Sie sind auf Seite 1von 8

Como abrir uma microempresa. Despertando o esprito empreendedor. -O futuro da empresa depende dos cuidados de seu dono.

O perfil e o talento do futuro empresrio so fundamentais para o sucesso do negcio. - Ter um esprito criativo e pesquisador uma das qualidades fundamentais de um empreendedor. - A essncia do empresrio de sucesso a busca de novos negcios e oportunidades, alm da preocupao com as necessidades dos clientes e a melhoria dos produtos e servios. Rena informaes Antes de dar entrada na papelada para abrir o negcio, o empreendedor precisa saber se seu negcio vivel. Para isso, deve coletar informaes, que daro subsdio elaborao do plano de negcios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade. O futuro empresrio deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem so seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto. Esta etapa ajuda o empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negcio, saber quanto dever dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poder afetar a iniciativa. Gesto financeira pode aumentar o lucro A gesto financeira um conjunto de aes e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a anlise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo do gestor financeiro aumentar o valor do patrimnio lquido do negcio, por meio da gerao de lucro lquido resultante das atividades do empreendimento. Para isso, preciso ter um sistema de informaes gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situao econmica da empresa de modo a tomar as decises mais adequadas. As principais funes da gesto financeira so anlise e planejamento financeiro; captao e aplicao de recursos financeiros; crdito e cobrana; caixa; contas a receber; contas a pagar; e contabilidade. Aes de marketing conquistam e fidelizam Marketing um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e servios que atendem o pblico alvo.

atravs do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, por meio de quatro instrumentos bsicos de ao: - Produo de bens e servios que atendam aos desejos do pblico; - Escolha do preo certo para os produtos e servios; - Distribuio eficiente e gil; - Comunicao com o pblico (propaganda na mdia impressa e eletrnica, promoo em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta). Monte seu negcio prximo ao pblico alvo A localizao do empreendimento pode representar uma grande variao no volume de negcios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada. O ponto comercial pode ser responsvel por at 70% do sucesso da empresa. O negcio deve estar prximo de onde o pblico-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro. O ponto comercial deve ser coerente com as outras estratgias de marketing: preo, produto e propaganda. Defina o conceito e planeje o seu negcio O empreendedor deve construir um plano de negcio, onde organiza as informaes coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma viso mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcanveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade. No plano de negcio ficam registrados o conceito do negcio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratgias de marketing e o plano financeiro que viabilizar o novo empresa. E lembre-se que o plano de negcio no um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que voc deve manter sempre atualizado. Proteja os investimentos do seu negcio. A formalizao gera oportunidades e ganhos para o negcio. A empresa formal tem mais chances de fechar parcerias, acessar a linhas de crdito, exportar e receber subsdios do governo. mais segurana para os investimentos feitos na empreitada, que viver em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade um risco para o empreendedor. Por exemplo, as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder pblico e fica limitada a possibilidade de crescimento e de divulgao. A legalizao de empresas depende da legislao de cada estado. Nesta pgina, voc encontra informaes que so comuns s leis das unidades federativas.

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, preciso, entre outras providncias, ter registro na prefeitura ou na administrao regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdncia Social. Dependendo da atividade pode ser necessrio tambm o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros rgos de fiscalizao. Na Junta Comercial ou Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica O registro legal de uma empresa tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica. Para as pessoas jurdicas, esse passo equivalente obteno da Certido de Nascimento de uma pessoa fsica. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente - o que no significa que ela possa comear a operar. Para fazer o registro preciso apresentar uma srie de documentos e formulrios que podem variar de um estado para o outro. Os mais comuns so: - Contrato Social; - Documentos pessoais de cada scio (no caso de uma sociedade). O Contrato Social a pea mais importante do incio da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens: - Interesse das partes; - Objetivo da empresa; - Descrio do aspecto societrio e a maneira de integralizao das cotas. Para ser vlido, o Contrato Social dever ter o visto de um advogado. As micro empresas e empresas de pequeno porte so dispensadas da assinatura do advogado, conforme prev o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Ainda na Junta Comercial ou no Cartrio, deve-se verificar se h alguma outra empresa registrada com o nome pretendido. Geralmente necessrio preencher um formulrio prprio, com trs opes de nome. H estados que j oferecem esse servio pela Internet. Se tudo estiver certo, ser possvel prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente sero necessrios os documentos: Contrato Social ou Requerimento de Empresrio Individual ou Estatuto, em trs vias; - Cpia autenticada do RG e CPF do titular ou dos scios; - Requerimento Padro (Capa da Junta Comercial), em uma via;

- FCN (Ficha de Cadastro Nacional); - Pagamento de taxas atravs de DARF; Os preos e prazos para abertura variam de estado para estado. Para isso, o ideal consultar o site da Junta Comercial do estado em que a empresa estiver localizada. Registrada a empresa, ser entregue ao seu proprietrio o NIRE (Nmero de Identificao do Registro de Empresa) que uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartrio, contendo um nmero. CNPJ Com o NIRE em mos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ. O registro do CNPJ feito exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa especfico. Os documentos necessrios, informados no site, so enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta dada tambm pela Internet. Ao fazer o cadastro no CNPJ, preciso escolher a atividade que a empresa ir exercer. Essa classificao ser utilizada no apenas na tributao, mas tambm na fiscalizao das atividades da empresa. Lembre-se que nem todas as empresas podem optar pelo Simples, principalmente as prestadoras de servios que exigem habilitao profissional. Portanto, antes de fazer sua inscrio no CNPJ, consulte os tipos de empresa que no se enquadram no Simples. Alvar de Funcionamento Com o CNPJ cadastrado, preciso ir prefeitura ou administrao regional para receber o alvar de funcionamento. O alvar uma licena que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituies comerciais, industriais, agrcolas e prestadoras de servios, bem como de sociedades e associaes de qualquer natureza, vinculadas a pessoas fsicas ou jurdicas. Isso feito na prefeitura ou na administrao regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada municpio. Geralmente, a documentao necessria : - Formulrio prprio da prefeitura; - Consulta prvia de endereo aprovada; - Cpia do CNPJ; - Cpia do Contrato Social; - Laudo dos rgos de vistoria, quando necessrio.

Inscrio Estadual J o cadastro no sistema tributrio estadual deve ser feito junto Secretaria Estadual da Fazenda. Em geral, ele no pode ser feito pela Internet, mas isso varia de estado para estado. Atualmente, a maioria dos estados possui convnio com a Receita Federal, o que permite obter a Inscrio Estadual junto com o CNPJ, por meio de um nico cadastro. A Inscrio Estadual obrigatria para empresas dos setores do comrcio, indstria e servios de transporte intermunicipal e interestadual. Tambm esto includos os servios de comunicao e energia. Ela necessria para a obteno da inscrio no ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios), e em geral a documentao pedida para o cadastro : - DUC (Documento nico de Cadastro), em trs vias; - DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via; - Comprovante de endereos dos scios, cpia autenticada ou original; - Cpia autenticada do documento que prove direito de uso do imvel, como por exemplo o contrato de locao do imvel ou escritura pblica do imvel; - Nmero do cadastro fiscal do contador; - Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de servios; - Certido simplificada da Junta (para empresas constitudas h mais de trs meses); - Cpia do ato constitutivo; - Cpia do CNPJ; - Cpia do alvar de funcionamento;; - RG e CPF dos scios. Cadastro na Previdncia Social Aps a concesso do alvar de funcionamento, a empresa j est apta a entrar em operao. No entanto, ainda faltam duas etapas fundamentais para o seu funcionamento. A primeira o cadastro na Previdncia Social, independente da empresa possuir funcionrios. Para contratar funcionrios, preciso arcar com as obrigaes trabalhistas sobre eles. Ainda que seja um nico funcionrio, ou apenas os scios inicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previdncia Social e pagar os respectivos tributos. Assim, o representante dever dirigir-se Agncia da Previdncia de sua jurisdio para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsveis legais. O prazo para cadastramento de 30 dias aps o incio das atividades.

Aparato fiscal Agora resta apenas preparar o aparato fiscal para que seu empreendimento entre em ao. Ser necessrio solicitar a autorizao para impresso das notas fiscais e a autenticao de livros fiscais. Isso feito na prefeitura de cada cidade. Empresas que pretendam dedicar-se s atividades de indstria e comrcio devero ir Secretaria de Estado da Fazenda. No caso do Distrito Federal, independente do segmento de atuao da empresa, esta autorizao emitida pela Secretaria de Fazenda Estadual. Uma vez que o aparato fiscal esteja pronto e registrado, sua empresa pode comear a operar legalmente. Antes, no entanto, certifique-se que tudo ocorreu bem durante os procedimentos anteriores. Se estiver tudo certo, basta tocar o seu negcio adiante.

Dimensionamento e controle de estoques. Introduo Toda teoria dos estoques est baseada na previso do consumo ou demanda dos materiais. Criar processos de clculo e de controle para otimizar os nveis de estoques sem causar colapsos no processo produtivo ou de prazos de entrega de vendas, que o grande objetivo da rea de administrao de materiais. Toda administrao pode ser definida com duas perguntas bsicas: Quanto e quando proceder a reposio dos estoques, considerando estas grandezas dinmicas e variveis no tempo, ou seja, no fixas e susceptveis a mudanas a qualquer momento apesar de terem sido prevista com antecedncia. O quanto, deve ser uma grandeza varivel, assim como o quando deve ser continuamente avaliado em funo de previses atualizadas do mercado consumidor. Alguns mtodos convencionais, podero com certo grau de preciso, atingir os objetivos propostos. So eles: - Mtodo de clculo do lote econmico. - Mtodo estatstico aritmtico. - Mtodo ou sistemas das duas gavetas - Mtodo ou sistema do estoque mnimo. - Mtodos MRP - Mtodo Justin in time O mtodo de clculo do lote econmico Este mtodo de clculo refere-se a problemas relativos a compra, ou seja , diretamente relacionado com nveis de estoques de matria prima.

Neste clculo utilizaremos os seguintes itens: C = Consumo total no perodo T T = Perodo de tempo considerado B = Custo total de cada pedido P = Custo unitrio por pea I = Custo de armazenamento por pea no perodo Q = Nmero de peas por pedido por lote econmico t = Tempo entre pedidos i = Custo de armazenagem por pea N = Numero total de pedidos Pt = Custo total anual Utilizando as seguintes frmulas:

Pt = (CP) + (BC/Q)+ (QI/2) N = C/Q T = (Q/C)xT 1) O consumo de determinada pea de 20.000 unidades por ano. O custo de armazenamento por pea por ano de R$4,85 e o custo de cada pedido de R$180,00. O preo unitrio final de compra por pea de R$2,15. Determine: a) O lote econmico de compra; b) O custo total anual; c) O nmero de pedidos por ano; d) A durao em dias entre pedidos. O mtodo estatstico aritmtico constitudo pela aplicao de conceitos aritmticos e estatsticos e presta-se facilmente a processos elementares de informatizao, o que pode tornar o mtodo totalmente automatizado. normalmente de aplicao usual para pequenas e mdias empresas. O mtodo de clculo feito utilizando-se a seguinte formula:

Co = 0,5x(Co1 Co2) + Co1 Considerando que Co1 ser sempre o ano recente. E para o clculo de estoque mnimo para os prximos 90 dias a somatria da previso para os prximos trs meses.

Das könnte Ihnen auch gefallen