Sie sind auf Seite 1von 6

Combusto de madeira e controle de poluio em cermicas

Engenheiro Mecnico Harald Blaselbauer


A gerao de calor para os processos de queima e secagem em cermicas vermelhas, realizada pela combusto de hidrocarbonetos, em sntese, a oxidao de carbono e hidrognio com oxignio, produzindo como resultado a liberao calor e a produo de gases de combusto, vapor de gua e material particulado. Os hidrocarbonetos apresentam composio predominante de compostos base de hidrognio e carbono, abundantes na natureza. A maioria das cermicas vermelhas utiliza como fontes de energia trmica madeira de eucalipto, pinus, bagao de cana, bambu, capim elefante e raramente gs natural ou leo BPF (combustveis de origem fssil). A predominncia das empresas deste segmento opta pela utilizao de madeira de eucalipto ou pinus sob a forma de toras (lenha), cepilhos, cavacos ou p, em funo dos seguintes fatores: Disponibilidade; Custo; Renovvel e auto-sustentvel.

importante conhecer as reaes de oxidao que ocorrem na combusto e suas conseqncias, observando que cada componente qumico do combustvel apresenta mecanismos especficos de oxidao. 1. COMPOSIO DA MADEIRA: A anlise da composio qumica elementar da madeira, proveniente de diversas espcies, obteve a seguinte composio mdia na base seca: CARBONO - C - 49 a 50 % (combustvel) HIDROGNIO - H - 6 % (combustvel) OXIGNIO - O - 44 % NITROGNIO - H - 0,1 A 1 % CINZAS: 0,2 % produzidos por substncias incombustveis. Encontram-se outros elementos qumicos em pequenas quantidades tais como: clcio, potssio, sdio e magnsio. Relacionamos abaixo os mecanismos de oxidao dos componentes da madeira:

1.1 CARBONO: REAO N. 1: C + 02 = C02 + 8.050 Kcal /kg de C A reao completa de oxidao do carbono ocorre quando h disponibilidade de oxignio suficiente. Observamos que nesta reao ocorre a maior liberao de calor por Kg de C. Portanto, ao oxidar um tomo de carbono ser inevitavelmente produzida uma molcula de gs carbnico ou dixido de carbono. No entanto quando no h oxignio em quantidade suficiente ocorre a combusto incompleta do carbono que libera uma quantidade reduzida de calor, como podemos observar na reao abaixo: REAO N. 2: 2C + 02 = 2C0 + 2.380 Kcal/kg de C Comparando a reao n. 2 com a n.1, observamos as seguintes diferenas:

Disponibilizao de apenas 29,6% do calor liberado em relao reao n. 1, aumentando o consumo de combustvel; O monxido de carbono inflamvel, portanto passvel de uma nova combusto, conforme a reao n. 3 (a seguir); O monxido de carbono CO um gs inspido, inodoro, incolor. Da se conclui que impossvel detectar sua presena em um ambiente sem a utilizao de analisadores eletrnicos de gases. Alm de elevar o consumo para gerar o calor necessrio ao processo, o monxido de carbono extremamente txico. Ao ser inalado tem o poder de impedir a troca de gases pelo sangue, provocando a intoxicao. A exposio de um indivduo a uma concentrao de 2.000 PPM por uma hora provoca desmaio e perda de conscincia, se este perodo for prolongado causar a morte.

1.2 HIDROGNIO: A queima de hidrognio libera alta carga de calor e resulta em vapor de gua. REAO N. 3: 2H2 + 02 = 2H20 + 29.060 Kcal/kg de H2

1.3 UMIDADE: A umidade um fator muito importante na combusto de madeira. Aps o corte, a madeira contm em mdia 50 a 60 % de umidade. Estocada em local coberto aps seis a oito meses sofre uma reduo para 15 a 20 %. Para observar a importncia da umidade no poder calorfico do cavaco picado de madeira tomamos como base a gerao de 1.000.000 Kcal, comparando o consumo de madeira nas diversas faixas de umidade.
CONSUMO EM KG PARA GERAR 1.000.000 KCAL AUMENTO NO CONSUMO EM RELAO AO CAVACO COM 10% DE UMIDADE

% UMIDADE

PODER CALORFICO POR Kg DE CAVACO

10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65

3930 3675 3425 3175 2925 2675 2425 2175 1920 1670 1420 1170

254,45 272,11 291,97 314,96 341,88 373,83 412,37 459,77 520,83 598,80 704,23 854,70 6,94% 14,74% 23,78% 34,36% 46,92% 62,06% 80,69% 104,69% 135,33% 176,76% 235,90%

Em algumas cermicas de So Paulo os cavacos so acondicionados e protegidos contra intempries em galpes especialmente construdos para este fim com capacidade de armazenamento de at 8.000 m3. Ps carregadeiras remexem as pilhas de cavacos de cinco a seis vezes ao dia, proporcionando contato do produto com o ar e sua secagem natural, reduzindo a umidade de 40% para patamares que variam de 10 a 20 %, gerando redues no consumo de madeira e melhorando o processo de queima pela queda da quantidade de vapor de gua no interior dos fornos. Observaremos que a utilizao de uma quantidade menor de combustvel implica de forma direta a reduo de elementos na atmosfera.

1.4 EXCESSO DE AR PARA COMBUSTO: A combusto o processo de reaes qumicas produzidas durante a oxidao completa ou parcial do carbono, hidrognio e enxofre contidos em um combustvel. A anlise destas reaes calculada atravs de balano de massas e de balano trmico. No balano de massas leva-se em considerao a quantidade de ar empregada para a combusto, sendo a referncia a quantidade mnima exata para reagir completamente com o combustvel, chamada de quantidade estequiomtrica. A quantidade ideal de ar para combusto de um sistema definida estequiometricamente, que a reao de oxidao terica que determina a quantidade exata de molculas de oxignio necessria para efetuar a completa oxidao de um combustvel. No balano trmico so analisadas as quantidades de calor liberadas, a temperatura da combusto e a quantidade de calor perdido na exausto. O controle da quantidade de ar utilizada na combusto muito importante para a obteno de uma reao equilibrada. Toda combusto trabalha com um excesso de ar de combusto para garantir a quantidade de oxignio necessria para a oxidao de 100% dos hidrocarbonetos. Para o cavaco de madeira este excesso pode ser at 70%, no entanto, na prtica no so raros os casos em que estes percentuais ultrapassam 200 a 400%, provocando o aumento indesejvel da massa dos gases de combusto, resfriando-os, o que requer a queima de uma quantidade complementar de combustvel para manuteno da temperatura do processo.

1.5 QUALIDADE DA COMBUSTO: Como demonstramos acima, a qualidade da combusto e o controle da umidade so fatores importantes para a reduo do consumo especfico de madeira por tonelada de argila queimada. A qualidade da combusto somente pode ser mensurada com a utilizao de analisadores dos gases, que definem a eficincia da combusto atravs da anlise da composio qumica dos gases, que varia em funo dos equipamentos utilizados para a queima, e que apresenta rendimento varivel entre 60 a 93%. Os gases de combusto so compostos por: CO2 - gs carbnico ou dixido de carbono. A reduo na emisso desejvel em virtude do efeito estufa provocado pelo excesso deste gs na atmosfera. CO - monxido de carbono, que apesar de combustvel poderia ser requeimado, no entanto como se encontra misturado aos gases a requeima no possvel tecnicamente. H2O - gua. Cinzas - As cinzas so produzidas pela presena de elementos na madeira que so incombustveis, apresentam caractersticas especficas e se apresentam sob a forma de material particulado (MP). Fuligem - Alm das cinzas produzidas pela combusto normal, a combusto incompleta promove condies para a gerao de fuligem, em muitas vezes sob a forma de carbono no queimado, apresentando-se sob a forma de material particulado de colorao negra ou acinzentada, com composio granulomtrica da ordem de 1 a 30 mcron (1 mcron corresponde a um milsimo de mm). Compostos de NOx: Os equipamentos para queima do combustvel podem produzir xidos de nitrognio que liberados na atmosfera se recombinam a outros compostos, produzindo elementos altamente corrosivos, ocorrendo com mais freqncia na queima de combustveis lquidos.

2.0 CONTROLE DA POLUIO: Conceitualmente a poluio a liberao de substncias e/ou elementos slidos, lquidos ou gasosos em um ambiente, alterando o seu equilbrio e as condies saudveis de vida para o ser humano, a fauna e a flora. Os

padres de qualidade do ar definem as concentraes mximas legalmente estabelecidas para um poluente na atmosfera, garantindo a proteo da sade e do meio ambiente. Os padres de qualidade do ar so baseados em estudos cientficos dos efeitos produzidos por determinados poluentes e so fixados em nveis que possam propiciar uma margem de segurana adequada. O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90. Uma vez produzido o CO2 liberado para a atmosfera e no h nenhuma forma de transform-lo, a no ser por reaes fotossintticas realizadas por plantas e algas.

2.1 MEDIDAS INDIRETAS NO CONTROLE DE POLUIO DO AR: Impedir a gerao de poluente com proibio da realizao de queimadas; Diminuir a quantidade gerada pela racionalizao da utilizao de combustvel.

2.2 - MEDIDAS DIRETAS NO CONTROLE DE POLUIO DO AR: Dependendo da aplicao e do tipo de poluente produzido pelo processo podem ser dimensionados vrios equipamentos, desde lavadores de gases com coluna vertical ou horizontal, lavadores tipo Venturi, ciclones ou multiclones, precipitadores eletrostticos, filtros de mangas, entre outros. O que definir o tipo de equipamento mais adequado para cada aplicao ser: o tipo de poluente com relao a sua constituio: slido, liquido ou gasoso; a quantidade em massa (t/hora) de cada componente produzido pela combusto; a forma para neutralizao ou reteno dos poluentes produzidos; a eficincia definida pela relao entre a quantidade de poluente na sada e entrada da chamin, onde cada componente dever ser limitado ao mximo permitido por lei; a presena de gases inflamveis, explosivos, corrosivos ou alcalinos e suas respectivas concentraes. No caso de material particulado, devem ser definidas: 1. 2. 3. 4. 5. Concentrao de material produzido pela fonte poluidora em g/Nm3; Densidade especfica aparente do material particulado (t/m3) (sem compactao); Faixa granulomtrica dos poluentes produzidos (microns); Faixa de umidade; Temperatura dos gases na chamin.

Na prtica as cermicas devem realizar o controle das emisses de materiais particulados e dos nveis de CO (monxido de carbono) dentro dos limites exigidos. Quando se utiliza o leo BPF ou carvo mineral com concentraes expressivas de enxofre, devem ser monitorados os limites mximos, exigindo a instalao de equipamentos para neutralizao destes compostos. A escolha do melhor mtodo de controle deve ser precedida da anlise dos poluentes e suas respectivas concentraes.

A- LAVADORES DE GASES: Os lavadores de gases so colunas horizontais ou verticais, dotados de circuitos hidrulicos compostos por: bomba, rede hidrulica, bicos pulverizadores e tanque para armazenamento da gua ou soluo recirculante, lavagem dos contaminantes com gua ou solues. So utilizados de forma mais freqente em instalaes para neutralizao de gases corrosivos com baixas concentraes de materiais particulados e faixas granulomtricas superiores a 250 microns. Utilizados para a reteno de gases com baixas concentraes de materiais particulados, apresentam algumas desvantagens operacionais importantes:

Baixa eficincia de coleta para particulados com fraes finas, o que no garante a obteno dos nveis de emisses mximas exigidos pelos rgos ambientais; Elevado consumo de gua pela evaporao provocada pelo contato dos gases quentes com o fluido recirculante; Elevado ndice de manuteno com paradas programadas e no programadas, para remoo do material acumulado no fundo do tanque e limpeza do circuito hidrulico e seus componentes.

B - CICLONES E MULTICLONES Os ciclones e multiclones so coletores inerciais que impem uma fora centrfuga no interior de cilindro com entrada tangencial, projetando as partculas do fluxo de ar contra suas paredes, removendo-as do fluxo de gases. So equipamentos utilizados para material particulado com fraes grossas entre 80 a 200 microns. Apresentam as seguintes desvantagens: Baixa eficincia de coleta para particulados com fraes finas; A eficincia de ciclones e multiclones est diretamente relacionada sua geometria e a velocidade tangencial produzida no interior do cilindro principal, diretamente relacionado eficincia de coleta.

C - FILTROS DE MANGAS TIPO JATO-PULSANTE A utilizao de elementos filtrantes txteis a mais recomendada para a reteno de materiais particulados presentes em fluxos gasosos, com predominncia granulomtrica entre 3 a 50 microns. Os elementos filtrantes so fabricados em tecidos tcnicos, costurados em formatos cilndricos, denominados comercialmente como "mangas filtrantes". A principal varivel que determinar o tamanho de um filtro de mangas a relao definida entre a vazo volumtrica e a rea filtrante total disponvel, tambm chamada de taxa ou velocidade de filtragem, definida em m3/m2/min.

A velocidade de filtragem definida mediante o fornecimento das seguintes variveis: Vazo volumtrica de gases a serem filtrados (m3/h): Concentrao de material particulado presente no fluxo de gases; Tipo de contaminantes e a determinao de suas caractersticas fsico qumicas; Faixa granulomtrica do material particulado; Densidade especfica aparente; Temperatura dos fluxos de gases; Quantidade residual mxima de material particulado na descarga do filtro; Capacidade de fluidizao;

Selecionar a fibra txtil mais apropriada, podendo adotar desde um polister a um tecido fabricado com fibra 100 % teflon.

A velocidade de filtragem pode variar de 0,10 a 4,0 m3/m2/min. Os filtros de mangas utilizados para fins industriais apresentam reas filtrantes de 10 m2 a 1.000 m2, podendo chegar a 10.000 m2 para aciarias e mineradoras. Fonte: Revista Novacer Junho 2010 Edio 05

Das könnte Ihnen auch gefallen