Sie sind auf Seite 1von 21

Direitos humanos, cidadania e educao: uma nova concepo

introduzida pela Constituio Federal de 1988. Valerio de Oliveira Mazzuoli


advogado, professor da Faculdade de Direito de Presidente Prudente (SP)

"A cidadania o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos no um dado. um construdo da convivncia coletiva, que requer o acesso ao espao pblico. este acesso ao espao pblico que permite a construo de um mundo comum atravs do processo de assero dos direitos humanos." (Hannah Arendt)

1. INTRODUO O objetivo do presente ensaio tecer algumas reflexes sobre o relacionamento dos direitos humanos com a concepo contempornea de cidadania. Isto , objetiva-se fazer um conjugado entre o processo de internacionalizao dos direitos humanos e a nova concepo de cidadania introduzida pela Constituio Federal de 1988. Para tanto, num primeiro momento, buscou-se delinear, ainda que brevemente, o processo de internacionalizao dos direitos humanos, cujo marco inicial foi a Declarao Universal de 1948, bem como, a forma atravs da qual a Constituio brasileira de 1988 se relaciona com os instrumentos internacionais de proteo dos direitos humanos ratificados pelo Estado brasileiro. Depois de feito este estudo prvio, verificou-se de que maneira a nova Carta brasileira, rompendo com a ordem jurdica anterior, passou a comungar os direitos humanos internacionalmente consagrados com a concepo contempornea de cidadania. Por fim, buscou-se delinear qual o papel da educao em direitos humanos, e quais as maneiras de se implementar, de forma slida, alm dos princpios ticos que o cercam, uma cultura de direitos humanos, em nosso meio e em nossa sociedade.

2. A CONSAGRAO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO A cidadania um processo em constante construo, que teve origem, historicamente, com o surgimento dos direitos civis, no decorrer do sculo XVIII chamado Sculo das Luzes , sob a forma de direitos de liberdade, mais precisamente, a liberdade de ir e vir, de pensamento, de religio, de reunio, pessoal e econmica, rompendo-se com o feudalismo medieval na busca da participao na sociedade. A concepo moderna de cidadania surge, ento, quando ocorre a ruptura com o Ancien Rgime, em virtude de ser ela incompatvel com os privilgios mantidos pelas classes dominantes, passando o ser humano a deter o status de "cidado". O conceito de cidadania, entretanto, tem sido freqentemente apresentado de uma forma vaga e imprecisa. Uns identificam-na com a perda ou aquisio da nacionalidade; outros, com os direitos polticos de votar e ser votado. No Direito Constitucional, aparece o conceito, comumente, relacionado nacionalidade e aos direitos polticos. J na Teoria Geral do Estado, aparece ligado ao elemento povo como integrante do conceito de Estado. Dessa forma, fcil perceber que no discurso jurdico dominante, a cidadania no apresenta um estatuto prprio pois

na medida em que se relaciona a estes trs elementos (nacionalidade, direitos polticos e povo), apresenta-se como algo ainda indefinido.(1) A famosa Dclaration des Droits de lHomme et du Citoyen, de 1789, sob a influncia do discurso burgus, cindiu os direitos do "Homem" e do "Cidado", passando a expresso Direitos do Homem a significar o conjunto dos direitos individuais, levando-se em conta a sua viso extremamente individualista, cuja finalidade da sociedade era a de servir aos indivduos, ao passo que a expresso Direitos do Cidado significaria o conjunto dos direitos polticos de votar e ser votado, como institutos essenciais democracia representativa.(2) Com o triunfo do liberalismo, sufocou-se, ento, a idia de democracia, que s ocorre quando todas as camadas da sociedade tm as mesmas oportunidades de participao no processo econmico. No era esta a preocupao da burguesia do Estado Liberal, no sculo XVIII. A idia de cidado como participante da vida poltica do pas em que reside, fica facilmente perceptvel pela leitura do Article VI da Dclaration, que dispe:
"La loi est lexpression de la volont gnrale; tous les citoyens ont droit de concourir personnelement, ou par leurs reprsentants sa formation; elle doit tre le mme pour tous, soit quelle protge soit quelle punisse. Tous les citoyens tant gaux ses yeux, sont galement admissibles toutes dignits, places et emplois publics, selon leur capacit, et sans autres distinctions que celles de leurs vertus et de leurs talents."

Mais frente, a Declarao, no seu Article XIV, tambm privilegia os citoyens, nestes termos:
"Les citoyens ont le droit de constater par eux-mmes ou par leurs reprsentants la ncessit de la contribution publique, de la consentir librement, den suivre lemploi et den dterminer la quantit, lassiette, le recouvrement et da dure."

Na lio lapidar do Prof. Jos Afonso da Silva: "A idia de representao, que est na base no conceito de democracia representativa, que produz a primeira manifestao da cidadania que qualifica os participantes da vida do Estado o cidado, indivduo dotado do direito de votar e ser votado , oposta idia de vassalagem tanto quanto a de soberania aparece em oposio de suserania. Mas, ainda assim, nos primeiros tempos do Estado Liberal, o discurso jurdico reduzia a cidadania ao conjunto daqueles que adquiriam os direitos polticos. Ento, o cidado era somente aquela pessoa que integrasse o corpo eleitoral. Era uma cidadania "censitria", porque era atributo apenas de quem possusse certos bens ou rendas".(3) A idia de cidado, que, na Antigidade Clssica, conotava o habitante da cidade o citadino firma-se, ento, como querendo significar aquele indivduo a quem se atribuem os direitos polticos, dizer, o direito de participar ativamente na vida poltica do Estado onde vive. Na Carta de 1824, por exemplo, falava-se, nos arts. 6. e 7., em cidados brasileiros, como querendo significar o nacional, ao passo que nos arts. 90 e 91 o termo cidado aparece designando aquele que pode votar e ser votado. Estes ltimos eram chamados de cidados ativos, posto que gozavam de direitos polticos. Aqueles, por sua vez, pertenciam classe dos cidados inativos, destitudos dos direitos de eleger e ser eleito. Faziam parte, nas palavras de Jos Afonso da Silva, de uma "cidadania amorfa", posto que abstratos e alheios a toda uma

realidade sociolgica, sem referncia poltica.(4) Assim, Homem e Cidado recebiam significados diversos. dizer, o Cidado teria um plus em relao quele, consistente na titularidade de direitos na ordem poltica, na participao da vida da sociedade e na deteno de riqueza, formando, assim, uma casta especial e mais favorecida, distinta do resto da grande e carente massa popular, considerados simples indivduos.(5) Esta idia, entretanto, vai sendo gradativamente modificada, quando do incio do processo de internacionalizao dos direitos humanos, iniciado com a proclamao da Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Passa-se a considerar como Cidados, a partir da, no somente aqueles detentores dos direitos civis e polticos, mas todos aqueles que habitam o mbito da soberania de um Estado e deste Estado recebem uma carga de direitos (civis e polticos; sociais, econmicos e culturais) e tambm deveres, dos mais variados. A Constituio brasileira de 1988, consagra, desde o seu Ttulo I (intitulado Dos Princpios Fundamentais), esta nova concepo de cidadania, iniciada com o processo de internacionalizao dos direitos humanos. Deste modo, ao contrario do que ocorria no constitucionalismo do Imprio, hoje, em face da Constituio vigente, aquela doutrina da cidadania ativa e passiva, no tem mais nenhuma procedncia. Para bem se compreender o significado dessa nova concepo de cidadania introduzida pela Carta de 1988, entretanto, importante tecermos alguns comentrios sobre a gnese do processo de internacionalizao dos direitos humanos, iniciado com o ps-Segunda Guerra, que culminou na Declarao Universal de 1948, revigorada pela segunda Conferncia Mundial sobre Direitos Humanos, ocorrida em Viena, no ano de 1993.

