Sie sind auf Seite 1von 26

ANEXOS

Planta do Centro de Acolhimento Me dgua Guio da entrevista Recolha de dados: o procedimento

GUIO DE ENTREVISTA

Esta entrevista insere-se num trabalho de investigao que visa compreender a forma como o(a) senhor(a) representa as crianas e jovens com quem trabalha, bem como o papel da instituio e o seu prprio papel, enquanto profissional, na proteco e reparao destas crianas e jovens. O objectivo tentar perceber a influncia das representaes dos adultos nas prticas de cuidados s crianas a seu cargo. As respostas so annimas, pelo que se lhe pede que responda, por favor, o mais espontnea e fielmente possvel.

I. Representao do papel institucional

1. As crianas do sinais de que a institucionalizao lhes provoca infelicidade? - Quais os sinais mais frequentes? Furto / roubo? Medo? Agressividade? Desinteresse pelo estudo e aprendizagem? Apatia? Tristeza? Isolamento? Submisso aos mais fortes? Perturbaes alimentares e/ou do sono? Enurese/encoprese? Problemas fsicos recorrentes (perturbaes gastrointestinais, problemas respiratrios, quadros clnicos mal esclarecidos com repercusses no crescimento e desenvolvimento, )?

Atraso na linguagem?

- Como que o pessoal age quando a criana d sinais de estar infeliz ou desconfortvel? - O que falta fazer para que a criana se sinta segura na instituio?

2. Estas crianas vo conseguir tornar-se adultos socialmente integrados, responsveis e psiquicamente organizados? - Quais as condies mais relevantes a criar nas instituies a fim de lhes ser possvel transformar estas crianas em adultos socialmente integrados? - Quais os principais obstculos que as instituies enfrentam para criar contextos de ressocializao verdadeiramente reparadores? - Como poderiam ser contornados?

3. Quais as principais necessidades que a instituio deve cuidar de reparar a fim de que as crianas que acolhe possam ocupar um lugar digno na sociedade em que vivemos? - Relao individualizada: estimular a expresso de desejos, necessidades e sentimentos presentes e passados; mostrar que existem adultos genuinamente empenhados no seu bem-estar e progresso; - Conversar sobre a necessidade e o porqu das regras de convivncia em grupo na instituio, na escola, - Desafiar a inteligncia das crianas, fazendo-as participar activamente na construo das regras colectivas a consagrar na instituio; - Estar atento a todos os momentos da vida da criana e no deixar passar em branco os conflitos que esta possa ter provocado ou sofrido; - Devolver criana numerosos sinais que a confirmam como uma pessoa valiosa para os adultos que trabalham na instituio: Ambiente fsico muito cuidado, com o envolvimento sistemtico

das crianas no seu arranjo, conservao e embelezamento; Assegurar que as refeies ocorrem num ambiente calmo, em que crianas e adultos podem conviver harmoniosamente; Cuidados com a sua apresentao pessoal, desde o vesturio, a higiene diria, os acessrios; Cuidado com o material escolar, a vigilncia da sua manuteno, assim como assegurar que a criana leva para a escola o material adequado; Assegurar que se levanta a horas e cumpre horrios; Assegurar que existe um adulto que diariamente acompanha a criana escola; Assegurar que existe um adulto que diariamente conversa com ela sobre o que aconteceu na escola, observa os seus cadernos escolares e organiza o seu estudo das matrias; - Assegurar que cada criana tenha um espao que seja seu: Cada criana tem espao prprio para o seu copo de lavar os dentes; Brinquedos prprios; Roupas e armrios prprios; Utilizao dos espaos comuns; Escolha da roupa diria; Responsabilidade na arrumao das suas coisas; Poder colocar fotografias suas e de figuras significativas no seu espao;

4. O trabalho com estas crianas sentido como mais desgastante do que a maioria das profisses? Porqu? Que formao/acompanhamento especfico proporcionado aos profissionais que lidam com estas crianas e jovens? - Qual a formao (profissional e pessoal) considerada relevante para trabalhar com as necessidades destas crianas? - Como se efectiva? - Quem responsvel por esta questo? - Como so diagnosticadas as necessidades? - O que deveria ser feito, e (ainda) no o ?

II. Interveno Pedaggica / Teraputica

5. Que trabalho educativo (no) desenvolvido com as crianas? Que trabalho teraputico? Como combinar estas vertentes? - Existe projecto educativo? - Quem responsvel pela sua elaborao? - Qual a participao das crianas na elaborao desse projecto? - Quais as reas mais valorizadas? - Como feita a avaliao desse projecto?

6. Que interveno (no) feita com a famlia? Como conciliar o aprendido nas instituies de socializao secundria com o apreendido e valorizado na famlia? - Quando existem visitas e/ ou idas a casa, h a preocupao de observar se ocorrem episdios em que so os prprios pais a reforar e incentivar os filhos prtica de comportamentos de confronto, de desrespeito pelas instituies e pelas pessoas, e de desvalorizao das aquisies possibilitadoras da incluso?

- Que perspectivas de interveno so concebidas com vista ao tratamento das contradies entre a socializao familiar e institucional? - Os pais participam nas rotinas da instituio? - Os pais esto presentes nos momentos importantes das crianas aniversrio, reunies de escola, discusses em equipa? - Os pais podem visitar os filhos a qualquer hora, ou existem horrios rigidamente estipulados? - E esses horrios coincidem com actividades/rotinas estruturantes (hora do deitar, da refeio, de actividades escolares ou de desenvolvimento, )? - Os pais podem apropriar-se dos espaos dos seus filhos ou existem espaos prprios para as visitas? - Quem est presente durante a visita? - Os pais so orientados em termos de interaco com os filhos? - Como e quem desenvolve esse trabalho? - O(s) espao(s) onde decorrem as visitas permitem privacidade?

7. Alm da escola, que outros contextos so proporcionados? - Qual o grau de autonomia que a criana tem para sugerir/decidir as relaes com o exterior? A rua; Exerccio fsico; Trabalho; Famlia; Amigos; Acompanhamento teraputico; Relaes afectivas;

- Como so programadas essas actividades? - Quem controla / acompanha? - Qual a frequncia? - Como so descritas/vividas essas experincias? - Vale a pena apostar nessas actividades? Porqu? - Que actividades/contextos deveriam ser explorados? - Normas de utilizao do telefone pede autorizao? Pode ficar sozinha? - Normas sobre as visitas quem pode visitar e por quem pode ser visitada, horrios, - Em que condies pode sair da instituio acompanhada da famlia, pessoal da instituio, pessoas amigas, - Para que locais pode sair?

8. Quando surgem problemas de comportamento na escola, como so habitualmente resolvidos? - Que estratgias de resoluo? Acompanhamento personalizado; Articulao com a escola; Definio de planos de interveno; Sistema de reforos (positivos e negativos); Forma como a comunidade educativa lida com esses problemas;

- Quem define essas estratgias? - Como so postas em prtica?

- Quais os resultados?

9. Quando surgem dificuldades de aprendizagem, como so encaradas? - Quem responsvel pela implementao de estratgias de resoluo? - Quem define essas estratgias? - Como so postas em prtica? - Quais os resultados? - Como se valiam esses resultados?

10. Como se projectam no futuro estas crianas e jovens? - Que planos fazem? - Que percurso escolar e profissional delineiam? - Que objectivos traam? - Como se empenham na concretizao desses objectivos? - Quem os apoia e incentiva? - De que forma?

III. Comunicao

11. Qual a qualidade das interaces entre os adultos? - O que que no deve acontecer na relao entre adultos, a fim de que estes possam ser um modelo de referncia para as crianas? - Quais os princpios de relacionamento interpessoal em que os adultos devem investir de modo a fornecer um modelo relacional construtivo, estruturante e

securizante? No competirem uns com os outros; No procurarem valorizar-se custa da desvalorizao dos outros; Ter uma viso positiva sobre o erro e no catalogar os outros em funo dos erros que possam cometer; Ter uma viso positiva sobre os outros, investindo nas suas potencialidades e capacidades de evoluo; Discutir os conflitos e divergncias em reunio de equipa, sempre na perspectiva de que o conflito e o erro podem ser oportunidades de aprendizagem e de aperfeioamento; Diviso do trabalho suficientemente organizada, para cada qual saber o que esperam de si, mas pouco hierarquizada, possibilitando a implicao de todos em todas as coisas, de acordo com as suas competncias profissionais e pessoais; Congruncia ser verdadeiro consigo prprio e com o outro; Conscincia assumida de que as relaes interpessoais so

inevitavelmente atravessadas pelo conflito; Assumir a necessidade entre de trabalhar Como? o conflito nas relaes so

interpessoais

adultos:

Que

procedimentos

habitualmente utilizados? Modo de falar, de cumprimentar,

12. Qual a qualidade das interaces entre adultos e crianas? - Quem est em relao directa com as crianas no quotidiano? - Quais as tarefas que so realizadas nessa interaco? - Quem est com as crianas quando estas esto a estudar? - Quem est com as crianas quando estas tomam as refeies?

- Quem est com as crianas quando estas vo para a escola? - Quem acompanha as crianas nas tarefas de arranjo dos vrios espaos? Quarto? Sala de jantar? Outros? - Quem fica com as crianas de noite? Como preparado o deitar? - Quem brinca com as crianas? Como so desenvolvidas essas brincadeiras - Cumprimentar, modo de falar com as crianas, - Como se mostra que se gosta de estar com a criana? : Mostrar-se afvel, disponvel e bem disposto;

Conversar naturalmente com a criana, sem demonstrar sinais de impacincia; Participar activamente nas actividades propostas, incentivando a criana a empenhar-se e a entusiasmar-se; Cantar, brincar, rir, Cuidado com o arranjo pessoal durante o trabalho; Utilizao de uma linguagem positiva relativamente ao trabalho e s crianas.

13. Qual a qualidade das interaces entre as prprias crianas? - Os conflitos so frequentes? Quais as causas mais comuns? Como so resolvidos? - As crianas do sinais de (des)agrado na interaco com os pares? Quais os sinais habituais? Agressividade (bater, morder, destruir,); Competio ; Choro; Amuo;

Isolamento; Submisso; Apatia

IV. Participao e autonomia

14. Como que a instituio pode promover na criana a autonomia? Que participao tm as crianas na definio de regras e rotinas da casa? - Inform-las dos seus direitos e deveres; - Inform-las do motivo da institucionalizao; - Assegurar que um adulto est presente e a incentiva, ajuda e orienta; - Assegurar que a criana pode sentir a casa como sua: Poder movimentar-se em todos os espaos (cozinha, lavandaria, ), apreendendo a sua funo e, na medida das suas possibilidades desenvolvidas; Ter o seu prprio espao e poder decor-lo a seu gosto; Poder convidar amigos da escola para brincarem algum tempo em conjunto; Poder exprimir os seus gostos (alimentares, de vesturio, ) e v-los, quando possvel e adequado, satisfeitos; - Colocar disposio da criana actividades diversificadas e orientadas, deixando-a explorar os materiais e as possveis utilizaes: Como estruturado o dia das crianas? Quais as actividades desenvolvidas? Quem est com as crianas no desenvolvimento dessas e capacidades, ajudar nas tarefas a

actividades? Quem programa/planeia as actividades? Qual a participao das crianas na definio das actividades?

- Permitir criana que recrie e mime situaes do dia a dia, e estar atento s suas expresses de desconforto, medo ou dvida; - Deix-la fazer as coisas que consegue sozinha, mesmo que demore mais tempo; -Incentiv-la a fazer os trabalhos escolares, observar atentamente as suas dificuldades neste desempenho, identific-las e conceber meios de acompanhamento e superao das dificuldades ligadas relao com a escola e a aprendizagem; - Encoraj-la a cumprir as regras, incluindo-a na sua prpria definio, reforando-a sempre que as cumpre, e chamando-a a ateno sempre que se desvia; - Promover reunies de grupo com vista a reflectir e desenvolver a argumentao sobre as regras que desejvel implementar no quotidiano; - Promover sesses de grupo para debater situaes de no cumprimento de regras e incentivar a participao activa das crianas nas medidas disciplinares a tomar em cada situao; - Participao na elaborao do projecto educativo; - Participao na elaborao do Regulamento interno;

15. Quais os papis que habitualmente as crianas e jovens experienciam? - Contextos de socializao diversificados; - Sadas da instituio; - Actividades no exterior; - Contacto com outras crianas e realidades;

- Jogos e brincadeiras preferidos; - Posicionamento face ao futuro.

16. As crianas e jovens participam habitualmente da tomada de decises da vida da organizao? - De que forma incentivada a participao das crianas na instituio? As suas sugestes so ouvidas e tidas em considerao; Participam nas actividades da vida diria (limpeza, compras, tratamento de roupas, ementas, etc); Imposio da sua vontade, pela argumentao/agressividade; Responsabilizar-se pelas crianas mais novas; Decorar o espao de acordo com a sua vontade; Participar em reunies de equipa; Organizar programas de actividades; Reforo positivo pelas suas realizaes;

- Quais os aspectos onde a sua participao mais significativa? Tomar conta dos mais novos; Ajudar nas actividades da casa; Ir s compras; Ajudar na elaborao da lista de compras; Ajudar na elaborao da ementa; Escolher/sugerir programas de actividades; Escolher/sugerir aspectos relacionados com a decorao do seu espao e da casa; Escolher a roupa;

17. Quais as oportunidades de experimentao de papeis? - Como ocupam os jovens o seu tempo na instituio? - Quem os acompanha? - Quem decide como ocupar o tempo? - Que outros contextos so proporcionados no sentido de experienciar novos papeis? - Quando surgem conflitos, quem e como so resolvidos?

