Sie sind auf Seite 1von 13

ambtrab2sem2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM

Departamento de Enfermagem Bsica Disciplina Administrao em Enfermagem II SADE DO TRABALHADOR E O GERENCIAMENTO DAS CONDIES DE TRABALHO EM ENFERMAGEM1
GRECO, ROSANGELA MARIA.2

Objetivos Conhecer como se deu a evoluo da sade do trabalhador; Conhecer como esta estruturado o campo da sade do trabalhador em nosso pas; Identificar os riscos inerentes e os riscos evitveis no ambiente de trabalho; Analisar as condies ambientais que interferem no atendimento da clientela e na sade do trabalhador; Conhecer as doenas profissionais; Discutir a segurana dos trabalhadores na rea de sade.

1 Para inicio de conversa... Os trabalhadores de enfermagem, no desenvolvimento das atividades dirias de modo geral, enfrentam muitas situaes que tratam da relao sade e trabalho, tanto no que diz respeito ao seu prprio trabalho como aos usurios e comunidade atendidas pelos servios de sade (Ribeiro, 2008). Neste contexto ao compreendermos a enfermagem como um trabalho, que possui uma organizao tecnolgica de sua prtica, que realizado em estabelecimentos assistenciais de sade (Unidades Bsicas, Hospitais, Clnicas, Ambulatrios, Prontos Socorros e outros), espaos estes que renem pessoas - que fazem uso de tecnologias e travam relaes sociais - importante que sejamos capazes de analisar estes ambientes e a organizao do trabalho identificando as condies que interferem ou prejudicam no desenvolvimento do trabalho de enfermagem. Nesta aula iremos discutir a sade do trabalhador o gerenciamento das condies de trabalho em enfermagem como parte do trabalho do enfermeiro generalista, no especialista, uma vez que segundo Ribeiro (2008 p.107) cabe a todos os profissionais de enfermagem, independente da categoria profissional, a sensibilizao para as questes de sade do trabalhador e o compromisso com a promoo e a manuteno da integridade fsica e psquica dos trabalhadores em geral. Alm disso, acrescentamos a esta considerao a importncia de como trabalhadores estarmos atentos as condies de trabalho prevenindo doenas e agravos a nossa sade decorrentes de uma condio inadequada. Vamos comear compreendendo como se deu a evoluo da concepo de sade do trabalhador. 2 - Breve Histrico da Sade do Trabalhador... O estudo e a preocupao com os ambientes de trabalho e sua influncia no processo sade-doena dos trabalhadores no recente, existem registros sobre a preocupao com as condies de trabalho e seus riscos no Papyrus Seller II, do Egito e no Cdigo de Hamurai da Babilnia (Vargas, 1981). Mas, com a evoluo histrica das sociedades, as formas de apreender e de se lidar com a relao entre o trabalho e a sade dos trabalhadores foram se modificando, e do conceito de Medicina do Trabalho, ampliou-se para o de Sade Ocupacional, at chegarmos aos dias de hoje com a concepo de Sade do Trabalhador. Vejamos ento, ainda que resumidamente, como se deu esta evoluo considerando o contexto produtivo e social e as concepes de sade-doena em cada poca, conforme o quadro abaixo.

Este texto foi elaborado como material instrucional para a Disciplina Administrao em Enfermagem II, para os acadmicos do Curso de Graduao em Enfermagem do 7 perodo da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pedimos que caso haja o interesse em utilizar este material para outro fim seja solicitada autorizao pelo seguinte email: rosangela.greco@ufjf.edu.br 2 Enfermeira, Doutora em Sade Pblica, Professor Associado do Departamento de Enfermagem Bsica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Quadro 1 - Da Medicina do Trabalho Sade do Trabalhador Contexto Produtivo e Social Inglaterra meados do sc. XIX Crise do Sistema Feudal/Revoluo Industrial Final do Sc. XIX incremento da produo industrial, explorao dos trabalhadores - Sistema Capitalista. Aps 2o. Guerra nova tecnologia industrial Inicio dos anos 70 Diminuio do gasto social do Estado capitalista - neoliberalismo Concepes de Sade/Doena Teoria Miasmtica doenas decorrentes de emanaes ruins resultantes do solo, ar e gua. Descoberta dos germes Conceito da unicausalidade - para cada doena um agente, uma nica causa. Teoria ecolgica/ multicausal a doena decorrente de vrias causas Teoria da determinao social do processo sade-doena formas de trabalho e de vida geram potenciais de benefcios e riscos Ateno ao Trabalhador Trabalhador arteso, ausncia de uma ateno especfica. Medicina do Trabalho preocupao com a sade e doena dos trabalhadores restrita ao interior das fbricas Sade Ocupacional preocupao com o ambiente, atividade profissional com participao de vrias cincias. Sade do Trabalhador preocupao com o ambiente de trabalho, com a organizao do processo de trabalho e do processo de produo.

3- O Campo da Sade do Trabalhador, as instituies governamentais e os servios das empresas em nosso pas A Sade do Trabalhador uma rea da Sade Pblica que visa intervir nas relaes entre o trabalho e a sade, promovendo e protegendo a sade dos trabalhadores atravs das aes de vigilncia dos riscos presentes nos ambientes, das condies de trabalho, dos agravos sade e da organizao e prestao da assistncia aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnstico, tratamento e reabilitao de forma integrada no Sistema nico de Sade SUS (Brasil, 2001). Para a ateno sua sade o trabalhador, em nosso pas, tem contado com diferentes espaos institucionais, que possuem objetivos e prticas assistncias diferenciadas sendo eles: As Empresas atravs dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT); As organizaes de trabalhadores, sindicatos e outros; O Estado, atravs das polticas sociais pblicas; Os planos de sade, seguros suplementares e outras formas de prestao de servios, custeados pelos prprios trabalhadores; Os servios especializados organizados nos hospitais universitrios (Brasil, 2001). Alm disso, as instituies governamentais que possuem uma atuao em relao sade do trabalhador em nosso pas so:

Ministrio do Trabalho e do Emprego TEM realiza a inspeo e a fiscalizao das condies e


dos ambientes de trabalho em todo o territrio nacional;

Ministrio da Previdncia e Assistncia Social MPAS responde pela percia mdica, reabilitao
profissional e pagamento de benefcios; Ministrio da Sade/ Sistema nico de Sade MS/SUS atende aos trabalhadores considerando os impactos do trabalho sobre o processo sade-doena; Ministrio do Meio Ambiente MMA atua em situaes em que os riscos ambientais originam-se dos processos de trabalho, articula e integra a prtica de sade do trabalhador questo ambiental. Em relao aos rgos de Segurana e Medicina do Trabalho nas Empresas, tanto as empresas pblicas (incluindo os hospitais) como as privadas, que possuem empregados regidos pela CLT, so obrigadas a manter os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) e as Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA), com a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, devendo ser dimensionados em funo da graduao do risco da atividade principal do estabelecimento e do nmero total de empregados do mesmo de acordo com as normas regulamentadoras NR 4 e NR5 do Ministrio do Trabalho (BRASIL, 1995). A CIPA e o SESMT tm como responsabilidades, de modo geral:

Zelar pela sade e integridade fsica do trabalhador;


Revisar todos os acidentes envolvendo visitantes, pacientes e funcionrios, bem como manter relatrios e estatsticas de todos os danos; Investigar e analisar acidentes, recomendando medidas preventivas e corretivas para evit-los; Apoiar a rea gerencial como consultor na rea de segurana do trabalho e atividades afins; Coordenar e treinar a equipe de Brigada Contra Incndio, bem como a populao envolvida em situaes de incndio. Os SESMT devero ser compostos pelas seguintes categorias profissionais: mdico do trabalho, engenheiro de segurana do trabalho, enfermeiro do trabalho, tcnico de segurana do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho. Entretanto, de modo geral os SESMT atuam de acordo com a tica do empregador, com pouca ou nenhuma participao dos trabalhadores na sua gesto. A CIPA deve ser organizada com representantes dos empregados e dos empregadores em composio paritria. Para se determinar a composio da CIPA e do SESMT deve-se levar em considerao, alm do nmero de funcionrios (em relao ao SESMT a exigncia comea a partir de 101 empregados), o grau de risco do local de trabalho que no caso do hospital grau de risco 3 (de acordo com o Cdigo de Atividades do Quadro I da NR-4, da Portaria 3214/78).

Tabela para Dimensionamento da CIPA no que diz respeito aos profissionais exigidos para atividades de ateno sade com grau de risco 03 e Grupo C-34.
Nmero de empregados Representantes do empregador Representantes dos empregados 20 a 51 a 101 50 100 300 2 4 7 1e 2e 4e 1supl 2 supl 3 supl 2 4 7 1e 2e 4e 1supl 2 supl 3 supl a 301 500 8 4e 3 supl 8 4e 3 supl a 501 1000 11 6e 5 supl 11 6e 5 supl a 1001 2500 15 8e 7 supl 15 8e 7supl a 2501 5000 18 10 e 8 supl 18 10 e 8 supl a 5001 a 10000 21 12 e 9 supl 21 12 e 9 supl

Nota: e = efetivo; supl = suplentes

Fonte: Mendona (2001). Tabela para Dimensionamento do SESMT no que diz respeito aos profissionais exigidos para atividades de ateno sade com grau de risco 03. 50 a 100 1 101 a 250 1 251 a 500 2 501 a 1000 3 1* 1 1* 1001 a 2000 4 1 1 1 1 2001 a 3500 6 1 2 1 1 3501 a 5000 8 2 1 1 2

Nmero de empregados Tcnico de Segurana do Trabalho Engenheiro de Segurana do Trabalho Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Enfermeiro do Trabalho Mdico do Trabalho

Nota: (*) tempo parcial, com mnimo de trs horas. Fonte: Mendona (2001).
Alm disso, atravs da Portaria N5 de 17 de agosto de 1992, do Ministrio do Trabalho, a CIPA com o auxlio do SESMT, tem a obrigatoriedade de confeccionar o denominado Mapa de Riscos, com a finalidade de fazer uma representao grfica dos riscos existentes nos locais de trabalho, e promover a conscientizao e informao dos trabalhadores sobre esses riscos (BRASIL, 1995). O mapeamento de riscos elaborado atravs de um levantamento nos locais de trabalho, onde so apontados os riscos que so sentidos e observados pelos prprios trabalhadores de acordo com a sua percepo e sensibilidade.

4 Os Riscos do Trabalho Tradicionalmente os riscos decorrentes dos locais e da forma de organizao do trabalho so classificados em: Agentes fsicos - derivados principalmente de exigncias tcnicas para a transformao do objeto de trabalho e caracterizam um determinado ambiente de trabalho, como por exemplo, o rudo e as vibraes, a temperatura, a umidade, a ventilao e a iluminao natural e artificial, as presses anormais e radiaes entre outras; Agentes qumicos tambm so derivados principalmente do objeto de trabalho e dos meios auxiliares envolvidos em sua transformao e se caracterizam pelas substncias qumicas presentes nos processos de trabalho como, por exemplo: ps/poeiras, fumaas, gases, vapores pastas ou lquidos. Agentes biolgicos: surgem da relao com o objeto de trabalho e as condies de higiene ambiental, estando relacionadas com qualquer organismo animal ou vegetal que esteja presente no ambiente de trabalho, como por exemplo: vrus, bactrias, fungos, parasitas e fibras vegetais. Ergonmicos e Psicossociais: decorrentes da organizao e gesto do trabalho bem como das diversas maneiras de realizar a atividade ocupacional estando constitudas por elementos como o esforo fsico e visual, os deslocamentos e movimentos exigidos pela tarefa, o espao de trabalho disponvel, as posies assumidas em sua execuo, as horas extras de trabalho ou a intensificao do trabalho e a prolongao da jornada, assim como os turnos noturnos e rotativos, pela diviso, o ritmo e a intensidade do trabalho, a ateno e responsabilidade que exige a tarefa, o grau de controle e iniciativa na sua execuo, a intercomunicao dos trabalhadores durante a jornada, o carter da superviso, a conscincia do risco que a tarefa implica, assim como o risco de perder o emprego. Mecnicos e de acidentes: derivadas da tecnologia de trabalho seja devido a sua operao ou manuteno, aos materiais soltos no ambiente, s condies de instalao e manuteno dos meios de produo, a proteo das mquinas, arranjo fsico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalizao, rotulagem de produtos e outros que podem levar aos acidentes de trabalho (Laurell; Noriega, 1989; Facchini, 1994; Brasil, 2001). Para que se possa compreender e intervir na relao entre o trabalho e o processo sade-doena dos trabalhadores um dos passos o estudo dos locais de trabalho, vejamos ento como esta ao pode ser realizada. 5 - O estudo dos locais de trabalho O estudo e anlise dos locais de trabalho no uma tarefa simples, exige que se tenha um planejamento e que se siga o mesmo para no se perder no emaranhado de informaes. Com o objetivo de fornecer um exemplo de plano fizemos uma adaptao da proposta de estudo dos locais de trabalho de Rigotto (1994). 1- Identificao do estabelecimento assistencial de sade 2- Aspectos histricos do estabelecimento e dos trabalhadores: neste item deve-se buscar informaes sobre como e quando surgiu o estabelecimento estudado, qual o projeto inicial, em que contexto scioeconmico surgiu, verificando tambm a evoluo dessa histria no tempo. Em relao aos trabalhadores deve-se verificar como se organizam, suas reivindicaes, lutas, formas organizativas, o grau de participao. 3- Processo de produo: perfil epidemiolgico da populao atendida pelo servio, recursos humanos, materiais e financeiros. 4- Organizao do trabalho: diviso do trabalho, controle, produtividade, poltica gerencial de cargos e salrios, relaes sociais na empresa, jornadas de trabalho, rotatividade. 5- Observao das funes e postos de trabalho especficos: identificao dos trabalhadores. O que, com o que, como e quanto fazem. Mecanismos de controle do ritmo de trabalho e do modo operatrio. 6- Instalaes: layout 7- Condies ambientais do trabalho: cargas, medidas de proteo coletiva e individual. 8- Relao com o meio ambiente: poluentes do ar, gua e solo, contaminao de vizinhos, informaes aos usurios. 9- Percepo dos trabalhadores sobre o trabalho

10- Existncia e funcionamento dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) 11- Existncia e funcionamento das Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA) 12- Dados sobre acidentes de trabalho e doenas profissionais 13- Servio de educao continuada: existncia e funcionamento Na investigao das relaes sade-trabalho-doena, o trabalhador deve ser ouvido, seja individualmente ou coletivamente, pois apesar dos avanos e da sofisticao das tcnicas para o estudo dos ambientes e condies de trabalho, so eles que por estarem cotidianamente vivenciando as condies, circunstncias e imprevistos do trabalho, so capazes de descrever estas situaes e explicar a relao com o adoecimento (Brasil, 2001). 6 As doenas profissionais Os riscos do trabalho podem desencadear ou agravar a doena profissional que definida legalmente no art. 20 da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991 como sendo: Doena produzida ou encadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social (Brasil, 1992). No Brasil, a relao de doenas profissionais composta por uma lista de 27 agentes patognicos, ou de risco, a que podem estar expostos os trabalhadores. Segundo o Ministrio da Sade (Brasil, 2002) as principais doenas que devem ser notificadas e investigadas epidemiologicamente so: Doenas das Vias areas Pneumoconioses patologias resultantes da deposio de partculas slidas no parnquima pulmonar, levando a uma fibrose, por exemplo: silicose e asbestose; Asma ocupacional a obstruo difusa e aguda das vias areas, de carter reversvel, causada pela inalao de substncias alergnicas, presentes no ambiente de trabalho, por exemplo: poeiras de algodo, linho, borracha, couro, slica, madeira vermelha entre outras.; Perda auditiva induzida por rudo PAIR- diminuio gradual da acuidade auditiva; Leso por esforo repetitivo/distrbio osteomuscular relacionado ao trabalho LER/DORT decorrentes de atividades realizadas com movimento repetitivo, com posturas inadequadas, trabalho muscular esttico, contedo pobre das tarefas, monotonia e sobrecarga mental associadas ausncia de controle sobre a execuo das tarefas, ritmo intenso de trabalho, presso por produo, relaes conflituosas com as chefias e estmulo a competitividade exacerbada. Vibrao e frio intenso tambm esto relacionados. Intoxicaes exgenas Agrotxicos Chumbo Saturnismo as intoxicaes por chumbo podem causar danos aos sistema sanguneo, digestivo, renal, nervoso central, nervoso perifrico, alm de dermatites e lceras da epiderme. Mercrio hidrargirismo o mercrio um dos mais importantes txicos ambientais, a contaminao pelo mercrio pode levar a distrbios neurais, irritao de pele e mucosas, pneumonite intersticial aguda, bronquite e bronquiolite, cefalia, reduo da memria, instabilidade emocional, parestesias, diminuio da ateno, tremores, fadiga, debilidade, perda de apetite, perda de peso, insnia, diarria, distrbios de digesto, sabor metlico, sialorria, irritao na garganta e afrouxamento dos dentes, proteinria e sndrome nefrtica. Solventes orgnicos grupo de substncias qumicas lquidas temperatura ambiente, empregados como solubilizantes, dispersantes ou diluentes, como por exemplo: Benzeno a exposio ao benzeno leva ao benzenismo que se caracteriza por fadiga, palidez cutnea e de mucosas, infeces freqentes, sangramentos gengivais e epistaxe, sinais neuropsquicos como astenia, irritabilidade, cefalia e alteraes da memria. Nas exposies crnicas atua sobre a medula ssea sendo mielotxica. Cromo irritante para a pele e vias areas superiores podendo levar ao cncer pulmonar (entre 20 e 30 anos aps a exposio). Picadas por animais peonhentos Dermatoses ocupacionais

Distrbios mentais e o trabalho As doenas profissionais segundo sua relao com o trabalho podem ser classificadas segundo o quadro esquemtico abaixo. Quadro 2 - Classificao das doenas segundo sua relao com o trabalho Categoria Exemplos Trabalho como causa necessria Intoxicao por chumbo, silicose, doenas profissionais legalmente reconhecidas. Trabalho como fator contributivo, mas no necessrio. Doena coronariana, do aparelho locomotor, cncer, varizes dos membros inferiores. Trabalho como provocador de um distrbio latente, ou Bronquite crnica, dermatite de contato alrgica, asma, agravador de doena j estabelecida. doenas mentais. (adaptado de Schiling, 1984 citado por Brasil, 2001) Na mesma lei encontra-se tambm o conceito de Acidente de Trabalho, que engloba o acidente tpico, de trajeto e a doena profissional. O Acidente de trabalho definido como sendo aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa, provocando leso corporal, ou perturbao funcional que cause a morte, ou a perda, ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho; sendo que tambm so considerados o acidente que, ligado ao trabalho, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para morte, ou a perda, ou a reduo da capacidade para o trabalho e o acidente que vier a ocorrer no percurso da residncia para o trabalho ou deste para aquela (Brasil, 1992). Ao se diagnosticar uma doena profissional ou acidente de trabalho necessrio que seja aberta uma CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho), instrumento de comunicao no mbito da Previdncia Social. A CAT deve ser preenchida em sua primeira parte pela empresa e na falta de comunicao desta, pode ser formalizada pelo prprio acidentado, seus dependentes, entidade sindical competente, o mdico que assistiu ou qualquer outra autoridade pblica. No caso da empresa o prazo para a comunicao de at o primeiro dia til aps a ocorrncia, e no caso de morte deve ser imediato. A segunda parte da CAT, Laudo de Exame Mdico deve ser preenchida pelo mdico que assistiu o trabalhador, ela deve ser emitida, segundo a lei n. 2173, em quatro vias, sendo uma para a empresa, uma para o INSS, uma para o empregado acidentado e outra para o sindicato que o representa. Encontra-se em implantao pela Previdncia Social a alternativa de se fazer a CAT via internet (Brasil, 2001). 7 Os recursos fsicos e ambientais dos Estabelecimentos Assistenciais de Sade EAS Por recursos fsicos de um servio de sade compreendem-se as reas internas e externas desses servios, bem como as condies ambientais que tem um importante papel na preveno de acidentes e riscos a sade dos trabalhadores, bem como dos pacientes e usurios. Segundo Takahashi e Gonalves (2005, p.185) para a construo e ambientao de EAS, indispensvel atender aos requisitos estabelecidos pelas leis municipais e estaduais, pelo Ministrio da Sade e por outros rgos governamentais, como a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). E com o objetivo de estar normatizando a elaborao de projetos fsicos de Estabelecimentos Assistenciais de Sade EAS, esta em vigor a Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n. 50, de 21 de fevereiro de 2002 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade que dispe sobre o regulamento tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade tratando de: - Elaborao de projetos fsicos; - Programao fsico-funcional; - Dimensionamento, quantificao e instalaes prediais dos ambientes; - Circulaes externas e internas; - Condies ambientais de conforto; - Condies ambientais de controle de infeco; - Instalaes hidro-sanitrias; - Condies de Segurana contra incndio (Brasil, 2002). O enfermeiro deve participar do gerenciamento de recursos fsicos e ambientais, no planejamento do espao fsico, na alocao e dimensionamento dos recursos tendo como objetivos a organizao do espao, a promoo de segurana, conforto e privacidade aos usurios, alm de condies de trabalho adequadas (Takahashi; Gonalves, 2005). Assim sendo, funo da enfermeira ao analisar as condies de trabalho e os fatores de risco a que esto

expostos usurios e a equipe de sade, solicitar a instituio o cumprimento das exigncias de segurana no trabalho, como: estado de uso e manuteno de equipamentos, instalao eltrica; iluminao; ventilao; temperatura e umidade adequadas; planos de emergncia; plano de combate a incndio; mapa de fuga; extintores; placas e smbolos e aos profissionais o uso correto de Equipamentos de Proteo Individual (EPI), tendo como finalidade qualidade da assistncia e de vida no trabalho bem como a segurana dos usurios, da equipe e do meio ambiente (Takahashi; Gonalves, 2005, p.186). 8- Controle da Incidncia de Infeces Hospitalares ou Nosocomiais Outro aspecto importante no que diz respeito s condies ambientais, o controle da incidncia de infeces hospitalares o que responsabilidade das Comisses de Controle de Infeco nas unidades hospitalares. Por infeco hospitalar compreede-se aquela que adquirida aps a admisso do paciente e que se manifesta durante a iternao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares. E por infeco comunitria compreende-se aquela que constatada ou encontra-se em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital. Para a reduo da incidncia de infeco hospitalar necessrio que as instituies de sade realizem a vigilncia epidemiolgica, atravs da constituio de Comisses de Controle de Infeco. A vigilncia ainda possibilita detectar surtos, identificar fatores e populaes de risco, indicar e avaliar a eficcia de medidas de controle das infeces, reduo de custos, atender s exigncias legais e proteger as instituies e profissionais dos processos judiciais. Existem vrias leis e portarias que regulamentam a criao e obrigatoriedade das comisses e dos programas de controle de infeco nos servios de sade, dentre elas citamos: Lei n 9.431, de 06 de janeiro de 1997, dispe sobre a obrigatoriedade e manuteno pelos hospitais do pas, de programa de controle de infeces hospitalares; Em 12 de maio de 1998 atravs da Portaria 2616, o Ministrio da Sade (MS) cria o Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH) definindo o mesmo como um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas reduo mxima possvel da incidncia e gravidade das infeces hospitalares; E para a execuo do PCIH, o MS determina ainda que sejam constitudas Comisses de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), definindo a composio, competncias, bem como os conceitos e critrios diagnsticos das infeces; A Lei do Exerccio Profissional determina em seu artigo 8o. como atividade privativa do Enfermeiro, como integrante da equipe de sade a preveno e controle sistemtico da infeco hospitalar, inclusive como membro das respectivas comisses (Brasil, 1987). Segundo estas legislaes todo Hospital deve constituir Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), que deve ser composta por: Membros consultores que sero representantes dos servios: mdico, de enfermagem, de farmcia, de laboratrio de microbiologia e da administrao se nmero de leitos superior a 70 e apenas dos 2 primeiros servios se nmero de leitos igual ou inferior a 70; Membros executores que sero: no mnimo 2 tcnicos de nvel superior da rea de sade para cada 200 leitos, devendo um deles ser preferencialmente o enfermeiro. 9 - Condies de Trabalho em Enfermagem Apesar de nas ltimas dcadas terem sido realizados vrios estudos sobre a relao entre o trabalho e a sade dos trabalhadores de enfermagem estes ainda no so suficientes para que se possam definir claramente quais so os problemas especficos que emergem dessa relao entre o trabalho de enfermagem e a sade de seus trabalhadores (Silva, 1996). Nestes estudos, os principais problemas de sade apontados pelos trabalhadores de enfermagem de instituies hospitalares so relativos a: problemas de coluna, doenas do aparelho genito-urinrio, outros problemas ortopdicos e reumatolgicos, doenas infecciosas e parasitrias, hipertenso arterial e acidentes do tipo contuso, entorses e com material prfuro-cortante (Wakamatsu, et al. 1986; Monteiro, et al. 1987; Soares; Peixoto, 1987; Bernardina, et al. 1995; Alexandre, et al. 1996; Silva, 1996; Alexandre; Benatti, 1998; Lima Junior, 1998 Mantovani, et al. mimeo). Quadro 3: Perfil de morbidade dos trabalhadores de enfermagem, segundo a maior frequncia de danos nas diferentes formas de expresso do desgaste. Morbidade referida Morbidade registrada Acidentes de trabalho Ferimento prfuro-corto-contusos Ferimento prfuro-corto-contusos Ferimento prfuro-corto-contusos

Doenas infecciosas, infecto- Doenas steo-msculo-articulares Doenas steo-msculo-articulares contagiosas e parasitrias Problemas respiratrios Doenas steo-msculo-articulares Problemas de vias urinrias Problemas respiratrios Alteraes hematolgicas Desequilbrio mental e desgaste Doenas infecciosas, infectoemocional contagiosas e parasitrias Enxaqueca e cefalia Problemas gastrointestinais Problemas de pele Enxaqueca e cefalia Problemas oculares Problemas ginecolgicos Problemas auditivos Alteraes glicmicas Intoxicao por substncias qumicas Estresse, estafa e cansao Fonte: FELLI, V.E. A.;TRONCHIN, D. M. R. A qualidade de vida no trabalho e a sade do trabalhador de enfermagem. In: KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005. A Organizao Internacional do Trabalho OIT, em seu artigo 157 de 28 de junho de 1977 no captulo IX, estabelece que necessria a avaliao e controle dos riscos ocupacionais a que esto expostos os trabalhadores de enfermagem, e que medidas para evitar a exposio a estes riscos devem ser tomadas, e quando a exposio for inveitvel, esta dever ser reduzida ao minimo possivel, atravs de medidas como a utilizao de Equipamentos de Proteo Individual EPIs, vacinas, reduo da jornada de trabalho, repouso, entre outras. Atravs da anlise dos elementos do processo de trabalho realizado no Hospital Universitrio da Universidade de So Paulo Silva (1996), verificou que os trabalhadores de enfermagem esto expostos a todos os riscos de trabalho em diferentes intensidades e com freqente simultaneidade. Dentre os acidentes de trabalho mais freqentes entre trabalhadores de enfermagem esto s leses prfurocorto-contusos, seguidas de leses steo-msculo-articulares tais como contuses e tores. Benatti, (1997), em sua pesquisa concluiu existir associao entre a ocorrncia de acidentes e as condies de trabalho entre trabalhadores de enfermagem citando entre outros como elementos potenciadores do risco de acidente: posturas cansativas adotadas durante o trabalho, falta de tempo para o lazer e consumo de bebidas alcolicas. Nesse sentido ainda, Alexandre, et al. (1991) frente constatao de que a dor nas costas uma das queixas mais freqentes do pessoal de enfermagem, prope um modelo de curso de orientao sobre aspectos ergonmicos e posturais no trabalho do pessoal de enfermagem. O trabalhador de enfermagem deve ter conhecimento e conscientizao sobre a utilizao de posturas de trabalho e as normas adequadas para movimentao e transporte de pacientes, para evitar agresses dirias coluna vertebral, no entanto mais importante despertar uma conscincia crtica em relao aos efeitos do ambiente de trabalho sobre a sade do trabalhador (Alexandre, et al. 1991, p.64). Em um estudo sobre as condies de trabalho em UBS, que vm sendo utilizadas como campo de prtica e/ ou estgio da Faculdade de Enfermagem da UFJF, verificou-se que o trabalho realizado com desvio de funo, com falta de organizao, atividades burocrticas em excesso, em espaos fsicos deficientes, mal iluminados, ruidosos e pouco ventilados, utilizando-se instrumentos e ou equipamentos defeituosos, inadequados, ou que necessitam de manuteno, com falta de recursos humanos, materiais e de mobilirio, convivendo-se quotidianamente com o risco de contaminao e submetidos ps e poeiras fazendo com que os trabalhadores estejam submetidos s cargas fsicas, qumicas, biolgicas, fisiolgicas, psquicas e mecnicas com predominncia das ltimas (Greco, 2001). A partir da concepo da psicopatologia do trabalho, Lima Junior (1998 p. 121) em seu estudo sobre o processo de desgaste/prazer vivenciado pelos trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitrio da UFJF evidenciou tambm a exposio do trabalhador de enfermagem a todos os tipos de carga. Este autor afirma ainda que na organizao hospitalar, dificilmente existe a preocupao com aspectos relacionados proteo, promoo, e manuteno da sade de seus funcionrios; esta situao paradoxal, pois ao mesmo tempo em que o hospital tem como misso salvar vidas e recuperar a sade dos indivduos enfermos, favorece o adoecer das pessoas que nele trabalham Em relao ao trabalho da equipe de enfermagem ele afirma que neste contexto, os enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem expem a sua sade e segurana merc das condies de trabalho que os colocam diante de riscos ocupacionais diversos favorecendo o aparecimento de acidentes, sofrimentos e doenas (Lima Junior, 1998 p. 121). evidente que muitas das condies desfavorveis e portanto, geradoras de cargas poderiam ser evitadas se os trabalhadores fossem ouvidos por exemplo em relao disposio e organizao dos espaos dentro da unidade. Ocorre no servio uma falta de participao dos trabalhadores nas decises que so tomadas, tanto porque eles no so ouvidos como porque no se fazem ouvir (Greco, 2001).

10 - A Segurana dos Trabalhadores da rea de Sade- Norma Regulamentadora - NR-32

Em nosso pas no que diz respeito regulamentao das condies de trabalho, contamos com uma Consolidao da Leis do Trabalho (CLT), que foi criada em 1943, e vem sendo atualizada anualmente. Ela uma legislao federal que entre outras providncias disciplina atravs do ttulo II do Captulo V, os aspectos relativos Segurana e Medicina do Trabalho abrangendo: Disposies gerais (funes e deveres de empregadores e empregados, competncias das Delegacias Regionais do Trabalho); Inspeo prvia e do embargo ou interdio; Os rgos de Segurana e Medicina do Trabalho nas Empresas; O equipamento de proteo individual; As medidas preventivas de medicina do trabalho; As edificaes; a iluminao; o conforto trmico; As instalaes eltricas; da movimentao; Armazenagem e manuseio de materiais; das mquinas e equipamentos; As caldeiras, fornos e recipientes sob presso; As atividades insalubres ou perigosas; A preveno da fadiga; das outras medidas especiais de proteo (estabelecimento de medidas complementares em relao, por exemplo, a higiene nos locais de trabalho).
As Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas em 1978 pela Portaria n 3.214, do Ministrio do Trabalho, se constituem em mecanismos vitais na preveno de acidentes e na defesa da sade dos trabalhadores (Mendona, 2001). Estas normas so obrigatrias tanto para empresas privadas como pblicas, que tenham trabalhadores regidos pela Consolidao das Leis do Trablaho CLT (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, 2007 a). Em 2005, o Ministrio do Trabalho e do Emprego publicou, atravs da Portaria 485, a primeira norma do mundo a regulamentar a Sade e Segurana dos trabalhadores em Instituies de Sade a NR- 32. Esta norma tem a finalidade de estabelcer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo e segurana sade tanto de trabalhadores de instituies de sade como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. Tendo como principal objetivo evitar a ocorrncia de doenas ou acidentes de trabalho entre os profissionais de sade (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, 2007b). As medidas de proteo e segurana esto descritas de acordo com os riscos biolgicos, qumicos, radiaes ionizantes, resduos, condies de conforto por ocasio das refeies, lavanderias, limpeza e conservao, manuteno de maquinas e equipamentos e condies ergnomicas (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, 2007b) Alm disso, a NR- 32 defini a implementao dos seguintes programas: Preveno de riscos ambientais PPRA; Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO; Gerenciamento de resduos de servios de sade PGRSS; Proteo radiolgica- PPR e de Vacinao (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, 2007 a) No mundo de modo geral tambm h um preocupao com as condies de trabalho e de vida dos trabalhadores de enfermagem pois em Genebra, em 01 de junho de 1977 a Conferncia Geral da

Organizao Internacional do Trabalho em sua 63. sesso, reconhecendo o papel essencial desempenhado pelo pessoal de enfermagem, em colaborao com outros trabalhadores da rea da sade, na proteo, recuperao da sade e do bem-estar da populao e de que o setor pblico, na sua qualidade de empregador do pessoal de enfermagem, deveria desempenhar um papel ativo na melhoria das condies de emprego e de trabalho deste trabalhadores, adota a Conveno n. 149 relativa ao emprego e condies de trabalho e de vida do pessoal de enfermagem. Nesta mesma direo, em 2006, a Organizao Mundial de Sade (OMS) dedica o seu Dia Mundial aos trabalhadores da sade, valorizando o seu trabalho com o tema: Recursos humanos em sade, nossos heris de todos os dias. Neste mesmo ano, a Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS) inicia a Dcada de Promoo dos Recursos Humanos em Sade e chamando governos e atores sociais dos pases dessa regio, para darem prioridade, nos prximos dez anos, ao desenvolvimento desses recursos (ABEN, 2006). 9

11 Aes de sade do trabalhador Como j dissemos anteriormente, no dia a dia do trabalho da equipe de enfermagem, esta tem o compromisso de desenvolver algumas aes que contribuem para a sade do trabalhador tendo em vista os seus direitos. Ribeiro (2008, p. 107), lista estas aes o que reproduzimos abaixo, ressaltando que elas referem-se ao que deve ser feito alm do que esperado para a ocupao ou funo desempenhada, normalmente. 1- Aes pertinentes a todos os profissionais da enfermagem

Conhecer o Mapa de Riscos do seu ambiente de trabalho; Colaborar na execuo do Mapa de Riscos; Colaborar com a CI`PA na investigao de acidentes do trabalho, na deteco dos riscos do ambiente de trabalho e nas sugestes para a melhoria do ambiente de trabalho; Manter sua carteira de vacina atualizada; cumprir protocolos de sade e segurana como, por exemplo, o uso de Precaues Padro, descarte adequado de perfuro cortantes entre outros; Notificar o prprio acidente de trabalho chefia imediata e/ou ao SESMT; Submeter-se ao exame mdico peridico e reivindicar sua realizao.
2 Aes pertinentes a auxiliares e tcnicos de enfermagem

Detectar portadores de agravos sade do trabalhador durante a realizao de procedimentos de enfermagem; Detectar situao de trabalho fabril realizado no mbito domstico e orientar sobre riscos, encaminhando para outros profissionais da equipe, conforme o caso; Verificar o preenchimento de CAT pelas empresas nos casos de vitimas de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais e orientar se necessrio; Orientar vitimas de acidente do trabalho/doenas ocupacionais a procurarem os profissionais pertinentes sobre direitos previdencirios e trabalhistas; Orientar sobre vacinas e avaliar a carteira de vacinao de trabalhadores conforme rea de trabalho; Notificar agravos sade do trabalhador ao SUS.

2 Aes pertinentes a enfermeiros

Realizar anamnese de forma que contemple questes relacionadas ao trabalho; Orientar pacientes/usurios do servio sobre direitos trabalhistas; Verificar a emisso da CAT nos casos de acidentes; Notificar os agravos sade do trabalhador ao SUS; Detectar situao de trabalho domiciliar, verificar riscos existentes, orientar medidas de proteo e encaminhar para outros profissionais ou setores se necessrio; Verificar situao vacinal dos trabalhadores; Divulgar o Mapa de Riscos entre os trabalhadores do setro ou servio; Verificar situao vacinal da equipe de enfermagem sob sua responsabilidade e proporcionar a vacinao dos trabalhadores, exigindo a atualizao do esquema vacinal; Exigir equipamento de proteo individual e utiliza-los adequadamente;

10

Exigir do empregador a realizao de exames admissionais, peridicos, de retorno, de mudana de funo e demissionais; Discutir com o SESMT os riscos presentes no trabalho; Realizar treinamentos em medidas de proteo para os trabalhadores; Incentivar a notificao de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais; Garantir o cumprimento da legislao trabalhista, em especial o que consta da NR32; Ouvir os trabalhadores sobre os riscos do ambiente de trabalho e as sugestes de eliminao ou atenuao desses riscos; Optar por medidas de proteo coletiva ou medidas administrativas para eliminao ou atenuao dos riscos, em detrimento de medidas individuais; Levar em conta o processo de trabalho, sua organizao e os riscos ergonmicos na elaborao de escalas de trabalho e no planejamento quantitativo de recursos humanos; Elaborar normas e rotinas na perspectiva de manter a integridade fsica e psquica do trabalhador; Proporcionar equipamentos de proteo individual e coletiva em quantidade suficiente e de qualidade adequada; Utilizar dados epidemiolgicos de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais entre os trabalhadores sob sua gerncia para o planejamento de cursos e treinamentos; Realizar momentos de sensibilizao dos trabalhadores com vistas a possibilitar a deteco de agravos sade decorrentes do trabalho; Proporcionar condies para que a equipe notifique os agravos sade do trabalhador de pacientes/usurios do servio sob seus cuidados e exigir o preenchimento adequado dos formulrios e o cumprimento dos fluxos de notificao; Realizar pesquisas na rea de sade e trabalho com vistas a melhorar a situao de sade do trabalhador.

12- Para Reflexo Passamos cerca de 1/3 do nosso dia no ambiente de trabalho (para uma jornada de oito horas dirias), resta saber em que condies. Ser que as condies do ambiente de trabalho influenciam no nosso humor? Estimula a cooperao ao invs da competitividade? Possibilita que realizemos um trabalho melhor? Contribui para que sejamos mais realizados e felizes? A resposta para estas perguntas esta na luta diria por um ambiente de trabalho mais saudvel. Segundo Marcolan (2007, p.222), essencial que os diversos profissionais se unam e lutem para poder interferir no nveis hierrquicos decisrios, para transformar a realidade em que esto inseridos, fundamental que estejam associados e engajados nessa luta com os usurios e populao em geral. O profissional deve investir mais incisivamente no papel de cidado e atuar em defesa de seus valores, buscando melhorar a sua condio de trabalho, com reflexos na sua vida profissional e pessoal e na da populao usuria de seus servios. 13 - Referncias ABEN, Associao Brasileira de Enfermagem. Cartilha do Trabalhador de Enfermagem sade, segurana e boas condies de trabalho. Rio de Janeiro, 2006 ALEXANDRE, N. M. C. et al. Modelo de um curso de orientao sobre determinados aspectos ergonmicos e posturais no trabalho do pessoal de enfermagem. Rev. Bras. De Sade Ocup., So Paulo, v.19, n74, p.61-65. 1991. ALEXANDRE, N. M. C. et al. Dores nas costas e enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, So Paulo, v.30, n.2, p.26785. 1996. ALEXANDRE, N. M. C.; BENATTI, M. C. C. Acidentes de trabalho afetando a coluna vertebral: um estudo realizado com trabalhadores de enfermagem em um hospital universitrio. Rev. Latino-am. Enf. Ribeiro Preto, v.6, n.2, p.65-72. 1998.

11

BENATTI, M. C. C. Acidente do trabalho em um Hospital Universitrio: um estudo sobre a ocorrncia e os fatores de risco entre trabalhadores de enfermagem. So Paulo, 1997. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo. BERNARDINA, L. D. et al. Postura corporal adotada pelos membros da equipe de enfermagem durante procedimentos de colheita de sangue, administrao de medicao endovenosa e soroterapia. Rev. Esc. Enf. USP, So Paulo, v.29, n. 3, p.317-30. 1995. BRASIL. Consolidao das leis do trabalho. Oliveira, J. De (org.). So Paulo, Saraiva, 1992. BRASIL. Resoluo RDC n. 50, de fevereiro de 2002, Dispe sobre o Regulamento Tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade. Braslia, Ministrio da Sade, 2002. BRASIL. Segurana no Ambiente Hospitalar. Braslia, Ministrio da Sade/Departamento de Normas Tcnicas, 1995. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Sade do Trabalhador. Braslia, Ministrio da Sade/Departamento de Aes Programticas e Estratgicas, rea Tcnica de Sade do Trabalhador. Cadernos de Ateno Bsica n.5, 2001. BRASIL. Ministrio da Sade. Representaes no Brasil da OPAS/OMS. Doenas Relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os servios de sade. Org. Elizabeth Costa Dias; colab. Idelberto Muniz de Almeida et al. Braslia, Ministrio da Sade, 2001. CARVALHO, H. V.; SEGRE, M. Medicina Social e Trabalho. So Paulo, McGrawHill, 1997. CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS COREN-MG. Garantia de proteo sade. Informativo COREN-MG., Belo Horizonte, ano29, n.2, jun/set. 2007a. CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS COREN-MG. Norma regulamentadora 32: segurana e sade no trabalho em servios de sade, Belo Horizonte: COREN- MG, 2007b. FACCHINI, L. A. Por que a doena? A inferncia causal e os marcos tericos da anlise. In: BUSCHINELLI, J. T. P.; ROCHA, L. E. ; RIGOTTO, R. M. (Orgs.) Isto trabalho de gente? Vida, doena e trabalho no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1994. FACCHINI, L. A. Uma contribuio da epidemiologia: o modelo da determinao social aplicado sade do trabalhador. In: BUSCHINELLI, J. T.; ROCHA, L. E.; RIGOTTO, R. M. Isto trabalho de gente? vida, doena e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1994. FELLI, V.E.A.; TRONCHIN, D. M.R, A qualidade de vida no trabalho e a sade do trabalhador de enfermagem. In: KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005. GRECO, R. M. Trabalho e sade: dois lados de uma moeda. Rev. APS. Juiz de Fora, n.7. p., 2001. LAURELL, A.C.; NORIEGA, M. Processo de produo e sade: trabalho e desgaste operrio. So Paulo, HUCITEC, 1989. LIMA JUNIOR, J. H. V. L. Trabalhador de Enfermagem: de anjo de branco a profissional. So Paulo, 1998. Tese (Doutorado) Escola de Administrao de Empresas de So Paulo Fundao Getlio Vargas. MARCOLAN, J. F. Trabalho e produo de sofrimento nas organizaes de sade. In: SANTOS, A. da S.; MIRANDA, S.M.R. C. De, A enfermagem na gesto em ateno primria sade. Barueri, SP: Manole, 2007. MANTOVANI, M. de F. et al. A morbidade em trabalhadores de enfermagem hospitalar. (mimeo).

12

MENDONA, M. H. Segurana do trabalho em estabelecimentos de sade. SINDHERJ Sindicato dos Estabelecimentos de Servios de Sade no Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. MONTEIRO, M. S. et al. Acidentes de trabalho entre o pessoal de enfermagem de um hospital universitrio. Rev. Bras. Enf., Braslia, v.40, n.2/3, p. 89-92. 1987 RIBEIRO, M. C. S. Operacionalizao das aes de sade do trabalhador no quotidiano da enfermagem. In:Ribeiro, M. C. S. (org). Enfermagem e trabalho: fundamentos para a ateno sade dos trabalhadores. So Paulo: Martinari, 2008. RIGOTTO, R. M. Investigando a relao entre sade e trabalho. In: BUSCHINELLI, J. T. P. ; ROCHA, L. E. ; RIGOTTO, R. M. (Orgs.) Isto trabalho de gente? Vida, doena e trabalho no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1994. SILVA, V. E. F. da. O desgaste do trabalhador de enfermagem: relao trabalho de enfermagem e sade do trabalhador. So Paulo, 1996. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem, Universidade de So Paulo. SOARES, O. ;PEIXOTO, J. C. Graus de riscos a que esto expostos os trabalhadores em instituies hospitalares: modelo de interveno de enfermagem centrado nos riscos dominantes. Rev. Bras. Enf., Braslia, v.40, n.2/3, p. 150-156.1987. TAKAHASHI, R. T.; GONALVES, V. L. M. Gerenciamento de recursos fsicos e ambientais. In: KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005. VARGAS, G. de O P. Anlise das atividades de segurana e higiene do trabalho nos hospitais de Porto Alegre. Rev. Paul. De Hosp., v.29, n.9, p.267-80. 1981. WAKAMATSU, C. T. et al. Riscos de insalubridade para o pessoal de hospital. Rev. Bras. S. Ocup., So Paulo, v.14, n53, 1986. 12 - Exerccios para fixao do contedo 1) Descreva qual o papel da gerncia em enfermagem em relao aos principais problemas de sade dos trabalhadores de enfermagem decorrentes das condies de trabalho?

2) Por que necessrio discutir e estudar as condies de trabalho em enfermagem?


3) O que so Condies de Trabalho? 4) Quais so os principais problemas de sade dos trabalhadores de enfermagem que surgem em decorrncia das condies de trabalho em enfermagem? 5) O que a NR 32?

13

Das könnte Ihnen auch gefallen