Sie sind auf Seite 1von 66

ORIENTAES PARA A 2. FASE DO EXAME DE ORDEM. Na prova prtico-profissional permitida, exclusivamente, a consulta legislao sem qualquer anotao ou comentrio.

o. No permitido o uso de material didtico, tais como Manuais, Livros de Doutrina, sendo tambm vedado o uso de apostilas ou material que possua modelos de peas prticas, informativos de Tribunais, anotaes pessoais, manuscritas, impressas ou transcries, cpias reprogrficas, impresso da internet, jurisprudncias, dicionrios ou qualquer outro material de consulta. Os examinandos devero trazer os textos de consulta com a partes no permitidas j isoladas, por grampo ou fita adesiva. permitido utilizar legislao no comentada, cdigos, leis de introduo dos cdigos, ndice remissivo, instrues normativas, exposio de motivos, smulas, enunciados, regimento interno, resolues de tribunais, marca texto, trao ou simples remisso a artigos ou a lei e separao de cdigos por cores, marcador de pgina, post-it com remisso apenas a artigo ou a lei, clipes ou similares.

Sugerimos o uso do Vade Mecum Penal Ed. Rideel Organizador Rogrio Cury.
1 - Fique atento leitura do problema proposto e fase processual que se encontra. Voc deve utilizar somente os dados fornecidos pelo problema, sem acrescentar algo alheio ao enunciado. No assine a pea e nem fornea quaisquer outros dados pessoais. 2 - Reserve cerca de 3 hs para a elaborao da pea prtico-profissional e aproximadamente 25 a 30 minutos para cada questo, quando a prova tiver durao de 5 horas. 3 - Antes de iniciar a elaborao da pea realize um pequeno rascunho, contendo um esquema do que vai ser produzido, ou seja, anote qual a pea, para quem vai ser encaminhada, qual a tese, qual o pedido etc. Aps, inicie a feitura da pea. 4 - Durante a elaborao da pea e questes no utilize palavras repetidas. Cuidado para no repetir a mesma palavra no incio de pargrafos prximos, como tambm no mesmo pargrafo. Cite artigos de lei e Smulas, no bastando fazer constar seu contedo. 5 - Cuidado com os erros de grafia, acentuao e portugus. Eles podem levar reprovao. 6 - Na prova prtico-profissional, os examinadores avaliaro o endereamento, teses (preliminares e mrito), raciocnio jurdico, a fundamentao e sua consistncia, a capacidade de interpretao e exposio, a correo gramatical, pedido e a tcnica profissional demonstrada. Lembramos aos candidatos que, seja na(s) tese (s) e pedido(s), sempre devem citar artigos de lei e/ou smulas no corpo da pea, tendo em vista que isto vem sendo exigncia da FGV. 7 A procura dos temas nos Cdigos deve ser feita a partir do ndice alfabtico remissivo. Isto agiliza sua procura e, conseqentemente, o tempo de prova ser melhor aproveitado. 8 Cada pargrafo feito deve ser analisado para que no reste nenhum erro, como tambm para que o pargrafo seguinte no seja repetio do anterior. 9 A letra apresentada pelo candidato deve ser legvel, pois poder correr o risco do examinador no entend-la ou at mesmo interpret-la de modo diverso do que est realmente escrito. 10 As questes devem ser respondidas de forma objetiva, indo ao cerne do tema proposto. Lembramos aos candidatos que na respostas devem citar artigos de lei e/ou smulas, tendo em vista que isto vem sendo exigncia da FGV.

11 O candidato deve iniciar a prova com a elaborao da pea profissional e, em seguida responder as questes. 12 Importante lembrar que o examinador far a correo da prova analisando a conduta de um profissional. Portanto, o uso de tcnica profissional imprescindvel (boas frases, bons pargrafos, comentrios tcnicos e adequados para o caso, citao de artigos e smulas). 13 O candidato deve utilizar de raciocnio jurdico, amparado por legislao e Smulas do STJ e STF.

14 - Para a redao da pea profissional, o examinando dever formular texto com extenso
mxima de 150 (cento e cinquenta) linhas; para a redao das respostas s questes prticas, a extenso mxima do texto ser de 30 (trinta) linhas para cada questo. Ser desconsiderado, para efeito de avaliao, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extenso mxima permitida. 15 - Quando da realizao das provas prtico-profissionais, caso a pea profissional e/ou as respostas das questes prticas exijam assinatura, o examinando dever utilizar apenas a palavra "ADVOGADO". Ao texto que contenha outra assinatura, ser atribuda nota 0 (zero), por se tratar de identificao do examinando em local indevido. 16 - Na elaborao dos textos da pea profissional e das respostas s questes prticas, o examinando dever incluir todos os dados que se faam necessrios, sem, contudo, produzir qualquer identificao alm daquelas fornecidas e permitidas no caderno de prova. Assim, o examinando dever escrever o nome do dado seguido de reticncias (exemplo: "Municpio...", "Data...", "Advogado...", "OAB...", etc.). A omisso de dados que forem legalmente exigidos ou necessrios para a correta soluo do problema proposto acarretar em descontos na pontuao atribuda ao examinando nesta fase. 17 - Nos casos de propositura de pea inadequada para a soluo do problema proposto, considerando, neste caso, aquelas peas que justifiquem o indeferimento liminar por inpcia, principalmente quando se tratar de ritos procedimentais diversos, como tambm no se possa aplicar o princpio da fungibilidade nos casos de recursos, ou de apresentao de resposta incoerente com situao proposta ou de ausncia de texto, o examinando receber nota ZERO na redao da pea profissional ou na questo.

RESPOSTA ESCRITA ACUSAAO / RESPOSTA PRELIMINAR Observaes preliminares sobre a pea: uma pea utilizada aps a citao do acusado. Aps a deciso que recebeu provisoriamente a ao penal, o juiz abre prazo de 10 (dez) dias para o advogado apresentar a defesa, podendo nela alegar tudo (teses preliminares e de mrito) o que entenda necessrio, devendo arrolar as suas testemunhas, sob pena de precluso. Fundamentos Legais Artigo 396-A do Cdigo de Processo Penal, ou a fundamentao da Legislao Especial, ou sendo o procedimento da primeira fase do jri, nos termos do art. 406 do CPP. Endereamento uma pea endereada exclusivamente a primeira instncia juiz de Direito ou juiz federal competente de uma Vara Criminal ou Vara do Jri, ou seja, dirigida ao juiz da vara onde tramita o processo (juiz onde houve a distribuio da ao penal). Denominao do postulante O indivduo que apresenta a Defesa Escrita recebe a denominao de ACUSADO, RU ou IMPUTADO. Prazo A Resposta escrita acusao, necessariamente deve ser apresentada dentro de 10 (dez) dias aps a citao do acusado. A contagem do prazo deve ser feita a partir do dia til seguinte aps a citao, isto nos termos da Smula 710 do STF e do art. 798 do CPP. Contudo, caso a citao tenha sido realizada por edital, o prazo comear a fluir a partir de seu comparecimento ao processo. Hiptese Esta Defesa pea obrigatria, pois se o acusado, atravs de seu advogado no apresentar no prazo legal, o juiz, dever nomear defensor para faz-lo, sob pena de nulidade por cerceamento de defesa. Forma Compe-se de uma nica pea, tal como as peas j estudadas, onde poder ser tratada tese preliminar (pressupostos processuais, condies para o exerccio da ao penal, inpcia, falta de justa causa para o exerccio da ao penal, nulidades etc) e de mrito (excludentes de ilicicitude, culpabilidade, salvo inimputabilidade, tipicidade etc), alm de arrolar testemunhas (8 rito ordinro; 5 - rito sumrio), sob pena de precluso.

Observaes imprescindveis A Reposta Escrita Acusao ser apresentada aps a citao do acusado, dentro do prazo de 10 (dez) dias. Tambm recebe a denominao, por alguns autores, de Defesa Preliminar ou Resposta Preliminar. A dica mais comum para se saber se o caso de apresentao da pea em tela que houve a citao do acusado. Na resposta acusao pode haver discusso do mrito da causa, argies de teses preliminares. Ademais, devem ser arroladas as testemunhas, sob pena de precluso. As excees devem ser articuladas em arrazoado separado. JRI H Resposta Escrita Acusao na primeira fase do Jri (sumrio de culpa). Tal pea vem prevista no art. 406 do CPP e possui prazo de 10 (dez) dias. Aqui, a Resposta Escrita Acusao possui nmero mximo de 8 testemunhas. Na Resposta da primeira fase do Jri, podem ser argidas preliminares e teses de mrito. Vale lembrar, que a excludente de ilicitude da inimputabilidade, desde que seja a nica tese da defesa, poder levar absolvio sumria, nos termos do pargrafo nico do art. 415 do CPP. Casos Prticos A Dino foi citado na data de ontem. Apresente a medida processual cabvel. B O magistrado recebeu a ao penal e determinou a citao do acusado, fato que ocorreu na data de ontem. Modelo Prtico Excelentssimo Senhor Juiz de Direito da _____ Vara Criminal da Comarca de ______________, Estado de _______. ou Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ____ Vara Federal da Subseco Judiciria de _______, do Estado de _______, (pular 2 linhas) Processo n __/__

(pular 8 linhas) _______, qualificado nos autos da Ao Penal que lhe move a Justia Pblica, processo em epgrafe, via de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia, apresentar RESPOSTA ESCRITA, a que alude o artigo 396-A do Cdigo de Processo Penal (ou a Legislao Especial ou art. 406 CPP Jri) expondo e requerendo o que segue: (pular 1 linha) DOS FATOS: Narrar os fatos em pargrafos de ate 4 ou 5 linhas, no repetindo a mesma palavra dentro do mesmo pargrafo. (pular 1 linha) DA PRELIMINAR: Narrar a preliminar, tal como citao defeituosa, hiptese de rejeio da ao penal etc. Na narrativa da preliminar, pode ser citada doutrina e jurisprudncia, alem de ficar bem esclarecido o motivo que deu ensejo para essa alegao. (pular 1 linha) DO MERITO: Narrar a tese de mrito, como, por exemplo, hiptese de absolvio sumria, nos termos do art. 397 do CPP. (pular 1 linha) DOS PEDIDOS: Nesta fase, havendo a argio de preliminar, deve ser feito o pedido preliminar e de mrito. No havendo argio de preliminar, mas somente tese de mrito, o pedido ser apenas em relao a tese alegada. Fique atento no pedido, para a presena das hipteses do art. 397 do CPP, pois aps a apresentao da resposta escrita, os autos sero enviados ao juiz que decidira sob a hiptese de absolvio sumria ou no. No se esquea de arrolar testemunhas, realizando a qualificao e requerendo as devidas intimaes, como por exemplo: ROL DE TESTEMUNHAS: Nome ___________ ; qualificao ________; Endereo __________ . Nome ___________ ; qualificao ________; Endereo __________ . Nome ___________ ; qualificao ________; Endereo __________ .

Nome ___________ ; qualificao ________; Endereo __________ . Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado _________________ O . A . B. / ______. n _________

CASOS REFERENTES MATRIA

1 - Alessandro, de 22 anos de idade, foi denunciado pelo Ministrio Pblico como incurso nas penas previstas no art. 213, c/c art. 224, alnea b, do Cdigo Penal, por crime praticado contra Geisa, de 20 anos de idade. Na pea acusatria, a conduta delitiva atribuda ao acusado foi narrada nos seguintes termos: "No ms de agosto de 2000, em dia no determinado, Alessandro dirigiu-se residncia de Geisa, ora vtima, para assistir, pela televiso, a um jogo de futebol. Naquela ocasio, aproveitando-se do fato de estar a ss com Geisa, o denunciado constrangeu-a a manter com ele conjuno carnal, fato que ocasionou a gravidez da vtima, atestada em laudo de exame de corpo de delito. Certo que, embora no se tenha valido de violncia real ou de grave ameaa para constranger a vtima a com ele manter conjuno carnal, o denunciando aproveitou-se do fato de Geisa ser incapaz de oferecer resistncia aos seus propsitos libidinosos assim como de dar validamente o seu consentimento, visto que deficiente mental, incapaz de reger a si mesma." Nos autos, havia somente a pea inicial acusatria, os depoimentos prestados na fase do inqurito e a folha de antecedentes penais do acusado. O juiz da 2. Vara Criminal do Estado XX recebeu a denncia e determinou a citao do ru para se defender no prazo legal, tendo sido a citao efetivada em 18/11/2008. Alessandro procurou, no mesmo dia, a ajuda de um profissional e outorgou-lhe procurao ad juditia com a finalidade especfica de ver-se defendido na ao penal em apreo. Disse, ento, a seu advogado que no sabia que a vtima era deficiente mental, que j a namorava havia algum tempo, que sua av materna, Romilda, e sua me, Geralda, que moram com ele, sabiam do namoro e que todas as relaes que manteve com a vtima eram consentidas. Disse, ainda, que nem a vtima nem a famlia dela quiseram dar ensejo ao penal, tendo o promotor, segundo o ru, agido por conta prpria. Por fim, Alessandro informou que no havia qualquer prova da debilidade mental da vtima.

Em face da situao hipottica apresentada, redija, na qualidade de advogado(a) constitudo(a) pelo acusado, a pea processual, privativa de advogado, pertinente defesa de seu cliente. Em seu texto, no crie fatos novos, inclua a fundamentao legal e jurdica, explore as teses defensivas e date o documento no ltimo dia do prazo para protocolo.

2 Tcio foi preso em flagrante pela prtica do crime de furto. Houve a decretao de priso preventiva, que fora revogada a pedido do Ministrio Pblico quando do oferecimento da denncia. A exordial acusatria imputou a Tcio a figura tpica prevista no art. 155 caput do CP, em razo de ter subtrado quatro CDs de msica de uma loja especializada, sendo avaliados em R$ 25,00 (vinte e cinco reais) cada qual, totalizando o importe de R$ 100,00 (cem reais). O objeto do furto foi integralmente devolvido vtima. Foram testemunhas dos fatos e da devoluo dos CDs vtima os Srs. Mvio de Rivera e Sassoferrato de Brtolo. Na data de ontem, Tcio, que primrio e de bons antecedentes criminais, foi citado e recebeu cpia da denncia. Questo: Apresente a pea cabvel para a defesa de Tcio.

CASO OAB / FGV


PEA PRTICO-PROFISSIONAL A Polcia Civil do Estado do Rio Grande do Sul recebe notcia crime identificada, imputando a Maria Campos a prtica de crime, eis que mandaria crianas brasileiras para o estrangeiro com documentos falsos. Diante da notcia crime, a autoridade policial instaura inqurito policial e, como primeira providncia, representa pela decretao da interceptao das comunicaes telefnicas de Maria Campos, dada a gravidade dos fatos noticiados e a notria dificuldade de apurar crime de trfico de menores para o exterior por outros meios, pois o modus operandi envolve sempre atos ocultos e exige estrutura organizacional sofisticada, o que indica a existncia de uma organizao criminosa integrada pela investigada Maria. O Ministrio Pblico opina favoravelmente e o juiz defere a medida, limitando-se a adotar, como razo de decidir, os fundamentos explicitados na representao policial. No curso do monitoramento, foram identificadas pessoas que contratavam os servios de Maria Campos para providenciar expedio de passaporte para viabilizar viagens de crianas para o exterior. Foi gravada conversa telefnica de Maria com um funcionrio do setor de passaportes da Polcia Federal, Antnio Lopes, em que Maria consultava Antnio sobre os passaportes que ela havia solicitado, se j estavam prontos, e se poderiam ser enviados a ela. A pedido da autoridade policial, o juiz deferiu a interceptao das linhas telefnicas utilizadas por Antnio Lopes, mas nenhum dilogo relevante foi interceptado. O juiz, tambm com prvia representao da autoridade policial e manifestao favorvel do Ministrio Pblico, deferiu a quebra de sigilo bancrio e fiscal dos investigados, tendo sido identificado um depsito de dinheiro em espcie na conta de Antnio, efetuado naquele mesmo ano, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O monitoramento telefnico foi mantido pelo perodo de quinze dias, aps o que foi deferida medida de busca e apreenso nos endereos de Maria e Antnio. A deciso foi proferida nos seguintes termos: diante da gravidade dos fatos e da real possibilidade de serem encontrados objetos relevantes para investigao, defiro

requerimento de busca e apreenso nos endereos de Maria (Rua dos Casais, 213) e de Antnio (Rua Castro, 170, apartamento 201). No endereo de Maria Campos, foi encontrada apenas uma relao de nomes que, na viso da autoridade policial, seriam clientes que teriam requerido a expedio de passaportes com os nomes de crianas que teriam viajado para o exterior. No endereo indicado no mandado de Antnio Lopes, nada foi encontrado. Entretanto, os policiais que cumpriram a ordem judicial perceberam que o apartamento 202 do mesmo prdio tambm pertencia ao investigado, motivo pelo qual nele ingressaram, encontrando e apreendendo a quantia de cinquenta mil dlares em espcie. Nenhuma outra diligncia foi realizada. Relatado o inqurito policial, os autos foram remetidos ao Ministrio Pblico, que ofereceu a denncia nos seguintes termos: o Ministrio Pblico vem oferecer denncia contra Maria Campos e Antnio Lopes, pelos fatos a seguir descritos: Maria Campos, com o auxlio do agente da polcia federal Antnio Lopes, expediu diversos passaportes para crianas e adolescentes, sem observncia das formalidades legais. Maria tinha a finalidade de viabilizar a sada dos menores do pas. A partir da quantia de dinheiro apreendida na casa de Antnio Lopes, bem como o depsito identificado em sua conta bancria, evidente que ele recebia vantagem indevida para efetuar a liberao dos passaportes. Assim agindo, a denunciada Maria Campos est incursa nas penas do artigo 239, pargrafo nico, da Lei n. 8069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente), e nas penas do artigo 333, pargrafo nico, c/c o artigo 69, ambos do Cdigo Penal. J o denunciado Antnio Lopes est incurso nas penas do artigo 239, pargrafo nico, da Lei n. 8069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente) e nas penas do artigo 317, 1, c/c artigo 69, ambos do Cdigo Penal. O juiz da 15 Vara Criminal de Porto Alegre, RS, recebeu a denncia, nos seguintes termos: compulsando os autos, verifico que h prova indiciria suficiente da ocorrncia dos fatos descritos na denncia e do envolvimento dos denunciados. H justa causa para a ao penal, pelo que recebo a denncia. Citem-se os rus, na forma da lei. Antnio foi citado pessoalmente em 27.10.2010 (quartafeira) e o respectivo mandado foi acostado aos autos dia 01.11.2010 (segunda-feira). Antnio contratou voc como Advogado, repassando-lhe nomes de pessoas (Carlos de Tal, residente na Rua 1, n. 10, nesta capital; Joo de Tal, residente na Rua 4, n. 310, nesta capital; Roberta de Tal, residente na Rua 4, n. 310, nesta capital) que prestariam relevantes informaes para corroborar com sua verso. Nessa condio, redija a pea processual cabvel desenvolvendo TODAS AS TESES DEFENSIVAS que podem ser extradas do enunciado com indicao de respectivos dispositivos legais. Apresente a pea no ltimo dia do prazo. GABARITO O candidato dever redigir Resposta Acusao endereada ao Juiz de Direito da 15 Vara Criminal de Porto Alegre, RS, com base nos artigos 396 e/ou 396-A do Cdigo de Processo Penal. indispensvel a indicao do dispositivo legal que fundamenta a apresentao da pea. Peas denominadas Defesa Previa, Defesa Preliminar e Resposta Preliminar sem indicao do dispositivo legal no sero aceitas. Peas com fundamento simultneo nos artigos 406 e 514 do Cdigo de Processo Penal, ou em qualquer artigo de outra lei no sero aceitas. Quando se indicava os artigos 396 e/ou 396-A, as peas eram aceitas independente do nome, salvo quando tambm se fundamentavam no art. 514 do Cdigo de Processo Penal ou em outro artigo no aplicvel ao caso. Admitiu-se a resposta acompanhada da exceo de incompetncia, pontuando-se os argumentos constantes de ambas as peas. A primeira questo preliminar que dever ser arguida incompetncia da Justia Estadual para processar o feito, eis que o crime de competncia federal, nos termos do que prev o artigo 109, V, da Constituio Federal. Relativamente a esse tema, admitiu-se tambm a arguio de incompetncia com base no inciso IV do art. 109, da Constituio. Em ambos os casos, ser considerada vlida a indicao da transnacionalidade do crime ou a circunstncia de ser uma acusao de crime supostamente praticado por funcionrio pblico federal no exerccio das funes e com estas relacionadas. Admite-se tambm a simples referncia ao dispositivo da Constituio, ou at mesmo Smula n. 254, do extinto mas sempre Egrgio Tribunal Federal

de Recursos. No ser aceita, por outro lado, a referncia ao art. 109, I da Constituio nem s Smulas 122 e/ou 147 do STJ. A segunda questo preliminar que dever ser arguida nulidade na interceptao telefnica. Aqui, foram pontuados separadamente os dois argumentos para sustentar a nulidade: (a) falta de fundamentao da deciso nos termos do que disciplina o artigo 5, da Lei n. 9.296/96 e artigo 93, IX, da Constituio da Repblica; no mesmo sentido; (b) impossibilidade de se decretar a medida de interceptao telefnica como primeira medida investigativa, no respeitando o princpio da excepcionalidade, violando o previsto no artigo 2, II, da Lei n. 9.296/96. Na nulidade da interceptao no se aceitar o argumento do art. 4, acerca da ausncia de indicao de como seria implementada a medida. Tambm no se aceitar a nulidade decorrente da incompetncia para a decretao, eis que o argumento da incompetncia era objeto de pontuao especfica. A terceira questo preliminar que dever ser arguida a nulidade da deciso que deferiu a busca e apreenso nula, eis que genrica e sem fundamentao, fulcro no artigo 93, IX, da Constituio da Repblica. A quarta questo preliminar que dever ser arguida a nulidade da apreenso dos cinquenta mil dlares, eis que o ingresso no outro apartamento de Antnio, onde estava a quantia, no estava autorizado judicialmente. Relativamente a este ponto, era indispensvel que se associasse a ilegalidade ao conceito de prova ilcita e consequentemente requerendo-se a desconsiderao do dinheiro l apreendido. A quinta questo preliminar que dever ser arguida a inpcia da inicial acusatria, eis que a conduta genrica, sem descrever as elementares do tipo de corrupo passiva e sem imputar fato determinado. Isso viola o previsto no artigo 8, 2, b, do Decreto 678/92, o qual prev como garantia do acusado a comunicao prvia e pormenorizada da acusao formulada. Alm disso, limita o exerccio do direito de defesa, em desrespeito ao previsto no artigo 5, LV, da Constituio da Repblica. Por fim, h violao ao artigo 41, do Cdigo de Processo Penal. Em relao ao crime de corrupo passiva, previsto no artigo 317, 1, do Cdigo Penal, o candidato dever apontar a falta de justa causa para a ao penal. Afirmaes genricas de falta de justa causa no sero consideradas suficientes para obteno da pontuao. Com efeito, preciso que o candidato faa um cotejo entre o tipo penal (com seus elementos normativos, objetivos e subjetivos) e os fatos narrados no enunciado da questo. So exemplos de argumentos: no h prova suficiente de que o ru recebia vantagem indevida para a emisso de passaportes de forma irregular; no h nenhuma prova de que os passaportes fossem emitidos de forma irregular; nenhum passaporte foi apreendido ou periciado na fase de inqurito policial; no h prova de que os passaportes supostamente requeridos por Maria na ligao telefnica foram, efetivamente, emitidos; no h prova de que houve o exaurimento do crime, nos termos do que prev o 1 do artigo 317, do Cdigo Penal, ou seja, que Antnio tenha efetivamente praticado ato infringindo dever funcional. No que tange ao crime previsto no artigo 239, pargrafo nico, da Lei n. 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente), no h qualquer indcio da prtica delituosa por parte de Antnio, eis que no h sequer referncia de que ele tivesse cincia da inteno de Maria. Em outras palavras, o candidato dever indicar que no havia conscincia de que Antnio estivesse colaborando para a prtica do crime supostamente praticado por Maria, inexistindo, dessa forma dolo. Assim como no caso do crime anterior, afirmaes genricas de falta de justa causa no sero consideradas suficientes para obteno da pontuao. Com efeito, preciso que o candidato faa um cotejo entre o tipo penal (com seus elementos normativos, objetivos e subjetivos) e os fatos narrados no enunciado da questo. Dessa forma, relativamente atipicidade do crime do art. 239, indispensvel que o candidato apontasse a ausncia de dolo ou falasse do elemento subjetivo do tipo. Argumentos relacionados exclusivamente ao nexo causal no sero considerados aptos. Ao final, o candidato dever especificar provas, indicando rol de testemunhas. Os requerimentos devem ser de declarao das nulidades, absolvio sumria e, alternativamente, instruo processual com produo da prova requerida pela defesa. Para pontuar o pedido no necessrio que o candidato faa todos os pedidos constantes do gabarito, mas que seus pedidos estejam coerentes com a argumentao desenvolvida na pea. Por outro lado, se houver

argumentos flagrantemente equivocados em maior nmero do que adequados, o pedido deixar de ser pontuado. No pedido, no foi admitida absolvio com fulcro no art. 386 e do 415 do Cdigo de Processo Penal, j que ele trata das hipteses de absolvio aps o transcurso do processo, e no na fase de resposta. O ltimo dia do prazo 08.11.2010, eis que a contagem inicia na data da intimao pessoal. No sero aceitas datas como 06 ou 07 de novembro, pois o enunciado claro ao especificar que a petio deveria ser protocolada no ltimo dia do prazo, o qual se prorrogou at o dia til subsequente. Erros como 08 de outubro e 08 de setembro (ou qualquer outra data) sero considerados insuscetveis de pontuao. Por fim, o gabarito no contempla nenhuma atribuio de pontuao para as argumentaes relativas : (1) ausncia de notificao para apresentar resposta preliminar (art. 514, Cdigo de Processo Penal); (2) nulidade da deciso que decretou a quebra do sigilo bancrio. Tambm no ser atribuda pontuao simples narrativa dos fatos nem s afirmaes genricas de que no havia justa causa para a ao penal. ITENS DE CORREO - Incompetncia da Justia Estadual. Artigo 109, V, CF. 0,75 - Nulidade da deciso que decretou a interceptao telefnica como primeira medida investigatria. Artigo 2, II, da Lei n. 9.296/96. 0,25 - Nulidade da deciso que decretou a interceptao telefnica sem fundamentao adequada. Basta indicar um dos seguintes dispositivos: artigo 5, da Lei n. 9.296/96 e artigo 93, IX, da Constituio da Repblica. 0,25 - Nulidade da deciso que deferiu a busca e apreenso por ser genrica e sem devida fundamentao. Artigo 93, IX, da Constituio da Repblica. 0,50 - Nulidade na apreenso dos cinquenta mil dlares em endereo para o qual no havia autorizao judicial. 0,50 - Inpcia da denncia, eis que genrica. Basta indicar um dos seguintes dispositivos: artigo 8, 2, b, do Decreto 678/92, artigo 5, LV, da Constituio da Repblica, e artigo 41, do Cdigo de Processo Penal. 0,50 - Falta de justa causa para ao penal em relao ao crime previsto no artigo 317, 1, do Cdigo Penal. 0,75 - Atipicidade do artigo 239, pargrafo nico, da Lei n. 8.069/90, eis que sem dolo. 0,50 - Apresentao de requerimento de declarao de nulidades, absolvio sumria e, alternativamente, sendo instrudo o feito, produo das provas em direito admitidas. 0,25 - Apresentao de rol de testemunhas. 0,25 - Prazo: 08/11/2010. 0,50

MEMORIAS/ALEGAES FINAIS Observaes preliminares sobre a pea: As Alegaes Finais ou Memoriais Escritos a pea a ser utilizada aps o final da instruo criminal e antes da prolao de sentena. Nela as partes fazem um resumo do que consta dos autos, sendo a ltima oportunidade, antes da sentena, para as partes frisarem suas teses preliminares e de mrito. Com a reforma do CPP (lei 11.719/08), haver apresentao de Alegaes Finais (Memoriais Escritos), quando no puderem ser realizadas de maneira oral (regra atual). Desta feita, apenas em casos complexos, ou de grande nmero de acusados, haver a converso dos memoriais orais em escritos, nos termos do art. 403, 3 do CPP. Aqui, para a apresentao da pea em questo, existe processo e existe momento processual especfico, ou seja, aps o trmino da instruo criminal. Fundamentos Legais Art. 403, 3 do Cdigo de Processo Penal, sendo o rito ordinrio. Porm em caso de procedimento de competncia do Jri (primeira fase do Jri), o respaldo legal encontrado no art. 411 do CPP, no havendo previso de converso de memorial oral em escrito. Contudo, tal converso admitida pela doutrina e na prtica forense. Endereamento encaminhada a um juiz de Direito (ou Juiz Federal) competente da Vara Criminal onde tramita o processo (procedimento comum ordinrio) ou da Vara do Jri (procedimento especial do jri crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados e os crimes conexos). Denominao do postulante Como na Resposta Escrita, a denominao utilizada pelo indivduo que apresenta as Alegaes Finais, ACUSADO, RU ou IMPUTADO. Prazo Quando h converso de memoriais orais em escritos, so 5 (cinco) dias sucessivos para cada parte (acusao e defesa). Hiptese a ltima manifestao das partes antes da prolao de sentena, ou seja, o momento processual adequado para as partes argirem suas teses (preliminares e mrito), antes que se d uma soluo de 1 instncia para o caso.

Tratando de rito ordinrio, aps a apresentao dos memoriais, haver prolao de sentena condenatria ou absolutria. Por sua vez, tratando-se do rito especial da primeira fase do Jri, aps a apresentao dos memoriais, poder haver deciso de pronncia (art. 413 CPP), impronncia (art. 414 CPP), absolvio sumria (art. 415 CPP) ou desclassificao (art. 419 CPP). Forma elaborada em uma nica pea, podendo ser dividida em preliminar e mrito conforme o caso apresentado. Observaes imprescindveis Nas Alegaes Finais sempre h momento processual especfico, sendo elaborada primeiramente pela acusao e aps pela defesa. Para a elaborao da pea em estudo, o caso deve trazer em qual fase se encontra o processo, ou seja, aps o trmino da instruo criminal, o que se d aps a realizao da audincia de instruo. Deve constar que o houve a converso de memoriais orais em escritos, ou que o MP j elaborou suas Alegaes Finais, ou que o MP opinou pela condenao, ou que o MP opinou pela pronncia, ou ainda que o processo esta na fase do art. 403 CPP etc. Quando estamos na fase de Memoriais/Alegaes Finais, temos processo, no temos sentena e no temos trnsito em julgado. Casos prticos A Elabore a defesa final de seu cliente. B O processo em epgrafe est na fase do art. 403 do CPP. C O representante do Ministrio Pblico apresentou seus Memoriais. D - Elabore os Memoriais de Defesa de seu cliente. Modelo Prtico (rito ordinrio) Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Egrgia ____ Vara Criminal da Comarca de ____________, Estado de So Paulo, ou Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Federal da Subseco Judiciria de ____________, Estado de ________, (pular 2 linhas) Processo n __/__

(pular 8 linhas) _____________, qualificado nos autos da Ao Penal que lhe move a Justia Pblica, por infrao ao artigo ____ do ou da ________ , via de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente douta presena de Vossa Excelncia, com fulcro no art. 403 do Cdigo de Processo Penal, apresentar MEMORIAIS ESCRITOS, expondo e requerendo o quanto segue: (pular 1 linha) DOS FATOS: (pular 1 linha) O presente processo, diz respeito a suposta prtica do crime de _____________ e, segundo consta na exordial, o ora imputado ____________ (narrar os fatos, sem que haja a repetio da mesma palavra dentro do mesmo pargrafo, como tambm que o pargrafo tenha, no maximo, entre 4 ou 5 linhas). (pular 1 linha) DA PRELIMINAR: (pular 1 linha) Narrar a tese preliminar, com a meno de doutrina e jurisprudncia. (pular 1 linha) DO MERITO: Via de regra este o momento de articular tese que redunde na absolvio do cliente (pular 1 linha) *no esquecer de reservar, conquanto no haja consulta, espao especfico para colocao de doutrina e jurisprudncia, que deve ser assim enunciada, por exemplo: A jurisprudncia j afirmou que nos crimes materiais contra a ordem tributria imprescindvel o lanamento, que condiciona a prpria tipicidade da conduta (Smula Vinculante 24 do STF) Ou A doutrina de Guilherme Nucci tem merecido reiteradas citaes dos Tribunais. O eminente autor entende que... (Cdigo Penal, p....,). Obs. Importante: o candidato s deve citar jurisprudncia ou doutrina que conhea, desde que saiba exatamente o nome do livro, do autor ou o nmero do recurso criminal enfrentado pela corte.

(pular 1 linha) SUBSIDIARIAMENTE Aqui o candidato deve mencionar todas as teses alternativas anulao do processo e a absolvio pura e simples. A pertinncia da tese depender do caso concreto. Apenas para ilustrar, aqui vo algumas teses que o candidato deve saber manusear na hora da prova: Desclassificao (ateno com eventual prescrio ou decadncia que dela derivar e com a smula 337 do STJ). Afastamento de qualificadoras. Circunstncias judiciais favorveis. Reconhecimento de atenuantes. Afastamento de agravantes e causas de aumento. Reconhecimento de causas de diminuio. Concurso de crimes mais favorvel ao agente. Regime inicial de cumprimento de pena menos gravoso. Substituio da pena por restritiva de direitos, ou pena de multa. Sursis. Recurso em liberdade. Negativa de indenizao. Negativa aos efeitos do art. 91 do CP.

CONSIDERAES DERRADEIRAS): (pular 1 linha)

FINAIS

(CONSIDERAES

A acusao no logrou provar o que imputara na denncia e as provas produzidas impe a prolao de uma sentena absolutria (pular 1 linha) imprescindvel, para uma condenao criminal, um juzo de certeza. Meras suposies no bastam para levar a uma sentena penal condenatria. Entretanto, se V. Exa. entender de forma diversa, a condenao no pode ser nos termos que pretende o Parquet, devendo ser considerados os argumentos acima expendidos. (pular 1 linha) DOS PEDIDOS: (pular 1 linha) Por tudo quanto foi exposto e inequivocamente provado, a defesa requer: a) preliminarmente a .... nulidade absoluta .......... b) Caso V. Exa entender de forma diversa, afastando a nulidade apontada, quanto ao mrito, postula-se a absolvio do acusado, com fulcro no inciso __, do artigo 386 do Cdigo de Processo Penal.

c) Apenas pela eventualidade, em caso do no acatamento da tese meritria, subsidiariamente requer a substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, nos termos do art. 44 do CP (ou suspenso condicional da pena art. 77 CP; ou causa de diminuio de pena etc). OBS Sendo caso de rito especial do Jri, alm de preliminares, a defesa poder requerer a impronncia (art. 414 CPP); absolvio sumria (art. 415 CPP) ou desclassificao (art. 415 CPP). Em verdade, plenamente possvel requerer como tese principal a absolvio sumria (art. 415 CPP) e, subsidiariamente, a desclassificao (art. 419 CPP). (pular 1 linha) Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado _________________ O.A.B. / ____. n _____________ CASOS REFERENTES MATRIA 1 Mariano Pereira, brasileiro, solteiro, nascido em 20/1/1987, foi denunciado pela prtica de infrao prevista no art. 157, 2., incisos I e II, do Cdigo Penal, porque, no dia 19/2/2007, por volta das 17 h 40 min, em conjunto com outras duas pessoas, ainda no identificadas, teria subtrado, mediante o emprego de arma de fogo, a quantia de aproximadamente R$ 20.000,00 de agncia do banco Zeta, localizada em Braslia DF. Consta na denncia que, no dia dos fatos, os autores se dirigiram at o local e convenceram o vigia a permitir sua entrada na agncia aps o horrio de encerramento do atendimento ao pblico, oportunidade em que anunciaram o assalto. Alm do vigia, apenas uma bancria, Maria Santos, encontrava-se no local e entregou o dinheiro que estava disponvel, enquanto Mariano, o nico que estava armado, apontava sua arma para o vigia. Fugiram em seguida pela entrada da agncia. Durante o inqurito, o vigia, Manoel Alves, foi ouvido e declarou: que abriu a porta porque um dos ladres disse que era irmo da funcionria; que, aps destravar a porta e o primeiro ladro entrar, os outros apareceram e no conseguiu mais travar a porta; que apenas um estava armado e ficou apontando a arma o tempo todo para ele; que nenhum disparo foi efetuado nem sofreram qualquer violncia; que levaram muito dinheiro; que a agncia estava sendo desativada e no havia muito movimento no local.

O vigia fez retrato falado dos ladres, que foi divulgado pela imprensa, e, por intermdio de uma denncia annima, a polcia conseguiu chegar at Mariano. O vigia Manoel reconheceu o indiciado na delegacia e faleceu antes de ser ouvido em juzo. Regularmente denunciado e citado, em seu interrogatrio judicial, acompanhado pelo advogado, Mariano negou a autoria do delito. A defesa no apresentou alegaes preliminares. Durante a instruo criminal, a bancria Maria Santos afirmou: que no consegue reconhecer o ru; que ficou muito nervosa durante o assalto porque tem depresso; que o assalto no demorou nem 5 minutos; que no houve violncia nem viu a arma; que o Sr. Manoel faleceu poucos meses aps o fato; que ele fez o retrato falado e reconheceu o acusado; que o sistema de vigilncia da agncia estava com defeito e por isso no houve filmagem; que o sistema no foi consertado porque a agncia estava sendo desativada; que o Sr. Manoel era meio distrado e ela acredita que ele deixou o primeiro ladro entrar por boa f; que sempre ficava at mais tarde no banco e um de seus 5 irmos ia busc-la aps as 18 h; que, por ficar at mais tarde, muitas vezes fechava o caixa dos colegas, conferia malotes etc.; que a quantia levada foi de quase vinte mil reais. O policial Pedro Domingos tambm prestou o seguinte depoimento em juzo: que o retrato falado foi feito pelo vigia e muito divulgado na imprensa; que, por uma denncia annima, chegaram at Mariano e ele foi reconhecido; que o ru negou participao no roubo, mas no explicou como comprou uma moto nova vista j que est desempregado; que os assaltantes provavelmente vigiaram a agncia e notaram a pouca segurana, os horrios e hbitos dos empregados do banco Zeta; que no recuperaram o dinheiro; que nenhuma arma foi apreendida em poder de Mariano; que os outros autores no foram identificados; que, pela sua experincia, tem plena convico da participao do acusado no roubo. Na fase de requerimento de diligncias, a folha de antecedentes penais do ru foi juntada e consta um inqurito em curso pela prtica de crime contra o patrimnio. Na fase seguinte, a acusao pediu a condenao nos termos da denncia. Em face da situao hipottica apresentada, redija, na qualidade de advogado(a) de Mariano, a pea processual, privativa de advogado,pertinente defesa do acusado. Inclua, em seu texto, a fundamentao legal e jurdica, explore as teses defensivas possveis e date no ltimo dia do prazo para protocolo, considerando que a intimao tenha ocorrido no dia 23/6/2008, segundafeira. 2 Abravamel, empresrio, com 45 anos de idade, teve por vrias vezes sua residncia assaltada. No dia 25/09/00, ao retornar para sua residncia, notou que a porta de sua casa estava aberta, momento em que viu um vulto caminhando em sua direo. Indagou algumas vezes quem era tal pessoa, no logrando xito, porm o citado vulto continuava a caminhar em sua direo, quando de imediato, o empresrio saca de sua arma e atira. Aps o ocorrido, apurou-se

que tal vulto era de um deficiente mental. Instaurou-se processo, e no final da instruo, o representante do Ministrio Pblico requereu a pronncia do empresrio. Questo: Como advogado, e intimado na data de hoje aplique a medida cabvel ao caso. 3 Barriga, com 22 anos de idade, desempregado, genitor de trs filhos, passando por grandes dificuldades financeiras, segundo narra a denncia, cometeu o crime de furto, pois se dirigiu at um comrcio na cidade de Brotas-SP, e l chegando subtraiu para si duas mas, sendo posteriormente denunciado como incurso no artigo 155 do Cdigo Penal. No obteve a suspenso condicional do processo, por ser reincidente em crime que praticou de forma dolosa. Durante a instruo criminal, as testemunhas arroladas pela acusao foram unssonas em afirmar que no presenciaram a prtica do crime. O representante do Ministrio Pblico pugnou pela condenao nas penas do art. 155, capu do CP. Questo: Como advogado de Barriga apresente a pea cabvel, tendo em vista ter sido intimado na data de ontem. 5 Carlos, com 33 anos de idade, est sendo processado na cidade de Mogi Mirim, pelo crime de falsidade ideolgica, pois serviu de testemunha instrumentria do registro de nascimento do recm nascido, do qual Alberto dizia ser o genitor, pois segundo ele havia mantido relaes sexuais com a me do recm nascido. Questo: No transcorrer do processo, o Parquet opinou pela condenao de Carlos nas penas da lei. Defenda-o. 6 Caim, enfermeiro, do Hospital sem Base, responde processo por praticar ato que se adequa ao que dispe o artigo 121, pargrafo 2, inciso III, 1 parte, c.c. o artigo 14, inciso II do CP, pois segundo narra a denncia, tal enfermeiro tentou matar Abel, mediante aplicao de injeo intravenosa. Feito o laudo, para apurar o carter da substncia utilizada, este concluiu que tal substncia no possua potencialidade lesiva, no podendo, atravs de seu uso, causar a morte de ningum. O representante do Ministrio Pblico apresentou suas Alegaes Finais, requerendo a pronncia de Caim, conforme versava a denncia. Questo: Advogue para Caim.

RECURSOS COMPETCIA RECURSAL DA JUSTIA COMUM ESTADUAL No que diz respeito a Justia Comum Estadual temos o Tribunal de Justia (Seo Criminal), que tem competncia para julgar recursos relacionados a todos os crimes, salvo os crimes de menor potencial ofensivo (crimes com pena mxima em abstrato de at 2 anos e a contravenes penais) que sero julgados pelo Colgio Recursal do Juizado Especial Criminal da comarca onde foi julgado o caso. Tambm vale lembrar que em tal rgo, seus componentes recebem a denominao de Desembargadores. Por sua vez, na Justia Comum Estadual, em 1 instncia temos Juzes de Direito da Vara Criminal ou Vara do Jri da Comarca de Fortaleza, Estado do Cear, por exemplo. Quanto 2 instncia temos, para todos os Estados, Tribunal de Justia, Seo ou Seco Criminal, do Estado de Minas Gerais, por exemplo. Os integrantes dos TJs so denominados Desembargadores. Os TJs possuem Cmaras Criminais (em alguns casos excepcionais Turmas Criminais). Os crimes de competncia da Justia Comum Estadual so todos aqueles que no sero da competncia da Justia Especializada Militar e Eleitoral ou da Justia Comum Federal. COMPETNCIA RECURSAL DA JUSTIA COMUM FEDERAL Na Justia Federal, em 1 instncia temos Juzes Federais da Vara Criminal ou Vara do Jri da Seo Judiciria de So Paulo, por exemplo. Quanto 2 instncia, temos o Tribunal Regional Federal, dividido em regies, como por exemplo, SP e MS formam a 3 Regio. Os integrantes dos TRFs so denominados Desembargadores. Os TRFs possuem Turmas Recursais. Os crimes de competncia da Justia Comum Federal esto tratados, em regra, no artigo 109 da CF. Dentre os crimes de competncia da Justia Comum Federal temos: crimes polticos (Lei de Segurana Nacional); crimes que atinjam quaisquer interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas, ou empresas pblicas, salvo as contravenes e os crimes de competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral (art. 109, IV da CF); crimes praticados contra a Justia do Trabalho e a Justia Eleitoral, excetuado os crimes eleitorais; trfico internacional de entorpecentes; crimes cometidos a bordo de navios e aeronaves, ressalvados os casos da competncia Justia Militar art. 109, IX da CF; crimes contra o sistema financeiro e contra a

ordem econmica e financeira; art. 109, X da CF; crimes praticados contra servidores pblicos no exerccio da funo, etc. Importante frisar que em matria de competncia devem ser tambm estudadas Smulas do STJ e STF.

JECRIM
Vale lembrar que as infraes penais de menor potencial ofensivo e as contravenes penais, sero julgadas pelos Juizados Especiais Criminais, da Justia Comum Estadual ou Federal, a depender da natureza da infrao penal. Eventuais recursos contra as decises/sentenas do JECrim, devem ser endereados ao Colgio Recursal do JECrim da respectiva comarca/subseco judiciria e no a Tribunais (TJs ou TRFs).

APELAO Observaes Preliminares sobre a pea: Tal pea cabvel quando, no processo, houve sentena definitiva ou com fora de definitiva, porm ainda no h trnsito em julgado. Ento, h processo, sentena que ainda no transitou em julgado. Fundamentos Legais: Encontra respaldo nos artigos 593 e seguintes do CPP. Contudo, h previso legal em legislao especial, dependendo do caso que a OAB trata, como por exemplo, Lei 9099/95. Ademais, vale lembrar que temos previso do recurso de Apelao no art. 416 do CPP (apelao contra deciso de absolvio sumria e de impronncia primeira fase do Jri). Endereamento: Diferentemente das peas outrora analisadas, a apelao endereada ao juiz a quo e tambm ao respectivo Tribunal, ou seja, a petio de interposio dirigida ao juiz que proferiu a sentena e as razes, onde so expostas as teses (preliminares e de mrito) endereadas ao Tribunal de Justia, Tribunal Regional Federal ou ao Colgio Recursal/Turma Recursal do Juizado Especial Criminal. Denominao do Postulante: Quem recorre da deciso, recebe a denominao de APELANTE, j a outra parte ser conhecida como APELADO. Prazo: Para a petio de interposio o prazo de 5 (cinco) dias. Para as razes, o prazo de 8 (oito) dias, todavia na prova da OAB, por bvio que tais peas so interpostas/apresentadas no mesmo prazo, ou seja, conjuntamente. O prazo para a interposio de apelao se inicia a partir da intimao da sentena (Smula 310 STF e art. 798 CPP) Em se tratando da Lei 9.099/95, o prazo para a apelao ser de 10 dias. Em se tratando de assistente de acusao, o prazo ser o seguinte: - estando habilitado o assistente 5 dias (a partir do trmino prazo MP); - no estando habilitado o assistente 15 dias (a partir do trmino prazo MP); Hiptese: A apelao cabvel contra sentena definitiva ou com fora de definitiva sem trnsito em julgado. Nesta pea, a parte buscar a reforma total ou parcial da deciso a quo.

Forma: Compe-se de duas peties, quais sejam, petio de interposio, dirigida ao juiz que prolatou a sentena, e razes endereada ao respectivo Tribunal (TJ ou TRF). Observaes Imprescindveis: Devemos sempre atentar que quando caso para se apelar, existe processo, sentena, porm no h trnsito em julgado. Os efeitos da apelao podem ser devolutivo e suspensivo. Excepcionalmente aceita o efeito extensivo. Alm das hipteses mais conhecidas, lembre-se que cabe apelao contra sentena que julga pedido de restituio de coisas apreendidas, que concede reabilitao, que acolhe o pedido de seqestro ou especializao de hipoteca legal, que autoriza ou nega o pedido de levantamento de seqestro e sentena que indefere pedido de explicaes e de justificao criminal. Casos Prticos: A Joo, aps ser processado por crime, foi condenado por sentena recorrvel. B Paulo, condenado, ficou sabendo que a sentena transitou em julgado para a acusao. C Pedro foi condenado por sentena que no transitou em julgado, tendo sido intimado, assim como seu defensor, na data de ontem. Modelo Prtico: *petio de interposio: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de _________, Estado de So Paulo, Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Criminal da Seo Judiciria de ________, Estado de So Paulo, (pular 1 linha) Processo n __/__ (pular 8 linhas) ______________________, qualificado nos autos do processo em epgrafe, via de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente Douta Presena de Vossa Excelncia, dentro qinqdio legal, interpor recurso de APELAO, com fulcro no artigo 593 do Cdigo de Processo Penal, data vnia, por no se conformar com a r. sentena condenatria. Em anexo, seguem as razes recursais. (pular 1 linha)

Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado__________ O . A . B ./ ____. n___ *roteiro de Razes de Apelao: Egrgio Tribunal de Justia, Seo Criminal, do Estado de So Paulo, ou Egrgio Tribunal Regional Federal da ___ Regio. (pular 2 linhas) Comarca de ____________________ Cartrio do ____ Ofcio Criminal Processo n __/__ (pular 1 linha) Apelante: ______________________ Apelado: ______________________ (pular 3 linhas) DOUTO PROCURADOR, (pular 2 linhas) COLENDA CMARA (justia estadual) COLENDA TURMA (justia federal) (pular 2 linhas) EMRITOS JULGADORES: (pular 3 linhas) A r. sentena condenatria de fls. no deu ao caso o conforto da justia e merece ser reformada, seno vejamos: ou Em que pese o zelo do magistrado a quo, este no deu ao caso a soluo adequada, assim vejamos: ou A r. sentena de fls. injusta e necessita de reparo. Verifiquemos: (pular 1 linha) DOS FATOS :

(pular 1 linha) DO DIREITO: Aqui o candidato deve organizar seu raciocnio da mesma maneira que em uma alegao final: higidez do processo (preliminares) mrito (absolvio, normalmente) e subsidirias (outras teses que melhorem de alguma forma a situao do condenado, como desclassificao, afastamento de qualificadora, alterao de regime de cumprimento, etc.). (pular 1 linha) *no se esquecer de reservar, conquanto no haja consulta, espao especfico para colocao de doutrina (desde que o candidato tenha conhecimento de alguma) e jurisprudncia, que deve ser assim enunciada, por exemplo: A jurisprudncia j se pronunciou no sentido de que o regime integralmente fechado no compe com o princpio da individualizao da pena (HC no. ... do C. STF ou STJ) Ou Doutrina respeitada sobre este tema a de Jlio Fabbrini Mirabete. O eminente autor entende que... (CP interpretado p....,). Obs. Importante: o candidato s deve citar jurisprudncia ou doutrina que conhea, desde que saiba exatamente o nome do livro do autor ou o nmero do recurso criminal enfrentado pela corte. : ou CONCLUSO: (pular 1 linha) * este tpico serve para reforar a sua tese. REQUERIMENTO: Por tudo que dos autos consta, requer o conhecimento e provimento do recurso para que haja a total reforma da r. sentena condenatria, sendo imprescindvel a imposio da absolvio ao caso em tela, alicerado no inciso _____ do artigo 386 do Cdigo de Processo Penal. OU (pode ser requerida a reforma parcial do julgado recorrido); (pode haver pedido subsidirio); (pode haver pedido alternativo - preliminar e mrito).

(pular 1 linha) DE FORMA ALTERNATIVA: (pular 1 linha) *neste tpico, deve-se requerer algo alm da absolvio, ou seja, suspenso condicional da pena; aplicao da pena mnima; perdo judicial; substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos; aplicao de regime prisional mais brando. Enfim, a aplicao de benefcios cabveis ao caso em questo. Local e data (pular 2 linhas) Advogado_____________ O . A . B ./ ____. n______ *a apelao, em suas razes, pode ser confeccionada com preliminar e mrito, dependendo do caso. Neste caso, haver, no mnimo, dois pedidos (preliminar e mrito). CASOS REFERENTES MATRIA: 1 Adroaldo, com 20 anos bem vividos, praticou a figura tpica do artigo 155 em sua forma qualificada do CP. Tal fato ocorreu em 20/12/00, portanto, perto do natal. A data do recebimento da denncia foi 20/11/01, e o processo teve seus trmites normais. A sentena datada de 10/12/05 condenou Adroaldo h 2 anos de recluso com concesso de sursis. Durante o processo, o ru negou a autoria, e as testemunhas nada esclareceram. A sentena transitou em julgado para a acusao. Questo: Intimado na data de ontem, defenda Adroaldo.

2 Sassofereto, quando em poca de IP, permaneceu calado. Na fase seguinte, foi condenado como infrator do artigo 157, pargrafo 2, incisos I e II c.c o artigo 14, inciso II, do CP. A pena aplicada foi de 1 ano, 9 meses e 10 dias de recluso, alm do pagamento de 4 dias multa. As provas produzidas eram frgeis, porm, o magistrado que compe a 5 Vara Criminal da Comarca de Colina-CE, alicerou o seu decisrio na presuno de culpa por Fernando ter permanecido em silncio na fase policial. Questo: A sentena foi publicada h 5 dias. Como advogado, defenda Fernando.

3 Guapo morador da cidade de Jaboato foi denunciado como incurso nas penas do artigo 155, pargrafo 4, inciso I do CP, sob a acusao de ter adentrado na residncia do senhor Manoel Luiz. Guapo subtraiu uma TV. Na polcia confessou o delito mas, em juzo, negou o fato, esclarecendo ao magistrado que a confisso ocorreu, pois foi ameaado pelos policiais. O advogado do acusado apresentou resposta escrita em momento oportuno. Quando ouvidas, as testemunhas arroladas pela acusao nada esclareceram, ao passo que as arroladas pela defesa confirmaram que Guapo trabalhador, boa pessoa e no que este no tiveram notcia alguma que este praticou o crime em questo. Quando da fase do artigo 402, do CPP, nada foi requerido pelas partes. Na fase do artigo seguinte, o Parquet requereu a condenao do acusado nos exatos termos da denncia. Intimado, o defensor do acusado no apresentou alegaes finais. Sem tomar qualquer tipo de providncia, o magistrado prolatou sentena condenando Guapo e concedendo-lhe sursis. Intimado o ru, de prprio punho recorreu. Questo: Como advogado de Guapo, oferea as razes recursais.

4 - Lauro foi denunciado e, posteriormente, pronunciado pela prtica dos crimes previstos no art. 121, 2., incisos II e IV, em concurso material com o art. 211, todos do Cdigo Penal Brasileiro (CPB). Em 24/6/2008, Lauro foi regularmente submetido a julgamento perante o tribunal do jri. A tese de negativa de autoria no foi acolhida pelo conselho de sentena e Lauro foi condenado pelos dois crimes, tendo o juiz fixado a pena em 16 anos pelo homicdio qualificado e, em 3 anos, pela ocultao de cadver. O Ministrio Pblico no recorreu da deciso. A defesa ficou inconformada com o resultado do julgamento, por entender que havia prova da inocncia do ru em relao aos dois crimes e que a pena imposta foi injusta. Considerando a situao hipottica apresentada, indique, com os devidos fundamentos jurdicos: < o recurso cabvel defesa de Lauro; < a providncia jurdica cabvel na hiptese de o juiz denegar o recurso

5 - Paulo, analista de sistemas, 36 anos, caminhava pela Praa Joo Mendes em SP, Capital, quando repentinamente foi abordado por um morador de rua. Paulo, surpreendido pela conduta

e achando que tratava-se de roubo, para defender-se, desferiu um empurro na vtima, de nome Carlos, que bateu a cabea no meio fio e morreu. Aps a instaurao do IP, o MP houve por bem denunciar Paulo, como incurso nas penas do art. 121, 2, I e IV do CP. As qualificadoras alinhavadas na denncia seriam motivo ftil (mero pedido de esmola) e recurso que impossibilitou a defesa da vtima (surpresa). A denncia foi, aps citao regular, recebida pelo Juzo Competente. Produzida a prova oral, o juiz admitiu a acusao, dizendo que no era crvel a verso do ru de ter se assustado com a abordagem. Submetido a julgamento, o ru afirmou que jamais pretendeu a morte da vtima, reagiu instintivamente abordagem, para se defender do que imaginou ser uma tentativa de assalto. O laudo necroscpico atesta a morte por trauma crnio enceflico, que evoluiu junto a septicemia, com bito dias depois. As condies de higiene da vtima eram precrias e ficou bem demonstrado que era alcolatra, com vrias internaes. No foi produzida prova oral em juzo. O ru foi condenado por homicdio, nos termos da denncia. A pena aplicada foi de 14 anos de recluso em regime integralmente fechado. Pesou em desfavor do ru a circunstncia de possuir processo em trmite, por roubo circunstanciado. O julgamento ocorreu no dia 05/02/2010. Na condio de advogado de Paulo, tome a medida adequada, apontando o ltimo dia do prazo legal para demonstrao de inconformismo.

CASOS OAB - FGV


PEA PRTICO-PROFISSIONAL
1. Tcio foi denunciado e processado, na 1 Vara Criminal da Comarca do Municpio Niteri-RJ, pela prtica de roubo qualificado em decorrncia do emprego de arma de fogo. Ainda durante a fase de inqurito policial, Tcio foi reconhecido pela vtima. Tal reconhecimento se deu quando a referida vtima olhou atravs de pequeno orifcio da porta de uma sala onde se encontrava apenas o ru. J em sede de instruo criminal, nem vtima nem testemunhas afirmaram ter escutado qualquer disparo de arma de fogo, mas foram unssonas no sentido de assegurar que o assaltante portava uma. No houve percia, pois os policiais que prenderam o ru em flagrante no lograram xito em apreender a arma. Tais policiais afirmaram em juzo que, aps escutarem gritos de pega ladro!, viram o ru correndo e foram em seu encalo. Afirmaram que, durante

a perseguio, os passantes apontavam para o ru, bem como que este jogou um objeto no crrego que passava prximo ao local dos fatos, que acreditavam ser a arma de fogo utilizada. O ru, em seu interrogatrio, exerceu o direito ao silncio. Ao cabo da instruo criminal, Tcio foi condenado a oito anos e seis meses de recluso, por roubo com emprego de arma de fogo, tendo sido fixado o regime inicial fechado para cumprimento de pena. O magistrado, para fins de condenao e fixao da pena, levou em conta os depoimentos testemunhais colhidos em juzo e o reconhecimento feito pela vtima em sede policial, bem como o fato de o ru ser reincidente e portador de maus antecedentes, circunstncias comprovadas no curso do processo. Voc, na condio de advogado(a) de Tcio, intimado(a) da deciso. Com base somente nas informaes de que dispe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, redija a pea cabvel, apresentando as razes e sustentando as teses jurdicas pertinentes. (Valor: 5,0)

GABARITO
O examinando deve redigir uma apelao, com fundamento no artigo 593, I, do Cdigo de Processo Penal. A petio de interposio deve ser endereada ao juiz de direito da 1 vara criminal da comarca de Niteri/RJ. Nas razes de apelao o candidato dever dirigir-se ao Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, argumentando que o reconhecimento feito no deve ser considerado para fins de condenao, pois houve desrespeito formalidade legal prevista no art. 226, II, do Cdigo de Processo Penal. Dessa forma, inexistiria prova suficiente para a condenao do ru, haja vista ter sido feito somente um nico reconhecimento, em sede de inqurito policial e sem a observncia das exigncias legais, o que levaria absolvio com fulcro no art. 386, VII, do mesmo diploma. Outrossim, de maneira alternativa, dever postular o afastamento da causa especial de aumento de pena decorrente do emprego de arma de fogo, pois esta deveria ter sido submetida percia, nos termos do art. 158 do Cdigo de Processo Penal, o que no foi feito, de modo que no h como ser comprovada a potencialidade lesiva da arma. ITENS DE CORREO

Estrutura correta (diviso das partes / indicao de local, data, assinatura) Indicao correta do prazo e dispositivos legais que do ensejo apelao, na petio de interposio (art. 593, I, do CPP) Endereamento correto da interposio 1 Vara Criminal do Municpio X Endereamento correto das razes Tribunal de Justia do Estado Desenvolvimento jurdico acerca da falta de observncia da formalidade legal (0,8) / prevista no art. 226, II, do CPP (0,2) Desenvolvimento jurdico acerca da ausncia da apreenso da arma (ou de ausncia de potencialidade lesiva), o que impede o exame pericial da arma, nos termos do art. 158 do CPP. (0,6) / Ningum afirmou que a arma tenha efetuado qualquer disparo (percia indireta) (0,4). Pedido: Absolvio + argumento + base legal

0 / 0,25 0 / 0,25

0 / 0,25 0 / 0,25 0 / 0,2 / 0,8 / 1,0

0 / 0,4 / 0,6 / 1,0

0 / 0,5

Pedidos (0,5 cada) no mnimo 3 pedidos mximo 1,5 ponto: - reduo da pena + base legal - mudana de regime + base legal - nulidade da prova + base legal - afastamento da agravante + argumento + base legal

0 / 0,5 / 1,0 / 1,5

PEA PRTICO-PROFISSIONAL
2. Em 10 de janeiro de 2007, Eliete foi denunciada pelo Ministrio Pblico pela prtica do crime de furto qualificado por abuso de confiana, haja vista ter alegado o Parquet que a denunciada havia se valido da qualidade de empregada domstica para subtrair, em 20 de dezembro de 2006, a quantia de R$ 50,00 de seu patro Cludio, presidente da maior empresa do Brasil no segmento de venda de alimentos no varejo. A denncia foi recebida em 12 de janeiro de 2007, e, aps a instruo criminal, foi proferida, em 10 de dezembro de 2009, sentena penal julgando procedente a pretenso acusatria para condenar Eliete pena final de dois anos de recluso, em razo da prtica do crime previsto no artigo 155, 2, inciso IV, do Cdigo Penal. Aps a interposio de recurso de apelao exclusivo da defesa, o Tribunal de Justia entendeu por bem anular toda a instruo criminal, ante a ocorrncia de cerceamento de defesa em razo do indeferimento injustificado de uma pergunta formulada a uma testemunha. Novamente realizada a instruo criminal, ficou comprovado que, poca dos fatos, Eliete havia sido contratada por Cludio havia uma semana e s tinha a obrigao de trabalhar s segundas, quartas e sextas-feiras, de modo que o suposto fato criminoso teria ocorrido no terceiro dia de trabalho da domstica. Ademais, foi juntada aos autos a comprovao dos rendimentos da vtima, que giravam em torno de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais. Aps a apresentao de memoriais pelas partes, em 9 de fevereiro de 2011, foi proferida nova sentena penal condenando Eliete pena final de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses de recluso. Em suas razes de decidir, assentou o magistrado que a r possua circunstncias judiciais desfavorveis, uma vez que se reveste de enorme gravidade a prtica de crimes em que se abusa da confiana depositada no agente, motivo pelo qual a pena deveria ser distanciada do mnimo. Ao final, converteu a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, consubstanciada na prestao de 8 (oito) horas semanais de servios comunitrios, durante o perodo de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses em instituio a ser definida pelo juzo de execues penais. Novamente no houve recurso do Ministrio Pblico, e a sentena foi publicada no Dirio Eletrnico em 16 de fevereiro de 2011. Com base somente nas informaes de que dispe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, redija, na qualidade de advogado de Eliete, com data para o ltimo dia do prazo legal, o recurso cabvel hiptese, invocando todas as questes de direito pertinentes, mesmo que em carter eventual. (Valor: 5,0)

GABARITO
O candidato dever redigir uma apelao, com fundamento no artigo 593, I, do CPP, a ser endereada ao juiz de direito, com razes inclusas endereadas ao Tribunal de Justia. Nas razes recursais, o candidato dever argumentar que a segunda sentena violou a proibio reformatio in pejus configurando-se caso de reformatio in pejus indireta , contida no artigo 617 do CPP, de modo que, em razo do trnsito em julgado para a acusao, a pena no poderia exceder dois anos de recluso, estando prescrita a pretenso punitiva estatal, na forma do artigo

109, V, do Cdigo Penal, uma vez que, entre o recebimento da denncia (12/01/2007) e a prolao de sentena vlida (09/02/2011), transcorreu lapso superior a quatro anos. Superada a questo, o candidato dever argumentar que inexistia relao de confiana a justificar a incidncia da qualificadora (Eliete trabalhava para Cludio fazia uma semana) e que a quantia subtrada era insignificante, sobretudo tomando-se como referncia o patrimnio concreto da vtima. Em razo disso, o candidato dever requerer a reforma da sentena, de modo a se absolver a r por atipicidade material de sua conduta, ante a incidncia do princpio da insignificncia/bagatela. O candidato deve argumentar, ainda, que, na hiptese de no se reformar a sentena para se absolver a r, ao menos deveria ser reduzida a pena em razo do furto privilegiado, substituindo-se a sano por multa. Em razo de tais pedidos, considerando-se a reduo de pena, o candidato deveria requerer a substituio da pena privativa de liberdade por multa, bem como a aplicao da suspenso condicional da pena e/ou suspenso condicional do processo. Deveria ainda o candidato argumentar sobre a impossibilidade do aumento da pena base realizado pelo magistrado sob o fundamento da enorme gravidade nos crimes em que se abusa da confiana depositada, pois tal motivo j foi levado em considerao para qualificar o delito, no podendo a apelante sofrer dupla punio pelo mesmo fato bis in idem. Por fim, o candidato deveria requerer um dos pedidos possveis para a questo apresentada, tais como: 1- absolvio; 2- reconhecimento da reformatio in pejus, com a aplicao da pena em no mximo 2 anos e a consequente prescrio; 3- atipicidade da conduta, tendo em vista a aplicao do princpio da bagatela; 4- no incidncia da qualificadora do abuso da confiana, com a consequente desclassificao para furto simples; 5- aplicao da Suspenso Condicional do Processo; 6- no sendo afastada a qualificadora, a incidncia do pargrafo 2 do artigo 155 do CP; 7- a reduo da pena pelo reconhecimento do bis in idem e a consequente prescrio; 8- aplicao de sursis; 9- inadequao da pena restritiva aplicada, tendo em vista o que dispe o artigo 46, 3, do CP. Alternativamente, o candidato poder elaborar embargos de declarao.

ITENS DE CORREO
Estrutura correta (diviso das partes / indicao de local, data, assinatura) Indicao correta dos dispositivos legais que do ensejo apelao (art. 593, I, do CPP) Endereamento correto da interposio Endereamento correto das razes Indicao de reformatio in pejus (0,20). Desenvolvimento jurdico acerca da ocorrncia de reformatio in pejus (0,40) Art. 617 do CPP (0,15) Incidncia da prescrio da pretenso punitiva. 0 / 0,25

0 / 0,5 0 / 0,25 0 / 0,25 0 / 0,20 0 / 0,15 / 0,40 / 0,55

0 / 0,30 / 0,45 / 0,75

(0,30) Desenvolvimento jurdico. (0,45) No incidncia da qualificadora de abuso de confiana OU desclassificao para furto simples. (0,3) Desenvolvimento jurdico. (0,45) Atipicidade material da conduta OU Princpio da bagatela (0,3). Desenvolvimento jurdico. (0,45) Desenvolvimento jurdico acerca da incidncia, em carter eventual, da figura do furto privilegiado Desenvolvimento jurdico acerca da substituio da pena privativa de liberdade por multa OU suspenso condicional da pena (sursis) e do processo OU diminuio da pena por bis in idem Pedido correto, contemplando as teses desenvolvidas

0 / 0,30 / 0,45 / 0,75

0 / 0,30 / 0,45 / 0,75 0 / 0,25

0 / 0,25

0 / 0,25

CONTRARRAZES DE APELAO Observaes preliminares sobre a pea: tal pea serve para contrarrazoar, o recurso de apelao, ou seja, uma parte descontente com a sentena proferida, ingressa com o recurso de apelao, a outra parte que foi beneficiada com tal deciso, no quer que ela seja modificada, e com isso ingressa com as contrarrazes de apelao, para combater a tese alegada em sede de apelao, e para requerer que a sentena prolatada no seja reformada. Na verdade, esta pea, nada mais do que uma contestao ao recurso de apelao interposto. Fundamentos legais Alicera-se nos artigos 593 e seguintes do Cdigo de Processo Penal, mais especificamente no art. 600 do CPP. Endereamento O endereamento da pea em tela se sintoniza com o endereamento da apelao, ou seja, so duas peties, onde a primeira, chamada de petio de juntada, dirigida

para o juiz que prolatou a sentena. A segunda pea, denominada de contra razes, dirigida ao Tribunal competente. Denominao do postulante Tal qual a apelao a denominao para as partes das contrarrazes de apelao tambm APELANTE e APELADO, isto facilmente perceptvel, pois as contra razes, nada mais que uma contestao apelao outrora interposta. Assim, aquele que elabora s contrarrazes denominado de APELADO. Prazo O prazo para se apresentar contrarrazes de apelao de 8 dias, contados da intimao de que houve recurso de apelao. Hiptese A pea em tela tem cabimento em casos de recurso (apelao) por parte da acusao. Tem como objetivo primordial manter a sentena prolatada. Forma So duas peties: uma de juntada aos autos das contrarrazes encaminhadas ao juiz prolator da sentena. A outra pea, propriamente denominada contrarrazes, e dirigida ao Tribunal competente, sendo dividida em fatos, direito e pedido. Observaes imprescindveis As contra-razes composta, necessariamente, por duas peas. cabvel sempre quando houver recurso por parte da acusao, ou se tratando de ao penal privada, o querelante interpondo a apelao, o querelado ser intimado para apresentar s contrarrazes. Casos prticos A foi prolatada sentena penal absolutria em favor de Flvio, porm, o Ministrio Pblico recorreu por meio de apelao. Apresente a pea cabvel para o momento processual. B Dino, foi processado criminalmente, porm ao final, a sentena foi absolutria, e o Promotor de Justia recorreu de tal deciso. Advogue para Dino. Modelo prtico

*Petio de Juntada Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Egrgia ___ Vara Criminal da Comarca de _________, Estado de So Paulo, (pular 1 linha) Processo n __/__ (pular 8 linhas) _________, qualificado nos autos em epgrafe, via de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente Douta presena de Vossa Excelncia, nos termos do art. 600 do Cdigo de Processo Penal, requerer a juntada aos presentes autos das contrarrazes do recurso de apelao, ora interposto pelo ilustre representante do Ministrio Pblico. Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado ___________ O . A . B. / ____ n ____ As contrarrazes seguem o mesmo modo do recurso de apelao, ou seja, a 2 pea aqui segue o mesmo modo da 2 pea apresentada em apelao, dividida em fatos, direito e pedido.

CASOS REFERENTES MATRIA

1 Jos, com 22 anos de idade e com bons antecedentes, foi denunciado e processado por praticar o delito de leso corporal grave, sendo absolvido no final. Quando da prolao da sentena o MM Juiz de Direito de Catunduva-PE, fundamentou seu decisrio que a legtima defesa est devidamente comprovada. O ilustre representante do Ministrio Pblico, inconformado com tal deciso recorreu. Questo: Como advogado de Jos, aplique a medida cabvel. 2 - O representante do MP, em um caso de ao penal pblica incondicionada na fase do artigo 403, concluiu pela inocncia do ru e requereu sua absolvio. O Douto Magistrado, abraando

a tese do Parquet, proferiu sentena absolutria. O membro do MP entrou em frias e na ocasio da intimao da sentena, outro membro do MP, entendendo de modo diverso de seu colega e do Magistrado, sustentou que a sentena merecia modificao. Diante disto, interpe recurso, com fundamento em sua independncia funcional, considerando que, sendo ao penal pblica incondicionada, o seu colega jamais poderia requerer a absolvio, mas sim s a condenao. O promotor substituto requer a condenao do acusado nos termos do artigo 171 do CP, fundamentando que o ru teria agido com culpa presumida, ainda que no tivesse obtido a vantagem ilcita em prejuzo alheio. Questo: Como advogado, adote o que de direito. 3 Pedro, foi processado por infrao do artigo 213 do CP, respondeu ao processo preso, a sentena decretou absolvio fundamentada de que as provas produzidas sob o crivo do contraditrio eram insuficientes, e determinou a expedio de alvar de soltura. O Ministrio Pblico recorreu. Questo: Inconformado com a apelao interposta, apresente a pea cabvel para manter a sentena outrora prolatada. 4 Evandro, Policial Militar, aps cumprir sua jornada de trabalho, estava caminhando at sua residncia, momento em que avistou um grupo de pessoas nos arredores de um veculo, diante de tal situao, percebeu que ali estava ocorrendo um roubo e que um dos integrantes do grupo mantinha uma moa na mira de um revlver. Caminhando por traz do meliante, sem ser por este notado, disparou quatro tiros com sua arma particular, vindo, o citado delituoso, a falecer no local. Os outros integrantes do grupo lograram xito em empreender fuga e escaparem. Evandro foi processado e, ao final, absolvido sumariamente em primeiro grau, pois a r. deciso judicial reconheceu que o policial agiu no cumprimento do dever de sua profisso (artigo 23, inciso III, 1 parte, do Cdigo Penal). Descontente com tal deciso, o Ministrio Pblico recorreu pleiteando a reforma da r. deciso. Para tanto alega, em sntese, que o policial estava fora de servio e que houve excesso no revide, eis que Evandro, disparando quatro tiros do seu revlver, praticamente descarregou-o, pois a arma possua, ao todo, seis balas. Questo Advogue para Evandro, apresentando a pea pertinente.

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Observaes preliminares sobre a pea: Entendemos, como a maior parte da doutrina, que o recurso em sentido estrito, segue um rol taxativo, e s cabe nas hipteses previstas no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal. H ainda hipteses em leis especiais, tais como: da Lei 1.521 de 1.951 (lei de economia popular); art. 294 do Cdigo de Trnsito; art. 2, do Decreto-lei 201/67 e art. 6 da Lei 1508/51. Fundamentos Legais Tal recurso encontra acolhida no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal ou no artigo correspondente da legislao especial. Endereamento O recurso em tela, como a apelao, composto por duas peties, sendo a primeira, denominada petio de interposio, endereada ao juiz a quo que prolatou despacho ou deciso interlocutria. A segunda pea denominada razes, encaminhada ao Tribunal (TJ ou TRF). Denominao do postulante A denominao utilizada para as partes do recurso em sentido estrito RECORRENTE e RECORRIDO. Prazo O prazo para a petio de interposio de 5 (cinco) dias. O prazo para razes de 2 (dois) dias, contados da intimao da deciso. Quanto ao prazo de interposio, temos as seguintes excees: - 20 dias deciso que incluir ou excluir jurado da lista geral Jri Art. 581, XIV, CPP. Alguns autores (minoritrios) sustentam que esta hiptese estaria tacitamente revogada em razo da nova redao do art. 426 do CPP (Lei 11.689/08) e que o recurso cabvel para tais decises seria reclamao de qualquer do povo. Contudo, entendemos que deve ser mantido o Recurso em Sentido Estrito, contra a deciso que incluiu ou exclui jurados da lista geral. - 15 dias recurso supletivo do assistente de acusao. Hiptese cabvel para reexame de deciso judicial, nos termos do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal.

Forma Tal recurso composto por duas peties: petio de interposio (juiz a quo) e as razes (TJ ou TRF). Importante salientar que, na petio de interposio deve ser efetuado pedido de retratao, tendo em vista que o RESE possui efeito regressivo/iterativo/devolutivo inverso. Observaes imprescindveis Necessrio frisar que o recurso em sentido estrito cabvel contra despacho ou deciso de juiz de 1 instncia, porm j mencionado o juzo de retratao, e somente nas hipteses taxadas no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal, nos incisos que foram marcados em aula. No RESE podem ser tratas teses preliminares e teses de mrito. Em verdade, as teses de mrito, via de regra, referem-se ao prprio contedo da deciso que est sendo atacada pelo RESE. Casos prticos A Durante um processo cvel, K, em sede de contestao, alegou que o autor M praticou crime de apropriao indbita, descrevendo os fatos de forma detalhada. No juzo criminal M, props queixa , atribuindo a K o crime de calnia. No juzo criminal foi rejeitada a queixa, com fundamento no artigo 142, inciso I, do Cdigo Penal. Advogue para M. B Por sentena proferida pelo M.M. Juiz, o ru foi pronunciado. C Aps o crime contra a vida o Juiz prolatou sentena de pronncia. Modelo Prtico (Roteiro de Interposio) Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Egrgia ____ Vara Criminal da Comarca de __________, Estado de So Paulo, Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Criminal Federal da Seo Judiciria de ________, Estado de So Paulo, (pular 1 linha) Processo n __/__ (pular 8 linhas)

_________, qualificados nos autos da Ao Penal que lhe move a Justia Pblica, via de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, respeitosamente Douta presena de Vossa Excelncia, dentro do qinqdio legal, com fulcro no artigo 581, inciso ___ , do Cdigo de Processo Penal, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, por no se conformar com a r. ________. Requer, que Vossa Excelncia se retrate da deciso proferida. Caso entenda por bem mant-la requer, outrossim, que, juntamente com as razes recursais, os autos sejam encaminhados Instncia Superior (ou que se feito o traslado de peas, nos termos do art. 587 do CPP nos casos que o RESE sobe ao Tribunal por instrumento). Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado ____________ O . A . B. / ____ n _____ Razes de RESE Egrgio Tribunal de Justia, Seo ou Seco Criminal, do Estado de So Paulo, Ou Egrgio Tribunal Regional Federal da ____ Regio (pular 2 linhas) Comarca de __________ ou Subseco Judiciria de _________. Cartrio do __ Ofcio Criminal ou Secretaria do __ Ofcio Criminal. Processo n __/__ (pular 1 linha) Recorrente: __________ Recorrido: ___________ (pular 3 linhas) DOUTO PROCURADOR, (pular 2 linhas) COLENDA CMARA (justia estadual) COLENDA TURMA (justia federal) (pular 2 linhas) EMRITOS JULGADORES: (pular 3 linhas)

A r. deciso de fls., no traz aos autos a correta e eficaz aplicao da Justia, seno vejamos: ou A Justia no abraa o caso em tela com a r. sentena de fls., o que ser demonstrado pelos fatos e fundamentos abaixo aduzidos: ou Revestida de injustia a r. deciso __________, merecendo ser reformada por esta Corte, seno verifiquemos: (pular 1 linha) Dos Fatos: ou (pular 1 linha) DO DIREITO APLICVEL ESPCIE: (pular 1 linha) CONSIDERAES DERRADEIRAS: ou CONCLUSO: (pular 1 linha) REQUERIMENTO: (pular 1 linha) Por tudo quanto foi exposto, requer o conhecimento e provimento do presente recurso, com a reforma da r. deciso de fls., com fulcro no inciso ____ , do artigo _____ , do Cdigo de Processo Penal. -PODER ALTERNATIVO/SUBSIDIRIO. - PODER HAVER PEDIDO PRELIMINAR. (pular 1 linha) DE FORMA ALTERNATIVA: ou ALTERNATIVAMENTE: (pular 2 linhas) local e data (pular 2 linhas) Advogado______________ O . A . B . / ____ n._______ HAVER PEDIDO

O exemplo acima de razes simples, todavia existem casos onde, nas razes sero articuladas preliminares e mrito, e neste caso deve constar todos os pedidos, ou seja, preliminares, mrito e eventuais subsidirias. CASOS REFERENTES MATRIA:

1 Luminha, aps desentendimento com Martinha, saca de um revlver e atira vindo a acertar a perna esquerda desta, mas de repente, arrepende-se e vai embora. Devido ao ocorrido, o Parquet da cidade de Bebedouro-SP, ofereceu denncia qualificando o fato como tentativa de homicdio, tendo o juiz recebido a exordial e o processo seguido seus trmites normais. Nas vezes em que foi ouvido, Luminha afirma que atirou, mas que se arrependeu, pois tinha a inteno de matar Martinha. Passada as alegaes finais, o juiz pronuncia Luminha para responder o delito perante o Tribunal do Jri, conforme se verifica atravs da sentena que foi proferida da data de ontem. Questo: Adote o recurso cabvel. 2 Em uma reunio festiva realizada por um empresrio na Comarca de Sorocaba, Carlos, engenheiro eltrico, residente e domiciliado na cidade de So Paulo, teria ofendido a dignidade e a honra de Clodovil eis que jocosamente, relatava aos presentes em tal festa as relaes homossexuais por este praticadas. Clodovil, devido a tais fatos contratou um belo advogado, ajuizando no foro central da Capital, queixa crime contra Carlos, por infrao aos artigos 139, 140 e 141, inciso II do Cdigo Penal. A ao foi distribuda perante a 1 Vara Criminal, todavia o magistrado rejeitou a inicial fundamentando em sua deciso, ser incompetente para processar e julgar o feito ocorrido na Comarca de Sorocaba, amparado nos artigos 6 do Cdigo Penal e 70, caput do Cdigo de Processo Penal. A deciso foi prolatada h dois dias. Questo: Como advogado de Clodovil, adote a medida cabvel. 3 Conti, estava em sua residncia quando percebeu que algum forava a porta dos fundos. De porte de uma arma, aguardou num canto da cozinha sem acender as luzes. Ato contnuo, a porta se abriu e Conti pode ver claramente a figura de um homem que estava armado e adentrando em sua residncia. Diante de tal situao, Conti disparou a arma atingindo o desconhecido com um tiro certeiro, provocando-lhe morte instantnea. Conti foi denunciado pelo MP nas penas do artigo 121, pargrafo 1 do Cdigo Penal, pois foi reconhecida a violenta emoo causada pela invaso de sua residncia. Aps os trmites de praxe, Conti foi pronunciado e mandado a julgamento pelo Tribunal do Jri, nos termos da denncia. A r. deciso de pronncia no transitou em julgado, pois fora publicada h dois dias. Proponha a medida cabvel para a defesa de Conti.

4 - Agnaldo, que reside com sua esposa, ngela, e seus dois filhos na cidade de Porto Alegre RS, pretendendo fazer uma reforma na casa onde mora com a famlia, dirigiu-se a uma loja de material de construo para verificar as opes de crdito existentes. Entre as opes que o vendedor da loja apresentou, a mais adequada ao seu oramento familiar era a emisso de cheques pr-datados como garantia da dvida. Como no possui conta-corrente em agncia bancria, Agnaldo pediu a seu cunhado e vizinho, Firmino, que lhe emprestasse seis cheques para a aquisio do referido material, pedido prontamente atendido. Com o emprstimo, retornou ao estabelecimento comercial e realizou a compra, deixando como garantia da dvida os seis cheques assinados pelo cunhado. Dias depois, Firmino, que tivera seu talonrio de cheques furtado, sustou todos os cheques que havia emitido, entre eles, os emprestados a Agnaldo. Diante da sustao, o empresrio, na delegacia de polcia mais prxima, alegou que havia sido fraudado em uma transao comercial, uma vez que Firmino frustrara o pagamento dos cheques pr-datados. Diante das alegaes, o delegado de polcia instaurou inqurito policial para apurar o caso, indiciando Firmino, por entender que havia indcios de ele ter cometido o crime previsto no inciso VI do 2. do art. 171 do Cdigo Penal. Inconformado, Firmino impetrou habeas corpus perante a 1. Vara Criminal da Comarca de Porto Alegre, tendo o juiz denegado a ordem. Considerando essa situao hipottica, na condio de advogado(a) contratado(a) por Firmino, interponha a pea judicial cabvel, privativa de advogado, em favor de seu cliente.

CASO OAB - FGV


PEA PRTICO-PROFISSIONAL
No dia 17 de junho de 2010, uma criana recm-nascida vista boiando em um crrego e, ao ser resgatada, no possua mais vida. Helena, a me da criana, foi localizada e negou que houvesse jogado a vtima no crrego. Sua filha teria sido, segundo ela, sequestrada por um desconhecido. Durante a fase de inqurito, testemunhas afirmaram que a me apresentava quadro de profunda depresso no momento e logo aps o parto. Alm disso, foi realizado exame mdico legal, o qual constatou que Helena, quando do fato, estava sob influncia de estado puerperal. mngua de provas que confirmassem a autoria, mas desconfiado de que a me da criana pudesse estar envolvida no fato, a autoridade policial representou pela decretao de interceptao telefnica da linha de telefone mvel usado pela me, medida que foi decretada pelo juiz competente. A prova constatou que a me efetivamente praticara o fato, pois, em conversa telefnica com uma conhecida, de nome Lia, ela afirmara ter atirado a criana ao crrego, por desespero, mas que estava arrependida. O delegado intimou Lia para ser ouvida, tendo ela confirmado, em sede policial, que Helena de fato havia atirado a criana, logo aps o parto, no crrego. Em razo das aludidas provas, a me da criana foi ento denunciada pela prtica do crime descrito no art. 123 do Cdigo Penal perante a 1 Vara Criminal (Tribunal do Jri). Durante a ao penal, juntado aos autos o laudo de necropsia realizada no corpo da criana. A prova tcnica concluiu que a criana j nascera morta. Na audincia de instruo, realizada no dia 12 de agosto de 2010, Lia novamente inquirida, ocasio em que confirmou ter a denunciada, em conversa telefnica,

admitido ter jogado o corpo da criana no crrego. A mesma testemunha, no entanto, trouxe nova informao, que no mencionara quando ouvida na fase inquisitorial. Disse que, em outras conversas que tivera com a me da criana, Helena contara que tomara substncia abortiva, pois no poderia, de jeito nenhum, criar o filho. Interrogada, a denunciada negou todos os fatos. Finda a instruo, o Ministrio Pblico manifestou-se pela pronncia, nos termos da denncia, e a defesa, pela impronncia, com base no interrogatrio da acusada, que negara todos os fatos. O magistrado, na mesma audincia, prolatou sentena de pronncia, no nos termos da denncia, e sim pela prtica do crime descrito no art. 124 do Cdigo Penal, punido menos severamente do que aquele previsto no art. 123 do mesmo cdigo, intimando as partes no referido ato. Com base somente nas informaes de que dispe e nas que podem ser inferidas pelo caso concreto acima, na condio de advogado(a) de Helena, redija a pea cabvel impugnao da mencionada deciso, acompanhada das razes pertinentes, as quais devem apontar os argumentos para o provimento do recurso, mesmo que em carter sucessivo. GABARITO O recurso cabvel o recurso em sentido estrito, na forma do art. 581, IV, do Cdigo de Processo Penal, dirigido ao Juiz da 1 Vara Criminal (Tribunal do Jri). Em primeiro lugar, dever o examinando requerer, em preliminar, o desentranhamento das provas ilcitas. Isso porque o crime investigado, infanticdio (art. 123 do Cdigo Penal), punido com pena de deteno. Em razo disso, no era admissvel a interceptao telefnica prevista na Lei 9.296/96, pois a lei em tela no admite a medida quando o crime s punido com pena de deteno (art. 2, III). de ressaltar que o crime de aborto, previsto no art. 124, tambm s punido com pena de deteno. Alm disso, o enunciado indica no existir indcios suficientes de autoria, uma vez que o delegado representou pela decretao da quebra com base em meras suspeitas. Finalmente, no foram esgotados todos os meios de investigao, condio sine qua non para que a medida seja decretada. Por outro lado, o examinando dever registrar tambm que o testemunho de Lia, embora seja prova realizada de modo lcito, ser ilcito por derivao, na forma do art. 157, 1, do Cdigo e Processo Penal e, portanto, imprestvel. Ainda em preliminar, dever o examinando suscitar a nulidade do processo por violao do art. 411, 3 do Cdigo de Processo Penal, c/c art. 384 do Cdigo de Processo Penal. Com efeito, diante das regras acima referidas, o Juiz, vislumbrando a possibilidade de nova definio do fato em razo de prova nova, surgida durante a instruo, dever abrir vista dos autos para que o Ministrio Pblico, se for o caso, adite a denncia, mesmo que a pena prevista para a nova definio jurdica seja menor, conforme a nova redao do art. 384 do Cdigo de Processo Penal, dada pela Lei 11.719/2008. O candidato dever, ainda, sustentar que no restou provada a materialidade do crime de aborto, uma vez que nenhuma percia foi feita no sentido de comprovar que a criana faleceu em decorrncia da ingesto de substncia abortiva. Finalmente, deveria requerer, em carter sucessivo, a impronncia da acusada, uma vez que, retiradas as provas ilcitas dos autos, nenhuma prova de autoria existiria contra a denunciada. ITENS DE CORREO Endereamento correto e indicao da norma (art. 581, IV, CPP) Pedido de reconsiderao ao juiz de 1 grau e indicao da norma (art. 589, pargrafo nico, CPP) 0 / 0,35 / 0,7 0 / 0,1 / 0,2

Indicao da ilegitimidade/ilicitude da 0 / 0,4 / 0,8 interceptao telefnica (0,4) por tratarse de crime apenado com deteno (0,4) OU Indicao da ilegitimidade/ilicitude da interceptao telefnica (0,4) com fundamento na necessidade de esgotamento prvio dos meios de investigao (0,4) Indicao do dispositivo legal (art. 2, III, Lei 0 / 0,5 9.296/96) OU (art. 2, II, Lei 9.296/96) Indicao da ilicitude por derivao da 0 / 0,25 / 0,5 prova testemunhal (0,25) com fundamentao legal (art. 157, 1, CPP) (0,25) Desenvolvimento fundamentado de que 0 / 0,25 / 0,5 / 0,75 / 1,0 haveria violao das regras referentes mutatio libelli (0,25/0,5) / Indicao do dispositivo legal: art. 384 do CPP (0,25), c/c art. 411, 3, do CPP (0,25) Desenvolvimento fundamentado acerca da 0 / 0,25 / 0,5 ausncia de prova da materialidade do crime de aborto por inexistncia de percia que vincule o bito substncia abortiva Pedidos principais corretos (0,2 cada): 0 / 0,2 / 0,4 / 0,6 / 0,8 - desentranhamento da prova Ilcita - impronncia em virtude do desentranhamento da prova ilcita e consequente ausncia de indcios suficientes de autoria - impronncia por ausncia de prova da materialidade do crime de aborto - absolvio sumria OU nulidade da deciso de pronncia, com fundamento na mutatio libelli

CONTRARRAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Observaes preliminares sobre a pea: As contrarrazes de recurso em sentido estrito, utilizada, quando nas hipteses do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal, a acusao recorre. Fundamentos Legais

Estas contrarrazes encontram respaldo no artigo 588 e seguintes, do Cdigo de Processo Penal. Endereamento Conforme as contrarrazes de apelao, as de recurso em sentido estrito, tem endereamento para dois rgos, ou seja, a petio de juntada dirigida ao juiz que prolatou a sentena, ou despacho e as contrarrazes propriamente ditas, so encaminhadas ao Tribunal competente. Denominao do postulante Tal qual o recurso em sentido estrito a denominao dada as partes de RECORRENTE e RECORRIDO. Prazo Em regra, ou seja, na maior parte dos incisos do artigo 588 do CPP, o prazo de 2 (dois) dias. Hiptese cabvel quando houver, nas hipteses do artigo 581 do CPP, recurso por parte da acusao. Forma Tal contrarrazes composta por duas peties, que so a petio de juntada, dirigida ao juiz a quo, e as contrarrazes, encaminhada ao Tribunal de Justia, em sua Seo Criminal ou ao Tribunal Regional Federal. Observaes imprescindveis As contrarrazes em questo tm fundamento no artigo 588 e seguintes do CPP, e sempre so cabveis quando h recurso por parte da acusao nas hipteses do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal. A falta de intimao para apresentao das contrarrazes gera a nulidade Smula 707 do STF. Casos prticos A Csar sofreu deciso de desclassificao no final da primeira fase do juri, todavia, inconformado o representante do Parquet apresentou recurso. B Marcos, aps sofrer processo por crime doloso contra a vida, ao final do sumario de culpa, houve deciso desclassificatria, porm o membro do Ministrio Pblico recorreu.

Modelo Prtico (petio de juntada) Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ____ Vara Criminal da Comarca de __________, Estado de So Paulo, Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Criminal Federal da Seo Judiciria de ________, Estado de So Paulo, (pular 1 linha) Processo n __/__ (pular 8 linhas) ___________, qualificados nos autos em epgrafe, por intermdio de seu advogado e procurador que a esta subscreve, vem, mui respeitosamente Douta presena de Vossa Excelncia, requerer, nos termos do art. 588 do CPP, a juntada aos autos das CONTRARRAZES do Recurso em Sentido Estrito, ora interposto pelo representante do Ministrio Pblico. Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado _________ O . A . B. / ____ n ___ As contrarrazes de Recurso em Sentido Estrito, segue praticamente a mesma forma das razes de Recurso em Sentido Estrito, ou seja, a 2 pea de contrarrazes aqui, praticamente idntica as razes de RES, claro que diferenciando-se por parte de quem est recorrendo. CASOS REFERENTES MATRIA 1 Maria deu a luz num terreno baldio, e ato contnuo, influenciada pelo estado puerperal, mediante asfixia mecnica, levou a bito o filho que acabara de nascer. O representante do Ministrio Pblico tipificou sua ao como sendo homicdio qualificado, frisando o animus necandi da autora. O juiz, entretanto, pronunciou-a como incursa nas penas do crime de

infanticdio. O Promotor de Justia, no se conformou e recorreu, frisando que tratava-se de homicdio qualificado. Questo: Apresente as contrarrazes do recurso interposto pela acusao. 2 Marcelo, Promotor de Justia, em data de 02/03/2009 ofereceu denncia contra Roberto, empresrio, descrevendo infrao penal tipificada como receptao simples ocorrida em outubro de 1.998. Todavia, esqueceu de apresentar o rol de testemunhas na pea inaugural, alm de narrar fato equivocado, fazendo inserir circunstncias totalmente divorciadas da realidade, no oferecendo, outrossim, a qualificao do indiciado, nem dados que pudessem individualiz-lo. O Magistrado ao tomar conhecimento do teor da denncia, rejeita-a, expondo os motivos para tal. O Promotor de Justia recorre de tal deciso, expondo os motivos de seu inconformismo, reiterando que a ao penal deve ser recebida para, ao final da instruo probatria, ser o ru condenado pelo crime que cometeu. Voc como advogado de Roberto, intimado para tomar do recurso interposto pelo Promotor de Justia. Assim, proponha a pea processual que julgar correta para a defesa de Roberto.

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE


Observaes preliminares sobre a pea: " uma pea que utilizada diante de decises dos Tribunais (Cmaras ou Turmas), que no so unnimes e desfavorveis ao ru. Deste modo, caber o recurso em questo, dos julgamentos de apelao, de recurso em sentido estrito ou de agravo em execuo (maioria da doutrina), no unnimes e desfavorveis ao ru. Fundamentos Legais Os dois tipos de embargos (infringentes e de nulidade) encontram embasamento legal no art. 609, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal. Endereamento Diferentemente de outras peas tem a petio de interposio dirigida ao relator, (desembargador relator, do TJ ou TRF), e as razes dirigidas ao prprio Tribunal (Tribunal de Justia ou Tribunal Regional Federal). Denominao do postulante

O indivduo que ingressa - via procurador - com os embargos infringentes ou de nulidade denomina-se EMBARGANTE. Prazo O prazo de interposio deste recurso de 10 ( dez ) dias, a contar da publicao do acrdo. Formas Determinada pea composta por duas peas, uma petio de interposio dirigida ao Desembargador relator, e as Razes dirigidas ao Egrgio Tribunal (TJ ou TRF). Hiptese Como j dito em observaes preliminares, uma pea processual utilizada das decises no unnimes e desfavorveis ao ru proferidas pelos Tribunais, advindas de julgamentos de apelao, de recurso em sentido estrito ou agravo em execuo (doutrina majoritria) Ser interposto Embargos Infringentes, quando a questo a ser debatida for relativa ao mrito da causa, como por exemplo, diminuio da pena, absolvio, desclassificao da forma consumada para tentada, aplicao de benefcios, ausncia de qualificadoras, etc. J os Embargos de Nulidade, so relativos unicamente e exclusivamente matria processual, tendo como finalidade a possibilidade de anulao do acrdo ou processo (nulidade processual). Efeitos Devolutivo - definido pela divergncia entre acrdo e voto vencido. Suspensivo - a doutrina e o STF entendem que os embargos no possuem efeito suspensivo, j a jurisprudncia, que no a do STF, entende que tal efeito prevalece. Observaes imprescindveis: Os embargos Infringentes e de Nulidade devem ser formulados sempre sobre o voto vencido, no podendo ir alm deste. Por exemplo, se o voto vencido entendeu que a pena deveria ser diminuda em virtude da ocorrncia de alguma causa de diminuio de pena, o pedido dever ser exatamente e somente em cima deste fato, e nada

alm disso, ou seja, tratar sobre a matria de divergncia, nos termos do art. 610, pargrafo nico do CPP. Este recurso exclusivo da defesa, no se admitindo portanto, a "reformatio in pejus". Detm carter de retratao, j que so dirigidos ao Tribunal recorrido, e julgados por este. Em caso de no reconhecimento dos embargos, admite-se agravo regimental. Macetes, brechas fornecidas: Por maioria de votos seu cliente perdeu a apelao, porm, o voto vencido se manifestou no sentido ................ Em razo do julgamento da apelao, por votao no unnime, a Cmara Julgadora no deu provimento ao recurso, no entanto, o voto vencido se manifestou contrrio....... . Casos prticos " Ciro " foi processado e condenado pelo M.M. Juiz de Direito da 2 Vara Criminal da Comarca de Barreiras-PI, dois anos de recluso e multa, por violao ao artigo 155, caput, do Cdigo Penal, tendo-lhe sido concedido a suspenso condicional da pena pelo tempo legal. "Ciro" em juzo confessou a prtica do delito, havendo prova que no ostenta qualquer outro antecedente criminal e tendo, por outro lado, a "res furtiva" sido avaliada em R$ 10,00. A respeitvel sentena condenatria transitou em julgado para o Ministrio Pblico e " A" tempestivamente, apelou e arrazoou. Em grau de recurso ( apelao n155.099/1), a 11 Cmara do Tribunal competente negou provimento ao recurso de apelo, contra o voto do juiz revisor. O julgador que entendeu ser o caso de acolher as ponderaes da defesa, aduziu que, sendo o apelante primrio, e de pequeno valor o prejuzo causado, no podia prevalecer a pena corporal, que importaria em contrariar as disposies do pargrafo 2, do art. 155 do Cdigo Penal. O venerando acrdo foi publicado na data de hoje. Questo: adotar a medida cabvel, em favor do apelante " Ciro". Justifique e de a tramitao.

Modelo prtico Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Relator, da Apelao Criminal n. 155.099/1 em trmite perante a 11 Cmara Criminal do Egrgio Tribunal de Justia, do Estado de So Paulo, ( pular 1 linha )

Apelao n 155.099/1 ( pular 8 linhas ) "Ciro", qualificado nos autos da apelao em epgrafe, por seu advogado no final assinado, vem respeitosamente `a presena a ilustre presena de Vossa Excelncia, tempestivamente, com fundamento no art. 609, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal, opor EMBARGOS INFRINGENTES, ao venerando acrdo de fls.... . Nestes termos, com as razes anexas, Pede e espera deferimento. ( pular 2 linhas) Advogado ___________ O.A.B./ ____ n_________ EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO, ( pular 2 linhas) DOUTO PROCURADOR GERAL DE JUSTIA: ( pular 2 linhas ) COLENDA CMARA (justia estadual) COLENDA TURMA (justia federal) ( pular 2 linhas) EMRITOS JULGADORES: ( pular 2 linhas) Muito embora houvesse por bem este E. Tribunal negado provimento ao recurso de apelo, ora interposto, sem unanimidade, a razo est para o voto vencido, como vejamos: ( pular 1 linha ) DOS FATOS Trata-se de condenao, por infrao ao artigo 155, caput, do Cdigo Penal, `a pena de 2 ( dois) anos de recluso e multa, tendo sido aplicada a suspenso condicional da pena pelo prazo legal. O embargante no ostenta antecedentes criminais, e a "res furtiva" , laudo de fls..., foi avaliada em R$ 10,00 (dez reais). ( pular 1 linha ) Negou-se provimento ao apelo, votao no unnime. ( pular 1 linha ) DO VOTO VENCIDO

ou DAS RAZES DO VOTO VENCIDO: ( pular 1 linha) O transcrio: ( pular 1 linha ) Aduziu que : " em sendo o apelante primrio, e de pequeno valor o prejuzo causado, no podia prevalecer a pena corporal que importaria em contrariar as disposies do pargrafo 2, do art.155, do Cdigo Penal" . ( pular 1 linha ) Evidente que mantendo-se a deciso, estaramos por contrariar dispositivo legal, ainda mais sendo reconhecidos pela r. sentena, tais requisitos que tornam o furto privilegiado. ( pular 1 linha ) Celso Delmanto, em Direitos Pblicos Subjetivos do Ru, no Cdigo Penal Comentado, fl. 269, com a propriedade que lhe inerente, comenta: ( pular 1 linha ) " Se comprovados os dois requisitos no pode o magistrado deixar de conced-lo, pois, preenchidas as condies que o pargrafo 2 prev, este constitui direito pblico subjetivo do agente ". ( pular 1 linha) Neste sentido, a sustentao jurisprudencial: ( pular 1 linha ) " Presente o binmio, primariedade do ru e pequeno valor da subtrao, indisputvel a incidncia do disposto no pargrafo 2 do art. 155 do Cdigo Penal" ( JUTACRIM 79/27). ( pular 1 linha) no presente caso, no h como sustentar situao diversa, pois, assim sendo, estaramos negando ao embargante um direito que lhe assiste, como bem pondera o voto vencido, em seus argumentos. REQUERIMENTO ( pular 1 linha) Assim, requer-se o acolhimento dos embargos, para que prevalea o voto vencido, aplicando, para tanto, o pargrafo 2 do art. 155, do Cdigo Penal. (pular 1 linha). Sendo esta medida certa de Justia ! voto vencido do eminente julgador, merece

Local e data. (pular 2 linhas) Advogado _____________ O.A.B. / ____ n_________

Casos prticos sobre a matria.

1 Tangerina" encontra-se preso em razo de sentena condenatria proferida pelo M.M. Juiz da 1 Vara Criminal de Fortaleza-CE, por ter infringindo o art. 213 do CP. A sentena aplicou ao ru a pena de seis anos de recluso. Interposto recurso de apelao, revisor e relator negaram provimento ao apelo da defesa, mantendo a deciso recorrida, ao passo que o terceiro juiz, vencido em parte, deu provimento parcial ao referido recurso, para anular " ab initio" o processo no tocante ao crime de estupro, dada ausncia de representao da vitima, que nesse sentido, causou a ilegitimidade " ad causam" do Ministrio Pblico , conforme acrdo publicado hoje. Questo: Como advogado de Tangerina, elabore a pea competente.

2 - Marcondes, nascido em 20 de janeiro de 1988, subtraiu para si de uma padaria, duas barras de chocolate, um pacote de po de forma, e trs pacotes de salame italiano, avaliados em R$ 95,00. Denunciado pelo Ministrio Pblico e aps regular instruo criminal, foi condenado a pena de 1 (um) ano de recluso, sendo-lhe concedido o benefcio do sursis . Inconformado com a deciso o acusado recorreu. Julgado o recurso pelo Tribunal competente, a sentena foi mantida por maioria de votos, sendo que o magistrado vencido, embora mantivesse a condenao, reduzia a pena para 08 (oito) meses em razo do privilgio disposto no prprio tipo penal, convertendo a pena corporal em restritiva de direito. Determinado acrdo foi publicado h 5(cinco) dias. Questo: como advogado de Marcondes, tome a providncia judicial cabvel.

EMBARGOS DE DECLARAO Endereado P/ 1 Instncia Observaes preliminares sobre a pea: o famoso embarguinho, segundo a praxe informal forense. Tal embargos ataca sentena, que obscura, ambgua, omissa ou contraditria. Fundamentos Legais Tem amparo no artigo 382 do Cdigo de Processo Penal. Endereamento sempre e exclusivamente dirigido ao juiz de Direito que prolatou a sentena que est sendo embargada, e os embargos ora em estudo sero por ele julgados. Denominao do postulante O indivduo que ope os embargos recebe a denominao de EMBARGANTE, sendo a outra parte denominada de EMBARGADO. Prazo O prazo para tal embargos de 1 instncia, diferente de todas as peas at agora vistas, so de 2 (dois) dias, que so contados a partir do momento da intimao da sentena. Hiptese Os embargos de declarao em 1 instncia, so cabveis sempre que for proferida sentena e esta for ambgua, omissa, obscura ou ainda contraditria. Forma Os embargos de declarao de 1 instncia so compostos por uma pea, no possuindo contrarrazes. Observaes imprescindveis JECRIM os Embargos de Declarao nos Juizados Especiais Criminais so opostos contra deciso omissa, contraditria, obscura ou quando haja dvida. Seu prazo de 5 dias e est previsto no art. 83 da Lei 9.099/95. A oposio dos Embargos de Declarao no JECrim, suspende o prazo para Apelao.

Casos prticos A Prolatada sentena sobre o caso, esta foi obscura. Intente o recurso cabvel para sanar tal obscuridade. B Ingresse com a medida adequada para atacar a omisso da sentena proferida pelo juiz da 5 Vara Criminal da Comarca de Barcelona-SP.

Modelo prtico Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Egrgia ___ Vara Criminal da Comarca de _________, Estado de So Paulo, Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Criminal da Subseco Judiciria de ________, Estado de So Paulo, (pular 1 linha) Processo n __/__ (pular 8 linhas) ___________, qualificado nos autos em epgrafe, via e de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente Douta presena de Vossa Excelncia, com fulcro no artigo 382 do Cdigo de Processo Penal, opor EMBARGOS DE DECLARAO, contra a r. sentena de fls., pelos motivos de fato e de direito que passa a aduzir: (pular 1 linha) DOS FATOS: (pular 1 linha) DO DIREITO APLICVEL ESPCIE: (pular 1 linha) CONSIDERAES DERRADEIRAS: (pular 1 linha) REQUERIMENTO: Face ao exposto, requer o embargante: Que haja conhecimento dos embargos, afim que se declare a ____, ... (pular 1 linha) Nestes termos,

Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data. (pular 2 linhas) Advogado ___________ O . A . B. / ____ n _____

CASOS REFERENTES MATRIA

1 Paulo, com 22 anos de idade, primrio e com emprego fixo, envolveu-se com a prtica de crime de roubo, em sua forma tentada. Denunciado, foi processado e condenado a dois anos de recluso. O juiz que prolatou a sentena, embora tenha reconhecido a primariedade, no tocante ao sursis foi omisso, mas concedeu o apelo em liberdade. Questo: Elabore a medida cabvel. 2 Carlos, com 19 anos de idade na data dos fatos, cometeu o crime de estelionato. Aps o trmite processual foi prolatada, pelo juiz da 6 Vara Criminal da Capital, sentena condenandoo a um ano e seis meses de recluso. Todavia, tal sentena,no enfrentou a questo do artigo 65, I, do Cdigo Penal. Questo: Adote a medida judicial cabvel, exclusiva de advogado.

EMBARGOS DE DECLARAO Endereados P/ 2 Instncia Observaes preliminares sobre a pea: Estes embargos, so opostos contra acrdo que possua obscuridade, omisso, contrariedade e ambigidade. Fundamentos Legais Encontra amparo legal no artigo 619 do Cdigo de Processo Penal. Endereamento dirigido ao relator do acrdo, ou seja, encaminha-se tal recurso sempre a um Tribunal, seja de Justia, ou de Alada.

Denominao do postulante Como no embarguinho antes estudado, a denominao das partes nos embargos de declarao endereados para 2 instncia, de EMBARGANTE e EMBARGADO. Prazo Como nos embargos de declarao para 1 instncia, os embargos de declarao em estudo (2 instncia), tem prazo de 2 (dois) dias, contados a partir da data da intimao do acrdo. Hiptese cabvel sempre quando um acrdo for obscuro, omisso, ambguo e contraditrio. Forma Como nos embargos de declarao de 1 instncia, os embargos de declarao de 2 instncia, composto por uma nica pea, no existindo contrarrazes. Observaes imprescindveis Fundamentado no artigo 619 do CPP, os embargos de declarao de 2 instncia, encontra tempo oportuno sempre que um acrdo possuir obscuridade, omisso, contrariedade e ambigidade.

Casos prticos A Foram levadas aos autos todas as provas suficientes para a absolvio do acusado, porm o acrdo foi omisso, pois no as analisou. B Intente a medida judicial adequada para sanar a ambigidade do acrdo proferido na data de ontem. C O acrdo do Tribunal de Justia se mostrou obscuro. Como advogado aplique o que de direito para atacar tal obscuridade.

Modelo prtico

Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Relator do Recurso Criminal no. ____, no Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, (ou Juiz Relator do Recurso Criminal no. ____, do Egrgio Tribunal Regional Federal), (pular 1 linha) Apelao n __/__ (pular 8 linhas) ___________, outrora qualificado, por intermdio de seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, mui respeitosamente douta presena de Vossa Excelncia, opor EMBARGOS DE DECLARAO, com fulcro no artigo 619 do Cdigo de Processo Penal, contra o v. acrdo, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos: (pular 1 linha) DOS FATOS: (pular 1 linha) Do Direito: (pular 1 linha) REQUERIMENTO: Por tudo quanto foi exposto e provado, requer o embargante: Que haja conhecimentos dos embargos, de modo que se declare a ____, (pular 1 linha) Nestes termos, Pede deferimento. (pular 2 linhas) Local e data. (pular 2 linhas) Advogado _________ O . A . B. / ____ n ___

CASOS REFERENTES MATRIA 1 Vildo, brasileiro, solteiro, foi processado perante a 78 Vara Criminal da Comarca de Colina-MG, como incurso nas penas do art. 213 do Cdigo Penal. Baseou toda a sua defesa no

fato de que, apesar de ter sido reconhecido pela vtima, no seria possvel ser o autor do crime, uma vez que, no dia dos fatos estava na cidade do Rio de Janeiro, tendo anexado aos autos notas fiscais de restaurantes e do hotel em que ficou hospedado. Foi concedido a Vildo o direito de recorrer em liberdade, ele efetivamente apelou ao Tribunal competente, sempre alegando, dentre outras coisas, que no era possvel ter ele praticado o crime que fora condenado, pois no se encontrava nos Estado de Minas Gerais e que a prova juntada aos autos era robusta e insofismvel. A deciso do Tribunal, por sua 1 Cmara, publicada ontem, negou provimento ao recurso interposto por Vildo, salientando seus pssimos antecedentes criminais, e que era slida a prova acusatria, mas no mencionou a prova carreada aos autos, no que diz respeito s notas fiscais anexadas. Questo: Como advogado de Vildo, elabore a pea que melhor atenda seus interesses. 2 Paulo, com 22 anos de idade, morador da cidade de Candido Mota-AM, foi processado e condenado pelo crime do art. 288 do Cdigo Penal. Da sentena que o condenou, Paulo por intermdio de seu advogado interps recurso de apelao, porm, quando da anlise de tal recurso, o Egrgio Tribunal competente no analisou as provas produzidas, e em conseqncia seu acrdo se mostrou omisso. Questo: Como advogado de Paulo, intente a medida adequada para sanar a omisso que abraa o caso em tela.

AGRAVO EM EXECUO Cabimento/Utilizao Das Decises proferidas pelo Juiz da Vara de Execuo Criminal (art. 66 da Lei 7.210/84) Amparo legal Art. 197 da Lei 7.210/84 Forma de Endereamento/Estrutura: Este recurso composto de duas peas, quais sejam: Petio de Interposio: Dirigida ao Juiz da Vara de Execues Criminais (deve ser elaborado juzo de retratao). Razes: Ao Egrgio Tribunal de Justia, Seo Criminal, ou Tribunal Regional Federal. Prazo

O prazo para esta pea de 5 (cinco) dias para a interposio e de 2 (dois) dias para as razes, tendo em vista que para a maioria da doutrina e jurisprudncia possui o mesmo procedimento do RESE. Smula 700 do STF. Terminologia apropriada a ser utilizada: AGRAVANTE/AGRAVADO. Do Efeito Segundo o art. 197 da Lei 7.210/84, apenas possui efeito Devolutivo. Contudo, h doutrina minoritria que sustenta possuir efeito suspensivo (art. 179 LEP). Procedimento Aps interposto o agravo, o juiz determina abertura de vista ao Ministrio Pblico para as contrarrazes, e aps, o mesmo poder se retratar (juzo de retratao). Na hiptese do magistrado manter sua deciso, este remeter os autos ao Tribunal (TJ ou TRF) onde, aps as formalidades de praxe, vista ao procurador e relator ser levado a julgamento. Observaes imprescindveis: No caso de ser negado seguimento ao agravo, admite-se Carta Testemunhvel. Possui juzo de retratao, que deve ser redigido na interposio. O agravo em execuo idntico ao RESE, todavia elaborado em poca de execuo da pena ou medida de segurana. Dentre as hipteses de cabimento de Agravo em Execuo, como exemplo podemos citar: deciso que indefere pedido de progresso de regime prisional; deciso que indefere pedido de livramento condicional; deciso que concede regresso de regime prisional; deciso que indefere remio penal; ROTEIRO/ ESTRUTURA: Interposio dirigida ao Juiz da Vara das Execues Criminais Razes: ao Egrgio Tribunal (TJ ou TRF). CASOS REFERENTES MATRIA: 1 - "TICO" foi processado por infrao ao art. 157, 2, incisos I e II do CP. Foi condenado pela 7, 10 e 22 Varas Criminais, sendo apenado, em cada uma delas em 5 anos e 4 meses de recluso, mais pena de multa, tendo como vtimas 3 casas de loteria, todas situadas na Capital. Requereu-se ao juzo competente a unificao de penas, sendo o pedido indeferido sob o fundamento de que, sendo diversas as vtimas que se viram envolvidas no comportamento

criminoso do agente, estando em jogo bem jurdico personalssimo, no caberia, portanto, a fico jurdica do crime continuado. Questo: voc como advogado de "Tico", interponha o recurso competente para o caso. 2 - TCIO, foi preso em flagrante delito pelo delito de roubo, descrito no art. 157 do C.P. A instruo criminal se encerrou aps 05 meses de sua priso. Foi condenado a pena de 4 anos de recluso e multa, motivo pelo qual no lhe foi concedido o benefcio da suspenso condicional da pena. Voc foi contratado para ser o advogado de TCIO aps a sentena ter transitado em julgado. Durante o processo de execuo penal, em uma nica petio houve a requerimento para obteno de progresso de reime, tendo em vista o preenchimento dos requisitos objetivos e subjetivos para tanto, alm da restituio de parte dos dias remidos, com basde na entrada em vigor da Lei 12.433/2011, haja vista que meses antes, havia perdido todos os dias remidos em razo do cometimento de falta grave. Porm, seus pedidos foram indeferidos. Questo: Solucione imediatamente o caso de seu cliente, redigindo a devida pea processual.

LIVRAMENTO CONDICIONAL Fundamento legal Art. 83 e seguintes, do Cdigo Penal, c.c. o art. 131 e seguintes da Lei 7210/84. Forma/Estrutura formada por uma nica pea que, necessariamente dever ser instruda com documentos, por exemplo, atestado de conduta e permanncia carcerria, proposta de emprego, etc.

Endereamento Deve ser sempre endereado ao Juiz da Vara das Execues Criminais, que tambm ser o responsvel pelo julgamento. Lembre que ser o juiz da VEC do local do cumprimento da pena. Cabimento/Requisitos: Somente em fase de execuo penal, o que acarreta dizer que, em regra, ser aps o trnsito em julgado da sentena. Contudo, vale lembrar que admite-se a execuo provisria da pena. Requisitos para a obteno do livramento condicinal: - Condenao igual ou superior a 2 anos; Que o condenado que estiver preso tenha cumprido mais de um tero da pena (regra); No caso de condenado reincidente em crime doloso, o preso deve ter cumprido mais da metade da pena; No caso do condenado em crime hediondo deve ter cumprido mais de dois teros da pena, desde que no seja reincidente especfico. Comprovao de bom comportamento carcerrio, bom desempenho no trabalho e aptido par prover a prpria subsistncia com atividade honesta; Reparao do dano causado pelo delito, salvo demonstrao de total impossibilidade de faz-lo; Crime praticado com violncia ou grave ameaa contra a pessoa, dever demonstrar que no voltar a delinqir; O preso deve preencher os requisitos objetivos e subjetivos. Poder ainda ser determinada a realizao de exame criminolgico, conforme jurisprudncia do STF e STJ (Smula 439). Terminologia correta a ser utilizada: REQUERENTE. Tramitao/Andamento: Determinado pedido enviado ao juiz juntamente com os documentos, realizao dos exames criminolgicos. Aps, haver parecer do MP e em seguida deciso judicial. Observao imprescindvel: Nunca requeira o alvar de soltura, porque se o juiz deferir o livramento condicional determinar a realizao de cerimnia e expedio de carteira.

Caso Prtico Artur foi condenado a cinco anos de recluso pela prtica do roubo, sendo que determinada deciso j transitou em julgado. J cumpriu mais de um tero da pena preso. Possuiu em seu favor um bom comportamento carcerrio, no sendo reincidente, e ainda trabalhando internamente no presdio. Questo : adotar a medida judicial cabvel para a soltura de Artur. Modelo Prtico Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara das Execues Criminais da Comarca de_________, Estado de Minas Gerais, ( pular 1 linha) Execuo n___ (pular 8 linhas) ARTUR, j qualificado nos autos da execuo supra, por seu advogado, que esta subscreve, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 83 e seguintes do Cdigo Penal, c/c com o art. 131 e seguintes da Lei 7.210/1984 requerer LIVRAMENTO CONDICIONAL pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos: (pular 1 linha) DOS FATOS: O requerente foi condenado ao cumprimento de 5 anos de recluso, pelo fato de ter sido provado ser ele o autor do crime de roubo, sendo que, tal deciso j transitou em julgado (doc. 1). (pular 1 linha) DO DIREITO: Da pena imposta, o requerente j cumpriu um tero integralmente preso, fato este que pode ser verificado pelo clculo de liquidao de pena s fls...., e certido de permanncia de permanncia carcerria (doc. 2). (pular 1 linha) Durante o perodo em crcere, o requerente manteve bom comportamento e trabalhou internamente, fatos comprovados pela certido de conduta carcerria e atestado de trabalho (docs. 3 e 4). (pular 1 linha)

Com relao aos antecedentes, certo que o requerente no reincidente, segundo consta pela certido de antecedentes criminais (doc. 5). (pular 1 linha) Possui, devido a sua aptido ao trabalho, promessa de emprego para quando sair do presdio (doc. 6), e comprova tambm que possui moradia certa (doc. 7). (pular 1 linha) Segundo dispe o art. 83 do CP, tem direito ao livramento condicional o condenado primrio que preencher os seguintes requisitos legais (copiar art. 83 CP e incisos correspondentes ao caso): (pular 1 linha) No caso em questo, o requerente j cumpriu mais de 1/3 (um tero) da pena imposta alm de preencher os demais requisitos legais, o que lhe d o direito a obter o livramento condicional, haja vista tratar-se de direito seu e no faculdade judicial. (pular 1 linha) Desta forma, presentes os requisitos legais, medida de Justia a concesso do livramento condicional ao requerente. DOS PEDIDOS: Face o exposto, requer a Vossa Excelncia, aps parecer do ilustre representante do Ministrio Pblico, a concesso do pedido de livramento condicional, prosseguindo-se nas demais formalidades legais, com a expedio de carteira em favor do requerente. (pular 1 linha) Nestes termos, Pede e espera deferimento. (pular 2 linhas) Local e data (pular 2 linhas) Advogado__________ O.A.B./ ____ n________

CASOS REFERENTES MATRIA: 1 ANTUNES, primrio, foi condenado ao cumprimento de pena de 6 (seis) anos de recluso pela prtica de homicdio simples. J cumpriu mais de um tero da pena preso, detm bom comportamento carcerrio, alm de trabalhar internamente, aprendeu ofcio, tendo inclusive, indenizado no cvel o dano causado pelo crime e por fim no reincidente. Questo: Como advogado de Antunes, o defenda requerendo que de direito. 2- ROGER, foi denunciado e processado pela prtica de homicdio qualificado. A pena imposta foi de 12 (doze) anos de recluso em regime fechado. Contra citada sentena, interps recurso, no logrando xito em sua reforma, tendo a deciso transitado em julgado. Encontra-se recolhido na Penitenciria do Estado do Rio de Janeiro. No reincidente. Em ao prpria na esfera cvel reparou o dano. J cumpriu mais de 2/3 (dois teros) da pena imposta, sempre com excelente comportamento carcerrio, aprendeu ofcio e j tem emprego certo para quando estiver em liberdade. Questo: Como advogado de ROGER lance mo da medida cabvel visando sua libertao. 3 - Marcos Abadia foi denunciado perante a 1a. Vara Criminal Federal da Subseo Judiciria de So Paulo, por ter sido pilhado, no dia 12 de janeiro de 2005, na posse de 1,2 quilo de substncia entorpecente conhecida como cocana. Regularmente processado, o ru foi condenado nas penas do art. 12 da Lei 6368/76 (Lei vigente poca do fato), a 3 (trs) anos de recluso, em regime integralmente fechado. O magistrado facultou ao ru o direito de recorrer em liberdade, fora de ser primrio, sem antecedentes e no ser participante de quadrilha ou bando. Intimado pessoalmente, o ru recorreu da deciso. O Tribunal Regional Federal, por acrdo de fls., confirmou a deciso condenatria. Com o trnsito em julgado, expediu-se o competente mandado de priso. Preso o condenado, foi expedida guia de recolhimento, encontrando-se o ru preso h 2 (dois) anos na Penitenciria Estadual de Avar, Estado de So Paulo. Nada ainda foi postulado em seu favor. Como advogado recm constitudo de Marcos, postule em seu favor junto ao juzo competente.

QUEIXA-CRIME Observaes preliminares sobre a pea: Sempre que se falar em queixa, estamos tratando da petio inicial da ao penal de iniciativa privada, assim como a denncia a petio inicial da ao penal pblica.

Endereamento A queixa-crime necessariamente encaminhada primeira instncia, ou seja, a um juiz de direito ou juiz federal de uma Vara Criminal. Tratando-se de Jecrim, a queixa-crime, em regra ser oral. Contudo, excepcionalmente poder ser oferecida por escrito, perante o Juiz do Juizado Especial Criminal. Denominao do postulante O indivduo que oferece a pea em tela denominado QUERELANTE, e o indivduo contra quem se props a queixa recebe a denominao de QUERELADO. Poder ser o Querelante: a vtima. Contudo, sendo incapaz, poder oferecer a queixa-crime seu representante legal. Entretanto, em caso de morte ou de declarao judicial de ausncia, o direito de ao do cnjuge (a jurisprudncia e doutrina, tambm admitem o companheiro(a)), ascendente, descendente ou irmo, nos termos dos arts. 100 do CP e do art. 31 do CPP. A queixa-crime poder ser oferecida por curador quando, sendo a vtima incapaz e no possuindo representante legal ou quando havendo representante legal, houver colidncia de interesses (entre representante legal e vtima), nos moldes do art. 33 do CPP. Prazo O prazo para o oferecimento de queixa crime decadencial, no havendo suspenso ou interrupo, e depende de certas hipteses, seno vejamos: - 6 (seis) meses, contados a partir do conhecimento da autoria delitiva (regra); - 6 (seis) meses, contados a partir da perda do prazo do MP em oferecer a denncia, nos casos de ao penal privada subsidiria da pblica; Os prazos acima vm previstos nos arts. 103 do CP e art. 38 do CPP. - 6 (seis) meses, contados do trnsito em julgado da sentena anulatria do casamento no juzo cvel, no crime de induzimento a erro essencial ou ocultao de impedimento para o casamento (art. 236 do CP) ao penal privada personalssima. Hiptese No caso de ao penal privada, a pea que inaugura tal ao, sendo oferecida em juzo. Temos hipteses de crimes que se procedem mediante queixa, por exemplo, nos artigos 167 (dano) e 145 (honra) do CP. H tambm a hiptese da ao penal privada subsidiria da pblica (art. 29 do CPP, 100, 3 do CP e art.5, LIX da CF), quando se trata de crime de ao penal pblica, e o membro do Ministrio Pblico no oferece a denncia no prazo (ou no prazo do oferecimento da denncia no requer o arquivamento ou novas diligncias), surge para a vtima a

oportunidade/legitimidade do oferecimento da queixa-crime subsidiria, que ter o prazo decadencial de 6 meses contados da data em que o Ministrio Pblico perde o prazo para o oferecimento da denncia. Forma Compe-se de uma pea, que deve ser elaborada em conjunto com uma procurao especfica, que trar uma sntese ftica sobre o ocorrido. Ademais, como a queixa-crime uma petio inicial, deve ser realizada a qualificao das partes (querelante e querelado). Observaes imprescindveis O requerimento da queixa deve conter, alm de outros dados, o pedido de condenao do querelado. A queixa, apesar de pea nica deve vir acompanhada de uma procurao especfica, onde deve conter um breve relato dos fatos de deram corpo a pea que est sendo oferecida. Tem legitimidade para oferecer a queixa-crime, a vtima ou seu representante legal, alm das pessoas elencadas no artigo 31 do CPP. Por tratar-se de petio inicial, a queixa-crime, sob pena de inpcia, deve observar os requisitos do art. 41 do CPP (exposio do fato criminoso, classificao da infrao penal, qualificao do acusado ou elementos que possam identific-lo e o rol de testemunhas. Casos prticos A Faf clama, h tempos, para todos ouvirem que sua cunhada trabalha na Casa de Prostituio denominada Relax, fato que presenciado por diversos cidados. Modelo prtico Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito ou Juiz Federal da Egrgia ___ Vara Criminal da Comarca ou Subseco Judiciria de _____, Estado de So Paulo, (pular 8 linhas) ________, brasileiro, estado civil ____, profisso ____, portador da Cdula de Identidade RG n ____, e do CPF/MF n ____, residente e domiciliado na Rua ______, n ___, na cidade de ______, via de seu advogado e procurador que a esta subscreve (procurao especfica inclusa), vem, mui respeitosamente Douta presena de Vossa

Excelncia, oferecer QUEIXA-CRIME, nos moldes do art. 41 do Cdigo de Processo Penal contra ______, brasileiro, estado civil ____, profisso ____, portado da Cdula de Identidade RG n ____, e do CPF/MF n ____, residente e domiciliado na Rua ______, n ___, na cidade de _______, pelos motivos que a seguir aduz: (pular 1 linha) OS FATOS: (pular 1 linha) (narre de forma ordeira os fatos ocorridos, inclusive citando o dispositivo legal infringido, pulando 1 linha de um pargrafo a outro) DO DIREITO: Alm de enfrentar a tese, o candidato deve citar respectivo artigo de lei, Smula etc. REQUERIMENTO: (pular 1 linha) Por tudo quanto restou exposto, tendo o querelado infringido o artigo ___ do Cdigo Penal, requer a Vossa Excelncia: O recebimento da presente; Que se colha a manifestao do representante do Parquet; A citao do querelado e intimao para os demais atos processuais, at final julgamento, momento em que dever ser condenado, observando-se o disposto no artigo 529 do Cdigo de Direito Processual Penal; Outrossim, que haja a fixao de valor mnimo de indenizao pelos prejuzos causados ao querelante, nos termos do art. 387, IV do CPP; Notificao das testemunhas, cujo rol segue abaixo. (pular 1 linha) ROL DE TESTEMUNHAS: 1 nome, qualificao, endereo. 2 nome, qualificao, endereo. 3 nome, qualificao, endereo. (pular 1 linha) Nestes termos, Pede deferimento. (pular 1 linha) Local e data (pular 1 linha) Advogado ______________

O . A . B. / ____ n _______

PROCURAO ESPECFICA (pular 8 linhas)

____________, brasileiro, estado civil _____, profisso _____, portador da Cdula de Identidade RG n _____, e do CPF/MF n _____, residente e domiciliado na Rua ______, n ___, na cidade de _______, nomeia e constitui seu advogado e procurador o Dr. __________, brasileiro, estado civil _____, advogado, OAB/SP n _____, com escritrio profissional na Rua ______, n ___, na cidade de _______, a quem confere todos os poderes, inclusive os da clusula ad judicia e, especialmente para propor queixa-crime contra: _______, brasileiro, estado civil _____, profisso _____, portador da Cdula de Identidade RG n _____, e do CPF/MF n ______, residente e domiciliado na Rua ______, n ___, na cidade de _______, pelo fato a seguir: (narrar os fatos com clareza e objetividade breve relato dos fatos) (pular 1 linha) Local e data (pular 1 linha) Assinatura do Cliente (Querelante)

CASOS REFERENTES MATRIA: 1 Corla, com 23 anos de idade, solteira, manicure lindeira de Joana, que possui 30 anos de idade, e casada com Zzinho, e trabalha como domstica, na residncia de Ricardo. Ocorre que j h quase trs meses, Corla vem falando para todos os vizinhos e demais pessoas que nas proximidades se encontram que sua vizinha pratica sexo com Ricardo e com todos os seus amigos, e que seu trabalho deveria ser na zona local. Questo: Como todos os vizinhos, e at mesmo outras pessoas ouviram o que Corla disse, Advogue para Joana tomando as providncias cabveis.

2 Mrcio, separado judicialmente, presidente da Associao dos Mdicos da cidade de Ribeiro Preto-SP, teve sua honra afrontada por pessoas que so seus inimigos polticos. Tais pessoas so os tambm mdicos, Drs. Habib e Tcio que, usualmente fazem fortes crticas e restries sua gesto. Desta vez, citados oponentes enviaram uma circular a todos os outros associados, onde fizeram severas acusaes pessoa do ento presidente. Dentre outras coisas, disseram que o Dr. Mrcio era safado e pilantra, e que habitualmente se apropriava de dinheiro que no era seu. Questo: Apresente a pea cabvel para a defesa dos interesses de Mrcio. 3 Tcio, famoso comerciante da cidade de Ubarana-MT, vendeu a Roberto vrias telhas, que no total perfizeram o montante de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Roberto pagou tal quantia no ato, porm com cheque que no tinha proviso de fundos. Tcio, arrependido de ter realizado tal negcio e com o dissabor de ser enganado, dirigiu at a Delegacia de Polcia de sua cidade (Ubarana-MT), onde foi instaurado inqurito policial e, aps concludo, enviado Justia. Os autos foram encaminhados ao Ministrio Pblico. Aps o perodo de 60 dias, Tcio no obteve nenhuma notcia, pois nenhuma providncia foi tomada pelo titular da ao penal. Questo: Advogue para Tcio e d andamento ao feito.

Das könnte Ihnen auch gefallen