Sie sind auf Seite 1von 34

ST 405-Qumica Sanitria e Laboratrio de Saneamento II Prof Maria Aparecida Carvalho de Medeiros

CARACTERIZAO DAS GUAS RESIDURIAS


1. Caracterizao da quantidade de esgotos 1.1 Preliminares Os esgotos oriundos de uma cidade e que contribuem estao de tratamento de esgotos so basicamente originados de trs fontes distintas: - esgotos domsticos (incluindo residncias, instituies e comrcio) - guas de infiltrao - despejos industriais (diversas origens e tipos de industrias). No Brasil adota-se predominantemente o sistema separador de esgotamento sanitrio, o que separa as guas pluviais em linhas de drenagem independentes e que no contribuem ETE. Em outros paises, no entanto, adota-se o sistema combinado, no qual os esgotos e as guas pluviais so veiculados conjuntamente pelo mesmo sistema. Neste caso, o dimensionamento da ETE tem de levar em considerao a parcela correspondente s guas pluviais. No presente texto considera-se apenas os trs componentes listados acima. Para a caracterizao, tanto quantitativa, dos esgotos afluentes ETE, necessria a anlise em separado de cada um destes trs itens. 1.2 Vazo domstica 1.2.1 Preliminares O conceito de vazo domstica engloba usualmente os esgotos oriundos dos domiclios, bem como de atividades comerciais e institucionais normalmente componentes de uma localidade. Valores mais expressivos originados de fontes pontuais significativas devem ser computados em separado, e acrescentados aos valores globais. Normalmente a vazo domstica de esgotos calculada com base na vazo de gua da respectiva localidade. Tal, por sua vez, usualmente calculada em funo da populao de projeto e de um valor atribudo para o consumo mdio dirio de gua de um indivduo, denominado Quota Per Capita (QPC). Antes de se apresentar as frmulas e os parmetros de calculo, importante observar que para o projeto de uma estao de tratamento de esgotos no basta considerar apenas a vazo mdia. necessria tambm a quantificao dos valores mnimos e mximos de vazo, por razes hidrulicas e de processo. Figura 1.1 Sistema de esgotamento separador e combinado. 1.2.3 Vazo mdia de esgotos De maneira geral, a produo de esgotos corresponde aproximadamente ao consumo de gua. No entanto, a frao de esgotos que adentra a rede de coleta pode variar, devido ao fato de que parte da gua consumida pode ser incorporada rede pluvial (ex.: rego de jardins e parques). Outros fatores de influncia em um sistema separador absoluto so: a) a ocorrncia de ligaes clandestinas dos esgotos rede pluvial, b) ligaes indevidas dos esgotos rede pluvial e c) infiltrao.

A frao da gua fomecida que adentra a rede de coleta na forma de esgoto denominada coeficiente de retorno (R: vazo de esgotos/vazo de gua). Os valores tpicos de R variam de 60% a 100%, sendo que um valor usualmente adotado tem sido o de 80% (R= 0,8).

O clculo da vazo domstica mdia de esgotos dado por: Q dmd = Pop. QPC. R 1000 ou Q dmd = Pop. QPC. R 86400 (L/s) (m3/d)

onde: Q dmdia = vazo domstica mdia de esgotos (m3/d ou l/s) QPC = quota per capita de gua R = coeficiente de retorno esgoto/gua 1.2.4 Variao da vazo. Vazes mxima e mnima O consumo de gua e a gerao de esgotos em uma localidade variam ao longo do dia (variaes horrias),ao longo da semana (variaes dirias) e ao longo do ano (variaes sazonais). A figura 1.3 apresenta um hidrograma tpico da vazo afluente a uma ETE, ao longo do dia. Pode-se observar os dois picos principais: o pico do inicio da manh (mais pronunciado) e o pico do inicio da noite (mais distribudo). A vazo mdia diria aquela na qual as reas acima e abaixo do valor mdio se igualam.

Figura 1.3 Hidrograma tpico da vazo afluente a uma estao de tratamento de esgotos Tem sido pratica correspondente a adoo dos seguintes coeficientes de variao da vazo mdia de gua (CETESB, 1978; Azevedo Neto e AlvarezO, 1977). K1 = 1,2 (coeficiente do dia de maior consumo) K2 = 1,5 (coeficiente da hora de maior consumo) K3 = 0,5 (coeficiente da hora de menor consumo) Assim, as vazes mxima e mnima de gua podem ser dadas pelas frmulas: Qdmx= Qdmd. K1. K2= 1,8 Qdmd Q dmn = Q dmd . K3 = 0,5 Q dmd Caso haja condies de se efetuar medies de vazo, de forma a se compor o hidrograma cobrindo as variaes sazonais, deve-se adotar os dados especficos obtidos para situao em estudo. Os coeficientes K1, K2 e K3 so generalizados, podendo no reproduzir com fidelidade a variao de vazo na localidade em anlise. Valores super ou subdimensionais afetam diretamente o desempenho tcnico e econmico da estao em processo.

SLIDOS NOS ESGOTOS


Figura 2.1 Slidos nos esgotos Principais caractersticas das guas residuarias Os quadros 2.1, 2.2 e 2.3 apresentam as principais caracteristicas fsicas, qumicas e biolgicas dos esgotos domsticos.

Quadro 2.1 Principais caractersticas fsicas dos esgotos domsticos Parmetro Descrio - ligeiramente superior da gua de abastecimento - Variao conforme as estaes do ano (mais estvel que a temperatura do ar Temperatura - influncia na atividade microbiana - influencia na solubilidade dos gases - influencia na viscosidade do lquido

Cor

- esgoto fresco: ligeiramente cinza - esgoto sptico: cinza escuro ou preto - esgoto fresco: odor oleoso, relativamente desagradvel. -esgoto sptico: odor ftido, devido ao gs sulfdrico e a outros produtos da decomposio. -despejos industriais: odores caractersticos - causada por uma grande variedade de slidos em suspenso - esgotos mais frescos ou mais concentrados: geralmente maior turbidez

Odor

Turbidez

Em termos prticos, usualmente no h necessidade de se caracterizar a matria orgnica em termos de protenas, gorduras, carboidratos etc. Ademais, h uma grande dificuldade na determinao laboratorial dos diversos componentes da matria orgnica nas guas residurias, face multiplicidade de formas e compostos em que a mesma pode se apresentar. Neste sentido, podem ser adotados mtodos diretos ou indiretos para a determinao da matria orgnica: . Mtodos indiretos: medio do consumo de oxignio - Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) - Demanda ltima de Oxignio (DBOu) - Demanda Qumica de Oxignio (DQO) . Mtodos diretos: medio do carbono orgnico - Carbono Orgnico Total (COT) a) Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) O principal efeito ecolgico da poluio orgnica em um curso d'gua o decrscimo dos teores de oxignio dissolvido. Da mesma forma, no tratamento de esgotos por processos aerbios, fundamental o adequado fornecimento de oxignio para que os microrganismos possam realizar os processos metablicos conduzindo estabilizao da matria orgnica. Assim, surgiu a idia de se medir a "fora" de poluio de um determinado despejo pelo consumo de oxignio que ele traria, ou seja, uma quantificao indireta da potencialidade da gerao de um impacto, e no a medio direta do impacto em si. Essa quantificao poderia ser obtida mesmo atravs de clculos estequiomtricos baseados nas reaes de oxidao da matria orgnica. Assim, no caso do substrato ser, por exemplo, a glicose (C6H1206), poder-se-ia calcular, na equao da respirao, a quantidade de oxignio requerida para oxidar a dada quantidade de glicose. Tal se constitui no princpio da Demanda Terica de Oxignio (Dte O).

Na prtica, no entanto, um obstculo se apresenta como de difcil transposio: o esgoto possui uma grande heterogeneidade na sua composio, e tentar estabelecer todos os seus constituintes para, a partir das reaes qumicas de cada um deles, calcular a demanda resultante de oxignio, totalmente destitudo de praticidade. Ademais, extrapolar os dados para outras condies no seria possvel. A soluo encontrada foi a de se medir em laboratrio o consumo de oxignio que um volume padronizado de esgoto ou outro lquido exerce em um perodo de tempo pr-fixado. Foi, assim, introduzido o importante conceito da Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO). A DBO retrata a quantidade de oxignio requerida para estabilizar, atravs de processos bioqumicos, a matria orgnica carboncea. uma indicao indireta, portanto, do carbono orgnico biodegradvel. A estabilizao completa demora, em termos prticos, vrios dias (cerca de 20 dias ou mais para esgotos domsticos). Tal corresponde Demanda ltima de Oxignio (DBOu). Entretanto, para evitar que o teste de laboratrio fosse sujeito a uma grande demora, e para permitir a comparao de diversos resultados, foram efetuadas algumas padronizaes: - convencionou-se proceder anlise no 5 dia. Para esgotos domsticos tpicos, esse consumo do quinto dia pode ser correlacionado com o consumo total final (DBOu); - determinou-se que o teste fosse efetuado temperatura de 20C, j que temperaturas diferentes interferem no metabolismo bacteriano, alterando as relaes entre a DBO de 5 dias e a DBO ltima. Tem-se, desta forma, a DBO padro, expressa por DBO520 . Neste texto, sempre que se referir DBO simplesmente, est se implicitamente referindo DBO padro. Simplificadamente, o teste da DBO pode ser entendido da seguinte maneira: no dia da coleta, determina-se a concentrao de oxignio dissolvido (OD) da amostra. Cinco dias aps, com a amostra mantida em um frasco fechado e incubada a 20C, determina-se a nova concentrao, j reduzida, devido ao consumo de oxignio durante o perodo. A diferena entre o teor de OD no dia zero e no dia 5 representa o oxignio consumido para a oxidao da matria orgnica, sendo, portanto, a DBO5. Assim, por exemplo, a amostra de um curso d'gua apresentou os seguintes resultados (ver Figura 2.3):

H organismos adaptados funcionalmente para as diversas condies de respirao, distinguindose os seguintes de fundamental importncia no tratamento de esgotos: organismos aerbios estritos: utilizam apenas o oxignio livre na sua respirao organismos facultativos: utilizam o oxignio livre (preferencialmente) ou o nitrato como aceptores de eltron Organismos anaerbios estritos: utilizam o sulfato ou o dixido de carbono omo aceptores de eltron, no podendo obter energia atravs da respirao aerbia

Pelo fato de ser liberada mais energia atravs das reaes aerbias que atravs das reaes anaerbias, os organismos aerbios se reproduzem mais rapidamente e a estabilizao aerbia da matria orgnica se processa a taxas mais rpidas que a anaerbia. Sendo a taxa de reproduo maior nos organismos aerbios, a gerao de lodo tambm maior. As principais reaes para a gerao de energia que ocorrem em condies aerbias, anxicas e anaerbias so: Condies aerbias: (1.1) 6CO2 + 6H2O

C6H1206 + 6 O2

Condies anxicas: reduo de nitratos (desnitrificao): (1.2)

2N03- -N+2H+

N2+2,502+H20

Condies anaerbias: reduo dos sulfatos (dessulfatao): (1.3)

CH3COOH + S042- + 2H+

H2S + 2 H2O + 2 C02

Condies anaerbias: reduo de CO2 (metanognese hidrogenotrfica)(1.4)

4H2+CO2

CH4+2H20

Condies anaerbias: metanognese acetotrfica (1.5) CH4 + CO2

CH3COO

A Figura 1.2. ilustra as principais rotas de decomposio da matria orgnica na presena dos diferentes aceptores de eltrons.

2- PROCESSOS DE CONVERSO DAS MATRIAS CARBONCEA E NITROGENADA


2.1. Converso da matria carboncea 2.1.1. Converso aerbia A equao geral da respirao aerbia pode ser expressa como: (2.1) C6 H12 06 + 6 02 6 CO2 + 6 H20 + Energia Matria orgnica Tal equao geral e simplificada, sendo que na realidade ocorrem diversas etapas intermedirias. A prpria composio da matria orgnica simplificada e neste caso a frmula molecular da glicose assumida como representativa da matria orgnica carboncea. Analisando-se a reao, podem ser destacados os seguintes aspectos, todos de importncia no tratamento de esgotos (Branco, 1976): a estabilizao da matria Orgnica (coverso a produtos inertes, como gs carbnico e gua); a utilizao de oxignio; a produo de gs carbnico; a liberao de energia.

A Equao 2.1 pode ser expressa, de uma forma genrica, para um composto orgnico de frmula molecular CxHyOz, da seguinte forma, a qual permite calcular o consumo de oxignio e a produo de gs carbnico (van Haandel e Lettinga ,1994): CxHyOz +1/4 (4x + y - 2z) 02 XC02 +y/2 H20 (2.2)

Como referido, as Equaes 2.1 e 2.2 so genricas, enfocando apenas a oxidao da matria orgnica carboncea. Outros elementos (como nitrognio, fsforo, potssio etc) frequentemente fazem parte da composio da matria orgnica, a qual mesmo assim passvel de sofrer oxidaes bioqumicas. Como j comentado, os principais agentes responsveis pela estabilizao aerbia da matria carboncea contida nos esgotos so os organismos decompositores, representados em sua maioria por bactrias heterotrficas aerbias e facultativas. 2.1.2. Converso anaerbia A converso da matria carboncea em condies anaerbias processa-se da seguinte forma:
Matria orgnica

C6 H12 06

3 CH4 + 3 C02 + Energia

(2.3)

Da mesma forma, tal equao geral e simplificada, representando apenas o produto final de etapas intermedirias. Nela podem ser destacados os seguintes aspectos: a no exclusividade da oxidao. Se, por um lado, o carbono do CO2 se apresenta em seu mais elevado estado de oxidao (+4), o oposto ocorre com o CH4, onde o carbono se encontra em seu estado mais reduzido (-4), podendo ser posteriormente oxidado (por exemplo, por combusto - o metano inflamvel); a no utilizao de oxignio; a produo de metano e gs carbnico; a liberao de energia (inferior da respirao aerbia).

A matria orgnica foi apenas convertida a uma forma mais oxidada (C02) e em outra forma mais reduzida (CH4). No entanto, a maior parte do CH4 desprendida para a fase gasosa, resultando em uma efetiva remoo da matria orgnica. A Equao 2.3 pode ser expressa de uma forma genrica, para um composto orgnico CxHyOz como (van Haandel e Lettinga, 1994): CxHyOz + 4X Y 2Z H2O 4 4X Y + 2Z CO2 + 4X+ Y 2Z CH4 8 8 (2.4)

A converso anaerbia desenvolve-se em 2 etapas:

Fase acidognica: converso da matria orgnica a cidos orgnicos, realizada por bactrias denominadas acidognicas. Nesta etapa no h remoo de matria orgnica, mas apenas converso da mesma. Fase metanognica:conveso dos cidos orgnicos a metano, gs carbnico e gua, realizada por bactrias denominadas metanognicas. A matria orgnica novamente convertida, mas pelo fato do CH4 ser tranferido para a atmosfera, tem-se a remoo da matria orgnica.

Antes da etapa de acidognese, os compostos orgnicos complexos (carboidratos, protenas e lipdios) necessitam ser convertidos a compostos orgnicos simples, atravs do mecanismo de hidrlise. A Figura 2.1 ilustra a sequncia de etapas envolvidas na digesto anaerbia da matria orgnica. Maiores detalhes sobre os processos de estabilizao anaerbios encontram-se no volume componente desta srie, relativo aos sistemas anaerbios. 2.2. Converso da matria nitrogenada 2.2.1. Oxidao da matria nitrogenada Outro importante processo de oxidao no tratamento dos esgotos o referente as formas nitrogenadas. A amnia transformada em nitritos e estes em nitrato, no fenmeno denominado nitrificao. Os microrganismos envolvidos neste processo so auttrofos e quimiossintetizantes (ou quimioauttrofos), para os quais o gs carbnico a principal fonte de carbono. e a energia obtida atravs da oxidao de um substrato inorgnico, como a amnia, a formas mineralizadas. A transformao da amnia em nitritos efetivada atravs de bactrias, como as do gnero Nitrosomonas, de acordo com a seguinte reao: 2 NH4 - N + 3 02
+

Nitrosomonas

2NO2- - N+ 4H+ + 2H2O

(2.5)

A oxidao dos nitritos a nitratos d-se principalmente pela atuao de bactrias, como as do gnero Nitrobacter, sendo expressa por: 2 NO2- - N + O2
Nitrobacter

2 NO3 - - N

(2.6)

A reao global da nitrificao a soma das equaes 2.5 e 2.6: NH4+ - N + 202 NO3- - N +2H+ + H2O (2.7)

Nas reaes 2.5 e 2.6 (bem como na reao global 2.7), deve-se notar os seguintes pontos: Consumo de oxignio livre. Este consumo geralmente referido como demanda nitrogenada. Liberao de H+, consumindo a alcalinidade do meio e possivelmente reduzindo o pH.

Continuao Tabela 2.7

AMOSTRAGEM DE DESPEJOS INDUSTRIAIS Qualquer planejamento de tratamento de despejos industriais baseia-se em informaes obtidas por amostragem. Todas as decises com relao ao projeto se apiam nesta fase. Desta maneira o programa de amostragem dever ser realizado criteriosamente com os cuidados que cada caso requer. A obteno de bons resultados depender de certos detalhes tais como: - que a amostra tomada seja verdadeiramente representativa do despejo: - que sejam utilizadas tcnicas de amostragem adequadas: - que se condicione as amostras at serem analisadas. Em processo "batch" a formao de amostra composta pode induzir a resultados errneos, a menos que a amostragem seja feita com freqncia muito grande, possivelmente contnua, ou o fluxo seja "alisado" por tcnica de equalizao. As amostras podero se coletadas de maneira fortuita ou compacta, maual ou automaticamente. AMOSTRAGEM FORTUITA Estas amostras podero ser coletadas manual ou automaticamente. A automao necessria quando feita urna coleta em intervalos regulares de tempo. A amostragem fortuita utilizada nos seguintes casos: - quando o despejo objeto da amostragem no flui continuamente como o caso de descargas de tanques: urna amostra ao acaso desta descarga suficiente para se obter as caractersticas; - quando as caractersticas dos despejos so relativamente constantes: - quando necessrio determinar se uma amostra composta mascara condies extremas de um despejo. o que ocorre, por exemplo, com uma possvel variao de pH. Uma amostra composta pode ter o pH neutro, enquanto que as parcelas que a constituram podem apresentar uma larga faixa de variao de pH. Um exemplo tpico o caso dos curtumes onde, pela manh, o pH apresenta-se alto (em torno de 13) e tarde cai para cerca de 4,5. Amostras fortuitas so tambm necessrias no caso de se analisarem gases dissolvidos, cloro residual, sulfatos solveis, temperatura e pH.

AMOSTRAGEM COMPOSTA A fim de se minimizar o nmero de amostras a ser analisado, usual misturarem-se diversas amostras individuais. A quantidade de amostras individuais que pode ser adicionada mistura total, depende da vazo na hora em que a amostra foi tomada. Por exemplo, para cada quatro litros por minuto de vazo ao longo do tempo da amostragem, I ml adicionado na amostra composta. A quantidade total da amostra composta depende do nmero e tipo de anlises a serem feitas. A quantidade mnima situa-se em torno de 2 litros. A quantidade mnima de uma amostra individual seria de 200 ml se a amostra fosse coletada em um intervalo de tempo de 1 hora. Quando a amostragem contnua (em intervalo de cerca de 3 a 5 minutos) a quantidade mnima de amostra dever ser em torno de 25 mL. As amostras compostas podem ser formadas com base no fluxo ou no tempo. Fluxo A quantidade de amostras coletadas ou adicionadas mistura durante perodo de amostragem proporcional vazo dos despejos no tempo de amostragem. Tempo Um outro dispositivo para amostragem composta a coleta de amostra com um volume fixado depois que uma certa quantidade de despejo tenha passado pelo ponto de amostragem. FREQNCIA DE AMOSTRAGEM A freqncia de amostragem depende da vazo e das caractersticas dos despejos. Na amostragem fortuita de uma/hora. Quando os resultados dos exames indicarem baixa variabilidade, a amostra fortuita pode ser tomada ao longo de intervalos de duas, quatro, oito, dezesseis ou mesmo 24 horas. Para alta variabilidade de concentrao de despejos desejvel a instalao de um amostrador automtico. O tempo para a formao de amostras compostas tambm depende da variao da vazo. Para alta variabilidade, as amostras individuais para composio seriam coletadas com uma frequncia de 3 minutos at 1 hora. O tempo mximo para a composio de uma amostra composta controlado pela capacidade de armazenar a amostra individual convenientemente. porm no dever ser superior a 24 horas. Quando as anlises so para a determinao de critrios de projeto para tratamento biolgico, tais como DBO, DQO ou COT, a amostra composta dever ser armazenada por um perodo de 8 a 12 horas quando as caractersticas dos despejos so constantes, ou 2 a 4 horas em caso contrrio. A Tabela 3.1 apresenta uma sugesto para os tempos mximos de armazenagem. Tabela 3.1 - Tempos mximos de armazenagem Parmetros DBO DQO ou COT SS Alcalinidade ou Acidez pH Nitrognio e Fsforo Metais pesados Alta Variabilidade 4 horas 2 horas 8 horas 1 hora con tnua 24 horas 4 horas Baixa Variabilidade 12 horas 8 horas 24 horas 8 horas 4 horas 24 horas 24 horas

PRECAUES NECESSRIAS NO MANUSEIO DAS AMOSTRAS

- A amostra deve ser coletada onde o fluxo de despejo seja bem misturado (no medidor Parshall ou em qualquer ponto onde haja turbulncia). Devem ser evitados locais situados a montante de vertedores devido a sedimentao de slidos. - As amostras devero ser tomadas no centro do canal onde a velocidade mais alta e a sedimentao de slidos mnima. - No caso de anlises de gases dissolvidos ou substncias volteis no dever ser introduzido ar para provocar turbulncia no despejo, prtica normalmente adotada para evitar sedimentao. - Cuidados especiais devero ser tomados no caso de anlises de lquidos no miscveis como, por exemplo, mistura de leo e gua. Em locais onde o leo flutua, simples obter uma amostra do leo para anlise, porm, difcil determinar a quantidade de leo flutuante por dia. Um mtodo comumente utilizado para estimar o volume total, conduzir o despejo a um "recipiente". Aps separar os dois fluidos, possvel medir a espessura da camada de leo e assim medir o volume presente. O volume de amostra obtido dever ser suficiente para realizar todas as anlises requeridas e tambm para repetir qualquer anlise duvidosa. A Tab. 3.2 discrimina o volume mnimo necessrio para anlises mais comuns. O valor mais baixo para despejos concentrados. O volume mnimo de uma amostra tomada ao acaso deve ser l a 2 litros. Pores individuais para uma amostra composta devem ser, no mnimo, de 25 a 100 ml. Dependendo da frequncia de amostragem e do volume de amostras individuais, a amostra composta total estaria entre 2 a 4 litros. As amostras devem ser armazenadas de maneira a assegurar que as caractersticas a serem analisadas no sejam alteradas. Em alguns casos a refrigerao pode ser necessria. Quando a armazenagem de uma amostra interfere com uma anlise particular, prefervel tornar amostras separadas para as anlises que podem necessitar de tcnicas aprimoradas de preservao. Cada amostra deve ser rotulada com carto de identificao, contendo as seguintes informaes: Designao ou locao de coleta de amostra; Data e tempo de coleta; Indicao da amostra composta ou fortuita com tempo apropriado e informao de volume; Notao da informao que pode variar, antes que as anlises de laboratrio sejam feitas, devendo incluir temperatura, pH e aspecto. AMOSTRAGEM BACTERIOLGICA A amostragem bacteriolgica deve ser obtida em garrafas de boca larga com uma capaciciade de, no mnimo, 300 ml e equipadas com rolha de vidro. As garrafas devero ser esterilizadas. Um meio para assegurar estas exigncias seria o aquecimento em forno por duas horas a 170C. As garrafas no devem estar completamente cheias para que a mistura possa ser agitada antes das anlises. Durante a amostragem, a boca da garrafa dever ser colocada na direo da corrente e a rolha deve ser protegida de contaminao. As amostras devem ser armazenadas a 4C, imediatamente aps a amostragem e, no transporte, as garrafas devem permanecer em caixas de gelo.
Preservao das amostras

As amostras devero ser analisadas to logo seja possvel aps a coleta, dado que certos produtos qumicos sofrem modificaes com o passar do tempo, tais como: - cations metlicos podem precipitar-se como hidrxidos ou formar complexos;

- a valncia dos ons pode mudar por oxidao ou reduo; - cations metlicos podem ser adsorvidas na superfcie do vidro, plstico ou recipiente de quartzo. As caractersticas das amostras podem ser modificadas, tambm, pela atividade microbiolgica; - as clulas podem aumentar a DBO ou DQO; - a produtividade de clulas pode modificar a DBO e DQO; - o contedo de nitrognio e fsforo orgnico pode ser alterado. As amostras compostas precisam ser preservadas de tal modo que as caractersticas a serem medidas no se alterem em quantidade e qualidade. Mtodos especiais de coletas so algumas vezes necessrios para evitar estas alteraes. Por exemplo, deve-se eliminar o ar dos recipientes quando se analisam: 02, C02, NH3, H2S, cloro livre, pH, dureza, S02, NH4, Fe, acidez e alcalinidade. Na prtica, isto significa que o ar no deve entrar nas garrafas e que as mesmas devem ser completamente cheias. O pH ser sempre determinado imediatamente depois que a amostra tenha sido coletada e o contedo de oxignio deve ser determinado no local ou ser fixado com sulfato manganoso e iodeto de potssio como no mtodo Winkler. O procedimento usual para a armazenagem consiste em se colocar as amostras em um refrigerador. A Tabela 3.3 apresenta informaes para a armazenagem e a aplicao de refrigerao e congelamento para diversas caractersticas de despejos. Se a DQO no pode ser medida por vrios dias, recomendado que o pH seja ajustado numa faixa entre 3 e 5. Preservativos que no influenciem as anlises devem ser adicionados imediatamente aps a tomada de amostra. Tabela 3.3 - Condies de refrigerao e congelamento de amostras Anlises Slidos totais Slidos em suspenso Slidos em suspenso Volteis DQO Condies de Armazenamento Refrigerao a 4C At diversos dias At diversos dias At diversos dias At diversos dias num sistema composto de amostragem Congelamento Adaptao. Deve-se Utilizar semente de esgoto fresco

DBO

COMPARAO DOS RESULTADOS DAS ANLISES De posse dos resultados das anlises dos efluentes, pode-se passar interpretao global dos mesmos. claro que j se deve saber de suas origens e o porqu de suas caractersticas. Como sabemos, a matria orgnica medida, por tentativas, atravs dos seguintes testes: slidos volteis (g de matria voltil por litro de despejo); demanda bioqumica de oxignio (g de oxignio dissolvido gastos na oxidao de 1 litro de despejo); demanda qumica de oxignio ou o antigo OC (g de oxignio gastos na oxidao de 1 litro de despejo);

estabilidade relativa: demanda de cloro (g de cloro por litro de despejo). Pela sua representatividade, pode-se considerar, a DBO e a DQO, como as chaves de interpretao inicial e de direcionamento na escolha dos tipos possveis de tratamento. a) A DQO pouco maior que a DBO ( DQO DBO < 2)* No caso em que os valores da DBO e da DQO estejam prximos, tem-se uma alta possibilidade de que o despejo seja de caractersticas tais que permita o seu tratamento em unidades convencionais (fossas spticas, filtros biolgicos, lodos ativados convencionais, valos e clulas de aerao, lagoas, etc.). Parte-se, pois, da premissa, confirmada pela baixa relao, de que praticamente toda a matria orgnica seja biodegradvel e que sua remoo seja o objetivo do tratamento. Serviriam como confirmao da premissa da biodegradabilidades, a ocorrncia de algumas das seguintes situaes: o despejo bruto, depois de deixado envelhecer, dever ficar com o seu pH reduzido (partese da idia de que o despejo j tenha microrganismos capazes de iniciar a degradao); o OD, se inicialmente existente, dever diminuir, podendo at desaparecer; para a situao em questo, o fato da matria orgnica estar solvel ou em suspenso, secundrio para todos os tipos de tratamento biolgico (com excesso da "estabilizao por contato" que mais adequada para o caso da matria orgnica estar em suspenso). Para se saber se a matria orgnica est em soluo ou em suspenso poder-se-ia fazer o teste da DBO da amostra bruta e da amostra decantada (por exemplo 2 horas) ou verificar-se a matria voltil (SV) est em sua maior parte, na forma de SS ou SO ou seja, a relao entre SSV e SDV. b) A DQO sensivelmente maior que a DBO ( DQO _ >> 2) DBO A situao mostrada pela anlise, indica a presena, nos despejos, de grande quantidade de matria orgnica no atacvel biologicamente. Duas sero as alternativas: 1 Alternativa Se a matria orgnica no atacvel biologicamente no tiver maior importncia sanitria (celulose, por exemplo) e houver interesse (quase sempre h) de remover a parte biodegradvel, ento pode-se pensar em usar os tratamentos convencionais de esgotos sanitrios. O efluente do tratamento ter baixa DBO e a DQO ser reduzida apenas parcialmente no que corresponde a sua parte biodegradvel. Parte da matria orgnica no-biodegradvel e que esteja em suspenso, poder ser tambm removida pela floculao que naturalmente ocorre nos tratamentos biolgicos. A matria no-biodegradvel em soluo, praticamente no ser atacada. O efluente do tratamento poder ter ainda uma alta DQO mas isso no preocupar pelo fato que essa matria no putrescvel no causar dano ao rio. 2 Alternativa Se a matria orgnica no biodegradvel de um despejo for um dos bices, a sua disposio, pouca coisa poder ser feita com tratamentos biolgicos. Ter-se- que partir para tratamentos fsicos ou qumicos especficos e no obrigatoriamente utilizados nas estaes de tratamento convencionais de esgotos sanitrios.
(*) Se possvel DBO20 , se no DBO5 No existe maneira ideal de fixar um quociente nico, fixo. O nmero 2 simplesmente orientador

Obs: 1) Os nmeros 2 e 0,8 so meramente orientativos. 2) A escolha entre filtros bilogicos e lodos ativados (e seus processos modificados) para despejos que podem receber substncias txicas ou com variao muito rpida de caractersticas, deve levar em considerao a maior estabilidade de resultados dos filtros biolgicos. Estes so mais inertes a choques, por duas razes principais:a sua massa de lodo(e, portanto, quantidade de microrganismos) maior que os processos de lodos ativados, absorvendo melhor as sobrecargas ou efeitos danosos; a exposio do lodo ou lquido em tratamento nos filtros biolgicos gradual (superficial), permitindo a regenerao da pelcula atacada pela ao de txicos (desde que a ao txica seja rpida). Nos lodos ativados a exposio do lodo total.

Princpios de sedimentao
1. INTRODUO A sedimentao uma operao fsica de separao de partculas slidas com densidade superior do lquido circundante. Em um tanque em que a velocidade de fluxo da gua bem baixa, as partculas tendem a ir para o fundo sob a influncia da gravidade. O lquido sobrenadante torna-se em consequncia clarificado, enquanto as partculas no fundo formam uma camada de lodo, e so removidas conjuntamente com ele. A sedimentao uma operao unitria de grande importncia em diversos sistemas de tratamento de esgotos. So as seguintes as principais aplicaes da sedimentao no tratamento de esgotos: . Tratamento preliminar. Remoo da areia (sedimentao de partculas inorgnicas de maiores dimenses) Caixa de areia . Tratamento primrio. Decantao primria (sedimentao dos slidos em suspenso do esgoto bruto) Tanques convencionais, com remoo frequente do lodo Fossas spticas

. Tratamento secundrio. Decantao final (remoo dos slidos biolgicos) Decantadores secundrios nos sistemas de lodos ativados Decantadores finais nos sistemas de filtros biolgicos Decantadores finais nos sistemas de reatores anaerbios de manta de lodo Lagoas de sedimentao, aps lagoas aeradas de mistura completa

. Tratamento do lodo. Adensamento (sedimentao e adensamento do lodo primrio e/ou do lodo biolgico excedente) - Adensadores por gravidade . Tratamento fsico-qumico. Sedimentao aps precipitao qumica Polimento de efluentes do tratamento secundrio Remoo qumica de nutrientes - Tratamento fsico-qumico (coagulao qumica) de despejos domsticos e, principalmente, industriais Alm destes, a sedimentao ocorre em diversas outras unidades de tratamento de esgotos, como lagoas de estabilizao, mesmo que estas no tenham sido especificamente projetadas para tal. Na maior parte das aplicaes, o principal objetivo o de se produzir um efluente clarificado, ou seja, com baixas concentraes de slidos em suspenso. No entanto, tambm frequente a situao em que se deseja obter, concomitantemente, um lodo adensado, para facilitar o seu posterior tratamento. As Figuras 1.1 e 1.2 apresentam os esquemas de dois tipos de decantadores, um retangular, de fluxo horizontal, e outro, circular, de alimentao central. Detalhes acerca do dimensionamento destes

decantadores so apresentados em diversos volumes da srie. No presente captulo so apresentados apenas os princpios bsicos da sedimentao.

2. TIPOS DE SEDIMENTAO

No tratamento de esgotos, tem-se basicamente os quatro tipos distintos de sedimentao descritos no Quadro 2.1. provvel que durante uma operao de sedimentao mais de um tipo ocorra em um dado tempo, sendo mesmo possvel que os quatro ocorram simultaneamente.

3. SEDIMENTAO DISCRETA 3.1. Velocidade de sedimentao A sedimentao das partculas discretas pode ser analisada atravs das leis clssicas de Newton e Stokes. Segundo estas leis, a velocidade final de uma partcula em sedimentao em um lquido constante, ou seja, a fora de atrito se iguala fora gravitacionaI. Esta velocidade terminal atingida no meio lquido em fraes de segundos. A Figura 3.1 mostra as foras intervenientes na partcula em sedimentao, ao passo que a Figura 3.2 ressalta o fato de que a velocidade de sedimentao das

partculas discretas constante.

Segundo a lei de Stokes, a velocidade de sedimentao discreta de uma partcula (vs) em fluxo laminar dada por:

onde: Vs = velocidade de sedimentao da partcula (m/s) g = acelerao da gravidade (m/s2) = viscosidade cinemtica da gua (m2/s) s = densidade da partcula (kg/m3) 1 = densidade do lquido (kg/m3) d = dimetro da partcula (m) A viscosidade cinemtica e a densidade da gua 1 so funo da temperatura T. No entanto, a variao da densidade da gua, dentro da faixa usual de temperaturas, pode ser considerada, em termos prticos, desprezvel, podendo-se adotar o valor de 1000 kg/m3. A influncia da viscosidade da gua mais representativa, e pode ser vista no Quadro 3.1 (Tchobanoglous e Schroeder, 1985; Huisman, 1978).

Na interpretao da Equao 3.1, so importantes as seguintes consideraes: Vs proporcional a (s - l) / l Vs proporcional a d2

O fato de Vs ser proporcional ao quadrado do dimetro da partcula ressalta a importncia de se aumentar o tamanho das partculas objetivando uma remoo mais rpida das mesmas. Como um exemplo, quando o dimetro da partcula dobra, a velocidade de sedimentao aumenta quatro vezes. Exemplo 3.1 Calcular a velocidade de sedimentao de um gro de areia, tendo-se os seguintes dados: dimetro do gro: d = 0,7 mm densidade da areia:s = 2650 kg/m3 densidade do lquido: l = 1000 kg/m3 temperatura do lquido: T = 25C

Soluo: Pelo Quadro 3.1, para a temperatura de 25C, a viscosidade cinemtica da gua O,90x10-6 m2/s. O dimetro da partcula O,7x1O-3 m. Pela Equao 3.1, tem-se:

3.2. Conceito do tanque de sedimentao de fluxo horizontal ideal A sedimentao discreta de uma partcula pode ser analisada, tanto atravs de uma coluna de sedimentao sem fluxo, quanto atravs de um tanque de fluxo horizontal com velocidade de escoamento horizontal (Vh) constante. A Figura 3.3 mostra as zonas representativas deste tanque ideal. As consideraes tericas so relativas zona onde a sedimentao efetivamente ocorre (zona de sedimentao).

Para a anlise terica da sedimentao necessrio assumir que: na zona de entrada as partculas esto uniformemente distribudas as partculas que tocam a zona de lodo so consideradas removidas as partculas que atingem a zona de sada no so removidas por sedimentao

As principais dimenses da zona de sedimentao encontram-se apresentadas na Figura 3.4.

Fig. 3.4. Dimenses da zona de sedimentao


No tanque de sedimentao ideal com velocidade horizontal constante, a sedimentao discreta de uma partcula ocorre de forma idntica que ocorreria numa coluna de sedimentao (ver Figura 3.5).

O tempo gasto para a partcula atingir o fundo dado por: t= H vs coluna de sedimentao: tempo = distncia/velocidade (3.2) tanque de fluxo horizontal: tempo = volume/vazo (3.3)

t= V/Q = H.A/Q

Combinando-se as Equaes 3.2 e 3.3, tem-se que: Vs= Q/A (3.4)

Esta equao de grande importncia em termos do dimensionamento dos tanques de sedimentao. Caso se deseje remover partculas com velocidades de sedimentao iguais ou inferiores a vs, e conhecendo-se a vazo de gua a ser tratada Q, obtm-se a rea superficial necessria atravs da relao: A = Q/Vs (3.5) A velocidade de sedimentao a ser adotada para o projeto (vs, ou vo) tambm denominada taxa de aplicao superficial, expressa em unidades de velocidade (m/h), ou de vazo por unidade de rea (m3/m2.h) Na interpretao da Equao 3.4, deve-se notar que: Vs pode ser obtida atravs de experimentos com o lquido a ser tratado ou com valores de literatura (em um dimensionamento, Vs um parmetro de projeto) a remoo de partculas discretas depende apenas da rea superficial (A) e no da altura (H) e do tempo (t). Princpios de aerao 1. INTRODUO A aerao uma operao unitria de fundamental importncia em um grande nmero de processos aerbios de tratamento de esgotos. Desde que o lquido esteja deficiente de um gs (oxignio, no caso em questo), h uma tendncia natural do gs passar da fase gasosa, onde se encontra em quantidade satisfatria, para a fase lquida, onde est deficiente. O oxignio um gs que se dissolve mal no meio lquido. Por esta razo, h em vrios sistemas a necessidade de se acelerar o processo natural, de forma a que o fornecimento de oxignio possa se dar em uma taxa mais elevada, equivalente taxa do seu consumo, pelas bactrias. Entre os processos de tratamento de esgotos a utilizarem a aerao artificial encontram-se as lagoas aeradas, os lodos ativados e suas variantes, os biofiltros aerados e alguns outros processos mais especficos. Dentre os processos de tratamento do lodo, a digesto aerbia utiliza tambm a aerao artificial. H duas formas principais de se produzir a aerao artificial:

introduzir ar ou oxignio no lquido (aerao por ar difuso) causar um grande turbilhonamento, expondo o lquido, na forma de gotculas, ao ar, e ocasionando a entrada do ar atmosfrico no meio lquido (aeraco superficial ou mecnica)

Dentre estas duas modalidades, h diversas variantes, descritas nos itens 7 e 8. A Figura 1.1 apresenta esquematicamente os princpios da aerao por ar difuso e aerao mecnica.

2. FUNDAMENTOS DA TRANSFERNCIA DE GASES 2.1. Concentrao de saturao de um gs Quando um lquido exposto a um gs, ocorre um contnuo intercmbio de molculas da fase lquida para a fase gasosa e vice-versa.To logo a concentrao de solubilidade na fase lquida seja atingida, ambos os fluxos passam a ser de igual magnitude, de modo a que no ocorra uma mudana global das concentraes do gs em ambas as fases (Figura 201). Este equilbrio dinmico est associado concentrao de saturao do gs na fase lquida.

Nas condies de equilbrio, as velocidades de absoro (Vg) e de liberao (V1) do gs so iguais, ou seja: Vg = V1

As concentraes de saturao nas duas fases so proporcionais a estas velocidades: kg.Cg = k1.Cs (2.2)

onde: kg e k1= constantes de proporcionalidade Cg = concentrao do gs na fase gasosa (mg/l) Cs = concentrao do gs na fase lquida (mg/l) Assim, Cs = Kg/K1. Cs (2.3)

Fazendo kg/k1 = kD, tem-se:


Cs = kD .Cg

(2.4)

Portanto, a concentrao de saturao diretamente proporcional concentrao na fase gasosa. O coeficiente kD denominado coeficiente de distribuio, e depende da natureza do gs e do lquido, e da temperatura. Para a difuso do oxignio na gua, kD assume os seguintes valores (Popel, 1979):

Observa-se, portanto, que quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do gs no meio lquido. A maior agitao das molculas na gua faz com que os gases tendam a passar para a fase gasosa. A concentrao Cg pode ser obtida atravs da lei universal dos gases: pV=nRT (2.5)

onde: p = presso parcial do gs na fase gasosa (Pa) V = volume ocupado na fase gasosa (m3) n = nmero de moles do gs no volume V (mol/m3) R = constante universal (8,3143 J/Kmol) T = temperatura (K) Desenvolvendo-se a Equao 2.5 e introduzindo-a na Equao 2.4 e, concomitantemente, corrigindo-se a presso para aquela do vapor da gua, obtm-se a equao que estabelece a concentrao de saturao de um gs na gua, em funo da temperatura e da presso: Cs=kD. dv. (Pa-Pv). PM/RT onde: (2.6)

dv = distribuio volumtrica do oxignio no ar atmosfrico (0,21 ou 21 % do ar representado por oxignio) PM= peso molecular do oxignio (32 g/mol) Pa = presso atmosfrica (101.325 Pa nas CNTP) Pv = presso de vapor da gua (ver Quadro 2.2)

Exemplo 2.1 Calcular a concentrao de saturao de oxignio na gua pura nas seguintes condies: . temperatura = 20C . presso atmosfrica ao nvel do mar Soluo: Com base nas notaes anteriores, tem-se: kD = 0,337 dv = 0,21 Pa = 101.325 Pa Pv = 2.330 Pa PM = 32 g/mol R = 8,3143 J/Kmol T= 293 K (= 20C) Utilizando-se a Equao 2.6, obtm-se: Cs=kD. dv. (Pa-Pv). PM/RT = 0,0337 X 0,21 X (101.325 - 2.330) . 32 / 8,3143 X 293 = 9,2 mg/L De forma a evitar a necessidade desta sequncia trabalhosa de clculos, existem algumas frmulas empricas (a maioria baseada em anlises da regresso) que fornecem diretamente o valor de Cs (mg/L) em funo de, por exemplo, a temperatura T (C). Uma frmula frequentemente empregada : Cs = 14,652 - 4,1O22x1O-1.T + 7,991Ox1O-3.T2 - 7,7774x1O-5.T3 (2.7)

A altitude exerce uma influncia na solubilidade de um gs, por ser inversamente proporcional presso atmosfrica. Quanto maior a altitude, menor a presso atmosfrica, e menor a presso para

que o gs se dissolva na gua. Esta influncia pode ser computada pela seguinte relao (Qasim, 1985):

Das könnte Ihnen auch gefallen