Sie sind auf Seite 1von 3

PRTICA FORENSE PENAL Captulo II Ao Penal

2.o) Queixa-crime
C e D, em reunio de prestao de contas da empresa, da qual participaram vrios diretores e gerentes, imputaram a F, sabendo-o inocente, a conduta de ter constrangido, mediante grave ameaa, o contador H a no exercer sua atividade, regularmente, de modo que os dados de lucros e perdas no espelhassem a realidade. Assim teria agido com o propsito de se vingar da gerncia que no o promoveu ao posto almejado. F, sentindo-se caluniado, contratou advogado para promover a medida penal cabvel.

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___. Vara Criminal da Comarca ___. Inqurito n.o_____
1

F (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), 2 (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domiciliado em (cidade), onde reside (rua, 3 nmero, bairro), por seu advogado, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, propor QUEIXA-CRIME contra C (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domiciliado em (cidade), onde reside (rua, nmero, bairro) e D (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domici4 liado em (cidade), onde reside (rua, nmero, bairro), com fundamento no art. 30 do Cdigo de Processo Penal em combinao com o art. 145, caput, do Cdigo Penal, baseado nas provas colhidas no inqurito policial que segue juntamente com esta, pelos seguintes motivos: 1. No dia ____, por volta das ____, em reunio realizada na sede da empresa ___, situada na ____, nesta cidade, na presena de inmeros diretores e gerentes, muitos dos quais constam do rol de testemunhas abaixo indicado, os querelados imputaram ao querelante a prtica do crime descrito no art. 197, I, do Cdigo Penal. Armaram, sabendo ser o proponente inocente, que os dados contbeis

Trata-se de ao penal privada, porm, como ocorre nas aes pblicas em geral, deve estar amparada por provas pr-constitudas. O ofendido, antes da propositura, deve requerer a realizao de inqurito para dar justa causa ao penal, indicando materialidade e indcios de autoria, salvo se j possuir provas sucientes em mos, o que raro.
2

Se o ofendido (querelante) for pobre, necessitando ajuizar ao penal privada contra algum, o Estado pode indicar-lhe advogado para tanto (art. 32, CPP).
3

O advogado deve receber poderes especiais, ou seja, a procurao deve fazer expressa meno propositura da queixa-crime, com um breve resumo dos fatos. Se preferir, o ofendido pode assinar a queixa, juntamente com seu advogado (art. 44, CPP).
4

Cuidando-se de dois agentes, em homenagem do princpio da indivisibilidade da ao penal privada, indispensvel o oferecimento de queixa contra ambos, sob pena de congurao da renncia (art. 48, CPP).

GUILHERME DE SOUZA NUCCI E NILA CRISTINA FERREIRA NUCCI

da empresa no se encontravam regulares, tendo em vista que o querelante, por ter sido preterido em promoo realizada no dia ___, para vingar-se da gerncia que deixou de indic-lo ao posto, teria constrangido o contador H, mediante grave ameaa, a deixar de realizar sua atividade, durante certo perodo. A ameaa fundarse-ia na expulso do lho do contador da escola ___, onde atualmente cursa a 2. srie do ensino fundamental, levando-se em conta que a esposa do querelante a diretora-geral do referido estabelecimento de ensino. 2. A criativa histria idealizada pelos querelados teve o m de prejudicar o querelante, conspurcando sua reputao diante de terceiros, sendo certo saberem eles que nada foi feito contra H. Apurou-se no incluso inqurito ter este negligenciado seus afazeres em virtude de problemas pessoais, razo pela qual os dados estavam, de fato, incompletos, porm, nada disso teve por origem qualquer conduta do querelante. Os querelados no somente sabiam ser inocente o querelante como tambm engendraram a verso apresentada na reunio mencionada com o objetivo de macular a sua imagem dentre diretores e gerentes, justamente para afast-lo da concorrncia ao prximo cargo de gerncia a ser disputado dentro de alguns meses, quando ocorrer a aposentadoria do atual ocupante. Logo, segundo os depoimentos colhidos (s. ___ do inqurito), observa-se que, na ltima promoo, estava o querelante impossibilitado de ser beneciado, em razo da notria especialidade do posto, incompatvel com sua habilitao. Portanto, maliciosamente, os querelados, concorrentes do querelante, buscaram vincular a negligncia do contador da empresa a uma inexistente grave ameaa, associada a um desejo de vingana igualmente ctcio. 3. Torna-se ntida, pois, a prtica do delito de calnia por parte dos querelados, sem perder de vista que foi o fato divulgado na presena de vrias pessoas, alm de possuir o querelante mais de sessenta anos, o que torna o delito mais grave. Ante o exposto, requer a Vossa Excelncia seja recebida a presente queixa-crime, aps a realizao do procedi5 mento descrito no art. 520 do Cdigo de Processo Penal,
5

Na audincia de reconciliao, podem os querelados retratarem-se, retirando o que imputaram ao querelante. A queixa ser arquivada nessa hiptese (art. 522, CPP).

GUILHERME DE SOUZA NUCCI E NILA CRISTINA FERREIRA NUCCI

contra C e D, incursos nas penas do art. 138, caput, c.c. art. 141, III e IV, do Cdigo Penal, para que, citados e no sendo possvel a aplicao dos benefcios da 6 Lei 9.099/95, apresentando a defesa que tiverem, sejam colhidas as provas necessrias e, ao nal, possam ser condenados. Termos em que, ouvido o ilustre representante do Minis7 trio Pblico, Pede deferimento. _______________ 8 Advogado ROL DE TESTEMUNHAS: 1. (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domiciliado em (cidade), onde reside (rua, nmero, bairro); 2. (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domiciliado em (cidade), onde reside (rua, nmero, bairro); 3. (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (prosso), titular da carteira de identidade Registro Geral n.o___, inscrito no Cadastro de Pessoas Fsicas sob o n.o____, domiciliado em (cidade), onde reside (rua, nmero, bairro).
6

No caso apresentado, inviabiliza-se a transao, pois a pena mxima de dois anos (art. 138, CP), acrescida de um tero (art. 141, III e IV, CP), no se tratando de infrao de menor potencial ofensivo. Se no for realizada a conciliao (art. 520, CPP), pode-se discutir eventual suspenso condicional do processo (art. 89, Lei 9.099/95).
7

O Ministrio Pblico participa da ao penal privada como scal da lei (art. 45, CPP).
8

Como j mencionado, o advogado pode assinar sozinho a queixa, desde que tenha procurao com poderes especcos, ou pode assin-la juntamente com o querelante.

Das könnte Ihnen auch gefallen