Sie sind auf Seite 1von 2

DECRETO N 5, DE 14 DE JANEIRO DE 1991 Regulamenta a Lei n 6.

321, de 14 de abril de 1976, que trata do Programa de Alimentao do Trabalhador, revoga o Decreto n 78.676, de 8 de novembro de 1976 e d outras providncias.
c Publicado no DOU de 15-1-1991.

Art. 1 A pessoa jurdica poder deduzir, do Imposto de Renda devido, valor equivalente aplicao da alquota cabvel do Imposto de Renda sobre a soma das despesas de custeio realizadas, no perodo-base, em Programas de Alimentao do Trabalhador, previamente aprovados pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social (MTPS), nos termos deste regulamento. 1 As despesas realizadas durante o perodo-base da pessoa jurdica, alm de constiturem custo operacional, podero ser consideradas em igual montante para o fim previsto neste artigo. 2 A deduo do Imposto de Renda estar limitada a 5% (cinco por cento) do imposto devido em cada exerccio, podendo o eventual excesso ser transferido para deduo nos 2 (dois) exerccios subseqentes.
c 2 com a redao dada pelo Dec. n 349, de 21-11-1991.

3 As despesas de custeio admitidas na base de clculo de incentivo so aquelas que vierem a constituir o custo direto e exclusivo do servio de alimentao, podendo ser considerados, alm da matria-prima, mo-de-obra, encargos decorrentes de salrios, asseio e os gastos de energia diretamente relacionados ao preparo e distribuio das refeies. 4 Para os efeitos deste Decreto, entende-se como prvia aprovao pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, a apresentao de documento hbil a ser definido em Portaria dos Ministros do Trabalho e Previdncia Social; da Economia, Fazenda e Planejamento e da Sade. Art. 2 Para os efeitos do art. 2 da Lei n 6.321, de 14 de abril de 1976, os trabalhadores de renda mais elevada podero ser includos no programa de alimentao, desde que esteja garantido o atendimento da totalidade dos trabalhadores contratados pela pessoa jurdica beneficiria que percebam at 5 (cinco) salrios mnimos. 1 A participao do trabalhador fica limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeio. 2 A quantificao do custo direto da refeio far-se- conforme o perodo de execuo do Programa aprovado pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, limitado ao mximo de 12 (doze) meses.
c 1 e 2 acrescidos pelo Dec. n 349, de 21-11-1991.

Art. 3 Os Programas de Alimentao do Trabalhador devero propiciar condies de avaliao do teor nutritivo da alimentao. Art. 4 Para a execuo dos programas de alimentao do trabalhador a pessoa jurdica beneficiria pode manter servio prprio de refeies, distribuir alimentos e firmar convnio com entidades fornecedoras de alimentao coletiva, sociedades civis, sociedades comerciais e sociedades cooperativas.
c Caput com a redao dada pelo Dec. n 2.101, de 23-12-1996.

Pargrafo nico. A pessoa jurdica beneficiria ser responsvel por quaisquer irregularidades resultantes dos programas executados na forma deste artigo. Art. 5 A pessoa jurdica que custear em comum as despesas definidas no art. 4, poder beneficiar-se da deduo prevista na Lei n 6.321, de 14 de abril de 1976, pelo critrio de rateio do custo total da alimentao. Art. 6 Nos Programas de Alimentao do Trabalhador (PAT), previamente aprovados pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, a parcela paga in natura pela empresa no tem natureza salarial, no se incorpora remunerao para quaisquer efeitos, no constitui base de incidncia de contribuio previdenciria ou do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e nem se configura como rendimento tributvel do trabalhador. Art. 7 A pessoa jurdica dever destacar contabilmente, com subttulos por natureza de gastos, as despesas constantes do programa de alimentao do trabalhador. Art. 8 A execuo inadequada dos programas de Alimentao do Trabalhador ou o desvio ou desvirtuamento de suas finalidades acarretaro a perda do incentivo fiscal e a aplicao das penalidades cabveis. Pargrafo nico. Na hiptese de infringncia de dispositivos deste regulamento, as autoridades incumbidas da fiscalizao no mbito dos Ministrios do Trabalho e da Previdncia Social, da Economia, Fazenda e Planejamento, e da Sade aplicaro as penalidades cabveis no mbito de suas competncias.

Art. 9 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social expedir instrues dispondo sobre a aplicao deste decreto. Art. 10. Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 11. Revogam-se o Decreto n 78.676, de 8 de novembro de 1976, e demais disposies em contrrio. Braslia, 14 de janeiro de 1991; 170 da Independncia e 103 da Repblica. Fernando Collor

Das könnte Ihnen auch gefallen