Sie sind auf Seite 1von 7

Descoberta dos raios X

Em 1895, o fsico Wilhelm Konrad Roentgen, estudando descargas eltricas em gases rarefeitos e ampolas de Crookes, por acaso descobriu os raios X. Ele tinha uma ampola de Crookes encerrada em uma caixa de papelo, e alimentada por uma bobina de Rumkhorff. Com o conjunto em um quarto escuro, le observou que, quando o tubo funcionava, se produzia fluorencncia num carto pintado com platino-cianureto de brio. A fluorescncia era observada quer estivesse voltada para o tubo a face do carto pintada com platino cianureto de brio, quer a face oposta, e at com ste carto afastado a dois metros do tubo.

A fluorescncia no era causada pelos raios catdicos, pois stes no atravessam o vidro do tubo. Roentgen observou a seguir que o agente causador da fluorescncia se originava na parede do tubo de Crookes, no ponto onde os raios catdicos encontravam essa parede. No sabendo do que se tratava, Roentgen chamou raio X a sse agente.

Tubos de raios X
Raios X so produzidos todas as vezes que eltrons encontram um obstculo. Na experincia de Roentgen, les eram produzidos quando os eltrons encontravam a parede do tubo. H dois tipos de tubos de raios X em uso.

1 - Tubos a gs

Possuem gs presso de mais ou menos 0,001 mm Hg. O tubo esfrico, e alm do catodo C e do anodo A, possui um terceiro eletrodo B, chamado alvo, colocado no centro da esfera. O alvo B est ligado ao anodo A, de maneira que ficam ao mesmo potencial. ste alvo combinado com o anodo, produz um campo eltrico que encurva a trajetria dos eltrons e faz que a maioria dos eltrons encontre o alvo perpendicularmente. A diferena de potencial entre o catodo e o anodo nestes tubos de 30.000 a 50.000 volts.

Resumo

Os eltrons saem do catodo, chocam-se com o alvo, e nesse choque se produz raios X. A figura abaixo fotografia de um desses tubos; o dimetro da esfera de um palmo, aproximadamente.

2 - Tubo Coolidge

Neste tubo feito o melhor vcuo possvel. O catodo aquecido por uma corrente eltrica fornecida por um gerador P. Assim aquecido le emite muito maior quantidade de eltrons, como estudaremos no tpico "A Emisso dos Eltrons por Corpos Aquecidos, ou Efeito Edison" (efeito Edison). No possui o alvo B, pois o prprio anodo atua como alvo e emite os raios X. A diferena de potencial entre o catodo e o anodo, fornecida pelo gerador G, nestes tubos pode ser desde 100.000 at 1.000.000 de volts

Produo dos raios X

A produo dos raios X explicada do seguinte modo: os eltrons emitidos pelo catodo so fortemente atrados pelo anodo, e chegam a ste com grande energia cintica. Chocando-se com o anodo, les perdem a energia cintica, e cedem energia aos eltrons que esto nos tomos do anodo. stes eltrons so ento acelerados. E acelerados, emitem ondas eletromagnticas que so os raios X. J tnhamos visto, que os raios X so ondas eletromagnticas de comprimento de onda muito pequeno.

Propriedade dos raios X

1. Sendo ondas eletromagnticas, os raios X possuem todas as propriedades gerais dessas ondas, que o leitor j conhece para o caso da luz: sofrem reflexo, refrao, interferncia, difrao, polarizao. 2. Propagam-se em linha reta, com velocidade igual da luz. 3. Tornam fluorescentes muitos corpos sobre os quais incidem, como por exemplo, platino cianureto de brio (e por esta propriedade que permitiu sua descoberta). 4. Provocam ao qumica em certas substncias. Por exemplo, impressionam chapas fotogrficas. Esta propriedade muito mais intensa nos raios X que na luz, porque, como les tm menor comprimento de onda, tm maior energia que a luz. les impressionam chapas fotogrficas mesmo quando elas esto protegidas por superfcies que a luz no atravessa, como por exemplo, caixas de papelo, ou papel preto, etc.. 5. Atravessam grandes espessuras de materiais. A facilidade maior ou menor com que os raios X atravessam as substncias depende do comprimento de onda dos raios X, da espessura da substncia e do seu peso atmico. Os raios X de menor comprimento de onda, da ordem de 0,01A, tm maior facilidade para penetrar nos corpos: so chamados raios X duros. Os de maior comprimento de onda, da ordem de 1A, penetram menos nos corpos: so chamados raios X moles. Atravessam com grande facilidade as substncias de pequeno peso atmico, como por exemplo, os elementos fundamentais dos corpos orgnicos, carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio. As substncias pesadas so dificilmente atravessadas. Assim, o chumbo usado frequentemente para barrar os raios X. 6. Ionizam as molculas dos gases por onde passam, isto , arrancam eltrons dessas molculas. 7. Como so ondas eletromagnticas, e, portanto, no tm carga eltrica, no so desviados por campo eltrico, nem por campo magntico. 8. Os raios X so usados em medicina para radiografias e para cura de certos tumores e certas molstias de pele.

A radiografia uma fotografia tirada com raios X, em vez de ser tirada com luz.

Os raios X podem exercer, sobre os tecidos, aes benficas ou malficas, conforme a dose com que so absorvidos. Assim como curam, tambm podem produzir doenas, como por exemplo, a doena de pele chamada radiodermite, muito perigosa porque pode se transformar em cncer.

Est provado que existe uma dose de raios X mxima que cada pessoa pode receber por semana. Qualquer pessoa pode ser submetida doses compreendidas nesse limite mximo, sem perigo. Um fato perigosssimo, que se nota na quase totalidade dos hospitais e consultrios mdicos que fazem aplicaes de raios X, que os mdicos e tcnicos que trabalham com os aparelhos de raios X no controlam as doses que les mesmos recebem enquanto trabalham. Pois, assim como a luz que incide numa parede e se espalha por todas as as direes, os raios X tambm se espalham quando encontram um obstculo. Por causa disso, quando um tcnico est manuseando o aparelho de raios X para fazer aplicao em outra pessoa, le tambm recebe certa dose de raios X que foi espalhado. sses tcnicos trabalham vrias horas por dia, todos os dias, recebendo raios X, e quando no so controlados, suas vidas correm perigo. Embora les se protejam com avental e luvas de chumbo, e culos com vidro base de chumbo, sempre recebem alguma dose.

Aplicaes dos raios X


Todos conhecem as aplicaes dos raios X na medicina, em radiografias e curas de certas molstias. Mas les tm muitas aplicaes na tcnica e na pesquisa em Fsica. Eles muito contriburam para o conhecimento da estrutura da matria. Por meio de raios X se conseguiu provar a estrutura reticular dos cristais. Em Mineralogia, a aplicao dos raios X to intensa que foi criada dentro dela, uma especializao chamada tica Cristalogrfica, que trata das propriedades dos cristais reveladas por raios X.

Edison descobriu que os corpos aquecidos emitem eltrons. Esse fenmeno chamado efeito Edison, ou emisso termoinica. A emisso termoinica mais intensa se o corpo estiver no vcuo. Para demonstrar o fenmeno, Edison realizou a seguinte experincia: adaptou duas placas metlicas A e B prximas em uma ampola de vidro e fez o vcuo na ampola. Depois ligou as placas metlicas para fora da ampola, intercalando um galvanmetro G entre elas. Observou que, quando uma das placas, por exemplo A, era aquecida, o galvanmetro acusava a passagem de uma corrente eltrica. Isso porque a placa aquecida expelia eltrons que, atingindo a placa B depois circulavam pelo condutor, passando pelo galvanmetro.

Vlvulas eletrnicas

As vlvulas eletrnicas, usadas nos rdios, baseiam-se no efeito Edison. Nessas vlvulas existe uma placa metlica P, e um filamento metlico F que aquecido por meio de uma corrente eltrica (no desenhamos o circuito dessa corrente na figura a seguir para no complic-la). Para acelerarmos a passagem dos eltrons entre F e P, ligamos F ao polo negativo de um gerador e P ao polo positivo. Desse modo, os eltrons ao serem emitidos por F so imediatamente atrados para P, e obtemos uma corrente eltrica mais forte.

Das könnte Ihnen auch gefallen