Sie sind auf Seite 1von 49

GuiaFim2.

qxd

13/3/07

18:00

Page 1

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:00

Page 3

Histrias da
Nossa Terra

Guia

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:00

Page 4

Oficina de sensibilizao, Ituiutaba (MG), 2001

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:00

Page 5

HISTRIAS DA NOSSA TERRA APRESENTAO


O Projeto Histrias da Nossa Terra teve incio em 2001, na cidade de Ituiutaba. Comeava ali a formao de professores e alunos, centrada no resgate e na valorizao da memria da cidade, por meio do registro das histrias de vida de seus moradores. Criado pela parceria de duas organizaes o Instituto Avisa L e o Instituto Museu da Pessoa , o projeto foi apoiado pela CTBC, Companhia Telecomunicaes do Brasil Central, por esta reconhecer seu carter democrtico de registrar a histria das comunidades onde atua. Em 2002, ele passou a integrar tambm as aes de investimento na comunidade do Instituto Algar, responsvel pela coordenao dos projetos sociais do grupo Algar, do qual a CTBC faz parte. Assim, foi implantado nas cidades de Ituiutaba, MG, (2001), Uberaba, MG, (2002), Uberlndia, MG, (2003), Franca, SP, (2004), Belo Horizonte, MG, (2005), Ribeiro Preto, SP, (2005-2006) e Campinas, SP, (2006). Desde ento, cerca de 5.400 alunos e 150 professores vm escrevendo e divulgando as histrias de suas comunidades por meio de sites, livros e exposies. Durante o processo, os professores participam da formao, que integra metodologias de trabalho com a memria oral, ensinoaprendizagem nas reas de oralidade, leitura e escrita e utilizao de tecnologias de informao e comunicao. As metodologias de trabalho desenvolvidas e aprimoradas ao longo desses seis anos pela equipe de formadoras do projeto, em conjunto com professores e alunos, se mostraram instrumentos efetivos para o enriquecimento da prtica pedaggica nas primeiras sries do ensino fundamental: estreitam-se os laos entre escola e comunidade, crianas passam a se interessar mais pela leitura e a escrever melhor, professores percebem seus alunos mais envolvidos e interessados. Muitos educadores aplicaram o projeto nos anos seguintes, outros incorporaram novas prticas em seu cotidiano. Esperamos que este guia seja um convite para que os educadores desenvolvam o projeto com seus alunos e, juntos, possam descobrir e contar mais histrias da nossa terra.
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 6

Memria e identidade A memria contribui para a construo da identidade porque nos possibilita elaborar os conceitos de si e de ns em oposio ao conceito de outro(s). Conhecer a experincia da comunidade proporciona s crianas o acesso a um passado comum, construdo pelas histrias dos que chegaram antes, presenciaram e participaram de mudanas. Compartilhar essas experincias leva as crianas a integrar o narrado sua prpria memria, j que as nossas memrias constituem o amlgama das memrias daqueles com quem nos relacionamos. na articulao desses fios da memria que se tecem as memrias coletivas das comunidades. Ao se criar para as crianas e jovens a oportunidade de conectar a sua experincia experincia dos mais velhos, refaz-se o fio da memria e se fortalece o sentido de identidade.
Zilda Kessel, A construo da Memria na Escola, p. 128.

POR QUE FAZER UM PROJETO DE MEMRIA COM OS SEUS ALUNOS?


Uma histria viva, original e significativa a partir da memria da comunidade Estudamos Histria do Brasil, do mundo, temos tantas coisas para saber e ensinar aos nossos alunos. Por que, ento, o Projeto Histrias da Nossa Terra? A disciplina de Histria ensinada tradicionalmente na escola apresentada para o aluno como uma narrativa pronta sobre grandes homens e seus grandes feitos. Hoje sabemos que ela uma rea em construo. H outras formas de ensin-la e compreend-la. O Projeto Histrias da Nossa Terra parte da premissa de que a histria uma narrativa em permanente transformao. Ela feita das histrias dos diferentes grupos de cada sociedade, num processo contnuo, elaborado no presente por todos. Grupos grandes ou pequenos, de lugares muito antigos ou de bairros recm-criados, ricos ou pobres, todos tm o direito de ter a sua histria valorizada e preservada. E a escola o lugar fundamental para a democratizao da construo da narrativa histrica. Dar voz a pessoas da comunidade, fazer com que suas histrias sejam ouvidas, registradas e, mais do que isso, que sejam objeto do fazer escolar ler, escrever, ouvir, desenhar tm se mostrado excelentes meios de valorizao de alunos, professores, famlias e comunidades. E de aproximao entre as geraes, j que muitos dos que contam sua histria de vida so idosos. Os alunos descobrem seu bairro e seus moradores, passam a conhecer uma histria da qual fazem parte e de que podem se orgulhar. As atividades cotidianas da escola ganham um outro sentido. Eles escrevem e lem sobre o espao onde vivem, conhecem histrias de suas famlias, de suas comunidades, produzem textos sobre memrias e histrias que tm significado para todos. Por meio de relatos orais, descobrem-se experincias, saberes construdos e aspectos originais da cultura local que muitas vezes no constam de qualquer registro, j que o poder de registrar a histria esteve sempre nas mos de poucos. Por isso a histria de cada pessoa to importante. Ela contm a histria de um tempo, dos grupos a que pertencemos e das pessoas com quem nos relacionamos.
6
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 7

Cada narrativa singular. Articulada a outras narrativas a que temos acesso em livros, livros didticos, filmes, jornais, enriquece e amplia a histria que conhecemos e proporciona diversidade e riqueza nos olhares. As narrativas nos ajudam a compreender o tempo e o lugar em que vivemos.

Uma oportunidade de trabalhar com projetos didticos No Histria da Nossa Terra, educadores e alunos tm tambm a oportunidade de trabalhar com projetos didticos. Um dos componentes fundamentais do trabalho com a modalidade organizativa chamada projeto didtico a garantia de que cada passo compartilhado: os alunos compreendem no s o que fazem, mas para que fazem e como cada atividade integra o objetivo maior de resgatar e divulgar a memria da comunidade por meio de produtos como livro, site, exposio, mural etc. Uma proposta original para o trabalho com a leitura, a escrita e a oralidade No projeto, o trabalho com a lngua portuguesa desenvolve-se em trs eixos leitura, escrita e comunicao oral , que so trabalhados de maneira articulada e simultnea ao longo de todo o processo A atividade de ler uma histria, por exemplo, ou de ouvi-la ser contada pela professora, integra-se s atividades de compartilhar comentrios, emitir opinies, indicar outras leituras relacionadas, fazer registros. Ou, ainda, no momento da produo coletiva de um texto, o grupo sugere oralmente o que quer ver escrito; a professora funciona como escriba do grupo e sugere encaminhamentos. Juntos, lanam mo de livros que trazem referncias, informaes e sugestes de formatos. No Projeto Histrias da Nossa Terra, ler, escrever, contar, ouvir e compartilhar so partes de um mesmo processo de apropriao da lngua.

Normalmente, os livros de Histria trazem uma macro-histria, no contemplam as particularidades de uma regio ou de uma cidade. Nesse projeto, as crianas realizam suas descobertas em funo de uma micro-histria: a sua histria. Percebem que suas narrativas pessoais ou as histrias de seus entrevistados so importantes para entender a localidade.
Claudia Leonor, formadora Museu da Pessoa.

Como este guia est organizado Este guia est organizado em oito unidades. Cada uma delas traz uma apresentao, seguida de sugesto de atividades. H ainda indicaes de leitura e trechos de textos de educadores, alunos e formadores participantes do projeto. Ao final de cada unidade, em Um passo a mais, h sugestes para ampliar e enriquecer o projeto. Muitas delas foram propostas por professores que participaram das vrias edies do Histrias da Nossa Terra.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 8

O desenho no trabalho com a memria No decorrer do projeto, criam-se momentos privilegiados para desenhar. A produo de registros das memrias, de auto-retratos e de retratos dos entrevistados, a ilustrao dos relatos e a elaborao dos produtos a partir das entrevistas possibilitam propor aos alunos situaes interessantes, para que eles produzam e aprimorem suas produes fazer o retrato dos colegas, registrar cenas relatadas nas entrevistas e paisagens visitadas so bons exemplos. Para que a atividade tenha sucesso, bom lembrar que: O grupo deve ter acesso a boas produes: livros e sites que disponibilizem desenhos e pinturas de artistas. necessrio fazer a apreciao das imagens junto com os alunos mostrar desenhos e pinturas de artistas e das prprias crianas, chamar ateno para cores, linhas, indagar como as imagens so elaboradas, semelhanas e diferenas, como cada autor d diferentes solues para um mesmo problema. Devem ser oferecidos materiais diversos: papis em formatos variados, lpis de cera, de cor, canetas hidrogrficas. Devem ser oferecidas diferentes propostas de trabalho.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 9

Apreciao dos desenhos produzidos

A apreciao dos desenhos permite socializar com os alunos o percurso de cada um. Compartilha-se o processo de trabalho: como o desenho foi realizado, que materiais foram usados. Por meio da apreciao, amplia-se o repertrio do grupo, que aprende, faz comparaes, tem novas idias.
Edi Fonseca, formadora do Instituto Avisa L, conduz a apreciao dos desenhos na 4a srie da Escola Artur Segurado, Campinas, 2006
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 10

Primeira UNIDADE
Nesta primeira unidade vamos trabalhar:
Roda de conversa: atividade permanente no projeto A roda de conversa o espao de troca cotidiana. Ali so compartilhadas as descobertas, os prximos passos, as histrias trazidas pelas crianas, as leituras. O professor media a conversa, possibilita que todos falem e sejam ouvidos. Na roda tambm possvel perceber os assuntos que despertam mais interesse nas crianas, as pessoas cujas histrias mais chamaram a ateno, o que ajuda na escolha dos temas de trabalho (unidade 2) e dos entrevistados (unidade 3).

- O conceito de memria - O registro de memrias das crianas e de seus familiares - A leitura pelo professor

O que memria: O conceito de memria objeto de estudo de vrias reas do conhecimento. Em nosso projeto, entendemos a memria como o processo, realizado pela pessoa, de reter e preservar experincias vividas, sensaes, emoes, saberes e aprendizagens. No guardamos tudo; a memria sempre seletiva, e o que considerado significativo varia conforme o tempo, o lugar e as pessoas com quem convivemos. do conjunto de elementos significativos para um grupo que se constitui a sua memria coletiva. Conhecer, compartilhar, registrar e transmitir a memria contribui para que cada pessoa tenha o sentido de pertencimento ao grupo.

Apreciao das fichas do ba de memrias, Emef Elisa Duboc Garcia, Ribeiro Preto, 2006.

O incio do projeto na escola um momento de articulao entre os participantes. quando se definem os educadores que querem participar, como a coordenao pode atuar, como garantir a troca de experincias e como inserir as atividades do projeto no cotidiano da sala. - Converse com colegas sobre o seu interesse pelo projeto e convide-os a participar. Isso possibilitar, alm de trocas de informaes e experincias, atividades conjuntas entre as salas. - Faa uma pesquisa, na biblioteca, de livros que tenham como tema memrias ou tragam relatos de histrias de vida. Traga esses livros para a sala de aula e deixe-os ao alcance das crianas.
10
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 11

- Escolha uma rea da sala para fazer o mural do projeto e solicite para a direo um mural numa rea externa sala para comunic-lo aos demais intergrantes da escola. - Conte aos pais, numa reunio ou por meio de um bilhete, que a classe est trabalhando com memrias. Diga a todos que as contribuies so muito bem-vindas. SUGESTO DE ATIVIDADES 1 passo Apresentao da proposta de trabalho e convite participao O projeto apresentado e o grupo convidado a participar da busca pelas memrias da comunidade (do bairro ou da cidade), numa roda de conversa. Pedimos a ajuda de todos: alunos, familiares, conhecidos. Levantamos, ento, os conceitos que o grupo j tem sobre memria e registramos no quadro. 2 passo Leitura pelo professor Para ampliar o que o grupo conhece, faz-se a leitura, em voz alta, de um livro. Nossas sugestes: - Guilherme Augusto Arajo Fernandes, de Mem Fox , a histria de Guilherme, empenhado em ajudar sua amiga, Dona Antnia, moradora de um asilo, a recuperar a memria perdida. - Eu me lembro, de Gerda Brentani, traz lembranas e desenhos da artista, que conta como era o mundo no seu tempo de criana. Aps a leitura, o quadro com sugestes dos alunos completado. 3 passo Produo de registros Os alunos so convidados a registrar uma memria, uma passagem de sua vida. O mote pode ser Eu me lembro.... Na seqncia, eles ilustraro o texto. Tambm pode-se sugerir que cada um ilustre o relato do colega. 4 passo Um ba para guardar as nossas memrias O ba de memrias apresentado. Nele guardaremos relatos, histrias e textos relacionados ao nosso projeto. Ele reunir o material produzido ao longo do projeto produes dos alunos, trechos de livros, sites, memrias que coletamos.

Leitura pelo professor: o professor no papel de leitor A leitura em voz alta, pelo professor, uma atividade constante do projeto. Essa atividade proporciona s crianas compreender como o comportamento de um leitor, o que integra fazer comentrios sobre diferentes autores, tecer relaes com outros textos j conhecidos pelo grupo, manifestar preferncias, reler trechos e destacar as diferenas estilsticas entre os diferentes autores, entre outras prticas. A leitura pelo professor demanda uma preparao cuidadosa para cada etapa. Ele pode comear apresentando o livro, depois comunicando o propsito da leitura e alguns dados da vida do escritor e tambm do ilustrador, alm dos componentes do livro: o ndice, a sinopse etc. No decorrer da leitura, faz paradas estratgicas para instigar os alunos a antecipar o que pode vir a acontecer no decorrer da narrativa. Pode ainda reler trechos para retomar uma seqncia de acontecimentos e/ou ressaltar a beleza da linguagem utilizada. Aps a leitura, expressa sua opinio acerca do que foi lido e instigar os alunos a tambm compartilhar suas impresses.Tudo isso contribui para que os alunos desenvolvam comportamentos leitores socialmente consagrados.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

11

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 12

Primeira UNIDADE
Um passo a mais Envie uma ficha, para os pais e para outros professores, com a frase Eu me lembro..., pedindo para que registrem suas memrias da infncia, do bairro, da vida de antigamente. Socialize as contribuies na roda e inseri-las no ba. Pea aos alunos que tragam fotos suas e escrevam lembranas desses tempos. Elas sero inseridas no ba (o ideal fazer cpia xerox da foto e devolv-la aos pais). Afixe as histrias mais apreciadas no mural da sala ou num mural da escola. Consulte, na internet, o site do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) para ver textos e imagens do Projeto Histrias da Nossa Terra em anos anteriores.
O ba de memrias produzido pela 2a srie da Emef Padre Jos Narciso Ehremberg, Campinas, 2006

Ba de memrias O ba uma caixa, que poder ser enfeitada com desenhos e fotos. Dentro dele, deve caber, no mnimo, uma folha de papel sulfite dobrada ao meio. Pode-se usar fichas-carto ou cartolina, onde so fixados os textos. Antes de apresentar o ba turma, selecionam-se trechos de livros, pequenos relatos que tragam lembranas. Eles serviro de bons exemplos para a produo dos alunos. importante que os alunos leiam, no cotidiano, trechos curtos disponveis no ba e tambm se animem a reche-lo com suas histrias.

importante termos conscincia de que ns fazemos a histria e que, ao mesmo tempo, temos o dever, como educadores, de resgatar, com os alunos, a histria de suas prprias vidas e da comunidade em que esto inseridos.
Cssia Carrascoza Emef Salvador Marturano, Ribeiro Preto, 2005

O que eu mais gostei foi de relembrar o meu passado.


Renderson Pinto, 11 anos EE Dr. Meira Jnior, Ribeiro Preto, 2005

Neste primeiro momento do projeto, comeamos a construir vnculos entre os diferentes atores: os alunos, os educadores, os funcionrios. Devagarinho, as histrias das famlias, das pessoas que ficam do outro lado do muro da escola comeam tambm a chegar. Ao fazer das histrias de todos o objeto da nossa ateno e da ao pedaggica, afirmamos que essas histrias tm valor, que merecem ser conhecidas e preservadas.
Zilda Kessel, formadora do Museu da Pessoa.

Depois de ligarmos o computador, acessamos a internet e entramos no site do Museu da Pessoa. Foi muito interessante para o grupo observar os desenhos dos participantes do projeto no ano anterior; eles puderam entender muito melhor a proposta e ficaram contentssimos.
Alessandra Ancona de Faria, formadora do Museu da Pessoa.

12

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 13

Nessa etapa, em que esto registrando as suas memrias, os alunos so convidados a produzir auto-retratos. Para isso, importante apresentar auto-retratos de vrios artistas, chamando a ateno para as diferentes maneiras de produzi-los: alguns desenham detalhadamente os olhos, o nariz; outros do pinceladas rpidas; os materiais usados so os mais diversos lpis, nanquim, tinta acrlica, leo etc. A partir da atividade de apreciao, os alunos so instigados a produzir seus auto-retratos.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

13

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 14

Segunda UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar
Texto informativo O trabalho com texto informativo, no projeto, permite aos participantes ter acesso ao conhecimento construdo e registrado sobre o tema de pesquisa (o bairro, a festa) e tambm aprender os comportamentos necessrios ao trabalho com esse tipo de texto. No lemos textos informativos da mesma maneira que lemos contos ou poemas. Os textos informativos nos exigem ateno e atitudes de seleo e trabalho com as informaes: reler, grifar o que julgamos interessante e identificar as partes e os aportes trazidos so alguns dos comportamentos que podemos ensinar aos alunos ao trabalharmos com textos informativos.

- A escolha dos temas no projeto - Fontes de pesquisa - Textos informativos A histria de vida o eixo principal do projeto. Por meio da narrativa de cada entrevistado, ser possvel conhecer a sua trajetria e o seu envolvimento com o tema escolhido para trabalhar. No Histrias da Nossa Terra, trabalhamos com temas relacionados ao universo mais prximo dos participantes, como a histria do bairro e seus espaos (a praa em que brincam, a igreja, a escola de samba), a histria da prpria escola, as festas e tradies da comunidade. Esses temas podem reunir vrios subtemas, normalmente tratados pelas diferentes salas envolvidas. O tema desencadeia a pesquisa, a busca pelo depoente e a construo de roteiros, entrevistas e produtos finais. O projeto abordar, portanto, a vida do entrevistado, com um destaque especial para o tema escolhido. A escolha do tema feita pela professora em conjunto com seus alunos. Deve-se considerar a importncia do tema para aquela comunidade e a existncia de pessoas que possam fazer relatos sobre aquele assunto.

14

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 15

SUGESTO DE ATIVIDADES 1 passo Descoberta e registro dos conhecimentos dos alunos Levanta-se com o grupo o que j conhece sobre o tema. Se for o bairro ou a cidade, perguntamos aos alunos quais lugares eles conhecem. Faz-se, ento, no quadro ou numa cartolina, o registro da lista dos elementos levantados com o grupo. Ela ficar afixada na sala. Essa lista poder receber acrscimo medida que forem descobertas outras informaes. Se a idia for trabalhar com festas que aquela comunidade celebra, perguntamos o que sabem sobre elas: quando acontece, quem a prepara, como ela , quais das crianas participam.

2 passo Saber mais sobre o assunto hora, ento, de ampliar o que o grupo sabe sobre o tema. O(A) professor(a) pode trazer imagens relacionadas ao assunto, pequenos textos extrados de livros e da internet. Esse material ser mostrado na roda de conversa. Os trechos de textos podem ser lidos, comentados e ilustrados. Os mais interessantes so colados numa ficha e inseridos no ba de memrias, ficando disposio do grupo para momentos de leitura individual ou em dupla. 3 passo Leitura de texto informativo interessante selecionar ou produzir um texto que traga informaes sobre o tema trabalhado. Uma cpia do texto ser entregue a cada aluno ou a cada dupla. Faz-se uma primeira leitura e, depois, comentase com o grupo as informaes que o texto traz. Pode-se pedir que os alunos localizem uma informao especfica, selecionem trechos, grifem informaes, com o propsito de selecionar o que ainda no conhecem sobre o assunto a ser estudado. Isso possibilita a ampliao dos conhecimentos sobre o tema, alm de aguar a curiosidade para a elaborao de perguntas a serem feitas ao entrevistado.

Fontes de pesquisa A escolha de bons textos informativos fundamental. Podemos comear a busca pela biblioteca da escola. A internet uma ampla fonte de pesquisa, porm preciso cuidado. Devemos checar a origem das informaes, os autores e a qualidade dos textos. Muitas universidades tm sites com bons textos (www.usp.br; www.unicamp.br o nome da instituio est no endereo eletrnico). H sites educativos, sites que disponibilizam textos publicados em jornais, sites da prpria prefeitura ou de instituies de memria da cidade (arquivos, museus etc.) e ainda de organizaes voltadas para o tema escolhido. Tambm possvel, a partir da leitura dos vrios textos, produzirmos o material a ser lido pelos alunos.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

15

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 16

Segunda UNIDADE
Um passo a mais Podemos ampliar a nossa pesquisa sobre o tema de muitas maneiras: Pea aos pais que enviem relatos sobre o tema de pesquisa. Selecione, na biblioteca, livros que tragam informaes interessantes para o projeto e os faa circular entre os alunos. Coloque no mural da escola as descobertas do grupo e convide as pessoas a trazer mais informaes. Pesquise na internet, com o grupo, imagens e textos sobre o tema escolhido. Pesquise na internet o site do Museu da Pessoa e leia relatos de entrevistados sobre o tema escolhido.

Desenho com interferncia, de Beatriz, 9 anos, da Emef Padre Jos Narciso Ehremberg, Campinas, 2006

Gostei de observar, mediante a escolha do tema pelos alunos, quando percebi que seus familiares, nada sabiam. Isso despertou um enorme interesse, que possibilitou a pesquisa e o registro pelos alunos, com a compreenso de que estavam trabalhando como autnticos historiadores.
Desenho com interferncia O desenho com interferncia grfica traz um desafio aos alunos. Ao se depararem com uma imagem ou com um suporte diferente, eles so convidados a propor solues. Desse processo, nascem produes interessantes, e percebemos o avano no desenho dos alunos. Para que a atividade seja exitosa, preciso escolher cuidadosamente a interferncia: imagens de boa qualidade, recortadas, que, ao serem xerocadas, no fiquem escuras. bom evitar tambm personagens muito conhecidos das revistas e desenhos animados. Boas interferncias do resultados surpreendentes.
Maria Aparecida Friedrichi professora da Emef Ansio Teixeira, Ribeiro Preto, 2005

Eu aprendi como era a Vila Virgnia antes; ela mudou para melhor. Ficou grande e bonita.
Filipe Daniel, 10 anos EE Dr. Meira Jnior, Ribeiro Preto, 2005

Depois da nossa conversa, pedi que escrevessem cartas se apresentando coordenao do projeto como se chamam, o que fazem, do que gostam etc. e contando que aceitaram a proposta de nos ajudar no trabalho de descobrir a histria de Ituiutaba. Pedi sugestes sobre a cidade, as pessoas e os lugares interessantes para conhecer. Esse item ficou a desejar porque, claro, as crianas no conhecem tanto sobre a prpria cidade. Esse outro contedo de aprendizagem.
Silvana Augusto, formadora do Instituto Avisa L

A professora de informtica ficou felicssima com o projeto e disse que seria uma tima oportunidade para que os alunos freqentassem mais o laboratrio de informtica, o que no ocorria com freqncia.
Alessandra Ancona, formadora do Museu da Pessoa

Sobre a leitura, a professora afirmou que o professor raramente l para os alunos, e o que acontece geralmente o professor jogar livros para os alunos lerem... Observaram ainda que as crianas no esto acostumadas a ouvir histrias, porque o professor no tem o hbito de ler e contar aos alunos.
Mrcia Cristina da Silva, formadora do Instituto Avisa L

16

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 17

Alunos trabalham com texto informativo: ler para saber mais

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

17

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 18

Terceira UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar: - A escolha do entrevistado - A construo do roteiro da entrevista - A preparao da entrevista
A entrevista, momento cuidadosamente preparado no projeto

Desenho de observao A preparao da entrevista ser uma boa oportunidade para a produo de desenhos de observao na sala de aula. Pode-se fazer desenhos de modelo vivo, de cenas de alunos em diferentes posies. Algumas dicas para esta atividade: - Organize a sala em crculo. - Pea a um aluno para ficar no centro, imvel, da forma mais confortvel possvel, e convide os demais a desenh-lo. - Depois de algum tempo, pea que os desenhistas troquem de posio. - Convide outros alunos para serem modelos. - Ao final, faa uma apreciao das produes.

Os projetos de memria realizados na escola devem propiciar aos alunos conhecer e valorizar as histrias de vida e experincias das pessoas. No preciso que essas sejam famosas ou especialistas em um assunto, mas devem ter disponibilidade para contar sua histria de vida, responder s perguntas e curiosidades dos alunos. No Projeto Histrias da Nossa Terra, tivemos entrevistados muito especiais. Em Campinas, o seu Itamar contou do seu amor pela Escola Carlos Gomes, onde lecionou a vida inteira. Em Ribeiro Preto, o mecnico do bairro contou como era ser aluno naquela escola e como a comunidade transformou um terreno baldio no parque onde as crianas brincam hoje. Esses e muitos outros entrevistados fazem a alma desse trabalho.

18

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 19

O perodo que antecede a entrevista repleto de preparativos. Todos eles devem ser compartilhados com os alunos, de maneira que eles se sintam seguros e dominem os procedimentos de gravar, fotografar, enfim, de realizar em grupo esse que o grande momento do projeto. SUGESTO DE ATIVIDADES 1 passo A construo do roteiro O trabalho comea com uma conversa com o grupo sobre o que a entrevista e a importncia de preparar perguntas para o entrevistado. Pode-se ler para os alunos textos de entrevistas realizadas pelos participantes do Projeto Histrias da Nossa Terra disponveis no site (www.historiasdanossaterra.com.br). Os alunos, so convidados a propor perguntas. possvel trabalhar em grupos ou oralmente, com a professora ou o professor registrando as sugestes. Uma boa idia escrever cada pergunta numa tira de cartolina, fix-las no quadro, para, na seqncia, sugerir ao grupo que proponha uma ordem, identique lacunas e repeties. 2 passo A organizao do material de registro Conversa-se com o grupo sobre como faro o registro da entrevista, se em udio ou vdeo, se faro fotos e desenhos durante a entrevista. A partir da deciso, so apresentados os equipamentos, como funcionam. preciso test-los e treinar o seu uso. 3 passo Diviso de tarefas Aborda-se, ento, com o grupo as tarefas da entrevista. Elas so muitas: receber o entrevistado, fazer fotos, fazer as perguntas, fazer desenhos durante a entrevista (do entrevistado, da sala etc.). interessante fazer uma lista com os alunos, para que todos possam participar e realizar atividades de seu interesse. 4 passo Organizao de materiais complementares Preparara-se tambm um material para coletar dados sobre o entrevistado. Uma ficha de cadastro, com seu nome, endereo, telefone e outros dados bsicos e fichas para registrar informaes sobre fotos e documentos do entrevistado (h modelo no final deste Guia). Ela pode ser construda com o grupo. Tambm necessrio preparar um termo de autorizao para que o texto e as imagens da entrevista possam ser utilizados em livro, exposio, site e outros produtos.

A construo do roteiro permite conhecer o interesse do alunos e organizar as questes da entrevista. > Zilda Kessel, formadora do Museu da Pessoa, constri o roteiro com a 4a srie da EE Artur Segurado. Ao fundo, tarjas com as questes propostas pelo grupo. Campinas, 2006

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

19

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 20

Terceira UNIDADE
Um passo a mais A preparao da entrevista pode ser enriquecida com outras atividades: Prepare, com os alunos, um convite para o entrevistado, com dados sobre o dia, o local e a hora, e tambm um breve relato sobre o que esto estudando e como a vinda dele ser interessante. Combine com a turma uma maneira de agradecer a presena do entrevistado uma flor, um presente etc. Combine com os alunos um lanche festivo para depois da entrevista. Pea ao entrevistado que traga fotos com passagens de sua vida para mostrar e contar s crianas sobre aqueles tempos.

A preparao da entrevista foi uma prtica que pretendo inserir em meus planejamentos, pois percebi que os alunos se envolveram muito com o projeto a partir da; sentiram-se capazes, valorizados por entenderem que seriam os construtores e organizadores da entrevista.
Gina Marisi Emef Salvador Marturano Ribeiro Preto, 2005

Ns preparamos cartazes, certificados, ensaiamos msica, escolhemos as perguntas da entrevista, planejamos como ficaria a classe e quem faria as perguntas, cuidaria do som e das fotos.
Emersom Ferreira da Silva, 9 anos EE Vereador Orlando Vitaliano, Ribeiro Preto, 2005

Este tempo que antecede a entrevista permite que os alunos trabalhem em diferentes frentes, segundo seus interesses e suas habilidades. Tambm uma boa oportunidade de trabalhar com autonomia. Dividimos as tarefas, acompanhamos cada grupo no seu processo e, de verdade, compartilhamos as responsabilidades em atividades que propiciam aprendizagens verdadeiras.
Zilda Kessel, formadora do Museu da Pessoa

20

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:01

Page 21

Professor Itamar, durante a entrevista com a 4a srie, EE Carlos Gomes, Campinas, 2006

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

21

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 22

Quarta UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar: - A realizao da entrevista

O momento da entrevista, Emef Padre Jos Narciso Ehremberg, Campinas, 2006

O dia da entrevista um dia especial. Para muitos educadores, o ponto alto do projeto. Um momento de encontro de geraes, das crianas com uma pessoa de sua comunidade, de todos com a sua histria. Ali se constri um vnculo afetivo profundo e, muitas vezes, duradouro. Temos notcias de entrevistados que passam a freqentar a escola para rever seus amigos ou que comentam: Ando na rua e as crianas me reconhecem, param para falar comigo. Os professores tm um papel fundamental na entrevista: eles auxiliam as crianas, percebem quais temas foram mais interessantes e podem ser retomados ao final e, ainda, possibilitam que as crianas completem a entrevista fazendo outras perguntas que surgirem a partir da prpria fala do depoente.
22
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 23

SUGESTO DE ATIVIDADES 1 passo Preparao da sala A sala organizada em crculo, em torno do entrevistado. O gravador est posicionado prximo a ele, e, se houver filmagem, a cmera dever estar posicionada ao fundo, apoiada num trip ou num mvel. 2 passo Retomar os combinados Antes da chegada do entrevistado, retoma-se os combinados: quem o receber, quem controlar o gravador e a mquina fotogrfica, quem desenhar a entrevista e a diviso das perguntas entre os alunos. Alguns professores preferem deixar o roteiro afixado no quadro para orientar a seqncia. 3 passo Realizao da entrevista O entrevistado conduzido sala, combina-se o incio. Ligam-se o gravador e a cmera. Os alunos faro as perguntas previstas no roteiro e, ao final, outras perguntas que queiram fazer. Se o entrevistado trouxe fotos, ele as apresenta, conta suas histrias. 4 passo Fichas de cadastro e cesso da entrevista Finda a entrevista, preenchida, com a ajuda do entrevistado, a ficha de cadastro. Pede-se a ele, tambm, que assine a cesso de direitos, o que permitir que as informaes e as imagens captadas sejam divulgadas por meio de sites, livros etc. 5 passo Identificao do material As fitas so, ento, identificadas, etiquetadas e ainda preciso quebrar o lacre (se for fita K7) para impedir que sejam reutilizadas. As fotos trazidas pelo entrevistado devem ser xerocadas e devolvidas. Um passo a mais Faa, com a turma, um carto de agradecimento e envie ao entrevistado. Coloque no mural da escola informaes, fotos e desenhos sobre a entrevista.

Desenho de retratos

A partir da entrevista, podemos produzir desenhos do entrevistado. uma boa oportunidade para trabalhar com retratos. Para essa atividade, importante apresentar e fazer a apreciao de retratos produzidos por crianas e artistas de diferentes pocas e escolas, chamando a ateno para a diversidade de composies, uso de cores, linhas, organizao do espao, como cada artista faz as partes do rosto. Tambm podemos propor que os alunos realizem retratos uns dos outros.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

23

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 24

Quarta UNIDADE

A entrevista, corao do projeto por Wisiley, EE Artur Segurado, Campinas, 2006

A entrevista foi um momento mgico. Contar e ouvir histrias realmente encantador.


Hilda Pileggi Maimoni Emef Prof Elisa Duboc Garcia, Ribeiro Preto, 2005

A entrevista mostra s crianas que a histria construda por todos ns, que no existe apenas em livros e que podemos conhec-la atravs do relato das pessoas.
Eliana Gomes Cemei 4 Eduardo Romualdo de Souza, Ribeiro Preto, 2005

Mas o que eu mais gostei mesmo foi de entrevistar a D. Doralice, pois eu nunca tinha feito uma entrevista. Foi muito interessante conhecer mais sobre o bairro, pois muitas coisas eu nem imaginava que poderia ter acontecido aqui.
Caroline de Souza, 9 anos Emef Dercy Clia Seixas Ferrari, Ribeiro Preto, 2005

Eu gostei das coisas que o Antnio Penatti falou, porque muito interessante. Ele falou sobre coisas do tempo passado: como era a Vila Virgnia antes e como agora. Achei esse projeto especial.
Ana Caroline Diniz de Souza, 10 anos EE Dr. Meira Jnior, Ribeiro Preto, 2005

24

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 25

Dona Alice mostra aos alunos fotos de sua famlia, Belo Horizonte,2005

Eu gostei quando o Sr. Antnio veio aqui e a gente fez a entrevista. Ele falou um monte de coisas sobre a Vila Virgnia. Foi muito legal, porque cada um fez uma pergunta e ele contava fatos que no conhecamos. Foi muito bom saber como era a nossa vila no passado.
Marianna C. Paulo, 11 anos EE Dr. Meira Jnior, Ribeiro Preto, 2005

Dona Conceio, a servente da escola, se transformou. Vestiu a sua melhor roupa, arrumou o cabelo e deu uma linda entrevista. O roteiro foi um bom ponto de partida, houve muitas questes, timas respostas e um interesse enorme pela sua infncia e pelo cotidiano de antigamente. Ela lembrou do tempo em que saa com o marido para cantar serestas e fazer serenatas nas janelas dos moradores do centro de Ribeiro Preto.
Edi Fonseca, formadora Instituto Avisa l e Zilda Kessel, formadora do Museu da Pessoa.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

25

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 26

Quinta UNIDADE
A partir da entrevista, podemos realizar muitas atividades de desenho: ilustrar os assuntos tratados, ilustrar pargrafos do texto coletivo etc. Nessa etapa, o desenho uma importante linguagem, que comunica ao leitor determinados aspectos trazidos pelos depoentes. Ao ilustrar as passagens da entrevista, os alunos utilizam a linguagem plstica como um significativo recurso de registro do que apreenderam e compreenderam sobre o que foi comunicado.

Nesta unidade vamos trabalhar: - Elaborao de texto coletivo sobre a entrevista - Produo de desenhos a partir das entrevistas - Trabalho com textos de relatos Realizada a entrevista, chega o momento de process-la: levantar e organizar as informaes que foram produzidas durante a entrevista. Isso envolve retomar o que o grupo mais gostou, listar informaes e trechos do relato, organizar materiais coletados e, a partir disso, produzir o texto coletivo acerca da entrevista. A leitura de textos de memrias e relatos tambm ajudar na produo de um texto deste gnero. A produo e a posterior reviso do texto so atividades que demandam tempo para a sua realizao. No preciso fazer tudo de uma vez, mas, sobretudo, garantir a participao efetiva e a compreenso desse processo por parte do grupo. SUGESTO DE ATIVIDADE 1 passo Retomada da entrevista Na roda de conversa, faz-se o comentrio sobre a entrevista: do que os alunos mais gostaram, o que foi mais marcante, o que descobriram. Pode-se lanar mo da gravao para rever trechos, esclarecer dvidas e lembrar partes especficas. 2 passo Fazer a lista dos assuntos tratados e organiz-la Os assuntos mencionados pelo entrevistado so, ento, registrados: a infncia na Bahia, o dia em que ganhou a bicicleta,o que conheceu no circo. Essa lista pode ser, ento, organizada em blocos: a infncia, o tema etc. Isso ajudar na realizao da prxima atividade: a elaborao do texto coletivo.

Produo de desenhos a partir da entrevista

26

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 27

3 passo Ler trechos de textos de memrias e identificar os recursos utilizados Alguns trechos de textos de memrias so lidos pelo(a) professor(a), que chama a ateno para palavras e expresses que indicam o passado e a passagem do tempo, a descrio de ambientes ou personagens, e mesmo as formas usadas pelos escritores que despertam emoes no leitor. Poder organizar com o grupo uma lista dessas palavras e expresses. Chamar a ateno, tambm, para as descries, que ajudam a imaginar a cena, o contexto da narrativa. 4 passo Construo do texto coletivo sobre a entrevista Retoma-se ento, a lista dos assuntos tratados na entrevista e os alunos so convidados a produzir coletivamente um texto. A professora far o papel de escriba, convidando os alunos a sugerir oralmente o que ser registrado. Cada sugesto ser negociada com o grupo o que escrever, como escrever. Chama-se a ateno para repeties, indaga-se a melhor maneira de pontuar. Pode-se lanar mo da lista de palavras que foi produzida na atividade anterior. Tambm so feitas pausas para reler o que esto produzindo, para que, juntos, possam definir a seqncia do texto. Um passo a mais Convide os alunos a ilustrar os trechos da entrevista. Leia para o grupo textos de memrias feitos a partir de entrevistas. Eles esto disponveis no site do projeto (www.historiasdanossaterra.com.br) nas colees Histrias de Ribeiro, Histrias de Campinas etc. .

A entrevista desencadeia atividades de produo de textos e imagens >Jonathan, da Emef Padre Jos Narciso Ehremberg, Campinas, 2006

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

27

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:02

Page 28

Quinta UNIDADE
Produo do texto narrativo Aps a entrevista, so retomados, oralmente, os aspectos mais significativos da vida do entrevistado. A professora auxilia os alunos a planejar os contedos que sero abordados no texto, de forma organizada, como um roteiro. importante dar algumas pistas, retomando aspectos marcantes da vida do entrevistado, apoiando-os na ordenao dos acontecimentos narrados. Pode-se fazer uma lista de temas que sero tratados e lanar mo dos registros realizados. D-se incio, ento, produo do texto. Para escrev-lo, o professor atua como escriba do grupo. Durante a atividade, que uma produo oral com destino escrito (ou escrita coletiva), ela procura sempre problematizar com o grupo dois aspectos: o que escrever oferecendo uma espcie de roteiro e como escrever o uso dos recursos estilsticos que contribuem para a fluidez e a beleza da produo.

Do que mais gostei foi a maneira diferente que aprendi de fazer a produo de texto com as crianas, pois tudo feito por eles, o professor o escriba: analisam a ortografia, a maneira certa de se expressar, aprendem a reler o texto vrias vezes e perceber seus erros; pedem ajuda ao professor, porque percebem o que no est certo. Hoje os alunos pedem: Professora, vamos fazer uma produo de texto?
Anna Maria Grellet Emef Dercy Clia Seixas Ferrari, Ribeiro Preto, 2005

Foi bom escrever os textos e aprender com eles.


Natali Oliveira, 9 anos EE Vereador Orlando Vitaliano, Ribeiro Preto, 2005

Foi bom escrever para outra pessoa ler.


Diane dos Santos, 10 anos EE Vereador Orlando Vitaliano, Ribeiro Preto, 2005

Iniciei o encontro retomando o nosso compromisso de produzir um texto com a histria do depoente e de que este produtos ser lido no site, no livro e partes dele na exposio. Conversamos que, para isso, existiam vrias possibilidades de escrita desse texto e que nos interessava muito que eles fossem pensando em maneiras de chamar a ateno dos leitores.
Edi Fonseca, formadora do Instituto Avisa L.

28

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:03

Page 29

Lucas Almeida, da EE Artur Segurado, Campinas 2006

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

29

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:03

Page 30

Sexta UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar - Reviso de texto - Produo de legendas

Feito o primeiro texto coletivo da entrevista, chega o momento de revis-lo. Para essa atividade, importante refletir com o grupo sobre quem sero os destinatrios do texto, para quem ele est sendo escrito: vamos inserir no site? Far parte de um livro do projeto? A grande produo de desenhos, feita at aqui em torno da entrevista, assim como a organizao das fotos produzidas demandam a elaborao de textos-legenda. Percebemos como todas essas atividades organizam o material fruto das experincias vividas no projeto e sero realmente usadas para comunicar para outros, de diferentes formas, o que foi aprendido pelo grupo.

30

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:03

Page 31

SUGESTO DE ATIVIDADE 1 passo Reviso do texto produzido O texto produzido na etapa anterior ser reapresentado ao grupo: cada criana receber uma cpia e ser convidada a marcar o que pode ser modificado ou melhorado. Os alunos contaro para o grupo as suas sugestes, e a professora registrar as modificaes fazendo a reescrita do texto coletivamente. O uso de um retroprojetor com o texto a ser revisado auxilia muito essa atividade. As mudanas sero marcadas na transparncia. 2 passo Apreciao de diferentes tipos de legendas Imagens acompanhadas de suas legendas so apresentadas aos alunos. O grupo convidado a ler, identificar semelhanas, os tipos de informao que aparecem nas legendas e as diferenas entre elas. As informaes que devem integrar as legendas podem ser registradas. 3 passo Produo de legendas para os desenhos e as fotos da entrevista Uma seleo de fotos e desenhos feitos anteriormente reapresentada aos alunos, que so convidados a produzir legendas. Pode-se propor que faam em grupos, em duplas ou individualmente. importante, ao final da atividade, socializar as produes, ler na roda o que foi produzido.
Dona Rosa Valente Bianchi nasceu na cidade de So Paulo, no dia 27 de maio de 1934. Ela veio para Ribeiro Preto quando se casou. Quando era criana, l em So Paulo, ela adorava brincar de bola, pique, pega-pega na rua, bem livre, no havia perigo. S que teve o tempo da guerra e no tinha farinha de trigo para fazer po e nem acar, ento as pessoas pegavam uma fila grande para comprar, era difcil conseguir um pozinho para comer. Aqui em Ribeiro Preto sua famlia se reunia na chcara Bianchi, que pertencia ao seu sogro, Sr. Noel Alfredo Bianchi. A chcara ficava na rea do Parque Curupira. Era s mato. Eles iam at l para passear e se divertir. Para ir at a chcara, Dona Rosa e seus filhos iam a p, de carroa, de carro, por uma trilha de terra, ficava longe do centro, as crianas s vezes iam sozinhas, no tinha perigo, elas iam at de carrinho de rolim. Na chcara, passava o rio da Avenida Francisco Junqueira, e as crianas podiam nadar e brincar nele. At hoje existe a trilha de terra que leva at o Parque. Onde hoje o Parque Curupira s havia gua, muitas pedras, rvores, mato. L funcionou uma pedreira, de onde tiravam pedras para fazer os paraleleppedos que asfaltavam nossa cidade... Texto coletivo produzido pelos alunos da Emef Prof Elisa Duboc Garcia, Ribeiro Preto, 2006

Desenho e legenda de Camilla Rodrigues, 10 anos, EE Carlos Gomes, Campinas, 2006.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

31

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:03

Page 32

Sexta UNIDADE
Um passo a mais Quando temos mais de uma sala envolvida no projeto, podemos propor que uma faa a reviso do texto da outra. O texto revisado e digitado e as fotos escaneadas so inseridos no site do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net/museuvirtual/depoente). Inclua no mural do projeto fotos e desenhos com as legendas feitas pelos alunos.Rena fotos antigas, disponveis na escola, e pea a professores e funcionrios que produzam legendas sobre as cenas.

Trabalhar a reviso/reescrita de textos, uma prtica ainda pouco desenvolvida em nossas salas, foi iniciada com xito, pois as crianas perceberam a importncia de melhorar o que escrevem e apresentar um bom trabalho para quem l.
Maria Teresa Alves EE Orlando Vitaliano, Ribeiro Preto, 2005

Eu gostei muito do Projeto Histrias da Nossa Terra, porque nesse projeto eu aprendi a trabalhar em grupo com meus colegas. Aprendemos a fazer desenhos, fazer legendas. E aprendemos a usar o computador.
Winner Paulino Borges Assis Uberlndia, 2003

O trabalho de reviso bastante produtivo. As crianas participaram e no final ficaram satisfeitas e admiradas com tantas mudanas. Entreguei uma cpia do texto produzido, lemos o texto uma vez e pedi que marcassem tudo o que achavam que precisava melhorar no texto, para que o leitor pudesse compreend-lo, e que o deixasse mais bonito. Aconteceu uma reviso rica, com vrias opinies, sugestes referentes concordncia, coerncia do texto, repetio de palavras etc.
Edi Fonseca, formadora do Instituto Avisa L.

32

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 33

Para cada passagem, o desenho e a legenda cuidadosamente escrita e revisada. > Gabriel Santos, da EE Artur Segurado, Campinas, 2006

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

33

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 34

Stima UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar:

- Elaborao dos produtos finais do projeto. - Preservao do material produzido

Alunos reconhecem a prpria produo nos painis da exposio. Belo Horizonte, 2005

Como compartilhar as experincias vividas no projeto e as histrias de vida, inditas e originais, coletadas pelos alunos? Como socializar essas experincias, valorizando os seus atores? Os produtos finais do projeto tm exatamente este objetivo: preservar e socializar o que vivemos e aprendemos. Mostrar que a memria tem valor e merece ser preservada e conhecida. Esse o foco da unidade. muito importante lembrar que o produto, assim como as demais atividades do projeto, deve ser compartilhado com os alunos.

34

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 35

No Histrias da Nossa Terra, temos realizado trs produtos: site, produzido ao longo do projeto, livro e exposio, elaborados no fim do projeto. Mencionamos, na introduo, sobre projetos didticos, a importncia de ter em mente o produto a ser realizado j no incio das atividades. Agora essa idia ser aprofundada. Aqui exemplificamos a atividade para a produo de um livro. SUGESTO DE ATIVIDADES 1o passo Para que um livro? A atividade se inicia na roda de conversa. Relembra-se tudo o que foi realizado no projeto. A lista registrada. Faz-se, ento a indagao: Como faremos para que outras pessoas, que no participaram do projeto, conheam a nossa produo e as histrias de vida que registramos? A partir da, trabalha-se o conceito do produto: ele preserva e comunica a nossa experincia, valoriza os nossos entrevistados e todos os participantes. 2 passo Apreciao de produtos Organiza-se a sala em grupos, para os quais so dados 4 ou 5 livros lidos anteriormente. O professor pede para que reparem nas caractersticas do livro: suas partes, como so as ilustraes. Ajuda cada grupo a perceber detalhes, tipos de texto (sinopse, ndice) e, ao final, a escolher o livro de que mais gostam para apresentar classe. 3 passo Registro de caractersticas do livro e das escolhas coletivas do grupo No quadro, so elencadas as partes que todo livro deve ter capa, contracapa etc. e tambm os contedos que os alunos querem inserir no livro apresentao, dedicatria, fotos dos participantes etc. O professor indaga as caractersticas do livro que vo produzir: como ser a capa? Vamos contar do projeto ou s mostraremos a entrevista ilustrada? As decises vo sendo registradas. Pode-se fazer um esboo do contedo utilizando pginas de papel sulfite.

Livro produzido pela EE Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, Campinas, 2006.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

35

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 36

Stima UNIDADE
4 passo Apreciao e seleo do material produzido De posse do esboo com as caractersticas e os contedos do livro, preciso reunir o material produzido ao longo do projeto para ser consultado e apreciado. Os alunos, com a ajuda do(a) professor(a), selecionam os materiais que integraro o livro e listam o que precisar ser produzido. importante que todos os alunos tenham algumas de suas produes includas 5 passo Produo de textos e materiais necessrios Na roda de conversa, a lista de materiais a serem produzidos revista e faz-se a diviso de tarefas. No preciso que todos os alunos faam tudo: um grupo pode ficar responsvel pela apresentao, outro produzir a capa, o terceiro montar a pgina com a foto de todos. A cada passo concludo, preciso retomar o que foi feito e identificar as lacunas a serem preenchidas. Um passo a mais Procure parcerias que auxiliem na produo do livro: a grfica do bairro pode produzir cpias para os alunos; a biblioteca pode acolher o lanamento. Divulge o material que integrar o livro no mural. Selecione tambm materiais que devem integrar arquivos virtuais: portais, sites, blogs, flogs. Feita a seleo, ser necessrio escanear imagens e digitar textos.

Cartes telefnicos com desenho de alunos participantes do projeto.

36

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 37

Tudo isso fez com que os alunos se preocupassem mais com suas produes escritas e artsticas, pois sabiam que essas produes seriam vistas e lidas por outras pessoas, no somente eu e eles.
Daniela Scatolin Emef Dercy Clia Seixas Ferrari, Ribeiro Preto, 2005

Na exposio de desenhos, tinha o meu desenho, tinha o desenho de toda a classe.


Gabriel de Souza e Silva, 9 anos Emef Dercy Clia Seixas Ferrari, Ribeiro Preto, 2005

Agora estamos fazendo um livro que ficar na biblioteca da escola.


Lincon da Silva, 9 anos Emef Dercy Clia Seixas Ferrari, Ribeiro Preto, 2005

Eu gostei do livro porque eu ajudei a escrev-lo e meus colegas ajudaram tambm.


Mariele Bernado, 9 anos EE Vereador Orlando Vitaliano, Ribeiro Preto

Quanto apreciao dos livros e escolha daquele que iriam descrever, algumas crianas j estavam fazendo a opo pelo modelo do seu produto, o que as motivou a defender a sua opinio, com argumentos sobre forma e contedo. Nos surpreendeu a explicao dos critrios claros do grupo para decidir sobre a escolha.
Mrcia Trezza, formadora do Museu da Pessoa

O site do projeto publicado: a memria preservada e socializada

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

37

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 38

Oitava UNIDADE
Nesta unidade vamos trabalhar: - Lanamento do produto - Preservao do material produzido - Avaliao do projeto

No lanamento da exposio, em Belo Horizonte, o encontro do aluno com a depoente

Em geral, a escola preserva pouco daquilo que produz. O produto do trabalho de alunos e professores muitas vezes descartado ou devolvido para o aluno. Saberes produzidos que merecem ser preservados e comunicados a outros educadores, registros que possibilitariam conhecer e refletir sobre experincias escolares se perdem, quando deveriam ser preservados e valorizados. Podemos mudar este panorama organizando hoje a memria de amanh, integrando o produto do nosso trabalho biblioteca da escola, aos sites, promovendo eventos em que as memrias so compartilhadas. E, ao final do todo o trabalho, no podemos nos esquecer de avaliar o processo, com alunos, educadores e demais participantes. No se trata de dar uma nota a cada um, mas, sobretudo, de recuperar a trajetria vivida individual e coletivamente, apontando sucessos, dificuldades e possibilidades de aprimoramento do processo. Compreender as aprendizagens, os ganhos e as contribuies.
38
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 39

SUGESTO DE ATIVIDADES 1 passo Organizar o lanamento do produto Findo o livro, combina-se como ele ser divulgado: uma tarde de autgrafos, com a presena dos autores e dos entrevistados, ou uma apresentao de trechos das histrias, ou uma exposio na escola, ou um sarau. Cada deciso desencadear uma srie de atividades a serem realizadas pelo grupo. 2 passo Organizao do material que ser preservado na escola Para que o material possa ser guardado e consultado no futuro por alunos e professores, preciso organiz-lo: identificar as fitas e os vdeos gravados, reunir em lbum uma seleo de fotos e desenhos produzidos e, ainda, incluir o projeto elaborado pelos professores, juntamente com planejamentos, registros e avaliaes. Tudo isso, juntamente com o livro original produzido, ser encaminhado biblioteca.

3 passo Avaliao: levantamento das atividades do projeto Passado o lanamento dos produtos, o encaminhamento dos materiais biblioteca e a insero das informaes no site, interessante avaliar o caminho percorrido. Comeamos lembrando cada etapa e fazemos uma lista. 4 passo Avaliao: produo escrita e socializao No Histrias da Nossa Terra, com crianas das sries iniciais do ensino fundamental, pede-se que elas escrevam sobre o que aprenderam e do que mais gostaram. Com crianas das demais sries, a sugesto que escrevam uma carta para os alunos que integrariam o projeto no prximo ano, explicando o trabalho, suas descobertas e do que gostaram. O mesmo feito com os professores. produo escrita, segue-se a socializao e a discusso das avaliaes. A cada ano esse material ajuda a reformular o projeto.

Livro produzido pelos participantes passam a integrar a biblioteca: memria preservada e acessvel a todos EE Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, Campinas.

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

39

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 40

Oitava UNIDADE
Um passo a mais Na reunio de professores, compartilhe o processo de avaliao: atividades realizadas, aprendizagens, ganhos e as revises para uma prxima edio. Apresente aos professores da escola o material produzido, que passar a integrar a biblioteca, e convide-os a propor novas atividades com esse material.

De tudo o que aprendi, acordei para o fato de que trabalhos de memria, to importantes dentro de uma escola, ficam restritos a uma sala de aula, no anonimato, quando deveriam ser compartilhados, e para isso precisamos registrar todo o trabalho durante o ano letivo, por mais diversificado que seja, com filmagens, fotos, registros, escritos, elaborao de livros confeccionados pela prpria escola.
Dalva Machado EE Jorge Rodini Luiz Professor, Ribeiro Preto, 2005

O projeto, que est para acabar, foi uma coisa muito boa. Ns melhoramos na computao e aprendemos muitas coisas legais. Aprendemos sobre o nosso tema, bairro Fundinho. Melhoramos em Histria, Geografia e na produo de texto, graas ao projeto.
Aluno Rafael Uberlndia, 2003

Para falar a verdade, o que eu mais gostei foi ver a exposio, porque eu vi os desenhos que eu fiz, tudo exposto para as pessoas verem, todos ampliados, todos com os nossos nomes, indo para out-door, para cartes telefnicos, eu me sinto uma estrela!
Ananda Arajo Cemei Prof Eduardo Romualdo de Souza, Ribeiro Preto, 2005

No se trata somente de coletarmos histrias para fazer uma bela exposio, contando de maneira multifacetada a histria da cidade. Na verdade, a exposio um meio para que as escolas atinjam um objetivo, que o grande esforo da educao: saber ler e escrever bem. A exposio o objetivo final, enquanto produto, mas ela no o fim. o meio pelo qual atingiremos as necessidades de cada aluno, professor e escola.
Claudia Leonor, formadora do Museu da Pessoa

40

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 41

Lanamento da exposio em Franca, 2004

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

41

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 42

Anexos
ANEXO 1 Ficha de cadastro: nela so registrados dados bsicos sobre o entrevistado.

PROJETO HISTRIAS DA NOSSA TERRA FICHA DE CADASTRO PARA DEPOIMENTO DADOS PESSOAIS NOME: ENDEREO: BAIRRO: CIDADE: TELEFONES: E-MAIL: DATA DE NASCIMENTO (dd/mm/aaaa): ESTADO: ESCOLARIDADE: CURSO: PROFISSO: ATIVIDADE ATUAL: PAS: ESTADO: CEP: PAS: SEXO:

42

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:04

Page 43

ANEXO 2

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

43

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 44

Anexos
ANEXO 3

44

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 45

Bibliografia

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

45

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 46

Bibliografia
Sugesto de Leituras Para crianas e jovens
ALBERGARIA, Lino de. lbum de famlia. So Paulo: Edies SM, 2005. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A curiosidade premiada. So Paulo: Editora tica, 1989. ALPHEN, Pauline. Do outro lado do Atlntico. So Paulo: Editora- Companhia das Letras, 2003. BOGA, Ins. O livro da dana. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 1996. BOSI, Ecla. Velhos amigos. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 2002. BRENTANI, Gerda. Eu me lembro. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 1996. CANTON, Ktia. Espelho do artista (Auto-retrato). So Paulo: Editora Cosac & Naify, 2004. CORALINA, Cora. O prato azul-pombinho. So Paulo: Global Editora, 2002. FILIPOVIC, Zlata. O dirio de Zlata. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1995. FLORA, Anna. A repblica dos argonautas. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998. FOX, Mem. Guilherme Augusto Arajo Fernandes. So Paulo: Editora Brinque-Book, 1996. GATTAI, Zlia. Anarquistas graas a Deus. Rio de Janeiro: Editora Record, 1979. LAURITO, Ilka. A menina que descobriu o Brasil. So Paulo: Editora FTD, 2001. LODY, Raul e VERGER, Pierre. Crianas Olhar a frica e ver o Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. LIMA, Helosa Pires. Histrias da preta. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 1998. MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel. So Paulo: Editora Salamandra, 1982. MARTINS, Alberto. A floresta e o estrangeiro. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 2000.
46
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 47

MORLEY, Helena. Minha vida de menina. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1942. MUNDURUKU, Daniel. Histrias de indio. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1996. NESTROVSKI, Arthur. Histrias de av e av. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 1998. SANTOS, Carlos Roberto dos. O menor que se fez maior. So Paulo: Editora Scipione, 2001. SANTOS, Jorge Fernando dos Santos. lbum de retratos. So Paulo: Editora Formato Editorial, 1998. SCHWARCZ, Luiz. Minha vida de goleiro. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas ,1999. SECCO, Patrcia. O duelo das fadas. Campinas: Fundao Educar DPaschoal, 2003. SOUZA, Flvio. Domingo jia. So Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 1997. VARELA, Druzio. Nas ruas do Brs. Editora Companhia das Letrinhas, 2002.

PARA PROFESSORES

ALVES, L. R. A escola, centro de memria e produo de comunicao/cultura. So Paulo: Fapesp, 1999 BENJAMIN, W. O narrador: consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Obras Escolhidas, v.1. So Paulo: Brasiliense, 1985. BITTENCOURT, C. (org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Editora Contexto, 1997. BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. BRUNER, J. A cultura da educao. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas, 2001. BURKE, Peter (org.). A escrita da histria: novas perspectivas. So Paulo: Editora da Unesp, 1992. CARVALHO, Slvia P. AUGUSTO, Silvana; KLYSIS, Adriana. Bem-vindo, mundo! Criana, Cultura e Formao de Educadores. So Paulo: Editora Peirpolis, 2006.
HISTRIAS DA NOSSA TERRA

47

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 48

Bibliografia
MRQUEZ, Gabriel Garca. Viver para contar. Rio de Janeiro/So Paulo: Editora Record, 2003. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. JEUDY, Henri. Memrias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. KESSEL, Zilda. A construo da memria na escola: um estudo sobre as relaes entre memria, histria e informao na contemporaneidade. Dissertao ECA/USP, 2003. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio: Porto Alegre: Editora Artmd, 2002. LE GOFF, Jacques. Histria e memria. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. MINISTRIO da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental, 1a a 4a sries, Lngua Portuguesa, 1997. MINISTRIO da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental, 1a a 4a sries e 5a a 8a sries, Histria, 1997. MONTENEGRO, Antonio Torres. Histria oral e memria: a cultura popular revisitada. So Paulo: Contexto, 1992. ONG, Walter J. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998. PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005. POLLAK, Michael. Memria e identidade social. Estudos Histricos, v. 5, n. 10. Rio de Janeiro, 1992. SANTOS, C. Museu e comunidade: uma relao necessria. In: Biolgico: So Paulo, v. 62, n. 2, p. 219224, jul/dez, 2000. THOMPSON, Paul. A voz do passado: histria oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. VEYNE, Paul. Como se escreve a histria. Lisboa: Edies 70, 1983. VIDIGAL, L. Os testemunhos orais na escola histria oral e projectos pedaggicos. Lisboa: Edies Asa, 1996.

48

HISTRIAS DA NOSSA TERRA

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 50

Realizadores

Instituto Algar de Responsabilidade Social O Instituto Algar de Responsabilidade Social (IAR), organizao do Grupo Algar, tem como foco a Educao, e como prioridade a Leitura e a Escrita - no s de palavras, mas do mundo. Investe na formao continuada de educadores e alunos por meio de dois programas: Investimento Social e Voluntariado. Por meio de parcerias com 131 escolas pblicas, desenvolve 15 projetos sociais com a comunidade com os quais so beneficiados cerca de 40 mil alunos e 1.300 educadores. Destes projetos, 11 so desenvolvidos pelos comits de voluntariado das empresas do grupo Algar que, s em 2005, contaram com a participao de 560 associados.

Instituto Avisa L O Instituto Avisa L uma organizao no-governamental sem fins lucrativos, voltada para a formao continuada de educadores, formadores e de outros profissionais que trabalham na educao infantil e nas sries iniciais do ensino fundamental. Tem contribudo para a educao brasileira por meio do trabalho em instituies pblicas e da participao em iniciativas governamentais voltadas para a melhoria do ensino. Edita a revista Avisa L, voltada educao infantil e s sries iniciais do ensino fundamental.

Museu da Pessoa O Museu da Pessoa, criado em So Paulo em 1992, um museu virtual de histrias de vida. Tem por objetivo garantir a oportunidade de toda pessoa registrar e compartilhar a sua trajetria. Para isso, desenvolveu uma metodologia de trabalho, com base nas tcnicas de histria oral, que envolve o registro, a organizao e a divulgao de narrativas pessoais por meio do Portal Museu da Pessoa, acessvel a todos na internet, e tambm de livros, vdeos, filmes e exposies. O Museu realiza projetos de memria em empresas, sindicatos, associaes, organizaes no-governamentais, escolas e comunidades, nas cinco regies do pas. Atua tambm na formao de pessoas agentes locais, educadores, lderes comunitrios , para a elaborao e a implantao de projetos de memria em suas comunidades.

GuiaFim2.qxd

13/3/07

18:05

Page 51

PROJETO HISTRIAS DA NOSSA TERRA INSTITUTO ALGAR Diretoria do Conselho Consultivo Eliane Garcia Melgao Coordenao Executiva Ana Flvia Martins Equipe executora Carolina Toffoli

INSTITUTO AVISA L Coordenao Executiva Slvia Pereira de Carvalho Formadoras Edi Fonseca Mrcia Cristina da Silva (coordenao) MUSEU DA PESSOA Diretoria Jos Santos Matos Karen Worcman Mrcia Ruiz Grupo de Formao Andra Monteiro Uglar Pessoa Giselle Vitor da Rocha Mrcia Trezza Simone Alcntara Snia Dria London (coordenao) Zilda Kessel GUIA HISTRIAS DA NOSSA TERRA Coordenao Snia Helena Dria London Texto Zilda Kessel Iconografia Snia Helena Dria London Zilda Kessel Leitura Crtica Slvia Pereira de Carvalho Reviso Carmen Cacciacarro Slvia Balderama Design e Produo Grfica Tadeu Costa Moreno

Agradecimentos Alessandra Ancona de Faria Cludia Leonor Denise Nalini Silvana Augusto, e a todos os professores, alunos e depoentes que participaram do projeto e cederam os textos, as fotos e os desenhos que integram esta publicao Contatos: Instituto Algar de Responsabilidade Social Rua Machado de Assis, 333 CEP 38400-112 - Uberlndia - MG Tels: (34) 3218-3027 / (34) 3212-0293 E-mail: contato@institutoalgar.org.br Site: www.institutoalgar.org.br Instituto Avisa l Formao Continuada de Educadores Rua Harmonia, 1040 - CEP 05435-001 So Paulo - SP - Tel.: (11) 3032-5411 E-mail: instituto@avisala.org.br Site: www.avisala.org.br Museu da Pessoa Rua Natingui, 1.100 - CEP 05443-002 So Paulo - SP - Tel.: (11) 2144-7150 E-mail: museu@museudapessoa.net Site: www.museudapessoa.net

Das könnte Ihnen auch gefallen