3. O LEGADO DA DECLARAO UNIVERSAL DE 1948 AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAO DOS DIREITOS HUMANOS Decorrido mais de meio sculo da proclamao da Declarao Universal de 1948, adentramonos hoje, ao que parece, na era internacional dos direitos ou dos direitos internacionalmente consagrados. Testemunha-se, hoje, uma crescente evoluo na identidade de propsitos entre o Direito Interno e o Direito Internacional, no que respeita proteo dos direitos humanos, notadamente um dos temas centrais do Direito Internacional contemporneo. A normatividade internacional de proteo dos direitos humanos, conquistada atravs de incessantes lutas histricas, e consubstanciada em inmeros tratados concludos com este propsito, foi fruto de um lento e gradual processo de internacionalizao e universalizao desses mesmos direitos. Os direitos humanos passaram, ento, com o amadurecimento evolutivo deste processo, a transcender os interesses exclusivos dos Estados, para salvaguardar, internamente, os interesses dos seres humanos protegidos. Esta nova concepo, assim, pretendeu afastar, de vez, o velho e arraigado conceito de soberania estatal absoluta, que considerava como sendo os Estados os nicos sujeitos de direito internacional pblico, para proteger e amparar os direitos fundamentais de todos os cidados. Os indivduos, a partir de ento, foram erigidos posio de h muito merecida de sujeitos

de direito internacional, dotados de mecanismos processuais eficazes para a salvaguarda dos seus direitos internacionalmente protegidos. , entretanto, somente a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que o Direito Internacional dos Direitos Humanos, efetivamente, se consolida. Nascidos dos horrores da era Hitler, e da resposta s atrocidades cometidas a milhes de pessoas durante o nazismo, esses acordos internacionais protetivos dos direitos da pessoa humana tm criado obrigaes e responsabilidades para os Estados no que diz respeito s pessoas sujeitas sua jurisdio. Neste contexto marcado por inmeras violaes de direitos, cujo saldo maior foram 11 milhes de mortos durante o perodo nazista, foi necessrio construir toda uma normatividade internacional, a fim de resguardar e proteger esses direitos, at ento inexistente. Viram-se os Estados obrigados a construir uma normatividade internacional eficaz, em que o respeito aos direitos humanos encontrasse efetiva proteo. O tema, ento, tornou-se preocupao de interesse comum dos Estados, bem como um dos principais objetivos da comunidade internacional.(6) Como bem explica a Prof. Flvia Piovesan, diante da ruptura "do paradigma dos direitos humanos, atravs da negao do valor da pessoa humana como valor fonte do Direito", passou a emergir "a necessidade de reconstruo dos direitos humanos, como referencial e paradigma tico que aproxime o direito da moral".(7) O "direito a ter direitos", segundo a terminologia de Hannah Arendt, passou, ento, a ser o referencial primeiro de todo este processo internacionalizante. Como resposta s barbries cometidas no Holocausto, comea, ento, a aflorar todo um processo de internacionalizao dos direitos humanos, criando uma sistemtica internacional de proteo, mediante a qual se torna possvel a responsabilizao do Estado no plano externo, quando, internamente, os rgos competentes no apresentarem respostas satisfatrias na proteo desses mesmos direitos. Um passo concreto foi dado, quando, no incio do ano de 1945, em Chapultepec, no Mxico, os vinte e um pases da Amrica se reuniram firmando a tese de que um dos principais objetivos das Naes Unidas seria a elaborao de uma Carta dos Direitos do Homem, razo pela qual a Carta das Naes Unidas, de 26 de junho de 1945, ficara impregnada da idia do respeito aos direitos fundamentais do homem, desde o seu segundo considerando, onde se afirmou "a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade dos direitos de homens e mulheres e das Naes grandes e pequenas".(8) Assim, a partir do surgimento da Organizao das Naes Unidas, em 1945, e da conseqente aprovao da Declarao Universal dos Direitos Humanos, em 1948, o Direito Internacional dos Direitos Humanos comea a aflorar e a solidificar-se de forma definitiva, gerando, por via de conseqncia, a adoo de inmeros tratados internacionais destinados a proteger os direitos fundamentais dos indivduos. Trata-se de uma poca considerada como verdadeiro marco divisor do processo de internacionalizao dos direitos humanos.(9) Antes disso a proteo aos direitos do homem estava mais ou menos restrita apenas a algumas legislaes internas dos pases, como a inglesa de 1684, a americana de 1778 e a francesa de 1789. As questes humanitrias somente integravam a agenda internacional quando ocorria uma determinada guerra, mas logo mencionava-se o problema da ingerncia interna em um Estado soberano e a discusso morria gradativamente. Assim que temas como o respeito s minorias dentro dos territrios nacionais e direitos de expresso poltica no eram abordados a fim de no se ferir o

at ento incontestvel e absoluto princpio de soberania.(10) Surge, ento, no mbito da Organizao das Naes Unidas, um sistema global de proteo dos direitos humanos, tanto de carter geral (a exemplo do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos), como de carter especfico (v.g., as Convenes internacionais de combate tortura, discriminao racial, discriminao contra as mulheres, violao dos direitos das crianas etc.). Revolucionou-se, a partir deste momento, o tratamento da questo relativa ao tema dos direitos humanos. Colocou-se o ser humano, de maneira indita, num dos pilares at ento reservados aos Estados, alando-o categoria de sujeito de direito internacional. Paradoxalmente, o Direito Internacional feito pelos Estados e para os Estados comeou a tratar da proteo internacional dos direitos humanos contra o prprio Estado, nico responsvel reconhecido juridicamente, querendo significar esse novo elemento uma mudana qualitativa para a comunidade internacional, uma vez que o direito das gentes no mais se cingiria aos interesses nacionais particulares. Neste cenrio, o cidado, antes vinculado sua Nao, passa a tornar-se, lenta e gradativamente, verdadeiro "cidado do mundo".(11) Mas a estrutura normativa de proteo internacional dos direitos humanos, alm dos instrumentos de proteo global, de que so exemplos, dentre outros, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, e cujo cdigo bsico a chamada international bill of human rights, abrange tambm os instrumentos de proteo regional, aqueles pertencentes aos sistemas europeu, americano, asitico e africano (v.g., no sistema americano, a Conveno Americana sobre Direitos Humanos). Da mesma forma que ocorre com o sistema de proteo global, aqui tambm se encontram instrumentos de alcance geral e instrumentos de alcance especial. Gerais so aqueles que alcanam todas as pessoas, a exemplo dos tratados acima citados; especiais, ao contrrio, so os que visam apenas determinados sujeitos de direito, ou determinada categoria de pessoas, a exemplo das convenes de proteo s crianas, aos idosos, aos grupos tnicos minoritrios, s mulheres, aos refugiados, aos portadores de deficincia etc. Tais sistemas, cabe observar, no so dicotmicos, mas complementares uns dos outros, onde fica permitido ao indivduo que sofreu violao de direitos a escolha do aparato mais benfico, tendo em vista que, no raramente, vrios direitos so tutelados por dois ou mais instrumentos de alcance global ou regional ou ainda de alcance geral ou especfico. Essa diversidade de sistemas, assim, interagem em prol da proteo da pessoa humana.(12) O "Direito Internacional dos Direitos Humanos", emergido com princpios prprios, passa, ento, a efetivamente solidificar-se como um corpus juris dotado de uma multiplicidade de instrumentos internacionais de proteo que impe obrigaes e responsabilidades para os Estados no que diz respeito s pessoas sujeitas sua jurisdio. Sua observncia, assim, deixou de se subscrever ao interesse estritamente domstico dos Estados, para passar a ser matria de interesse do Direito Internacional e objeto de sua regulamentao. Rompendo com a distino rgida existente entre Direito Pblico e Direito Privado, e libertando-se dos clssicos paradigmas at ento existentes, o Direito Internacional dos Direitos Humanos passa a afirmar-se como um novo ramo do direito, dotado de autonomia, princpios e especificidade prprios, cuja finalidade a de assegurar a proteo do ser humano, nos planos nacional e internacional, concomitantemente.

Foi neste cenrio que a Declarao Universal de 1948, composta de trinta artigos, precedidos de um "Prembulo" com sete considerandos, conjugou num s todo tanto os direitos civis e polticos, tradicionalmente chamados de direitos e garantias individuais (arts. 1. ao 21), quanto os direitos sociais, econmicos e culturais (arts. 22 ao 28). O art. 29 proclama os deveres da pessoa para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel, e no art. 30 consagra um princpio de interpretao da Declarao sempre a favor dos direitos e liberdades nela proclamados. Assim o fazendo, combinou a Declarao, de forma indita, o discurso liberal com o discurso social, ou seja, o valor da liberdade com o valor da igualdade. Firma-se, ento a concepo contempornea de direitos humanos, fundada no duplo pilar baseado na universalidade e indivisibilidade desses direitos. Diz-se universal "porque a condio de pessoa h de ser o requisito nico para a titularidade de direitos, afastada qualquer outra condio"; e indivisvel "porque os direitos civis e polticos ho de ser somados aos direitos sociais, econmicos e culturais, j que no h verdadeira liberdade sem igualdade e nem tampouco h verdadeira igualdade sem liberdade". A Declarao de 1948, dessa forma, demarca repita-se a concepo contempornea de direitos humanos, deixando claro que no h direitos civis e polticos sem direitos sociais, econmicos e culturais, ou seja, no h liberdade sem igualdade. Da mesma forma, no h igualdade sem a plena a eficaz proteo da liberdade, ou seja, a igualdade fica esvaziada quando no assegurado o direito de liberdade concebido em seu sentido amplo. Aps um quarto de sculo da realizao da primeira Conferncia Mundial de Direitos Humanos, ocorrida em Teer em 1968, a segunda Conferncia (Viena, 1993), reiterando os propsito da Declarao de 1948, consagrou os direitos humanos como tema global, reafirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependncia. Foi o que disps o pargrafo 5. da Declarao e Programa de Ao de Viena, de 1993, nestes termos:
"Todos os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e eqitativa, em p de igualdade e com a mesma nfase. Embora particularidades nacionais e regionais devam ser levadas em considerao, assim como diversos contextos histricos, culturais e religiosos, dever dos Estados promover e proteger todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, sejam quais forem seus sistemas polticos, econmicos e culturais".

Compreendeu-se, finalmente, que a diversidade cultural (relativismo) no pode ser invocada para justificar violaes aos direitos humanos. A tese universalista defendida pelas naes ocidentais saiu, ao final, vencedora, afastando-se de vez a idia de relativismo cultural, em se tratando de proteo internacional dos direitos humanos. Enriqueceu-se, pois, o universalismo desses direitos, afirmando-se cada vez mais o dever dos Estados em promover e proteger os direitos humanos violados, independentemente dos respectivos sistemas, no mais se podendo questionar a observncia dos direitos humanos com base no relativismo cultural ou mesmo com base no dogma da soberania.(13) E, no que toca indivisibilidade, ficou superada a dicotomia at ento existente entre as "categorias de direitos" (civis e polticos de um lado; econmicos, sociais e culturais, de outro), historicamente incorreta e juridicamente infundada, porque no h hierarquia quanto a esses direitos, estando todos eqitativamente balanceados, em p de igualdade. dizer, a classificao tradicional das

"geraes de direitos" no corresponde, historicamente, ao desenvolvimento do processo de efetivao e solidificao dos direitos humanos. Objeta-se que se as geraes de direitos induzem idia de sucesso atravs da qual uma categoria de direitos sucede outra que se finda , a realidade histrica aponta, em sentido contrrio, para a concomitncia do surgimento de vrios textos jurdicos concernentes a direitos humanos de uma ou outra natureza. No plano interno, por exemplo, a consagrao nas Constituies dos direitos sociais foi, em geral, posterior ao dos direitos civis e polticos, ao passo que no plano internacional o surgimento da Organizao Internacional do Trabalho, em 1919, propiciou a elaborao de diversas convenes regulamentando os direitos sociais dos trabalhadores, antes mesmo da internacionalizao dos direitos civis e polticos no plano externo.(14) O processo de desenvolvimento dos direitos humanos, assim, opera-se em constante cumulao, sucedendo-se no tempo vrios direitos que mutuamente se substituem, consoante a concepo contempornea desses direitos, fundada na sua universalidade, indivisibilidade e interdependncia. Afasta-se, pois, a viso fragmentria e hierarquizada das diversas categorias de direitos humanos, para se buscar uma "concepo contempornea" desses mesmos direitos, a qual foi introduzida pela Declarao Universal de 1948 e reiterada pela Declarao de Direitos Humanos de Viena de 1993. Como destaca Carlos Weis, insistir na idia geracional de direitos, "alm de consolidar a impreciso da expresso em face da noo contempornea dos direitos humanos, pode se prestar a justificar polticas pblicas que no reconhecem indivisibilidade da dignidade humana e, portanto, dos direitos fundamentais, geralmente em detrimento da implementao dos direitos econmicos, sociais e culturais ou do respeito aos direitos civis e polticos previstos nos tratados internacionais j antes citados".(15) Desta forma, a dicotomia at ento existente leciona Jos Afonso da Silva entre direitos civis (mais conhecidos como direitos individuais) e polticos e direitos econmicos, sociais e culturais, vai sendo suplantada pelo reconhecimento doutrinrio da universalidade, indivisibilidade e interdependncia dos direitos humanos.(16) E isto porque pensava-se que os direitos civis e polticos eram de aplicao imediata, bastando a absteno do Estado para sua efetivao, ao passo que os direitos econmicos, sociais e culturais eram de aplicao progressiva, requerendo uma atuao positiva do Estado para que pudessem ser eficazes.(17) Problema muito discutido dizia respeito eficcia das normas da Declarao Universal de 1948, uma vez que ela, por si s, no dispe de aparato prprio que a faa valer. vista disso que, sob o patrocnio da ONU, se tem procurado firmar vrios pactos e convenes internacionais a fim de assegurar a proteo aos direitos fundamentais do homem nela consagrados, dentro dos quais destacam-se o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, ambos aprovados pela Assemblia-Geral da ONU, em Nova York, aos 16 de dezembro de 1966. Surgiram estes tratados, pois, com a finalidade de conferir dimenso jurdica Declarao de 1948, tendo o primeiro pacto regulamentado os arts. 1. ao 21 da Declarao, e o segundo os arts. 22 a 28.(18)

4. A ABERTURA DA CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1988 AO SISTEMA

INTERNACIONAL DE PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS Rompendo com a ordem jurdica anterior, marcada pelo autoritarismo advindo do regime militar, que perdurou no Brasil de 1964 a 1985, a Constituio brasileira de 1988, no propsito de instaurar a democracia no pas e de institucionalizar os direitos humanos, faz como que uma revoluo na ordem jurdica nacional, passando a ser o marco fundamental da abertura do Estado brasileiro ao regime democrtico e normatividade internacional de proteo dos direitos humanos. Como marco fundamental do processo de institucionalizao dos direitos humanos no Brasil, a Carta de 1988, logo em seu primeiro artigo, erigiu a dignidade da pessoa humana a princpio fundamental (art. 1., III), instituindo, com este princpio, um novo valor que confere suporte axiolgico a todo o sistema jurdico e que deve ser sempre levado em conta quando se trata de interpretar qualquer das normas constantes do ordenamento nacional. A nova Constituio, alm disso, seguindo a tendncia do constitucionalismo contemporneo, deu um grande passo rumo a abertura do sistema jurdico brasileiro ao sistema internacional de proteo de direitos, quando, no pargrafo 2. do seu art. 5., deixou estatudo que:
"Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte".

Estabelecendo a Carta de 1988 que os direitos e garantias nela elencados "no excluem" outros provenientes dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte, porque ela prpria est a autorizar que tais direitos e garantias constantes nesse tratados "se incluem" no ordenamento jurdico brasileiro, como se escritos no rol de direitos constitucionais estivessem. dizer, se os direitos e garantias expressos no texto constitucional "no excluem" outros provenientes de tratados internacionais, porque, pela lgica, na medida em que tais instrumentos passam a assegurar tambm direitos e garantias, a Constituio "os inclui" no seu catlogo dos direitos protegidos, ampliando, destarte, o seu "bloco de constitucionalidade". Assim, ao incorporar em seu texto esses direitos internacionais, est a Constituio atribuindolhes uma natureza especial e diferenciada, qual seja, a natureza de "norma constitucional", os quais passam a integrar, portanto, o elenco dos direitos constitucionalmente protegidos. Dessa forma, tanto os direitos como as garantias constantes dos tratados internacionais de que o Brasil seja parte, passam, com a ratificao desses mesmos instrumentos, a integrar o rol dos direitos e garantias constitucionalmente protegidos. H que se enfatizar, porm, que os demais tratados internacionais que no versem sobre direitos humanos, no tm natureza de norma constitucional; tero sim, natureza de norma infraconstitucional (mas supra-legal), extrada justamente do citado art. 102, III, b, da Carta Magna, que confere ao Supremo Tribunal Federal a competncia para "julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal". H, pois, neste cenrio de proteo dos direitos humanos, um enfraquecimento da noo da nointerferncia internacional em assuntos internos, flexibilizando, seno abolindo, a prpria noo

de soberania estatal absoluta. A inovao, no 2. ao art. 5. da Constituio de 1988, referente aos tratados internacionais de que o Brasil seja parte, assim, alm de ampliar os mecanismos de proteo da dignidade da pessoa humana, vem tambm reforar e engrandecer o princpio da prevalncia dos direitos humanos, consagrado pela Carta como um dos princpios pelo qual a Repblica Federativa do Brasil se rege nas suas relaes internacionais (CF, art. 4., II). A Carta de 1988 passou a reconhecer explicitamente, portanto, no que tange ao seu sistema de direitos e garantias, uma dupla fonte normativa: aquela advinda do direito interno (direitos expressos e implcitos na Constituio), e aquela outra advinda do direito internacional (decorrente dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte). No bastasse esse extraordinrio avano, um outro ainda se apresenta. Os tratados internacionais de proteo dos direitos humanos ratificados pelo Estado brasileiro, passam a incorporar-se automaticamente em nosso ordenamento, pelo que estatui o 1. do art. 5. da nossa Carta:
"As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata".

Ora, se as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata, os tratados internacionais de proteo dos direitos humanos, uma vez ratificados, por tambm conterem normas que dispe sobre direitos e garantias fundamentais, tero, dentro do contexto constitucional brasileiro, idntica aplicao imediata. Da mesma forma que so imediatamente aplicveis aquelas normas expressas nos arts. 5. a 17 da Constituio da Repblica, o so, de igual maneira, as normas contidas nos tratados internacionais de direitos humanos de que o Brasil seja parte. Atribuindo-lhes a Constituio a natureza de "normas constitucionais", e passando tais tratados a ter aplicabilidade imediata to logo ratificados, fica dispensada, por isso, a edio de decreto de promulgao a fim de irradiar seus efeitos tanto no plano interno como no plano internacional. J, nos casos de tratados internacionais que no versam sobre direitos humanos, este decreto, materializando-os internamente, faz-se necessrio. Em outra palavras, com relao aos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos, foi adotado no Brasil o monismo internacionalista kelseniano, dispensando-se da sistemtica da incorporao, o decreto executivo presidencial para seu efetivo cumprimento no ordenamento ptrio, de forma que a simples ratificao do tratado por um Estado importa na incorporao automtica de suas normas respectiva legislao interna. Alm disso, todos os direitos insertos nos referidos tratados internacionais, cuja incorporao automtica, passam, tambm, a constiturem clusulas ptreas, no podendo ser suprimidos sequer por emenda Constituio (CF, art. 60, 1., IV). o que se extrai do resultado da interpretao dos 1. e 2., do art. 5. da Lei Fundamental, em cotejo com o art. 60, 4., IV, da mesma Carta. Isto porque, o 1., do art. 5., da Constituio da Repblica, como se viu, dispe expressamente que "as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata". E o art. 60, 4., IV, por sua vez, estabelece que qualquer proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais no ser objeto

sequer de deliberao, tendo em vista o ncleo imodificvel desses direitos. Em suma, tendo ingressado tais tratados pela porta de entrada do pargrafo 2. do art. 5. da Carta Magna de 1988, passam eles, da mesma forma que aqueles direitos e garantias insertos no texto constitucional: a) a estar dentro dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (art. 1, inc. II a V); b) a permear os objetivos fundamentais do Estado brasileiro (art. 3, inc. I, III e IV); c) a ser diretrizes que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil (art. 4, inc. II), e; d) a constiturem clusula ptrea do texto constitucional (art. 60, 4, inc. IV), dando lugar interveno federal em caso de sua no-observncia (art. 34, inc. VII, b).

5. O CIDADO E A CIDADANIA NA CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1988


"Tudo o que acontece no mundo, seja no meu pas, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Ento eu preciso participar das decises que interferem na minha vida. Um cidado com um sentimento tico forte e conscincia da cidadania no deixa passar nada, no abre mo desse poder de participao." Herbert de Souza (Betinho)

Como se viu, em face do processo de internacionalizao dos direitos humanos, iniciado com a Declarao Universal de 1948, e reiterado na segunda Conferncia de Viena, em 1993, cidados, hoje, so todos aqueles que habitam o mbito da soberania de um Estado e deste Estado tm assegurados, constitucionalmente, direitos fundamentais mnimos. O cidado, torna-se, ento, aquele indivduo a quem a Constituio confere direitos e garantias individuais, polticos, sociais, econmicos e culturais , e lhe d o poder de seu efetivo exerccio, alm de meios processuais eficientes contra a violao de seu gozo ou fruio por parte do Poder Pblico. A Constituio brasileira de 1988, com a transio para o regime democrtico e conseqente abertura normatividade internacional, consagrou, expressamente, esta nova concepo de cidadania, como se depreende da leitura de vrios dos seus dispositivos, estando hoje superada a antiga doutrina, do tempo do constitucionalismo do imprio, da cidadania ativa e passiva que significava a prerrogativa de quem podia participar da vida poltica do pas, ou seja, de quem detinha os direitos polticos,(19) e daqueles a quem faltava este atributo. Observe-se que a Carta de 1988, ao tratar, no seu art. 14, dos direitos polticos, no se refere, sequer em um momento, expresso cidadania, dizendo apenas que a "soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direito e secreto, com valor igual para todos ()". Pelo contrrio: a Constituio faz uma separao entre cidadania e direitos polticos quando, no seu art. 68, 1., II, ao tratar das leis delegadas, exclui do mbito da delegao legislativa a "nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais". Em alguns outros dispositivos da Constituio, a palavra cidadania (ou cidado) poderia ainda ter a significao de direitos polticos, mas mesmo assim de forma implcita, a exemplo dos arts. 22, XIII, e 5., LXXIII. No primeiro se l que compete Unio legislar sobre "nacionalidade, cidadania e naturalizao", e no segundo que "qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de

custas judiciais e do nus da sucumbncia".(20) Mas o que importa que a Constituio de 1988 abandona, sem embargo disso, o velho conceito de cidadania ativa e passiva, incorporando em seu texto a concepo contempornea de cidadania introduzida pela Declarao Universal de 1948 e reiterada pela Conferncia de Viena de 1993. Foi nesse sentido que, pioneiramente, estatuiu a Carta de 1988, em seu art. 1., que a Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos, dentre outros, a cidadania (inc. II). Na mesma esteira, o disposto no art. 5., incisos LXXI ("concederse- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania") e LXXVII ("so gratuitas as aes de habeas-corpus e habeas-data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania"). No seu Ttulo VIII, Captulo II, Seo I, a Carta Magna de 1988 dispe, ainda, que a "educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho (art. 205). Outro dispositivo em que fica bastante marcada esta nova concepo de cidadania, o art. 64 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, que dispe: "A Imprensa Nacional e demais grficas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, promovero edio popular do texto integral da Constituio, que ser posta disposio das escolas e dos cartrios, dos sindicatos, dos quartis, das igrejas e de outras instituies representativas da comunidade, gratuitamente, de modo que cada cidado brasileiro possa receber do Estado um exemplar da Constituio do Brasil." Enfim, a Constituio de 1988, enriqueceu e ampliou os conceitos de cidado e cidadania. Seu entendimento, agora, como leciona Jos Afonso da Silva, "decorre da idia de Constituio dirigente, que no apenas um repositrio de programas vagos a serem cumpridos, mas constitui um sistema de previso de direitos sociais, mais ou menos eficazes, em torno dos quais que se vem construindo a nova idia de cidadania".(21) De forma que, no mais se trata de considerar a cidadania como simples qualidade de gozar direitos polticos, mas sim de aferirlhe um ncleo mnimo e irredutvel de direitos (fundamentais) que devem se impor, obrigatoriamente, ao dos poderes pblicos. A cidadania, assim considerada conclui brilhantemente o Prof. Jos Afonso da Silva , "consiste na conscincia de pertinncia sociedade estatal como titular dos direitos fundamentais, da dignidade como pessoa humana, da integrao participativa no processo do poder, com a igual conscincia de que essa situao subjetiva envolve tambm deveres de respeito dignidade do outro e de contribuir para o aperfeioamento de todos".(22) Vestir a camisa de cidado, ento, ter conscincia dos direitos e deveres constitucionalmente estabelecidos e participar ativamente de todas as questes que envolvem o mbito de sua comunidade, de seu bairro, de sua cidade, de seu Estado e de seu pas, no deixando passar nada, no se calando diante do mais forte nem subjugando o mais fraco.(23)

V-se, dessa forma, que a Carta de 1988 endossa esse novo conceito de cidadania, que tem na dignidade da pessoa humana sua maior racionalidade e sentido. Consagra-se, de uma vez por todas, os pilares universais dos direitos humanos contemporneos fundados na sua universalidade, indivisibilidade e interdependncia. A universalidade dos direitos humanos consolida-se, na Constituio de 1988, a partir do momento em que ela consagra a dignidade da pessoa humana como ncleo informador da interpretao de todo o ordenamento jurdico, tendo em vista que a dignidade inerente a toda e qualquer pessoa, sendo vedada qualquer discriminao. Quanto indivisibilidade dos direitos humanos, a Constituio de 1988 a primeira Carta brasileira que integra, ao elenco dos direitos fundamentais, os direitos sociais, que nas Cartas anteriores restava espraiados no captulo pertinente ordem econmica e social. A Carta de 1988, assim, foi a primeira a explicitamente prescrever que os direitos sociais so direitos fundamentais, sendo pois inconcebvel separar o valor liberdade (direitos civis e polticos) do valor igualdade (direitos sociais, econmicos e culturais). Conclui-se, portanto, que a Constituio brasileira de 1988 endossa, de forma explcita, a concepo contempornea de cidadania, afinada com as novas exigncias da democracia e fundada no duplo pilar da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos.

6. EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS: RESPONSABILIDADE DE TODOS Por fim, necessrio tecermos algumas palavras sobre o papel da educao no processo de solidificao dos direitos humanos e da cidadania, cujo fundamento tambm se encontra no texto constitucional brasileiro. A Constituio de 1988, ao consagrar a universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, tambm entrega ao Estado e ao cidado de forma implcita a tarefa de educar (dever) e ser educado (direito) em direitos humanos e cidadania. Somente com a colaborao de todos os partcipes da sociedade e do Estado, que os direitos humanos fundamentais alcanaro a sua plena efetividade. O papel de cada um na construo desta nova concepo de cidadania fundamental para o xito dos objetivos desejados pela Declarao Universal de 1948 e pela Carta Constitucional brasileira. A educao em direitos humanos deve se dar de uma forma tal que os princpios ticos fundamentais que o cercam, sejam para todos ns membros da coletividade to naturais como que o prprio ar que respiramos. A consolidao da cidadania, em sua forma plena, deve ser o fator principal da criao de uma cultura em direitos humanos. A Declarao Universal de 1948, a esse propsito, deixa bem claro que: "A instruo [leia-se: educao] ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento e do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz" (Artigo XXVI, 2. alnea). E foi seguindo esta trilha traada pela Declarao Universal, que a Carta brasileira de 1988 estatuiu, no seu art. 205, que a "educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho".

Assim o fazendo, conjugou a Constituio, de forma expressa, os "direitos humanos", a "cidadania" e a "educao", como querendo significar que no h direitos humanos sem o exerccio pleno da cidadania, e que no h cidadania sem uma adequada educao para o seu exerccio. De forma que, somente com a interao destes trs fatores direitos humanos, cidadania e educao que se poder falar em um Estado Democrtico assegurador do exerccio dos direitos e liberdades fundamentais decorrentes da condio de ser humano. Como se v, tambm papel da educao o preparo para o exerccio da cidadania, considerada aqui no seu sentido amplo, cuja consagrao est assegurada tanto constitucionalmente, no mbito do direito interno, quanto internacionalmente, no contexto dos instrumentos internacionais de proteo dos direitos humanos. Enfim, a efetiva proteo dos direitos humanos nas palavras de Dyrceu Aguiar Dias Cintra Junior "depende em muito de um processo educacional capaz de formar novas geraes que se envolvam, desde cedo, no compromisso tico com o tema".(24) E o que tambm dizem as sbias palavras do mestre Andr Franco Montoro, em mais uma de suas lies de extremada felicidade:
"No basta ensinar direitos humanos. preciso lutar pela sua efetividade. E, acima de tudo, trabalhar pela criao de uma cultura prtica desses direitos".(25)

A falta de uma cultura em direitos humanos destri, pois, todo o referencial tico e principiolgico galgado ao longo deste mais de meio sculo da proclamao da Declarao Universal de 1948, inobstante o alto preo pago por toda a comunidade internacional para a consagrao desses direitos, bem como para a sua efetiva positivao em diversos instrumentos internacionais de proteo. A conseqncia mais dramtica disso, consiste no fato de ser toda a sociedade levada irreflexo acerca da produo do mal em massa (de que foi exemplo, dentre outros, o genocdio cometido durante o perodo nazista) e na conseqente falta de um mnimo de senso poltico e de esprito crtico por parte dos indivduos que a compe.(26) A tarefa de implementar os direitos humanos atravs da educao , assim, dever de todos cidados e governo. A educao em direitos humanos, pois, deve se dar de forma a que os princpios ticos fundamentais que os cercam sejam assimilados por todos ns, passando a orientar as aes das geraes presentes e futuras, em busca da reconstruo dos direitos humanos e da cidadania em nosso pas. Somente assim que o exerccio da cidadania e o respeito aos direitos humanos estaro completos e definitivamente assegurados.

7. CONCLUSES I A idia de cidadania surgiu como querendo significar a qualidade do indivduo a que se atribuam direitos polticos de votar e ser votado. Falava-se, ento em cidados ativos, que gozavam de direitos polticos, e em cidados inativos, destitudos dos direitos de eleger e ser eleito. Assim, Homem e Cidado recebiam significados distintos. O Cidado teria um plus em

relao quele, consistente na titularidade de direitos na ordem poltica. II Em virtude do processo de internacionalizao dos direitos humanos, iniciado com a elaborao da Declarao Universal de 1948, esta idia vai sendo gradativamente modificada, passando a considerar-se cidados, todos aqueles que habitam o mbito da soberania de um Estado e deste Estado recebem direitos e deveres. III Comeou-se, a partir da, a testemunhar-se uma crescente evoluo na identidade de propsitos entre o Direito Interno e o Direito Internacional, no que respeita proteo dos direitos humanos. Os direitos humanos passaram, ento, com o amadurecimento evolutivo desse processo, a transcender os interesses exclusivos dos Estados, para salvaguardar, internamente, os interesses dos seres humanos protegidos, afastando-se de vez, o velho e arraigado conceito de soberania estatal absoluta, que considerava como sendo os Estados os nicos sujeitos de direito internacional pblico. IV O "direito a ter direitos", segundo a terminologia de Hannah Arendt, passou, ento, a ser o referencial primeiro de todo este processo internacionalizante. Aflorou-se, ento, todo um processo de internacionalizao dos direitos humanos, criando uma sistemtica internacional de proteo, mediante a qual se torna possvel a responsabilizao do Estado no plano externo, quando, internamente, os rgos competentes no apresentarem respostas satisfatrias na proteo desses mesmos direitos. V O Direito Internacional dos Direitos Humanos, como novo ramo do Direito Internacional Pblico, emerge com princpios prprios, autonomia e especificidade, sendo caracterstica de suas normas a expansividade decorrente da abertura tipolgica de seus enunciados. Libertouse, de vez, a rgida distino at ento existente entre Direito Pblico e Direito Privado, libertando-se dos seus clssicos paradigmas. VI Os direitos humanos passaram, ento, a fundar-se nos pilares da universalidade e indivisibilidade, consagrados pela Declarao universal de 1948 e reiterado pela Segunda Conferncia Mundial de Direitos Humanos, realizada em Viena, no ano de 1993. Compreendeu-se, enfim, que o relativismo cultural no pode ser invocado para justificar violaes aos direitos humanos internacionalmente consagrados. Ficou superada a dicotomia at ento existente entre "categorias de direitos" (civis e polticos de um lado; econmicos, sociais e culturais, de outro), historicamente incorreta e juridicamente infundada, porque no h hierarquia quanto a esses direitos, estando todos eqitativamente balanceados, em p de igualdade. VII A Constituio brasileira de 1988, marco fundamental do processo de institucionalizao dos direitos humanos no Brasil, recebe os tratados internacionais de proteo dos direitos humanos com ndole e nvel constitucional, alm de dar aplicao imediata s suas normas devidamente incorporadas. A abertura do sistema se deu no art. 5., 2., que dispe: "Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte". VIII Assim, tendo tais tratados ingressado pela porta de entrada do 2. do art. 5. da Carta Magna de 1988, passam eles, da mesma forma que aqueles direitos garantidos no texto constitucional: a) a estar dentro dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (art. 1,

inc. II a V); b) a permear os objetivos fundamentais do Estado brasileiro (art. 3, inc. I, III e IV); c) a ser diretrizes que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil (art. 4, inc. II), e; d) a constiturem clusula ptrea do texto constitucional (art. 60, 4, inc. IV), dando lugar interveno federal em caso de sua no-observncia (art. 34, inc. VII, b). IX A Constituio de 1988 abandona o velho conceito de cidadania ativa e passiva, incorporando em seu texto a concepo contempornea de cidadania introduzida pela Declarao Universal de 1948 e reiterada pela Conferncia de Viena de 1993. A Carta de 1988 endossa esse novo conceito de cidadania, que tem na dignidade da pessoa humana sua maior principiologia e racionalidade, consagrando-se de uma vez por todas, os pilares universais dos direitos humanos contemporneos. X A universalidade dos direitos humanos consolida-se, na Constituio de 1988, a partir do momento em que ela consagra a dignidade da pessoa humana como ncleo informador da interpretao de todo o ordenamento jurdico, tendo em vista que a dignidade inerente a toda e qualquer pessoa, sendo vedada qualquer discriminao. Quanto indivisibilidade dos direitos humanos, a Constituio de 1988 integra, ao elenco dos direitos fundamentais, os direitos sociais, que nas Cartas anteriores restavam espraiados no captulo pertinente ordem econmica e social. XI A Constituio brasileira de 1988 endossa, portanto, de forma explcita, a concepo contempornea de cidadania, afinada com as novas exigncias da democracia e fundada no duplo pilar da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos. XII A tarefa de implementar os direitos humanos atravs da educao dever de todos cidados e governo. A educao em direitos humanos, pois, deve se dar de forma a que os princpios ticos fundamentais que o cercam sejam assimilados por todos ns, passando a orientar nossas aes, em busca da reconstruo dos direitos humanos em nosso pas. S assim que o efetivo exerccio da cidadania e o respeito aos direitos humanos estaro completos.

NOTAS 1. O dicionarista Pedro Nunes, assim define o cidado: "Pessoa que goza dos direitos civis e polticos de um Estado, devendo, entretanto, obrigaes atinentes aos mesmos. Cidado brasileiro nacional que usufrui esses direitos; o estrangeiro, quando naturalizado. Tal qualidade pode tambm verificar-se pelo jus soli, quando a pessoa nascida num Estado toma nacionalidade deste, ou em virtude do jus sanguinis, se se origina por vnculo de sangue e neste caso o filho segue a nacionalidade dos pais. O qualificativo cidado empregado nos pases de regime republicano. Corresponde a sdito, termo usado nos Estados monrquicos. No passado, apenas os ricos e nobres eram considerados cidados em alguns Estados, e, noutros, excluam tambm as mulheres. Diz-se tambm do habitante de uma cidade. Citadino." (Dicionrio de tecnologia jurdica, p. 173). 2. Cf. Jos Afonso da Silva. "Faculdades de Direito e construo da cidadania", p. 138-139. 3. Jos Afonso da Silva. Idem, p. 139.

4. Cf. Jos Afonso da Silva. Idem, ibidem. 5. Nas palavras de Loraine Slomp Giron: "Hegel demonstra que na nova sociedade o indivduo no nasce cidado, para tornar-se cidado ele deve participar do mundo do trabalho. No mundo do trabalho livre a cidadania s conquistada por aquele que pode participar da produo. Os que esto fora dos setores produtivos so apenas indivduos e no cidados: condio de produtor e de participante de uma corporao (sindicato) que garante ao homem sua condio de membro de um estado (sic), portanto de cidado. O enfraquecimento do Estado Nacional corresponde de uma certa forma ao enfraquecimento da cidadania. O surgimento dos Mega Estados renova a dicotomia entre os direitos do indivduo e do Estado. A antiga querela sobre o confronto entre o indivduo e o estado (sic), que ocupou o pensamento iluminista, volta a atualidade. Na Comunidade Europia os cidados dos pequenos pases como os gregos e os portugueses tero os mesmos direitos que os dos grandes pases como aos da Frana e da Inglaterra? Dentro do NAFTA os cidados mexicanos tero os mesmos direitos que os norteamericanos? Ou alguns sero mais cidados que os outros?" (Prefcio ao livro de Charles Antonio Kieling, Manifesto da cidadania, p. 14). 6. Nas palavras de Andr Franco Montoro, a barbrie cometida durante o perodo nazista "provocou a revolta da conscincia mundial e a constituio de um Tribunal Internacional, em Nuremberg, para julgar os crimes contra a humanidade, violadores dos fundamentos ticos da vida social. E deu origem ao movimento impulsionado pelas aspiraes da populao de todo mundo, culminando com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que constitui um dos documentos fundamentais da civilizao contempornea. A Declarao abre-se com a denncia histrica dos atos brbaros, que revoltam a conscincia da humanidade. E afirma solenemente como valores universais, os direitos humanos bsicos, como o direito vida, liberdade, segurana, educao, sade e outros, que devem ser respeitados e assegurados por todos os Estados e por todos os povos" ("Cultura dos Direitos Humanos", p. 23). 7. Flvia Piovesan. Direitos humanos e o direito constitucional internacional, 4. ed., p. 129. 8. Jos Afonso da Silva. "Impacto da Declarao Universal dos Direitos Humanos na Constituio brasileira de 1988", p. 190-191. 9. Como destaca Carlos Weis: "A recente sistematizao dos direitos humanos em um sistema normativo internacional, marcada pela proclamao da Declarao Universal dos Direitos Humanos pela Assemblia-Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948, representa tanto o ponto de chegada do processo histrico de internacionalizao dos direitos humanos como o trao inicial de um sistema jurdico universal destinado a reger as relaes entre os Estados e entre estes e as pessoas, baseando-se na proteo e promoo da dignidade fundamental do ser humano" (Direitos humanos contemporneos, p. 21). 10. Cf. Ana Flvia Barros-Platiau e Ancelmo Csar Lins de Gis. "Direito internacional e globalizao", p. 35. 11. Ana Flvia Barros-Platiau e Ancelmo Csar Lins de Gis. Idem, ibidem. 12. Cf. Flvia Piovesan. Temas de direitos humanos, p. 31-32. O Prof. Jos Afonso da Silva, a esse respeito, leciona: "Em face dessa diversificao, cabe, desde logo, uma observao geral, qual seja: a de que tanto os tratados regionais como os destinados a proteger especialmente

determinadas categorias de pessoas ou situaes especiais so complementares aos tratados gerais de proteo dos direitos humanos. No existem normas regionais de direitos humanos, mas apenas acordos regionais para verificar a aplicao de normas internacionais observa Cristina M. Cerna" ("Impacto da Declarao Universal dos Direitos Humanos na Constituio brasileira de 1988", p. 196). 13. Cf. Ana Flvia Barros-Platiau e Ancelmo Csar Lins de Gis. "Direito internacional e globalizao", p. 37. 14. Cf. Carlos Weis. Op. cit., p. 40-41. 15. Carlos Weis. Idem, p. 43-44. 16. Jos Afonso da Silva. "Impacto da Declarao Universal dos Direitos Humanos na Constituio brasileira de 1988", p. 196. 17. Cf. Jos Afonso da Silva. Idem, p. 196-197. 18. Cf. Jos Afonso da Silva. Idem, p. 193-194. 19. Compem os direitos polticos, na Carta de 1988, os direitos de votar e ser votado, de referendo, plebiscito e iniciativa popular das leis (CF, art. 14, incs. I, II e III). A soberania popular exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. O plebiscito consiste na prvia consulta ao povo (eleitorado) sobre a viabilidade de determinado projeto de lei ou medida administrativa. Compete ao Congresso Nacional a sua autorizao bem como a do referendo (CF, art. 49, XV). Foi exemplo de plebiscito a oportunidade de escolha entre repblica e monarquia, que se deu no dia 7 de setembro de 1993 (art. 2., do ADCT, EC n. 02). J no referendo a consulta ao povo posterior adoo de determinada medida pelo governo ou edio de uma lei. Aqui, o eleitorado, depois de editada a medida, chamado para ratific-la ou lhe retirar a eficcia, por meio do voto. Por fim, a iniciativa popular consiste na apresentao, pelo povo, de projeto de lei Cmara dos Deputados subscrito, por nomnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles (CF, art. 61, 2.). O plebiscito, o referendo e a iniciativa popular so regulados pela Lei n. 9.709, de 18 de novembro de 1988. 20. Da mesma forma, os seguintes dispositivos: "Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado (inc. V)."; "Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio."; "Art. 74, 2. Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio."; "Art. 89. O Conselho da Repblica rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, e dele participam: VII - seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica,

dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo."; "Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: II - justia de paz, remunerada, composta de cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competncia para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de ofcio ou em face de impugnao apresentada, o processo de habilitao e exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao."; "Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada."; e, finalmente: "Art. 131. A Advocacia-Geral da Unio a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. 1 - A Advocacia-Geral da Unio tem por chefe o Advogado-Geral da Unio, de livre nomeao pelo Presidente da Repblica dentre cidados maiores de trinta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada." 21. Jos Afonso da Silva. "Faculdades de Direito e construo da cidadania", cit., p. 141. 22. Jos Afonso da Silva. Idem, p. 142. 23. Cf. Carla Rodrigues & Herbert de Souza. tica e cidadania (coleo polmica). So Paulo: Editora Moderna, 1994. Para Charles Antonio Kieling: "A cidadania e, conseqentemente, o bem comum s existem quando o Estado, o mantenedor da organizao social, preserva a sobrevivncia, sem distino, desde o mais vulnervel ser at o mais apto, regulamentando as aes. A cidadania exige a perfeita sintonia entre os Poderes e o Povo, entre as diferentes classes e faixas etrias e entre as diferentes etnias. E do conjunto maior sair a vitria da Democracia" (Manifesto da cidadania. Caxias do Sul: Maneco Livraria & Editora, 2001, p. 100). 24. Dyrceu Aguiar Dias Cintra Junior. "O judicirio brasileiro em face dos direitos humanos", p. 32-33. 25. Andr Franco Montoro. "Cultura dos Direitos Humanos", p. 28. 26. Nas palavras de Charles Antonio Kieling: "Se, no passado, o Senso poltico significou para o homem perceber a natureza como um todo, entend-la, domin-la e ao mesmo tempo perceber que era necessrio defender-se de suas adversidades a fim de tirar proveito dela, hoje significa perceber o conjunto social. Muito mais complexo que um Senso Poltico contra a natureza animal desenvolver um Senso poltico contra as vrias formas de dominao que oprimem o seu humano dentro do tecido social. necessrio um novo despertar do Senso Poltico. Os seres humanos oprimidos e dominados precisam perceber o conjunto social que, estruturalmente, legou-lhes a posio que ocupam na organizao social. Uma nova revoluo do Senso poltico que possibilitar humanidade reorganizar-se estruturalmente de forma diferente das sociedades de hoje, pois acelera-se, cada vez mais, a percepo holstica dos que compem a sociedade, possibilitando que os lderes percam seu poder centralizador para as decises das massas populares" (Manifesto da cidadania, cit., p. 39).

BIBLIOGRAFIA Arendt, Hannah. Entre o passado e o futuro, 5. ed. So Paulo: Editora Perspectiva, 2000. ________. A condio humana, 7. ed. Rio: Forense Universitria, 1995. Barros-Platiau, Ana Flvia & Gis, Ancelmo Csar Lins de. "Direito internacional e globalizao". In: Revista Cidadania e Justia da Associao dos Magistrados Brasileiros, ano 4, n. 8, p. 27-42, 1. semestre de 2000. Canado Trindade, Antnio Augusto. A proteo internacional dos direitos humanos: fundamentos jurdicos e instrumentos bsicos. So Paulo: Saraiva, 1991. ________. "Direito internacional e direito interno: sua interpretao na proteo dos direitos humanos". In: Instrumentos internacionais de proteo dos direitos humanos, obra cuja qual o autor prefacia. So Paulo: Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, 1996. Cintra Junior, Dyrceu Aguiar Dias. "O judicirio brasileiro em face dos direitos humanos". In: Justia e democracia: revista semestral de informao e debate, n. 2, p. 10-33, jul./dez. 1996 ano 1 (publicao oficial da Associao Juzes para a Democracia). So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, segundo semestre de 1996. Clve, Clmerson Merlin. "Contribuies previdencirias. No recolhimento. Art. 95, d, da Lei 8.212/91. Inconstitucionalidade". In: Revista dos Tribunais, n. 736, p. 503-532, fev. 1997. Kieling, Charles Antonio. Manifesto da cidadania. Caxias do Sul: Maneco Livraria & Editora, 2001. Lindgren Alves, Jos Augusto. Os direitos humanos como tema global. So Paulo: Editora Perspectiva/Fundao Alexandre de Gusmo, 1994. Mazzuoli, Valerio de Oliveira. Direitos humanos & relaes internacionais. Campinas: Ag Juris, 2000. ________. "A influncia dos tratados internacionais de proteo aos direitos humanos no direito interno brasileiro e a primazia da norma mais favorvel como regra de hermenutica internacional". In: Revista da Procuradoria Geral do Estado de So Paulo. So Paulo, n. 53: p. 83-106, jun. 2000. ________. "A incorporao dos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos no ordenamento brasileiro". In: Revista de Informao Legislativa, ano 37, n. 147, p. 179-200. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, jul./set. 2000. ________. "Hierarquia constitucional e incorporao automtica dos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos no ordenamento brasileiro". In: Revista de Informao Legislativa, ano 37, n. 148, p. 231-250. Braslia: Senado Federal, out./dez. 2000. Montoro, Andr Franco. "Cultura dos Direitos Humanos". In: Direitos humanos: legislao e jurisprudncia (Srie Estudos, n. 12), Volume I. So Paulo: Centro de Estudos da

Procuradoria Geral do Estado, 1999. Nunes, Pedro. Dicionrio de tecnologia jurdica, 12. ed., 3. tir. rev., ampl. e atual. Rio: Freitas Bastos, 1994. Piovesan, Flvia. "O direito internacional dos direitos humanos e a redefinio da cidadania no Brasil". In: Justia e democracia: revista semestral de informao e debate, n. 2, p. 109-118, jul./dez. 1996 ano 1 (publicao oficial da Associao Juzes para a Democracia). So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, segundo semestre de 1996. ________. Direitos humanos e o direito constitucional internacional, 3. ed. So Paulo: Max Limonad, 1997. ________. Temas de direitos humanos. So Paulo: Max Limonad, 1998. ________. "A proteo dos direitos humanos no sistema constitucional brasileiro". In: Revista da Procuradoria Geral do Estado de So Paulo. So Paulo (51/52): p. 81-102, jan./dez., 1999. ________. Direitos humanos e o direito constitucional internacional, 4. ed. rev., ampl. e atual. So Paulo: Max Limonad, 2000. Ribeiro, Maria de Ftima. "Consideraes sobre a prevalncia dos tratados internacionais sobre a legislao tributria brasileira: o caso do Mercosul". In: Scientia Iuris: revista do curso de mestrado em Direito Negocial da UEL, vol. 1, n. 1, p. 99-116. Londrina, 1997. Rodrigues, Carla & Souza, Herbert de. tica e cidadania (coleo polmica). So Paulo: Editora Moderna, 1994. Silva, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo, 13. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 1997. ________. Poder constituinte e poder popular: estudos sobre a Constituio. So Paulo: Malheiros Editores, 2000. Steiner, Henry J. & Alston, Philip. Human rights in context: law, politics, morals. Oxford/New York: Oxford University Press, 1996. Weis, Carlos. Direitos humanos contemporneos. So Paulo: Malheiros Editores, 1999. Sobre o autor:
Valerio de Oliveira Mazzuoli tambm escreveu os livros: "Alienao fiduciria em garantia e a priso do devedor-fiduciante: uma viso crtica luz dos direitos humanos", Campinas: Ag Juris, 1999; "Direitos humanos & relaes internacionais", Campinas: Ag Juris, 2000; "Tratados Internacionais (com comentrios Conveno de Viena de 1969)", So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2001; "Direito Internacional: tratados e direitos humanos fundamentais na ordem jurdica brasileira", Rio de Janeiro: Editora Amrica Jurdica, 2001; "Direitos Humanos, Constituio e os Tratados Internacionais: estudo analtico da situao e aplicao do tratado na ordem jurdica brasileira", So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002; e

"Priso Civil por Dvida e o Pacto de San Jos da Costa Rica", Rio de Janeiro: Editora Forense (no prelo). Foi classificado em 1 lugar no I Concurso Nacional de Monografias, sobre os 50 Anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos (UFMG, PUC-Minas e OAB/MG - 1999).
E-mail: Entre em contato Site: www.mazzuoli.hpg.com.br

Sobre o texto:
Este texto parte integrante do livro do autor "Direito Internacional: tratados e direitos humanos fundamentais na ordem jurdica brasileira", Rio de Janeiro: Editora Amrica Jurdica, 2001. Texto baseado na palestra proferida pelo autor no Simpsio "Aprendendo e Ensinando Direito: oficinas pedaggicas de direitos humanos e cidadania", realizado na Faculdade Paranaense-FACCAR, em Rolndia-PR. O autor agradece s professoras Maria de Ftima Ribeiro e Zelma Torres, ambas da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), pelo convite. Texto inserido no Jus Navigandi n 51 (10.2001). Elaborado em 05.2001.

Informaes bibliogrficas:
Conforme a NBR 6023:2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientfico publicado em peridico eletrnico deve ser citado da seguinte forma:

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Direitos humanos, cidadania e educao. Uma nova concepo introduzida pela Constituio Federal de 1988. Jus Navigandi, Teresina, a. 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp? id=2074>. Acesso em: 25 jul. 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen