Sie sind auf Seite 1von 3

RESUMO DE AULA

Disciplina: Direito Administrativo Professor (a): Rafael Oliveira Assunto da Aula: Servios Pblicos Data: 28/09/2010 Turno: Manh TUTORIA

Aula 0x
1.

Parcerias Pblico-Privadas (continuao)


1.1. Licitaes e contratos nas PPP - Peculiaridades So caractersticas do procedimento licitatrio e dos contratos de PPP:

Consulta Pblica: antes da licitao a minuta de edital deve ser levada consulta pblica. Tal caracterstica no exclusiva do procedimento de licitao em PPP, mas sim uma tendncia de participao do cidado nas contrataes estatais. Quanto ao dever do Poder Pblico apresentar respostas aos questionamentos oriundos das consultas pblicas, h controvrsias, pois no h disposio especfica sobre o tema. Alexandre Arago entende que o Poder Pblico deve responder aos questionamentos sob pena de tornar ineficaz a prpria consulta pblica, argumentando que as respostas podem ser padronizadas e resumidas, mas necessrias. Quanto ao prazo para sugestes, a Lei 11.079/2004 estabelece que as sugestes devem ser encaminhadas at sete dias antes da publicao do edital.
(a) (b) Modalidade de Concorrncia: a Lei 11.079/2004 estabelece que o procedimento licitatrio ser

realizada na modalidade de concorrncia pblica, no entanto apresenta diversas peculiaridades que se aproximam do procedimento de prego, tais como: (i) possibilidade de lances verbais; e (ii) possibilidade de inverso das fases de habilitao e julgamento. Diante dessas peculiaridades Carlos Ary Sundfeld denomina o procedimento de concorrncia-prego. Autorizao Legislativa: sendo a contribuio do parceiro pblico correspondente a 70% ou mais do valor total da remunerao do parceiro privado no caso de concesses patrocinadas. Nesse caso, cabe indagar se a regra se aplicaria s concesses administrativas, considerando-se a omisso legal. Parece razovel a obrigatoriedade dada a imposio feita modalidade patrocinada, uma vez que no h fundamento que justifique tal distino entre as concesses patrocinada e administrativa. Note-se que h quem defenda que toda concesso pblica submete-se autorizao legislativa. Por outro lado, Maria Sylvia Z. Di Pietro e Marcos Juruena entendem que a imposio de autorizao legal prvia para a celebrao de contratos pela Administrao Pblica inconstitucional, pois viola o princpio da separao de poderes.
(c) (d) Arbitragem: a lei de PPP admite a adoo de juzo arbitral para a soluo de controvrsias entre os

contratantes. Na concesso comum temos o art. 23-A da Lei 8.987/1994 e na Lei de PPP temos o art. 11, III. A doutrina diverge quanto possibilidade da utilizao de arbitragem em contratos administrativos. Marcos Juruena, Diogo de Figueiredo, Alexandre Santos Arago e Flvio Amaral Garcia entendem que se pode utilizar a arbitragem para contratos administrativos, observadas algumas limitaes, como por exemplo: a arbitragem em lngua portuguesa e com sede no Brasil. Cabe observar que o MRJ em caso de contratao de museu especializado houve a eleio de juzo arbitral em lngua inglesa e fora do pas.

1/3

RESUMO DE AULA
Disciplina: Direito Administrativo Professor (a): Rafael Oliveira Assunto da Aula: Servios Pblicos Data: 28/09/2010 Turno: Manh TUTORIA

2. Terceiro Setor
2.1. Introduo Normalmente so classificadas como pertencentes ao terceiro setor as entidades privadas da sociedade civil que no possuam fins lucrativos: fundaes privadas e associaes civis. Ocorre que o Poder Pblico, por lei, vem criando denominaes para tais entidades e incentivando a celebrao de parcerias com as mesmas, dada a importncia das atividades por elas desenvolvidas. Uma vez que tais entidades so classificadas como OS ou OSCIP torna-se possvel a celebrao de parcerias com o poder pblico, por contrato de gesto ou termo de parceria. Assim temos os seguintes passos para se efetivar parcerias entre Poder Pblico e entidades do terceiro setor: (1) edio de lei regulando a classificao de entidades privadas sem fins lucrativos como OS ou OSCIP; (2) classificao da entidade conforme a disposio legal; (3) celebrao Cabe registrar que no mbito do MRJ j existe legislao para regulamentar a classificao de entidades como OS. Legislao de mbito federal: Lei 9.637/1998 (OS) e 9.790/1999 (OSCIP). Legislao de mbito municipal: Lei 5.026/2009 (OS). Quanto natureza dos contratos de gesto firmados entre poder pblico e OS, a PGMRJ possui a Promoo PG-PADM/CR n. 08/2010 estabelecendo que a natureza jurdica de CONVNIO. 2.2. Fundamentos (1) Princpio da Subsidiariedade: Diogo de Figueiredo, Marcos Juruena, Silvia Torres O princpio da subsidiariedade apresenta-se sob os sentidos poltico e scio-econmico. O sentido poltico refere-se distribuio de competncias e atividades entre os entes polticos. O ente poltico que est mais prximo do problema possui melhores condies para geri-lo e lidar com o mesmo, de modo que os entes maiores atuariam apenas subsidiariamente, tendncia de municipalizao. Contrariamente a este princpio apresenta-se a tese jurisprudencial dominante de solidariedade entre os entes, para a qual no existe subsidiariedade perante o indivduo (exemplo: direito sade). O sentido scio-econmico refere-se relao entre Estado e mercado, pelo que a sociedade civil deve ter primazia para atuar perante a sociedade, de modo que a atuao do Estado deve ser apenas subsidiria (art. 173 da CR/88). Note-se que o termo mercado refere-se livre iniciativa. (2) Fomento: praticamente toda a doutrina inclui o fomento entre as atividades administrativas. Trata-se do incentivo. O Estado deve incentivar as entidades privadas que atendam ao interesse pblico, estabelecendo prerrogativas para as entidades que atuem no atendimento de interesses sociais. Note-se que a legislao que define a extenso do fomento, pois ao se escolher que atividades sero incentivadas possvel violar a isonomia. Alm disso, cabe observar que ambos os conceitos, subsidiariedade e fomento, encontram-se interligados, de modo que para alguns doutrinadores o fomento um dos aspectos do princpio da subsidiariedade. 2.3. Peculiaridades da Lei Municipal 5.026/2009.
Art. 1, 1 - Limitao atuao em creches e reforo escolar.

Art. 1, 2 - Limitao a atuao em novas unidades, no programa sade da famlia e no Hospital Municipal Raul Gazzolla.

2/3

RESUMO DE AULA
Disciplina: Direito Administrativo Professor (a): Rafael Oliveira Assunto da Aula: Servios Pblicos Data: 28/09/2010 Turno: Manh TUTORIA

Art. 3, II, a - limita a participao de pessoas especficas no Conselho de Administrao da OS (atua no mesmo sentido da vedao ao nepotismo).

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen