Sie sind auf Seite 1von 7

Organizao do local de trabalho

Introduo

Nesta unidade, voc ficou responsvel por reorganizar o ambiente da oficina em que Joo trabalha. Dessa forma, voc vai precisar saber como identificar os aspectos que podem ser melhorados, alm de como fazer para melhor-los. Para conseguir solucionar mais esse desafio, necessrio que voc aprenda a aplicar a poltica do 5 S, a realizar o manuseio de materiais de forma segura, bem como identificar o ambiente a partir das cores e sinalizaes de segurana, como tambm fazer a orientao das pessoas sobre a forma correta de como usar escadas e andar em segurana. Vamos comear! Organizao do local de trabalho

Um local de trabalho limpo e organizado, com pessoas conscientes de suas responsabilidades, fundamental para minimizar os acidentes de trabalho e impactos ao Meio Ambiente. No entanto, por incrvel que parea, essa no uma tarefa fcil. A pressa, os prazos curtos e o estresse do dia-a-dia, muitas vezes, colaboram para que cada vez mais as pessoas deixem de lado coisas simples, mas que podem colaborar com a limpeza e organizao do local de trabalho, como limpar a mesa antes de ir para casa, separar o lixo antes de jog-lo fora, dentre outras coisas.

Para ajudar nessa difcil tarefa, os orientais desenvolveram um programa que auxilia na melhoria da qualidade, produtividade, segurana e sade do trabalho em equipe e da satisfao dos funcionrios no ambiente de trabalho. o famoso 5 S ou Programa dos Cinco Sensos. Este programa a porta de entrada para uma boa Gesto Integrada de Segurana, Qualidade e Meio Ambiente, visto que possibilita uma maior motivao para a qualidade e apresenta resultados rpidos e visveis. A prtica contnua do 5 S permite uma mudana interior que resulta em hbitos de organizao e limpeza saudveis. Para comear esta mudana, devemos considerar alguns aspectos importantes como iluminao do local de trabalho, transporte, armazenamento e manuseio de materiais, sinalizao de segurana, e pisos e escadas. Vamos l?
Dicas!

Cuidado para no descartar materiais importantes. To ou mais importante do que organizar, conseguir manter o padro acordado. Manter a organizao s depende da ao de todos Comece por voc, d o exemplo. Por fim, comece a praticar hoje e agora. No deixe para amanh!

Organizao do local de trabalho

Iluminao

Os locais de trabalho devem ter iluminao adequada, natural ou artificial, apropriada natureza da atividade. Ou seja, o tipo de iluminao utilizada no ambiente de trabalho deve estar relacionado ao tipo de atividade que realizada ali. Alm de ser distribuda e difusa de maneira uniforme (igual), a iluminao deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. No ambiente de trabalho, comum encontrar alguns problemas que precisam ser evitados como:
Nvel insuficiente de iluminao esse tipo de problema pode causar percepo inadequada dos detalhes, queda de rendimento do trabalhador, alm de erros, cansao etc.; Claridade excessiva ou de ofuscamento gera a fadiga visual; Tamanho inadequado de letras e objetos ocasiona fadiga visual e posturas foradas, para enxergar melhor; Inexistncia de bom contraste dos limites do objeto; Uso de lmpadas de baixa reprodutibilidade cromtica como lmpadas de vapor de sdio para atividades em que a percepo de cores fundamental.

Organizao do local de trabalho

Transporte e armazenamento de materiais

O procedimento de Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais estabelece os requisitos de segurana a serem observados nos locais de trabalho, tanto de forma mecnica quanto manual, e tem o objetivo de prevenir acidentes. Veja alguns dos requisitos estabelecidos pelo procedimento na lista abaixo:
Os equipamentos de transporte motorizados devero possuir sinal de advertncia sonora (buzina). Todos os transportadores industriais sero permanentemente inspecionados e as peas defeituosas, ou que apresentem deficincias, devero ser imediatamente substitudas. O peso do material armazenado no poder exceder a capacidade de carga calculada para o piso. O armazenamento dever obedecer aos requisitos de segurana especiais a cada tipo de material. O material armazenado dever ser disposto de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos contra incndio, sadas de emergncias etc. Saiba Mais!
Este procedimento voc poder encontrar detalhadamente na NR 11 (Norma Regulamentadora).

