Sie sind auf Seite 1von 3

Em Constructionism: the making of meaning, captulo trs, Crotty desenrola as discusses sobre o construcionismo.

O paradigma surgiu de certa forma como contrrio ao positivismo, e alimentava a ideia de que toda realidade significativa est sujeita a prticas humanas e construda dentro e fora da interao entre os seres humanos e o seu mundo, em uma esfera social. Segundo Crotty, o construcionismo afirma que os significados so construdos pelos seres humanos a partir de como se envolvem com o mundo que esto interpretando. Toda a realidade, como realidade significativa socialmente construda. Para o construcionismo social, tanto o cientista natural quanto o cientista social tm de lidar com realidades significativas socialmente construdas. Nos d uma viso bem definida de mundo e enfatiza a manuteno da nossa cultura em ns, visto que ela molda a maneira pela qual vemos e sentimos as coisas. Essa formao das nossas mentes pela cultura deve ser levada em conta como o que nos torna humanos. O construcionismo social ao mesmo tempo realista e relativista. O realismo deve ser definido nesse caso como contrrio ao idealismo, isto , a viso filosfica de que o que real de alguma forma limitado ao que est na mente, consistindo apenas de ideias. O fato de ser relativista significa dizer que a maneira como vemos as coisas apenas um sentido do que fazemos delas. Nos captulos quatro e cinco do seu livro The foundations of social research: meaning and perspective in the research process, o objetivo de Crotty (1998) traar um histrico do paradigma interpretativista e apresentar as trs correntes histricas decorrentes dele. Esclarece, j de incio, que o paradigma surgiu como uma perspectiva contrria ao positivismo. Enquanto a abordagem positivista est preocupada em identificar caractersticas gerais da sociedade, em contraposio a uma observao individual, a abordagem interpretativa olha para interpretaes culturalmente e historicamente derivadas da vida social. Em Interpretivism: for and against culture, captulo quatro, Crotty trata especificamente do Interacionismo Simblico e da Fenomenologia duas das correntes do interpretativismo. No entanto, antes de detalhar as caractersticas correspondentes a cada um, fala das razes do interpretativismo, fazendo referncia principalmente a Max Weber (18641920). Weber rejeitou a ideia de que era necessrio utilizar mtodos diferentes ao fazer pesquisas nos domnios da realidade natural e social, embora concordasse na existncia de uma distino lgica entre as duas. Ao estudar uma ou outra, h diferentes fins em vista. No caso da natureza, a cincia est procura de consistncias, regularidade, lei (nomos) obtida, e no caso do social, humano, h preocupao com o indivduo (idios). Weber ainda definiu a sociologia como uma cincia que procura a compreenso interpretativa da ao social para chegar a uma explicao causal desta.

A primeira corrente do interpretativismo explorada por Crotty no captulo quatro o interacionismo simblico. Dentro do contexto da filosofia pragmatista, da qual fez parte George Herbert Mead, so enunciados trs pressupostos bsicos do interacionismo simblico: 1) Os seres humanos agem em relao s coisas com base nos significados que essas coisas tm para eles; 2) O significado de tais coisas derivado da interao social que se tem com os semelhantes; 3) Esses significados so manipulados e modificados atravs de um processo interpretativo usado pela pessoa para lidar com as coisas que ela encontra. A noo central do interacionismo simblico a de colocar-se no lugar do outro, ver as coisas a partir das perspectivas dos outros. Por isso toma como mtodo de pesquisa a etnografia. O objetivo enxergar como cada grupo de pessoas v o mundo. Desse modo, a pesquisa interacionista pode ser enquadrada, segundo Crotty, em muitos aspectos: abordagem dramatrgica, teoria do jogos, teoria da ordem negociada, teoria da rotulagem e teoria fundamentada A fenomenologia a segunda corrente do interpretativismo abordada por Crotty no captulo quatro. Segundo o autor, a fenomenologia obriga-nos a colaborar com fenmenos do nosso mundo e entend-los direta e imediatamente. A noo de tomar o lugar do outro, que central no interacionismo simblico, no o nesta corrente agora abordada. De modo contrrio, a fenomenologia exige um exerccio em primeira pessoa, no qual cada um de ns deve explorar a nossa prpria experincia, e no a experincia dos outros. Segundo Crotty, o fenomenlogo v um mundo abundante, repleto de significado potencial. A pesquisa para o fenomenlogo a prpria tentativa de se libertar e ver o mundo de novo. Isso porque ele e exortado a voltar para as coisas em si, isto , se afastar ao mximo do entendimento prevalecente dos fenmenos e revisitar a sua experincia imediata deles. Isso traria a possibilidade de surgir um novo significado, ou valorizar o antigo significado. A intencionalidade a ideia fundamental da fenomenologia. Esta intencionalidade da conscincia que est sempre dirigida a um objeto, o que tende a reconhecer o princpio de que no existe objeto sem sujeito. A vivncia e a conscincia so ideias bsicas nessa filosofia. O contexto cultural onde se apresentam os fenmenos permite atravs da interpretao deles, estabelecer questionamentos, discusses dos pressupostos e uma busca dos significados da intencionalidade frente realidade. Em Interpretivism: the way of hermeneutics, captulo cinco, Crotty desenvolve as discusses acerca da terceira corrente do interpretativismo: a hermenutica. O termo entrou em uso no sculo XVII, no contexto da interpretao de textos bblicos. Mais tarde a palavra migrou para outras reas de estudo.

A perspectiva da hermenutica est em obter uma compreenso muito mais profunda de determinados textos. No mero exerccio acadmico, mas significa uma partilha de sentido entre comunidades ou pessoas. Muito mais do que identificar o significado textual, a hermenutica preocupa-se em observar a aplicao prtica de determinado texto. No entanto, para entendla como uma partilha de sentido, necessrio situ-la dentro da histria e da cultura. Tratando da hermenutica moderna, Crotty cita Dilthey, considerado como tendo importncia central na histria desta. Dilthey distingue nitidamente a realidade natural dos fenmenos sociais, estes ltimos vistos como decorrentes da subjetividade da conscincia humana. Acredita, ento, que o estudo de cada um requer mtodos diferentes. Heidegger, posteriormente citado por Crotty, traz a ideia de uma hermenutica fenomenolgica. Ressalta que devemos nos livrar da nossa tendncia de imediatamente interpretar. Para Heidegger, a hermenutica no est reduzida a regras para interpretar textos ou a metodologia para cincias humanas. Diferentemente, ela se apresenta inicialmente como um retorno fenomenolgico ao nosso ser, e depois objetiva tornar explcito o que est implcito e compreender o sentido de ser em si. Crotty cita, ento, Gadamer. Este argumenta que estamos em uma tradio, e que toda tradio casada com a linguagem. A realizao da linguagem est na fuso de horizontes que ocorre na compreenso. Nesta fuso de horizontes, o primeiro plo o passado, e est preocupado com as tradies. O segundo plo o presente, que no pode se formar sem o passado. Para Gadamer, a histria no nos pertence. Ao contrrio, pertencemos histria.

Das könnte Ihnen auch gefallen