Sie sind auf Seite 1von 6

UnB/CESPE

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que: todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus; o mouse est configurado para pessoas destras; expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse; teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 8
1

10

13

16

19

22

25

28

A discusso acerca da influncia do pensamento econmico na teoria moderna aparentemente uma discusso metaterica, ou seja, de carter metodolgico. Mas, na cincia econmica, como de resto nas cincias sociais em geral, no h consenso sobre a forma de evoluo dos paradigmas. Contrariamente ao que, em regra, acontece no mundo das cincias naturais, h aqui dvidas a respeito de se o conhecimento mais recente necessariamente o melhor, o mais verdadeiro, ou seja, aquele que incorporou produtivamente os desenvolvimentos tericos at ento existentes, tendo deixado de lado aqueles que no se mostraram adequados a seu objeto. O economista Prsio Arida tratou desse problema em um texto que se tornou clssico muito antes de ser publicado. Afirma ali que o aprendizado da teoria econmica tem sido efetuado de acordo com dois modelos distintos: o que ele chama de hard science, que ignora a histria do pensamento e segundo o qual o estudante deve familiarizar-se de imediato com o estgio atual da teoria, e o que ele chama de soft science, que considera que o estudante deve conhecer bem, e, se possvel, dominar, os clssicos do passado, mesmo que em prejuzo de sua familiaridade com os desenvolvimentos mais recentes. Acrescenta a esse enquadramento que, por trs do modelo hard science, est a ideia de uma fronteira do conhecimento: o estudante no precisaria perder tempo com antigos pensadores, porque todas as suas eventuais contribuies j estariam incorporadas ao estado atual da teoria. De outro lado, subjacente viso do modelo soft science, estaria a ideia de que o conhecimento est disperso historicamente, ensejando a necessidade de os estudantes se dedicarem a esses pensadores.
Leda Maria Paulani. Internet: <www.fipe.org.br> (com adaptaes).

A autora defende no haver consenso na cincia econmica, a exemplo do que ocorre nas demais cincias sociais, a respeito da verdadeira qualidade da informao incorporada ao conhecimento recente na rea. Quanto ao consenso nas cincias sociais sobre a verdadeira qualidade da informao terica incorporada para o conhecimento recente em cincia econmica, a autora defende que no h. A respeito da qualidade real da informao terica juntada ao conhecimento recente na rea, a autora defende no haver consenso seja na cincia econmica, seja nas demais cincias sociais. Frederick August von Hayek concebe o indivduo como uma singularidade e o conhecimento como algo subjetivamente determinado, particular e intransfervel. Esse conhecimento, portanto, no est, para Hayek, fundamentado nem em fatos objetivos, que a teoria pudesse captar, nem em uma sorte qualquer de razo transcendental. Mas, alm de seus propsitos particulares e do conhecimento subjetivo que cada um possui do mundo, a ao humana , para Hayek, constituda tambm por regras, que os homens seguem meio inquestionadamente, por um processo de imitao. Essas regras, por sua vez, no so postuladas, no so produtos de um suposto contrato original resultante da ao intencional de indivduos autocentrados, no podendo, pois, ser reduzidas s aes de indivduos racionais, como rezam os preceitos metodolgicos por trs da rational choice (escolha racional). Ora, o que Hayek est ento sugerindo que nem toda ao humana produto de indivduos racionais, autnomos e independentes, autodeterminados e soberanos, tal como requer a teoria econmica moderna. Ao contrrio, as aes humanas so fortemente dependentes de um processo que social e socialmente determinado. Afirma, por isso, que, em uma sociedade complexa como a nossa, o homem no tem outra escolha a no ser se adaptar s foras cegas do processo social. E, em funo de tudo isso, afirma que, palavras dele, a desgraa do mecanismo de mercado dupla, porque, por um lado, ele no produto do desgnio humano e, por outro, as pessoas que so guiadas por ele normalmente no sabem por que so levadas a fazer o que fazem.
Idem, ibidem.

Texto para os itens de 9 a 17


1

10

13

16

Acerca do texto, julgue os itens a seguir. O texto constitui uma argumentao em defesa de determinada linha de pesquisa dentro das cincias econmicas. 2 Pela leitura do texto, depreende-se que a hard science e a soft science correlacionam-se, respectivamente, s cincias naturais e s cincias humanas. 3 Infere-se do texto que o conhecimento recente da rea econmica pode no ser, necessariamente, o que incorporou as melhores facetas do conhecimento historicamente desenvolvido. 4 Os pronomes aqui (R.7) e ali (R.14), que geralmente denotam referncia a lugar, so usados no texto para retomar objetos concretos. A autora defende que, na economia e nas cincias sociais em geral, no h consenso sobre a verdadeira qualidade da informao terica incorporada ao conhecimento recente na rea. Tal afirmao pode ser inferida da leitura do primeiro pargrafo. Cada um dos itens de 5 a 8 apresenta uma proposta de reescrita dessa assero, devendo ser julgado certo se mantiver, com correo gramatical, o sentido dessa assertiva, ou errado, em caso contrrio.
5 1
19

22

25

28

Com referncia s ideias e tipologia do texto, julgue os itens subsequentes.


9

No existem, segundo a autora, uniformidade de opinies, nas cincias sociais, s quais se englobariam a cincia econmica, quanto verdadeira qualidade da informao terica incorporada ao conhecimento recente na rea.

O texto, por apresentar a sntese do pensamento de von Hayek, predominantemente descritivo. 10 Embora esteja empregada de modo correto, a palavra rezam (R.14) poderia ser substituda, sem prejuzo para o sentido e a correo gramatical do texto, por ditam ou por estabelecem. 11 Ao afirmar que as pessoas guiadas pelo mercado normalmente no sabem por que so levadas a fazer o que fazem (R.27-28), von Hayek retoma a ideia de que as aes humanas dependem de um processo social socialmente determinado.
1

Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE

Acerca dos elementos gramaticais presentes no texto, julgue os itens que se seguem.
12

21

13

14 15

16

17

No texto, a palavra Ora (R.16) tem sentido diferente daquele empregado na seguinte frase: Ora essa ao voluntria, ora ela socialmente determinada. No ltimo perodo do texto, caso se retirem o trecho palavras dele e as vrgulas que o isolam, no se perde a informao sobre a autoria da citao feita, e o trecho continua gramaticalmente correto. A correo gramatical do texto seria prejudicada caso se colocasse uma vrgula logo aps a forma verbal (R.16). No trecho s foras cegas do processo social (R.23), caso se substitua foras cegas por mecanismos cegos, ser necessrio trocar s por aos para se manter a correo gramatical. As palavras intransfervel, inquestionadamente e indivduos possuem em sua estrutura elementos que indicam negao. O trecho em que ocorre a palavra desgnio (R.26) teria sua coerncia prejudicada caso tal palavra fosse substituda por destino.

O texto remete ideia de que, nos dias atuais, diferentemente do que ocorria no passado, a produo da riqueza o fazer dinheiro, para usar a expresso por ele utilizada est essencialmente vinculada ao domnio do conhecimento. O domnio norte-americano nos mercados mundiais, citado no texto, foi possvel graas ao fim dos subsdios e das prticas protecionistas assegurado pela firme atuao da Organizao Mundial do Comrcio. Pases emergentes, como o Brasil, ressentem-se dos baixos investimentos em cincia e tecnologia, alm dos ndices educacionais insatisfatrios, razes suficientes para praticamente inviabilizar a exportao de seus produtos industriais e agrcolas. O atual estgio da economia mundial, comumente identificado como globalizao, tem nas inovaes tecnolgicas que se processam no campo das comunicaes um de seus instrumentos fundamentais, pois elas permitem, entre outros importantes aspectos, a rpida circulao de informaes e de capitais. A recente crise econmica e financeira que abalou o mundo teve seu epicentro nos EUA. A timidez das medidas tomadas pelo governo de Barak Obama para enfrent-la foi, para a maioria dos analistas, a principal razo para a perda da supremacia mundial do pas para a emergente China.

22

23

24

25

Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipottico de correspondncia oficial, seguido de uma proposta de classificao desse fragmento (entre parnteses) quanto parte e ao padro de correspondncia. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto classificao proposta e quanto observncia das recomendaes previstas para o padro de correspondncia indicado.
18

Aos dez dias do ms de novembro do ano de dois mil e nove, s dez horas, na sala de reunies do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Braslia, teve incio a... (cabealho de uma ata) 19 De ordem do senhor ministro da Educao, estamos informando a todos os chefes do Poder Executivo de todos os entes federados que, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a data limite para apresentao das prestaes de contas e respectivos relatrios a que se refere a citada lei... (corpo de um relatrio) 20 Certos da ateno e da observncia de V. S.a para com as recomendaes que ora lhe enviamos, antecipamos agradecimentos. Atenciosamente, (fecho de um memorando) A Apple, dirigida pelo carismtico Steve Jobs, tornou-se a mais fulgurante empresa da era digital. Jobs apresentou ao mundo sua nova aposta, o iPad, um aparelho maior que um telefone celular e menor que um computador porttil. Se no convenceu inteiramente os comentaristas tecnolgicos, unnime a previso de que o iPad far dinheiro. A expresso fazer dinheiro, como sinnimo de criao de riqueza, nasceu com a transformao dos Estados Unidos da Amrica (EUA) em potncia tecno-militar-industrial. Antes disso, vigorava a noo mercantilista de que a riqueza apenas mudava de dono, sendo herdada ou tomada de algum mais fraco ou menos hbil, pelo comrcio, pela trapaa e pela guerra de conquista. O que libertou as foras econmicas desse jogo de soma zero, em que o ganho de alguns no aumentava o bolo geral de riqueza, foi a inovao, aliada a sua irm gmea, a produtividade.
Veja, 3/2/2010, p. 12-3 (com adaptaes).

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado. A floresta amaznica h muito deixou de ser tratada como o pulmo do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de ar-condicionado da Terra. A preservao da mata fundamental no combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. Planeta Terra, nov./2009, p. 20 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a insero da Amaznia no quadro de desenvolvimento sustentvel, julgue os itens que se seguem.
26

Embora relativamente pouco extensa quanto dimenso geogrfica, a Amaznia o ecossistema integralmente brasileiro mais conhecido no mundo, graas formidvel quantidade de gua e de espcies que possui, e sua importncia para o clima global, como afirma expressamente o texto. A ideia de desenvolvimento sustentvel na Amaznia, a maior floresta tropical mida do planeta, deve pressupor, entre diversas outras consideraes, a substituio do uso desordenado de motosserras pelo exerccio de aprender a extrair riqueza da floresta enquanto se garante sua preservao. A cobia internacional sobre a Amaznia passa ao largo de seu importante peso nos processos naturais que regulam os padres climticos globais, como afirmado no texto, mas deriva do extraordinrio patrimnio mineral da regio, hoje plenamente conhecido e devidamente mensurado. Na Amaznia, exemplo de desenvolvimento sustentvel verifica-se no aumento do nmero de empresas e cooperativas extrativistas que exploram a madeira legalmente, isto , recebem o selo que certifica a extrao embasada na preservao dos recursos florestais. A produo de madeira certificada precisa ser socialmente justa e estar adaptada plenamente a padres aceitveis por parte de crescente parcela do mercado consumidor, sobretudo de pases que apresentam uma conscincia ambiental mais avanada e onde organizaes no governamentais tendem a atuar com bastante vigor.
2

27

28

29

30

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos marcantes do atual estgio da economia mundial, fortemente marcado pelo papel nele desempenhado pelo conhecimento, julgue os itens de 21 a 25.
Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE

Acerca de informtica, julgue os itens a seguir.


31

41

No Excel, a ala de preenchimento utilizada para a duplicao de um dado inserido em uma clula para as demais clulas na direo em que o usurio arrastar o mouse, seja de cima para baixo, da direita para a esquerda ou na diagonal.

As informaes processadas nos computadores so compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, chamado de byte, e um conjunto de oito bytes constitui um bit.
42

No Writer do BROffice, a opo Alterar capitalizao, disponvel no menu Formatar, permite inverter a fonte usada no texto entre maisculas e minsculas.

32

A memria cache do computador um tipo de memria intermediria que guarda as informaes oriundas da memria principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informaes.
43

Para a criao de apresentaes de slides com dados matemticos, o Calc do BROffice oferece a possibilidade de insero de uma planilha com tabelas e frmulas de formatao automtica, por meio de opo encontrada no menu Arquivo.

33

As placas de rede do tipo Wi-Fi operam sob uma arquitetura do tipo Ethernet e servem para conectar computadores a redes do tipo WAN (wide area network), por cabo de par tranado.

34

No que se refere a tecnologias de Internet e intranet e segurana A principal caracterstica das impressoras multifuncionais reunir, em um nico equipamento, diversas funcionalidades que antes eram segregadas em dispositivos independentes, como impressora, copiadora e escner. da informao, julgue os itens subsequentes.
44

A Internet funciona a partir do modelo cliente/servidor, no qual os computadores dos usurios operam como clientes conectados aos servidores que funcionam como provedores de acesso e de servios de correio eletrnico, transferncia de arquivos e acesso a pginas web.

Com relao a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.


35

No Windows XP, a barra de inicializao rpida oferece um espao para cones associados a programas utilizados com mais frequncia, os quais podem ser acionados com apenas um clique do mouse.
45

Um servidor de sada de e-mails, ou servidor POP, obrigatrio para que um servio de correio eletrnico seja estabelecido em um servidor, o qual deve ser responsvel por enviar os e-mails para usurios cadastrados.

36

No Windows XP, a janela Meu Computador, que pode estar acessvel tanto pelo desktop quanto pelo menu Programas, permite acesso ao ambiente de gerenciamento de pastas e arquivos, o qual, quando acionada a opo de visualizao de pastas, apresenta a mesma interface do Windows Explorer.
46

O servio de acesso Internet por ADSL no necessita de modem para estabelecer uma conexo, que realizada por um cabo UTP dedicado, ligado entre o computador do usurio e o provedor de acesso.

37

A partir do menu Arquivo do Windows Explorer, o Windows XP oferece a opo de se criar um arquivo em formato editvel no Excel, no Word e no PowerPoint, e tambm de criar arquivos da sute BROffice, desde que esses software estejam instalados no computador em uso.
48 47

A Internet por rdio, no Brasil, ainda um servio de baixa velocidade, sujeito a intempries e inoperante no caso de dias nublados, porque utiliza infraestrutura por satlite. Cliente web ou WWW, a exemplo do Internet Explorer e do Mozilla Firefox, um programa utilizado para acessar os servidores que armazenam, na Internet, as pginas de usurios ou organizaes.

38

No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configurao para a permisso de acesso aos usurios do computador.

49

Uma rede do tipo VPN (virtual private network) fundamental para evitar que vrus ou programas maliciosos entrem nos computadores de determinada empresa, j que esse tipo de rede configurado de modo a bloquear qualquer arquivo que no seja reconhecido pelo firewall nela instalado.

A respeito da utilizao de aplicativos dos ambientes Microsoft Office e BROffice, julgue os itens de 39 a 43.
39

A barra de ferramentas de formatao do Excel contm opes que permitem inserir, em uma planilha, figuras, formas e linhas e tambm configurar cores e autoformas.
50

Port scanner um programa que, se instalado em um computador, permite que um invasor volte a acess-lo quando quiser para invadi-lo. Geralmente instalado a partir de programas do tipo cavalo-de-troia ou at por e-mail.
3

40

No Word, o recurso de autocorreo do menu Ferramentas til para a correo grfica e sinttica de palavras e frases digitadas em um documento em edio.

Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O ao um material comumente utilizado em obras civis. Com relao a estruturas de ao e componentes fabricados com esse material, julgue os itens a seguir.
51 52 53

As estruturas de concreto armado devem ser dimensionadas seguindo rigorosos preceitos tericos e atendendo a requisitos de normas pertinentes. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
64

As cordoalhas so formadas por fios de ao arrumados em forma helicoidal. A maior dimenso da seo transversal de uma solda por filete denominada garganta. Na ligao de chapas por pinos, a rea lquida da seo entre a borda do furo para passagem do pino e a borda da chapa, medida paralelamente ao eixo longitudinal, no pode ser inferior a 1/3 da rea lquida da seo transversal que passa pelo furo.

Os ganchos devem necessariamente estar presentes nas ancoragens de barras de ao por aderncia em estruturas de concreto armado.

65

A espessura mnima de lajes macias independe do fato de a laje ser lisa ou do tipo laje-cogumelo.

66

Podem ser utilizadas vrias barras transversais soldadas para a ancoragem de barras de armaduras de peas estruturais nas ancoragens de armaduras passivas por aderncia, desde que preceitos estabelecidos em norma especfica sejam atendidos.

A organizao do canteiro de obras de fundamental importncia para a realizao das atividades de construo com eficincia e segurana. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
54

Na escolha da localizao de uma grua, devem ser levados em conta fatores como a distncia das construes vizinhas e as condies de fundao para a torre da grua. Na localizao dos elevadores de carga, conveniente que se escolha uma posio que permita a descarga dos materiais transportados em ambientes amplos da construo. Caso o subsolo do prdio a ser construdo ocupe toda a rea do terreno, contineres podem ser utilizados como algumas unidades tradicionais do canteiro, que podero ser deslocadas quando necessrio.

67

Na anlise estrutural de estruturas de concreto, a anlise plstica de estruturas reticuladas no pode ser adotada quando se consideram os efeitos de segunda ordem global.

55

O desenho abaixo apresenta a parte inferior de uma instalao tpica de bombeamento de gua, com caixas duplas e unidade simples, em que alguns componentes so identificados por letras.

56

Julgue os itens seguintes relativos a coberturas de obras civis.


57

Na colocao de telhas cermicas italianas, as telhas de ventilao devem ser colocadas, simetricamente, em cada gua do telhado, na proporo de uma pea a cada 100 m2. As emendas da estrutura de madeira de suporte da cobertura devem ser feitas sobre os apoios, sobre as asnas das tesouras ou sobre os pontaletes. Na utilizao de telhas onduladas e trapezoidais de alumnio, as telhas devem ser montadas de cima para baixo e no sentido dos ventos predominantes. Na tesoura de madeira utilizada para sustentar uma cobertura, a perna a pea de prumo colocada sob a tera para transmitir carga estrutura do prdio.

58

59

60

A
Instalaes Hidrulicas e Sanitrias., Hlio Creder. Ed. Livros Tcnicos e Cientficos.

O PERT/CPM extremamente til no planejamento e gerenciamento de construes de obras civis. Com relao a esse assunto, julgue os prximos itens.
61

O caminho crtico em uma rede PERT/CPM o caminho de maior comprimento, ou seja, aquele para o qual se levar o maior tempo total para concluir todas as atividades. Com relao s atividades em uma rede PERT/CPM, o Tempo Inicial Mais Cedo de uma atividade igual ao menor Tempo Inicial Mais Cedo das atividades precedentes. O Tarde de um evento corresponde data mais tarde possvel para se atingir o evento sem que o projeto sofra atrasos.

Para as condies apresentadas no desenho, o componente


68 69 70 71 72

A uma vlvula de p. B uma chave magntica. C uma vlvula de reteno. D um registro gaveta. E o barrilete de distribuio.
4

62

63

Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE

No que se refere especificao de materiais e servios de construo civil, julgue os itens a seguir.
73 74 75

Julgue os itens seguintes quanto a sistemas de ventilao de obras civis.


87 88

Nas instalaes eltricas, os eletrodutos classificados como de classe II so somente para uso exposto. Entre outras aplicaes, o graute (grout) pode ser utilizado na reparao de defeitos e falhas em estruturas de concreto. No acabamento de superfcies de concreto aparente, qualquer correo, se necessria, deve ser feita pelo menos 90 dias aps a retirada das formas. A resistncia compresso de concretos de alta resistncia influenciada pelo dimetro mximo do agregado.

Os dutos de uma instalao de ventilao no podem ser executados com materiais no metlicos. O ndice de renovao do ar de um ambiente definido como a razo entre o volume do ar de ventilao que penetra no ambiente por hora e o volume do ambiente.

76

As fundaes so responsveis pela transmisso das cargas das construes de forma segura e econmica para o solo. Com relao a esse tema, julgue os itens que se seguem.
89 90 91

As instalaes sanitrias de construes civis devem ser projetadas e executadas de forma a garantirem um funcionamento eficiente e seguro a custos compatveis. Quanto a essas instalaes e seus componentes, julgue os prximos itens.
77

A capacidade de carga do solo sob uma sapata depende da forma geomtrica da sapata em planta. Os perfis metlicos s podem ser utilizados como estacas em fundaes profundas temporrias. Denomina-se distoro angular entre dois elementos de fundao a inclinao, em graus, que uma viga ligando esses elementos faz com a horizontal. Os blocos so elementos de fundao de concreto dimensionados de forma que as tenses de trao neles produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

Sempre que possvel, deve ser evitada a passagem das tubulaes de esgoto em paredes, rebaixos e forros falsos de ambientes de permanncia prolongada. Todos os aparelhos sanitrios devem ser protegidos por desconectores, sendo que os desconectores podem atender a um aparelho ou a um conjunto de aparelhos de uma mesma unidade autnoma. As declividades mnimas a serem impostas a ramais de descarga e de esgoto independem do dimetro da tubulao. As variaes de dimetro dos subcoletores e do coletor predial devem ser feitas mediante o emprego de dispositivos de inspeo ou de peas especiais de ampliao. As caixas de inspeo no podem ser usadas para receber efluentes fecais.

92

78

Acerca de hidrologia, julgue os prximos itens.


93

79 80

A bacia hidrogrfica uma rea definida topograficamente, drenada por um curso de gua ou um sistema conectado de cursos de gua, dispondo de uma simples sada para que toda vazo efluente seja descarregada. O tempo de concentrao de uma bacia hidrogrfica independe da declividade mdia da bacia. O coeficiente de escoamento superficial de reas verdes, parques e campos de esporte maior que o de reas densamente edificadas.

94 95

81

Julgue os itens seguintes relativos a instalaes eltricas de construes civis.


82

As fugas de corrente em circuitos eltricos aumentam o consumo de energia da instalao, mas no representam risco sua integridade ou aos usurios. As chaves de faca com porta-fusveis devem ser instaladas em locais protegidos com porta. A queda de tenso admissvel em instalaes alimentadas diretamente por um ramal de baixa tenso, a partir da rede de distribuio pblica de baixa tenso, de 20%.

A alvenaria de uma construo deve ser executada de forma a garantir a durabilidade e as condies de salubridade e conforto da construo. Com relao a esse tema, julgue os itens a seguir.
96

83 84

O preparo de faces de pilares e fundos de vigas e lajes para o recebimento da alvenaria de vedao envolve a molhagem e o chapiscamento de todas as regies que entraro em contato com a alvenaria. As vergas so componentes instalados na base de aberturas na alvenaria de modo a melhor distribuir as cargas da janela para a parte inferior da alvenaria.

97

O controle de materiais de construo aumenta a qualidade final de uma obra e reduz seus custos. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
85

Na estocagem de agregados para execuo de concreto, as areias, os agregados grados de diferentes dimetros de gros e os agregados de procedncias diferentes devem ser mantidos separados por paredes, em geral formadas por pranchas de madeira. Para a aceitao de um lote de barras de ao em uma obra, suficiente que o fornecedor identifique claramente o dimetro e o comprimento das barras.

Os servios de impermeabilizao visam evitar ou minimizar os efeitos danosos da gua, aumentando a vida til da construo e melhorando as condies de salubridade para os usurios. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
98 99

denominada camada-bero aquela destinada a apoiar e proteger a camada ou o sistema de impermeabilizao. Entende-se por carga o material que, uma vez adicionado aos materiais de impermeabilizao, confere-lhes determinadas propriedades. A manta asfltica no pode ser utilizada sobre superfcie de concreto.
5

86

100

Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE

Considerando os conceitos sobre prazo de garantia e vida til, no desempenho de uma edificao, julgue os itens que se seguem.
101

Denomina-se prazo de garantia o perodo de tempo em que baixa a probabilidade de que vcios ou defeitos em uma edificao em estado de nova venham a se manifestar. A contagem do prazo de garantia de um edificao inicia-se a partir do auto de concluso, ou habite-se. Quanto estabilidade global e estanqueidade das fundaes, o prazo de garantia mnimo para as fundaes e estrutura principal de 50 anos. Traando um paralelo entre garantia legal e garantia contratual no Cdigo de Defesa do Consumidor, correto afirmar que a garantia legal obrigatria e a garantia contratual facultativa. A avaliao da vida til de projeto (VUP) de um edifcio pode ser substituda pela assegurao do seu desempenho durante a vida til requerida por uma terceira parte idnea (companhia de seguros).

Julgue os itens subsequentes, considerando o oramento de obras e alguns de seus elementos, tais como ndices (incidncia de cada insumo na execuo de uma unidade do servio), produtividade, razo unitria de produo (RUP), perdas e consumo unitrio de materiais (CUM).
111 112 113

102 103

Os ndices podem ser vistos como o inverso da produtividade. Quanto maior a RUP, maior a produtividade. Considerando-se o servio referente armadura CA-50 ou CA-60 at 10 mm, com corte de dobra por sistema industrializado, no haver acrscimo no seu consumo devido a perdas. No servio de execuo de argamassa de revestimento para emboo de paredes, denomina-se perda direta a perda que ocorre devido espessura excessiva de argamassa. O CUM definido como a relao entre a quantidade total de material utilizado e a quantidade de produto gerado pelo servio.

104

114

105

115

Em relao s licitaes para a execuo de obras pblicas, julgue os itens seguintes.


106

Um dos problemas encontrados na licitao para a execuo de obras pblicas no haver exigncia de oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os custos unitrios. No pode participar, direta ou indiretamente, da execuo de uma obra pblica o autor do projeto bsico ou executivo, pessoa fsica ou jurdica. A existncia de preos registrados para as compras obriga a administrao a firmar as contrataes que deles podero advir. dispensvel a licitao para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos que sejam inerentes s finalidades do rgo ou entidade. vedada a licitao melhor tcnica ou tcnica e preo para servios de natureza predominantemente intelectual, como clculos e projetos.

A busca por sistemas de gesto da qualidade pelas empresas construtoras foi intensificada nas ltimas dcadas, visando padronizao e qualidade do processo. Alm desses sistemas, outros se sobressaram mais recentemente, como o de gesto ambiental e o da segurana e sade no trabalho. Considerando-se o sistema de gesto de segurana e sade no trabalho (SGSST), julgue os itens a seguir.
116 117 118

107

A anlise preliminar de riscos (APR) uma tcnica inadequada para a implementao de um SGSST. O ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) utilizado para o estabelecimento dos elementos bsicos do SGSST. A assistncia tcnica, que contm uma srie de instrues para servios, tais como reparos e outros, parte do controle operacional no mbito do SGSST. Os custos da no segurana esto ligados ao tratamento das consequncias dos acidentes e as subsequentes aes corretivas. A manuteno da infraestrutura das reas de produo e administrao no um item de custo da segurana, mas da qualidade do processo, no mbito do sistema da qualidade.

108

109

119

110

120

Banco da Amaznia S.A. Cargo 6: Tcnico Cientfico rea: Engenharia Civil

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen