Sie sind auf Seite 1von 32

Disciplina: Complementos de Matemtica e Estatstica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3284 Perodo: 1

A natureza do mtodo estatstico e a Bioestatstica. Estatstica descritiva. Probabilidade. Estatstica Indutiva. Regresso e Correlao. II - OBJETIVOS Familiarizar o aluno com tcnicas do mtodo estatstico. Desenvolver modelos matemticos que leve o aluno a perceber a importncia da estatstica na anlise e interpretao de dados qualitativos e quantitativos. Proporcionar o aluno condies para realizar o controle estatstico de uma pesquisa, desde a coleta de dados at a tomada de deciso. Familiarizar o aluno com a concentrao de modelos matemticos para experimentos aleatrios. Estimar parmetros populacionais. Testar hipteses estatsticas em problemas que ocorrem no cotidiano.

Disciplina: Fsica para Farmcia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3289 Perodo: 1

Cinemtica As leis de Newton Energia Mecnica Fluidos Temperatura e Calor tica Eletricidade. II - OBJETIVOS Capacitar o aluno a identificar os fenmenos fsicos e utilizar as leis fsicas no estudo dos fenmenos Despertar no aluno o interesse pela cincia, de um modo geral, e pela fsica, em particular, atravs de aulas prticas no laboratrio de fsica Capacitar o aluno a resolver problemas utilizando as leis fsicas.

Disciplina: Introduo Farmcia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3287 Perodo: 1

Introduo as Cincias Farmacuticas. reas de Atuao do Farmacutico. Funes do Farmacutico. A Pesquisa, a Produo e o Ensino Superior. II - OBJETIVOS Perspectivar o papel do Farmacutico na relao entre o Homem, o Medicamento e a Sade em geral, no contexto das diferentes pocas e sociedades. Perceber a evoluo da profisso ao longo da Histria, desde as prticas mais primitivas associadas feitiaria at definio do estatuto do Farmacutico. Compreender a evoluo das teorias e prticas teraputicas, da mais remota Antiguidade at s atuais Cincias Farmacuticas. Contribuir para incrementar a motivao do aluno pela sua rea de estudo.

Disciplina: Citologia, Histologia e Embriologia Geral Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3285 Perodo: 1


x

Citologia e histologia humana. Os tecidos do corpo humano. Os rgos do corpo humano. Embriologia Humana. Desenvolvimento. Morfognese e organognese. II - OBJETIVOS Classificar e caracterizar morfofuncionalmente os tecidos e rgos do corpo humano, em nvel de microscopia ptica Reconhecer todos os processos normais de desenvolvimento do novo ser, desde a fecundao at o momento do nascimento, podendo estabelecer o perodo provvel em que se produziu uma malformao Estabelecer relaes do desenvolvimento embriolgico com a histologia e a anatomia normal.

Disciplina: Leitura e Produo Textual Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3291 Perodo: 1

Linguagem e o processo de comunicao. Compreenso e anlise de textos apresentados. Planejamento e organizao textual. As variantes, oral e escrita e suas linguagens: produzindo textos. Ao longo do curso sero tratadas questes ortogrficas, sintticas, morfolgicas, fonticas e estilsticas que se fizerem necessrias. II - OBJETIVOS Ao final desta disciplina o aluno dever ser capaz de: Valorizar o estudo da Lngua Portuguesa numa perspectiva textual e interativa Produzir textos inteligveis, visando um eficaz desempenho em suas atividades profissionais.

Disciplina: Informtica Aplicada a Farmcia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3290 Perodo: 1

Sistemas de informao, pronturio eletrnico, sistemas de apoio deciso, processamento de sinais, processamento de imagens, INTERNET em sade, padres da informao em sade, normas apropriadas. Aplicabilidade da informtica na indstria farmacutica. II - OBJETIVOS Suprir a necessidade de ter informaes para tomada de decises. Lidar com o campo cientfico, recursos e dispositivos de apoio e aplicativos especializados. Aplicar mtodos para otimizar o armazenamento, recuperao e gerenciamento de informaes.

Disciplina: Metodologia Cientfica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3288 Perodo: 1

Cincia e conhecimento cientfico. A pesquisa cientfica e a universidade. Tcnicas de leitura e apontamentos. Tipos e instrumentos de pesquisa. Fases da pesquisa: pr-projeto, projeto e relatrio da pesquisa. Apresentao de trabalhos cientficos. II - OBJETIVOS Caracterizar o conhecimento cientfico Reconhecer a importncia da pesquisa cientfica na universidade Desenvolver habilidades relacionadas ao fazer cientfico Conhecer os tipos de pesquisa e seus respectivos instrumentos e metodologias Identificar as fases de uma pesquisa Verificar as diferentes formas de apresentar os resultados de uma pesquisa cientfica Realizar uma pesquisa cientfica.

Disciplina: Qumica Geral e Inorgnica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3286 Perodo: 1

Parte terica: Estequiometria Estrutura Atmica Classificao Peridica Ligao Qumica Funes da Qumica Inorgnica Eletroqumica Compostos de Coordenao. Parte prtica: Tcnicas experimentais em: Reaes qumicas, Funes inorgnicas e reaes envolvendo clculos estequiomtricos. II - OBJETIVOS Conceituar a Qumica Geral e Inorgnica, estudando a estrutura do tomo e suas propriedades peridicas Conhecer as propriedades qumicas e fsicas dos elementos e seus compostos atravs do estudo das ligaes qumicas Prever a estequiometria de reaes qumicas.

Disciplina: Anatomia Humana Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3286 Perodo: 1

Introduo e sistemas da estrutura do corpo: planos e eixos de simetria sistemas sseo, articular e muscular. Integrao e metabolismo: sistema nervoso, sentidos especiais, sistemas circulatrio, respiratrio, digestivo, urinrio e endcrino. Perpetuao da espcie: sistema genital masculino e feminino. II - OBJETIVOS Descrever os sistemas integrantes do corpo humano Interpretar os aspectos morfolgicos com desempenho de suas funes, com nfase na unidade II Realizar aulas prticas dos principais temas relacionados com a disciplina com aplicaes para o futuro exerccio profissional. Incentivar a curiosidade, motivando a aprendizagem de maneira aplicada Executar tarefas desenvolvendo responsabilidade e esprito de equipe.

Disciplina: Seminrio Temtico I: Segurana e Atendimento de Urgncia no laboratrio. Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 020 Cdigo: Perodo: 1 3745

Equipamentos de segurana; Uso de materiais de vidro e equipamentos; Manipulao de produtos txicos e corrosivos; Indicaes de riscos; Medidas preventivas; Instrues em caso de fogo, derrame ou vazamento. II - OBJETIVOS Conhecimento para maior segurana nos locais de trabalho na preveno de acidentes e meios de solucionar seus problemas com a eliminao de muitas condies inseguras.

Disciplina: Fsico-Qumica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3294 Perodo: 2

Parte terica: Propriedades dos gases, propriedades dos lquidos, definies termodinmicas, as leis da termodinmica, as propriedades das solues e equilbrio qumico. Parte prtica: Tcnicas experimentais em: Gases ideais e gases reais, termodinmica, solues e equilbrio qumico. II - OBJETIVOS Capacitar o aluno a compreender os fenmenos fsico-qumicos pertinentes a gases e solues, correlacionando-os com as reaes observadas experimentalmente.

Disciplina: Parasitologia Geral Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade

C/H: 060 Cdigo: 3292 Perodo: 2

I - EMENTA Introduo a Parasitologia humana, Helmintologia, Protozoologia, Artropodologia, Tcnicas para diagnstico de parasitoses humanas, Noceozoologia. II - OBJETIVOS Reconhecer as etapas do ciclo biolgico dos principais parasitos da espcie humana e dos seus respectivos habitats nos diferentes sistemas do corpo humano Compreender a dinmica da relao parasitohospedeiro Identificar os fatores epidemiolgicos que favorecem o estabelecimento das diversas parasitoses Realizar, aplicar e correlacionar diferentes mtodos e tcnicas para o diagnstico das parasitoses Desenvolver raciocnio crtico e capacidade para aplicar medidas profilticas no controle de parasitoses Utilizar os conhecimentos em Parasitologia para desenvolver habilidades e atitudes para resoluo de problemas de sade Desenvolver, atravs das atividades de pesquisa e extenso, capacidade de avaliao da ocorrncia de parasitoses.

Disciplina: Qumica Analtica Qualitativa Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3296 Perodo: 2

Parte terica: Anlise qualitativa (base terica) Solues aquosas de substncias inorgnicas Teoria clssica das reaes cido-base Equilbrio qumico Reaes de oxireduo. Parte prtica: Tcnicas experimentais da anlise qualitativa. II - OBJETIVOS Conceituar a qumica analtica qualitativa, estudando os diferentes tipos de reao que ocorrem em soluo aquosa Introduzir as tcnicas de separao e identificao de ctions e nions em soluo aquosa Conhecer as reaes qumicas de separao e identificao de ctions e nions em soluo aquosa.

Disciplina: Qumica Orgnica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H:

080 Cdigo: Perodo: 2

3295

Parte terica: Introduo qumica orgnica: conceituao fundamental e estrutura molecular Acidez e basicidade das substncias orgnicas Sinopse dos grupos funcionais: nomenclatura e isomeria Foras Intermoleculares Estereoisomeria geomtrica e tica. Parte prtica: Tcnicas experimentais de separao, purificao e identificao de substncias orgnicas. II - OBJETIVOS Conceituar a qumica orgnica, estudando a natureza e a estrutura das substncias orgnicas Conhecer as caractersticas estruturais e as propriedades das molculas orgnicas Conhecer os grupos funcionais mais importantes e suas principais propriedades. Introduzir as principais tcnicas experimentais de separao, purificao e identificao de substncias orgnicas.

Disciplina: Sociologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: Perodo: 2

2928

A Sociologia como Cincia Social. Principais teorias e pensadores da Sociologia e o problema da relao indivduo e sociedade. A Sociologia no Brasil. A Sociologia, o corpo e as prticas mdicas. II - OBJETIVOS Levar o aluno a compreender a importncia dos estudos da cincia sociolgica para sua formao e desempenho profissional Desenvolver o esprito cientfico e crtico do aluno sobre a realidade e os fenmenos sociais Proporcionar aos estudantes atitude crtica frente aos aspectos sociais das prticas mdicas e farmacolgicas.

Disciplina: Gentica e Biologia Molecular Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3297 Perodo: 2

Introduo Gentica. Teoria cromossmica de herana. Padres de transmisso gnica. Noes de Gentica Bioqumica, Engenharia Gentica e Farmacogentica II - OBJETIVOS Identificar e interpretar as estruturas e funes nucleares; Interpretar os conceitos de Biologia Celular; Identificar e analisar os mecanismos de herana na espcie humana; Reconhecer o modo como a herana e a manipulao gentica interferem na resposta a medicamentos por parte do indivduo

Disciplina: Microbiologia Bsica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA Microbiologia Geral. Bacteriologia. Virologia. Micologia. II - OBJETIVOS

C/H: 060 Cdigo: 3293 Perodo: 2

Compreender os mecanismos bsicos da infeco e da resistncia Conhecer as caractersticas microbiolgicas dos principais microrganismos causadores de infeco na espcie humana e relacionar, com suas respectivas doenas Correlacionar as caractersticas microbiolgicas dos microrganismos patognicos com os aspectos preventivos, clnicos e teraputicos das infeces por eles causadas Executar as tcnicas bsicas de colheita, preveno e preparao de material para exames microbiolgicos.

Disciplina: Psicologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3298 Perodo: 2

A Cincia do Comportamento. Personalidade e suas teorias. Distrbios Psicolgicos. Aspectos Psicolgicos do Processo Sade/Doena. As Terapias no Processo de Crise. Instrumentalizao no Exerccio da Profisso. II - OBJETIVOS Identificar o estudo da Psicologia, para conhecimento do indivduo e sua relao com o outro. Reconhecer a importncia e entendimento do conceito de sade, suas crises e terapias. Aprofundar alguns aspectos ligados Psicologia e a Sade Mental, favorecendo uma melhor compreenso do ser humano como pessoa.

Disciplina: Seminrio Temtico II: Meio Ambiente Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 020 Cdigo: 3740 Perodo: 2

Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. Introduo a gesto e educao ambiental. Preservao ambiental. A crise ambiental e globalizao. A cultura e o meio ambiente. A influncia do meio ambiente na sade humana. O meio ambiente e a descoberta e produo de frmacos. II - OBJETIVOS Debater sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentvel Introduzir conceitos sobre gesto e educao ambiental Conceituar preservao ambiental Apresentar os principais problemas na rea de poltica ambiental Ressaltar a crise do meio ambiente e a globalizao Identificar os fatores culturais relacionados a destruio do meio ambiente Relacionar sade e meio ambiente Discutir sobre produo de frmacos e meio ambiente.

Disciplina: Patologia Geral Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3304 Perodo: 3

Introduo ao estudo da Patologia. Mtodos de estudo em Patologia. Etiopatognese geral das leses. Degeneraes, necrose, apoptose e calcificao. Pigmentos e pigmentao patolgica. Pertubaes circulatrias. Inflamao, reparao, transtornos do crescimento. Imunopatologia. Patologia e gentica. Patologia ambiental. Distrbios nutricionais. II - OBJETIVOS Apresentar os fundamentos das alteraes funcionais e morfolgicas constituintes das doenas humanas e os mtodos de estudos utilizados para diagnstico e pesquisa em Patologia. Enumerar os agentes que causam doena, seus meios de atuao e as respectivas correlaes microscpicas e clnicas. Conceituar os principais meios de adaptao e respostas orgnicas frente doena. Descrever os mecanismos de agresso e de resposta agresso. Conceituar os principais agentes agressores biolgicos, fsicos e qumicos. Disciplina: Bioqumica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I EMENTA Fundamentos de bioqumica. A clula. As biomolculas. Membranas biolgicas. Transporte atravs da membrana. Estrutura de enzimas e catlise. Bioenergtica. Oxidaes biolgicas. Metabolismo de aminocidos, carboidratos e lipdeos. II - OBJETIVOS Completo entendimento, em nvel molecular de todos os processos qumicos associados com as clulas vivas. Descrever a organizao dos processos bioqumicos nos compartimentos celulares. Conhecer a qumica das molculas encontradas nas clulas. A compreenso das funes biolgicas dessas molculas. Descrever as principais vias metablicas, suas inter-relaes e regulaes. C/H: 080 Cdigo: 3299 Perodo: 3

Disciplina: Sade Pblica e Epidemiologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3300 Perodo: 3

A disciplina objetiva estimular e incutir no futuro profissional a compreenso dos fatores essenciais envolvidos na promoo da sade e na preveno de doenas. Nesta abordagem so discutidos os aspectos histricos da higiene social e da sade pblica, associados ecologia, vigilncia epidemiolgica e sanitria, com aplicaes prticas destes princpios nas diversas formas de agravo sade, bem como o conceito de medicamento e os sistemas de controle do mesmo na sociedade. II - OBJETIVOS Garantir uma viso geral de conceitos referentes higiene social conhecer sistemas, pblicos e privados, de sade conhecer sistemas, governamentais e sociais, de controle de medicamentos desenvolver conhecimentos e habilidades que venham facilitar a integrao do farmacutico em equipe multiprofissional, na promoo da sade da populao orientar no desenvolvimento de pesquisa ligada ao mbito de atuao do profissional farmacutico.

Disciplina: Imunologia Bsica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3301 Perodo: 3

O sistema imunolgico: mecanismos especficos e inespecficos de defesa antgenos e anticorpos reaes de hipersensibilidade imunidade e deficincias imunolgicas. Tcnicas laboratoriais de reaes imunolgicas. II - OBJETIVOS Ao final do curso, o aluno dever ser capaz de entender os princpios bsicos das respostas imunes e suas aplicaes no diagnstico e compreenso da etiologia de algumas doenas humanas.

Disciplina: Qumica Analtica Quantitativa Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3302 Perodo: 3

Mtodos qualitativos, fundamentos da anlise gravimtrica, introduo anlise volumtrica. II - OBJETIVOS Capacitar o aluno a afetar os procedimentos de anlise quantitativa gravimtrica e volumtrica, constatando experimentalmente as afirmaes tericas aprendidas em sala de aula.

Disciplina: Qumica Orgnica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3303 Perodo: 3

Parte terica: Reatividade das substncias orgnicas: relao entre estrutura e reatividade das substncias orgnicas intermedirios de reao (radicais livres, carboctions e carbnions) reagentes eletroflicos e nucleoflicos Tipos de reao: estudo do mecanismo das reaes efeitos estereoeletrnicos dos substituintes sobre a reatividade das substncias orgnicas. Parte prtica: Tcnicas de preparao de substncias orgnicas atravs da sntese de substncias orgnicas. II - OBJETIVOS Compreender o comportamento qumico das substncias orgnicas a partir da relao entre a estrutura qumica e a reatividade. Conhecer os principais tipos de reaes qumicas a partir do estudo mecanstico das reaes. Conhecer os principais mtodos para a preparao de substncias orgnicas atravs da formao de ligaes carbono-carbono e da transformao de grupamentos funcionais. Introduzir as principais tcnicas experimentais de sntese de substncias utilizando reaes nucleoflicas e eletroflicas.

Disciplina: Seminrio Temtico II - Meio Ambiente Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 020 Cdigo: 3741 Perodo: 3

Fundamentos do Suporte Bsico Vital a vtimas de acidente ou malsbito. Medidas preventivas primrias contra acidentes no lar, no trabalho e em via pblica. Procedimentos de Enfermagem Bsica no mbito de atuao do profissional de Farmcia. II - OBJ ETIVOS Ao final da disciplina os acadmicos devero ser capazes de: Identificar situaes emergenciais; Aplicar o Suporte Bsico Vital; Atuar como agentes multiplicadores de medidas preventivas primrias contra acidentes; Realizar procedimentos fundamentais de enfermagem.

Disciplina: Estgio Supervisionado Obrig. em Farmcia Comercial Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 120 Cdigo: 5791 Perodo: 3

A disciplina objetiva situar os futuros profissionais dentro de um contexto de mercado altamente especializado, demonstrando atravs da prtica administrativa e cientfica, os principais fatores que influenciaro a gerncia tcnica de um estabelecimento farmacutico. Neste estgio sero estudados os princpios bsicos e norteados da Ateno Farmacutica e da dispensao de medicamentos aos pacientes. II - OBJETIVOS Garantir uma viso geral dos conceitos sobre o atendimento, orientao e o controle dos medicamentos para o paciente. Desenvolver conhecimentos e experincias que possibilitem a prestao de servios de sade sociedade.

Disciplina: Gesto Econmica e Empresarial em Farmcia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3306 Perodo: 3

A disciplina objetiva situar os futuros profissionais dentro de mercado altamente globalizado, demonstrando atravs de anlises administrativas os principais fatores que influenciaro a gerncia de um farmacutico. Nestas anlises sero estudados os princpios bsicos Economia e da Administrao. II - OBJETIVOS

um contexto de econmicas e estabelecimento e norteados da

Garantir uma viso geral de conceitos sobre economia e administrao. Desenvolver conhecimentos e experincias que possibilitem a anlise econmica e administrativa de empresa de diferentes portes.

Disciplina: Farmacobotnica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3307 Perodo: 4

Conceito, organografia e anatomia dos rgos vegetativos e reprodutivos, estudos das Gymnospermae e Angiospermae, caracterizao de criptgamos, algas, cianobactrias e fungos. Principais representantes de interesse farmacobotnico da flora brasileira, nomenclatura, mtodos e tcnicas de coletas e conservao de vegetais, reconhecimento de plantas de interesse farmacobotnico em hortos e herbrios. II - OBJETIVOS Estudar os aspectos citolgicos, histolgicos e organogrficos das plantas, aspectos quanto ao cultivo e coleta de plantas medicinais. Executar prticas na preparao de materiais de origem vegetal destinadas ao estudo macro e microscpico das drogas vegetais.

Disciplina: Farmacotcnica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3311 Perodo: 4

Na disciplina sero abordadas as operaes farmacuticas mais importantes, incompatibilidades farmacuticas, bem como os hidrleos, alcoleos, ps, granulados, cpsulas e xaropes. II - OBJETIVOS Esta disciplina ter como objetivo dar aos alunos os conhecimentos bsicos das formas farmacuticas e capacit-los a manipular suas vrias formas, bem como trein-los para execuo de tcnicas e operaes farmacuticas bsicas.

Disciplina: Bioqumica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 2936 Perodo: 4

Metabolismo: Catabolismo e Biossntese de molculas. Hormnios e Integrao metablica. Digesto e absoro de molculas. Integrao metablica. Protenas plasmticas. Metabolismo de cidos nuclicos. Tecnologia de DNA recombinante. Transporte de gases. II - OBJETIVOS Fornecer os conhecimentos bioqumicos indispensveis para o aluno compreenda o funcionamento normal e patolgico das funes de digesto, respirao, transporte de solutos no sangue, depurao de catablitos e regulao neuro-hormonal do metabolismo.

Disciplina: Fisiologia Geral Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3309 Perodo: 4

Fisiologia do Sistema nervoso e neuromuscular. Fisiologia da Circulao. Fisiologia da Respirao. Fisiologia Renal. Fisiologia do Sistema digestivo. Fisiologia endocrinolgica e da reproduo. II - OBJETIVOS Dotar os alunos de conhecimento sobre a fisiologia dos sistemas nervoso e endcrino, enfatizando sua participao na integrao das diferentes funes do organismo. Ministrar aos alunos noes sobre os seguintes temas, objetivando o aprendizado da fisiologia humana: Bases fisiolgicas da integrao neuromuscular; Homeostase cardiovascular; Funo pulmonar e regulao respiratria; Digesto; Processo de formao e excreo da urina; Fisiologia da reproduo.

Disciplina: Farmcia Hospitalar Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3312 Perodo: 4

A disciplina objetiva garantir os princpios de administrao de uma farmcia hospitalar, seja ela, pblica ou privada. Desta forma so discutidos aspectos relacionados a suprimento, padronizao, aquisio, armazenamento, produo, controle de qualidade, dispensao de medicamentos e de materiais mdico-hospitalares, bem como, o papel do farmacutico nas comisses multiprofissionais de sade e na assistncia voltada para o uso racional de medicamentos no Hospital. II - OBJETIVOS Garantir conhecimentos bsicos de administrao em Farmcia Hospitalar desenvolver aspectos relacionados cadeia de suprimento da Farmcia, desde o abastecimento at a distribuio de produtos farmacuticos, saneantes e correlatos reconhecer o papel do farmacutico nas diferentes equipes multiprofissionais existentes dentro de um estabelecimento hospitalar conhecer estabelecimentos, pblicos e privados, de farmcia hospitalar observando os diferentes critrios de padronizao de medicamentos e gerncia farmacutica.

Disciplina: Anlise Instrumental Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3318 Perodo: 4

Propriedades fsicas teis anlise. Introduo aos mtodos ticos de anlise. Instrumentao. Absoro da Radiao na regio do UV e Visvel. Fotoluminescncia, Nefelometria, Turbidimetria. Espectroscopia de emisso. Espectrofotometria de absoro atmica. Cromatografia.

II - OBJETIVOS Ao final do perodo, o aluno dever ser capaz de conhecer os principais mtodos instrumentais de anlise qumica.

Disciplina: Farmacodinmica e Farmacocintica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3315 Perodo: 4

Estudo dos mecanismos de ao dos medicamentos e dos fenmenos que regem a absoro, a distribuio, a biotransformao e a excreo dos mesmos. Estudo das aes e efeitos dos agentes quimioterpicos. II - OBJETIVOS Fornecer ao futuro profissional farmacutico conhecimentos bsicos acerca dos mecanismos de ao dos frmacos e dos processos fsico-qumicos e bioqumicos que definem o destino dos mesmos no organismo. Capacit-lo a entender as aes, os efeitos e o destino dos agentes utilizados para inviabilizar o desenvolvimento e a sobrevivncia de formas de vida prejudiciais sade humana.

Disciplina: Estgio Supervisionado Obrigatrio em Farm. Hospitalar Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 120 Cdigo: 3313 Perodo: 4

Atividade prtica supervisionada relativa habilitao de farmacutico compreendendo a dispensao, controle de estoque, estocagem de medicamentos, fracionamento para doses individualizadas, controle de legislao de entorpecentes e psicotrpicos, administrao de farmcia, germicidas e um contato direto com os principais grupos farmacolgicos de uso corrente na teraputica em seus diversos aspectos. II - OBJETIVOS Garantir conhecimentos bsicos de administrao em Farmcia Hospitalar desenvolver aspectos relacionados cadeia de suprimento da Farmcia, desde o abastecimento at a distribuio de produtos farmacuticos, saneantes e correlatos reconhecer o papel do farmacutico nas diferentes equipes multiprofissionais existentes dentro de um estabelecimento hospitalar conhecer estabelecimentos, pblicos e privados, de farmcia hospitalar observando os diferentes critrios de padronizao de medicamentos e gerncia farmacutica.

Disciplina: Anlises Clnicas Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 100 Cdigo: 3317 Perodo: 5

Bioqumica clnica: constituintes do sangue eletrlitos, no eletrlitos, enzimas e isoenzimas, provas funcionais e diagnstico bioqumico em enfermidades. Hematologia clnica: o sangue e sua constituio. Ontognese da Hematopoiese. Diagnstico das anemias. Sndromes leucocitrias. Hemostasia. Imunohematologia. Tcnicas Hematolgicas. Imunologia clnica: mtodos analticos aplicados ao diagnostico imunolgico. Parasitologia clnica: mtodos laboratoriais para diagnstico de parasitoses. Microbiologia clnica: diagnstico laboratorial em bacteriologia, diagnstico laboratorial das micoses superficiais e profundas. Diagnstico laboratorial em virologia. Citopatologia: diagnstico citopatolgico e suas correlaes clnicas. II - OBJETIVO Instrumentalizar o aluno de graduo em farmcia para o conhecimento, realizao e interpretao do diagnstico clnicolaboratorial com segurana e qualidade.

Disciplina: Farmacognosia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3316 Perodo: 5

Introduo farmacognosia, matrias primas e vegetais, metabolismo bsico e origem dos metablitos secundrios, principais grupos de metablitos vegetais de interesse farmacutico e anlise farmacopicas de matrias primas vegetais. II - OBJETIVOS Ao final da disciplina o aluno dever conhecer os principais grupos de metablitos vegetais de interesse farmacutico, os exemplos clssicos de plantas que os contm e suas aplicaes, alm dos mtodos de extrao e caracterizao dos mesmos e dos procedimentos farmacopicos para a anlise das drogas vegetais.

Disciplina: Farmacotcnica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3319 Perodo: 5

Na disciplina sero abordadas as operaes farmacuticas: comprimidos e drgeas. Sero vistos ainda, uma abordagem sobre medicamento, receita, forma e frmulas farmacuticas, suspenses, emulses, injetveis, pomadas e supositrios. II - OBJETIVOS Dar aos alunos os conhecimentos bsicos das formas farmacuticas e capacitlos a manipular suas vrias formas, bem como trein-los para execuo de tcnicas e operaes farmacuticas bsicas. Sero avaliadas ainda as caractersticas fsicas e fsicoqumicas e farmacolgicas das substncias ativas com seus respectivos adjuvantes.

Disciplina: Toxicologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: Cdigo: Perodo:

060 3310 5

Conceitos de toxicintica (absoro, distribuio biotransformao e eliminao de agentes intoxicantes). Toxicodinmica caracterizando o(s) mecanismo(s) de ao destes agentes e as relaes estrutura qumica x atividade toxicante. Preveno de intoxicaes, fundamentos dos antdotos e cuidados utilizados na ocorrncia da intoxicao. Avaliaes de toxicidade com relaes de doses e tipos de testes toxicolgicos. Atravs de aulas tericas e prticas estas bases gerais so abordadas no estudo da Toxicologia dos medicamentos, social, ambiental e ocupacional sendo tambm apresentadas consideraes gerais da toxicologia de alimentos. II - OBJETIVOS Formao do profissional farmacutico com conhecimentos cientficos tericos e prticos que permitam prevenir, detectar e encaminhar os primeiros socorros nas intoxicaes medicamentosa, social e ocupacional.

Disciplina: Deontologia e Legislao Farmacutica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 2948 Perodo: 5

A disciplina objetiva garantir o conhecimento da legislao brasileira pertinente rea de estabelecimentos farmacuticos bem como naquelas onde o profissional farmacutico atua de forma no privativa, possibilitando que o aluno possa analisar seu papel dentro do Cdigo de tica da profisso e nos preceitos morais da sociedade brasileira. II - OBJETIVOS Conhecer a legislao brasileira pertinente prtica farmacutica em estabelecimentos onde o profissional atua como responsvel tcnico. Garantir habilidades de interpretao e formas de cumprimento da legislao sanitria. Desenvolver o interesse do alunado pelas questes de Vigilncia Sanitria e assuntos regulatrios.

Disciplina: Estgio Sup. Obrig. em Laboratrio de Anlises Clnicas Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 120 Cdigo: 3320 Perodo: 5

Coleta de material clnico processamento e transporte do material clnico limpeza, desinfeco e esterilizao expurgo no laboratrio clnico diagnstico laboratorial em bacteriologia, parasitologia, micologia e virologia diagnstico imunolgico e sorolgico exames hematolgicos urinlise e bioqumica clnica hormnios introduo ao diagnstico em biologia molecular controle de qualidade administrao de laboratrio de anlises clnicas relatrio das atividades desenvolvidas. II - OBJETIVOS Instrumentalizar o profissional de Anlises Clnicas para o conhecimento, realizao e interpretao dos exames laboratoriais, dentro dos princpios das boas prticas em laboratrio clnico em consonncia com a legislao em vigor, bem como incentiv-los ao trabalho em anlises clnicas com organizao, segurana e qualidade.

Disciplina: Bromatologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3325 Perodo: 5

Conceito, classificao, valor calrico e valor nutricional dos alimentos. Estudo qumico-bromatolgico das protenas, glicdios, lipdeos e ouros constituintes alimentares. Estudo dos pigmentos. Processos de degradao. gua: propriedades e influncia na degradao dos alimentos. Aditivos alimentares. Noes bsicas de tecnologia de alimentos. II - OBJETIVOS Esta disciplina tem como objetivo fornecer condies para o entendimento da composio dos alimentos, bem como das transformaes sofridas durante as etapas de armazenamento e processamento.

Disciplina: Interpretao de exames laboratoriais. Curso: Farmcia Faculdade: Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 1222 Perodo: 6

Fatores que Afetam a Interpretao dos Resultados de Exames Laboratoriais. Testes diagnsticos: Caractersticas e interpretao. Exames hematolgicos, bioqumicos, imunolgicos, parasitolgicos, microbiolgicos e citopatolgicos. II - OBJETIVOS Capacitar o aluno a analisar, criticar e interpretar exames laboratoriais, visando colaborar no diagnstico, tratamento e acompanhamento clnico.

Disciplina: Anlises de Alimentos Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3332 Perodo: 5

Principais mtodos utilizados na avaliao da qualidade e da identidade de alimentos por meio de suas propriedades fsico-qumicas Teoria da amostragem e preparo de amostras em anlise de alimentos Determinao dos principais constituintes dos alimentos: umidade, carboidratos, protenas, lipdeos, cinzas Controle de qualidade na indstria de alimentos por anlise fsico-qumicas Caracterizao dos principais alimentos nutracuticos Legislao brasileira sobre alimentos. Conceitos de Nutrio Enteral e Paranteral: Indicaes clnicas. Vias de administrao Requisitos estruturais ambientais e fsicos do setor de nutrio parenteral Boas Prticas de manipulao Garantia de controle de qualidade Atuao do farmacutico na equipe multidisciplinar e no seguimento do paciente. II - OBJETIVOS Fornecer condies para o entendimento dos principais mtodos de caracterizao e quantificao dos constituintes dos alimentos, bem como das propriedades funcionais de alguns alimentos nutracuticos. Fornecer condies para o entendimento da administrao de nutrio enteralparenteral, tanto quanto da atuao do Farmacutico no acompanhamento do paciente.

Disciplina: Tecnologia Enzimtica e Fermentativa Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: Cdigo:

060 3321 Perodo: 6

Microrganismos de interesse industrial: caractersticas gerais, isolamento, nutrio, cintica de crescimento e cultivo. Processos fermentativos: definio, classificaes, formas de conduo, etapas, biorreatores empregados, sistemas de esterilizao, controles e recuperao de produtos. Produtos de interesse industrial obtidos por atividade microbiana: lcool e relacionados, cidos orgnicos, antibiticos, vitaminas. Enzimas de interesse industrial: caractersticas, cintica, produo, purificao e aplicaes em diversos segmentos incluindo a sntese de frmacos, o uso teraputico e cosmtico. II - OBJETIVOS Levar o aluno ao conhecimento dos diversos processos industriais envolvendo microrganismos e enzimas. Desenvolver no aluno a capacidade de relacionar as caractersticas bsicas dos diferentes tipos de microrganismos aos diferentes processos industriais. Levar o aluno a conhecer as variveis envolvidas na produo de enzimas, os mtodos de purificao, as diferentes reas de aplicao das enzimas e as formas de aplicao. Desenvolver no aluno o esprito crtico e cientfico fornecendo subsdios para a abordagem e compreenso de artigos tcnicos.

Disciplina: Farmacodinmica e Farmacocintica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3322 Perodo: 6

Estudo das aes e efeitos dos frmacos sobre os diferentes tecidos, rgos e sistemas e dos aspectos pertinentes absoro, distribuio, biotransformao e excreo dos mesmos no organismo humano. II - OBJETIVOS Fornecer ao futuro profissional farmacutico conhecimentos acerca dos mecanismos pelos quais os frmacos interferem nas funes dos diferentes sistemas do organismo e dos processos fsico-qumicos e bioqumicos que definem o destino destes frmacos, como base para compreenso da utilidade teraputica dos mesmos.

Disciplina: Cosmetologia Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3335 Perodo: 5

Cosmtica. Legislao aplicada. Noes de antomofisiologia da pele e fneros. Cremes. Loes. Ps faciais, corporais e compactos. Batons. Sombras. Mscaras faciais. Sabes. Antitranspirantes e desodorantes. Preparaes antisolares. Shampoos. Alisantes e onduladores. Dentifrcios. Perfumes. II - OBJETIVOS Capacitao dos alunos na rea da tecnologia de preparaes cosmticas, dandolhes conhecimentos quanto ao emprego de mtodos, tcnicas e processos atualmente utilizados na produo de cosmticos, que sejam aplicveis realidade e necessidade das indstrias cosmticas.

Disciplina: Farmacotcnia Homeoptica e Fitoterpica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3323 Perodo: 5

Introduo homeopatia: histrico, posio e campo, farmacopias homeopticas Princpios bsicos da homeoptica Fundamentos da homeopatia Conceitos e definies em homeopatia Nomenclatura, sinonmia, abreviaturas e smbolos Origem dos medicamentos homeopticos insumos inertes em homeopatia Procedimentos gerais em homeopatia Mtodos de preparao das formas farmacuticas bsicas, Mtodos de preparao das formas farmacuticas derivadas Formas farmacuticas de uso interno: slidos e lquidos Formas farmacuticas de uso externo: slidos e lquidos Formulaes farmacuticas Bioterpicos Rotulagem tipos de receiturio em homeopatia Legislao para farmcia homeoptica Controle de qualidade em homeopatia. II - OBJETIVOS Conhecer os princpios bsicos e fundamentos em homeopatia Conhecer os vrios conceitos e definies utilizados em homeopatia Conhecer experimentalmente os mtodos de preparao das formas farmacuticas bsicas e derivadas Preparar os vrios tipos de formulaes em homeopatia Conhecer a legislao para farmcia homeoptica Controle da qualidade em homeopatia.

Disciplina: Ateno Farmacutica Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3324 Perodo: 6

A Disciplina objetiva garantir a formao necessria para o desempenho de um papel protagnico na equipe dos profissionais de sade, dentro da sociedade moderna. Desta forma so discutidos problemas ocasionados pelo uso irracional dos medicamentos, e urgncia de que os pacientes estejam bem informados sobre os produtos para a sade que consomem e a necessidade de formas mais eficientes os recursos humanos e econmicos do setor de sade. II - OBJETIVOS Garantir conhecimentos em problemas sanitrios e econmicos que produz uso inadequado de medicamentos, as novas oportunidades e responsabilidades que implica a ateno farmacutica. Pessoal, instalaes, mtodos e tcnicas de implantao do servio de ateno farmacutica e boas prticas de farmcia.

Disciplina: Estgio Superv. Obrig. em Farmcia de Manipulao C/H: 120 Curso: Farmcia Cdigo: 3328 Faculdade: Cincias Biolgicas Perodo: 6 I - EMENTA Estgio visa consolidar um processo de ensino-aprendizagem ao final do qual o aluno deter atividades, habilidades e conhecimento referentes assistncia farmacuticas. II - OBJETIVOS O objetivo do Estgio Supervisionado proporcionar aos alunos experincia prtica do exerccio profissional farmacutico, atravs da aplicao das cincias farmacuticas, oportunizando uma viso do campo de trabalho, das relaes humanas envolvidas e da tica profissional.

Disciplina: Qumica Farmacutica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: 060 Cdigo: 3308 Perodo: 6

Fundamentos da qumica farmacutica aspectos histricos desenvolvimentos de frmacos mtodos de obteno e planejamento de frmacos aspectos tericos da ao dos frmacos relao entre estrutura qumica e atividade biolgica mecanismos de ao dos frmacos principais classes de agentes farmacodinmicos. II - OBJETIVOS Estudo da estrutura qumica e da sntese de frmacos Estudo da relao entre estrutura qumica e da atividade biolgica Estudo qumica dos grupos teraputicos.

Disciplina: Controle de Qualidade Microbiolgico Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: Cdigo: Perodo:

060 3330 7

Atravs de aulas tericas, prticas, seminrios e visitas industrias farmacuticas sero abordados os conceitos de controle de qualidade integral de medicamentos envolvendo a utilizao de ensaios biolgicos, os testes de avaliaes da potncia e equipotncia de produtos farmacuticos, a garantia de qualidade de produtos estreis e no estreis e os ensaios biolgicos in vivo e in vitro utilizados no controle biolgico de medicamentos. II - OBJETIVOS Ministrar conhecimentos relacionados com os ensaios medicamentos dentro do conceito de controle integral de qualidade. biolgicos de

Disciplina: Controle de Qualidade FsicoQumico Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: Cdigo: Perodo:

060 3329 7

Controle de qualidade, origem, objetivos e importncia de controle de qualidade de medicamentos Boas normas de fabricao de medicamentos controle de qualidade de matriasprimas slidas e lquidas, avaliao de propriedades organolpticas, de constantes fsicas, determinao de impurezas e de pureza pelo emprego de tcnicas qualitativas e quantitativas. Controle de qualidade de formas farmacuticas lquidas, determinao de densidade, determinao de pH, determinao de teor. Controle de qualidade de formas farmacuticas slidas (nfase em cpsulas e comprimidos), determinao de friabilidade, dureza, dissoluo, tempo de desintegrao, peso mdio, uniformidade de dose por peso e por contedo. Mtodos fsicos empregados em anlises: polarimetria, espectrofotometria o ultravioleta, cromatografia gasosa, cromatografia lquida de alta eficincia, refratometria. II - OBJETIVOS Aprender os princpios gerais e a dinmica do controle fsicoqumico de qualidade desenvolvidos na Indstria Farmacutica e de Cosmticos.

Disciplina: Operaes Unitrias Farmacuticas Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 3333 Perodo: 7

Conceito e objetivos do estudo das operaes unitrias no mbito da Farmcia Industrial. Transferncia de calor. Escoamento de fluidos. Secagem. Esterilizao. Filtrao. Centrifugao. Sedimentao. II - OBJETIVOS Ensino terico e tericoprtico das diferentes operaes unitrias empregadas em processos a nvel laboratorial e industrial. Transmitir uma viso atualizada das principais operaes unitrias empregadas nas diversas fases da obteno do medicamento e alimento.

Disciplina: Garantia de Qualidade e Organizao Industrial Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: Cdigo: Perodo:

040 3331 7

Conceitos preliminares: qualidade, produtividade, competitividade, sobrevivncia. Controle de qualidade. Controle de processo. Mtodo de controle de processo. Ferramentas da qualidade. Garantia da qualidade. Normalizao. Srie ISSO 9000. Boas Normas de Fabricao. Gerenciamento do crescimento do ser humano. Biossegurana. II - OBJETIVOS Levar o aluno ao conhecimento do conceito de qualidade total, mtodos de controle e assuntos relacionados, mostrando a importncia do controle da qualidade total em todos os campos de trabalho e convivncia. Levar o aluno a conhecer as questes e a importncia da biossegurana. Motivar o aluno a trabalhar com qualidade e segurana.

Disciplina: Tecnologia Farmacutica I Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: Cdigo: Perodo:

080 3334 7

Introduo Tecnologia Farmacutica, legislao e registro de medicamentos, boas prticas de fabricao, planejamento e organizao da indstria farmacutica, desenvolvimento de medicamentos, planejamento de produo, matrias primas farmacuticas, aspectos biofarmacuticos, tecnologia das formas farmacuticas slidas, ps e granulados, cpsulas e comprimidos, formas de liberao modificada, estabilidade de medicamentos, validao de processos na indstria farmacutica. II - OBJETIVOS Capacitao dos alunos na rea da tecnologia de medicamentos. Esta capacitao fornecida atravs dos conhecimentos de novos mtodos e tcnicas utilizadas na preparao das formas farmacuticas em escala industrial.

Disciplina: Qumica Farmacutica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA Principais classes de agentes quimioterpicos e vitaminas. II OBJETIVOS

C/H: 060 Cdigo: 3314 Perodo: 7

Estudo da estrutura qumica e da sntese de frmacos Estudo da relao entre estrutura qumica e da atividade biolgica Estudo qumica dos grupos teraputicos.

Disciplina: Tecnologia Farmacutica II Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas I - EMENTA

C/H: 080 Cdigo: 3338 Perodo: 8

Definies e objetivos da Tecnologia Farmacutica. Administrao de medicamentos e sua relao com as formas farmacuticas. Classificao das formas farmacuticas, formas farmacuticas obtidas por diviso mecnica das substncias medicinais, tecnologias atuais utilizadas na obteno de novos produtos farmacuticos. II - OBJETIVOS Capacitao dos alunos na rea da tecnologia de medicamentos. Esta capacitao fornecida atravs dos conhecimentos de novos mtodos e tcnicas utilizadas na preparao das formas farmacuticas em escala industrial.

Disciplina: Trabalho de Concluso de Curso Curso: Farmcia Faculdade: Cincias Biolgicas e da Sade I - EMENTA

C/H: 040 Cdigo: 5804 Perodo: 8

Orientao na produo da Monografia de concluso de curso, proporcionando condies de lev-lo a desenvolver seu trabalho com o rigor metodolgico e esprito crtico exigido pela pesquisa.

Das könnte Ihnen auch gefallen