Sie sind auf Seite 1von 74

Programa Nacional de Cultura, Educao e Cidadania

Cultura Viva: Autonomia, Protagonismo e Fortalecimento Sciocultural para o Brasil

O Cultura ViVa E O rECONhE


O EstadO NO imPE- O EstadO disPE
O Programa Cultura Viva potencializa aquilo que temos de mais valioso na alma nacional: a nossa cultura presente em todos os nossos modos de ser, existir, expressar e compartilhar na arte do futebol, na msica, literatura, audiovisual, festas e ritos.

preciso desesconder o Brasil oculto, retirar o vu da indiferena e da excluso desses brasileiros que, embora tenham trabalhado e comprovado talento durante toda a sua vida, ainda no so reconhecidos pela mdia, indstrias e sistemas culturais. O programa traz para a estrutura do Estado a sociedade de inveno e criao em uma construo coletiva de polticas pblicas que permeia todas as aes do Ministrio da Cultura. Juntas, essas pessoas fortalecem a identidade com uma pluralidade sem igual, nascida em meio riqueza artstica e imaginativa das matrizes que deram origem nao brasileira. Esse pas rico em processo mestio de trocas sempre permitiu a fluncia no dilogo entre a arte popular e a erudita em permanente mutao. Tudo isso s possvel porque a cultura acrescenta, no impe barreiras (a no ser quando regida apenas por leis de mercado) nem limites, seja ela entre pases, etnias, classes sociais e religies. O Cultura Viva permite a expresso na escala de equipamentos, linguagens e ferramentas tornadas acessveis a grupos e indivduos historicamente alijados dessa possibilidade. O amplo acesso no s a produtos artsticos, mas a informaes, circuitos, meios tecnolgicos, mas a informaes e chance de criar. assim que o programa ampliou, especialmente pela ao dos Pontos de Cultura, os cenrios de outros olhares e expresses estticas. Governo e sociedade criam meios e esses meios permitem os inmeros pontos de vista de milhares de comunidades capazes de produzir contedos e lutarem para distribu-los e tambm comercializ-los. Uma poltica cultural nos dias de hoje precisa ampliar o acesso ao conhecimento e aos canais que levam criao. O programa Cultura Viva com os Pontos de Cultura repassam s comunidades organizadas, no s verba para seus projetos, mas, tambm, cmeras de vdeo e computadores. Essa atitude gera autonomia e a autonomia impulsiona a cultura. Hoje, o programa opera em conveniamento com os Estados e municpios e atua aliado ao Programa Mais Cultura do Ministrio da Cultura. Nosso objetivo que artistas populares consigam materializar sua criatividade tambm em produtos audiovisuais e digitais usando a tecnologia como forma de divulgao. Um benefcio

CiEdadE imENtO da sO C
que atinge no s as comunidades urbanas, mas tambm, as indgenas e quilombolas. Nesse movimento tambm os artistas experimentais, igualmente fora do mercado, como os populares, encontram uma porta de entrada para se expressarem. Com toda a sua autonomia, com liberdade e sem nenhuma obrigao propagandstica a arte tem uma capacidade quase mgica de falar s mentes e aos coraes de cidados e cidads de qualquer nacionalidade, compartilhando sensibilidades. Por isso temos investido tanto nos Pontos de Culturaespaos permanentes de experimentao, encanto, transformao e magia.

luiz incio lula da silva


Presidente da Repblica

Programa Nacional de Cultura, Educao e Cidadania

um P rOgr am

a ViVO
Poeta, escritor, compositor, artista plstico e cantor

Nenhuma ousadia institucional de Estado, no campo da Cultura, foi to longe quanto criao dos Pontos de Cultura. Quando se esperava paternalismo, veio o protagonismo. Onde se aguardava a tutela, veio gesto compartilhada. Quem ainda no acreditava no poder de criao do povo brasileiro tanto em suas expresses tradicionais quanto nas novas linguagens contemporneas com novas mdias teve a resposta cotidiana de pessoas e comunidades. E assim o programa se construa enquanto tecia suas relaes. Aprendia enquanto experimentava. Vivo. Em processo aberto de reflexo e dilogo com marcante participao de seus integrantes. Vivo entre parcerias governamentais e da sociedade. Espelho e reflexo de realidades ainda no visveis. Canal livre e libertrio: muito mais que mero identificador de Pontos isolados, o MinC criou conexes e pontes entre as muitas culturas da diversidade brasileira. Tudo para que arte e cultura acontecessem conjugadas no rumo transformador da sociedade. O Programa Cultura Viva, tendo os Pontos de Cultura na sua ponta de lana, hoje acentua a imensa capacidade de luta e criatividade de grupos e pessoas que resistem, pela arte, pela beleza, pela fora das idias e da solidariedade, em regies sob severas condies precrias e que, mesmo assim, no anula nem impede esses testemunhos brilhantes de cidadania e arte. Sem modelos, a medula do programa partir do que j existe em respeito ao que j se faz para crescer potencializado em rede e circuitos de trocas. Essa escala progressiva de comprometimentos entre sociedade e Estado cria um fato novo na poltica cultural brasileira por interferir diretamente na qualidade de vida da comunidade. Um programa que no censura opes estticas; no restringe manifestaes; no impede trocas entre linguagens (unindo ou contrapondo ruptura e tradio); no d voz, imagem ou gesto apenas ao consagrado; amplia a massa crtica para colaborar na fruio da arte, no s como consumidores ou passivos espectadores, mas como criadores ativos, com impacto em suas relaes econmicas, pelo acesso e, tambm, a informaes e ferramentas que os fazem produtores.Criadores de vida e da prpria vida. Sujeitos de si e conscientes do meio. Prontos para darem seus pontos de vista em pensares, saberes e fazeres do jeito que podem do modo que sabem, do ser especial que cada um .
izad e am ant la n ae
liberdade e
e
m re ra nt co en
e

e.

Juca Ferreira
Ministro de Estado da Cultura

Pr og ra ma

Cu

ltura V

sas iva leva as pessoa

re s

ig nif

ca rem suas p

rticas e seu

o our tes rve so Ab io. nr i imag

ltos fazendo as pess oas s ocu

ca m inh are mp

Jorge Mautner

ara a

dEsEsCONdEr O Brasil PrOFuNdO


Precisamos descobrir o Brasil! Precisamos desesconder o Brasil, mostr-lo para ns mesmos e para o mundo
O Programa Nacional de Cultura, Educao e Cidadania Cultura Viva, nasceu desse desejo. Para transformar o Brasil preciso ir alm de uma poltica de Estado, afinal, o Estado ainda de to poucos. preciso transformar o Cultura Viva em poltica pblica efetivamente apropriada por seu povo. Mais que oferecer servios pblicos para o povo, preciso compartilhar, unir afeies, promover felicidade. A alegria a prova dos nove (Oswald de Andrade, Manifesto Antropofgico). Qualidades que o povo brasileiro tem de sobra. Porm, o caminho no fcil. Ao mesmo tempo em que olhamos para o Brasil e encontramos criatividade e solidariedade, defrontamo-nos com iniquidade, injustias, maus cheiros, maus tratos... Mesmo assim, o pas resiste na solidariedade popular. Os brasileiros so inventivos, empreendedores e alegres. E essa cara que desejamos desesconder para moldar o Estado brasileiro imagem de seu povo. O Cultura Viva vem contribuindo para essa aproximao na busca de um Estado ampliado. um programa de acesso aos meios de formao, criao, difuso e fruio cultural, cujos parceiros imediatos so agentes culturais, artistas, professores e militantes sociais, que percebem a cultura no somente como linguagens artsticas, mas tambm como direitos, comportamento e economia. Por isso potencializar o que j existe. Acreditar no povo, firmar parcerias com o que o Brasil tem de melhor: o brasileiro. Mas isso no significa um simples deixar fazer, porque, neste caso, os gostos e imposies da indstria cultural acabariam por prevalecer. Da mesma forma, querer levar luzes, selecionar cursos e espetculos que julgamos mais adequados e sofisticados tambm continuaria reproduzindo a mesma relao de dependncia e subordinao, e apenas trocaramos o dirigismo de mercado pelo de Estado. Com o Cultura Viva experimentamos outro caminho, o desenvolvimento por aproximao entre os Pontos de Cultura. Nossa ideia que a troca, a instigao e o questionamento, elementos essenciais para o desenvolvimento da Cultura, aconteam num contato horizontal entre os Pontos, sem relao de hierarquia ou superioridade entre culturas. Um Ponto auxiliando outro Ponto.

s. ze s ra sa nos

O papel da coordenao do programa localizar e formar mediadores na relao entre Estado e sociedade, aproximar as diferentes formas de expresso e representao artstica, bem como diferentes vises de mundo. Para sedimentar a rede, os Pontos de Cultura. Uma das inspiraes para o nome Ponto de Cultura surge do discurso de posse do ministro Gilberto Gil, um do-in antropolgico, um massageamento de pontos vitais da Nao. E que Nao essa? De certo no uma massa compacta e esttica e muito menos um conjunto de esteretipos e tradies inventadas. A Nao para a qual olhamos precisa ser vista como um organismo vivo, pulsante, envolvido em contradies e necessitado de ser constantemente energizado e equilibrado. Uma acupuntura social que vai direto ao Ponto. Quando h vida, h inacabamento (Paulo Freire, educador), mais processo e menos estruturas pr-definidas, menos fossilizao, mais vida e, consequentemente, assim descobriremos outro Brasil.

iu c om coragem em

pand i nd o , r p i da e

que

se m eo ue

inv es t

segu ra l pra

da continue se alargando e se ex a ban

Clio turino
Secretrio da Secretaria de Cidadania Cultural Coordenador do Programa Cultura Viva

os d on t sP

m te ez v

Pe l

ap rim ei

ra

p Es

mo e ra

,n os

e s qu

Casa de Cultura Tain / Rede Mocambos - Campinas-SP

ura, uma ao poltica de C

ultur a

Antonio Carlos Silva (TC)

e Cult

s ban

das do serto.

O quE O PrOgrama Cultura ViVa?


uma gesto em rede, Compartilhada e transformadora
O Cultura Viva concebido como uma rede orgnica de criao e gesto cultural, medido pelos Pontos de Cultura, sua principal ao. A implantao do programa prev um processo contnuo e dinmico, e seu desenvolvimento semelhante ao de um organismo vivo, que se articula com atores pr-existentes. Em lugar de determinar (ou impor) aes e condutas locais, o programa estimula a criatividade, potencializa desejos e cria um ambiente propcio ao resgate da cidadania pelo reconhecimento da importncia da cultura produzida em cada localidade. O efeito desejado o envolvimento intelectual e afetivo da comunidade, criando uma mgica motivadora na qual os cidados se sentem cada vez mais estimulados a criar e participar. O programa incentiva o processo de reinterpretao cultural e estimula a aproximao entre diferentes formas de representao artstica e vises de mundo. Aqui se faz cultura pode ser um dos lemas dos Pontos de Cultura, que, ao serem reconhecidos como sujeitos, tambm reconhecem os outros, intensificando a troca entre si. O papel do Ministrio da Cultura agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalaes j existentes, oferecendo equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artstico e recursos para uma ao contnua junto s comunidades. So objetivos do Cultura Viva:

Ampliar e garantir o acesso aos meios de fruio, produo e difuso cultural; Identificar parceiros e promover pactos com diversos atores sociais governamentais e no governamentais nacionais e estrangeiros, visando a um desenvolvimento humano sustentvel, tendo na cultura a principal forma de construo e expresso da identidade nacional, a forma como o povo se reinventa e pensa criticamente; Incorporar referncias simblicas e linguagens artsticas no processo de construo da cidadania, ampliando a capacidade de apropriao criativa do patrimnio cultural pelas comunidades e pela sociedade brasileira como um todo; Potencializar energias sociais e culturais, dando vazo dinmica prpria das comunidades e entrelaando aes e suportes dirigidos ao desenvolvimento de uma cultura cooperativa, solidria e transformadora;

Fomentar uma rede horizontal de transformao, de inveno, de fazer e refazer, no sentido da gerao de uma teia de significaes que envolvem a todos; Estimular a explorao, o uso e a apropriao dos cdigos de diferentes meios, linguagens artsticas e ldicas, nos processos educacionais bem como a utilizao de museus, centros culturais e espaos pblicos em diferentes situaes de aprendizagem, e o desenvolvimento de uma reflexo crtica sobre a realidade na qual os cidados se inserem; Promover a cultura enquanto expresso e representao simblica, direito e economia.

11

qual O PBliCO PriOritriO dO PrOgrama Cultura ViVa?


Adolescentes e jovens adultos que protagonizam aes culturais em suas comunidades; comunidades indgenas, rurais e remanescentes quilombolas; Grupos artsticos das mais diversas linguagens, experimentaes, pesquisas e interaes estticas; Estudantes, professores da rede bsica de ensino pblico; Habitantes de regies e municpios com grande relevncia para a preservao do patrimnio histrico, cultural e ambiental brasileiro; Populaes de baixa renda, habitantes de reas com precria oferta de servios pblicos, tanto nos grandes centros urbanos como nos pequenos municpios; Agentes culturais, artistas e produtores, professores e coordenadores pedaggicos da educao bsica e militantes sociais que desenvolvem aes de combate excluso social e cultural; E todo brasileiro que sonha com uma cultura viva.

PONtO dE Cultura
um ponto de apoio, uma alaVanCa para um noVo proCesso soCial e Cultural brasileiro
O Ponto de Cultura sedimenta o Programa Cultura Viva e articula todas as demais aes. Ele a referncia de uma rede horizontal de articulao, recepo e disseminao de iniciativas e vontades criadoras. Uma pequena marca, um sinal, um ponto sem gradao hierrquica, um ponto de apoio, uma alavanca para um novo processo social e cultural. Como um mediador na relao entre Estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de aes em suas comunidades, e destas entre si. O Ponto de Cultura no tem um modelo nico, nem de instalaes fsicas, nem de programao ou atividade. Um aspecto comum a todos a transversalidade da cultura e a gesto compartilhada entre poder pblico e comunidade. Por comunidade entendemos no somente os agentes estritamente ligados produo artstica, como tambm os usurios e os agentes sociais em um sentido amplo. A adeso rede de Pontos de Cultura voluntria e se d a partir de chamamento pblico, por edital. O Ponto pode ser instalado em uma pequena casa ou em um barraco, em um grande centro cultural, ou um museu... Basta que os agentes da cultura viva se apresentem e se ofeream. A partir do Ponto, desencadeia-se um processo orgnico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais prxima que mantm suas instalaes e recursos fechados comunidade do entorno, o salo da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, a garagem de algum voluntrio que sonhou com (e fez) uma biblioteca comunitria. At - por que no? - a sombra de uma rvore. So inmeras as possibilidades de combinao de aes a partir das disponibilidades vinculadas dinmica prpria de cada comunidade. A partir dessa dinmica, sero definidas as necessidades de instalao fsica e de equipamentos de cada Ponto de Cultura. Em um deles, o eixo pode ser a capoeira; em outro, um estdio de gravao de hip hop; em outro ainda, oficina de restaurao, grupo de teatro ou de mmica, oficina de produo de textos e roteiros, atividade circense, coral, crculo de leitura, cineclube, produo de programas para radiodifuso, bal moderno ou clssico, plo de produo de vdeo digital, break ou danas regionais, oficina de escultura ou desenho, aula de violo ou percusso. Quem escolhe o povo. s escolhas, o Ministrio da Cultura agregar novas aes e circuitos culturais. Pontos de diferentes matizes estaro instigando seus pares. At que o eixo de cada Ponto passe a agregar novos eixos, e a partir de um ponto surja uma espiral.

14

Enfim, o Ponto de Cultura uma espcie de do-in antropolgico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do Pas (...) o espao da experimentao de rumos novos. O espao da abertura para a criatividade popular e para as novas linguagens. O espao de disponibilidade para a aventura e a ousadia. O espao da memria e da inveno.

Conselho Consultivo do programa Cultura Viva


O Conselho Consultivo um espao de encontro para troca de saberes que busca reunir representantes do Estado e dos Pontos de Cultura, acadmicos, mestres da tradio oral e pessoas cujo saber fazer e cujo pensar sobre o fazer vem nos ensinando e revelando diferentes dimenses de uma cultura que viva, fluida, que transforma a comunidade e por sua vez por ela transformada. Seus membros so intelectuais orgnicos que valorizam e defendem a socializao do conhecimento e recriam a funo dos intelectuais, conectandoos s lutas polticas dos grupos sociais contemporneos, e no caso do Brasil, a partir de uma viso descolonizadora. Para ampliar esse processo de desesconder e dessilenciar o Brasil necessrio ampliar o dilogo, agora com esse novo protagonista com quem possamos criar um espao de interlocuo e polifonia, inspirar, fortalecer e trocar saberes para compreender como funciona e o que funciona nesse novo movimento cultural que emerge nos Pontos de Cultura e tem um papel civilizatrio relevante de transformao e reinterpretao do Brasil. O Conselho passa a fazer parte da vida do Programa em um contexto de descentralizao, ao fortalecer redes e compartilhar poderes e responsabilidade e exercitando a cogesto, em que necessrio um espao para pensar o Programa, encontros regulares para reflexo-ao. No um espao estril, de pensar por, mas um espao de pensar com, de agregar, proporcionar encontros e reencontros.

PONtO dE Cultura
gesto Cultural Compartilhada e transformadora
O Cultura Viva um programa em construo, e sua prpria definio metodolgica e conceitual desenvolve no processo de sua aplicao, a partir da observao dos fenmenos e da interao com a realidade. Desta forma, os conceitos podem ser modificados ou apurados durante o processo. No entanto, possvel levantar alguns aspectos essenciais para a construo de um dilogo comum entre coordenao do programa, Pontos de Cultura, Conselho Consultivo e todos os outros setores da sociedade que desejam participar da discusso. So eles:

Potencializao e encantamento social


O Ponto de Cultura j ! (Preto Ghoez rapper). Esta afirmao feita por um dos colaboradores iniciais do Programa Cultura Viva se referia ao processo desencadeado pelo primeiro edital de chamamento pblico para a escolha de projetos para Pontos de Cultura que se deu em 2004. Para ele, o que mais importava era o processo de discusso que a ideia havia desencadeado, aglutinando energias antes dispersas, e no o fato de uma proposta vir a ser aprovada, pois a ao antecedia o Ponto. Preto Ghoez era um dos organizadores do MHHOB - Movimento do Hip Hop Organizado do Brasil, e vivia na periferia pobre de So Paulo. Ele procurava fundir o rap com as expresses mais profundas de nosso povo, reencontrando-se com o bumba meu boi do Maranho, seu estado natal. Infelizmente, uma fatalidade fez com que ele nos deixasse mais cedo. A principal contribuio do Cultura Viv,a talvez, seja exatamente essa: potencializar aquilo que j . E faz-lo numa perspectiva de repensar o Estado, ampliar suas definies e funes, escancarar as portas para partilhar poder e conhecimento com pessoas e grupos tradicionais e novos sujeitos sociais, dividir espaos e novas possibilidades. Quando os todo-poderosos governam com a irrazo e sem limites, s os que possuem nenhum poder so capazes de imaginar uma humanidade que um dia ter poder e, com isto, mudar o prprio significado desta palavra (Terry Eagleton - A Ideologia da Esttica). Com o Edital Pblico de divulgao criamos um instrumento de aproximao e compartilhamento de responsabilidades entre Estado e sociedade, pelo qual gestores pblicos e movimentos sociais estabelecem canais de dilogo e de aprendizado mtuos, e estes apresentam suas propostas a partir de suas realidades e necessidades. Quem diz que o povo brasileiro pouco organizado nunca viu uma escola de samba entrar na avenida. So centenas, milhares de pessoas (no Rio de Janeiro h Escolas de Samba com cinco mil integrantes) em um tumulto aparente. De repente, ao som de um apito, ao movimento de um nico brao, elas se colocam em desfile, formando a maior pera popular do mundo. Diversas alas, alegorias, passistas, baianas, tudo em um movimento sincronizado, expressam a tradio e a memria do povo na rua. Por isso, potencializar e reencantar.

17

Compartilhar e transformar
Na busca por novos caminhos, comeamos a desenvolver a ideia de uma gesto compartilhada e transformadora para os Pontos de Cultura. A inteno estabelecer novos parmetros de gesto e democracia na relao entre Estado e sociedade. Esta, em lugar de ser chamada apenas para dizer o que quer, comea a dizer como quer. Esse processo tem incio com o Edital para seleo dos Pontos, numa situao em que o Ministrio da Cultura diz quanto pode oferecer e o movimento social diz como e em que utilizar os recursos. A gesto do Ponto de Cultura comea a partir do convnio que assinado entre o Ministrio da Cultura e os proponentes, definindo responsabilidades e direitos, firmando um pacto entre Estado e sociedade. O modelo de gesto precisa ser flexvel e moldvel e respeitar a dinmica prpria do movimento social, que continuar existindo independente de ser ou no um Ponto de Cultura. Durante o processo, sem dvida, haver uma tenso: por um lado, o movimento social se apropriando de mecanismos de gesto, de recursos pblicos. Por outro lado, o Estado, com seu aparato burocrtico, normas e regras rgidas. A partir desta interao, poderemos construir um novo tipo de Estado, ampliado, que compartilha poder com novos sujeitos sociais, que ouve quem nunca foi ouvido e conversa com quem nunca conversou. E agindo assim, o Estado no se enfraquece (como acontece quando da transferncia de atribuies para o mercado), pelo contrrio, se fortalece e se engrandece ao permitir que a sociedade civil penetre em seu aparato. H o risco de que, neste processo, a sociedade se burocratize, perca espontaneidade e at mesmo seja cooptada? Sim, mas, diante desta perspectiva, o elemento poltico surge como o nico capaz de evitar a cooptao das entidades que integram a sociedade civil, preservando relativamente sua autonomia. Nesse caso, entende-se por cooptao a contaminao do mundo da vida pelo mundo dos sistemas (Estado e mercado). Para se contrapor a isso, poderemos encorajar uma ao que desenvolva e fortalea as estruturas que possam promover um melhor entendimento e uma melhor comunicao entre esses mundos. Quem sabe o Ponto de Cultura seja um elo de Ao Comunicativa, como na teoria de Jurgen Habermas?

18

PrOtagONismO
O protagonismo dos movimentos sociais aparece medida que suas organizaes so entendidas como sujeitos de suas prticas, que intervm nas polticas de desenvolvimento social, nos hbitos da sociedade da elaborao de polticas pblicas. Entretanto, a gesto pblica de cultura pensada nos marcos do liberalismo (cultura um bom negcio!) e do iluminismo (levar luzes inculta massa) no retira dos movimentos sociais apenas a sua autonomia, mas rouba o que talvez seja ainda mais caro: o protagonismo. Quando as polticas no reconhecem a criao cultural da paneleira de Goiabeira do Esprito Santo ou do mestre dos brinquedos do Vale do Jequitinhonha, excluindo-os de pronto de seus objetivos ou, no mximo, tratando como folclore (Cultura em conserva, segundo Roger Bastide) e como expresses simples da cultura, o protagonismo das comunidades abafado. Esse no reconhecimento tem por matriz um conceito de cultura vinculado ao de civilizao. Cultura a pensada como o meio pelo qual se mede o desenvolvimento e o progresso, a modernizao da Nao. E os simples precisam ser escondidos, colocados em seu devido lugar: uma pea de museu, um artesanato ingnuo. Destas concepes, nasce o dirigismo na gesto pblica de cultura. Quando so criados parmetros de reconhecimento e validade para algumas manifestaes culturais e no para outras, o patrimnio cultural da sociedade fica incompleto, apartando a maioria da populao do pleno exerccio do poder. Apresentar a elite como nica detentora do saber e do bom gosto uma forma de assegurar a sobrevivncia de regimes sociais e formas de dominao, de legitimao de classe. Aos outros, aos simples, oferecida uma cultura pasteurizada, feita para atender a necessidades e a gostos medianos de um pblico que no deve questionar o que consome. Por isso, o protagonismo se faz to essencial no processo de construo dos Pontos de Cultura, registrando uma marca, erguendo uma bandeira a ser exposta na frente de cada Ponto, e lembrando a todos que Aqui se faz cultura.

autONOmia
O Ponto de Cultura deve funcionar respeitando a dinmica prpria local, no importa se tem ou no um Ponto de Cultura, se tem ou no investimento do Estado. Alguns movimentos culturais de Pernambuco, por exemplo, apresentaram suas propostas vinculadas ao maracatu, enfatizando o funcionamento de suas orquestras que continuaro saindo pelas ruas ou fazendas com o grande chapu de sol vermelho, lembrando os reis da frica, com suas lantejoulas, seus tambores, chocalhos e gongus. Outros movimentos propuseram a criao de oficinas de aprendizado e criao da indumentria do maracatu. So essas aes que garantem a vitalidade de cada grupo e de cada cultura. Com o Programa Cultura Viva, eles adquirem instrumentos mais estveis para articular suas atividades, dando continuidade aos seus prprios saberes e fazeres. Apenas esse aspecto isolado no significa a conquista de uma autonomia plena. Nos ltimos vinte anos, polticas pblicas pensadas nos marcos do iderio liberal tem se apropriado do vocabulrio usado pelos movimentos sociais de resistncia e combate ao autoritarismo de governo e propem a autonomia como uma simples transferncia de responsabilidades. Autonomia no se d. Adquire- se no processo, na relao entre os pares (os outros Pontos de Cultura), na interao com a autoridade (sociedade-Estado) e na aquisio do conhecimento, incorporado ao patrimnio cultural. Ao concebermos autonomia como prtica, como processo de modificao das relaes de poder e como exerccio de liberdade, poderemos traduzi-la como trabalho social, poltico e cultural. Nesse sentido, no alguma prtica futura, nem espontnea, nem mesmo uma tcnica social, poltica ou cultural, mas a prpria realizao, os atos concretos de participao e afirmao social.

21

EmPOdEramENtO

entendido como um processo, o empoderamento social nos pontos de Cultura pode ser caracterizado como o instrumento pelo qual podem se transformar as relaes econmicas e de poder. Como o programa visa potencializar aes culturais j desenvolvidas por setores historicamente alijados das polticas pblicas, ele cria condies de desenvolvimento econmico alternativo e autnomo para a sustentabilidade da comunidade. da mesma forma, medida que os movimentos sociais so reconhecidos como sujeitos de manifestaes culturais legtimas, os poderes locais passam a respeit-los e a reconhec-los.

unindo os ConCeitos
Autonomia, protagonismo e empoderamento no podem ser entendidos separadamente, de maneira esttica ou como modelos. So conceitos em construo e seus significados s ganham relevncia na proporo em que se relacionam e quando expressam as experincias dos prprios Pontos de Cultura, contribuindo para a construo de uma gesto compartilhada e transformadora.

22

tradio, memria e ruptura


A integrao das noes e conceitos para uma gesto compartilhada e transformadora, no como amarrao, mas como o incio de um processo novo, expressa-se na relao dialtica aqui subjacente e pressuposta entre tradio, memria e ruptura. Tradio enquanto ponto de partida, memria como reinterpretao do passado e ruptura enquanto inveno do futuro. Estudiosos e especialistas, recorrentemente, dividem os movimentos sociais em duas categorias distintas. Os movimentos sociais definidos como institucionalizados abarcam os sindicatos, as associaes de moradores, as associaes estudantis, etc., que se expressam em sistemas de poder hierarquizado em graus e escales, atribuies de postos, definio rgida de papeis e fluxos de relacionamento preestabelecidos; segmentao setorial e competitividade interna. Este modelo de organizao social sofreu srio desgaste a partir dos anos 90 e tem encontrado muita dificuldade em responder s demandas dos prprios setores que pretendem representar. Em outra categoria, so identificados os chamados novos movimentos sociais, cuja referncia pode ser encontrada no movimento hip hop, nas rdios comunitrias, nas cooperativas; e nos movimentos de carter identitrio, como os de mulheres, de homossexuais, etc. Apesar de estarem enquadrados em uma mesma categoria, esses movimentos tem origem social muito diferenciada, uns nasceram na periferia das grandes cidades em busca de conexes de solidariedade para um mundo excludo; outros nasceram na classe mdia em busca de conexes de identidade setorial. Ainda que possam ser vistos como momentos diferentes que congregam sujeitos sociais bem diferentes, podem ser referncias importantes para a construo de novas relaes entre Estado e sociedade. Outra parcela das organizaes sociais que, inclusive, tem respondido de forma original e imediata aos apelos do Cultura Viva, vinculada s comunidades tradicionais e s iniciativas no propriamente definidas de carter reivindicatrio, como aquelas organizaes das comunidades quilombolas, indgenas, de ritmos e danas tradicionais e populares como a capoeira, etc. Se por um lado, o estar margem imunizou suas organizaes dos dilemas dos movimentos sociais tradicionais, preservando sua fluidez e agilidade, por outro, guetizou-os e apartou-os de um movimento de mudanas mais largo. Sem o dilogo com o entorno, muitos desses movimentos no se renovaram e permaneceram escondidos e ensimesmados. Convenientemente como folclore ou, ainda, como movimentos populares, permanecem inacessveis e incompreensveis a outros setores sociais, que muito tem a aprender com a leveza e a descomplicao de suas formas organizativas e com a dialtica tradio-inveno que caracteriza suas aes. , portanto, nesse sentido que o Cultura Viva busca articular tradio, memria e ruptura.

25

desenVolVimento por aproXimao


Na cultura, so velhas conhecidas as tentativas de dirigismo de Estado, bem como as imposies do mercado, por isso a busca de outros caminhos. Em princpio, Cultura Viva pode soar redundante, afinal, toda cultura deveria ser viva. Mas nem sempre assim. A cultura tambm se fossiliza, burocratizando o processo criativo e reafirmando preconceitos e segregaes. Por exemplo: at o sculo XIX, a escravido era um dado da cultura nacional, e agora, no sculo XXI, a presena de crianas abandonadas nas ruas considerada natural. Dar de ombros a esta e a outras iniquidades uma caracterstica cultural de boa parte da elite brasileira, que s consegue se indignar com a pobreza quando ela se transforma em violncia urbana. Por isso, faz-se to necessrio buscar uma cultura viva, pujante, que incorpore a idia de mudana. Mudana que s ser real se envolver uma efetiva transformao de conceitos e mtodos. Principalmente, se for resultado de uma efetiva conscincia da sociedade. E conscincia no se impe. Aqui estamos tentando mais uma experimentao com o Cultura Viva. O educador russo, Vygotsky, propunha o desenvolvimento proximal como uma nova abordagem para o processo de construo do conhecimento. Seu estudo original se refere ao aprendizado infantil, mas pode ser transposto para a sociedade. A ideia a de que o desenvolvimento seja desencadeado pela aproximao, pelo contato com a realidade a partir de experincias vivenciadas e comparadas. Em nosso caso, nem dirigismo de Estado, nem imposies de mercado, mas aproximao entre equivalentes; entre o povo, que produz, cria, e transforma a cultura. O papel da coordenao, neste caso, ser o de facilitador dessa aproximao e o dos Pontos de Cultura, o de mediador.