18. Como so definidos os projectos de vida para os jovens? - Quem participa nessa definio? O prprio jovem; Tribunal; Organismos de proteco infncia; Equipa tcnica; Direco; Famlia; Comunidade ldico-educativa; Comunidade institucional; - De que forma? - Como se materializam esses projectos?

V. Poder e disciplina

19. Como se faz a (re)aprendizagem dos limites? - Como se (re)criam ambientes de socializao primria? N. de crianas/n. de funcionrios; Relao individualizada; Regras de funcionamento claras e consistentes; Figuras de autoridade presentes e significativas; No existir contradio entre os diferentes actores

- Quem so as figuras que a criana reconhece como autoridade? Como est hierarquizada a instituio; Quem chama a ateno das crianas e actua em casos de desobedincia; Que castigos so habitualmente utilizados; Como reage a criana a esses castigos;

- Como organizada / pensada a ocupao diria das crianas? Diversificao e qualidade das experincias proporcionadas; Como se enfrentam os problemas inerentes escolarizao das crianas? Actividades de lazer: quais? Relaes sociais: crianas fechadas no crculo dos iguais? Oportunidades de tomar parte em universos sociais diversificados atravs do acesso a relacionamentos com crianas e adultos de outros meios sociais?

20.

As

crianas

institucionalizadas

apresentam

dfices

no

plano

da

compreenso dos valores morais?

- Como lidam estas crianas com a imposio de limites? Agressividade; Desobedincia; Revolta; Chantagem/manipulao; Aceitao e interiorizao; Tentativa de alterar as regras.

- Quais os aspectos reveladores de que estamos em presena de crianas que no puderam aprender a amar valores morais tidos como essenciais para a vida em sociedade? Mentir com frequncia; Furtar os companheiros mais novos; Furtar em lojas; Aceitar ofertas de objectos roubados; Destruir objectos do prprio e dos outros; No cumprir horrios; No assumir compromissos; Desistir rapidamente de uma tarefa cuja concretizao demorada; Insulto fcil, menor contrariedade; Agresso pronta face menor oposio; Desobedincia sistemtica;

Rejeio das hierarquias; Incapacidade de relacionar trabalho e sucesso (esforo e realizao de objectivos);

Dificuldade de apreender a relao entre o eu interno e a realidade externa;

Incapacidade de reflectir sobre o seu prprio comportamento (auto reflexividade);

Reinterpretao simblica deficitria dificuldade em apreender e aprender os modelos institudos;

Dificuldade em experienciar sentimentos positivos em relaes / actividades que apelam s regras, persistncia, responsabilizao;

No reconhecimento das figuras de autoridade; Baixa resistncia frustrao, com passagem ao acto; Conscincia moral deficitria ou ausente.

- Como lida a instituio com esses dfices? Medidas tomadas; Actividades problemtica; Como e quem as desenvolve; Participao da equipa e das crianas / jovens na implementao dessas medidas; estruturadas especificamente em funo desta

21. Quando o jovem cria problemas graves, como se lida com estas situaes? - Como se castiga e recompensa? - Existe um sistema de recompensas e castigos definido nalgum documento escrito?

- Que meios so utilizados para transmitir criana a noo de responsabilidade? - Quem decide? - Como se processa essa estratgia? - Quais os resultados esperados? - Quais os resultados obtidos? - Que estratgias / mudanas deveriam ser implementadas?

Muito obrigada pela colaborao.

Recolha de dados: o procedimento Tratando-se de um estudo de caso, centrado nas representaes individuais dos actores que directamente contracenam com as crianas no seu dia a dia, a anlise qualitativa impe-se. Optou-se por privilegiar a utilizao da entrevista, o mesmo formato a todos os profissionais do Centro em estudo, e analisar criticamente as suas respostas, luz do que foi teoricamente definido como suporte da construo de uma identidade saudvel. A partir da viso de dentro, pretende-se reflectir sobre as condies que o CAT em anlise (no) rene no sentido de responder eficazmente s reais necessidades das crianas que acolhe.

O formato da entrevista: A entrevista, individual, seguiu um formato semi-estruturado. O guio foi estruturado em torno de cinco eixos considerados fundamentais na vida da organizao, em funo do supremo objectivo de proporcionar a estas crianas condies para crescer de forma saudvel: - representao do papel institucional; - interveno pedaggica / teraputica; - comunicao; - participao e autonomia; - poder e disciplina. Cada um destes eixos se desdobrou em vrias perguntas, num total de 21 (vinte e uma), pr identificando-se, para cada uma delas, alguns indicadores, com o intuito de permitir (re)direccionar a conversa entrevista em anexo). Todas as entrevistas foram realizadas pela mesma pessoa - a autora deste trabalho no sentido de seguir, o mais possvel, um estilo de abordagem comum a todos os entrevistados. Claro que a conversa exige sempre reformulaes, pelas modulaes que os intervenientes lhe imprimem, pelo que esta estratgia representou, simultaneamente, um importante factor de aprendizagem na tcnica de entrevista. O que se diz silenciosamente condicionado pela ateno de quem em caso de disperso (guio da

escuta; de algum modo, o interlocutor apercebe-se da qualidade da expectativa que lhe dirigida. Porque ouvir no uma atitude de mera suspenso do discurso, de conteno das palavras face a um outro que, a ss na nossa presena, se revela ou se expe. Ouvir no deixar de falar para escutar os nossos prprios pensamentos. , antes de tudo, renunciar a atrair a ateno sobre ns, numa expresso de disponibilidade face ao outro, de acolhimento e interesse genuno pela sua mensagem, que se formula e reformula na nossa presena, que se modela na nossa escuta. De facto, a entrevista semi-estruturada demonstrou ser um instrumento relacional dinmico de recolha de informao. Com um elevado potencial de adaptao ao objecto de pesquisa, bem como aos seus sujeitos, caracteriza-se por uma grande maleabilidade. Formula-se e reformula-se, evoluindo medida do entendimento do inquiridor, que v as suas perguntas modificadas pelas respostas dos entrevistados (Fink, 2003). Assim, embora as questes tenham sido colocadas de forma igual para todos os entrevistados, no se pode afirmar que a entrevista foi igual para todos, j que o prprio entrevistador, sendo influenciado pela progresso e estilo da interaco, formula e direcciona as questes de forma diferente. Refora-se, deste modo, a utilidade de um guio que, sem deixar de dar liberdade de resposta, permita ao entrevistador no se desviar dos objectivos traados. Este guio foi usado como um organizador flexvel, que privilegiou sempre o entrevistado, de acordo com a sua rea de especialidade, conhecimento e experincia. Apesar do formato ser o mesmo para todos os entrevistados, constituiu preocupao do entrevistador adequar a abordagem em funo das circunstncias e das pessoas concretas (Sudman & Bradburn, 1982). Assim, por exemplo, os tcnicos apresentaram uma fluidez discursiva e uma capacidade de anlise crtica e desenvolvimento das questes que se traduziu numa maior durao do tempo da entrevista. Quando se percebia que determinada pessoa no conseguia desenvolver um dado tema, ou por desconhecimento ou por dificuldade de expresso, reformulava-se a pergunta. A conversao foi sempre orientada no sentido de desenvolver e aprofundar a opinio pessoal e especfica do entrevistado no contexto concreto do CAT onde trabalha, respeitando e sugerindo activamente que, tanto quanto possvel, fosse espontneo e genuno nas suas respostas, reforando-se o carcter annimo da informao assim recolhida.

Houve sempre o cuidado deliberado de no imprimir conversao o formato de um dilogo, que suporia um equilbrio nas intervenes, conferindo-se absoluta prioridade escuta do entrevistado, focalizando-se a ateno no seu discurso e criando condies para a explorao do mesmo. Na maior parte das entrevistas, as questes foram-se sucedendo de acordo com a sequncia definida; contudo, em conformidade com a dinmica da comunicao, esta foi alterada sempre que tal se justificou. Em alguns casos, a partir das questes iniciais, as respostas dos inquiridos desdobraram-se, enunciando um conjunto diverso de aspectos que dispensou a formulao de algumas das questes restantes. Teve-se o cuidado, depois, na transcrio, de tentar encaixar a informao nas respectivas questes, para facilitar o tratamento da informao.

O procedimento O CAT a estudar era do conhecimento prvio da autora do trabalho. Na experincia profissional do dia a dia, contacta com vrios CAT do pas, conhecendo minimamente as suas dinmicas e filosofia de interveno. O CAT Me dgua diferencia-se, positivamente, da maior parte dos outros, pelo clima de familiaridade e proximidade que envolve as crianas. Os tcnicos, e em particular a sua directora, investem activamente na construo de um ambiente afvel, informal, embora estruturado, para que as crianas se sintam em casa. A qualquer hora do dia, o visitante depara-se com crianas que entram e saem, que brincam e correm, com adultos que naturalmente as apoiam, dando de imediato uma sensao de famlia. A prpria estrutura (circular) beneficia a interaco entre todos, com os espaos, embora diferenciados, a serem apropriados por todas as pessoas da casa, incluindo as crianas. Por outro lado, acolhendo essencialmente crianas pequenas, muitas das problemticas que se observam noutras respostas de acolhimento infantil, no tm aqui a exuberncia das manifestaes a observadas. Como o objectivo era perceber os constrangimentos da instituio ao desenvolvimento de uma identidade saudvel, e esta se desenha desde as relaes precoces, privilegiou-se uma resposta direccionada para crianas pequenas.

Aps a seleco do CAT a estudar, procedeu-se ao contacto com a direco, para indagar da disponibilidade para participar neste estudo, e esclarecer os objectivos e metodologia a utilizar. Na reunio de equipa mensal, a directora explicou a todo o pessoal o que se pretendia com este estudo, bem como da disponibilidade para participarem. Todos aderiram sem reservas, pelo que todo o pessoal, caracterizado no quadro seguinte, foi alvo de entrevista.

Funo desempenhada

Habilitaes acadmicas Licenciatura em

Tempo de servio na instituio

Entrevista 1

Educadora

Ed. Infncia e formao em Ensino Especial

5 Anos

Entrevista 2 Entrevista 3 Entrevista 4 Entrevista 5 Entrevista 6 Entrevista 7 Entrevista 8 Entrevista 9 Entrevista 10 Entrevista 11 Entrevista 12

Auxiliar de educao Auxiliar de servios gerais Auxiliar de cozinha Auxiliar de educao Auxiliar de educao Auxiliar de cozinha Cozinheira Auxiliar de educao Motorista Lavadeira/ Engomadeira Auxiliar de cozinha

9 Ano 6 Ano 6 Ano 9 Ano 12 Ano 6 Ano 4 Ano 9 Ano 4 Ano 4 Ano 4 Ano Licenciatura em

1 Anos 4 Anos 5 Anos 7 Anos 2 Anos 8 Anos 8 Anos 7 Anos 3 Anos 5 Anos 8 Anos

Entrevista 13

Directora

Servio Social e ps graduao em Reabilitao Social

8 Anos

Entrevista 14

Auxiliar de servios

9 Ano

2 Anos

gerais Entrevista 15 Entrevista 16 Entrevista 17 Entrevista 18 Entrevista 19 Entrevista 20 Auxiliar de educao Auxiliar de educao Auxiliar de educao Auxiliar de educao Psicloga Cozinheira 9 Ano 9 Ano 9 Ano 11 Ano Licenciatura em Psicologia 11 Ano 1 Anos 7 Anos 8 Anos 7 Anos 8 Anos 8 Anos

O entrevistador deslocou-se vrias vezes ao local de trabalho dos entrevistados, e as entrevistas decorreram sempre no horrio laboral de cada um. Como grande parte destes funcionrios trabalha por turnos, o entrevistador foi-se adaptando, apesar de alguns funcionrios, sobretudo os que trabalham de noite, se terem disponibilizado para serem entrevistados no seu dia de folga. Todas as entrevistas (N= 20) foram gravadas e posteriormente transcritas. A totalidade das entrevistas perfaz cerca de 35 H de gravao, o que, grosso modo, traduz a durao mdia de uma hora e meia por entrevista. A tarefa de transcrio dos registos gravados aparentemente estril, pouco desafiante do ponto de vista da investigao e desgastante do ponto de vista do tempo que exige (cada hora de gravao correspondeu, em mdia, a trs horas de transcrio) constituiu uma oportunidade privilegiada de anlise minuciosa do contedo dos dilogos, da sua dinmica e da formulao de perguntas e respostas, pelo que, na sua totalidade, foi feita pelo entrevistador. De algum modo, o momento da entrevista foi re-feito, actualizado num registo e num tempo diferentes, possibilitando um olhar mais centrado e atento sobre o dito, procurando relacionar o discurso com a prtica observada e com o suporte terico da pesquisa.

Das könnte Ihnen auch gefallen