Sie sind auf Seite 1von 24

Nova Lei de Estgio

COM ESCLARECIMENTOS DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Lei 11.788/08

Ficha Tcnica
Realizao: Sistema FIEMG Federao das Indstrias do Estado de Minas Gerais Presidente: Olavo Machado Jnior IEL/MG Instituto Euvaldo Lodi Superintendente: Maurcio de Andrade Tibrcio Responsvel Tcnico: Gerncia de Estgio Empresarial do IEL Colaborao: Gerncia de Relaes Trabalhistas da FIEMG. Referncia: Adaptao da Cartilha Nova Lei de Estgios Inovaes e adequaes, produzida pelo IEL/SC Ncleo Regional e da Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estgio, produzido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego em 2008.

2 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

INDCE
APRESENTAO...................................................................................04 1. NOVA LEI DE ESTGIOS .................................................................05 2. QUEM PODE ESTAGIAR ..................................................................05 3. LOCAL DE ESTGIO .........................................................................06 4. TIPOS DE ESTGIO ..........................................................................06 5. BOLSAS DE ESTGIO ......................................................................10 6. DURAO DO ESTGIO ..................................................................10 7. JORNADA DE ATIVIDADES - CARGA HORRIA ........................10 8. OBRIGAES DAS INSTITUIES DE ENSINO ........................11 9. QUANTIDADE DE ESTAGIRIO .....................................................12 10. OBRIGAES DA PARTE CONCEDENTE DE ESTGIO ..........14 11. PARTICIPAO DO AGENTE DE INTEGRAO .......................15 12. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO - TCE .....................17 13. QUEM PODE CONTRATAR, SUAS COMPETNCIAS E PENALIZAES ....................................................................................20 14. CONSIDERAES FINAIS ............................................................21

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 3

Apresentao
A nova lei de estgio, sancionada em setembro de 2008, veio para reafirmar a prtica de estgio como ato educativo. As responsabilidades das instituies de ensino, empresas e agentes de integrao ficaram mais claras. E os estudantes conquistaram novos direitos. Para as empresas, a nova lei proporciona maior segurana jurdica e possibilita compartilhar responsabilidades com as instituies de ensino, que passam a ter maior participao na fiscalizao do estgio como prtica educacional. Com as novas regras, as empresas devem designar um funcionrio do seu quadro de pessoal, com a mesma formao ou experincia profissional da rea de conhecimento do estagirio, para orient-lo e supervision-lo. Essa mudana, juntamente com direitos como auxlio-transporte e recesso remunerado, motivam ainda mais os estudantes a buscar a prtica de estgio, que acontece agora com maior qualificao pedaggica e prtica. Auxiliadas por agentes de integrao como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), muitas empresas j incorporam diversas dessas prticas em seus programas de estgio. Desde o processo de seleo, contratado junto ao IEL, possvel verificar a seriedade com que tratam o assunto. O estgio realmente usado como ferramenta de investimento em futuros grandes profissionais. O IEL reconhece o bom trabalho feito por essas empresas atravs do Prmio IEL Melhores Prticas de Estgio. O evento anual identifica e premia as organizaes mineiras que promovem o estgio de qualidade. Desde a sua fundao, h quarenta anos, o IEL articula e integra de maneira eficaz organizaes e estagirios. Com regras claras e uniformes sobre a poltica de estgio fica ainda mais fcil

4 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

desenvolver um trabalho que j vem sendo realizado de maneira exemplar: recrutar, selecionar e acompanhar o programa de estgio desenvolvido pelas empresas parceiras. MAURCIO DE ANDRADE TIBRCIO Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi NRMG

1. Nova Lei de Estgio

Conceito: Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos. Podendo ser obrigatrio e no-obrigatrio conforme determinao do projeto pedaggico dos cursos.

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- O estgio no caracteriza vnculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, no sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdencirios. - O estgio integra o itinerrio formativo do educando e faz parte do projeto pedaggico do curso.

2. Quem Pode Estagiar


Como era: Alunos devidamente matriculados e frequentando as salas de aula dos cursos superiores, tcnicos e do ensino mdio e, de educao profissional. Alunos devidamente matriculados e frequentando as salas de aula dos cursos superiores, tcnicos, mdio, da educao

Como ficou:

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 5

especial e dos anos finais do ensino fundamental. Estudantes estrangeiros, regularmente matriculados em cursos superiores no Brasil, autorizados e reconhecidos, desde que o prazo do visto temporrio do estudante seja compatvel com o perodo previsto para o desenvolvimento das atividades.
COMENTRIO DO IEL/MG

- Os estudantes que integram as categorias acima e que estiverem matriculados e frequentes podero realizar estgio, desde que o mesmo seja previsto no projeto pedaggico do curso.

3. Local do Estgio
Como era: No havia critrios de avaliao do local de estgio. Cabe s Instituies de Ensino avaliar as instalaes da parte concedente do estgio e a sua adequao formao cultural do educando. Como ficou:

4. Tipos de Estgio
Como era: Estgio Curricular. Estgio Obrigatrio: aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno do diploma. Estgio No-Obrigatrio: aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria. Como ficou:

6 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

>>Direito dos Estagirios


Como era: Bolsa Opcional; Seguro Obrigatrio. Estgio No-Obrigatrio Bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada; Auxlio-transporte;
COMENTRIO DO IEL/MG

Como ficou:

-No h valor mnimo para a bolsa e o auxlio-transporte pode ser fornecido em dinheiro, vale-transporte ou o transporte propriamente dito
RECOMENDAO DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- Para o estgio no-obrigatrio compulsria a concesso de bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, bem como a concesso do auxlio-transporte. Para o estgio obrigatrio, a concesso de bolsa ou outra forma de contraprestao e auxlio-transporte facultativa. - Auxlio-transporte uma concesso pela instituio concedente de recursos financeiros para auxiliar nas despesas de deslocamento do estagirio ao local do estgio e seu retorno, sendo opcional quando se tratar de estgio obrigatrio e compulsrio quando estgio no-obrigatrio. Essa antecipao pode ser substituda por transporte prprio da empresa, sendo que ambas as alternativas devero constar do Termo de Compromisso de Estgio. - A empresa poder voluntariamente conceder ao estagirio outros benefcios, como: alimentao, acesso a plano de sade, dentre outros, sem descaracterizar a natureza do estgio.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 7

Seguro obrigatrio, arcado pela parte concedente (empresa), cuja aplice deve ser compatvel com valores de mercado;

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

-A cobertura deve abranger acidentes pessoais ocorridos com o estudante durante o perodo de vigncia do estgio, 24 horas/dia, no territrio nacional. Cobre morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocados por acidente. O valor da indenizao deve constar do Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e deve ser compatvel com os valores de mercado. Direito do estagirio, contribuir como segurado facultativo do Regime de Previdncia; Recesso de 30 (trinta) dias quando o estagirio completar 1 (um) ano na mesma concedente e nos casos inferiores a 1 (um) ano, o recesso ser concedido de forma proporcional ao perodo de estgio. O recesso no deve ultrapassar o perodo do estgio previsto no TCE, sob pena de indenizao do perodo respectivo.

RECOMENDAO DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- Considerando que o estgio poder ter durao de at 24 meses, e nos casos de pessoa com deficincia no h limite legal estabelecido, entende-se que dentro de cada perodo de 12 meses o estagirio dever ter um recesso de 30 dias, que poder ser concedido em perodo contnuo ou fracionado. O recesso ser concedido, preferencialmente, durante o perodo de frias escolares e de forma proporcional em contratos com durao inferior a 12 meses. - O recesso ser remunerado sempre que o estagirio receber bolsa ou outra forma de contraprestao.

8 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

Reduo da jornada de estgio pelo menos metade nos perodos de avaliao, no caso da Instituio de Ensino adotar verificaes de aprendizagem peridicas ou finais.

RECOMENDAO DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- Se a instituio de ensino adotar verificaes de aprendizagem peridicas ou finais, nos perodos de avaliao, a carga horria do estgio ser reduzida metade, segundo o estipulado no Termo de Compromisso de Estgio. Nesse caso, a instituio de ensino dever comunicar parte concedente do estgio, no incio do perodo letivo, as datas de avaliao escolares ou acadmicas.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 9

Bolsas de Estgio
5. Bolsas de Estgio
Como era: No havia obrigatoriedade. Obrigatrio nos casos de estgio no-obrigatrios. Como ficou:

6. Durao do Estgio
Como era: Mnimo de 6 meses. A durao do estgio no poder exceder a dois anos. O contrato do estagirio portador de deficincia, poder ultrapassar os dois anos. Como ficou:

7. Jornada de Atividades - Carga Horria


Como era: Ensino mdio: 04 (quatro) horas dirias e 20 (vinte) horas semanais. Tcnico: 06 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais. Superior: a Lei no definia horrio. Estudantes de Educao Especial e dos anos finais do Ensino Fundamental: 04 (quatro) horas dirias e 20 (vinte) horas semanais. Estudantes do Ensino Superior, Tcnico e do Ensino Mdio: 06 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais. Obs.: Nos cursos que alternam teoria e prtica nos perodos

Como ficou:

10 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

em que no esto programadas aulas presenciais: 40 (quarenta) horas semanais.


RECOMENDAO DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- Ausncias do estagirio podero ser descontadas do valor da bolsa-estgio. A remunerao da bolsa-estgio pressupe o cumprimento das atividades previstas no Termo de Compromisso do Estgio. Ausncias eventuais, devidamente justificadas, podero ser objeto de entendimento entre as partes (podero ou no gerar desconto). Ausncias constantes, no entanto, podero gerar a iniciativa da parte concedente para a resciso antecipada do contrato. - Sobre a concesso dos descansos durante a jornada de trabalho, as partes devem regular a questo de comum acordo no Termo de Compromisso de Estgio. Recomendase a observncia de perodo suficiente preservao da sade fsica e mental do estagirio e respeito aos padres de horrio de alimentao lanches, almoos e jantar. O perodo de intervalo no computado na jornada.

8. Obrigaes das Instituies de Ensino - IE


Como era: Determinao das condies para contratao dos seus estudantes em programas de estgio. Celebrar Termo de Compromisso com o estudante e com a parte concedente, zelando pelo seu cumprimento. A Instituio de Ensino fica obrigada a indicar professor orientador, da rea a ser desenvolvida no estgio, como responsvel pelo acompanhamento e avaliao das atividades do estagirio. Avaliar as instalaes da parte concedente e sua adequao formao profissional

Como ficou:

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 11

Exigir do aluno apresentao de relatrio das atividades de estgio em prazo no superior a 6 meses. Comunicar a parte concedente, no incio do estgio, as datas de realizao das avaliaes escolares ou acadmicas. Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliao dos estgios de seus estudantes.
COMENTRIO DO IEL/MG

- Os perodos de prova devero estar previstos no Calendrio Oficial fornecido pela Instituio de Ensino no incio do semestre ou ano letivo.

9. Quantidade de Estagirios
Como era: No havia limites na quantidade de estagirios. Na contratao de estudantes do Ensino Mdio No Profissionalizante, de escolas especiais e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos, o nmero mximo de estagirio por estabelecimento concedente ser calculado em relao ao quadro de pessoal nas seguintes propores: De 1 a 5 empregados: 1 estagirio De 6 a 10 empregados: at 2 estagirios De 11 a 25 empregados: at 5 estagirios Acima de 25 estagirios: at 20% de estagirios por casa (filial) Como ficou:

Obs.: Quando o clculo do percentual resultar em frao, poder ser arredondado para o nmero inteiro imediatamente superior.

12 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

-Entende-se por quadro de pessoal para efeito do clculo do nmero de estagirio o conjunto de trabalhadores empregados existentes no estabelecimento do estgio. - No caso de filiais ou vrios estabelecimentos, o clculo ser realizado para cada um deles. Na contratao de estudantes de Graduao e Mdio Profissional, no h limite de estagirios; Necessidade de indicao de um empregado da empresa para orientar at 10 estagirios Para as pessoas portadoras de deficincia fica assegurado o equivalente a 10% das vagas oferecidas pelas empresas, quando se tratar de estudantes de ensino mdio no profissionalizante, de escolas especiais e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos..

COMENTRIO DO IEL/MG

- Trata-se de reserva de vagas e no de cota para pessoas portadoras de deficincia.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 13

10. Obrigaes da Parte Concedente de Estgio


RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- So obrigaes da parte concedente do estgio: I celebrar Termo de Compromisso com a instituio de ensino e o estudante, zelando por seu cumprimento; II ofertar instalaes que tenham condies de propiciar ao estudante atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislao relacionada sade e segurana no trabalho; III indicar funcionrio do quadro de pessoal, com formao e experincia na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at dez estagirios simultaneamente; IV contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme estabelecido no Termo de Compromisso; V por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de realizao do estagirio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; VI manter disposio da fiscalizao documentos que comprovem a relao de estgio: A. Termo de compromisso de estgio, devidamente assinado pela empresa, instituio de ensino e pelo aluno; B. Certificado individual de seguro de acidentes pessoais; C. Comprovao da regularidade da situao escolar do estudante; D. Comprovante de pagamento da bolsa ou equivalente e do auxlio-transporte; E. Verificao da compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estgio e aquelas previstas no termo de compromisso. VII enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de seis meses, relatrio de atividades, com vista obrigatria ao estagirio.

14 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

11. Participao do Agente de Integrao


Como era: Identificar oportunidades de estgio; Ajustar suas condies de realizaes; Fazer o acompanhamento administrativo e do estgio; Seguro contra acidentes pessoais; Cadastrar os estudantes; Emitir o TCE. No houve mudana.

Como ficou: Obs.: Sero responsabilizados civilmente se indicarem estudantes para atividades no compatveis com o programa, assim como indicaes de estagirios matriculados em Instituies de Ensino onde no h previso de estgio curricular.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 15

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- A participao dos agentes de integrao pblicos e privados no processo do estgio ocorre por opo das instituies de ensino e das partes concedentes de estgio mediante condies acordadas em instrumento jurdico apropriado. Em caso de contratao com recursos pblicos, dever ser observada a legislao de licitao, Lei n 8.666/1993 (art. 5 da Lei n 11.788/2008). - O papel dos agentes de integrao no estgio atuar como auxiliares no processo de aperfeioamento do estgio identificando as oportunidades, ajustando suas condies de realizao, fazendo o acompanhamento administrativo, encaminhando negociao de seguros contra acidentes pessoais e cadastrando os estudantes, selecionando os locais de estgio e organizando o cadastro dos concedentes das oportunidades de estgio. - vedada a cobrana de qualquer taxa dos estudantes a ttulo de remunerao pelos servios dos agentes de integrao.

16 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

>>O ESTGIO DO IEL/MG


O Instituto Euvaldo Lodi, entidade pertencente ao Sistema Federao das Indstrias do Estado de Minas Gerais, oferece solues inovadoras s necessidades da sua empresa. Experincia, um banco de dados qualificado de estudantes e a integrao com as instituies de ensino asseguram que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) pode selecionar o talento adequado para sua empresa. O IEL Estgio Empresarial realiza toda a gesto do processo, identificando, selecionando e desenvolvendo os novos profissionais at o trmino dos contratos. Oferecemos solues customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Invista no futuro da sua empresa. IEL Estgio Empresarial, ligando o talento s melhores oportunidades.

12. Termo de Compromisso TCE


Como era: Qualificao das partes interessadas: Instituio de Ensino, Empresa e Estudante; Horrio e durao do estgio; Atividades desenvolvidas; Valor da bolsa (quando acordada); Aplice de seguro; Supervisor do concedente, etc. Qualificao das partes interessadas: Instituio de Ensino, Empresa e Estudante; Horrio e durao do estgio; Aplice de seguro; Indicao de um professor orientador, da rea em que

Como ficou:

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 17

ser desenvolvido o estgio, como responsvel pelo acompanhamento e avaliao das atividades do estagirio; Indicao do valor da bolsa ou outra forma de contraprestao acordada, bem como a do auxlio do vale-transporte na hiptese do estgio no-obrigatrio; Inserir o plano de atividades do estagirio, elaborado em compatibilidade entre as atividades desenvolvidas. Ser incorporado ao TCE, por meio de aditivos medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do aluno (a cada seis meses); Ter a indicao de um funcionrio, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, podendo supervisionar 10 estagirios simultaneamente; Anexar ao TCE por ocasio do desligamento do estagirio, relatrio das atividades desenvolvidas dos perodos e da avaliao de desempenho; Caso a Instituio de Ensino adotar verificaes de aprendizagem peridicas ou finais, nos perodos de avaliaes, a carga horria ser reduzida, pelo menos, at metade; Evidenciar o prazo mximo da durao do estgio em dois anos; Prever reduo da carga horria nos perodos de provas finais em, pelo menos, metade.

18 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- O Termo de Compromisso de Estgio um acordo tripartite celebrado entre o estudante, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino, prevendo as condies de adequao do estgio proposta pedaggica do curso, etapa e modalidade da formao escolar do estudante e ao horrio e calendrio escolar. - O Termo de Compromisso de Estgio pode ser rescindido unilateralmente pelas partes a qualquer momento. - Devem constar no Termo de Compromisso todas as clusulas que nortearo o contrato de estgio, tais como: A) dados de identificao das partes, inclusive cargo e funo do supervisor do estgio da parte concedente e do orientador da instituio de ensino; B) as responsabilidades de cada uma das partes; C) objetivo do estgio; D) definio da rea do estgio; E) plano de atividades com vigncia; F) a jornada de atividades do estagirio; G) a definio do intervalo na jornada diria; H) vigncia do Termo; I) motivos de resciso; J) concesso do recesso dentro do perodo de vigncia do Termo; K) valor da bolsa, nos termos do art. 12 da Lei 11.788/2008; L) valor do auxlio-transporte, nos termos do art. 12 da Lei 11.788/2008; M) concesso de benefcios, nos termos do Pargrafo 1 do art. 12 da Lei n 11.788/2008; N) o nmero da aplice e a companhia de seguros.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 19

13. Quem pode Contratar, Competncia e Penalidades


Como era: Pessoas Jurdicas de Direito Pblico e Privado e os rgos da administrao direta, autarquias, entidades dos trs poderes. Pessoas Jurdicas de Direito Pblico e Privado e os rgos da administrao direta, autarquias, entidades dos trs poderes. Profissionais liberais de cursos superiores, devidamente registrados em seus Conselhos Profissionais. Designar um supervisor para cada 10 estagirios, com formao ou experincia profissional. Fornecimento de termo de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e avaliao de desempenho, quando da extino do contrato de estgio. Envio Instituio de Ensino de relatrio semestral das atividades desenvolvidas pelo estgio. Aplica-se ao estagirio a legislao relacionada sade e segurana no trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da empresa.
RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Como ficou:

- Devem ser tomados os cuidados necessrios para a promoo da sade e preveno de doenas e acidentes, considerando principalmente, os riscos decorrentes de fatores relacionados aos ambientes, condies e formas de organizao do trabalho. A Instituio pblica e privada que reincidir na irregularidade, ficar impedida de receber estagirios por dois anos, contados da data de resciso do processo administrativo. A manuteno de estagirio em desconformidade com a Lei, caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio.

20 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

RECOMENDAES DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

- A manuteno de estagirios em desconformidade com a Lei 11.788/2008 caracteriza vnculo empregatcio do estudante com a parte concedente de estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. - A concedente ficar impedida de receber estagirios por dois anos, contados da data da deciso definitiva do processo administrativo correspondente, limitando-se a penalidade ao estabelecimento em que foi cometida a irregularidade. OBS: Os contratos de estgio em vigor na data de publicao desta Lei, permanecem sob a regncia da legislao antiga, no havendo necessidade de alteraes. J para os contratos firmados ou renovados a partir de 26 de setembro de 2008, h obrigatoriedade de adaptao e observncia de todos os artigos da Lei n 11.788, de 25/09/2008.

14. Consideraes finais


As novas regras sobre estgios esto gerando muitas dvidas e ainda no existem respostas para todos os questionamentos. Deve-se aguardar a regulamentao da Lei e os desdobramentos prticos. Sabemos que em algumas questes as empresas tero de se posicionar, mesmo sem a definio legal daquela situao. Talvez a partir da a situao fique mais clara. O IEL na sua funo de agente de integrao EmpresaInstituio de Ensino-Estudante continuar acompanhando o assunto, especialmente no que se refere regulamentao, mantendo as empresas informadas.

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 21

>> REGIONAIS IEL/MG


BELO HORIZONTE E REGIO METROPOLITANA - SEDE Rua Alagoas, 76 Funcionrios - Belo Horizonte/MG (31) 3213-1231 DIVINPOLIS E REGIO METROPOLITANA Av. Engenheiro Benjamin de Oliveira, 144 Esplanada Divinpolis/MG (37) 3690-4400 IPATINGA E REGIO METROPOLITANA Rua Cristovo Colombo, 15 Cidade Nobre - Ipatinga/MG (31)3822-6536 JUIZ DE FORA E REGIO Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 Bairro Industrial - Juiz de Fora/MG (32) 3249-1983

22 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

UBERLNDIA E REGIO Av. Rondon Pacheco, 2100 Vigilato Pereira - Uberlndia/MG (34) 3230-5214 UBERABA E REGIO Praa Frei Eugnio, 365 So Benedito - Uberaba/MG (34) 3312-2141

Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08 23

24 Nova Lei de Estgio Lei 11.788/08

Das könnte Ihnen auch gefallen