Sie sind auf Seite 1von 8

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM

1-PLANEJAMENTOS DE MATERIAS De acordo Faria (1985) a importncia de planejamento de estoques seria: O estabelecimento da distribuio racional no tempo e no espao dos recursos disponveis, como o objetivo de atender um menor desperdcio possvel a hierarquia de prioridades necessrias para a realizao, com xito, de um propsito previamente definido. Viana (2002, p. 41) em seus postulados refere-se que materiais so todas as coisas contabilizveis que entram como elementos constitudos ou constituintes na linha de atividades de uma empresa e que a administrao dos mesmos tem como meta primordial atingir o equilbrio entre estoque e consumo. Para o estudioso, essa administrao abrange e tem como objetivo planejamento, coordenao, direo e controle de todas as atividades ligadas aquisio de materiais para a formao de estoques, desde o momento de sua concepo at seu consumo final. 1.1- ADMINISTRAO DE MATERIAS: Para Krause, um ciclo contnuo de operaes correlatas e interdependentes, vlidas para qualquer instituio independentemente do seu tamanho, so elas: previso, aquisio, transporte, recebimento, armazenamento, conservao, distribuio, controle. O gerenciamento de estoques est baseado em dois fatores: 1. - O primeiro consiste em manter estoques a nveis aceitveis de acordo com o mercado, evitando a sua falta e o risco de obsolescncia; 2. - O segundo trata dos custos que esses proporcionam em relao aos nveis e ao dimensionamento do espao fsico. 2-DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRAO DE MATERIAIS: 2.1- Departamento de compras: a favor de grande quantidade, pois obtm grandes descontos, encurtando assim, os custos e consequentemente aumentando os lucros. 2.2-Departamento de produo: o maior medo deste departamento que falte MP, pois sem ela a produo fica parada, causando retrocessos podendo at mesmo perder o cliente, portanto de grande quantidade para produzir grandes lotes de fabricao e diminuir o risco de no ter satisfeita a demanda de consumidores.

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM 2.3-Departamentos de vendas e marketing: a favor de grande quantidade de matria-prima, pois significa grandes lotes de fabricao e consequentemente, grande quantidade de material no estoque para que as entregas possam ser realizadas rapidamente, o que resultar em uma boa imagem da empresa, aumentar as vendas e consequentemente os lucros. 2.4-Departamentos financeiro: a favor de pequena quantidade de material no estoque, pois a medida que aumenta a quantidade significa: alto investimento de capital - caso no venda, este capital fica inativo;

alto risco - as perdas podem ser maiores, obsolescncia, altos custos de armazenagem Segundo Vecina Neto e Reinhardt Filho (1998, p. 2), [...] o processo de produo do setor da sade muito complexo e o hospital, constitui um centro de interao de vrias disciplinas e profisses, incorporando tecnologias, gerando um modelo assistencial com uma variedade enorme de itens e graus de diversidade.

3- O ENFERMEIRO E A ADMINISTRAO DE MATERIAIS: Segundo Anselmi e Nakao (1999), a partir da institucionalizao da profisso dentro das estruturas de sade, a enfermagem, na figura do enfermeiro, vem incorporando em seu trabalho aes caractersticas do processo de gerenciamento. Os Enfermeiros devem estar envolvidos na Gesto de materiais em enfermagem (GRM), pois esto tambm responsveis pelo atendimento de qualidade aos clientes, essas pessoas hospitalizadas, por sua vez, necessitam acreditar que esto recebendo o que h de melhor para a recuperao de sua sade, porquanto se encontram em uma ocasio de fragilidade e carecem receber uma assistncia integral as suas necessidades e, para tanto, tm como aliados os trabalhadores da rea da sade, assim como os trabalhadores que ampliam atividades de apoio. A qualidade desses instrumentos ir influenciar diretamente a qualidade da assistncia oferecida e a segurana do trabalhador de enfermagem ao objetivar essa assistncia.

4-GESTO DE MATERIAIS: Segundo Messias: 1:13- A gesto de materiais :

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM (...) um ramo especializado da cincia da administrao, pois trata especificamente de um conjunto de normas relacionadas com a gerncia de artigos essenciais produo de um determinado bem ou servio. Para Kurcgant: para compreender os objetivos e a importncia da administrao dos recursos materiais nas organizaes de sade, deve-se destacar alguns aspectos, tais como, a proporo que a despesa com recursos materiais representa para a instituio; a grande variedade de materiais; a complexidade de tratamentos e, conseqentemente, o nus nos custos.

O conhecimento dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituies hospitalares, nos dias cada vez mais requisitados. Informalmente, o enfermeiro sempre compartilhou com esse processo, tendo em sua competncia bsica, fundamentos que garantem qualidades para opinar quanto ao tipo, quantidade e qualidade dos materiais a serem obtidos para o emprego nas enfermarias. Nos dias atuais, o enfermeiro tem agido em comisses de licitao, como componente de grupos de assessoria de compra e emitindo pareceres tcnicos nos processos de aquisio de material; e determinados servios de enfermagem em organizaes de sade de amplo porte, possui em sua estrutura, assessorias, setores ou sees de enfermagem para o bom desempenho de funes, direcionadas ao controle de qualidade, seleo e compra de materiais usados na assistncia ao cliente. Em instituies privadas, geralmente a compra direta, ou seja, o servio de compras agencia livremente com os fornecedores, apenas seguindo as diretrizes financeiras da instituio de sade. A instituio privada configura-se como um s i s t ema desburocratizado, e devido a este fato mais ligeiro na compra de material. As instituies pblicas obedecem rigidamente, as normas referentes aos procedimentos legais que regulamentam as 1licitaes desse campo. As modalidades de licitao empregadas para a compra de materiais nas instituies pblicas de sade so a concorrncia, a tomada de preos e o convite. A alternativa de qual modalidade de licitao usar vai incidir em funo do valor acatado para a compra e dos casos de emergncia, em que a falta de material pode ocasionar prejuzos na assistncia ao paciente. As atividades do enfermeiro em relao seleo e compra de materiais podem modificar de uma instituio para outra, porm fundamentalmente vo envolver: auxlio na cotao do tipo de recurso a ser obtido para as unidades, padronizao, especificao tcnica, controle de qualidade e emisso do parecer tcnico

Licitao o procedimento administrativo mediante o qual a organizao pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse, visando proporcionar oportunidades iguais aos fornecedores.

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM 5-FUNES ADMINISTRATIVAS NA GESTO DE MATERIAIS: 1. PREVISO: a atividade de conhecer as reais necessidades materiais do local de trabalho. A determinao da cota de cada item tem a seguinte frmula: 2. Cota mensal (CM) = consumo mdio mensal (CMM)l+ Estoque de segurana (ES) Estoque de segurana = 20% CMM+ consumo durante o tempo de reposio de material. 3. PROVISO: Atividade de abastecimento de material reconhecido na previso como sendo necessrios para a realizao do trabalho. 4. ORGANIZAO: atividade que est envolvida ao estoque, que deve ser feito da melhor forma possvel os materiais da organizao. 5. CONTROLE: Envolve a atividade de controlar a quantidade de sada, a conservao e proteo do material.

6-CLASSIFICAO DO MATERIAL: QUANTO A DURAO: 1. PERMANENTE: material com durao superior a dois anos; 2. CONSUMO: material com durao prevista para dois anos, no mximo. QUANTO AO PORTE: 1. PEQUENO: Inaladores, pacote de curativo, e outros. 2. MDIO: ventiladores respiratrios, aspiradores e outros; 3. GRANDE: autoclaves, etc. 7-AQUISIO DE MATERIAL: LICITAO:

TIPOS DE LICITAO: O tipo de licitao no deve ser confundido com modalidade de licitao. Tipo o critrio de julgamento utilizado pela Administrao para seleo da proposta mais vantajosa. Modalidade procedimento. Os tipos de licitao mais utilizados para o julgamento das propostas so os seguintes: 1. Menor Preo: Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao a de menor preo. (Melhor Preo terminologia usada para definir Menor Preo conjugado com qualidade, durabilidade,funcionalidade, desempenho etc.) utilizado para compras e servios de modo geral. Aplicas-se tambm na

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM aquisio de bens e servios de informtica quando objetivada na modalidade convite. 2. Melhor Tcnica: Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base em fatores. usada excepcionalmente para servios de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaborao de projetos, clculos, fiscalizao, superviso e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral, e em particular, para elaborao de estudos tcnicos preliminares e projetos bsicos e executivos. 3. Tcnica e Preo: Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base na maior mdia ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preo e de tcnica. obrigatrio na contratao de bens e servios de informtica, nas modalidades tomada de preos e concorrncia.

Modalidades de Licitao Modalidade de licitao a forma particular de conduzir o procedimento licitatrio, a partir de critrios definidos em lei. O valor estimado para contratao o principal fator para escolha da modalidade de licitao, exceto quando se trata de prego, que no est limitado a valores. Alm do leilo e do concurso, as demais modalidades de licitao admitidas so exclusivamente as seguintes: 1. CONCORRNCIA: Modalidade da qual podem participar quaisquer interessados que

na fase de habilitao preliminar, desde que comprovem ter requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo do objeto da licitao. Obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00. Compras e outros servios acima de R$ 650.000,00.
1. TOMADA DE PREOS: Modalidade conseguida entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies ordenadas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Obras e servios de engenharia acima de R$

150.000,00 at R$ 1.500.000,00.
2. CONVITE: Modalidade conseguida entre interessados do ramo de que trata o objeto da licitao, escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela Administrao. No convite possvel a participao de interessados que no tenham sido formalmente convidados, mas que sejam do ramo do objeto licitado, desde que cadastrados no rgo ou entidade licitadora ou no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores SICAF. Esses interessados devem solicitar o convite com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas. O convite a modalidade de licitao mais simples. A Administrao escolhe quem quer convidar,

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM entre os possveis interessados, cadastrados ou no. A divulgao deve ser feita mediante afixao de cpia do convite em quadro de avisos do rgo ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgao. Obras e servios de engenharia acima de R$ 15.000,00 at R$ 150.000,00. Compras e outros servios acima de R$ 8.000,00 at R$ 80.000,00. 3. PREGO: a modalidade licitao em que ocorre disputa pelo

fornecimento de bens e servios comuns realizada em sesso pblica, modalidade alternativa ao convite, tomada de preos e concorrncia para contratao de bens e servios comuns. No obrigatria, mas deve ser prioritria e aplicvel a qualquer valor estimado de contratao. Os licitantes
apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances verbais, involuntariamente do valor estimado da contratao. Diferente de outras modalidades, no Prego a opo da proposta feita antes da anlise da documentao, razo maior de sua 2celeridade. A modalidade prego foi instituda pela Medida Provisria 2.026, de 4 de maio de 2000, convertida na Lei n 10.520, de 2002, regulamentada pelo Decreto 3.555, de 2000.

OBS: Administrao pode utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. Quando se tratar de bens e servios que no sejam de engenharia, a Administrao pode optar pelo prego.

rapidez; velocidade; ligeireza; presteza.

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

ADMINISTRAO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM

REFERNCIAS;

1. Anselmi ML, Nakao JRS. A enfermagem no processo de gesto econmica


dos servios de sade: limites e possibilidades - Porto Alegre: Artes Mdicas; 1999.

2. MESSIAS, S. B. Manual de Administrao de Materiais. So Paulo: Atlas, 1980 3. -------------------Planejamento e controle dos estoques, 8 Ed, So Paulo: Atlas, 1987.
4. Kurcgant P, organizadora. Administrao em Enfermagem. 5 ed. So Paulo: EPU; 2001.

ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM- MDULO: GESTO DE MATERIAISIris Marinho

Das könnte Ihnen auch gefallen