Sie sind auf Seite 1von 2

3- Quais as contribuies fundamentais para a Psicologia apontadas por Scrates, Plato e Aristoteles?

A psicologia estuda o comportamento humano e auxilia o tratamento de disturbiosda psique, assim sendo, esses filsofos mostram as diferentes vises de homemas quais a psicologia usa para compreender melhor as pessoas e seus diferentesmodos de pensar e levar a vida. 4-E falar de Psicologia nesse perodo relacion-la ao conhecimento religioso, j que, ao lado do poder econmico e poltico, a Igreja Catlica tambm monopolizava o saber e, consequentemente, o estudo do psiquismo. Nesse sentido, dois grandes filsofos representam esse perodo: Santo Agostinho (354-430) e So Toms de Aquino (1225- 1274). Santo Agostinho, inspirado em Plato, tambm fazia uma ciso entre alma e corpo. Entretanto, para ele, a alma no era somente a sede da razo, mas a prova de uma manifestao divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. E, sendo a alma tambm a sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar tambm com sua compreenso. So Toms de Aquino viveu num perodo que prenunciava a ruptura da Igreja Catlica, o aparecimento do protestantismo - uma poca que preparava a transio para o capitalismo, com a revoluo francesa e a revoluo industrial na Inglaterra. Essa crise econmica e social leva ao questionamento da Igreja e dos conhecimentos produzidos por ela. Dessa forma, foi preciso encontrar novas justificativas para a relao entre Deus e o homem. So Toms de Aquino foi buscar em Aristteles a distino entre essncia e existncia. Como o filsofo grego, considera que maneira de o homem, na sua essncia, busca a perfeio atravs de sua existncia. Porm, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrrio de Pacher. Aristteles, afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essncia e a existncia, em termos de igualdade. Portanto, a busca de perfeio pelo homem seria a busca de Deus. So Toms de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas; da Igreja e continua garantindo para ela o monoplio do estudo do psiquismo. A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO Pouco mais de 200 anos aps a morte de So Toms de Aquino, tem incio uma poca de transformaes radicais no mundo europeu. o Renascimento ou Renascena. O mercantilismo leva descoberta de novas terras (a Amrica, o caminho para as ndias, a rota 36 do Pacfico), e isto propicia a acumulao de riquezas pelas naes em formao, como Frana, Itlia, Espanha, Inglaterra. 5-O pensamento de Ren de Descartes situa-se na perodo histrico chamado de iluminismo, e como em sua pergunta anterior sobre Agostinho e Toms, ele foi filsofo, e racionalista. Considerado o introdutor do racionalismo da Idade Moderna, sua contribuio psicologia que viria a surgir dois sculos depois

encontra-se na centralizao do homem no universo. O hemocentros como base da razo no pode atribuir ao mundo exterior as origens dos problemas filosficos existenciais.

4 - Com a hegemonia da Igreja, na Idade Mdia, qual a contribuio de Santo Agostinhoe so Toms de Aquino para o conhecimento em Psicologia?A Psicologia desse perodo est relacionada diretamente ao conhecimentoreligioso, a Igreja Catlica monopolizava o saber, bem como o estudo do psiquismo. Santo Agostinho inspirado em Plato pregava a separao entre alma e corpo,entretanto, a alma no representava apenas a busca pela razo.Por ser imortal era umelemento de ligao com Deus, sendo at mesmo a prpria manifestao divina nocorpo do homem. Enquanto So Toms de Aquino, seguindo a linha de pensamentodeAristteles, procurava explicar porque o homem em sua essncia buscava a perfeioatravs de sua existncia. Acrescido do ponto de vista religioso, somente Deus poderiareunir a essncia e a existncia de forma igual, em outras palavras, a busca de perfeio pelo homem seria a busca por Deus.5- Em qual perodo histrico situase a contribuio de Descartes para a Psicologia?Qual foi essa contribuio?Durante o perodo do Renascimento grandes transformaes ocorreram emdiversos setores da sociedade, bem como nas produes dos conhecimentos humanos enas cincias. Neste perodo Descartes reafirma a separao entre mente ( alma) e corpo,o homem possui uma substncia material e uma substncia pensante, em outras palavras, um corpo sem alma seria apenas uma mquina sem combustvel. Dessa formaos cadveres passaram a ser estudados pela cincia possibilitando o avano da anatomiae da Fisiologia.6- Quais as contribuies da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?Para conhecer o psiquismo humano, era necessrio compreender os mecanismosde funcionamento do crebro. Os avanos da Fisiologia e da Neurofisiologia possibilitaram a formulao de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrandoque o pensamento, as percepes e os sentimentos humanos eram produtos dessesistema. A Neurologia, por exemplo, descobre que a doena mental era fruto da aodireto-indireta de fatores sobre as clulas cerebrais. A Fisiologia ao estudar osfenmenos psicolgicos, utilizava-se dos estudos cientficos da Psicofsica. Exemplodas cores que eram estudadas como fenmenos da Fsica, e a percepo, comofenmenos da Psicologia.7- Qual o papel de Wundt na histria da Psicologia?Quando a cincia passa a possibilitar a medida do fenmeno psicolgico com osavanos cientficos, Wilhelm Wundt cria a Universidade de Leipzig, primeirolaboratrio que realiza experimentos na rea de Psicofisiologia. Wundt desenvolve aconcepo do paralelismo psicofsico , cujos fenmenos mentais correspondemfenmenos orgnicos.A fim de se aprofundar no estudo da mente cria um mtododenominado introspeccionismo, atravs de um estimulo sensorial ( por exemplo, uma picada de agulha na pele de uma pessoa treinada para a auto-observao) buscava-seresponder os caminhos que tal estimulopercorria pelo interior do corpo.

Das könnte Ihnen auch gefallen