Sie sind auf Seite 1von 12

Habilidades Especficas

Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA E URBANISMO
1. INTRODUO
Avaliar a capacidade do candidato de compreender o espao e de se expressar com o uso de linguagem grficoespacial (no verbal) tem sido preocupao recorrente nas provas de aptido em Arquitetura. Como qualquer idioma, a linguagem grfico-espacial exige treino de leitura e de expresso, e os interessados em cursar Arquitetura e Urbanismo devem desenvolver desde cedo um olhar atento para o espao ao seu redor, em especial para a arquitetura e para a cidade, procurando tambm represent-lo atravs de desenhos e de composies tridimensionais.

2. PROGRAMA
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp prepara o profissional arquiteto para compreender e projetar solues viveis e criativas para as necessidades dos indivduos, grupos sociais e comunidades no que se refere concepo e organizao do espao, construo de edifcios, cidade, conservao e valorizao do ambiente construdo e ao conforto ambiental e utilizao racional dos recursos disponveis, sintetizando um perfil intelectual necessariamente pluralista. Considerando que o trabalho do arquiteto , de fato, a articulao de inmeras variveis que se materializam e se configuram a partir do domnio espacial, imprescindvel para quem pretende cursar Arquitetura e Urbanismo demonstrar habilidade mnima na manipulao de elementos planos e volumtricos, com sensibilidade e inventividade, mostrando interesse pelos estudos tericos e prticos a serem desenvolvidos no curso. Alm de possuir essa habilidade, indispensvel que o candidato demonstre, desde cedo, interesse pela paisagem, em especial a urbana. Esse interesse pode ser medido pela sua capacidade de apreender e representar a paisagem e seus elementos construes, lugares, objetos, pessoas e seres vivos -, e ret-los na memria. Em suma, a prova de Habilidades Especficas para Arquitetura e Urbanismo avalia habilidades e detecta as capacidades potenciais dos candidatos relativas a trs categorias: (1) domnio espacial e abstrato; (2) observao da paisagem e seus elementos, por meio de anlise, crtica e sntese; (3) linguagem no-verbal (Desenho e Expresso grfica). Materiais solicitados para a prova de habilidade especfica: lpis ou lapiseira com grafites macias (B, 2B, 6B); canetas hidrogrficas coloridas; par de esquadros e transferidor; caixa de lpis de cor; tesoura ou estilete; compasso; fita adesiva; cola branca; borracha. Outros materiais necessrios realizao da prova sero fornecidos pela Comvest.

3. OBJETIVO E CONCEPO DA PROVA


A prova tem como objetivo avaliar as habilidades do candidato nas trs categorias citadas e detectar suas capacidades potenciais, considerando: Conjugao e organizao de formas planas e volumtricas na criao de composies; Criatividade no domnio formal e espacial; Compreenso espacial e manipulao de estruturas tridimensionais; Percepo visual e capacidade de observao de formas, volumes, dimenses, sombras, propores; Capacidade de executar desenhos e representaes de memria; Domnio e expresso grfica e ortogrfica, valendo-se de tcnicas e materiais como grafites, lpis de cor e canetas hidrogrficas; Insero do desenho no contexto urbano. A prova dividida em trs partes, correspondendo s trs categorias de habilidades a serem avaliadas. Na primeira parte (perodo da manh), o candidato dever resolver graficamente, e/ou atravs da manipulao de objetos slidos, questes relacionadas a elementos espaciais e geomtricos bsicos, suas caractersticas, relaes

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
e operaes. Na segunda e terceira partes (perodo da tarde), o candidato resolver questes, atravs do desenho ou de outras formas de expresso grfica ou tridimensional, nas quais sero abordados aspectos relacionados percepo, observao, memria e criatividade. A segunda parte estar centrada nos temas relacionados com a paisagem urbana ou seus elementos, sejam construes, lugares, objetos, pessoas ou seres vivos. J a terceira parte avaliar a habilidade do candidato em comunicar-se atravs da linguagem no verbal do desenho e da construo de objetos tridimensionais, sendo importante que demonstre suas noes de cores e texturas dos materiais, luz e sombra, forma e linguagem visual, alm das noes de relao entre elementos no espao (ver detalhes abaixo). CONCEPO DA PROVA A prova de Habilidades Especficas para Arquitetura e Urbanismo vale 48 pontos. A nota composta pela soma das notas das trs partes. Cada parte vale 16 pontos. 1 Perodo (manh) Parte 1 (16 pontos) Domnio Espacial e Abstrato. Habilidades avaliadas Noes de espao, de elementos (planos e tridimensionais) e de relaes espaciais; Noes de operaes bidimensionais e tridimensionais: adio, subtrao, espelhamento, clonagem, reduo e ampliao, dobra, interseco, toro, recurso; Noes de representao dos objetos no espao; Noes de incidncia de luz sobre objetos, sombra, reflexo; Noes de projees e vistas. Questes possveis Construo de objetos tridimensionais; Representaes /desenho; Questes objetivas (com gabarito de correo). A bibliografia necessria para a resoluo das questes objetivas estar disponvel na pgina eletrnica da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

2 Perodo (tarde) Parte 2 (16 pontos) Observao da paisagem e elementos da paisagem. Habilidades avaliadas Capacidade de observao, compreenso e reteno na memria da paisagem e de seus elementos; Noes de escala, perspectiva, enquadramento e ngulo de viso; Capacidade de representao da paisagem e de seus elementos; Capacidade de anlise, crtica e sntese da paisagem e de seus elementos. Questes possveis Desenho de composio; Desenho de memria; Construo de objetos tridimensionais.

Parte 3 (16 pontos) Linguagem no verbal: Desenho e expresso grfica. Habilidades avaliadas Noes de cores, materiais, texturas, sombra e reflexo; Noes de forma, figura e linguagem visual; Noes de relaes espaciais: simetria, equilbrio, ritmo, hierarquia, contraste, tenso, poluio, distribuio, limite.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
Questes possveis Desenho de composio; Colagem; Construo de objetos tridimensionais.

4. CRITRIOS DE AVALIAO
Os critrios gerais de avaliao consideram: o pleno entendimento das propostas; organizao visual no plano e no espao; atendimento s propores e demonstrao de noes de volume, perspectiva, escala, luz e sombra; domnio do campo de trabalho (papel); limpeza do trabalho apresentado; uso correto do material solicitado; capacidade de expressar graficamente a viso espacial dos aspectos solicitados e respeito s exigncias estabelecidas. No caso das questes objetivas da primeira parte, a resposta deve demonstrar a correta noo espacial e de operaes no espao, equivalendo soluo divulgada no gabarito de correo. Um desenho que no corresponda proposta do enunciado ou que empregue tcnica em desacordo com o solicitado implicar prejuzo na avaliao ou mesmo reprovao do candidato. Sero avaliadas as caractersticas do desenho no que se refere ao emprego de recursos grficos para obteno de resultados expressivos; intuio de equilbrio visual; capacidade de estabelecer relaes harmnicas entre volume e superfcies; compreenso espacial e ao uso de estruturas tridimensionais.

5. ENUNCIADO DA PROVA
PARTE 1 DOMNIO ESPACIAL E ABSTRATO (16 pontos) Questo 1.1 (3 pontos) Desenhe, mo livre, o objeto abaixo, formado por cubos, mas representando-o com as suas faces escuras sobre o plano horizontal de apoio. Ou seja, o objeto ser rotacionado em 90 graus, de modo que as faces escuras ficaro voltadas para baixo. O desenho do objeto na nova posio deve conservar a altura do observador maior que a altura do conjunto de cubos, como na perspectiva abaixo:

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
QUESTO 1.2 (3 pontos) Suponha que existam marcianos e que o sistema de medidas adotado por eles para o comprimento seja o pmarciano. Uma subdiviso do p-marciano a mo-marciana, que equivale a 1/3 de um p-marciano. Considerando o sistema marciano de comprimento, desenhe, mo livre, uma composio com 3 cubos slidos e opacos, apoiados sobre um mesmo plano horizontal, sendo um cubo de 1,5 p-marciano de altura, outro de 2 mos-marcianas de altura e o terceiro cubo de 1 p-marciano e 2 duas mos-marcianas de altura. A composio deve permitir ver os trs cubos e identificar a relao de proporo entre eles. No necessrio representar sombras, materiais ou texturas das superfcies.

QUESTO 1.3 (10 pontos) Esto representadas a seguir as vistas de topo, frontal e lateral esquerda de um objeto composto por blocos de dois tipos. Na vista de topo representa-se o percurso de um avio que voa em torno do objeto e o fotografa nas posies 1, 2, 3, 4, 5 e 6, como indica a figura. Considerando as imagens obtidas nas posies 1 e 6, identificadas respectivamente nas figuras FOTO 1 e FOTO 6, desenhe, mo livre, os resultados das fotos obtidas nas posies 2, 3, 4 e 5. Identifique a posio de cada uma das imagens com FOTO 2, FOTO 3, FOTO 4 e FOTO 5.

Foto 1 Foto 6 Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas 4

ARQUITETURA E URBANISMO
PARTE 2 OBSERVAO DA PAISAGEM E ELEMENTOS DA PAISAGEM Questo 2.0 (16 pontos) A banca de jornal e revistas um elemento tradicional na paisagem das cidades brasileiras. No jargo da arquitetura, ela classificada como parte do mobilirio urbano, ao lado de pontos de nibus, bancos de jardim, telefones pblicos e sinalizao urbana. Entretanto, mais do que um objeto inerte, sua histria, ligada ao surgimento da imprensa e era que com ela se inaugurou, representa um testemunho dinmico de nossa sociedade e de seus costumes. Atualmente, numa era dominada pelas mdias digitais mais do que pelas impressas, a sobrevivncia da banca de jornal como elemento urbano est sendo posta em questo. Alm da polmica sobre o desvirtuamento de sua funo, para loja ou balco de servios, questiona-se sua primazia no espao pblico da calada, em detrimento de outras formas de comrcio informal, ou mesmo em nome de sua desobstruo. Desenhe, mo livre, uma banca de jornal. Faa uso da graduao tonal do grafite, explorando as possibilidades de luz, sombra e textura da banca e dos objetos nela contidos. Tcnica: grafite.

PARTE 3 DESENHO E EXPRESSO GRFICA Questo 3.0 (16 pontos) Imagine-se desenhando em uma escrivaninha, junto a uma janela aberta. De repente, o seu corpo se reduz ao tamanho de um clipe de papel, e voc cai dentro da primeira gaveta da escrivaninha, que contm todo o material de desenho trazido hoje para a sua prova de aptido (material solicitado no Caderno do Vestibular). Pelo vo aberto da gaveta, voc pode ver parte do cmodo em que est e parte do ambiente externo. Voc deve: a) Imaginar uma forma de utilizar os objetos do interior da gaveta para construir algo que voc possa escalar para sair dela. b) Desenhar, mo livre, em perspectiva e em cores, a sua viso logo antes de tentar sair da gaveta, considerando a soluo imaginada no item (a).

Tcnica: lpis de cor e/ou canetas hidrogrficas.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
6. GABARITO da PARTE 1
O gabarito da Parte 1 foi utilizado como referncia objetiva de correo. Nesse sentido, pequenas variaes com relao ao ngulo de representao dos objetos no resultaram em prejuzo na pontuao do candidato.

Questo 1.1.

Questo 1.2.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
Questo 1.3.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
7. EXEMPLOS DE RESOLUO Questo 2.0. Exemplo de Nota Acima da Mdia

O exemplo acima revela que o candidato capaz de evocar graficamente a memria espacial e a memria iconogrfica. A memria espacial est presente na configurao formal da banca de revistas, suas dimenses, formas, materiais e layout interno. A memria iconogrfica est presente nos desenhos e smbolos que representam elementos como sorvete, futebol, telefone, chaveiro e outros. O candidato no precisou colocar na imagem nem ao menos uma palavra, e ainda assim sua banca est repleta de significados. Alm disso, o candidato foi capaz de criar, com seu desenho, no apenas uma banca, mas sobretudo um lugar, com uma atmosfera nica. O banco de jardim, ao fundo, sombreado pela rvore, quase acolhedor. As linhas de perspectivas corretas, junta com o jogo de luz e sobras, num trao firme e irreverente, reforam a idia de um espao concreto, real, ainda que misteriosamente sem seres vivos.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
Exemplo de Nota Abaixo da Mdia

O exemplo acima revela que o candidato tem pouco domnio de perspectiva, forma, propores, uso do grafite e mesmo do campo do papel. A banca parece pairar no espao e os desenhos, em forma de ngulo, apontando para a esquerda e para direita, parecem sugerir caladas que no se materializam.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

ARQUITETURA E URBANISMO
Questo 3.0. Exemplo de Nota Acima da Mdia

Embora no tenha respondido completamente ao enunciado da questo, que solicitava que a viso inclusse tambm parte do ambiente externo, a soluo encontrada simples e engenhosa. Com poucos elementos, o candidato constri sua sada da gaveta atravs da rampa formada pela rgua. A engenhoca traz mecanismos de travamento, como o lpis encaixado no orifcio da rgua e a cola em sua base. A viso solicitada era de dentro da gaveta, portanto o ngulo representado pelo candidato est correto. Alm disso, um ngulo que propicia o entendimento claro da disposio dos objetos para a fuga, e que especialmente feliz ao reforar o ambiente escuro da gaveta sendo invadido pela luz externa.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

10

ARQUITETURA E URBANISMO
Exemplo de Nota Abaixo da Mdia

O exemplo acima traz dois erros graves e comuns. O primeiro o desenho com uso de rgua, que absolutamente proibido na prova de aptido em Arquitetura, a no ser quando indicado o contrrio. O segundo o enquadramento, ou ngulo de viso, que no caso dessa questo deveria ser do interior da gaveta. Alm disso, a estrutura montada com os objetos no demonstra como ela permitiria a fuga da gaveta, mais parecendo uma montagem escultrica. A cena externa aparece atravs de janela bastante improvvel, na linha do cho. O desenho tambm denota pouco domnio de perspectiva, luz, sombra e uso das cores.

8. COMENTRIOS GERAIS
O candidato deve procurar desenvolver o mais cedo possvel sua capacidade de observao da arquitetura e da cidade, dos objetos e volumes, percebendo a luz incidindo sobre eles nas diferentes horas do dia. Deve levar consigo um caderninho de campo e desenhar aquilo que lhe chamar a ateno, ou mesmo uma ideia ou lembrana. Deve procurar desenhar os espaos percorridos nos seus sonhos, ao acordar. A linguagem no verbal, do croqui, do desenho do espao, exige treino dirio. O candidato deve evitar trazer para a prova ideias prontas, pois elas so facilmente identificveis, e tambm evitar desenhos muito literais ou figurativos. Percepo aguda, reflexo, planejamento e execuo so as chaves para um bom desempenho no exame de aptido.

Prova Comentada Arquitetura e Urbanismo Habilidades Especficas

11

Das könnte Ihnen auch gefallen