Sie sind auf Seite 1von 3

Metodologia da Matemtica Ldica

O uso do Tangram como recurso de aprendizagem

A Matemtica uma cincia que tem por objeto de estudo as relaes entre os nmeros, as formas, as grandezas e as operaes entre estes elementos. Ao longo da histria, esta se apresentou de modo a separar as pessoas, visto que o conhecimento gera poder, pois nas culturas antigas, conhecimento era privilgio de poucos. Dessa forma, historicamente, nasceu um preconceito de que a Matemtica um conhecimento direcionado apenas a poucos indivduos talentosos. Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemtica, recentemente, est sendo estudado, de modo a tentar universalizar o aprendizado desta cincia e promover a acessibilidade a todas as pessoas. Dentre as maneiras, destaca-se a matemtica ldica. Nos dias atuais, o ensino da Matemtica est apregoado nos Parmetros Curriculares Nacionais, que so os livros editados por educadores que fornecem suporte didtico para o professor, propostos pelo Ministrio da Educao. Estes documentos defendem uma abordagem interdisciplinar, o uso de problemas e situaes reais, as recreaes matemticas, doutrinas estas propostas j nas obras de Malba Tahan que est entre os educadores que mais trabalhou a contextualizao da Matemtica, atravs de sua forma simples e divertida, traduzindo problemas do cotidiano em problemas de Aritmtica e lgebra, alm de abordar em sala de aula a matemtica ldica. Uma das subdivises da Matemtica nos PCNs Geometria e Formas, uma parte onde se podem explorar assiduamente as recreaes matemticas. Dentro da moderna orientao do ensino, cumpre ao professor conhecer algumas abordagens ldicas, pois ter, muitas vezes, necessidade de aproveit-las para motivar os seus alunos e tornar mais agradvel e interessante a aprendizagem da cincia. Uma dessas abordagens que pode ser explorada nessa subdiviso da Matemtica (Geometria e Formas), o Tangram; um quebra-cabea chins de origem milenar formado de sete peas geomtricas oriundas de um quadrado. As peas do Tangram so as seguintes: dois tringulos grandes, dois tringulos pequenos, um tringulo mdio, um quadrado e um paralelogramo, como mostra a figura abaixo:

Com essas peas e a criatividade possvel montar cerca de 1700 figuras diferentes, veja alguns exemplos abaixo:

A introduo desse material-jogo pode ser feita atravs do conto de uma lenda sobre o tangram, a qual diz: um monge chins deu ao seu discpulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse: - Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires de belo e depois volta. A emoo da tarefa fez com que o discpulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se partiu em sete pedaos. O discpulo, tentando reproduzir o quadrado, viu formar uma imensido de figuras belas e conhecidas a partir das sete peas. De repente percebeu que no precisaria mais correr o mundo. Tudo de belo que existia poderia ser formado pelo Tangram. Logo aps essa introduo, o professor pode confeccionar juntamente com os alunos as peas do Tangram, utilizando somente uma folha de papel quadrada e tesoura, trabalhando assim a coordenao motora e a arte ao mesmo tempo. Alm disso, vrios conceitos matemticos podem ser abordados, como:

Identificao; Comparao; Descrio; Classificao; Desenho de formas geomtricas planas; Visualizao e representao de figuras planas; Explorao de transformaes geomtricas atravs de decomposio e composio de figuras; Compreenso das propriedades das figuras geomtricas planas; Representao e resoluo de problemas usando modelos geomtricos; Noes de reas; Fraes.

Com esses conceitos em mente, os alunos podem desenvolver algumas habilidades que servem de pr-requisitos para outras reas do saber, como: visualizao, diferenciao, percepo espacial, anlise, sntese, desenho, relao espacial, escrita, construo, criatividade e raciocnio lgico. Outra maneira de se trabalhar o Tangram a sobreposio, na qual o professor fornece uma imagem pr-definida onde os alunos devem encaixar as sete peas. Veja:

Atravs dessa imagem dada, o aluno deve encaixar as peas do tangram preenchendo-a sem sobrep-las. A razo finalizadora do Tangram de que o todo divisvel em partes, e estas podem ser reconstrudas em um outro todo, como a prpria concepo do grande educador Malba Tahan sobre a matemtica. Enfim, o uso de material ldico em sala de aula, como o Tangram, uma estratgia eficaz para entender conceitos de nmero e operaes, alm de educar a ateno, despertar interesse por mais conhecimento e trabalhar a interdisciplinaridade. Portanto, entende-se que a aprendizagem deve acontecer de forma interessante e prazerosa e um recurso que possibilita isso so os materiais ldicos.

Referncias BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1997. DEUS, ADREITON F. B. Malba Tahan e a didtica da matemtica: teoria e aplicao em sala de aula. Trabalho de Graduao em Licenciatura em Matemtica Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguet, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguet, 2007. 85p. CULTURA CHINESA. Tangram. Disponvel em: http://www.chinaonline.com.br/antigo/artes_gerais/tangram/default.asp. Acesso em: 20 mar. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen