Sie sind auf Seite 1von 8

MOVIMENTO RETILNEO UNIFOME -MRU

Velocidade instantnea Todos os carros, trens, nibus e mesmo os avies tm um instrumento que mede a velocidade: o velocmetro. Se voc olhar para o velocmetro de um carro em movimento e ele estiver marcando 60 km/h, voc estar lendo uma velocidade instantnea, ou seja, a velocidade que o veculo tem no instante em que voc olha para o velocmetro.

Velocidade mdia Em uma viagem do Rio at So Paulo, por exemplo, a velocidade instantnea de um caminho varia o tempo todo. Ela pequena nas curvas, nas subidas e quando a estrada tem muitos buracos. Nas descidas e nas estradas em boas condies, a velocidade instantnea maior. Para calcular a velocidade mdia, ns no precisamos saber a velocidade que o velocmetro marcou em cada instante durante a viagem, precisamos conhecer somente a distncia percorrida e o tempo total da viagem. Se um carro, em uma viagem, percorre uma distncia de 420 km em 6,0 h, voc e, provavelmente, muitas outras pessoas diriam: "o carro desenvolveu, em mdia, 70 km/h". Este resultado, que foi obtido dividindo-se a distncia percorrida (420 km) pelo tempo de viagem (6,0 h), o que denominamos velocidade. Observe que, durante o movimento, a velocidade do carro pode ter sofrido variaes. No exemplo citado, seu valor pode ter sido, s vezes, maior e, outras vezes, menor do que 70 km/h. Assim, a velocidade instantnea diferente da velocidade mdia. A velocidade instantnea a velocidade do veculo a cada instante, enquanto a velocidade mdia uma velocidade calculada para qualquer intervalo de tempo.

Movimento Retilneo Uniforme ( MRU) A posio varia em funo do tempo, mantendo um razo constante por isso o movimento chamado de uniforme, ou seja , sua velocidade constante e o grfico que representa a posio em funo do tempo uma reta. A grandeza velocidade definida matematicamente como: Velocidade = variao da posio / intervalo de tempo V = x / t Sendo que o MRU a velocidade no varia, ela constante Funo horria da posio x = xo + vt Velocidade mdia entre dois instantes a variao de espao ocorrida, em mdia, por unidade de tempo. VM = espao percorrido/tempo: VM= x / t, onde x representa a distancia e t representa o tempo.

TRANSFORMAO DA VELOCIDADE Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1 km/h = 1000m/3600s = 1/3,6 m/s 1. O velocmetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s. 2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilmetros por hora? Variao de espao ou deslocamento escalar: quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posio, relativamente a um referencial, ocorre uma variao de espao ou um deslocamento de espao. medida da variao de espao portanto a diferena entre o espao posterior e o espao anterior. Espao: grandeza que define a posio de um ponto material sobre sua trajetria. A medida do espao realizada a partir da origem dos espaos. A origem do espao atribudo o valor de referncia que pode ser zero ou qualquer outro valor. Intervalo de tempo: a diferena entre o instante posterior e o instante anterior t: a letra grega delta ( ) indica a diferena entre dois valores da mesma grandeza, neste caso valores de tempo Variao um ponto material est em movimento em relao a um dado referencial quando sua posio varia no decorrer do tempo Trajetria: o lugar geomtrico das posies ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetria pode ser retilnea ou curvilnea, dependendo do referencial considerado.

MOVIMENTO RETILNEO UNIFORMEMENTE VARIADO ( MRUV)


A maior parte dos movimentos que observamos no uniforme. Uma folha que cai de uma rvore e levada pelo vento; um gato pulando do cho para o muro e do muro para o telhado; ou a gua de um rio despencando por uma corredeira. Todos esses so movimentos no-uniformes. Neles, a velocidade de corpos como a folha, o gato ou a gua, muda constantemente. Dizemos ento que esses movimentos apresentam velocidade varivel. A velocidade uma grandeza que mostra a rapidez com que um corpo se desloca. Existe tambm uma grandeza que mostra a rapidez com que a velocidade varia. Essa grandeza a acelerao. Podemos observar a variao de velocidade de carros, nibus, caminhes e avies no velocmetro desses veculos. No existe acelerao quando o ponteiro do velocmetro no se move, isto , quando o velocmetro marca sempre a mesma velocidade. Se o ponteiro do velocmetro est se movendo lentamente, porque a velocidade est variando lentamente. Nesse caso, a acelerao pequena. Quando o ponteiro se move rapidamente, a velocidade est variando rapidamente. A a acelerao grande. Assim, para conhecer a acelerao, temos de conhecer a variao de velocidade, e o intervalo de tempo em que ela ocorreu. A variao de velocidade nos diz o quanto ela mudou; e o intervalo de tempo nos diz se essa mudana foi rpida ou lenta. Consideremos um automvel, cujo velocmetro esteja indicando, em um certo instante, uma velocidade de 30 km/h. Se, 1 s aps, a indicao do velocmetro passar para 35 km/h, podemos dizer que a velocidade do carro variou de 5 km/h em 1 s. Em outras palavras, dizemos que este carro recebeu uma acelerao. O conceito de acelerao est sempre relacionado com uma mudana na velocidade. No MRUV, variam a posio e a velocidade , sendo que a velocidade varia sempre na mesma razo, por isso o movimento chamado de uniformemente variado e o grfico que representa a velocidade em funo do tempo uma reta. Existe uma das grandezas chamadas de acelerao, que relaciona a variao da velocidade com o tempo.

A grandeza acelerao se define matematicamente como Acelerao = variao da velocidade / intervalo de tempo A = v / t Sendo que no MRUV a acelerao no varia, ela constante. Funo Horria da posio e da velocidade Posio x = xo+ vot + 1/2at Velocidade v= vo + at

ALGUMAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO a) Uma polegada equivale a 2,54 cm (origem anglo-saxnica) b) Um p equivale a 12 polegadas (30,48 cm) c) Uma jarda equivale a 3 ps (91,4 cm) d) Uma milha equivale a 1760 jardas (1609 m) e) um palmo equivale a 22 cm f) Um cbito equivale a 3 palmos (66 cm) g) Uma vara equivale a 5 palmos (1,10 m) h) Uma braa equivale a 10 palmos ( 2,20 m) i) Uma lgua equivale a 3 mil braas ( 6600 m) j) Um quilmetro equivale a 1000 m l) Um are equivale a 100 m m) Um alqueire mineiro equivale a 48.400 m n) Um alqueire paulista equivale a 24.200m

EXERCICIOS 1.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade mdia? 2.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade mdia desse nadador 3.Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distncia de 45 km. Qual a velocidade mdia deste carro? 4.Um automvel passou pelo marco 30 km de uma estrada s 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada s 14 horas. Qual a velocidade mdia desse automvel entre as passagens pelos dois marcos? 5.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminho e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia s 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia s 16 horas. Qual foi a velocidade mdia desenvolvida pelo caminho? 6.No vero brasileiro, andorinhas migram do hemisfrio norte para o hemisfrio sul numa velocidade mdia de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distncia percorrida por elas num dia? 7.Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, maior, menor ou igual a 100 km/h? 8.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade mdia da ordem de 1 m/s. Que distncia, aproximadamente, essa pessoa percorrer, andando durante 120 segundos?

9.Um foguete lanado Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distncia da Terra Lua em quilmetros. 10.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km? 11.Uma motocicleta percorre uma distncia de 20 m com velocidade mdia de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distncia? 12.Se um nibus andar velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual ser o tempo gasto no percurso 13)Um veiculo percorre uma estrada com velocidade constante de 60 km/h . quantos quilmetros ele percorre em 20 minutos ? (R: 20 Km) 14)Se em 20s um trem percorre 600 m em MU, qual a sua velocidade nesse intervalo de tempo? (R:30m/s). 15)Qual o tempo gasto por um carro que percorre 180 m com velocidade constante de 25 m/s? (R: 7,2) 16)Um trem move-se em uma ferrovia com velocidade constante de 60 km/h . Qauntos quilometros ele percorre em 40 mim? (R:40 km) 17)Dois mveis A e B partem de um mesmo ponto e chegam juntos em um outro ponto. Se B sai depois de A, qual deles gasta mais tempo no percurso entre esse dois pontos? (R:A) 18)Um mvel A percorre 20 m com velocidade constante de 4 m/s. Qual deve ser a velocidade de um mvel B que percorre a mesma distancia gastando um tempo duas vezes maior que o mvel A? (R : 2 m/s) 19)Dois carros percorrem uma mesma estrada no mesmo sentido, com velocidade constante de 12 m/s e 20 m/s num instante t=0 passaram por um mesmo ponto P . Qual ser a distancia entre os carros no final de 6 s? (R: 48 m) 20)Um caminho de 15 m de comprimento est com velocidade constante de 10 m/s e demora 60s para atravessar um tnel. Qual o comprimento do tnel ? (R: 585 m) 21)Dois automveis, um a 50 km/h e outro a 80 km/h iniciam uma viajem de 40 km no mesmo instante. O mais rpido chega ao destino quanto tempo antes do outro? (R: 0,3) 22)Uma formiga caminha 6m em 40 s com velocidade constante. Com um tero dessa velocidade ele caminharia quantos metros em 30s (R: 1,5m) 23)Em quantos tempo um trem de 100m de comprimento atravessa um tnel de 900 m de comprimento com velocidade constante de 20m/s? (R: 50 s) 24) Um carro movia-se, em linha reta, com velocidade de 20 m/s quando o motorista pisou nos freios fazendo o carro parar em 5s. A acelerao do carro nesse intervalo de tempo foi de: a) - 4m/s b) -1m/s c) 1 m/s d) 3 m/s e) 5 m/s 25) Um mvel parte com velocidade de 4 m/s de um ponto de uma trajetria retilnea com acelerao constante de 5 m/s. Ache sua velocidade no instante 16 s. (resp 84 m/s) 26) O maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua velocidade de 80 km/h para 60 km/h no intervalo de 1 minuto. Determine supondo constante, a acelerao do trem nesse intervalo.(resp -1200 km/h)

Movimento Vertical
Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegar antes ao cho. Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rpido ele cair. Porm, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vcuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair. Assim, conclumos que, se desprezarmos a resistncia do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairo com uma acelerao constante: a acelerao da Gravidade. Quando um corpo lanado nas proximidades da Terra, fica ento, sujeito gravidade, que orientada sempre na vertical, em direo ao centro do planeta. O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenmenos de curta durao, tomado como constante e seu valor mdio no nvel do mar : g=9,80665m/s No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores: g=10m/s

Lanamento Vertical
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direo vertical, recebe o nome de Lanamento Vertical. Sua trajetria retilnea e vertical, e, devido gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado. As funes que regem o lanamento vertical, portanto, so as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com acelerao da gravidade (g).

Sendo que g positivo ou negativo, dependendo da direo do movimento:

Lanamento Vertical para Cima g negativo


Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento ser acelerado negativamente, at parar em um ponto, o qual chamamos Altura Mxima.

Lanamento Vertical para Baixo g positivo


No lanamento vertical para baixo, tanto a gravidade como o deslocamento apontam para baixo. Logo, o movimento acelerado positivamente. Recebe tambm o nome de queda livre.

Exemplo Uma bola de futebol chutada para cima com velocidade igual a 20m/s. (a) Calcule quanto tempo a bola vai demorar para retornar ao solo. (b) Qual a altura mxima atingida pela bola? Dado g=10m/s. (a) Neste exemplo, o movimento uma combinao de um lanamento vertical para cima + um lanamento vertical para baixo (que neste caso tambm pode ser chamado de queda livre). Ento, o mais indicado calcularmos por partes: Movimento para cima:

Movimento para baixo:

Como no estamos considerando a resistncia do ar, a velocidade final ser igual velocidade com que a bola foi lanada.

Observamos, ento, que nesta situao, onde a resistncia do ar desprezada, o tempo de subida igual ao de decida.

(b) Sabendo o tempo da subida e a velocidade de lanamento, podemos utilizar a funo horria do deslocamento, ou ento utilizar a Equao de Torricelli.

Lembre-se de que estamos considerando apenas a subida, ento t=2s

ou

Movimento vertical no vcuo


Borges e Nicolau

O movimento vertical no vcuo um caso particular de movimento uniformemente variado (MUV). A acelerao igual acelerao da gravidade g.

Clique para ampliar

Um mvel lanado verticalmente para cima, no vcuo, descreve um movimento uniformemente variado retardado, atingindo a altura mxima quando sua velocidade escalar, cujo mdulo decresce com o tempo, torna-se igual a zero. Ao descer, a velocidade escalar do mvel aumenta em mdulo, o movimento acelerado. A velocidade com que o mvel atinge o solo , em mdulo, igual velocidade de lanamento. O tempo de subida igual ao tempo de descida. Exerccios bsicos Exerccio 1: Na superfcie terrestre a acelerao da gravidade g tem um valor prximo de 10 m/s2. Na prtica isso significa que a velocidade de um corpo abandonado em queda livre, aumenta 10 m/s a cada segundo. Ou seja, no primeiro segundo o corpo atinge 10 m/s, depois, em intervalos de um segundo, 20 m/s, 30 m/s, 40 m/s, 50 m/s e assim por diante. Em 5 segundos de queda, portanto, a velocidade igual a 50 m/s = (50 x 3,6) km/h = 180 km/h. Voc sabe que quando a acelerao constante, o movimento uniformemente variado. (MUV) Calcule:

a) a altura da qual um corpo partiu do repouso e atingiu o solo com velocidade de 50 m/s; b) o tempo de queda. Exerccio 2: Uma pedra abandonada de uma altura igual a 20 m. Determine o intervalo de tempo decorrido para a pedra percorrer os ltimos 15 m de queda. Considere g = 10 m/s2 e despreze a resistncia do ar. Exerccio 3: Voc faz uma pequena bolinha de papel e a lana verticalmente para cima com velocidade de 5 m/s. Quanto tempo a bolinha demora para voltar sua mo. Qual a altura mxima atingida pela bolinha. Considere g = 10 m/s2 e despreze a resistncia do ar. Exerccio 4: Uma bolinha abandonada de uma altura H e percorre no ltimo segundo de queda a distncia 3H/4. Despreze a resistncia do ar e adote g = 10 m/s2. Determine o valor de H. Exerccio 5: De uma altura igual a 40 m lana-se verticalmente para baixo uma bolinha com velocidade 10 m/s. Depois de 1 s, lana-se do mesmo ponto, tambm verticalmente para baixo, outra bolinha com a mesma velocidade inicial da primeira. Qual a distncia entre elas no instante que a primeira bolinha atinge o solo? Despreze a resistncia do ar e considere g = 10 m/s 2 Exerccio 6: Um helicptero sobe verticalmente em movimento uniforme e com velocidade 10 m/s. Ao atingir a altura de 75 m um pequeno parafuso desprende-se do helicptero. Quanto tempo o parafuso leva para atingir o solo? Despreze a resistncia do ar e adote g = 10 m/s2.

Das könnte Ihnen auch gefallen