Organizao do local de trabalho

Sinalizao de segurana A sinalizao de segurana fundamental para estabelecer a padronizao das cores a serem utilizadas para classificar o nvel de perigo das reas e, dessa forma, preservar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. Em funo dessa necessidade, atravs da Norma Regulamentadora NR-26, padronizou-se a aplicao das cores, de modo que o seu significado seja sempre o mesmo na rea de segurana do trabalho, permitindo, assim, uma identificao imediata do risco existente. Clique em cada uma das cores para saber o seu significado no ambiente de trabalho.

O uso de cores dever ser o mais reduzido possvel, a fim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga ao trabalhador. Alm disso, o uso de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes.
OBS: Alm destas cores citadas, existem tambm outras cores como: azul, lils, prpura, preto, laranja, cinza, alumnio e marrom.
Vermelho
O vermelho usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. No dever ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta). empregado para identificar, por exemplo, caixa de alarme de incndio; hidrantes; bombas de incndios entre outros.

Amarelo
O amarelo dever ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando, por exemplo, partes baixas de escadas portteis, corrimes, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco, entre outros.

Branco
O branco ser empregado em passarelas e corredores de circulao, por meio de faixas (localizao e largura); direo e circulao, por meio de sinais - localizao e coletores de resduos; zonas de segurana etc.

Verde
O verde a cor que caracteriza "segurana". Serve para identificar canalizaes de gua; caixas de equipamento de socorro de urgncia; caixas contendo mscaras contra gases; chuveiros de segurana; macas; entre outros.

Organizao do local de trabalho

Pisos e escadas Quando se fala em organizao e segurana do ambiente de trabalho, preciso ter uma ateno especial no que diz respeito ao piso e s

escadas.

Muitos acidentes, nos locais de

trabalho, so causados por causa de algumas falhas nesses dois itens do ambiente. Vamos saber que tipo de precaues, com esses dois fatores de risco, podemos ter? Os pisos dos locais de trabalho no devem apresentar salincias nem depresses que prejudiquem a circulao de pessoas ou a movimentao de materiais. As aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeam a queda de pessoas ou objetos. Os pisos devem oferecer resistncia suficiente para suportar as cargas mveis e fixas para as quais a edificao se destina. As escadas devem ser construdas de acordo com as normas tcnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservao. As escadas provisrias de uso coletivo devem ser dimensionadas em funo do fluxo de trabalhadores, respeitando-se a largura mnima de 0,80 cm (oitenta centmetros), devendo ter pelo menos a cada 2,90m (dois metros e noventa centmetros) de altura um patamar intermedirio. Os patamares intermedirios devem ter largura e comprimento, no mnimo, iguais largura da escada. A escada de mo deve ter seu uso restrito para acessos provisrios e servios de pequeno porte. proibido o uso de escada de mo junto a redes e equipamentos eltricos desprotegidos.
Organizao do local de trabalho

Resumo O Programa dos Cinco Sensos ou 5 S a porta de entrada para uma boa Gesto Integrada de Segurana, Qualidade e Meio Ambiente, visto que possibilita uma maior motivao para a qualidade e apresenta resultados rpidos e visveis. A prtica contnua do 5 S permite uma mudana interior que resulta em hbitos de organizao e limpeza saudveis. Para que essa mudana ocorra, preciso considerar alguns aspectos importantes como

iluminao do local de trabalho; transporte, armazenamento e manuseio de materiais; sinalizao de segurana; e pisos e escadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen