supersaturao produz aglomerao indesejada, assim segue-se uma etapa de diluio ( com xarope e melao ) em que os cristais crescem , como a carga em um nvel menor de supersaturao . A fase crtica de aglomerao encerra-se quando os cristais atingem um tamanho da ordem de 250 um . Na prtica, essa fase identificada pelo, operador quando os cristais podem ser observados atravs de um vidro transparente colocado contra a luz. A partir desse momento est formado o que comumente denomina-se P de cozimento . Uma vez obtido o p de cozimento, procedese ao levantamento do nvel do cozedor com crescimento dos cristais, em condies habituais de vcuo, temperatura e alimentao . As condies em que se deve efetuar o levantamento do cozimento so fundamentais para a qualidade do produto que, quando no observadas, podem gerar dificuldades do tipo formao de cristais falsos. Assim , essa operao requer habilidade do operador e adequados instrumentos de controle. Quando a massa deixar o cozedor , dever estar com a mxima concentrao possvel , uma vez que o esgotamento do licor me que envolve os cristais inversamente proporcional quantidade de sacarose presente . O objeto de mxima concentrao sada sem dvida difcil de ser alcanado, uma vez que para isso ha necessidade de evaporar gua no momento em que a circulao torna-se difcil . Um operador de grande experincia reduz o trabalho de aperto do cozimento ao mnimo, para tanto, a operao de levantamento de cozimento j iniciada de modo que a quantidade de xarope introduzida no vcuo seja tal que compense a quantidade de gua evaporada e aumente, lenta de progressivamente, a concentrao da massa. Dessa forma, quando o cozimento atinge a altura mxima do vaso, tambm a concentrao da massa estar praticamente no mximo. Aps encerrado o aperto da massa, o cozimento dado pr terminado e o aparelho descarregado, nesse momento, corta-se a admisso do vapor e fecha se o vcuo . Esta ltima operao tem pr finalidade igualar a presso interna externa . A massa ento descarregada nos cristalizadores, e o cozedor lavado com vapor, de forma a impedir a aderncia de cristais sobre as paredes e especialmente sobre a superfcie de aquecimento. APNDICE 1 TABELA DE CONCENTRAES DE SOLUES AQUOSAS DE CIDO SULFRICO Peso especfico 1.0051 1.0118 1.0184 1.0250 1.0317 1.0385 1.0453 1.0522 1.0591 1.0661 1.0731 Baum 0.7 1.7 2.6 3.5 4.5 5.4 6.3 7.2 8.1 9.0 9.9 % H2S04 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Normalidad e 0.2051 0.4127 0.6234 0.8360 1.053 1.271 1.493 1.717 1.945 2.174 2.408 g/l 10.05 20.24 30.55 41.00 51.59 62.31 73.17 84.18 95.32 106.6 118.0 Lb/ft3 0.6275 1.263 1.907 2.560 3.220 3.890 4.568 5.255 5.950 6.655 7.369 Lb/Gal 0.0839 0.1639 0.2550 0.3422 0.4305 0.5200 0.6106 0.7025 0.7955 0.8897 0.9851

17

1.0802 1.0874 1.0947 1.1020 1.1094 1.1168 1.1243 1.1318 1.1394 1.1471 1.1548 1.1626 1.1704 1.1783 1.1862 1.1942 1.2023 1.2104 1.2185 1.2267 1.2349 1.2432 1.2515 1.2599 1.2684 1.2769 1.2855 1.2941 1.3028 1.3116 1.3205 1.3294 1.3384 1.3476 1.3569 1.3663 1.3758 1.3854 1.3951

10.8 11.7 12.5 13.4 14.3 15.2 16.0 16.9 17.7 18.6 19.4 20.3 21.1 21.9 22.8 23.6 24.4 25.2 26.0 26.8 27.6 28.4 29.1 29.9 30.7 31.4 32.2 33.0 33.7 34.5 35.2 35.9 36.7 37.4 38.1 38.9 39.6 40.3 41.1

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 APNDICE 2

2.643 2.885 3.126 3.373 3.619 3.884 4.127 4.387 4.647 4.916 5.181 5.457 5.728 6.012 6.289 6.579 6.864 7.163 7.455 7.761 8.059 8.313 8.676 9.00 9.311 9.643 9.961 10.30 10.63 10.98 11.31 11.66 12.01 12.38 12.73 13.11 13.47 13.85 14.22

129.6 141.4 153.3 165.3 177.5 189.9 202.4 215.0 227.9 240.8 254.1 267.4 280.9 294.6 308.4 322.4 336.6 351.0 365.6 380.3 395.2 410.3 425.5 441.0 456.6 472.5 488.5 504.7 521.1 537.8 554.6 571.6 588.9 606.4 624.2 642.2 660.4 678.8 697.6

8.092 8.825 9.567 10.32 11.08 11.85 12.63 13.42 14.23 15.04 15.86 16.69 17.54 18.39 19.25 20.13 21.02 21.19 22.82 23.74 24.67 25.61 26.56 27.53 28.51 29.49 30.49 31.51 32.53 33.57 34.62 35.69 36.76 37.86 38.97 40.09 41.23 42.38 43.55

1.082 1.180 1.279 1.379 1.481 1.584 1.689 1.795 1.902 2.010 2.120 2.231 2.344 2.458 2.574 2.691 2.809 2.929 3.051 3.173 3.298 3.424 3.551 3.680 3.811 3.943 4.077 4.212 4.349 4.488 4.628 4.770 4.914 5.061 5.209 5.359 5.511 5.665 5.821

TABELA DE CONCENTRAES DE SOLUES AQUOSAS DE HIDRXIDO SDIO Peso especfico 1.0095 1.0207 1.0318 1.0428 1.0538 1.0648 1.0758 1.0869 Baum 1.4 2.9 4.5 6.0 7.4 8.8 10.2 11.6 % H2S04 1 2 3 4 5 6 7 8 Normalidad e 0.25241 0.5101 0.7814 1.042 1.317 1.597 1.902 2.175 g/l 10.10 20.41 30.95 41.71 52.69 63.89 75.31 86.95 Lb/ft3 0.6302 1.274 1.932 2.604 3.289 3.988 4.701 5.428 Lb/Gal 0.0842 0.1704 0.2583 0.3481 0.4397 0.5332 0.6284 0.7256

18

1.0979 1.1089 1.1309 1.1530 1.1751 1.1972 1.2191 1.2411 1.2629 1.2848 1.3064 1.3279 1.3490 1.3696 1.3900 1.4101 1.4300 1.4494 1.4685 1.4873 1.5065 1.5253

12.9 14.2 16.8 19.2 21.6 23.9 26.1 28.2 30.2 32.1 34.0 35.8 37.5 39.1 40.7 42.2 43.6 45.0 46.3 47.5 48.8 49.9

9 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50

2.470 3.772 3.392 4.034 4.699 5.387 6.094 6.824 7.577 8.349 9.145 9.96 10.79 11.64 12.51 13.39 14.30 15.22 16.15 17.10 18.08 19.07

98.81 110.9 135.7 161.4 188.0 215.5 243.8 273.0 303.1 334.0 365.8 398.4 431.7 465.7 500.4 535.8 572.0 608.7 646.1 648.2 723.1 762.7

6.168 6.923 8.472 10.08 11.74 13.45 15.22 17.05 18.92 20.85 22.84 24.87 26.95 29.07 31.24 33.45 35.71 38.00 40.34 42.71 45.14 47.61

0.8246 0.9254 1.113 1.347 1.569 1.798 2.035 2.279 2.529 2.788 3.053 3.324 3.602 3.886 4.176 4.472 4.773 5.080 5.392 5.709 6.035 6.364

APNDICE 3 DENSIDADE DAS SOLUES ACARADAS A 20o C Brix 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0 10 11.0 12.0 1.3.0 14.0 15.0 16.0 17.0 18.0 19.0 20.0 21.0 22.0 23.0 24.0 25.0 26.0 Densidade 1.00390 1.00780 1.01173 1.01569 1.01968 1.02369 1.02773 1.03180 1.03590 1.04003 1.04418 1.04837 1.05259 1.05683 1.06111 1.06542 1.06976 1.07413 1.07853 1.08297 1.08744 1.09194 1.09647 1.10104 1.10564 1.11027 Brix 49,0 50.0 51.0 52.0 53.0 54.0 55.0 56.0 57.0 58.0 59.0 60.0 61.0 62.0 63.0 64.0 65.0 66.0 67.0 68.0 69.0 70.0 71.0 72.0 73.0 74.0 Densidade 1.22652 1.23202 1.23756 1.24313 1.24874 1.25439 1.26007 1.26580 1.27158 1.27736 1.28320 1.28908 1.29498 1.30093 1.30694 1.31297 1.31905 1.32516 1.33129 1.33748 1.34371 1.34997 1.35627 1.36261 1.36900 1.37541

19

27.0 28.0 29.0 30.0 31.0 32.0 33.0 34.0 35.0 36.0 37.0 38.0 39.0 40.0 41.0 42.0 43.0 44.0 45.0 46.0 47.0 48.0

1.11493 1.11963 1.12436 1.12913 1.13394 1.13877 1.14364 1.14855 1.15350 1.15847 1.16349 1.16853 1.17362 1.17874 1.18390 1.18910 1.19434 1.19961 1.20491 1.21026 1.21564 1.22106 APNDICE 4

75.0 76.0 77.0 78.0 79.0 80.0 81.0 82.0 83.0 84.0 85.0 86.0 87.0 88.0 89.0 90.0 91.0 92.0 93.0 94.0 95.0

1.38187 1.38835 1.39489 1.40146 1.40806 1.41417 1.42138 1.42810 1.43486 1.44165 1.44848 1.45535 1.46225 1.46919 1.47616 1.48317 1.49022 1.49730 1.50442 1.51157 1.51876

TABELA DE CONCENTRAO E DENSIDADE DO LEITE DE CAL Graus 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1.3 14 15 16 17 Densidade 1.007 1.014 1.022 1.029 1.037 1.045 1.052 1.060 1.067 1.075 1.083 1.091 1.100 1.108 1.116 1.125 1.134 G CaO / l de Leite de cal 7,5 16,5 26 36 46 56 85 75 84 94 104 115 126 137 148 159 170 % CaO ( em peso ) 0.75 1.65 2.55 3.50 4.43 5.36 6.18 7.08 7.87 8.74 9.60 10.54 11.45 12.35 1.3.26 14.13 1.5.00

20

18 19 20

1.142 1.152 1.162

181 193 206

15.85 16.75 17.72

APNDICE 5 TABELA DE CONVERSES PARA INDSTRIA SUCROALCOLEIRA

TRANSFORMAES lcool hidratado * 0,0958 ( l ) lcool hidratado * 0,9637 ( l ) lcool anidro * 0,9958 lcool anidro * 1,4728 lcool 100 % * 1,4690 lcool 100% * 1,5444 (l) (l) (l) (l) = = = = = = = = = = lcool 100% lcool anidro lcool 100% (l) (l) (l) a 20o C ( 99,3 INPM)

acar standard ( Kg) sacarose ART ART ART ART Sacarose (Kg ) (Kg ) (Kg ) (Kg ) (Kg ) (Kg ) (Kg ) (Kg) (Kg)

Acar standard ( Kg ) * 0,993 * 1,0526 Acar superior ( Kg ) * 0,995 * 1,0526 Acar especial ( Kg ) * 0,997 * 1,0526 Acar standard (Kg ) * 0,993 Acar superior ( Kg) * 0,995 Acar Especial (Kg) Sacarose (Kg) * 0,997 * 1,0526

= Sacarose = Sacarose = ART APNDICE 6

REA DE FILTROS ROTATIVOS TAMBOR (ft) 7 x 10 -7 x 12 7 x 14 7 x 16 REA FILTRANTE (m2) 20 24 28 32

21

8 x 10 8 x 12 8 x 14 8 x 16 10 x 14 10 x 16 10 x 18 10 x 20 13 x 20 13 x 24 13 x 26 13 x 28 13 x 30 13 x 32 14 x 32 14 x 36 14 x 40 16 x 40 16 x 44

23 28 33 37 41 47 53 58 76 91 99 106 114 122 131 147 164 187 206

22

Das könnte Ihnen auch gefallen