Sie sind auf Seite 1von 2

Escola de Msica e Belas Artes do Paran

Histria da Arte IV Professora: Maria Jos Justino Aluno: Joo Francisco Paes Resenha sobre o texto : Movimento modernista, de Mrio de Andrade.
Existem inmeros aspectos a serem analisados neste texto de Mrio de Andrade, aspectos scio - polticos e culturais que por vezes ficam pouco evidentes, pois o tema ao qual o texto se refere tambm se manifesta nas diferentes reas artsticas existentes nos anos 20 no Brasil.

Ao ler o texto possvel identificar um forte sentimento de anlise ou balano geral do que foi A Semana Moderna de 1922, da qual o autor participou ativamente, ao lado de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, entre outros. Mrio de Andrade acaba por nos apresentar tambm um retrato da sociedade paulistana e brasileira como um todo e tambm evidenciar algumas da tenses que interferiram diretamente na produo artstica da poca.

Mrio analisa o contexto do ponto de vista de quem realmente viveu extremamente de perto todos os acontecimentos: as festas, os jantares as conversas demasiadamente intelectualizadas, onde os membros que compunham a mesa de debates eram nada mais que seus amigos que, como ele dizia compunham a aristocracia cultural de So Paulo. Os encontros eram dedicados ento ao livre embate de ideias e ideais e, sobretudo, engendraram os acontecimentos que viriam a se desdobrar na fatdica semana moderna de 22.

Sua anlise no se prende parcialidade de quem tudo testemunhou. Mrio se desloca no espao de sua prpria narrativa e deixa transparecer seu lado crtico e analtico. Seus questionamentos se mostram extremamente maturados pelo tempo, parceiro necessrio para as reavaliaes propostas sabiamente pelo autor.

Ao tratar dos Modernistas, apresenta o ponto de vista nico de quem fez parte de algo grandioso, nos propondo a atenta observao de outros aspectos dos acontecimentos da poca com o intuito de esclarecer certas passagens que foram relatadas e difundidas de

forma pouco verdadeira. Mrio apresenta questionamentos que partem de suas prprias experincias com todo o movimento modernista, e de se chamar a ateno, entretanto, a extrema capacidade que tem de se ver como elemento participante e, ao mesmo tempo, sujeito s problemticas estticas e sociais do Brasil daquela poca.

Sendo um dos fundadores do Movimento Modernista, exmio crtico literrio , escritor e historiador, Mrio de Andrade soube fazer com maestria as perguntas certas sobre um dos mais importante movimentos estticos brasileiros.

Referncia Bibliogrfica: ANDRADE, Mrio de. Aspectos da Literatura Brasileira. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1943.

Das könnte Ihnen auch gefallen