27

gEstO Em rEdE
O Programa Cultura Viva uma rede horizontal de articulao, recepo e disseminao de iniciativas culturais inovadoras, e o Ponto de Cultura a ponta desta rede, um organizador da cultura em nvel local, um centro de referncia para novas conexes em rede. Enquanto o Cultura Viva pode ser identificado como uma macrorrede, o Ponto de Cultura pode ser definido como uma microrrede. A capacidade para buscar micro solues a partir da construo de redes locais e a disposio para se conectar em rede foi um dos critrios para a escolha dos Pontos de Cultura e pode dar materialidade expresso pense globalmente, aja localmente. Concebido de modo orgnico e dinmico, o Ponto de Cultura pode acontecer em qualquer espao, desde um pequeno espao comunitrio at um grande centro cultural, com cinema e sala de espetculos. Entre os primeiros Pontos, h um que funcionar em uma oca, outro em um coreto de uma Praa Pblica, e at sob a sombra de uma rvore. Mas tambm entraram na rede, propostas instaladas em imveis tombados pelo patrimnio histrico, que j dispem de sala de cinema, sala de espetculos, tele centro entre outros equipamentos. O importante a disposio de incorporar aqueles que raramente so lembrados. Por isso, as maiores favelas do Rio de Janeiro j contam com pelo menos um Ponto de Cultura em cada uma delas: na Mangueira uma Orquestra de Violinos, no Vidigal, teatro e cinema, em Padre Miguel, velhos sambistas se unem a crianas e jovens, na Rocinha, uma brinquedoteca. Tambm foram escolhidos Pontos na zona sul e no extremo leste de So Paulo, reas mais pobres da mais rica cidade do Pas, ou ento, em assentamentos rurais de brasileiros sem terra. E para a regio Amaznica, em breve, estar funcionando um Ponto em um barco, e seu objetivo ser auxiliar na abertura de novos Pontos junto s comunidades ribeirinhas.

Formada a rede, a comunicao entre os Pontos crescer, pois todos eles recebem um equipamento de cultura digital e conexo por internet banda larga, alm do acesso ao Portal Cultura Viva. Com isso, a aproximao fica mais gil e os Pontos podem conversar entre si, trocar experincias, definir identidades. Um garoto do movimento Hip Hop na zona sul de So Paulo pode comear a perceber que no s o rap que produz msica com ritmo e poesia. Tem a palavra cantada dos repentistas do serto nordestino, o coco de umbigada e etc. Em suma, as redes so veculos de um movimento dialtico que, de uma parte, ao mundo ope o territrio e o lugar; e de outra parte, confronta o lugar ao territrio tomado como um todo (Milton Santos, A natureza do espao. Tcnica e tempo. Razo e emoo). E um novo tipo de troca se estabelece tanto em redes locais a partir do Ponto, como globais por afinidade temtica, territorial (rede estudantil, da terra, de percusso, de dana, literria e etc). Por estados e regies, como a bacia hidrogrfica do So Francisco, o Recncavo Baiano e todas as outras mltiplas possibilidades a serem inventadas quando as pessoas se unem. Se os dirigismos de Estado e as imposies do mercado so nossos velhos conhecidos, a formao de uma equipe de gestores do programa vem se somar s possibilidades de reverter essas prticas. O referencial de trabalho dos gestores deve ser a demanda dos prprios Pontos de Cultura, invertendo o papel tradicional dos gestores como tutores de sujeitos coletivos, vistos como incapazes de realizar autonomamente suas aes. O programa Cultura Viva procura apresentar uma abordagem de gesto que leve em conta os pequenos e localizados contextos sociais, ajudando a repensar os programas de polticas pblicas que tendem a definir contextos preestabelecidos, fixos e de tendncias anacrnicas. Um resultado correlato do programa a experimentao de um processo que visa transformar o papel do Estado e de suas polticas pblicas, quando este, paulatinamente deixa de ser um controlador dos processos sociais para tornar-se um facilitador das demandas da sociedade civil.

a dimenso do desenVolVimento na Cultura


Num momento em que o combate pobreza est ocupando o centro do debate poltico e econmico nacional, depois de dcadas em que o problema permaneceu longe dos holofotes, o Governo Federal, em seus programas sociais, vem chamando a ateno para a cultura como importante fator de desenvolvimento social e econmico, como desenvolvimento humano. Esta preocupao se revela quando o ex Ministro Gilberto Gil chamou a ateno para a economia criativa como sendo a que, conjugada a cultura, abre portas para novas perspectivas de desenvolvimento econmico, que leva em conta tanto o capital humano, gerando emprego e renda, quanto s relaes comerciais e de mercado, estabelecendo equilbrio no conjunto. preciso rever o pensamento econmico convencional e avanar na ideia da construo do capital social, reexaminando as relaes entre cultura e desenvolvimento. O Programa Cultura Viva pretende discutir e encontrar alternativas de desenvolvimento humano sustentvel junto s comunidades e movimentos sociais que visa atingir. O programa potencializa a criao e a produo local, gerando produtos culturais que vo do artesanato produo de moda, da montagem de uma pea de teatro produo de um audiovisual. Todos os Pontos tero condies de produzir o seu CD ou DVD, produtos que geram valor social e criam possibilidades de desenvolvimento econmico local. Caber rede colocar esses produtos em circulao, em um primeiro momento criando espaos de trocas desses bens e produtos culturais entre os Pontos de Cultura. Mas possvel ir alm. Cada Ponto estar capacitado para fazer a sua pgina na internet e divulgar a distribuio e venda de seus produtos culturais, materiais e imateriais; com a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos fazendo a entrega direta, sem intermediaes. Partindo deste processo, que envolve uma intensa circulao de bens culturais, podemos formar um mercado comercial de novo tipo, nascido do encantamento social. Da ampliao da solidariedade e da cooperao entre os brasileiros.

30

global/loCal
Da troca surge o novo. As culturas se desenvolvem desta forma. O problema que os modelos mais comuns so os que estabelecem a troca de um modo desigual, por imposio. A cultura europeia foi transposta para o continente que conhecemos por Amrica pela fora de uma ocupao que destruiu culturas e matou milhes de indgenas. Estados nacionais definiram objetivos que nem sempre foram ao encontro dos seus povos. E o mercado continua impondo, com mais fora que os Estados, a uniformizao e a pasteurizao de gostos e estilos artsticos, com o nico objetivo de maximizar lucros a partir da venda de produtos culturais em escala. a globalizao. O que se pretende, ao facilitar a aproximao entre os Pontos de Cultura experimentar um modelo novo, em que a troca cultural se estabelea com equilbrio entre as partes. A rede Cultura Viva possibilita (esse o nosso desejo) o ensaio de um novo tipo de trocas simblicas em que a conexo local se articula com a global. Quem sabe com isso no estamos criando uma nova palavra, glocal, que poderia expressar um conceito diferente de globalizao, estabelecido a partir das necessidades e particularidades locais e no por imposio de um centro nico. Uma globalizao mais tolerante, onde o local definiria como e em que condies a conexo deve se dar.

algO dE NOVO POssVEl


O Programa Nacional de Cultura, Educao e Cidadania - Cultura Viva foi concebido com a ideia de que algo de novo possvel e que, a partir das experincias dos movimentos sociais, a novidade est em inventar, na prtica, outras relaes; outro jeito de olhar o mundo. Para alguns, isso pode parecer utpico, mas muitos outros ainda buscam a utopia e o fazem com generosidade. Nem necessrio que todos escolham um caminho nico, porque os caminhos tambm so muitos, como nossas guas, conforme observou Pero Vaz de Caminha. E foi mergulhando nas guas de nosso Brasil que procuramos encontrar um jeito mais equilibrado e generoso de estabelecer a troca entre seres humanos, de se fazer uma Cultura Viva. Descobrimos esse jeito logo na certido de nascimento do que viria a ser esse imenso pas. Sabemos que depois deste primeiro e luminoso momento muita coisa desandou (e como desandou), mas fica o registro do escrivo de EI Rei de Portugal: Alm do rio, andavam muitos deles danando e folgando, uns diante dos outros, sem se tomarem pelas mos. E faziam-no bem. Passou-se ento alm do rio, Diogo Dias, almoxarife que foi de Sacavm, que homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se com eles a danar, tomando-os pelas mos; e eles folgavam e riam, e andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de danarem, fez-lhes ali, andando no cho, muitas voltas ligeiras, e salto real, de que eles se espantavam e riam e folgavam muito (Carta do Descobrimento, abril de 1.500). E assim se deu a primeira troca simblica no Brasil..

33

as aEs dO PrOgrama Cultura ViVa

governo e dos, soci eda nh a ividade. uma poltica cultural contempo de, pe ssa criat m rnea em e ais, no lturais, ao m cria prec ez m os e s cu r o isa ada v esm m a mx sar c am o te ta pres imo est plia s if mp ra ex de poss ro oe an ibilidades pa xpa m ac seu esprito criad nd i es vazo a or . rap so rem luiZ inCio lula da silVa ossibilid soas da ao ade de as pes presidente da repblica s

be n

PONtOs dE Cultura

gesto em rede,Compartilhada e transformadora.

O Ponto de Cultura sedimenta o Programa Cultura Viva, que concebido como uma rede orgnica de criao e gesto cultural, exercitando novas prticas na relao entre Estado e Sociedade. Os Pontos representam, hoje, processos vivos, empricos, repletos de testemunhos e personagens intensos e comprometidos com sua prpria histria e com a histria de uma nao nova, ousada, contempornea e criativa.

abrangnCia no brasil
Existem hoje aproximadamente 2500

pontos de Cultura espalhados por todo o Brasil.

Cada um deles recebe, no total, R$ 180 mil em trs parcelas anuais, para investir no prazo de trs anos, conforme projeto definido e apresentado pelo prprio ponto. Com o objetivo de descentralizar a gesto, o

Cultura Viva trabalha em consonncia com o Programa mais

Cultura do Ministrio da Cultura. Com isso, surgiu a parceria com os Estados brasileiros
no qual o Ministrio repassa os valores ao Estado, entra com uma parte dos investimentos e publica um edital estadual. Essa parceria permitiu a ampliao do nmero de

pontos de Cultura que tem se dado

a partir de redes estaduais, ou em grandes municpios. A seleo continua sendo por meio do edital pblico, garantindo os mesmos princpios do programa, a avaliao paritria entre governo local, Ministrio da cultura e representantes da sociedade. Em parceria e num processo de descentralizao previsto no 3000 mil Pontos de Cultura no ano de 2010.

programa mais Cultura, o

Cultura Viva dar um grande salto e expandir suas aes. A proposta atingirmos a meta dos

36

t tos de Cultura. plo e nico m agora como Um pon mlti os se e e deliciosos con po nte, an m Brasil d xpr tras U vo el cie es s tes rev ale ons ar. c ,s se gre Qu au res que, enfim, e vo e e lutador, criati co les d eo sto se ue se vei sP ten aq jam rma s sa do v on eis fo zd bores e incontv ez . tan to vo s to da sq oe ue DEPUTADA MARIA DO ROSRIO (PT/RS) a co m da Presidente da Comisso de Educao e Cultura ele tir s po par ia, a ssam r os reescrever a nossa hist

Os PONtOs dE Cultura NO Brasil

FONTE: MINC/SCC/CGGPC/PASTACRONOS2009/JULHO

39

lic a

qu ed efi

ne o

se rh um an o

sim b

de p rod u

arda da nova economia c il na vangu riativ r o Bras a. coloca de

JUCA FERREIRA Ministro da Cultura

alm

entendimento de que a C ultura e 2003: o ,

de s d tadas men ple as im

an a Mais Cu s mud ltura marca u ma continuidade, agora em nova dimenso, da

O Progr am

40

o sic b

a tod de

a po

e ao lado do nsino, sade o, e s an pula e

im olv env des amento, e um fator de

o qu en t

e po

co m o

ta l,

pontos de rede
integrao do minC Com os estados e muniCpios
Pontos de Rede so todos os Pontos de Cultura que, uma vez aprovados, passam a integrar a Rede de Pontos de Cultura e que, atuando em diferentes nveis municipal, estadual e federal, passam, nessa qualidade, a tambm participar dos encontros setoriais que definem a gesto compartilhada do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura entre o poder pblico e a sociedade civil, por meio de Fruns, Teias e Comisso Nacional dos Pontos de Cultura.

evoluo dos resultados:


O Programa Cultura Viva, desde sua criao em 2004, tem buscado ampliar seu oramento e expandir suas aes para que cada vez mais um nmero maior de pessoas possam ser contempladas.

ito re di

agente Cultura ViVa


ra criativa, Cultura viva. Cultu

protagonismo JuVenil
EMIR SADER Escritor e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Ao Agente Cultura Viva tem por finalidade desenvolver a conscincia de si, a autoestima pessoal e social da juventude atuante nos Pontos de Cultura e em outras aes do Programa Cultura Viva. Ela est direcionada capacitao e articulao dos Pontos de Cultura que desenvolvem projetos ou apoiem grupos de jovens, voltados para as alternativas de construo das trajetrias pessoais, de acesso participao em manifestaes culturais e aos espaos amplos de sociabilidade. A Ao permite a formao e alia teoria e prtica, atividade que garante juventude conhecimento prtico dos elementos da cultura local e regional, elaborao de novos conceitos de cultura e prope referncias para alm da cultura de massa. O principal objetivo que o jovem se reconhea como um ser participante de uma cultura, de um contexto e que se sinta inserido num ambiente produtor e disseminador da sua cultura, com a consequente valorizao dos saberes de sua comunidade e localidade. A forte articulao comunitria do jovem Agente Cultura Viva orienta a perspectiva de continuidade da ao no sentido de potencializar sua participao poltica e sua atuao em espaos democrticos de gesto e definio de polticas pblicas, e, como no deixaria de ser, a participao nas discusses sobre a Poltica Pblica de Juventude e a Poltica Nacional de Juventude. Em 2009, a SCC/MinC lanou o edital Bolsa Agente Cultura Viva e selecionou 90 projetos de Pontos de Cultura, que beneficiaro 360 bolsistas envolvidos com o trabalho, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhes. Com a Bolsa Agente Cultura Viva, o MinC pretende estimular a autonomia e o protagonismo da juventude por meio da apropriao de ferramentas e mecanismos de criao, circulao e difuso da produo cultural e artstica dos Pontos de Cultura e das redes juvenis, assim como incentivar o protagonismo dos jovens dos Pontos de Cultura envolvidos em aes de sade, meio ambiente, economia solidria, e demais aes socioeducativas que ocorrem no Programa Cultura Viva e Mais Cultura. Outro ponto o apoio aos espaos de produo coletiva para os jovens, bem como a criao das possibilidades de trabalho a partir do desenvolvimento do potencial do jovem por meio de experincias de formao.

a ltur Cu O

a Viv

u C u lt

ral, Cultura democ rtica, ra plu

Cultura po p

a tod ra par ular, Cultura de todos, Cultu

os,

ira, rasile ra b ultu C

Pro gra ma
i uma gesto
par tici pa tiv ae

Cu l tura
vem perm itin
eri do que exp

Viva

s j se de tiva staca po nicia rque apoia as i


m os u tem men

s te en i st ex

sueli de lima Coordenadora geral do ponto de Cultura Casa da arte de educar. rio de Janeiro- rJ

cu ltu ra b

ras ile

ossu que p te ira. O ortan utro aspecto imp

horizontal com o Es ao l ta a re

do .

43

nte a poltica de estado em term pletame os d u com de 15 anos neste pas e co eg es culturais h mais novo nsideramo s e militant est iva i s que o pr ucadore ra V o ograma Cultu de ed pa zao rti gani ci p a or ade civil. O Cultura Viva foi e uma s um ado e a socied at es c o mo ntre o est e iva la p So ara a po ltica LLLIAN PACHECO cultu Coordenao Ponto de Cultura Gros de Luz e Gri- Lenis -BA ral deste pas.

PONtEs

a rede de integrao dos pontos de Cultura


o ponto de Cultura o grande n articulador da rede Cultura Viva, que conecta e mobiliza
no s instituies que so Pontos de Cultura como diversas outras entidades da sociedade civil, criando um movimento amplo, orgnico e integrador. Trabalha sob a perspectiva de capacitar produtores, gestores, artistas e de difundir produtos. a prpria gesto compartilhada. Os Pontes, alm de articuladores, so capacitadores e difusores na rede, integram aes e atuam na esfera temtica ou territorial. Tanto podem abarcar uma linguagem artstica (Ponto do Teatro do Oprimido, do audiovisual), pblico (juventude, mulheres), rea de interesse (cultura digital, arte e reforma agrria, cultura de paz), gesto ou territrio. Desde o ano de 2007, a rede de Pontes foi estendida com edital prprio. Com os Pontes, foi criada outra forma de gesto e acompanhamento, a gesto intrarrede; uma forma de buscar os mecanismos de gesto na prpria rede, sem agentes externos, contando com a capacidade e competncias dos prprios integrantes da rede. No total, so 81 pontes de Cultura espalhados pelo Brasil. H ponto de audiovisual, de cultura de paz, da caatinga, do cerrado, de juventude, da Amaznia, de cultura digital, entre diversos outros temas, que tem como princpio norteador fortalecer as aes da sociedade civil e fomentar o capital social da cultura brasileira.

tuXaua Cultura ViVa


rede de artiCuladores
O Prmio Tuxaua Cultura Viva visa premiar 80 iniciativas de mobilizao e articulao de redes protagonizadas por pessoas fsicas que demonstram histrico de atuao relevante junto s aes e redes relacionadas ao Programa Cultura Viva e que propem a continuidade de atuao por dez meses.

44

Coordenao Ao Gri Nacional

O objetivo reconhecer a ao protagonista de indivduos que fomentam a mobilizao e articulao de diversas redes socioculturais, alimentando conceitualmente e politicamente as aes do Programa Cultura Viva. Foram selecionados em dezembro de 2009 80 projetos. Cada um deles recebeu R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais) divididos em duas parcelas. No total foram R$3.040.000 (trs milhes e quarenta mil reais) em premiao.

EsCOla ViVa

Cultura, Comunidade e eduCao em reenContro

cialmente brasileiras. essen

A escola Viva uma ao que tem como objetivo integrar os Pontos de Cultura e as escolas como polticas pblicas de colaborao na construo de conhecimento reflexivo e sensvel por meio da cultura. O programa se d a partir da relao que estabelece entre os Pontos de Cultura, as escolas, os educadores e os educandos, contribuindo para a expanso do capital cultura primordial no processo de soberania, sustentabilidade e desenvolvimento econmico. a intencionalidade do Programa Escola Viva desenvolver o saber-fazer e o saber-ser nas diversas manifestaes, linguagens estticas e culturais como propostas de ao para os sujeitos no ambiente escolar. So concedidos prmios e bolsas para professores e alunos que so selecionados por meios de edital do Ministrio da Cultura atravs da Secretaria de Cidadania e Cultural. Esta relao entre educao e cultura permite vislumbrar uma nova perspectiva, tanto para a Educao quanto para a Cultura como bases que sustentam a formao da cidadania. o caso do Ponto de Cultura Centro de Estudos e Aplicao da Capoeira CEACA - que iniciou suas atividades culturais na Escola Amorim Lima em So Paulo no ano 2000 com o Projeto Expresse-se com Conscincia - Faa Capoeira, que busca o desenvolvimento das habilidades individuais e das aptides dos alunos para as artes em geral. Como fio condutor dessa relao, o Ponto trabalha a capoeira, mas existem outras atividades como o maculel, a puxada de rede da pesca do Xaru, o samba de roda (s para as meninas) o samba duro (s para os meninos), a ciranda, o coco de roda, o teatro baseado em pesquisas temticas, a musicalidade prpria da capoeira com as chulas, os corridos e as ladainhas que contam e cantam os momentos histricos do nosso pas colnia at os dias atuais.

BOlsa agENtE EsCOla ViVa


protagonismo estudantil
O edital Agente Escola Viva busca reconhecer o protagonismo estudantil que contribui para um sistema de ensino com melhor qualidade, aproximando as aes dos Pontos de Cultura da comunidade escolar para estimular transformaes a partir da criatividade cultural no interior do sistema educacional. So 100 projetos pedaggicos de carter cultural de Pontos de Cultura, realizados em parceria com escolas pblicas de nvel fundamental e mdio juntamente com organizaes estudantis e 300 bolsas de R$ 380 aos estudantes. Os projetos selecionados recebem R$ 43.680,00, sendo R$ 20 mil para a escola (R$ 5 mil para o professor responsvel), R$ 10 mil para o Ponto de Cultura e trs bolsas de 12 parcelas para alunos regularmente matriculados, sendo o total de R$ 380 por aluno.

o pas para conheceu a Viva re a Cultur ram O Prog

alm dos grandes nomes da md ia e

varr e

uap oeira que encobria

as face cava e sufo

s annimas, revelando-as ilumin

, adas

JACQUELINE BAUMGRATZ Pontinho de Cultura Bola de Meia So Jos dos Campos/So Paulo

e ridas icolo mult

47

ECONOmia ViVa
esCoando a produo e gerando sustentabilidade
A Economia Viva tem por finalidade apoiar e possibilitar a articulao de pontos rizomticos nos mais variados sistemas produtivos da cultura e nas mais diversas manifestaes e expresses de linguagens artsticas. O carter social aplicado economia uma opo pela economia colaborativa e sustentvel. Dessa forma, pretende-se criar um sistema paralelo indstria cultural que propicia a diversidade e no a homogeneidade da cultura. A cultura, nessa ao, assimilada como vetor de gerao de renda e representa um passo fundamental na busca por autonomia de grupos, de indivduos e dos prprios espaos de efervescncia cultural, consolidando uma perspectiva de independncia cultural e fortalecimento de processos coletivos de base. Dados preliminares do conta da existncia de uma srie de grupos artsticos da cultura digital e da cultura tradicional que tem encontrado novos modelos de negcios e de gerao de renda, muitos destes surgidos e sediados em Pontos de Cultura pelo pas afora, mas que, at hoje, no tiveram o apoio suficiente para desenvolver seu potencial econmico. inteno pensar a cultura como atividade econmica fruto de relaes sociais e coletivas e dar subsdios aos Pontos de Cultura e entidades do terceiro setor para que eles mesmos possam comercializar seus servios e/ou produtos com acompanhamento tcnico necessrio para a promoo da sonhada sustentabilidade financeira, eliminando, assim, a cadeia de poder econmico que beneficia uma cultura homognea de massa. O pblico alvo da ao ser os empreendimentos culturais que desenvolvem solues criativas de produo ou escoamento em rede nos diversos segmentos culturais, no sendo restritos, portanto, aos Pontos de Cultura. Contemplar prticas e modelos de negcios baseados nas premissas da Economia Solidria, uma vez que esta promove autonomia atravs da articulao em rede, da colaborao, do crescimento sustentvel e do comrcio justo.

48

gris

educadores da tradio oral


Seu nome vem da frica (Griot) e foi abrasileirado. Os

gris so sbios, cantadores, poetas,

genealogistas, contadores de histrias e educadores populares que aprendem, ensinam e se tornam a memria viva da tradio oral. A Ao Gri valoriza a tradio da oralidade enquanto patrimnio imaterial e cultural a ser preservado. um desafio no mbito das polticas culturais devido inexistncia de uma tradio na valorizao dessa manifestao cultural. A transmisso oral permeia as mais diversas culturas, independente da origem ou da etnia. Muitos povos tem na oralidade nica fonte de perpetuao de sua histria. O Gri um guardio da memria e da histria oral de um povo ou comunidade. Historicamente, so lideres que tem a misso ancestral de receber e transmitir os ensinamentos das e nas comunidades. A palavra sagrada e, portanto, um fio condutor entre as geraes e culturas. A Ao Gri Nacional compartilhada no mbito do Ministrio da Cultura atravs da Secretaria de Cidadania Cultural e o Ponto de Cultura Gros de Luz/Lenis-BA, visa preservao das tradies orais das comunidades e a valorizao dos mestres e aprendizes enquanto patrimnio cultural Brasileiro. Por meio de editais pblicos a Ao Gri apoia projetos pedaggicos que contemplem as prticas da oralidade, dos saberes e dos fazeres dos mestres nas parcerias dos Pontos de Cultura com escolas, universidade e entidades do terceiro setor. Em janeiro de 2010, j so 650 bolsas para gris, 130 organizaes diretamente envolvidas e 130 mil estudantes contemplados da rede pblica de ensino.

ludiCidade e Cultura infantil

PONtiNhO dE Cultura

A Ao Pontinhos de Cultura se constituiu atravs de edital do prmio Pontinho de Cultura Ludicidade, institudo pelo Ministrio da Cultura atravs da Secretaria da Cidadania Cultural e da Secretaria de Articulao Institucional do Programa Mais Cultura. A premiao destinada

estimular e consolidar aes que estruturem uma poltica nacional de transmisso e preservao da Cultura da infncia, que fortaleam e garantam os direitos da criana segundo
a o Estatuto da Criana e do Adolescente. Os Pontinhos de Cultura visam mobilizar, sensibilizar e desenvolver conjuntamente com instituies pblicas e entidades sem fins lucrativos a elaborao de atividades para a implementao e

difuso dos direitos da criana e do adolescente, principalmente no que tange o direito


de brincar enquanto patrimnio cultural. Alm de mapear as aes existentes, possibilitam novos recursos e capacidades para o

enriquecimento das prticas sociais e dos saberes

e fazeres ldicos, de forma a potencializar e ampliar o fazer artstico e a formao dentro de uma poltica pblica de ao contnua junto s comunidades. Pretende-se, assim, valorizar e promover a cultura da infncia no Brasil como medida pblica para garantir a

formao de

futuros cidados na perspectiva do direito.


O prmio de ludicidade concede prmios no valor de R$ 18 mil s entidades sem fins lucrativos, legalmente constitudas, que atuem nas reas social, cultural, artstica e/ou educacional, no segmento da criana e do adolescente, que promovam uma poltica nacional de transmisso, preservao e vivacidade da cultura da infncia e da adolescncia. Em janeiro de 2010 so 216 Pontinhos de Cultura espalhados pelas cinco regies brasileiras.

51

Cultura digital
software liVre, generosidade inteleCtual e trabalho ColaboratiVo.
A Ao Cultura Digital surge como catalizadora da rede formada pelos Pontos de Cultura e como ao transversal do Programa Cultura Viva e Mais Cultura destinada a fortalecer, estimular, desenvolver e potencializar redes virtuais e presenciais entre os Pontos de Cultura. Dentre suas atividades, destacam-se o papel de facilitadora da apropriao e do acesso s ferramentas multimdia em software livre pelos Pontos de Cultura para a gerao de autonomia. Com um carter experimental, tambm pesquisa o entorno das possibilidades das novas tecnologias para usos sociais e culturais e contribui para a elaborao de estudos sobre novas formas de colaborao e cooperao. Antes de ser uma iniciativa governamental, viabilizada pelo MinC, j era uma cultura/ conceito difundido entre os vrios atores, coletivos e grupos. A Cultura Digital no foi criada verticalmente, foi fruto da aproximao e simbiose entre os diversos atores sociais, incluindo o Estado, que esto interessados nas possibilidades da cibercultura e das novas tecnologias da informao e conhecimento para democratizar o acesso evidenciando ou criando novas formas de expresso. Envolve diversos segmentos sociais, promove a diversidade cultural, descentraliza a criao, a produo e a distribuio da cultura brasileira, assim como os processos de tomada de deciso e rumos da prpria ao. O objetivo principal desta ao oferecer mecanismos e estmulos para promover a transformao das pessoas em agentes ativos na cadeia de criao, produo e circulao de informao, a partir do uso de novas e velhas tecnologias de comunicao. Desde 2005, a Ao Cultura Digital mobilizou centenas de agentes culturais de todo Brasil atravs da realizao de dezenas de oficinas e Encontros de Conhecimentos Livres, nos quais foram apresentadas ferramentas de produo multimdia (udio, vdeo, grfica), alternativas de apropriao tecnolgica e comunicao (rdio, metarreciclagem, internet 2.0), alm de promover mostras de vdeos, de shows, troca de experincias e contedos, com a consequente potencializao da rede dos Pontos de Cultura. A partir de 2007, a ao continua por meio dos Pontes de Cultura Digital, que, desde ento, assumiram o papel articulador dessas aes em conjunto com o Ministrio e os Pontos de Cultura.
aq ltur e Cu

s em arte brasilei festae ra g mani e nu utras na eo . em ag a im ca, si

ue

i za am din

So iniciativas como

tos d os Pon

,c on tri b

ue m

e fo

me nta ma

cria

o ar t

stica e a

sfo imaginao de nosso povo, tran

m ia, a poes ndo a r ma

JACQUELINE BAUMGRATZ Pontinho de Cultura Bola de Meia So Jos dos Campos/So Paulo

53

ponto de mdia liVre


ComuniCando a diVersidade do brasil
A ao Pontos de Mdia Livre da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), voltada a desenvolver e acompanhar a construo de polticas pblicas para iniciativas de comunicao livre e compartilhada, ou seja, que no esto atreladas ao mercado, teve incio do ano de 2009 com o Prmio Pontos de Mdia Livre. A proposta pioneira reconheceu iniciativas nacionais, regionais, estaduais e locais realizadas por Pontos de Cultura e organizaes da sociedade civil organizada, intentando a formao de uma Rede Nacional de Pontos de Mdia Livre pelo pas. a primeira vez que o Estado trata a mdia como poltica pblica, como um direito da

cidadania. Com o Ponto de mdia livre, a comunicao social tratada como um bem
essencial para a cidadania e cabe financiar essa comunicao livre e autnoma via recursos pulverizados e diretos, via pessoas e Estado (como meio de redistribuio de recursos sociais). Com cerca de 400 iniciativas inscritas para o prmio, foram selecionadas 75 delas 15 prmios nacionais / regionais e 60 prmios estaduais / locais - em um amplo espectro de suportes de comunicao (audiovisual, impresso, multimdia, rdio e web) distribudos pelas cinco regies brasileiras. Durante a 1 Conferncia Livre de Comunicao para a Cultura da Secretaria de Cidadania Cultural, houve o 1 encontro dos premiados no edital de 2009, o que proporcionou o conhecimento das prticas, a troca de experincias e a consolidao da rede. Total da premiao: R$ 4.300.000,00.

54

meios de difuso e ComuniCao


Ver e ser Visto
O funcionamento da rede pressupe, sobretudo, motivao e encantamento social. Mais que um conjunto de obras fsicas, o Cultura Viva envolve a potencializao das energias criadoras do nosso povo. O sucesso do programa envolve a interao, a troca de informaes e a ampla distribuio de conhecimento que s pode se realizar plenamente por instrumentos de comunicao e difuso bastante eficazes. Estes no podem ser confundidos com uma mera divulgao institucional: so partes fundamentais e constitutivas do corpo do programa. A ao conta com os programas de TVs

Cultura ponto a ponto e ponto brasil, que apresentam experincias e iniciativas das
comunidades e produtos visuais elaborados nos e pelos Pontos de Cultura. Temos, ainda, a

web rdio Cultura Viva, que disponibiliza programas dinmicos e variados para Cultura Viva,

retransmisso por rdios locais ou comunitrias. Para acessar a Web Cultura Viva, acesse http://webradio.utopia.org.br. Por ltimo, temos o portal informaes e discusso direta entre os Pontos de Cultura. Acesse: www.cultura.gov.br/cultura_viva um espao virtual que apresenta as iniciativas da rede, esclarecimentos,

CaraVaNa da CidadaNia Cultural


dialogando Com a ponta
A Caravana da Cidadania Cultural se insere nas aes do Ministrio, uma continuao da poltica de dilogos iniciadas em debates com a sociedade e acrescenta um novo elemento nessa interao, que so as narrativas conceituais e estticas sobre o conjunto de valores que movem as aes do Ministrio da Cultura. O objetivo mergulhar de forma profunda na

diversidade cultural do povo brasileiro, materializando


os objetivos e as motivaes que norteiam e do sentido s polticas pblicas culturais em desenvolvimento. J foram percorridas, at maro de 2010, 18 cidades em 16 diferentes estados do pas.

PrOJEtO mEmria
preserVao e diVulgao das aes
O Projeto Memria visa preservar e registrar por meio de publicaes, exposies artsticas e espaos virtuais as aes do Programa Cultura Viva, bem como desenvolver produtos especficos que divulguem e orientem pesquisadores, estudantes e a sociedade civil em geral sobre as aes j desenvolvidas e em andamento na Secretaria de Cidadania Cultural. Faz parte do projeto o edital

estrias de pontos de Cultura, que objetiva

valorizar e dar visibilidade aos Pontos de Cultura que se destacam por meio de suas aes. As Instituies escrevem suas Estrias biogrficas juntamente com a Estria de um personagem local de destaque por sua atuao cultural, e ambas so apresentadas no livro

estrias de ponto

que, desenvolvido em parceria com o Ponto Museu da Pessoa de So Paulo, mostra o modo de fazer, de criar e de desenvolver as atividades em cada Ponto de Cultura. Temos ainda, a

exposio dos programas Cultura

Viva e mais Cultura, uma forma de divulgar e registrar as aes do Cultura


Viva e do Mais Cultura. So 22 painis fotogrficos e conceituais que ilustram a beleza da produo cultural brasileira. Para complementar a composio e firmar os conceitos de autonomia, protagonismo e empoderamento, a Exposio conta com fitinhas de cores vivas que cada convidado recebe como signo da aproximao entre o executivo e a sociedade. A primeira exposio aconteceu na Cmara dos Deputados no corredor de acesso ao plenrio em maio de 2009, e a partir da foi feita uma adaptao da estrutura e comeou a circular pelas principais capitais do Pas. Por ltimo, temos o museu digital Cultura Viva, ambiente virtual que congregar informaes sobre a produo dos Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Um espao colaborativo em que imagens, vdeos e textos se entrelaaro, dando a dimenso dessa rede compartilhada e dinmica que o Cultura Viva.

57

58

o Cuidado Com a Vida

Cultura e sade

Em 2007, o Ministrio da Cultura (MinC) e o Ministrio da Sade (MS) celebraram um Acordo de Cooperao para o desenvolvimento de aes conjuntas que contribuem hospitalar e das unidades de sade,

para garantir o acesso aos bens e servios culturais, qualificao do ambiente promoo do dilogo entre as prticas tradicionais em sade e s polticas pblicas de sade, considerando as mais diversas cuidado em sade.

manifestaes e linguagens que promovam a humanizao e ressignificao do

O Acordo de Cooperao objetiva estimular e fortalecer as aes sinrgicas nos espaos de interseo das duas reas. O intuito o de potencializar os resultados pretendidos pela ao pblica no atendimento s necessidades do cidado brasileiro, com estratgias que favoream a articulao da rede pblica de atendimento sade com a rede pblica dos equipamentos culturais.

A Ao Cultura e Sade busca ampliar e qualificar os processos de promoo cultura como o espao em que o homem se realiza em todas as suas manifestaes.

reconhecendo o ser humano como ser integral, a sade como qualidade de vida e a

A Rede Cultura e Sade se constituiu a partir das 41 instituies premiadas no I Edital Cultura e Sade, lanado em 2008. Outras entidades integram a Rede como do Grupo Hospitalar Conceio-GHC/Ministrio da Sade de Porto Alegre/RS.

participantes do Projeto Pontos de Preveno/Unesco e a Rede dos Pontos de Cultura

prmio Cultura e sade 2010 total da premiao: r$ 2.518.000,00 (dois milhes quinhentos e dezoito mil reais)

Um

s do

ai si m

te en m po rta ina nte nu se ge s dife rai ren ultu ciad sc o os P ent rogra vim m as d . iro e mo o Mini as es s. strio da stic de s a Es Cultura. Por art visibilida s pe meio do Cultura Viva, houve empoderamento e s e SANDRO KA ram pres Coordenador do Ponto de Cultura os s ex qu e sua Comunicao, Sade e Sexualidade a de esta Rio Grande do Sul iquez polt ear ica cu asileira ltural c ltura br ontinue em do a cu pleno crescimento e acontecimento, revelan
e sil bra

GLBT

SOMOS

Cultura de paZ
salto para o alto
Por serem, na essncia, espaos de iniciativas sociais, os Pontos de Cultura se apresentam como timos locais para o desenvolvimento de oficinas e debates contra a violncia que assola o Pas e o mundo. A habilidade para a mediao de conflitos, a promoo da paz e a valorizao do consenso so encarados como princpios a serem aprimorados e difundidos. Em So Paulo, temos o Instituto Plis destinado basicamente juventude, desenvolvendo trabalhos na formulao, troca de conhecimentos e prticas que buscam a convivncia plural. O Ponto de Cultura contribui para articular outros Pontos de Cultura da Paz existentes no Pas e gerar propostas de polticas para a sociedade.

A atual gesto do M inistr io d a interfernc Cul ia, sej tura a go m vern uit am os ent en al, sv se ja el de s um ne gr u

rentemente dos CPC Cultura, que, dife s de an tes de ntos de os Po 1964 rem , qu cria en de a mtodos e metas. Isso um caminho pa nto po s aes, ra a d po ca m su a emo os e s, a ce crac nom ira nt r ia. ile aut ali o ras za b ra s va l tu es m d Cu a o e id qu s sd s to e ce d on P s .O po

ia er ev
se

oe eit rf
ora , ag mo co
n o
h

AUGUSTO BOAL (in memorian) Teatrlogo, diretor do Centro de Teatro do Oprimido e Embaixador Mundial do Teatro pela UNESCO.

PrmiO Cultura ViVa


mapeamento Cultural

Lanado em 2005, o Prmio Cultura Viva uma iniciativa que integra o conjunto das aes do Programa. Tem como objetivo mobilizar, reconhecer, fortalecer e dar visibilidade s iniciativas culturais que ocorrem em todo o territrio brasileiro, de modo a favorecer o conhecimento da riqueza e da diversidade cultural do Pas. Conta com o patrocnio da Petrobras e coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec). A cada edio, o Prmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilizao. Os temas j desenvolvidos Cultura e Cidadania e Cultura, Educao e Comunidade traduzem e difundem conceitos propostos pelo Cultura Viva, sensibilizando a sociedade para as diretrizes formuladas pelo MinC. A primeira edio totalizou 1492 inscries vlidas, alcanando mais de 500 municpios brasileiros. J a segunda edio realizada em 2007 totalizou 2683 iniciativas inscritas, vindas de 874 municpios brasileiros.

61

interaes estticas
residnCias artstiCas em pontos de Cultura
O Prmio Interaes Estticas foi lanado em 2008 e uma ao da Secretaria de Cidadania Cultural em parceria com a FUNARTE, que visa promover o intercmbio, o compartilhamento e a troca de experincias atravs de residncias artsticas em Pontos de Cultura de todo o pas. Deste dilogo entre artistas, Pontos de Cultura e comunidades, estabeleceu-se a criao de uma nova e importante rede social e cultural, que se articula para alm dos limites entre a cultura erudita e a cultura popular. A aliana criativa entre artistas e Pontos de Cultura estabelece um territrio comum para a diversidade cultural brasileira atuar em parceria com o que existe de mais inovador e interessante no panorama artstico contemporneo do pas. Para dar visibilidade aos projetos selecionados, temos o circuito interaes estticas, que ocorre nas principais capitais brasileiras. Dentre as diversas experincias realizadas pelo prmio Interaes Estticas, podemos destacar a parceria desenvolvida entre o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner e o Ponto de Cultura Maracatu Estrela de Ouro de Aliana, da zona da mata de Pernambuco, que desenvolveram o Projeto Maracatu Atmico, que produziu o CD Kaosnavial, alm da realizao de diversas apresentaes em todo o pas. Sobre a realizao deste projeto, Jorge Mautner escreveu: Quando ouo o som deste disco, Kaosnavial, sinto que ele irradia a beleza monumental, fabricada por msicos que j foram cortadores de cana de acar e que fabricam o som do futuro, sem se esquecer do passado, em que apaixonadamente mergulhados na celebrao do presente, da vida, da conclamao eterna da liberdade e da igualdade, fazem parte fundamental do novo Brasil do sculo XXI

Pontos de Cultura Casa de Drummond e Fazenda do Pontal

MILTON PENA

Benefcios do Interaes Estticas: - 233 artistas e 233 Pontos de Cultura em intercmbio nas cinco regies brasileiras Investimento de R$ 6.800.000,00.

- Itabira-MG

endo volv sen de

n ambie

es e intercmbios. tes de difus O eu s

e tran sform ou e m

ns .

63

OTIZETE DE ALENCAR Ponto Navegar Amaznia-AM

tEia

todos se enContram na imensa teia da Cultura brasileira.

Reflexo, organizao e encantamento, tudo ao mesmo tempo. A Teia o encontro dos Pontos de Cultura, o momento em que a rede se repensa, organiza e apresenta sua arte. O momento de Se ver e ser visto, como foi o lema da primeira Teia, na Bienal de So Paulo, em 2006, ou o momento do Tudo de Todos, da cultura comum e da mistura sem limites, como na Teia do Palcio das Artes, em Belo Horizonte, ou ento, dos Iguais na Diferena, proposta apresentada na Esplanada dos Ministrios, em Braslia, no final de 2008. J neste ano de 2010, Fortaleza recebe a Teia que tem como mote Os tambores digitais. o povo brasileiro entrando pela porta da frente, mostrando suas diferenas, quebrando hierarquias culturais e construindo novas legitimidades. o povo em processo de transformao, um Brasil a desesconder e se revelar a ver e ser visto.

64

ALEMBERG QUINDINS Presidente da Fundao Casa Grande-Memorial do Homem Kariri Nova Olinda CE

O rEtratO dOs PONtOs dE Cultura E COmO PartiCiPar da rEdE Cultura ViVa


At janeiro de 2010 foram reconhecidos aproximadamente 2500 Pontos de Cultura em todo o Brasil; cada qual de uma forma, mas todos com a mesma essncia: cultura transformando vidas. H Pontos em aldeias indgenas, em favelas, em pequenos municpios, em grandes cidades, nos assentamentos rurais, nos quilombos. Pontos de hip hop, de dana contempornea, de maracatu, de samba, de cinema de animao, de msica popular, tradicional e erudita, de teatro de rua e de palco, de bonecos, de aes socioculturais, educacionais, para portadores de sndrome de Down, idosos, crianas, jovens, adultos, negros, mestios, brancos, mamelucos. H Pontos para todos os pblicos, gostos e linguagens. E ainda cabe mais. Para participar da rede, preciso enviar proposta para o edital. Desde 2008, os editais so feitos em parceria com estados e municpios. Existem inmeros prmios que so lanados para as aes do programa Cultura Viva. Entidades da sociedade e dos governos tambm podem participar dos editais de seleo.

Quem quiser conhecer mais acesse www.cultura.gov.br e www.cultura.gov.br/cultura_viva

66

lista de Contatos da secretaria de Cidadania Cultural


gaBiNEtE - sECrEtaria dE CidadaNia Cultural Clio turino secretrio de Cidadania Cultural luciana Oliveira assessora tel.: (61) 3901-3851 E-mail: gabinete.scc@cultura.gov.br luciana.souza@cultura.gov.br samara Brando secretria tel.: (61) 3901-3894 E-mail: samara.brandao@cultura.gov.br lorraine sales Estagiria tel.: (61) 3901-3908 E-mail: lorraine.sales@cultura.gov.br gaBiNEtE - ChEFia dE gaBiNEtE/COOrdENaO admiNistratiVa antnia rangel Chefe de gabinete E-mail: antonia.rangel@cultura.gov.br daniele malaquias Coordenadora administrativa tel.: (61) 3901-3817 E-mail: scc.chefiagabinete@cultura.gov.br daniele.malaquias@cultura.gov.br roberta Cordeiro Passagem tel.: (61) 3901-3890 E-mail: roberta.gois@cultura.gov.br lidya aparecida secretria tel.: (61) 3901-3790 E-mail: lidya.barbosa@cultura.gov.br gaBiNEtE - dirEtOria dE aCEssO Cultura tt Catalo diretor de acesso Cultura tel.: (61) 3901-3910 E-mail: tt.catalao@cultura.gov.br Camilla Bonfim secretria tel.: (61) 3901-3812 E-mail: camilla.bonfim@cultura.gov.br OramENtO Frederico Brito Coordenador tel.: (61) 3901-3812 E-mail.: frederico.brito@cultura.gov.br Flvia melo Contadora tel.: (61) 3901-3831 E-mail: flavia.melo@cultura.gov.br COOrdENaO-gEral dE gEstO dE PONtOs dE Cultura Eliete Braga Coordenadora-geral tel.: (61) 3901-3826 E-mail: eliete.braga@cultura.gov.br rika duim secretria tel.: (61) 3901-3900 E-mail: erika.duim@cultura.gov.br auristela monteiro secretria tel.: (61) 3901-3908 E-mail: auristela.monteiro@cultura.gov.br udi Estagirio tel.: 3901-3912 E-mail: udi.godinho@cultura.gov.br Conveniamento de Pontos de Cultura lvaro silva Coordenador tel.: (61) 3901-3829 E-mail: alvaro.silva@cultura.gov.br Clia Barbosa tcnica tel.: (61) 3901-3814 E-mail: celia.barbosa@cultura.gov.br heroneide lucena tcnica tel.: (61) 3901-3836 E-mail: heroneide.lucena@cultura.gov.br stella Farias Chefe de servio tel.: (61) 3901-3898 E-mail: stella.farias@cultura.gov.br Carlos Firmino tcnico tel.: (61) 3901-3813 E-mail: firmino.leite@cultura.gov.br Camila Palatuci Consultora tel.: (61) 3901-3811 E-mail: camila.orante@cultura.gov.br Prestao de Contas Oswaldo Farias Coordenador tel.: (61) 3901-3880 E-mail: oswaldo.farias@cultura.gov.br Fernando miranda tcnico tel.:(61) 3901-3830 E-mail: fernando.miranda@cultura.gov.br ldia andrade tcnica tel.: (61) 3901-3849 E-mail: lidia.andrade@cultura.gov.br Karina Zago Consultora tel.: (61) 3901-3844 E-mail: karina.zago@minc.gov.br luciano Feitosa tcnico tel.: (61) 3901-3855 E-mail: luciano.feitosa@cultura.gov.br lio loureiro tcnico tel.: (61) 3901-3827 E-mail: elio.loureiro@cultura.gov.br rede de Pontos martha souza Chefe de servio tel.: (61) 3901-3864 E-mail: martha.souza@cultura.gov.br Natalia silva Coordenadora tel.: (61) 3901-3876 E-mail: natalia.silva@cultura.gov.br Pontes lcia Campolina Coordenadora tel.: (61) 3901-3853 E-mail: lucia.campolina@cultura.gov.br Priscila abreu Chefe de servio tel.: (61) 3901-3883 E-mail: priscila.abreu@cultura.gov.br mauricio Passariello Consultor tel.: (61) 3901-3870 E-mail: mauricio.passariello@cultura.gov.br marilcia silva tcnica tel.: (61) 3901-3857 E-mail: marilucia.silva@cultura.gov.br gesto de informao dos Pontos

68

anete aquino Consultora lder tel.: (61) 3901-3798 E-mail: anete.aquino@cultura.gov.br geralda Castanheira assistente tcnico tel.: (61) 3901-3833 E-mail: geralda.castanheira@cultura.gov.br robson gomes tel.: (61) 3901-3892 E-mail: robson.gomes@cultura.gov.br arquivo rodolfo arquivo tel.: (61) 3901-3840 E-mail: rodolfo.souza@cultura.gov.br COOrdENaO-gEral dE Cultura E CidadaNia Coordenadora-geral Elaine tozzi tel.: (61) 3901-3819 E-mail: elaine.tozzi@cultura.gov.br tatiane ribeiro secretria tel.: (61) 3901-3907 E-mail: tatiane.pereira@cultura.gov.br Josilene J Brando coordenadora tel.: (61) 3901-3842 E-mail: josilene.costa@cultura.gov.br aline dos santos secretria tel.: (61) 3901-3899 E-mail: aline.alves@cultura.gov.br Weudson de aquino Estagirio tel.: (61) 3901-3923 E-mail: weudson.ribeiro@cultura.gov.br Josiane ribeiro Coordenadora Cultural digital tel.: (61) 3901-3841 E-mail: josiane.ribeiro@cultura.gov.br regina Neto tcnica tel.: (61) 3901-3885 E-mail: regina.neto@cultura.gov.br Valdimilson Venncio tcnico tel.: (61) 3901-3922 E-mail: valdimilson.silva@cultura.gov.br COOrdENaO-gEral dE mOBiliZaO E artiCulaO Em rEdE - marEs Juana Nunes Coordenadora-geral tel.: (61) 3901-3843 E-mail: juana.nunes@cultura.gov.br ana Paula rodrigues Coordenadora tel.: (61) 3901-3809 E-mail: ana.rodrigues@cultura.gov.br Crissomaile santos secretria tel.: (61) 3901-3816 E-mail: crissomaile.santos@cultura.gov.br Zildelene medeiros Chefe de servio tel.: (61) 3901-3925 E-mail: zildelene.medeiros@cultura.gov.br Zonda Bez Coordenador/Comunicao tel.: (61) 3901-3926 E-mail: geyzon.dantas@cultura.gov.br isabelle albuquerque Coordenadora/articulao tel.: (61) 3901-3838 E-mail: isabelle.albuquerque@cultura.gov.br

italo rios Cary Consultor/design tel.: (61) 3901-3839 E-mail: italo.cary@cultura.gov.br dayanne timteo Projetos Especiais tel.: (61) 3901-3818 E-mail: dayanne.timoteo@cultura.gov.br leandro aislan Estagirio/Jornalismo tel.: (61) 3901-3848 E-mail: leandro.carvalho@cultura.gov.br Karla Pinhel ribeiro Consultora/interaes Estticas tel.: (61) 3901-3846 E-mail: karla.ribeiro@cultura.gov.br Kleber Fragoso Fotgrafo tel.: (61) 3901-3847 E-mail: kleber.fragoso@cultura.gov.br Caetano ruas Consultor tel.: (61) 3901-3809 E-mail: caetano.ruas@cultura.gov.br monica Kimura Consultora/ assessoria de Comunicao E-mail: Kimuramonica@gmail.com solange moura Consultora/relaes Pblicas E-mail: solange.moura@uol.com.br suBgErNCia dE EXECuO dE aCOrdOs dE COOPEraO iNtErNaCiONal - sEaCi Coodenadora Patrcia Franco tel.: (61) 3901-3881 E-mail: patricia.franco@cultura.gov.br gicelda F. silva Consultora tel.: (61) 3901-3835 E-mail: gicelda.silva@cultura.gov.br rosane accio Passagens tel.: (61) 3901-3893 E-mail: rosane.acacio@cultura.gov.br sarah gonalves Pagamentos tel.: (61) 3901-3895 E-mail: sarah.portela@cultura.gov.br PrOtOCOlO Wilson Costa Protocolo tel.: (61) 3901-3924 E-mail: wilson.costa@cultura.gov.br teresinha Nobre Protocolo tel.: (61) 3901-3908 E-mail: teresinha.silva@cultura.gov.br Elenice santos Protocolo tel.: (61) 3901-3825 E-mail: elenice.santos@cultura.gov.br Jos lucas Estagirio E-mail: jose.sousa@cultura.gov.br

ministrio da Cultura secretaria de Cidadania Cultural (sCC) sCrs 502 sul, lotes 8 a 12, Bloco B, Braslia-dF CEP: 70330-520

69

realizao ministrio da Cultura ministro de Estado da Cultura Juca ferreira secretrio Executivo alfredo manevy secretrio de Cidadania Cultural Clio turino diretor de acesso a Cultura secretrio substituto tt Catalo Chefe de gabinete antnia rangel Coordenadora geral de gesto de Pontos de Cultura eliete braga Coordenadora geral de mobilizao e articulao de rede Juana nunes Coordenadora geral de Cidadania Cultural elaine tozzi Equipe da secretaria:
lvaro Caetano alexandre santine ana paula rodrigues andria fernanda anete Vidal Caetano ruas Camila palatucci Carlos firmino Clia barbosa Cris abramo Crissomaile Cardoso leandro aislan daniele malaquias dayanne timteo denise silva arajo elenice santos lio Cordeiro fernando miranda frederico Carelli gesilene pinheiro rocha gicelda silva heroneide lucena ieda pereira isabelle albuquerque talo rios ione Yamada Janaina Carvalho Java ribeiro J brando Josiane santana ribeiro Jos lucas Karina Zago

70

Karla pinhel Kleber fragoso ldia andrade lcia Campolina luciana oliveira de souza luciano feitosa luiz andrade (luiz sammartano) marcelo reges marilcia francisca da silva martha souza mnica Kimura natalia Caetano oswaldo farias pablo gonalves patrcia franco paula souza priscila pimentel regina Clia neto roberta Cordeiro roberta melo robson gomes rosane accio. sarah gonalves; stella farias solange moura sumaya dounis; tatiane ribeiro tt Catalo thomas strauss Valria labrea; Zildelene medeiros Zonda bez

Crditos da Publicao: Coordenadora geral de mobilizao e articulao de rede Juana nunes Coordenadores de Comunicao isabelle albuquerque Zonda bez Coordenao geral da edio dayanne timteo

Secretaria de Cidadania Cultural

strauss MinistrioComunicao da Cultura Fotos tt Catalo

design grfico:

textos Clio turino, dayanne timteo e Juana nunes


* este catlogo faz parte do projeto memria Viva da secretaria de Cidadania Cultural

71

72

se tem o dom, reparte com... a cidadania se d a quem se doa o dom cresce quando se faz com com quem trocar, com quem se d

TT Catalo - cortejo da reproclamao da republica - encerramento da TEIA III Brasilia 15 de novembro 2008

Ijaboti - aldeia moycarak, etnia membegrokr (sul do Par)

Secretaria de Cidadania Cultural

Ministrio da Cultura

Das könnte Ihnen auch gefallen