Sie sind auf Seite 1von 2

Scrum

Escrito por Rafael Sabbagh Sex, 13 de Agosto de 2010 21:45 - ltima atualizao Qui, 21 de Outubro de 2010 12:56

Scrum um framework gil para a gerncia de projetos de desenvolvimento de software que se utiliza de uma abordagem iterativa e incremental, ou seja, trabalha com ciclos curtos de desenvolvimento, ao final dos quais h adio de valor ao produto. Scrum define valores e prticas para a gerncia do projeto, sem especificar prticas mais especficas de desenvolvimento, testes ou levantamento de requisitos, por exemplo. Dessa forma, Scrum funciona bem combinado com ou complementado por outros mtodos (HIGHSMITH, 2004; LARMAN, 2003; SCHWABER, 2004).

O Scrum teve como inspirao inicial um artigo de Takeuchi & Nonaka (1986), intitulado "The New New Product Development Game" (SCHWABER & BEEDLE, 2002). Esse artigo utilizou pela primeira vez o nome Scrum, que uma jogada de rugby, para descrever uma abordagem holstica ao desenvolvimento de novos produtos utilizada, na poca, em empresas no Japo e nos Estados Unidos.

O desenvolvimento de software tratado por metodologias tradicionais como um conjunto de processos definidos, o que no tem historicamente levado a bons resultados. Processos definidos, ao receberem um conjunto bem definido de entradas, resultam sempre nas mesmas sadas. De forma contrria, Scrum trata o desenvolvimento de software como um conjunto de processos empricos, pois acredita que a complexidade do desenvolvimento de software, por ser uma atividade criativa e de trabalho intelectual intenso, leva a resultados imprevisveis. Por essa razo, Scrum fundamentado na teoria de controle de processos empricos, que possui trs pilares: a visibilidade, que garante que aspectos do processo que afetam os resultados

1/2

Scrum
Escrito por Rafael Sabbagh Sex, 13 de Agosto de 2010 21:45 - ltima atualizao Qui, 21 de Outubro de 2010 12:56

devem estar visveis e ser bem compreendidos por aqueles que gerenciam os resultados; a inspeo, que significa que os diversos aspectos do processo devem ser inspecionados com uma frequncia suficiente para que variaes inaceitveis no processo possam ser detectadas; e a adaptao, de forma que se quem inspeciona o processo determinar, a partir da inspeo, que um ou mais aspectos do processo esto fora dos limites aceitveis e que, assim, o produto resultante ser inaceitvel, ele dever ajustar o processo ou o material sendo processado o mais rpido possvel, de forma a minimizar desvios posteriores (SCHWABER & BEEDLE, 2002; SCHWABER, 2004).

Prticas do Scrum incluem o planejamento adaptativo orientado a trazer valor para o cliente, a definio de uma meta clara e imutvel para cada iterao, a produo de um incremento entregvel do produto ao final de cada iterao, o uso de equipes autogerenciadas e multidisciplinares, a inspeo e adaptao para a promoo de melhorias contnuas no produto e nos processos de produo e o uso de eventos de durao fixa (timeboxes) para as reunies e para a prpria iterao de desenvolvimento.

2/2

Das könnte Ihnen auch gefallen